Sie sind auf Seite 1von 21

Lei no X/2011

Havendo necessidade de se criar a Ordem dos Arquitectos, enquanto instituio de autoorganizao e auto regulao desta classe profissional, com o objectivo de contribuir para a defesa e promoo da arquitectura, do urbanismo e do planeamento fsico, zelar pela funo social, dignidade e prestgio da profisso de arquitecto e urbanista, e promover a valorizao profissional e cientfica dos seus membros, ao abrigo do disposto no no1 do artigo 179 da Constituio, a Assembleia da Repblica determina: Artigo 1 criada a Ordem dos Arquitectos de Moambique e aprovado o seu Estatuto, em anexo, que faz parte integrante da presente Lei. Artigo 2 A inscrio e o reconhecimento pela Ordem dos Arquitectos so condies obrigatrias para o exercicio da actvidade de Arquitectura e de Urbanismo na Repblica de Moambique. Artigo 3 So revogadas todas as disposies que contrariem a presente Lei. Artigo 4 A presente Lei entra em vigor cento e oitenta dias aps a data da sua publicao.

Aprovado pela Assembleia da Repblica aos ___ de _______ de 2011

O presidente da Assembleia da Repblica

Vernica Macamo Promulgado em ___ de _______ de 2011 Publique-se O Presidente da Repblica Armando Emlio Guebuza

ESTATUTO DA ORDEM DOS ARQUITECTOS DE MOAMBIQUE CAPTULO I - DISPOSIES GERAIS Artigo 1. Denominao e Natureza 1. A Ordem dos Arquitectos a instituio profissional dos licenciados em arquitectura, Urbanismo e em Planeamento Fsico que, em conformidade com os preceitos deste estatuto e demais disposies legais aplicaveis, usam o ttulo profissional de arquitecto, urbanista e de planificador fsico e praticam actos prprios destas profisses. 2. A Ordem independente dos orgos do Estado, formaes polticas, religiosas ou outras organizaes sendo livre e autnoma nas suas regras e funcionamento. 3. O Sistema democrtico regula a orgnica e a vida interna da Ordem, constituindo o seu controlo um dever e um direito de todos os seus associados, com as quotas em dia, nomeadamente no que respeita eleio, e eventual destituio, de todos os seus dirigentes e livre discusso de todas as questes da sua vida associativa. 3. A Ordem tem personalidade juridica e goza de autonomia administrativa, financeira, patrimonial e cientfica. Artigo 2 Sede 1. A Ordem tem a sua Sede na Cidade de Maputo. 2. A Ordem poder criar, por deliberao da Assembleia Geral, sempre que entenda necessrio prossecuo dos seus fins, Seces, Delegaes ou outras formas de representao em qualquer local do pas.

Artigo 3. mbito A Ordem exerce em todo o territrio nacional, as atribuies e competncia que o presente Estatuto lhe confere. Artigo 4. (Representao da Ordem) 1. A Ordem representada em juzo e fora dele pelo Bastonrio ou por quem ele designar. 2. Para defesa dos seus membros em todos os assuntos relativos ao exerccio da profisso ou desempenho de cargos nos rgos da Ordem, quer se trate de responsabilidades que lhes sejam exigidas, quer de ofensas contra eles praticadas, pode a Ordem exercer direitos de assistente ou solicitar patrocfnio em processos de qualquer natureza. 3. A Ordem, quando intervenha como assistente em processos penal, pode ser representada por advogado, diferente do constituido pelos restantes assistentes, havendo-os.

Artigo 5. Atribuies So atribuies da Ordem: a) Contribuir para a defesa e promoo da arquitectura, urbanismo e planemanto fsico e zelar pela funo social, dignidade eprestgio da profisso de arquitecto, do urbaniismno e do planificador fsico, promovendo a valorizao profissional e cientfica dos seus associados e a defesa dos respectivos princpios deontolgicos; b) Admitir e certificar a inscrio dos arquitectos, urbanistas e planificadores fsicos, bem como conceder o respectivo ttulo profissional; c) Estabelecer o nvel mnimo de ensino e treino necessrios que permitam o registo e a autorizao para a prtica da actividade de arquitecto; d) Elaborar e aprovar os regulamentos internos de natureza associativa e profissional e pronunciar-se sobre legislao relativa ao domnio da arquitectura e aos actos prprios da profisso de arquitecto; d) Representar os arquitectos, os urbanistas e os planificadores fsicos perante quaisquer entidades pblicas ou privadas; e) Contribuir para a elevao dos padres de formao do arquitecto, urbanista e do planificador fsico; f) Defender os interesses, direitos e prerrogativas dos associados; g) Fazer respeitar o cdigo deontolgico e exercer jurisdio disciplinar sobre todos os arquitectos nacionais e estrangeiros que exeram a profisso em territrio nacional; h) Promover o intercmbio de ideias e de experincias entre os membros e entre estes e organismos congneres estrangeiros e internacionais, bem como aces de coordenao interdisciplinar, quer ao nvel da formao e investigao, quer ao nvel da prtica profissional; i) Colaborar, patrocinar e promover a edio de publicaes que contribuam para um melhor esclarecimento pblico das implicaes e relevncia da arquitectura; j) Colaborar com escolas, faculdades e outras instituies em iniciativas que visem a formao do arquitecto, urbanista e do planificador fsico; l) Organizar e desenvolver servios teis aos seus associados; m) Regulamentar os estgios de profissionalizao organizados pela Ordem e participar na sua avaliao; n) Desenvolver relaes com outras Ordens e associaes, bem como filiar-se ou estabelecer acordos com organizaes nacionais, internacionais e estrangeiras com objectivos afins; o) Acompanhar a situao geral do ensino da arquitectura e dar parecer sobre todos os assuntos relacionados com esse ensino; p) Registar a autoria dos trabalhos profissionais, nos termos da lei. q) Colaborar na organizao e regulamentao de concursos que se enquadrem nos seus objectivos e participar nos seus jris. r) Emitir parecer sobre todos os assuntos relacionados com a legislao, exerccio da actividade de arquitectura, e com a organizao dos servios que se ocupam da actividade de arquitectura e planeamento fsico, junto das oficiais competentes, sempre que julgue conveniente faz-lo, ou quando por estas for consultada. s) Proteger o ttulo profissional de Arquitecto e de Planificador fsico, iniciando o procedimento judicial contra quem o use ou exera a profisso ilegalmente;

t) Representar os arquitectos e os urbanistas perante os orgos de soberania e a administrao pblica devendo ser ouvida sobre a legislao que abrange o domnio da arquitectura, do urbanismo e do planeamento fsico dos actos prprios da profisso de arquitecto, urbanista e de planificador fsico e em geral sempre que estejam em causa materias que se relacionam com a prossecuo dos seus fins; Artigo 6 (Recursos) I. Os actos praticados pela Ordem no exerccio das suas atribuies admitem os recursos hierrquicos previstos no presente estatuto. 2. O prazo de interposio do recurso e de oito dias, quando outro especial nao seja assinalado. 3. Dos actos definitivos e executrios dos rgos da Ordem cabe recurso contencioso nos termos gerais de direito.

CAPTULO II - MEMBROS Artigo 7. Categorias dos Membros A Ordem dos Arquitectos integra membros efectivos e extraordinrios. Artigo 8. Membros Efectivos 1 - Podem inscrever-se como membros efectivos os cidados nacionais titulares de licenciatura, mestrado, douturado ou diploma equivalente no domnio da arquitectura e planemaento fsico, reconhecido nos termos legais e do presente Estatuto. 2 - Podem ainda inscrever-se na Ordem, para o efeito do exerccio em Moambique da profisso de Arquitecto, planificador fisico ou urbanista, os nacionais de outros pases em condies de reciprocidade, desde que obtenham a equiparao do seu diploma nos termos da legislao em vigor. Artigo 9 Estgios Aos candidatos mencionados no artigo 8, nmero 2 pode ser exigida a realizao de estgio e a prestao de provas de aptido. Artigo 10. Membros Extraordinrios 1 - Os membros extraordinrios podem ser correspondentes, honorrios e estagirios. 2 - Podem ser membros correspondentes as pessoas singulares ou colectivas, nacionais ou estrangeiras, que, pela sua actividade, possam contribuir para a realizao dos fins da Ordem, os estudantes de arquitectura e os membros de associaes congneres estrangeiras, em condies de reciprocidade. 3 - Podem ser membros honorrios as pessoas singulares ou colectivas que a Ordem queira distinguir em razo de importantes contribuies no mbito dos seus objectivos. 4 - Podem ser membros estagirios os licenciados ou diplomados com as habilitaes descritas no artigo 9 que estejam a cumprir o perodo de estgio.
4

Artigo 11. Excluso e Suspenso 1 - A excluso da Ordem pode dar-se a pedido do interessado. 2 - suspensa a inscrio na Ordem nas seguintes situaes: a) A pedido do interessado; b) Na sequncia de processo disciplinar que envolva a aplicao da pena de suspenso; c) Quando se verifique uma situao de incompatibilidade. Artigo 12 Identificao Os Arquitectos, os Urbanistas e os Planificadores Fsicos, esto obrigados, em todos os documentos que emitem no exerccio da actividade, a identificar-se com o nmero da sua carteira profissional. Artigo 13 Inscrio A inscrio de membros efectivos e associados e a admnisso de mebros honorrios feita nos termos do presente estauto e de regulamento a aprovar pelo Conselho Directivo. Artigo 14 Restrio ao direito de inscrio No podem ser admitidos como membros da Ordem: a) Os que no possuam idenoidade moral para o exerccio da profisso; b) Os declarados iterditos ou inabilitados por sentena transitada em julgado; Artigo 15 Exonerao e Excluso da Ordem Perdem a qualidade de membros da Ordem a) Os membros que apresentem a sua renncia; b) Os membros que fique nas situaes previstas nas alneas a) e b) do artigo anterior; c) Os membros que forem condenados com a pena de proibio do exerccio da profisso. Artigo 16 Suspenso da inscrio suspensa a inscrio na Ordem: a) Aos membros que o requererem; b) Aos membros que se atrasem no pagamento das quotas ou outros encargos defvidos Ordem por um perodo superior a seis meses. c) CAPTULO III - ORGANIZAO Artigo 17. rgos 1 - A Ordem dos Arquitectos compreende os seguintes rgos: a) A Assembleia-geral;
5

b) Bastonrio; c) Conselho Directivo d) Conselho de tica e Deontoliga Profissional e) Conselho Fiscal 2. As formas de representao regional e seu funcionamento so estabelecidas em regulamento prprio, a serem propostos pelo Conselho Directivo, de acordo com a organizao territorial e aprovado pela Assembleia Geral. 3. Os rgos so apoiados na sua actividade por um Secretario Geral, designado pelo Conselho Directivo, de entre os membros efectivos da Ordem.

Artigo 18. Regras Gerais 1 - Os titulares dos rgos da Ordem so eleitos por um perodo de trs anos, no sendo permitida a acumulao de cargos. 2 - Nos cargos do Conselho Directivo no permitida a reeleio para um terceiro mandato consecutivo nem nos trs anos subsequentes ao termo do segundo mandato consecutivo. 3 - Excepto nos cargos previstos no nmero anterior quando exercidos com carcter de regularidade e permanncia, desde que a remunerao seja inscrita no oramento em verba prpria, a actividade exercida em qualquer rgo da Ordem gratuita. 4 - O falecimento ou impedimento prolongado de um membro de qualquer outro rgo pode conduzir sua substituio por cooptao, proposta pelo rgo respectivo, por uma nica vez e desde que objecto de ratificao pelo conselho de delegados respectivo. Artigo 19. Candidaturas 1 - As candidaturas a rgos da Ordem s podem ser apresentadas por membros efectivos no pleno exerccio dos seus direitos. 2 - Para alm das situaes de incompatibilidades legais, no podem ser candidatos a titular de qualquer rgo da Ordem os titulares de rgo directivo de qualquer estabelecimento de ensino pblico, particular ou cooperativo que ministre cursos de arquitectura, qualquer que seja a sua natureza. 3 - A eleio para os rgos da Ordem depende da apresentao de proposta de candidatura, respectivamente perante os presidentes da mesa da Assembleia geral. 4 - O prazo para apresentao das listas candidatas aos vrios rgos sociais termina trinta dias antes da data marcada para o acto eleitoral. 5 - As propostas de candidatura so subscritas por um mnimo de 50 arquitectos com inscrio em vigor, devendo incluir a lista dos candidatos a todos os rgos, com a sua declarao de aceitao e a indicao do candidato a presidente, e tambm de vice-presidente, quando for o caso, do respectivo rgo. Artigo 20. Eleies 1 - A eleio para os diversos rgos da Ordem realiza-se nos termos de regulamento prprio na
6

data que for designada pelo presidente da mesa da assembleia geral. 2 - Apenas tm direito de voto os membros da Ordem no pleno exerccio dos seus direitos. 3 - O voto secreto e pode ser exercido pessoalmente ou por correspondncia, caso em que ser dirigido ao presidente da mesa da assembleia geral, devendo o boletim ser encerrado em sobrescrito acompanhado de carta com assinatura do votante reconhecida pelo notrio ou de fotocpia do bilhete de identidade. Artigo 21. Assembleia-Geral 1 - A Assembleia-geral o rgo mximo deliberativo da Ordem e composta por todos os membros que se encontrem no pleno exercciodos seus direitos. 2 - A Assembleia-geral rene ordinariamente para a eleio dos rgos nacionais e da mesa, para discusso e votao do oramento e do relatrio e contas, em Dezembro e Abril dos anos, respectivamente, anterior e posterior ao do exerccio em causa, e extraordinariamente mediante convocao pelo seu presidente nos termos do nmero seguinte. 3 - As reunies extraordinrias da Assembleia-geral so convocadas pelo presidente a solicitao do conselho directivo, do conselho fiscal ou de 5% dos seus membros efectivos. 4 - A mesa da Assembleia-geral composta por cinco membros, um presidente e dois secretrios, eleitos em Assembleia geral, e dois vice-presidentes, os quais so os presidentes das assembleias regionais. 6 - hora marcada na convocatria da Assembleia geral, no estiver presente pelo menos metade dos membros efectivos, a reunio ter incio uma hora depois, com a presena de qualquer nmero de membros. 7 - O disposto no nmero anterior no se aplica s reunies extraordinrias da assembleia geral convocadas a solicitao de 5% dos seus membros efectivos, caso em que a assembleia geral s funciona se estiverem presentes pelo menos metade dos requerentes. 8 - assembleia geral compete: a) Eleger e destituir, nos termos do presente estatuto, os rgos e a mesa; b) Discutir e votar o oramento e o relatrio de contas apresentados pelo Conselho Directivo, acompanhados do respectivo parecer elaborado pelo conselho fiscal; c) Apreciar a actividade dos rgos sociais nacionais e aprovar moes e recomendaes de carcter associativo e profissional; d) Discutir e aprovar propostas de alterao do Estatuto, mediante quorum de 10% dos seus membros efectivos e votao favorvel de trs quartos dos presentes; e) Fixar o valor da quota a pagar pelos seus membros e a percentagem da quotizao a atribuir ao conselhos directivo nacional; f) Pronunciar-se sobre todos os problemas de carcter profissional; g) Criar novas seces regionais ou locais e definir o respectivo mbito de competncia territorial; Fixar o montante da joa, quotas e outros encargos a cobrar aos membros da Ordem; Atribuir Categorias de membro honorrio sob proposta do Conselho de Directivo ou moo subscrita por, pelo menos, um quinto dos mebros efectivos. 9. Compete ainda Assembleia Geral aprovar: a) O Regiulamento do conselho Directivo;
7

b) Os regulamentos de funcionamento da Assembleia Geral; c) A organizaco Territorial da Ordem; d) O Regulamentoda renovao da carteira profissional 10. A Assembleia Geral, convocada pelo Presidente da Mesa, reune ordinariamente uma vez por ano, e extraordinarimante por iniciativa das seguintes entidades: a) Bastonrio da Ordem; b) Conselho Directivo; c) Conselho Fiscal; d) Um quinto dos membros efectivos no pleno gozo dos seus direitos. 11. A Assembleia Geral Ordinria e a Extraodinria so convocados com, pelo menos, trinta dias de antecendncia. 12. As decises da Assembleia Geral so susceptiveis de recurso contencioso, com efeito suspensivo, para o Trobunal Judicial Comum; 13. A Assembleia Geral so pode deliberar sobre a dissoluo do Conselho Directivo da Ordem com a maioria de trs quartos dos membros efectivos em pleno gozo dos seus direitos; Artigo 22 Bastonrio da Ordem 1. O Bastonrio, por inerncia o cabaa delista concorrente ganhadora Direco da Ordem, desempenha o cargo de Presidente do Conselho Directivo. 2. 2. S pode ser eleito para o cargo do Bastonrio, o membro efectivo da Ordem com, pelo menos, dez anos de exerccio da profisso. 3. Compete ao Bastonrio: a) Dirigir e representar a Ordem; b) Convocar e presider, com voto de qualidade, o Conselho Directivo; c) Homolgar as decises do Conselho de tica e Deotologia Profissional sobre os processos disciplinares e outras questes; d) Mandatar, ouvido o Coselho directivo, qualquer membro efectivo da Ordem, de sua escolha, para o exerccio de funes especficas, que so as de Secretrio Geral definidas no Regulamento do conselho directivo. Artigo 23 Conselho Directivo 1. O Conselho Directivo o rgo executivo da Ordem e composto por: a) O Bastonrio; b) Seis membros efectivos enquadrados na lista vencedora no Processo eleitoral. 2. O funcionamento do Conselho Directivo objecto de regulamento prprio, aprovado pela Assembleia-Geral e que deve observar as seguintes normas: a) As deliberaes do Conselho Directivo so tomadas por maioria simples, cabendo ao Bastonrio o voto de qualidade; b) O Conselho Directivo no pode deliberar sem a presena da maioria simples dos seus membros, devendo um deles ser o Bastonrio ou seu substituto legal.

3. Compete ao Conselho directivo: a) Desenvolver actividades orientadas para a prossecuo dos objectivos da Ordem, para o prestgio desta dos Arquitectos, dos Urbanistas e dos Plnificadores fsicos, e para o integral cumprimento das directrizes emanadas pela Assembleia Geral; b) Desenvolver as relaes internacionais da Ordem; c) Gerir os bens e servios da Ordem, deses apresentando contas Assembleia Geral; d) Propor regulamentos especficos que no sejam da competncia da Assembleia Geral; e) Constituir grupos ou comisses de trabalho com fins especficos; f) Apresentar Assembleia Geral para apreciao e deliberao, propostas sobre matrias de especial relevncia para a Ordem; g) Emitir, atribuir e renovar aos membros da Ordem a Carteira profissional; h) A renovao da carteira profissional depender da obteno de nmero de crditos descrito em regulamento prprio; i) Exercer a aco disciplinar sobre os membros da Ordem, decidindo sobre os processos disciplinares instruidos pelo Conselho de tica e deontologia Profissional, de acordo com os regulamentos vigentes; j) Deliberar sobre a prositura de aces judiciais, confessar, desistir, transigir, alienar ou onerar bens, contrair emprstimos e aceitar doaes e legados; k) Propor Assembleia-Geral a atribuio da qualidade de Membro Honorrio; l) Admitir e demitir pessoal dos servios administrativos; m) Exercer todas as atribuies de gesto de assuntos correntes que no sejam da competncia de outros rgos. 4. As Sesses do Conselho Directivo so preparadas e secretariadas pelo Secretrio-Geral da Ordem. Artigo 24 Conselho de tica e Deontologia Profissional 1. O Conselho de tica e Deontologia Profissional constituido por sete menbros efectivos eleitos em processo eleitoral, sendo o Presidente o cabea da lista vencedora. 2. Compete ao conselho de tica e Deontologia Profissional: a) Zelar pelo cumprimento do presente Estatuto, dos respectivos regulamentos e das decises tomadas pelos rgos competentes; b) Emitir pareser sobre os regulamentos, ou suas alteraes propostas pelos rgos competentes; c) Apoiar o Conselho Directivo na arbitragem de conflitos de jurisdio e de competncia; d) Instruir os processos disciplinares para a deciso do Conselho Directivo de acordo com o estipulado no presente Estatuto; e) Encaminhar para a Assembleia Geral os recursos interpostos das decises dos Conselho Directivo. As sesses do conselho de tica e Deontologia Profissional so convocadas pelo seu Presidente. Artigo 25. Composio, funcionamento e competncia do conselho fiscal nacional

1. O conselho fiscal o rgo fiscalizador das actividades do Conselho Directivo da Ordem que garante a plena realizao dos objectivos e planos aprovados pela Assembleia Geral. 2. O Conselho Fiscal constitudo por um presidente e dois vogais eleitos em Assembleia Geral e rene na sede, por convocao do seu presidente. 3. Compete ao Cnselho Fiscal: a) Examinar pelo menos trimestralmente a gesto financeira da competncia do conselho Directivo; b) Dar parecer sobre o relatrio, contas e oramento anuais apresentados pelo Conselho Directivo nacional; c) Assistir s reunies dos conselhos directivos sempre que o julgue conveniente, sem direito a voto; d) Emitir parecer sobre a utilizao de fundos e sobre a alienao de bens imveis da Ordem;

CAPTULO IV EXERCCIO DA PROFISSO Artigo 26. Exerccio da profisso 1 - S os Arquitectos, os Urbanistas e os Planificadores Fsicos inscritos na Ordem podem, no territrio nacional, usar o ttulo profissional de arquitecto, Urbanista ou de Planificador fsicos e praticar os actos prprios da profisso. 2 - Para efeitos de inscrio na Ordem devem os Arquitectos demonstrar possuir as capacidades e requistos solicitados; 3 - Os actos prprios da profisso de arquitecto consubstanciam-se em estudos, projectos, planos e actividades de consultoria, gesto e direco de obras, planificao, coordenao e avaliao, reportadas ao domnio da arquitectura, o qual abrange a edificao, o urbanismo a planificao fisica, a concepo e desenho do quadro espacial da vida da populao, visando a integrao harmoniosa das actividades humanas no territrio, a valorizao do patrimnio construdo e do ambiente. 4 - A interveno do arquitecto e do Urbanista obrigatria na elaborao ou avaliao dos projectos e planos no domnio da arquitectura e do urbanismo. Artigo 27. Direitos do arquitecto e do Urbanista 1 - Os Arquitectos, os urbanistas e os Planificadores Fsicos tm direito de requerer a interveno da Ordem para a defesa dos seus direitos ou interesses legtimos em matria profissional, nos termos previstos no presente Estatuto. 2 - Constituem, designadamente, direitos no exerccio da profisso: a) O direito de exercer a sua profisso, de acordo com a sua vocao, formao e experincia, sem interferncia na sua autonomia tcnica, nem concorrncia de profissionais sem formao adequada; b) O direito de autor sobre as obras de arquitectura, urbanismo e planemaneto fsico; c) O direito co-autoria dos trabalhos em que colabore, na medida da sua responsabilidade, e a faz-la figurar em publicaes e no currculo profissional;
10

d) O direito a publicitar a sua actividade e a divulgar as suas obras ou estudos; e) O direito actualizao da sua formao e valorizao profissional e social; f) O direito aos meios e assistncia necessrios s tarefas de que incumbido e a uma remunerao condigna do seu trabalho. Artigo 28. Modos de exerccio da profisso 1 - A profisso de arquitecto de urbanista e de planificador fsdico pode ser exercida: a) Por conta prpria, como profissional independente ou como empresrio em nome individual; b) Como scio, administrador ou gerente de uma sociedade de profissionais com actividade no domnio da arquitectura; c) Como funcionrio pblico ou trabalhador contratado pela administrao central, ou local; d) Como assalariado de outro arquitecto ou urbanista ou ainda de outros profissionais, ou de uma pessoa colectiva. CAPTULO V - DEONTOLOGIA PROFISSIONAL Artigo 29. Princpios de Deontologia 1 - O arquitecto o Urbanista ou o Planificador Fsico devem orientar as suas actividades profissionais de acordo com os princpios do interesse pblico, da iseno, da competncia e da boa relao com os seus colegas. 2 - O arquitecto o Urbanista ouo Planificador fsico devem, no exerccio da profisso, mostrar-se digno das responsabilidades que lhe so inerentes. 3 - O arquitecto o Urbanista ouo Planificador Fsico devem, no exerccio da sua profisso, pr os seus conhecimentos e a suacriatividade ao servio do interesse pblico, mantendo sempre e em quaisquer circunstncias a maior independncia e iseno. 4 - O arquitecto o Urbanista ou o Planificador Fsico devem abster-se de exercer qualquer presso ilegtima sobre a autoridadepblica com o objectivo de obter benefcios para o seu trabalho. Artigo 30. Enumerao das incompatibilidades O exerccio da arquitectura incompatvel com as funes e actividades seguintes: a) Titular ou membro de rgos de soberania, excepo da Assembleia da Repblica, e respectivos assessores, membros e funcionrios ou agentes contratados dos respectivos gabinetes; b) Titular ou membro de governo local e respectivos assessores, membros e funcionrios ou Agentes contratados dos respectivos gabinetes; c) Governador; d) Presidente ou vereador do Conselho Municipal no mbito do que a lei determine; e) Gestor pblico, nos termos do respectivo estatuto; f) Quaisquer outras que por lei especial sejam consideradas incompatveis com o exerccio da profisso de arquitecto.

11

Artigo 31. Deveres do arquitecto como servidor do interesse pblico O Arquitecto, o Urbanista ou o Planificador Fisico no exerccio da sua profisso, devem: a) Actuar de forma que o seu trabalho, como criao artstica e tcnica, contribua para melhorar a qualidade do ambiente e do patrimnio cultural; b) Utilizar os processos e adoptar as solues capazes de assegurar a qualidade da construo, o bem-estar e a segurana das pessoas; c) Favorecer a integrao social, estimulando a participao dos cidados no debate arquitectnico e no processo decisrio em tudo o que respeita ao ambiente. Artigo 32. Deveres de iseno O arquitecto, no desempenho da sua actividade profissional, deve: a) Evitar todas as situaes incompatveis com as suas obrigaes profissionais; b) Declarar s pessoas envolvidas, antes de assumir qualquer compromisso profissional, toda a ligao de interesses que possam pr em dvida ou afectar o desenvolvimento das actividades profissionais; c) Abster-se de se envolver em situaes que possam comprometer o desempenho da sua actividade com independncia e imparcialidade; d) Recusar-se a assinar quaisquer trabalhos nos quais no tenha participado; e) Basear a promoo da sua actividade profissional em informaes verdadeiras. Artigo 33. Dever de competncia 1 - O arquitecto deve exercer a sua profisso com eficcia e lealdade, aplicando nela todo o seu saber, criatividade e talento, tendo particularmente em ateno os interesses daqueles que lhe confiem tarefas profissionais. 2 - O Arquitecto ou o Urbanistiva devem, em especial: a) Definir claramente os termos da sua relao profissional, nomeadamente a natureza, o objectivo, a extenso dos servios a prestar, responsabilidades, fases e prazos a cumprir, bem como a remunerao e todos os restantes elementos que com ela se relacionem; b) Recusar tarefas que ultrapassem a sua competncia ou disponibilidade, ou cujas condies de realizao prejudiquem a qualidade da prestao, no abandonando sem justificao legtima tarefas ou cargos que aceite desempenhar; c) Assegurar a veracidade das informaes que presta; d) Abster-se de receber retribuies que recaiam sobre a matria do seu trabalho por outra via que no seja de honorrios ou vencimentos previamente fixados; e) Recusar condies financeiras que no lhe permitam fornecer uma prestao profissional satisfatria. Artigo 34. Deveres recprocos dos Arquitectos e dos Urbanistas O Arquitecto ou Urbanista devem:
12

a) Basear a competio entre colegas no respeito pelos interesses de cada um; b) Quando chamado a substituir um colega na execuo de uma tarefa, no a aceitar sem esclarecer previamente, com ele e com quem lhe incumbe a tarefa, a situao contratual e de direito de autor; c) Abster-se de exercer competio fundada unicamente na remunerao. Artigo 35. Deveres do arquitecto para com a Ordem Constituem deveres do arquitecto: a) Cumprir as deliberaes e os regulamentos da Ordem; b) Colaborar na prossecuo das atribuies da Ordem e exercer os cargos para que tenha sido eleito; c) Informar, no momento da inscrio, o exerccio de qualquer cargo ou actividade profissional, para efeitos de verificao de incompatibilidades; d) Suspender imediatamente o exerccio da profisso quando ocorrer incompatibilidade superveniente; e) Pagar pontualmente as quotas e outros encargos devidos Ordem, estabelecidos nos termos do presente Estatuto; f) Comunicar, no prazo de 30 dias, qualquer mudana de domiclio profissional. CAPTULO VI - RESPONSABILIDADE DISCIPLINAR Artigo 36. Responsabilidade disciplinar 1 - Os Arquitectos esto sujeitos jurisdio disciplinar dos rgos da Ordem, nos termos previstos no presente Estatuto. 2 - Comete infraco disciplinar o arquitecto que, por aco ou omisso, violar dolosa ou negligentemente algum dos deveres fixados neste Estatuto e demais disposies legais aplicveis. 3 - A aco disciplinar independente de eventual responsabilidade civil ou criminal. Artigo 37 Infraco Disciplinar Considera-se infraco disciplinar a violao dolosa ou culposa, por qualquer memnbro da Ordem, dos deveres consignados no estatuto, no cdigo Deontlogicoou nos regulamentos. Artigo 38. Instaurao do processo disciplinar 1 - O processo disciplinar instaurado mediante deciso do Conselho Directivo e do Conselho de tica e deontologia Profissional, consoante o caso. 2 - Os tribunais e demais autoridades pblicas devem dar conhecimento Ordem da prtica por Arquitectos e urbanistas de actos susceptveis de constiturem infraco disciplinar. 3 - As demais entidades com poderes de investigao criminal devem dar conhecimento Ordem das participaes apresentadas contra Arquitectos, por actos relacionados com o exerccio da profisso.

13

Artigo 39. Prescrio do procedimento disciplinar 1 - O procedimento disciplinar prescreve no prazo de trs anos sobre a prtica da infraco, salvo o disposto no nmero seguinte. 2 - O procedimento disciplinar de titulares de rgos da Ordem prescreve no prazo de trs anos sobre a cessao das respectivas funes. 3 - As infraces disciplinares que constituam simultaneamente ilcito penal prescrevem no mesmo prazo que o procedimento criminal, quando este for superior. 4 - A responsabilidade disciplinar permanece durante o perodo de suspenso da Ordem, e no cessa pela demisso da Ordem, relativamente a factos anteriormente praticados. Artigo 40. Sances Disciplinares 1 - As penas disciplinares so as seguintes: a) Advertncia; b) Censura; c) Suspenso at seis meses; d) Suspenso de seis meses a dois anos; e) Suspenso de dois a dez anos. 2 - A pena prevista na alnea c) s pode ser aplicada por infraco disciplinar em caso de negligncia grave ou de acentuado desinteresse pelo cumprimento dos deveres profissionais consagrados nos artigos 29 . a 35.. 3 - A pena prevista na alnea d) do nmero 1 s pode ser aplicada por infraco disciplinar que afecte gravemente a dignidade e o prestgio profissional do arquitecto. 4 - A pena prevista na alnea e) do nmero 1 aplicvel quando tenha sido cometida infraco disciplinar que tambm constitua crime punvel com pena de priso superior a dois anos, ou em caso de reincidncia da infraco referida no nmero anterior. Artigo 41. Graduao da pena A medida da pena feita em funo da culpa do arguido, tendo em conta a gravidade e as consequncias da infraco, os antecedentes profissionais e disciplinares e as demais circunstncias agravantes ou atenuantes da infraco. Artigo 42 Prescrio do procedimento disciplinar 1. O procedimento disciplinar prescreve decorridos que sejam trs anos sobre a prtica da infraco ou da cessao de funes do agente como titular de rgo da ordem, quando estejam em causa infraces cometidas durante o respectivo mandato. 2. No caso de a infraco disciplinar constituir simultaneamente crime, o procedimento disciplinar prescreve no mesmo prazo do procedimento criminal, quando este for superior. 3. A expulso da Ordem ou a suspenso da inscrio no fazem cessar a responsabilidade disciplinar por infraces anteriormente praticadas nemn, no caso de suspenso, pelas cometidas durante a mesma.

14

4. A prescrio do conhecimento oficioso podendo, no entanto, o membro arguido requer a continua do processo. Artigo 43 Despacho da acusao 1. O despacho da acuso deve especificar a identidade do arguido, os factos imputados e as circunstancias em que os mesmos foram praticaddos, as normas legais e regulamentares infrigidas e o prazo para a aresentao da defesa. 2. O arguido notificado da acusao, pessoalmente ou por carta registada com aviso de recepo, com a entrega da respectiva cpia. Artigo 44 Defesa O prazo para a apresentao da defesa de 20 dias. O arguido pode nomear para a sua defesa um representante especialmente mandatado para esse efeito A defesa deve expor, clara e concisamente, os factos e as razes que a fundamentam. Com a defesa deve o arguido apresentar o rol de testemunhas, juntar documentos e requerer as diligncias necessrias para o apuramento dos factos especificados.

1. 2. 3. 4.

Artigo 45 Julgamento 1. Finda a instruo, o processo presente ao Conselho de tica e Deontologia para julgamento, sendo lavrado e assinado o respectivo cordo. 2. As penas nas alneas d) e e) do artigo 55 s podem ser aplicadas mediante deliberao que obtenha dos teros dos votos e todos os membros do Conselho de tica e deontologia. Artigo 46 Recurso de sentenas Das sentenas do conselho de tica e deontologia cabe recurso gracioso para o Conselho Deirectivo, e das decises deste rgo para o Bastonario. Artigo 47 As decises com trnsito em julgado apenas podem ser revistas nos seguintes caso: a) Quando se tenham descoberto novos facrtos ou novas provas documentais sussceptveis de alterar a deciso proferida; b) Quando uma outra deciso transitada em julgado declarar falsos quaisquer elementos de prova susceptveis de terem determinado a deciso revidenda. Artigo 48 Normas e dispositivos da aco disciplinar As demais normas e dispositivos do exerccio da aco disciplinar so definidos no regulamento disciplinar, aprovado pela Assembleia Geral.

15

CAPTULO VII - REGIME FINANCEIRO Artigo 49. Receitas Constituem receitas da Ordem: a) A percentagem das quotizaes cobradas que for estabelecida pela assembleia geral; b) O produto eventual da actividade editorial, dos servios e outras actividades de mbito nacional; c) Heranas, legados, donativos e subsdios; d) Os juros dos depsitos bancrios, incluindo os de fundo de reserva e do fundo de comparticipao; e) O rendimento dos bens mveis e imveis da Ordem; f) O produto das taxas de inscrio; g) Os resultados da realizao do congresso e eventos cientficos Artigo 50. Fundo de reserva 1 - O fundo de reserva, representado em dinheiro depositado, destina-se a fazer face a despesas extraordinrias da Ordem e constitudo pela percentagem do saldo anual das contas que for estabelecida em Assembleia-Geral. 2 - Para utilizao do fundo, o Conselho Directivo carece de parecer favorvel do conselho fiscal nacional. Artigo 51. Oramento 1 - O oramento geral da Ordem consta da previso oramental dos custos e proveitos ordinrios, a nvel nacional e regional e integra um oramento relativo ao plano de actividade de cada conselho directivo. 3 - O oramento geral aprovado em Assembleia-Geral, com parecer do conselho fiscal. 4 - O oramento dos conselhos directivos, quando deficitrio, deve ser coberto, ou pelo saldo de anos anteriores, ou pelos fundos de reserva respectivos. Artigo 52 Despesas e contabilidade Os procedimentos para despesas bem como os demais do mbito da contabilidade da Ordem so objecto de regulamentao a cargo do Conselho Directivo, ouvido o Conselho Fiscal.

CAPITULO VIII - CONGRESSO E ACTIVIDADE EDITORIAL Artigo 53. Congresso 1. A Ordem realiza, com frequncia no inferior a quatro anos, um Congresso de ndole tcnica, cientfica e profissional. 2. A organizao dos Congressos compete ao Conselho Directivo.

16

Artigo 54 . Actividade editorial 1. A actividade editorial da Ordem constitui um dos meios de projeco da sua vida associativa e das suas actividades tcnicas, cientficas e profissionais, a integrar num regulamento editorial. 2. Cabe aos Conselho Direcitvo promover a produo de textos tcnicos, cientficos, profissionais. CAPTULO IX ELEIES E MANDATOS Artigo 55 Elegibilidade 1. S podem eleger e ser eleitos para os rgao da Ordem, membros efectivos que se encontrem no pleno gozo dos seius direitos. 2. No podem eleger nem ser eleitos os que no tenham pago as respectivas quotas data fixada para a realizao das eleies. 3. No pode ser eleitos os membros da Comisso Eleitoral. Artigo 56 Mandatos 1. Os mandatos dos memros dos rgo da Ordem tm a durao de quatro anos. 2. 2. Pelo exeerccio dos mandatos no cabe qualquer remuneraco. Artigo 57 Releio permitida a reeleio, mas o mesmo cargo no pode ser desempenhado por mais de dois mandatos consecutivos. Artigo 58 Incio e termo do exerccio anual 1. O exerccio anual do primeiro ano de mandato inicia imediatamente aps a tomada de posse dos membros do Conselho directivo, e termina a 31 de dezembro, enquanto o dos anos seguintes respeita o ano civil, ou seja, de 1 de Janeiro a 31 de dezembro. 2. No ltimo ano do seu mandato os rgos cessantes da Ordem mantm-se em funcionamento at realizao das eleies e tomada de posse dos novos rgo sociais. Artigo 59 Incio dos mandatos 1. Os mandatos iniciam-se com a tomada de posse do bastonrio e restantes rgo da Ordem. 2. Todos os membros eleitos, nos diversos rgos, tomaro posse a seguir ao Bastonrio e na mesma sesso.

17

Artigo 60 Vacatura do cargo 1. Nos casos de demisso, exonerao, incpacidade prologada, alheamento do cargo ou perda da qualidade de mebro efectivo do Bastonrio ou dos Presidentes dos Conselhos simultnea ou sucessivamente, os lugares so preenchidos, por eleio, nos trs meses seguintes verificao das referidas situaes. 2. Se identica situao se verificar para qualquer outro cargo, o lugar vago pode ser preenhido por escolha, com a aprovao de pelo menos dois teros dos membros em exerccio do respectivo rgo, mas procede-se a eleio se tal maioria no for atingida e, bem assim, quando o nmero de lugares a preencher seja superior a um tero do nmero de mebros previstos para cada rgo. 3. Os membros eleitos ou momeados em consequncia dos disposto nos nmeros anteriores terminam o mandato do mebro substituido. Artigo 61 Eleies ordinrias e extraordinrias 1. As eleies para os rgos da Ordem podem ser ordinrias e exdtraordinrias. 2. As eleies ordinrias destinam-se a eleger os membros dos rgo da Ordem para mandatos completos. 3. As eleies extraordinarias visam eleger os membros para o preenchimento de lugares vagos. Artigo 62 Normas Eleitorais As normas so definidas em regulamento prprio, que regula a apresentao de candidaturas e demais aspectos em primeira instncia alaborados pela Comisso Instaladora e subsequentemente por regras que so aprovadas em Assembleia Geral da Ordem. Artigo 63 Marcaco das Eleies 1. A marcao das datas das eleices compete ao Conselho Directivo com excepo das primeiras eleies constituientes. 2. As eleies para os rgos sociais da Ordem, decorrem entre 1 de Janeiro e 30 de Setembro, com excepo das primeiras eleies constituientes. Artigo 64 Organizao do Processo eleitoral 1. A organizao do processo eleitoral compete Mesa da Assembleia Geral que deve: a) Constituir a Comisso de eleies composta por um Presidente e dois Vogais; b) Promover a constituio da Comiss~ao de Fiscalizao composta por um Presidente e um representante de cada lista concorrente ou proponentes a qual inicia as suas funes no dia da abertura do processo de eleies; c) Os representantes de cada lista concorrente devem ser indicados conjuntamente com a apresentao das respectivas candidaturas.
18

Artigo 65 Competncias da Comisso de Eleies Compete Comisso de eleies: a) Organizar o processo eleitoral e assegurar a observncia do estatuto e das disposies da presente Ordem durante a realizao do registo eleitoral do sufrgio. b) Executar as deliberaes e instrues emanadas pela Assembleia Geral; c) Participar Mesa da Assembleia Geral, quaisquer actos de ilcito eleitoral de que tome conhecimento; d) Afixar as listas nominais das candidaturas aprovadas; e) Efectuar o apuramento, registo e a divulgao dos resultados das votaes; f) Receber as reclamaes sobre o processo eleitoral e decidir no mbito das suas competncias; g) Encaminhar imediatamente os recursos interpostos Mesa da Assembleia Geral; h) Remeter Mesa da Assembleia Geral as actas e editaisdos resultados eleitorais. Artigo 66 Competncias da Comisso de Fiscalizao Compete Comisso de Fiscalizao a) Execer uma fiscalizao conscienciosa e objective do processo eleitoral; b) Solicitar e obter informaes sobre os actos do processo de registo eleitoral; c) Consultar o caderno de registo eleitoral; d) Acompanhar a identificao e a inscrio eleitoral dos membros; e) Verificar se h ou no h duplicao de nomes ou meros; f) Verificar se no linhas em branco sem estarem trancadas; g) Denunciar por escrito comisso de eleies, qualquer tipo de irregularidade; h) Abster-se de aprsesentar reclamaes ou recursos de m-f. Artigo 67 Reclamaes Durante o perodo do registo eleitoral, qualquer membro eleitor pode reclamar perante a Comisso de eleies, as omisses ou inscries incorrectas existentes at 72 horas antes do sufrgio; A Comisso de eleies decide sobre as reclamaes nos dois dias seguintes sua apresentao; Da deciso da comisso de eleies, cabe recurso Mesa de Assembleia Geral; A Mesa da assembleia Geral julga em ltima instncia o recurso interposto no prazo de 24 horas e notifica imediatamente ao recorrente, comisso de eleies e aos demais interessados.

1.

2. 3. 4.

Artigo 68 Circunstncias agravantes especiais Para alm das previstas na lei penal geral, cosntituem circunstncias agravantes especiais do ilcito relativo ao registo eleitoral o facto de: a) A infraco poder influir no resultado da votao; b) Os membros serem candidatos no abrangidos pela Ordem.

19

Artigo 69 Sufrgio 1. O sufrgio universal e por voto secreto. 2. Tem direito a voto os membros efectivos da Ordem que se encontram no pleno gozo dos seus direitos. Artigo 70 Recurso Pode ser interposto recurso do acto eleitoral com fundamento em irregularidade, em primeira instncia junto ao Presidente da Comisso de Eleies e depois junto dos tribunais competentes. Artigo 71 Posse dos membros eleitos 1. O Presidente da Mesa da Assembleia-geral confere posse ao Bastonrio. 2. O Bastonrio eleito confere posse aos membros dos demais rgos. Artigo 72 Voto por proucurao e por correspondncia 1. No permitido voto por procurao 2. permitido o voto por correspondncia, desde que seja salvaguardado o sigilo do voto e garantida a identificao do voto. CAPTULO X -DISPOSIES TRANSITRIS E FINAIS Artigo 73 Dispensa de estgio ou provas Todos os Arquitectos, Urbanistas ou Planificadores Fsicos licenciados data de entra em vigor do presente diploma podero requer a inscrio na Ordem como membros efectivos ou associados, consoante seja aplicvel, com dispensa de estgio ou prestao de provas. Artigo 74 Outros regulamentos 1. Os regulamentos de funcionamento do Conselho directivo, Conselho Fiscal, conselho de tica e Deontologia Profissional so elaborados pelos prprios rgos e aprovados pela Assembleia Geral. 2. O Cdigo deontolgico elaborado pelo Conselho de tica e Dentologia Profissional, aprovado, em primeira instncia, pelo Conselho Directivo e homologado pela Assembleia Geral. 3. No podem ser realizadas alteraes ao Regulamento de eleies durante o processo eleitoral, que tem incio com a constiuio da Comisso de Fiscalizao, nem nos 90 dias precedentes. 4. O Conselho Directivo estabelece o Regulamento que define as formas de funcionamento das delegaes regionais que vierem a ser estabelecidas, nos termos do disposto no Artigo 2 nmero 2.

20

Artigo 75 Organizao das Primeiras Eleies 1. As primeiras eleies so organizadas por uma Comisso eleitoral, composta por cinco membros, eleita em Assembleia de ArquitectosArquitectos, Urbanistas e Planificadores Fsicos, e empossada na Assembleia Geral Constitutiva. 2. A Comisso Eleitoral referida do nmero 1 do presente Artigo deve organizar as eleies de acordo com o regulamento eleitoral aprovado na referida Assembleia Geral Constitutiva. Artigo 76 Posse dos membros eleitos nas primeiras eleies 1. O Presidente da Comisso eleitoral confere a posse ao bastonrio eleito nas primeiras eleies. 2. O bastonrio confere a posse aos demais rgos. Artigo 77 Comisso Instaladora 1. Enquanto o presente Estatuto no entrar em vigor e at tomada de posse dos rgos sociais eleitos, cabe Comisso Instaladora servir de interlocutor e representante da Ordem junto de instituies pblicas e privadas. 2. Para as primeiras eleies dos rgos sociais da Ordem, observado o regulamento eleitoral aprovado pela Assembleia constituinte da Ordem.

21

Das könnte Ihnen auch gefallen