Sie sind auf Seite 1von 4

Concreto Permevel

O concreto permevel uma das opes de pavimentao que auxilia na recuperao desta capacidade de infiltrao do solo que vem sendo perdida com o avano das reas urbanas.

Concreto permevel um tipo de concreto com alto ndice de vazios interligados, preparado com pouca ou nenhuma areia, o que permite a passagem desobstruda de grandes quantidades de gua. Se utilizado como pavimentao externa, captura a gua da chuva e permite que ela infiltre diretamente no solo, aliviando, assim, o sistema pblico de drenagem. A aplicao do concreto permevel permite recarregar os aquferos subterrneos e reduzir a velocidade e a quantidade do escoamento superficial das guas pluviais. Alm disto, permite uma utilizao mais eficiente do solo, uma vez que minimiza, ou at dispensa, outras obras de micro drenagem local, como pontos de reteno da gua, valas etc.

Caractersticas tcnicas do material

Densidade e Porosidade
A densidade do concreto permevel depende das propriedades e das propores dos materiais usados e dos procedimentos de compactao usados em sua aplicao. Em geral, encontram-se densidades na ordem de 1600 kg/m a 2000 kg/m e ndices de vazios de 15 a 25%.

Permeabilidade
As taxas de fluxo tpicas para a gua atravs do concreto permevel so de 120L/m /min (2 mm/s) a 320 L/m /min (5,4 mm/s).

Resistncia a compresso
As misturas de concreto permevel podem desenvolver resistncias de compresso na escala de 3.5 MPa a 28 MPa. Os valores tpicos so de aproximadamente 25 MPa.

Benefcios
Os benefcios ambientais que a utilizao do concreto permevel proporciona so inmeros, como por exemplo, permitir a infiltrao da gua em reas totalmente coberta por cimento, reduzir o escoamento superficial da gua. Sua estrutura pouco densa retm menos calor e permite a chegada da gua e do ar at as razes das plantas. Com relao aos benefcios econmicos, as vantagens da aplicao do concreto permevel so grandes. O custo com a manuteno quase no existe, uma vez que a eficincia de absoro de 20 a 40 anos e com pouca manuteno. Tambm existe a reduo de gastos com a formao de piscines, e com bombas, tubulao de drenagem e outros sistemas de drenagem urbana, j que partes das guas que iriam para os crregos e rios infiltram e so retidas pelo solo. Outra vantagem que as guas pluviais (piscines) podem ser reduzidas ou eliminadas, aproveitando melhor a rea til do solo; e o concreto adaptvel a diferentes regies, fazendo uso de materiais locais para os agregados e outros componentes;

Via: Portal So Francisco, Blog Uma Paz, Portal UFRRJ, 2DAY Consultoria, Obras Anti Enchentes, Portal USP Categorias: Catstrofes, Curiosidades, Inovaes, Sustentabilidade, Transporte Tags: Chuva, concreto, Concreto Permevel, Curiosidades, Ecopavimento, Enchentes, Engenharia Civil, Estrada, Estradas, estruturas alternativas, estruturas inovadoras, inovaao, Meio Ambiente, Natureza, novidades, projeto, Responsabilidade,

Sustentabilidade, Tecnologia

Das könnte Ihnen auch gefallen