Sie sind auf Seite 1von 12

COLGIO PRO CAMPUS A PAZ EST NA BOA EDUCAO VESTIBULAR UFPI/1999

PROVA DE GEOGRAFIA UFPI 1999 1. Sobre as principais caractersticas dos ventos alsios, est correto afirmar que ocorrem: a) em reas de clima frio, sendo tambm chamados de ventos polares. b) nas reas intertropicais e direcionam-se predominantemente dos oceanos para os continentes. c) nas reas temperadas, em altas latitudes, no interior dos continentes. d) em ambientes de desertos de altitude onde causam baixas temperaturas. e) na faixa do Equador, soprando do continente para o oceano, sendo tambm chamados de ventos termais. 2. O domnio morfoclimtico dos cerrados recobre grande parte do Estado do Piau. Ente as principais caractersticas geoecolgicas desse domnio, est correto afirmar que: a) Possui clima tropical semi-mido, solos pobres e cidos e vegetao semelhante s savanas. b) Tem clima subtropical seco, solos de alta fertilidade e vegetao caduciflia c) Apresenta clima tropical semi-rido, solos rasos e pedregosos e vegetao subcaduciflia. d) Ocupa reas de pediplanao, possui uma drenagem intermitente e sua vegetao exclusiva da Regio Nordeste. e) Exibe sua maior extenso contnua nas terras baixas, em terrenos baslticos e sua vegetao latifoliada. 3. A Floresta Amaznica um dos ecossistemas florestais melhor conservado, embora venha sofrendo, ultimamente, diferentes processos de degradao ambiental. Quanto a seus aspectos geogrficos verdadeiro dizer que: a) Seu clima tropical mido e a vegetao totalmente uniforme tendo uma fauna numerosa e pouco diversificada. b) A abertura de estradas e a implantao de projetos agropecurios de grande porte tm levado um desenvolvimento sustentvel populao local. c) Sua rea territorial restrita a quatro pases sul-americanos: Brasil, Peru, Colmbia e Venezuela. d) Tem um clima equatorial e trs tipos de vegetao: de terra firme, de vrzea e de igap.

COLGIO PRO CAMPUS A PAZ EST NA BOA EDUCAO VESTIBULAR UFPI/1999

e) O Ciclo da borracha levou riqueza regio graas distribuio do ltex nos centros urbanos da Amaznia. 4. A tundra um bioma terrestre que se desenvolve em reas de altas latitudes. Entre suas principais caractersticas geogrficas est correto afirmar que: a) possui um clima temperado e sua vegetao composta por rvores de grande porte, como pinheiros e sequias. b) Apresenta um clima frio com arbustos invernos e desprovida de rvores exibindo apenas plantas herbceas e pequenos arbustos. c) Desenvolve-se em reas intertropicais e apresenta uma vegetao caduciflia e espinhenta. d) Estende-se ao longo da regio mediterrnea, tendo uma vegetao latifoliada e de grande porte. e) tpica de clima equatorial, sendo uma varivel de floresta latifoliada presente nas altas montanhas. 5. A energia elica, um recurso natural renovvel, uma fonte alternativa de energia. Quanto sua forma de obteno verdadeiros afirmar que: a) obtida atravs do gasognio que se forma naturalmente no subsolo terrestre. b) uma energia obtida atravs do aproveitamento das mars. c) Consiste no aproveitamento da energia cintica provocada pelos ventos. d) produzida atravs das usinas termoeltricas onde se d a queima de carvo mineral. e) Se d atravs de biodecompositores sendo, por esta razo, tambm chamada de energia orgnica. 6. Os Mares de Morros constituem um dos domnios morfoclimticos brasileiros. Em relao s suas condies ambientais, pode-se afirmar verdadeiramente que: a) So tambm chamados de coaxilhas e possuem uma cobertura vegetal de porte arbreo. b) Ocupam toda a Regio Nordeste do Brasil e se caracterizam por possurem perodos de estiagem prolongados. c) Ficam situados na regio dos planaltos centrais e sua vegetao tpica o cerrado. d) Esto localizados em parte da regio litornea do pas, sendo ocupados pela Mata Atlntica. e) Correspondem ao domnio de floresta das araucrias, estando situados na Regio Sul do Brasil.
2

COLGIO PRO CAMPUS A PAZ EST NA BOA EDUCAO VESTIBULAR UFPI/1999

7.

Os intensos processos de assoreamento tm dificultado a navegabilidade do Rio Parnaba. Assinale a opo que contm causas desses processos. a) A penetrao da guas matinhas durante as grandes mars contribuiu para a sedimentao do mdio curso fluvial. b) A retirada de areia grossa e outras atividades de minerao so as principais causas do assoreamento. c) Os desmatamentos e a eroso das nascentes e margens fluviais so os processos mais atuantes. d) A destruio dos manguezais acelerou os processos de assoreamento no alto curso do Parnaba. e) A poluio qumica provoca processos de floculao levando intensificao de assoreamento dos canais fluviais.

8.

O Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado na regio sul do Piau dotado de diferentes atrativos paisagsticos e culturais. Entre esses correto destacar. a) As formaes de granitos recortadas por amplos rios e presena de fortificaes erguidas pelos indgenas. b) O relevo aplainado, o grande nmero de fontes e cachoeiras e a presena de comunidades indgenas. c) O predomnio de um clima mido e a existncia de um ponto com destacado valor histrico. d) Que se encontra junto ao Estado de Tocantins destacando-se pela homogeneidade do relevo e a disposio arquitetnica de suas cidades. e) Que se trata de uma chapada com altitudes entre 500 e 600 metros, recortada por canyons e rica em inscries rupestres pr-histricas.

9.

A Regio Centro-Oeste ocupa cerca de 19% do territrio brasileiro. Considerando seus principais ecossistemas, pode-se assinalar como totalmente corretos os da alternativa: a) Mata Atlntica, Cerrado e Caatinga b) Pantanal, Floresta Amaznica e Pantanal. c) Cerrado; Floresta Amaznica e Pantanal. d) Floresta de Araucria, Mata Atlntica e Cerrado. e) Caatinga, Cerrado e Floresta de Araucria.

COLGIO PRO CAMPUS A PAZ EST NA BOA EDUCAO VESTIBULAR UFPI/1999

10. Considerando as principais caractersticas da morfologia crstica, verdadeiro afirmar que: a) Grutas e dolinas so algumas de suas principais feies, possuindo drenagem subterrnea. b) Formam extensas cadeias de montanha submetidas a constantes abalos ssmicos. c) So constitudos por rochas cristalinas e sua drenagem predominante do tipo exorrica. d) As rochas arenticas que recobrem este tipo de relevo, destacam-se por sua elevada solubilidade. e) Por serem constitudos essencialmente de rochas vulcnicas, possuem solos profundos e de alta fertilidade. 11. As alternativas abaixo tratam dos principais aspectos biogeogrficos do bioma das savanas. Assinale a alternativa correta que indica algumas de suas caractersticas: a) Florestas latifoliadas, clima submido e predominncia de pequenos animais. b) Formao vegetal herbcea, clima subpolar e grande nmero de aves marinhos c) Presena de rvores e arbustos dispersos, clima tropical e fauna com numerosos mamferos d) rvores pereniflias, clima equatorial mido e um grande nmero de primatas. e) rvores conferas, clima submido e fauna pouco numerosa.

COLGIO PRO CAMPUS A PAZ EST NA BOA EDUCAO VESTIBULAR UFPI/1999

12. No Brasil existem, legalmente, quatro fusos horrios, conforme indica a figura abaixo. Interpretado-se as informaes nela expostas, verdadeiro afirmar que:

a) Os horrios legais correspondem aos mesmos estabelecidos pelos meridianos. b) O Estado do Acre possui duas horas a menos que o horrio do Estado do Maranho. c) Cada fuso horrio corresponde, na figura, a 36. d) Os horrios do Nordeste correspondem aos mesmos das ilhas ocenicas de Trindade e Fernando de Noronha. e) O meridiano de Greewich situa-se a oeste do Estado do Acre 13. Com relao s grandes zonas climticas do globo terrestre correto dizer que: a) A zona de clima equatorial est localizada junto aos trpicos de Cncer e de Capricrnio. b) A latitude um fator determinante na definio das grandes zonas climticas. c) As zonas de clima polar encontram-se situadas a baixas latitudes. d) Os ciclones e tornados so fenmenos tpicos de zonas temperadas. e) Todos os desertos esto situados na zona de clima tropical.
5

COLGIO PRO CAMPUS A PAZ EST NA BOA EDUCAO VESTIBULAR UFPI/1999

14. Sobre alguns aspectos geogrficos do Estado do Piau, correto afirmar que: a) Geologicamente constitudo por rochas granticas e relevo montanhoso. b) Apresenta um nico tipo de clima, o subtropical quente e semi-rido. c) Toda a drenagem de seus rios perene devido s condies climticas favorveis. d) As principais unidades do seu relevo so a baixada litornea, chapadas e plancie do Parnaba. e) Predominam solos derivados de rochas cristalinas e vegetao de caatinga que se destaca na regio sudeste do Estado. 15. Os fatores internos que atuam na formao do relevo so conseqncias das presses do magma sobre a crosta. Como principais conseqncias desses fenmenos sobre o modelado terrestre pode-se destacar, corretamente, as seguintes: a) Dobras, fraturas e falhas. b) Domos, estalactite e estalagnite. c) Sedimentao, plancies aluviais e morros testemunhos. d) Relevo crstico, drenagem subterrnea e eroso elica. e) pes de acar, pediplanos e meias laranjas. 16. A minerao uma atividades scio-econmica de grande importncia na Amaznia. Dentre as principais atividades de explorao nesta regio, est correto destacar: a) A Serra do Navio, no Estado do Amazonas, como grande produtora de nquel, exportandoo atravs do Porto de Manaus. b) O Projeto Carajs, levado frente pela Companhia Vale do Rio Doce, atualmente privatizada, explora ferro e ouro no sul do Par. c) O Estado o Amazonas o maior produtor de petrleo do Brasil, exportando-o atravs do Porto de Manaus. d) A bauxita explorada de forma artesanal por garimpeiros que a retiram atravs de mergulhos em rios da regio. e) O minrio de ferro explorado no Estado do Amazonas exportado pelo Porto de Santana, em Macap. 17. Sobre as grandes unidades de relevo do Brasil, analise as assertivas abaixo: I - O Planalto Nordestino

COLGIO PRO CAMPUS A PAZ EST NA BOA EDUCAO VESTIBULAR UFPI/1999

II - A Plancie do Pantanal uma regio muito sedimentada e situa-se na Regio Centro Oeste do Brasil. III O Planalto Meridional ocupa o norte do pas, limitando-se com as Guianas e a Venezuela. Com base nessas assertivas verdadeiro dizer que: a) I e II esto corretas. b) Apenas III est correta. c) I, II e III esto corretas. d) II e III esto corretas. e) Apenas I est correta. 18. Sobre a origem e formao das rochas gneas, verdadeiro afirmar que: a) Se formam em camada dispostas horizontalmente, com permeabilidade e porosidade bastante elevadas. b) Se formam em decorrncia de deposies de origem hbrida, a exemplo do calcrio e do arenito. c) Se originam da transformao do magma devido s altas temperaturas destacando-se, entre elas, o carvo mineral e o argilito. d) Tm sua origem vinculada ao intemperismo qumico e ao acmulo de sedimentos nos fundos dos vales. e) Resultam da solificao do magma, podendo ser intrusiva (granito) ou extrusiva (basalto)

COLGIO PRO CAMPUS A PAZ EST NA BOA EDUCAO VESTIBULAR UFPI/1999

19. Observe atentamente a figura abaixo. (Mapa Mundi: Latitude e Longitude) Com base no mapa acima, correto dizer que:

a) O Zaire, na frica, e o norte do Brasil, na Amrica do Sul, esto situados em regies de baixa latitude. b) A maior parte da Amrica do Norte est situada numa regio intertropical. c) A Europa cortada pelo Trpico de Cncer. d) A longitude de 0 corresponde ao Trpico de Capricrnio. f) A China e a Rssia situam-se prximas do Meridiano de Greenwich. 20. Em diversas regies brasileiras, os processos de eroso dos solos tm-se acelerado nas ltimas dcadas. Dentre os diversos fatores que podem desencadear esses fenmenos, correto destacar: a) Os abalos ssmicos de pequenas e mdias intensidades que geram expressivos escorregamentos de terras. b) A ao da deriva continental com o deslocamento de placas tectnicas evidenciando alteraes climticas. c) As mudanas nos regimes de cursos de gua resultantes da intensificao de secas e cheias. d) As formas inadequadas de uso e manejo da terra aliadas aos desmatamentos indiscriminados. e) As ocorrncias naturais de secas peridicas associadas ao manejo adequado da terra. 21. O sculo XX foi marcado por trs o0rdens mundiais: multipolar, bipolar e a nova multipolar. Sobre a nova ordem mundial verdadeiro afirma que:

COLGIO PRO CAMPUS A PAZ EST NA BOA EDUCAO VESTIBULAR UFPI/1999

a) diminuiu as disparidades entre os pases ricos ou industrializados e os subdesenvolvidos. b) Reforou a heterogeneidade da organizao do espao mundial no mbito scioeconmico. c) Rompeu definitivamente com as prticas e polticas imperialistas, comuns em ordens anteriores. d) Deixou de ter como agentes a ONU, as multinacionais e diversas organizaes mundiais. e) Amenizou as crises, contradies e conflitos deste final de sculo. 22. Sobre o processo de globalizao que vem ocorrendo neste final de sculo, analise as assertivas seguintes: I - Acentuou as desigualdades entres os pases e entre as classes sociais. II- Diminuiu a interdependncia entre as naes. III- Ampliou a expanso das empresas multinacionais, a abertura das economias e a formao de blocos econmicos. Baseado nas assertivas acima, pode-se afirmar como correto que: a) Apenas I verdadeira. b) I e II so verdadeiras. c) Apenas II verdadeira. d) I e III so verdadeiras. e) II e III so verdadeiras.

23. O NAFTA um bloco econmico formado pelos Estados Unidos, Canad e Mxico que tem implicado em algumas mudanas nas relaes econmicas entre americanos e mexicanos. Com base nessa afirmao analise as assertivas: IA composio do NAFTA provocou maior expanso dos conglomerados para o territrio do Mxico, alm da reduo e eliminao das tarifas alfandegrias, resultando em vantagem para os Estados Unidos. II III O baixo custo da mo-de-obra mexicana, alm de pressionar para o declnio dos salrios americanos, elimina os empregos pouco qualificados O NAFTA tem favorecidos uma substancial elevao da qualidade de vida dos mexicanos, alm de diminuir as desigualdades sociais. De acordo com as assertivas acima, pode-se afirmar corretamente que:
9

COLGIO PRO CAMPUS A PAZ EST NA BOA EDUCAO VESTIBULAR UFPI/1999

a) Apenas I verdadeira. b) Apenas II verdadeira. c) Apenas III verdadeira. d) II e III so verdadeiras. e) I e II so verdadeiras. 24. A partir da dcada de 80 vem ocorrendo no Brasil um crescimento maior das pequenas e mdias cidades e, simultaneamente, a diminuio das regies metropolitanas. A esse processo d-se a denominao correta de: a) metropolizao crescente. b) Hierarquizao urbana. c) Conurbao acelerada. d) Sistema integrado de cidades. e) Desmetropolizao. 25. Sobre as principais conseqncias da aplicao das polticas neoliberais na Amrica Latina, assinale a opo correta: a) Houve uma ampliao das diferenas sociais, com uma quebra do aparato industrial e a gerao de alto grau de desemprego.[ b) Registrou-se um melhoramento da qualidade de vida da populao, como herana do modelo europeu. c) Ocorreu o fortalecimento e ampliao das conquistas trabalhistas dos sindicatos profissionais. d) Aumentaram-se os gastos pblicos com os servios sociais, principalmente os relativos sade e educao. e) Ampliaram-se os processos de estatizao e democratizao de diversas instituies atravs da participao dos trabalhadores. f) Possui exatamente trs razes reais. 26. Sobre a populao brasileira, assinale a opo correta. a) A causa do declnio populacional nas reas urbanas deve-se ao aumento da taxa de mortalidade infantil. b) A modernizao no alterou, em nada, a dinmica populacional brasileira.

10

COLGIO PRO CAMPUS A PAZ EST NA BOA EDUCAO VESTIBULAR UFPI/1999

c) A regulamentao da esterilidade voluntria um dos pontos centrais da lei que regula o planejamento familiar. d) O Brasil j atravessou o perodo da chamada transio demogrfica. e) Os esteretipos sexuais impedem que ocorra a feminizao da pobreza. 27. Considerando a chamada terceira revoluo industrial ou revoluo tcnico-cientfica, analise as seguintes afirmaes: III III As novas tecnologias consistem numa efetiva aplicao dos conhecimentos cientficos. A revoluo tcnico-cientfica provou uma redistribuio geogrfica das indstrias no mundo. A terceira revoluo industrial vem incluindo um nmero cada vez maior de trabalhadores no processo produtivo. Considerando as afirmaes, assinale a opo correta. a) somente I verdadeira. b) Somente II verdadeira. c) Somente III verdadeira. d) I e II so verdadeiras. e) Todas so verdadeiras. 28. Considerando-se a organizao do espao geogrfico brasileiro aps o incio da fase de industrializao, est correto afirma que foi: a) Verificada uma maior interdependncia entre as diversas regies do pas. b) Registrada uma retrao da rede de transporte nas diversas regies do pas. c) Reduzida de forma significativa a integrao nacional. d) Intensificado o isolamento econmico das principais regies brasileiras. e) Possibilitada a criao de novas formas de organizao espacial que resolveram as disparidades regionais. 29. Sobre os processos exgenos (de fora para dentro) de modernizao ocorridos em diversos pases subdesenvolvidos, analise as seguintes consideraes: III Tiveram um carter excludente e seletivo naqueles pases que os receberam. Resultaram na destruio e subordinao de formas tradicionais e regionais de vida preexistentes.
11

COLGIO PRO CAMPUS A PAZ EST NA BOA EDUCAO VESTIBULAR UFPI/1999

III -

Introduziram em novas reas uma economia moderna o que resultou na perda de identidade de muitos povos e culturas.

Sobre as consideraes acima, marque a alternativa correta: a) Somente I verdadeira. b) Somente II verdadeira. c) Somente III verdadeira. d) Somente II e III so verdadeiras. e) Todas so verdadeiras. 30. Com base na classificao das dimenses das propriedades rurais no Brasil, realizada em 1964 pelo Estatuto da Terra, est correta a seguinte alternativa: a) Os mdulos rurais possuem uma dimenso nica.. b) Os minifndios correspondem todas as propriedades com rea superior ao mdulo rural de cada regio. c) Os minifndios correspondem maioria das quantidades das unidades de imveis rurais no pas. d) Os latifndios so explorados na maior parte de sua extenso por uma agricultura intensiva. e) Os latifndios correspondem s propriedades agrrias com reas inferiores a seiscentas vezes o mdulo rural.
GABARITO

01 B 16 B

02 A 17 A

03 D 18 E

04 B 19 A

05 C 20 D

06 D 21 B

07 C 22 B

08 E 23 E

09 C 24 E

10 A 25 A

11 C 16 C

12 B 27 D

13 B 28 A

14 D 29 E

15 A 30 C

12

Das könnte Ihnen auch gefallen