Sie sind auf Seite 1von 4

Evoluo

Evidncias da Evoluo
Nas Cincias, toda teoria tem que estar alicerada por um conjunto de observaes e comprovaes. Na Evoluo, temos um conjunto de evidncias demostrando o que pode ter ocorrido.

Ensino Mdio Notas de aula-

AulaData

Anatomia comparada
n A asa de uma ave, a nadadeira anterior de um golfinho e o
brao de um homem, ainda que muito diferentes, possuem estrutura ssea e muscular bastante parecidas. A semelhana pode ser explicada admitindo-se que esses seres tiveram ancestrais em comum, dos quais herdaram um plano bsico de estrutura corporal.

Evoluo

rgos Homologos e Anlogos


Estruturas anlogas desempenham a mesma funo, mas possuem origens diferenciadas, como as asas de insetos e asas de aves. Estas, apesar de exercerem papis semelhantes, no so derivadas das mesmas estruturas presentes em um ancestral comum exclusivo entre essas duas espcies. Assim, a adaptao evolutiva a modos de vida semelhantes leva organismos pouco aparentados a desenvolverem formas semelhantes, fenmeno este chamado de evoluo convergente.

AulaData

Estruturas Homologas se refere a estruturas corporais ou rgos que possuem origem embrionria semelhante, podendo desempenhar mesma funo (nadadeira de uma baleia e nadadeira de um golfinho) ou funes diferentes, como as asas de um morcego e os braos de um humano, e nadadeiras peitorais de um golfinho e as asas de uma ave. Essa adaptao a modos de vida distintos denominada evoluo divergente.

Evoluo

Irradiao Adaptativa
( Evoluo Divergente) A irradiao adaptativa corresponde ao aparecimento de diferentes espcies, em diferentes ambientes, a partir de uma nica espcie, que origina todas as outras por meio de seleo natural. Isso ocorre quando essa espcie original se espalha, ocupando outros ambientes, onde as condies so diferentes. Como em cada um deles a seleo natural agir para permitir a sobrevivncia dos indivduos mais bem adaptados, ao longo do tempo dever haver em cada local diferentes grupos, formando diferentes espcies, cada uma adaptada ao seu meio.

AulaData

Evoluo

Convergncia Adaptativa
(Evoluo Convergente) A Convergncia adaptativa um processo em que organismos de diferentes espcies, mas que vivem em um mesmo tipo de ambiente por muito tempo, acabam adquirindo semelhanas morfolgicas pelo processo evolutivo, graas seleo natural. Como o ambiente o mesmo, a presso seletiva a mesma para as diferentes espcies, levando a um resultado parecido. Um exemplo a forma do corpo de animais que vivem na gua, para facilitar o deslocamento neste meio. Assim, baleias e tubares tm o corpo parecido, embora se trate de mamferos e peixes, respectivamente.

AulaData

Lista de exerccios- Para o dia : o Correo:

Data

Evoluo

Das könnte Ihnen auch gefallen