Sie sind auf Seite 1von 10

SEXUALIDADE

Dbora, n. 08 e Iacy, n. 16 Informtica Turma B 1 Ensino Mdio

Salto 2000

2 SUMRIO

INTRODUO.............................................................................................................3 1 O SER ADOLESCENTE............................................................................................4 2 RELACIONAMENTO.................................................................................................7 3 GRANDES PROBLEMAS SOCIAIS.........................................................................9 BIBLIOGRAFIA..........................................................................................................10

INTRODUO

Adolescncia e sexo. Esta , provavelmente, uma das questes mais polmicas e discutidas relacionadas aos adolescentes. Mas por qu tanta polmica? Ser que assim to importante e obscura a vida sexual do adolescente? Ou essa polmica toda tm origem nos tabus da nossa sociedade? Seja qual for a resposta, o fato que na adolescncia que o jovem comea a ter contato com a sexualidade, principalmente pelo fato de a ao hormonal se desenrolar nesta fase da vida: ocorre o amadurecimento do corpo, o abandono das feies infantis, a aquisio de uma silhueta adulta, enfim.

1 O SER ADOLESCENTE

Como a adolescncia a fase do desenvolvimento humano situada entre a infncia e a idade adulta, ocorrem nela transies biolgicas, psquicas e sociais. A puberdade o termo que engloba as transformaes no corpo do adolescente. , portanto, na puberdade, que o corpo se modifica biolgico e fisicamente, e da modifica-se a forma de ver a vida e de entender as pessoas. Na realidade, adolescncia e puberdade se confundem: a puberdade traduz as mudanas biolgicas no corpo do jovem, e a adolescncia poderia ser definida como o conjunto de transformaes psicolgicas, fsicas e sociais. Como pode ser visto, muito difcil discernir adolescncia de puberdade. Entretanto, o que importa, que se entenda que esta uma fase marcante para o ser humano, tanto para o homem quanto para a mulher. Tudo o que ocorrer nesta etapa de vida em decorrncia das mudanas no corpo do indivduo, mais tarde se refletiro psicolgica e socialmente definindo a vida adulta deste. tambm na adolescncia que "pintam os primeiros grilos" na cabea das pessoas. Nesta fase da vida, os adolescentes, com sua nova forma de ver o mundo, comeam a olhar para si mesmos e, como que por via de regra, comparar-se com os outros: a incubao dos preceitos bsicos de nossa sociedade. Veja a seguir duas perguntas feitas por adolescentes, que retratam bem essa preocupao com a imagem prpria, retiradas do livro Sexo para adolescentes da Marta Suplicy: Querida Marta, Eu sofro muito, porque sou baixinha e meus peitos no cresceram. Acabo sobrando nas festas e me sinto muito mal. Quanto tempo isto vai durar? Um beijo da Joana (13 anos) Querida Marta, Eu estou meio sem graa de escrever esta carta, porque a minha pergunta pode ser boba. Mas para mim, um problema horrvel. Todos os meus amigos j tem plos, menos eu. Por que est demorando tanto para mim? Abraos de Marcos (13 anos)

5 1.1 Adolescncia Tal como j foi definido anteriormente, adolescncia o intervalo de vida que vai da infncia at que o indivduo se torne adulto. Ela abrange, normalmente, dos dez aos vinte anos, mas isso depende muito de cada pessoa e do meio em que vive. Atualmente, a adolescncia est sendo esmiuada e cada vez mais interessa-se por ela e se descobre seus segredos. No entanto, nem sempre foi assim. At muito pouco tempo atrs a adolescncia era uma obscuridade s. Era uma etapa da vida mistificada, cheia de preconceitos infundados sobre ela. O adolescente no era gente... era quase. Muitos dos tabus que os adolescentes e mesmo os adultos de hoje enfrentam, so resqucios da adolescncia de no muito tempo atrs. O preconceito vem se mantendo, mas gradualmente eliminado. Como resultado, hoje temos jovens mais informados e cientes de sua condio. Temos ainda, uma sociedade que os respeita e os trata como cidados, o que, de fato, o so.

1.2

Influncias na Vida Sexual A vida sexual de um adolescente e a maneira como ele v o sexo, so influenciadas

diretamente pelo que seus pais acham do assunto. A despeito de o sexo se constituir em um tabu, onde se cria uma barreira entre o dilogo aberto de pais e filhos, os jovens so, invariavelmente, influenciados por seus pais e familiares com quem tm um contato maior. Os adolescentes tambm so influenciados pelos colegas mais prximos, entretanto esses colegas tambm sofrem a influncia dos pais. V-se, ento que os pais so agentes ativos na formao sexual de um adolescente (assim como o so em todas as outras reas). O fato, que a que mora um grande problema. A maioria dos pais acha difcil falar de sexo com os filhos. Outros mostram-se ignorantes na rea da educao sexual, e esses, raramente, procuram se informar sobre o assunto. Em todo o caso, os pais podem passar informaes incorretas ou deturpadas aos filhos, ou ainda preconceituosas. Ademais, os pais sempre querem o melhor para os filhos. Entretanto, cabe a cada um deles julgar o que melhor para seu filho. Um julgamento errado pode ser ainda mais desastroso. Concluso: a cabea dos adolescentes fica cada vez mais confusa.

6 1.3 Finalmente Sexo! Agora, dispondo de mais informaes acerca de como o adolescente encara o sexo antes de realiz-lo, podemos falar mais sobre a relao existente entre o adolescente e a prtica do sexo. J abordamos a importncia da primeira vez para o adolescente. Ela como que um marco entre duas fases da vida. No via de regra que algum perca a virgindade na adolescncia, mas o que normalmente ocorre. Pesquisas mostram que a maioria dos adolescentes tem sua primeira relao sexual at os dezesseis anos. Ao fazer sexo pela primeira vez, o adolescente, mesmo que inconscientemente, passa para o "lado" dos que j fizeram sexo. sabido que uma das caractersticas mais marcantes do adolescente, e no s dele como do ser humano em geral, o fato deles andarem em bando. Grupos com caractersticas ou objetivos comuns, e grupos esses que discriminam quem no faz parte dele. O ter feito, ou no, sexo uma linha divisria de tais grupos. Veja este depoimento extrado da revista Capricho (nmero 11 - novembro de 1994): Quanto vida sexual ativa de um adolescente, ela, assim como a de um adulto, implica em muitas responsabilidades. No caso dos adolescentes, o que acontece que, pelo fato de o sexo ser uma experincia relativamente nova, eles no sabem como agir em grande parte das situaes. Logo, tais responsabilidades nem sempre so satisfeitas, gerando problemas imprevistos como a gravidez e doenas sexualmente transmissveis. No pode se esquecer, tambm, que o adolescente to, ou mais suscetvel problemas relacionados ao desempenho sexual, como a frigidez ou a impotncia, quanto qualquer outra pessoa. Mas num adolescente, que est passando pela fase de auto afirmao, tais problemas tem repercusses psicolgicas serssimas... v-se a fragilidade do adolescente em relao novidade ou a coisas desabituais.

2 RELACIONAMENTO

2.1

Amor O amor s vem despontar mesmo, na adolescncia. nesta fase da vida que se associa o amor puro e romntico, que j se sentia desde a

infncia, com o desejo carnal. Alm do que, assim como tudo na adolescncia, o amor tambm exagerado. Na adolescncia morre-se de amor, apaixona-se, fica-se cego, surdo e mudo por este sentimento. Alm disso o que mais podemos falar sobre o amor, este sentimento to subjetivo e pessoal... quem somos ns!

2.2

Namorar ou Ficar Este assunto, atualmente, est dando o que falar. Namorar, ou ficar com? Namorar todos

j sabemos o que . Mas e o ficar com? Ficar com exatamente isso: voc conhece algum e, num relacionamento mais efmero, impossvel, passa um tempo com esta pessoa... depois, no precisa nem se ver de novo. O ficar com est escandalizando: o cmulo do liberalismo, dizem alguns. Outros vo alm, e dizem que a banalizao do prprio corpo ou mesmo uma represso sexualidade! Os jovens de atualmente , ficam com uma naturalidade espantosa. No ficar com, para eles, o que no normal numa festa, por exemplo. O problema em ficar com , para alguns psiclogos, que liberalismo que ele traz consigo, acaba sendo falso, na medida que emposto aos adolescentes pelo grupo, que ele fique com o maior nmero de pessoas possvel. Com isso, certas pessoas que no se acham preparadas, ou mesmo no gostam da idia de ficar com, acabam sendo excludas do grupo, ou foradas a ficar com algum. Os adolescentes se defendem, dizendo que uma das vantagens do ficar com, que dessa maneira eles resolvem o medo de se machucar, de se envolver com a pessoa e no ser correspondido.

8 Mas ser que verdade que assim no se machuca. A partir da era do ficar com , os adolescentes se dissociaram em mais dos grandes grupos. Aquele dos que preferem ficar, e a dos que preferem namorar. Quem prefere namorar mais intolerante do que quem tem preferncia por ficar. Por isso quem fica muito ganha o ttulo de galinha, no caso das mulheres, ou de garanho para os homens ( e a v-se o machismo de nossa sociedade ). Ento o fato de no se machucar relativo, pois a moeda tem duas faces. Bem, a pergunta est no ar. Para aqueles que preferirem ficar com e se sentirem bem fazendo isso, que fiquem. Para aqueles que preferirem namorar... estejam a vontade.

2.3

Casamento Os casamentos durante a adolescncia esto ficando a cada dia mais comuns. Assim

como os divrcios. J foi dito que os adolescentes so muito impulsivos. No entanto, se esses casamentos so frutos da impulsividade ou do amor verdadeiro e ciente, no nos cabe avaliar. O fato que, se existe disposio, vontade e coragem, que casem os jovens... e que se espere que saiba o que esto fazendo. Afinal, que se h de fazer.

3 GRANDES PROBLEMAS SOCIAIS

3.1

Abuso Sexuais So inmeros os casos de abusos sexuais envolvendo adolescentes, e na grande maioria

das vezes, eles envolvem mulheres. O abuso sexual um problema social serssimo e que mais comum do que se pensa. E o que pior, em 90% dos casos de abuso, o agressor no um estranho vtima. Abusar sexualmente de algum, um comportamento hediondo e que, normalmente, vem acompanhado de agentes como o lcool, drogas, promiscuidade e perverses sexuais.

3.2

Prostituio Tambm crescente o nmero de adolescentes que se prostituem, no Brasil. A

prostituio atualmente maior do que muita gente pensa. Trata-se de um fato lamentvel que atinge as camadas mais necessitadas da populao, onde devido a falta de oportunidade no mercado de trabalho, prostituem-se garotas, e at rapazes menores de idade para ajudar no oramento familiar. Igualmente com prostituem-se cada vez mais adolescentes no pas, tambm aumenta a quantidade de garotas mandadas clandestinamente para fora do Brasil, para se prostiturem em outro pases.

10

BIBLIOGRAFIA

SUPLICY, Marta. Sexo para adolescentes. So Paulo: FTD, 1988. COSTA, Moacir. Sexualidade na adolescncia. So Paulo: L&PM, 1994.

Das könnte Ihnen auch gefallen