Sie sind auf Seite 1von 25

PROCESSOS DE FABRICAO

SOLDAGEM

ELETRODO REVESTIDO - MIG / MAG - TIG

Soldagem por arco eltrico com eletrodo revestido Introduo


O processo de soldagem por arco eltrico com eletrodo revestido consiste, basicamente, na abertura e manuteno de um arco eltrico entre o eletrodo revestido e a pea a ser soldada. O arco funde simultaneamente o eletrodo e a pea. O metal fundido do eletrodo transferido para a pea, formando uma poa fundida que protegida da atmosfera (O2 e N2) pelos gases de combusto do revestimento. O metal depositado e as gotas do metal fundido que so ejetadas, recebem uma proteo adicional atravs do banho de escria, que formada pela queima de alguns componentes do revestimento. A menos que se solde em uma cmara de vcuo, o que impensvel devido ao custo, todos os processos de soldagem por arco eltrico precisam de algum tipo de proteo para evitar contaminaes da atmosfera. No caso do processo de soldagem aqui estudado, ser o revestimento dos eletrodos que, entre outras coisas, produzir uma proteo gasosa atravs de sua queima. Antes do estudo propriamente dos revestimentos e suas funes, so apresentados os inconvenientes da soldagem com arames sem revestimento (e sem proteo gasosa). Um eletrodo sem revestimento e sem nenhum outro tipo de proteo, aps sua fuso perde parte de seus elementos e deposita um metal nitretado e oxidado, cujo valor das propriedades mecnicas sero relativamente inferiores as das chapas de ao doce. Estes dois elementos qumicos (Nitrognio e Oxignio) so os principais para influenciar a deteriorao das propriedades.

Soldagem - Definio
Soldagem o processo de unio de materiais usado para obter a coalescncia (unio) localizada de metais e no metais, produzida por aquecimento at uma temperatura adequada, com ou sem a utilizao de presso e/ou material de adio" (American Welding Society - AWS).

A fabricao de eletrodos revestidos


Eletrodos revestidos para aos carbono consistem de apenas dois elementos principais: a alma metlica, normalmente de ao de baixo carbono, e o revestimento. A alma metlica contm alguns elementos residuais, porm os teores de fsforo e enxofre devem ser muito baixos para evitar fragilizao no metal de solda. A matria prima para a alma metlica um fio-mquina laminado a quente na forma de bobinas, que posteriormente trefilado a frio at o dimetro adequado do eletrodo, retificado e cortado no comprimento adequado. Os ingredientes do revestimento, dos quais existem literalmente centenas para escolher, so cuidadosamente pesados, misturados a seco mistura seca e ento adicionado o silicato de sdio e/ou potssio mistura mida que compactada em um cilindro e alimentada prensa extrusora. O revestimento extrudado sobre as varetas metlicas que so alimentadas atravs da prensa extrusora a uma velocidade muito alta. O revestimento removido da extremidade do eletrodo a ponta de pega para garantir o contato eltrico, e tambm da outra extremidade para assegurar uma abertura de arco fcil. Os eletrodos so ento identificados com a marca comercial e sua classificao antes de entrar no forno de secagem, onde eles sofrem um ciclo controlado de aquecimento para assegurar o teor adequado de umidade antes de embal-los.

Constituio do Eletrodo
vareta metlica (alma) - conduz a corrente eltrica; - fornece metal de adio para a junta.

revestimento - facilita a abertura do arco e o estabiliza; - ajusta a composio qumica do cordo, pela adio de elementos de liga; - desoxida o metal de solda; - protege a poa de fuso e o metal de solda contra a contaminao pela atmosfera, travs da gerao de gases e de uma camada de escria, a qual reduz a velocidade de solidificao e permite a desgaseificao do metal de solda; - confere caractersticas operacionais, mecnicas e metalrgicas ao eletrodo e solda; - facilita a soldagem nas diversas posies de trabalho.

Tipos de revestimento
Celulsico - o revestimento celulsico apresenta as seguintes caractersticas: - elevada produo de gases resultantes da combusto dos materiais orgnicos (principalmente a celulose); - principais gases gerados: CO2, CO, H2, H2O (vapor); - no devem ser ressecados; - a atmosfera redutora formada protege o metal fundido;

- o alto nvel de hidrognio no metal de solda depositado impede o uso em estruturas muito restritas ou em materiais sujeitos a trincas por hidrognio; - alta penetrao; - pouca escria, facilmente destacvel; - muito utilizado em tubulaes na progresso descendente; - operando em CC+, obtm-se transferncia por spray.

Rutlico - o revestimento rutlico apresenta as seguintes caractersticas: - consumvel de uso geral; - revestimento apresenta at 50% de rutilo (TiO2); - mdia penetrao; - escria de rpida solidificao, facilmente destacvel; - o metal de solda pode apresentar um nvel de hidrognio alto (at30 ml/100g); - requer ressecagem a uma temperatura relativamente baixa, para que o metal de solda no apresente porosidades grosseiras.

Bsico - o revestimento bsico apresenta as seguintes caractersticas: - geralmente apresenta as melhores propriedades mecnicometalrgicas entre todos os eletrodos, destacando-se a tenacidade; - elevados teores de carbonato de clcio e fluorita, gerando um metal de solda altamente desoxidado e com muito baixo nvel de incluses complexas de sulfetos e fosfetos; - no opera bem em CA, quando o teor de fluorita muito elevado; - escria fluida e facilmente destacvel; - cordo de mdia penetrao e perfil plano ou convexo; - requer ressecagem a temperaturas relativamente altas; - aps algumas horas de contato com a atmosfera, requer ressecagem por ser altamente higroscpico;

Altssimo rendimento - o revestimento de altssimo rendimento apresenta as seguintes caractersticas: - adio de p de ferro (rutlico/bsico); - aumenta a taxa de deposio; - pode ou no ser ligado; - aumenta a fluidez da escria, devido formao de xido de ferro; - melhora a estabilidade do arco e a penetrao reduzida, principalmente com alta intensidade de corrente, o que pode minimizar a ocorrncia de mordeduras; - possibilidade de soldar por gravidade (arraste); - reduz a tenacidade do metal de solda.

Os eletrodos de altssimo rendimento possuem uma aplicao com altas taxas de deposio, que a soldagem por gravidade em estaleiros navais com o dispositivo (trip) mostrado na Figura 3. Equipamento para soldagem por gravidade do eletrodo E7024.

Figura 3

ESPECIFICAES AWS PARA ELETRODOS REVESTIDOS


A AWS - American Welding Society (Sociedade Americana de Soldagem - o equivalente nossa Associao Brasileira de Soldagem) criou um padro para a identificao dos eletrodos revestidos que aceito, ou pelo menos conhecido, em quase todo o mundo. Devido a simplicidade, e talvez o pioneirismo, esta a especificao mais utilizada no mundo atualmente para identificar eletrodos revestidos. Estas especificaes so numeradas de acordo com o material que se pretende classificar, conforme a tabela abaixo: Tabela especificaes AWS para eletrodos revestidos

Entre estas especificaes as mais populares so as utilizadas para ao Carbono (AWS A 5.1), as utilizadas para aos de baixa liga (AWS A 5.5), e as utilizadas para aos inoxidveis (AWS A 5.4).

A especificao AWS A5.1


Essa especificao da American Welding Society (AWS) foi desenvolvida ao longo dos anos por um comit composto de membros que representam os fabricantes de consumveis, usurios da indstria de soldagem e membros independentes de universidades e laboratrios. Essa equipe equilibrada necessria para evitar tendncias nas especificaes. Os eletrodos para aos carbono so classificados pelos fabricantes de consumveis, em conformidade com a especificao acima, com base nas propriedades mecnicas (tambm conhecidas como propriedades fsicas) do metal de solda, no tipo de revestimento, na posio de soldagem, e no tipo de corrente (CA ou CC). O sistema de classificao elaborado para fornecer certas informaes sobre o eletrodo e o metal de solda depositado. O significado das designaes da AWS mostrado na Figura 4 e na Tabela II.

Figura 4 classificao de eletrodos revestidos para ao doce

Algumas das aplicaes em que podem ser utilizados estes eletrodos so apresentadas na tabela.

Tabela desempenho de alguns eletrodos em diferentes aplicaes

Os valores esto correspondidos entre 10 (aplicao fortemente indicada) a 1 (aplicao no recomendada). A sigla "na" significa "no aplicvel".

Manuteno e cuidados com os eletrodos


Caso no sejam tomados os adequados cuidados no armazenamento e manuseio, os eletrodos revestidos podem se danificar. Parte ou todo o revestimento pode se danificar, principalmente nos casos de dobra ou choque do eletrodo. Sempre que se observar qualquer alterao no estado do eletrodo, este no deve ser utilizado em operaes de responsabilidade. A umidade em excesso no revestimento dos eletrodos (principalmente os bsicos), de uma forma geral, prejudicial a soldagem. Ela pode levar a instabilidade do arco, formao de respingos e porosidades principalmente no incio do cordo e a fragilizao e fissurao pelo Hidrognio. O nvel de umidade pode ser medido em laboratrios conforme estipulado na norma AWS A5.5-81. Pode tambm ser estimado praticamente, quando o teor de umidade for suficientemente alto, por duas diferentes maneiras: Verificao do comportamento do eletrodo durante a soldagem. Os eletrodos midos, em geral, geram um som explosivo e, quando a umidade for excessiva, haver, no incio da soldagem, desprendimento de vapor d'gua do eletrodo. Alm disto, ocorrendo a interrupo da soldagem com um eletrodo mido, o revestimento tende a trincar longitudinalmente. Verificao do som produzido pelo choque de dois ou mais eletrodos. Dois eletrodos midos ao se tocarem geraram um som mais abafado e grave do que eletrodos secos, que por sua vez produzem um som mais agudo e metlico. Devido aos citados problemas causados pela umidade, os eletrodos devem de preferncia ser adquiridos em embalagens hermeticamente fechadas e armazenados em ambientes controlados, de modo a serem evitados danos e contatos com a umidade do ar.

Por ambientes controlados, entende-se ambientes com umidade relativa do ar menor do que 50%. As embalagens dos eletrodos so consideradas totalmente estanques enquanto fechadas. Aps abertas, perdem a capacidade de executar uma adequada armazenagem, e os eletrodos devem ser mantidos em estufas. O perodo mximo que se recomenda para que um eletrodo permanea fora da estufa duas horas. Aps este tempo, h o risco de ocorrer absoro excessiva de umidade. Caso isto venha a acontecer, os eletrodos bsicos devem ser recondicionados por um tratamento de ressecagem, devendo em seguida retornarem as estufas. Como os eletrodos so produzidos por diferentes fabricantes, normal se encontrar diferenas nos tempos e temperaturas considerados ideais para a manuteno e ressecagem. Por isto as empresas devem ter procedimentos especficos para a correta armazenagem dos eletrodos levando em conta estas diferenas. Na ausncia destes, as recomendaes do fabricante podem ser aplicadas diretamente. Tendo em vista estas diferenas, a tabela 7 apresentada a seguir simplesmente uma referncia. Tabela 7 - armazenamento e ressecagem dos eletrodos

NOTA: umidade do ar abaixo de 50% e temperatura 10C acima da temperatura ambiente, porm no mnimo 20C.

Vantagens e desvantagens
Vantagens do Processo grande versatilidade baixo custo de operao equipamento necessrio simples possibilidade de uso em locais de difcil acesso ou sujeitos a ventos Desvantagens do Processo baixa produtividade necessrios cuidados especiais com os eletrodos grande volume de gases e fumos gerados no processo

Aplicaes
- Fabricao e montagem de equipamentos - Manuteno e reparos - Construes em campo - Soldagem por gravidade (estaleiros) - Soldagem em geral de chapas de espessura 3 a 40mm

Ligas soldveis
Ligas que podem ser soldadas ao carbono ao de baixa, mdia e alta liga. aos inoxidveis ferros fundidos alumnio nquel cobre

Ligas no soldveis
Ligas que no podem ser soldadas metais de baixo ponto de fuso chumbo estanho zinco metais refratrios ou muito reativos titnio zircnio molibdnio nibio

Repartio trmica

Equipamentos
Fonte de energia. Cabos (terra, porta eletrodo). Porta eletrodo. Terminal terra. Ferramentas. picadeira escova de ao, escova rotativa. lixadeira, maquita EPI mscaras, culos casaco, avental, mangas, luvas, polainas, gorro.

Fontes de Energia
Corrente constante Tenso em vazio 50 -100 v tenso em vazio facilidade de abertura do arco Corrente contnua melhor estabilidade do arco CC+ polaridade inversa, isto , o eletrodo ligado ao plo positivo e a pea ao negativo CC- polaridade direta, isto , o eletrodo ligado ao plo negativo e a pea ao positivo Corrente alternada tendncia a maior instabilidade do arco menor perda nos cabos CA: no existe polaridade definida

Tipos de fonte
transformador fornece somente CA retificador CA da rede transformador CA de soldagem retificador CC disponvel para a soldagem gerador fornece CC+, CC- ou CA inversor fornece CC+ ou CC pode ser porttil

Fontes - escolha
Tipo de corrente Faixa de corrente necessria Fator de trabalho Posio de soldagem requerida Potncia disponvel na rede de alimentao

Circuito de soldagem para o processo com eletrodos revestidos

Conexes e os efeitos das polaridades direta (cc-) e reversa (cc+)

10

SOLDAGEM PELO PROCESSO GMAW MIG/MAG

Na soldagem ao arco eltrico com gs de proteo (GMAW Gas Metal Arc Welding), tambm conhecida como soldagem MIG/MAG (MIG Metal Inert Gas e MAG Metal Active Gas), um arco eltrico estabelecido entre a pea e um consumvel na forma de arame. O arco funde continuamente o arame medida que este alimentado poa de fuso. O metal de solda protegido da atmosfera pelo fluxo de um gs (ou mistura de gases) inerte ou ativo. A Figura 1 mostra esse processo e uma parte da tocha de soldagem.

Figura 1 regio do arco na soldagem MIG/MAG A proteo do arco e da regio da poa feita por um gs, ou mistura de gases, inerte ou capaz de reagir com o material sendo soldado. Os gases mais usados so o argnio e o CO2 e, menos comumente, o hlio. Misturas de Ar-He, Ar-CO2, Ar-O2, Ar-CO2O2 e outras, em diferentes propores, so usadas comercialmente. Gases ou misturas de proteo completamente inertes tm, em geral, uso restrito para metais e ligas no ferrosas. Aos, particularmente ao carbono e de baixa liga so soldados com misturas contendo propores diversas de O2 e de CO2. O processo utilizado principalmente no modo semi-automtico, embora, mais recentemente, o seu uso no modo automtico, atravs de robs industriais tenha crescido muito.

Rob de Solda MIG/MAG Kawasaki, FSO6E, 6 eixos, tipo articulado, capacidade do brao no punho: 6 kg , repetibilidade +- 0,05 mm , gerador MIG/MAG.

11

O seu equipamento bsico inclui fonte de energia, cabos, tocha de soldagem, alimentador de arame e seu sistema de controle, bobina de arame (eletrodo), fonte de gs de proteo com regulador de vazo, ferramentas e material de segurana (figura 2).

Figura 2 equipamento para a soldagem MIG/MAG

A fonte de energia mais usada do tipo tenso constante regulvel (figura 3) com alimentao de arame a velocidade constante. Este tipo de sistema permite o controle automtico do controle do arco diretamente atravs de variaes da corrente de soldagem. Sistemas alternativos, com fontes com sada de corrente constante, necessitam de sistemas especiais para controlar o comprimento do arco.

Figura 3 curva de sada tenso (V) X corrente (I) tpica de uma fonte para soldagem MIG/MAG

A tocha para soldagem MIG/MAG possui um contato eltrico deslizante (bico de contato) para transmitir a corrente ao arame, orifcios para a passagem de gs de proteo e bocal para dirigir o fluxo de gs regio do arco e da poa de fuso (figura 4). Para a soldagem semi-automtica, ela ainda possui um interruptor para o acionamento da corrente de soldagem, da alimentao de arame e do fluxo de gs de proteo. O sistema de alimentao composto de um motor, um sistema de controle de sua velocidade e um conjunto de roletes responsvel pela impulso do arame.

12

Figura 4 tocha para a soldagem MIG/MAG semi-automtica.

Em comparao com a soldagem com eletrodos revestidos, a soldagem MIG/MAG relativamente mais simples quanto sua tcnica de execuo, pois a alimentao de metal de adio feita pelo equipamento e a quantidade de escria gerada mnima. Por outro lado, este processo mais complicado em termos da seleo e ajuste de seus parmetros devido ao seu maior nmero de variveis e a forte inter-relao entre elas.

So variveis importantes do processo:


Dimetro e composio do arame, Tipo do gs de proteo, Velocidade de alimentao do arame, Vazo do gs de proteo, Comprimento do eletrodo e distncia da tocha pea (figura 5), Posicionamento da tocha em relao pea, Corrente de soldagem, Tenso de soldagem, Velocidade de soldagem, Indutncia (caractersticas dinmicas) da fonte, Tcnica de manipulao.

13

A seleo incorreta destes parmetros resulta em soldas insatisfatrias devido a problemas metalrgicos e/ou operacionais como, por exemplo, instabilidade do arco, respingos, falta de fuso ou de penetrao, porosidade, etc. Em particular, neste processo, o modo de transferncia de metal muito importante, pois determina vrias de suas caractersticas operacionais (figura 6).

Figura 6 modos de transferncia na soldagem MIG/MAG A composio do arame depende do tipo de metal de base, das propriedades desejadas para a solda e, em menor grau, do tipo de gs de proteo. O tipo de arame , em geral, indicado com base em classificaes dadas por normas de especificao como, por exemplo, as da American Welding Society (AWS). O dimetro do arame escolhido principalmente em funo da espessura do metal de base, da posio de soldagem e de outros fatores que limitem o tamanho da poa de fuso ou o aporte de calor na solda. Para cada dimetro e composio de arame, existe uma faixa de corrente adequada sua utilizao, isto , para a qual a estabilidade do processo e as condies de formao do cordo de solda so satisfatrias (tabela 1).

A corrente de soldagem controla fortemente a velocidade de fuso do arame (figura 7). Alm disso, a penetrao, o reforo e a largura do cordo tendem a aumentar com a corrente quando as demais variveis so mantidas constantes.

14

A corrente de soldagem tambm afeta o modo de transferncia do metal de adio, particularmente na soldagem com argnio ou com misturas Ar-CO2 (CO2 < 25%) e Ar-O2. De fato, neste caso, existe um valor de corrente acima do qual a transferncia muda de globular para aerossol (corrente de transio). Este valor depende de fatores como: Composio qumica do arame: Por exemplo, a corrente de transio de arames de ao maior do que a do alumnio; Dimetro do eletrodo: A corrente de transio aumenta com o dimetro do eletrodo; Polaridade: Na soldagem de ao com Ar-O2, existe uma corrente de transio quando o eletrodo positivo (polaridade inversa), contudo, com eletrodo negativo (polaridade direta), a transferncia aerossol no observada. Composio do gs de proteo: A transferncia aerossol observada na soldagem com misturas de proteo ricas em argnio. Comprimento do eletrodo: Quando este aumenta, a corrente de transio tende a ser reduzida. A tabela 2 mostra valores da corrente de transio para arames de ao e Ar-2%O2.

A soldagem MIG/MAG feita quase que exclusivamente com corrente contnua e polaridade inversa. Nestas condies, o processo apresenta um arco mais estvel e uma maior penetrao. A soldagem com polaridade direta pode ser utilizada em processos de recobrimento (devida sua baixa penetrao) e a corrente alternada no utilizada. A tenso de soldagem afeta o modo de transferncia de metal de adio e a aparncia do cordo. Uma maior tenso aumenta a largura do cordo e diminui a sua convexidade, mas valores excessivamente altos causam porosidade, respingos e mordeduras. Valores muito baixos tambm podem causar porosidade (por perda de

15

proteo devido turbulncia causada pela instabilidade do processo), convexidade excessiva e dobras na margem do cordo. O valor adequado da tenso para uma dada aplicao depende de muitos fatores como, por exemplo, a espessura e tipo da junta, a posio de soldagem, o dimetro e composio do arame e a composio do gs de proteo. A tabela 3 mostra alguns valores ilustrativos da tenso de soldagem para diferentes materiais. Tabela 3 valores de tenso do arco para a soldagem MIG/MAG (variao de 10%, com os menores valores usados para as menores correntes).

A figura 8 ilustra de forma esquemtica a influncia do dimetro do eletrodo, corrente, tenso e velocidade de soldagem na geometria do cordo de solda.

O eletrodo conduz a corrente de soldagem entre o bico de contato e o arco, sendo aquecido por este pelo efeito Joule (aquecimento resistivo). Como a resistncia do eletrodo proporcional ao seu comprimento, a intensidade do aquecimento do eletrodo ser proporcional a este comprimento. Assim, um aumento deste (causado, por exemplo, por um maior afastamento da tocha em relao pea), para uma velocidade constante de alimentao de arame, reduz a corrente necessria para fundir o arame. Como resultado, a quantidade de calor cedido pea e a penetrao do cordo so, tambm, reduzidos. Em soldagem semi-automtica, trabalha-se com um comprimento de eletrodo entre cerca de 6 e 25mm.

16

O controle conhecido como indutncia permite o ajuste das caractersticas dinmicas da fonte, em particular, da velocidade de variao da corrente de soldagem como resultado de variaes no comprimento do arco ou da ocorrncia de um curto circuito entre o eletrodo e a pea. Este controle particularmente importante quando se trabalha com transferncia por curto circuito, controlando a variao da corrente quando o arame toca a pea e impedindo que esta aumente de forma explosiva (baixa indutncia), o que aumentaria a instabilidade de processo, ou de forma muito lenta (indutncia elevada), o que poderia levar solidificao da poa de fuso e o agarramento nesta do eletrodo. O tipo de gs de proteo afeta as caractersticas do arco, o modo de transferncia de metal de adio, o formato do cordo depositado e, no caso de gases ativos, as suas caractersticas metalrgicas. Para a seleo do gs de proteo deve-se considerar o tipo de metal a ser soldado, sua espessura, a posio de soldagem, exigncias de qualidade, caractersticas do processo (por exemplo, uso de corrente pulsada) e custo. A tabela 4 mostra os principais gases e misturas de proteo e suas aplicaes.

Tabela 4 Aplicaes recomendadas de alguns gases de proteo.


Gs de proteo Caractersticas do processo Globular Argnio Spray CP CO2, CO2-O2 Curto circuito Globular Spray CP Curto circuito Ar-(2025)%CO2 Globular Spray CP Dimetro do Eletrodo (mm) 1,0 4,0 0,8 1,6 0,8 2,0 0,5 1,4 1,6 4,0 0,7 1,2 1,6 4,0 0,7 2,0 0,5 1,4 1,6 4,0 0,8 4,6 0,8 1,6 Ao carbono Aos carbonos baixa, mdia e alta liga, inoxidveis Aos carbonos baixa, mdia e alta liga, inoxidveis Metais no Ferrosos (Al, Mg, Cu, Ni,...) Metais soldveis Espessura (mm) 3 10 3 - 40 1,5 - 40 0,5 5 4 - 10 1 50 5 - 50 1 - 50 0,8 50 3 50 2 50 1 - 50 Posies de soldagem Plana Todas, princ. plana Todas Todas Plana Todas Plana Todas Todas Plana Plana Todas

Ar-(1-5)%CO2

Obs.: CP corrente pulsada.

A soldagem MIG/MAG semi-automtica pode ser realizada com a tocha apontando para frente ou para trs em relao direo de soldagem com uma inclinao de at 25 (figura 9). No primeiro caso, o cordo tende a ser mais largo e raso e, no segundo caso, a penetrao maior. Como na soldagem com eletrodos revestidos, o posicionamento da tocha em relao junta e a sua correta manipulao so importantes. Este posicionamento e manipulao depende de vrios fatores como o tipo do material de base, a espessura da junta, o tipo de chanfro usado, parmetros e posio de soldagem. As figuras 9 e 10 mostram alguns exemplos.

17

18

Soldagem pelo processo GTAW ou TIG


A soldagem GTAW (Gs Tungsten Arc Welding) ou TIG obtm a unio de materiais metlicos pelo seu aquecimento e fuso localizados atravs de um arco eltrico estabelecido entre um eletrodo de tungstnio, no consumvel e a pea de trabalho (figura 1). A proteo do eletrodo e da poa de fuso contra a oxidao pelo ar feita por um gs inerte, geralmente argnio, hlio ou uma mistura destes.

Figura 1 regio do arco na soldagem TIG O equipamento bsico (figura 2) utilizado na soldagem TIG consiste de mesa de soldagem, fonte de energia (CC ou CA, dependendo do material a ser soldado) tipo corrente constante, cabos, tocha, eletrodo de tungstnio, fonte de gs de proteo com regulador de vazo, ferramentas e equipamentos de segurana. Um equipamento para facilitar a abertura do arco e, na soldagem com CA, a sua manuteno (em geral, um ignitor de alta freqncia) , tambm, usualmente usado. Em alguns equipamentos, existe um sistema de pedal para acionar e desligar o fornecimento de energia eltrica e de gs de proteo tocha e, durante a soldagem controlar o nvel de corrente.

Figura 2 equipamento bsico para soldagem TIG A fonte de energia pode apresentar diversas variaes em termos de projeto, capacidade e caractersticas operacionais. Em qualquer caso, contudo, esta deve ser capaz de fornecer um valor mdio de corrente aproximadamente constante, independente da

19

tenso de soldagem (geralmente entre 8 e 25 V). A faixa de ajuste de corrente pode variar dependendo da capacidade da fonte, mas, em geral, para a TIG, o equipamento deve ser capaz de fornecer um valor mnimo de corrente suficientemente baixo (em torno de 5 A). Fontes de energia com controle eletrnico podem fornecer, ainda, corrente pulsada ou de polaridade varivel (como CA convencional) com onda retangular. Os eletrodos so bastes de tungstnio puro ou com adio de xido de trio, lantnio ou zircnio e servem para conduzir a corrente at o arco eltrico. A faixa de corrente utilizvel para um eletrodo depende de seu tipo e dimetro e do tipo de polaridade da corrente de soldagem (tabela 1). Nesta tabela, o limite inferior de corrente est associado com a perda de estabilidade do processo e o limite superior com o desgaste excessivo ou a fuso do eletrodo. Os eletrodos com adio de xido, particularmente os torinados, apresentam maior capacidade de conduzir corrente. Estes eletrodos tendem, tambm, a apresentar arco mais estvel, com tenso ligeiramente menor, para um mesmo comprimento de arco, do que os eletrodos de tungstnio puro. Tabela 1 faixas de utilizao de eletrodos no processo TIG

A tocha sustenta e energiza o eletrodo de tungstnio e direciona o gs de proteo para a regio de soldagem (figura 3). Ela pode ser refrigerada a ar (para at 150 A) ou gua, sendo que, neste caso, pode ser usado um sistema de refrigerao de circuito fechado. A tocha usualmente possui um gatilho para iniciar e terminar a soldagem.

Figura 3 detalhe de uma tocha para soldagem TIG

A extremidade do eletrodo pode ser apontada com um esmeril. Este apontamento tende a ser mantido quando o eletrodo tem adio de oxido e auxilia a obteno de um arco mais estvel e rgido quando se trabalha com menores densidades de corrente. Em eletrodos de tungstnio puro, a ponta tende a se fundir e tornar-se hemisfrica quando a densidade de corrente aumenta. A forma da ponta do eletrodo pode ser uma varivel

20

importante, particularmente na soldagem mecanizada ou automtica, pois pode influir no formato do cordo de solda. O eletrodo colocado na tocha de modo que sua extremidade estende-se alm do bocal por uma distancia de cerca de um dimetro do eletrodo. Maiores extenses podem ser usadas para se conseguir uma maior visibilidade da poa de fuso e uma maior facilidade de se atingir pontos de fcil acesso, mas necessitam de uma maior vazo de gs para se conseguir uma proteo adequada. O bocal uma pea cermica ou metlica que adaptada na extremidade da tocha para direcionar o fluxo de gs de proteo para o arco e a poa de fuso. Eles fornecidos em diversos tamanhos e sua escolha depende do dimetro do eletrodo e do nvel de corrente que ser usado. Bocais menores permitem uma melhor visibilidade da poa de fuso, mas diminuem a extenso da regio protegida pelo gs. Um bocal muito pequeno pode se superaquecer e quebrar ou fundir. Metais mais reativos, que necessitam de uma melhor proteo, devem ser soldados com bocais maiores. Em geral, os dados fornecidos pelo fabricante do equipamento so uma boa referncia para a seleo do bocal. O gs de proteo , em geral, fornecido por cilindro de alta presso com regulador de vazo. A vazo de gs depende de sua composio, da velocidade de soldagem, das condies de ventilao no bocal de trabalho, da distancia do bocal pea, da posio de soldagem e do tipo de metal sendo soldado. Em principio, a vazo deve ser suficiente para garantir a proteo da regio de soldagem contra o ar atmosfrico. Por outro lado, uma vazo excessiva aumenta o custo da operao e, em casos extremos, pode tornar ineficiente a proteo devido turbulncia gerada pela passagem do gs em alta velocidade. O fluxo de gs usado na soldagem TIG fica normalmente entre 6 e 15 l/min. A corrente de soldagem uma das variveis mais importantes do processo tendo uma forte influncia na penetrao da solda. Maiores correntes causam uma maior penetrao permitindo a soldagem de chapas mais espessas ou um aumento na velocidade de soldagem. A tabela 2 mostra condies tpicas para a soldagem de ao carbono em juntas de topo com corrente contnua e eletrodo negativo. A tabela 3 mostra condies tpicas para a soldagem de alumnio com corrente alternada. Tabela 2 condies tpicas de soldagem TIG de ao carbono em juntas de topo.

21

O tipo de corrente e, se for o caso, a sua polaridade influenciam a distribuio de calor no eletrodo e na pea, a estabilidade do processo e a sua capacidade de remoo de filmes de xido da superfcie da pea. A forma mais usual de soldagem com CC e o eletrodo negativo. Nesta condio, o processo apresenta uma maior estabilidade e o calor transferido com maior intensidade para a pea (figura 4). Para a soldagem de metais ligas que apresentam uma camada superficial de xido refratrio (Al e Mg), contudo, comum o uso de CA. Neste caso, quando a pea fica ligada ao plo negativo do circuito eltrico, o arco capaz de remover a camada de xido da regio sendo soldada e, assim, garantir melhores condies para a formao da solda. Como a polaridade se inverte periodicamente, o uso de corrente alternada evita que o eletrodo seja superaquecido como ocorreria se fosse usada corrente contnua com o eletrodo negativo. Por outro lado, esta inverso de polaridade faz com que o arco apague periodicamente e, assim, o aumenta a sua instabilidade. Para evitar esse problema, usual se manter o ignitor de alta freqncia operando durante a soldagem com CA. Mais recentemente, com a introduo de fontes com controle eletrnico, foi desenvolvida a soldagem com corrente em onda retangular, a qual similar soldagem com CA (onda senoidal), mas apresenta uma melhor estabilidade e pode dispensar o uso do ignitor de alta freqncia. A queda de tenso no arco depende do tipo de corrente usado, do gs de proteo e, principalmente, do comprimento do arco. Este varia entre cerca de 1,5 a 5 mm dependendo das condies de acesso e de visibilidade da poa de fuso e do perfil desejado para o cordo de solda. Um maior comprimento de arco resulta em um cordo mais largo e de menor penetrao.

Tabela 3 condies tpicas de soldagem TIG de AL em juntas de topo com CA.

22

Figura 4 caractersticas da soldagem TIG relacionadas com o tipo e polaridade da corrente.

A abertura do arco para a soldagem TIG pode ser feita tocando-se a ponta do eletrodo na pea ou com auxilio do ignitor de alta freqncia. A primeira alternativa no , em geral, recomendada pois pode danificar a ponta do eletrodo ou contamin-lo junto com a pea. Uma vez iniciado o arco, o soldador mantm a tocha sobre o ponto de inicio da solda, realizando pequenos movimentos circulares com a tocha at a formao da poa de fuso (figura 5a). Uma vez que esta esteja formada, o soldador desloca a tocha ao longo da junta, mantendo a poa de fuso com um formato adequado, realizando, se necessrio, movimentos de tecimento e alinhamento a poa com metal de adio (figura 5b-e). Ao final do cordo, o arco extinto afastando a tocha (em sistema mais simples) ou atuando no gatilho da tocha ou no pedal para interromper o fornecimento de energia eltrica tocha. Neste caso, dependendo da sofisticao do sistema utilizado, a corrente pode ser reduzida lentamente para melhorar as condies de formao da cratera final do cordo e a vazo de gs mantida por um pequeno perodo de tempo aps o fechamento do arco para proteger do ar o eletrodo e a poa ainda aquecidos.

Figura 5 tcnica para soldagem TIG manual com metal de adio: a)desenvolvimento da poa de fuso; b)recuo da tocha; c)adio de material; d)afastamento da vareta; e)avano da tocha conduzindo a poa de fuso.

23

- Vantagens 1. Produz soldas de qualidade superior, geralmente livres de defeitos; 2. Est livre dos respingos que ocorrem em outros processos a arco; 3. Pode ser utilizado com ou sem adio; 4. Permite excelente controle na penetrao de passes de raiz; 5. Pode produzir excelentes soldagem autgenas ( sem adio ) a altas velocidades; 6. Utiliza-se de fontes de energia de baixo custo; 7. Permite um controle preciso das variveis da soldagem; 8. Pode ser usado em quase todos os metais, inclusive metais dissimilares;

- Limitaes e potenciais problemas


1. Taxas de deposio inferiores com processos de eletrodos consumveis; 2. H necessidade de maior destreza e coordenao do operador em relao ao eletrodos consumveis e MIG/MAG; 3. menos econmico que os processos de eletrodos consumveis para espessuras a 10 mm; 4. H dificuldade de manter a proteo em ambientes turbulentos; 5. Pode haver incluses de Tungstnio, no caso de haver contato do mesmo com a poa de soldagem; 6. Pode haver contaminao da solda se o metal de adio no for adequadamente protegido; 7. H baixa tolerncia a contaminastes no material de base ou adio; 8. Vazamento no sistema de refrigerao pode causar contaminao ou porosidade sopro ou deflexo do arco, como em outros processos;

- Materiais soldveis pelo processo


1. Aos carbono de baixa liga 2. Aos inoxidveis e ligas refratrias 3. Ligas de alumnio 4. Ligas de magnsio 5. Berlio 6. Ligas de cobre 7. Ligas de nquel 8. Ferro fundido

24

Das könnte Ihnen auch gefallen