Sie sind auf Seite 1von 12

CENTRO PAULA SOUZA ETEC Osasco II- Vila dos Remdios

Aline Alves Aline Ventura Barbara Bertechini Kallyne Alves Guado Rebeka Figueiredo 3 QT

Produo de Shampoo Sem Sal

Osasco, 2013

Aline Alves, Aline Ventura, Barbara Bertechini, Kallyne Alves Guado, RebekaFigueiredo

Produo de Shampoo Sem Sal

Relatrio tcnico apresentado como requisito parcial para obteno de aprovao na disciplinaTecnologia dos Processos Industriais I, no Curso de Qumica, na Instituio de Ensino ETEC Osasco II- Vila dos Remdios. Professores: Maira e Cludio.

Osasco, 2013
2

RESUMO

Este trabalho apresenta o relatrio de produo de shampoo sem sal, feito em laboratrio por alunos do ensino tcnico de qumica. O objetivo relatar a produo, esclarecendo os mtodos e materiais utilizados, discutindo os resultados ao final do trabalho.

Palavras-chave: Relatrio tcnico-cientfico. Produo Shampoo Sem Sal.

SUMRIO

1 INTRODUO.................................................................................................05 2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................08 2.1 OBJETIVO GERAL.......................................................................................08 2.2MATERIASIS UTILIZADOS...........................................................................08 2.3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS........................................................08 2.4 RESULTADOS..............................................................................................09 3 CONCLUSES................................................................................................10 REFERNCIAS.................................................................................................. 11 ANEXOS.............................................................................................................12

1. INTRODUO

O xampu (portugus brasileiro) ou champ (portugus europeu) (shampoo em ingls, como tambm conhecido e como geralmente se v nas embalagens) tem a finalidade de cuidar do cabelo, e consiste em um produto utilizado principalmente para remover leo do cabelo, sujeira, pele morta do couro cabeludo que se agregam ao cabelo com o tempo. A palavra xampu data de 1877, e sua origem acredita-se vir da palavra Hindi (idioma indiano), chhamna, que significa apertar, amassar, fazer massagem. Durante os estgios iniciais de concepo do xampu, cabeleireiros ingleses aqueceram sabo em gua com bicarbonato de sdio e adicionaram ervas para darem ao cabelo sade e aroma. O shampoo sem sal tem a finalidade de serem menos agressivos aos cabelos, principalmente para aqueles que esto debilitados por processos qumicos ou coloraes, bem como por agresses externas, como sol, poeira, umidade, entre outros. Porm, os shampoos sem sal no se diferenciam muito dos outros. Quando um shampoo vem escrito nos rtulos sem sal, significa que voc no vai encontrar o cloreto de sdio (sal de cozinha) na formulao, mas tem lauril que tambm um sal. A desvantagem que o shampoo com sal pode causar que, se usado em excesso, pode irritar os olhos, a pele e o couro cabeludo.O sal, na verdade, usado para produo de espuma no cabelo. Os fabricantes de shampoo sem cloreto utilizam outro tipo de agente espessante, responsvel por dar a consistncia e ajudar na formao de espuma.

Estruturas e Funes nos Shampoos 1) Texapon HBN (Lauril ter sulfato de sdio) Caracterstica: um tensoativo aninico dos mais empregados na Indstria de Cosmtica e Farmacutica pelas suas propriedades e versatibilidade. Apresenta-se na forma de um lquido incolor e transparente na temperatura ambiente, podendo turvar ou ser cristalizar em temperatura abaixo de 5C. de origem sinttica, mais a principal matria prima de origem natural, obtida dos cidos graxos de cco, babau ou palmiste. Funo: Tem alto poder de divergncia, espuma e limpeza, sendo utilizado nas formulaes cosmticas de shampoos de todos os tipos e formas (shampos perolados, transparentes, anti-caspas, condicionadores, etc...), sabonetes lquidos, espuma de banhos, shower gel, creme de barbear, creme dental, sabonete lquido
5

anticptico para linha hospitalar, loes anticpticas de limpeza, sal de banho lquido, etc. Estrutura Qumica:

2) Dietanolamina de Coco: Caracterstica: um agente espessante e reengordurante para formulao de shampoos, emulses e banhos de espuma, dando estabilidade de espuma. Quando empregado em preparaes cosmticas, contendo tensoativos, tais com shampoos, sabonetes lquidos e banhos de espuma, apresenta propriedades espessantes, reengordurantes e estabilizadoras de espuma. Funo: Reduz a quantidade de sal que seria necessria para espessar o shampoo. Isto traz vantagens como excelente ao espessante; estabilizao de espuma; melhoria da solubilidade de essncias no sistema; proteo contra, desengorduramento excessivo.A funo estabilizante da espuma especialmente efetiva quando h presena de gorduras, as quais inibem fortemente a formao e estabilizao da espuma. O cabelo sujo um sistema que se encontra nestas condies. Estrutura Qumica:

3)Metilparabeno( Nipagin): Caractersticas: O metilparabeno tambm conhecido pela marca Nipagin um ster metlico do cido 4-hidroxibenzico que contm, no mnimo, 98% e, no mximo 102% de C8H8O3 utilizado como conservante. Funo: Possui ao contra a maioria das bactrias, fungos e leveduras.

Estrutura Qumica:

4) Anftero Betanico: Caractersticas: Um tensoativo (agente espumante), usado em produtos mais suaves e menos irritantes.O anftero bastante compatvel com as estruturas biolgicas, no agredindo pele e s mucosas, o que permite a obteno de formulaes de baixa irritabilidade. Funo: (Coco amido propilbetana) Agente tensoativo, proporciona a remoo de sujeiras dos cabelos e tambm mantm o nvel de espumas ideal durante a lavagem dos mesmos. Estrutura Qumica:

2. DESENVOLVIMENTO 2.1. OBJETIVO GERAL

Produzir, em escala laboratorial, shampoo sem sal a partir de matrias primas, a fim de aplicar os conhecimentos sobre produo do mesmo.

2.2.

MATERIAIS UTILIZADOS

2.2.1. Matrias- primas: 1) Lauril ter sulfato de sdio- 250 mL 2) Corante a base de gua- q.s.; 3) Essncia- 10ml; 4) Dietanolamina de coco- 40 mL a 360 mL 5) Agua deionizada- 650ml; 6) Nipagim- 1g (1 colher de caf); 7) cido Ctrico 10% lquido- a gosto; 8) Anftero betanico- 100 mL.

2.2.2. Materiais: 1) Becker; 2) Indicador de pH; 3) Esptula de silicone ou colher de inox ou basto de vidro; 4) Potes para armazenamento.

2.3.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

50 mL de gua foram separados e dissolvidos com Nipagem. Foi colocado Lauril ter, Dietanolamina, cido ctrico e gua deionizada e mexidos sempre no mesmo sentido de 5 a 10 minutos at que ficasse liso; Foi adicionado o Nipagim j dissolvido; Foi colocada a essncia e algumas gotas de corante; O anftero utilizado para engrossar o shampoo, porm, pela falta da matria, utilizamos mais Dietanolamina, que teve a mesma funo do anftero; O shampoo foi armazenado e guardado.

2.4.

RESULTADOS

A partir do procedimento realizado, foi obtido o shampoo sem sal. O grupo teve de fazer alguns ajustes para que o produto ficasse como esperado. Um dos ajustes foi a colocao de mais Dietanolamina para engrossar e dar viscosidade ao produto, devido a falta anftero betanico. Outros ajustes foram feitos ao observar o pH do produto. De incio o pH indicava que o produto estava bsico e ao ser adicionado mais cido, o produto se tornou muito cido e o grupo teve de fazer certos ajustes para que fosse alcanado o pH desejado (neutro).

3. CONCLUSO Seguindo o procedimento,com alguns ajustes, foi concluda a produo de Shampoo. O shampoo obtido alcanou os objetivos esperados, em questo de viscosidade, cheiro e os outros fatores.

10

4. REFERNCIAS

Pgina sobre cosmticos http://vilamulher.terra.com.br/shampoo-sem-sal-ummito-2-1-12-334.html. Acessada em 27 de Abril de 2013. Pgina com contedo referente ao shampoo http://pt.wikipedia.org/wiki/Xampu. Acessada em 27 de Abril de 2013. Pgina com contedo referente aos compostos do shampoo http://cdn.fagron.com.br/doc_prod/docs_2/doc_178.pdf. Acessada em 27 de Abril de 2013. Pgina com contedo referente aos compostos do shampoo http://www.sabaoeglicerina.com.br/dietanolamina-de-coco---amida-90---kgp490. Acessada em 27 de Abril de 2013. Pgina com contedo referente aos compostos do shampoo http://www.imperiodobanho.com.br/nipagim-metilparabeno-p185. Acessada em 27 de Abril de 2013. Pgina com contedo referente aos compostos do shampoo http://www.styllus.omc.com.br/dicas/materias.htm. Acessada em 27 de Abril de 2013. Pagina com contedo referente a utilizao do shampoo http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/como-agem-os-xampus-econdicionadores-em-seu-cabelo.html. Acessada em 27 de Abril de 2013. Pagina com contedo referente a utilizao do sal no shampoo http://passaneura.com/2010/12/shampoo-com-sal-ou-sem-sal-opiniaoprofissional-sobre-as-verdades-e-mitos-sobre-o-tema-por-franco-sanabria/. Acessada em 27 de Abril de 2013.

11

5. ANEXOS 1) Qual a ao do shampoo? (Princpio Ativo) A funo do shampoo retirar resduos de produtos, oleosidade, suor e poeira dos fios.Quando o cabelo est sujo, ele contm leo em excesso e uma srie de partculas de poeira e outras sujeiras que aderem superfcie do cabelo. Esta mistura , geralmente, insolvel em gua - da a necessidade de um xampu para o banho. O surfactante ajuda a solubilizar as sujeiras, e lava o cabelo. 2) Porqu do sal no shampoo? O sal apenas um espessante no shampoo, algo que ajuda a dar a consistncia e fazer o produto passar de detergente shampoo. Sua frmula pura o cloreto de sdio, que ao ser misturado com o resto dos ingredientes se devolve completamente. Se no houvesse sal nos shampoos no haveria espuma e textura cremosa.

12

Das könnte Ihnen auch gefallen