Sie sind auf Seite 1von 29

REDE METODISTA DE EDUCAO DO SUL FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA - FAMES CURSO DE ADMINISTRAO

Rafaela Pozzer de Souza

PROPOSTA DE UTILIZAO DA CURVA ABC NA EMPRESA SISLIMPA

Santa Maria 2012

Rafaela Pozzer de Souza

Proposta de utilizao da Curva ABC na empresa Sislimpa

Relatrio de Estgio III apresentado ao Curso de Administrao da Faculdade Metodista de Santa Maria, como requisito parcial para obteno do grau de Bacharel em Administrao. Orientadora: Prof. Ms. Mrcia Bandeira Landerdahl

Maggioni

Santa Maria 2012 2

SUMRIO

1 INTRODUO.......................................................................................... 1.1 Problema da pesquisa ........................................................................ 1.2 Objetivos .............................................................................................. 1.2.1 Objetivo geral ..................................................................................... 1.2.2 Objetivos especficos ......................................................................... 1.3 Justificativa ......................................................................................... 2 REVISO DA LITERATURA ................................................................... 2.1 Administrao de materiais ............................................................... 2.2 Compras .............................................................................................. 2.3 Estoque ................................................................................................ 2.4 A curva ABC usada no gerenciamento de estoques ....................... 3 A EMPRESA ............................................................................................ 3.1 Histrico .............................................................................................. 3.2 Misso .................................................................................................. 3.3 Viso .................................................................................................... 3.4 Valores ................................................................................................. 3.5 Estruturas societria e organizacional ............................................ 3.6 Relatrio dos itens e curva ABC ....................................................... 4 CONSIDERAES FINAIS .................................................................... REFERNCIAS ..........................................................................................

4 5 5 5 5 5 7 7 8 9 11 13 13 16 16 16 17 18 26 28

1 INTRODUO A administrao um processo ou atividade dinmica, que consiste em tomar decises sobre objetivos e recursos. E nos ltimos anos vem demonstrando grande evoluo das organizaes e da sociedade. Pode-se destacar que, desde a administrao cientfica at o momento atual, a cincia contribuiu para a consolidao da sociedade. A principal meta de uma empresa maximizar lucros sobre o capital investido, sejam em equipamentos, financiamentos de vendas, reserva de caixa, estoque, entre outros. Com isso, espera-se que o capital que est investido em estoques seja facilitador necessrio para a produo e o bom atendimento ao cliente. Para que os estoques atendam a esta expectativa, a administrao de materiais se preocupa com as compras de mercadorias, se esto disponveis no momento correto para atender as necessidades da operao, que os produtos sejam comprados pelo menor preo e que a entrega seja mais rpida, com maior prazo de pagamento, deve fazer parte da estratgia de estoques. A estratgia de estoques o conjunto de atos diretivos que estabelecem, de forma global e especfica, os princpios, diretrizes e normas relacionadas ao gerenciamento. A maior preocupao das empresas est na gesto de estoques para manter o equilbrio entre as diversas variveis componentes do sistema. O sucesso empresarial resultado de uma srie de decises estratgicas que atua em todos os departamentos da empresa. Em todas as reas, presencia-se uma verdadeira revoluo em termos de disponibilidade de informao e meios de comunicao eficazes e eficientes. Por este lado, dois aspectos so apontados como relevantes para a permanncia das organizaes no ambiente em que esto inseridos. O primeiro tem relao em prever o futuro que fornecer indicaes de caminhos seguros para a organizao trilhar. O segundo inclui a capacidade da organizao em agregar valor dos produtos e servios, o que leva a organizao a gerenciar no s aspectos financeiros, mas tambm qualidade, inovao, entre outros atributos. Este estudo apresenta em ordem no primeiro captulo a introduo, problema da pesquisa e objetivos, no segundo captulo a reviso de literatura enfocando subtemas do assunto abordado, no terceiro captulo descrito a caracterizao da 4

empresa, no quarto captulo se tem as consideraes finais. E por fim as referncias que foram utilizadas para a elaborao deste relatrio de estgio.

1.1 Problema da pesquisa

Como poderia ser implementado a curva ABC na empresa Sislimpa?

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo geral

Este trabalho de estgio III tem como objetivo geral propor a implementao da curva ABC nos produtos, partindo de uma aplicao em duas categorias de produtos da empresa Sislimpa.

1.2.2 Objetivos especficos

Os objetivos especficos so os seguintes: Descrever o processo de estoque atual conforme o software utilizado na Sislimpa; Identificar os processos de entrada e sada dos produtos da Sislimpa; Propor a implementao da curva ABC no estoque da Sislimpa; Sugerir melhorias no sistema de controle do estoque da Sislimpa.

1.3 Justificativa

A administrao de estoque esta preocupada em definir o tamanho, modelo e segurana de seus estoques, buscando a organizao de seus produtos e atendendo a necessidade de seus clientes. Um estoque passa por vrios estgios da produo ate a venda final do produto. Os administradores tm valorizado o controle de estoques como influncia na produtividade e no crescimento da empresa.

Planejar e controlar custos so mecanismos que podem garantir a sobrevivncia das organizaes, desta forma surge assim importncia do gerenciamento do estoque. Na empresa SISLIMPA, pode-se dizer que seus produtos esto estocados de forma organizada e com facilidade para o seu encontro, separados por grupos. Todos os produtos encontram-se cadastrados no sistema da empresa, deixando assim disponvel o estoque para todos os funcionrios. A contagem do estoque fsico deve-se igualar a contagem do estoque do software utilizado. Para isso toda mercadoria que entra e que sai da empresa precisa ter uma conferencia rgida. Para que isso acontece, irei propor a implementao da curva ABC em um grupo X de itens da empresa para mostrar atravs dela a importncia de separar, faturar, entregar e realizar corretamente a contagem de estoque. Qualquer item no estoque da empresa tem sua importncia, pode ter grande sada ou no, ser caro ou barato. Quero que os funcionrios responsveis do estoque saibam que aquele produto que sobrou para a empresa faltou para o cliente em questo financeira ao entregar trocado um produto, evitando assim uma imagem negativa da empresa. O presente trabalho proporciona o desenvolvimento e a aplicao de conhecimentos adquiridos no curso de Administrao at o presente momento alm da experincia prtica para o aluno.

2 REVISO DA LITERATURA

A reviso de literatura um item de muita importncia para um estgio, pois nela encontram-se uma leitura a respeito da cincia da administrao e sua histria, assim como informaes j existentes referentes ao tema e ao assunto deste trabalho. As informaes expressas neste tpico servem para dar fundamentao terica e validao para o estgio.

2.1 Administrao de materiais

A administrao de materiais tem como responsabilidade o planejamento do fluxo de materiais e seus objetivos principais envolvem maximizar a utilizao dos recursos da empresa e fornecer o nvel requerido de servio ao consumidor. Para Martins e Alt (2006),
a administrao dos recursos materiais engloba a sequncia de operaes que tem seu incio na identificao do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e condicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuio ao consumidor final (MARTINS; ALT, 2006, p. 4).

A sequncia de operaes desde a identificao do fornecedor at o consumidor final relacionada da seguinte forma, segundo Martins e Alt (2006), conforme a Figura 1.

FIGURA 1 - Ciclo da administrao de materiais Fonte: Martins e Alt (2006, p. 5).

Para Chiavenato (2005), a administrao de materiais envolve a totalidade dos fluxos de materiais da empresa, desde a programao de materiais, compras, recepo, armazenamento no almoxarifado, movimentao de materiais, transporte interno e armazenamento no deposito de produtos acabados. Conforme Arnold (1999) a administrao de materiais deve planejar as propriedades da empresa para atender a demanda de consumidores e custo mnimo. Para Martins e Alt (2006), os enfoques dos administradores de materiais so dirigidos administrao de recursos, sistemas de controle e de informaes e processos. A administrao de recursos uma parte baseada em tcnicas que integram os elementos de tecnologia de manufatura e otimizao na integrao de pessoas e na utilizao de materiais e instalao ou equipamentos. Pozo (2010) salienta que o objetivo maior da administrao de materiais prover o material certo, no local de produo certo, no momento certo e em condies utilizvel ao custo mnimo para a plena satisfao do cliente. Na administrao de materiais a logstica quem coordena a estocagem, transporte, armazns, inventrios e toda a movimentao dos materiais dentro da fbrica at a entrega dos produtos acabados ao cliente.

2.2 Compras

A funo de compras nas empresas tem sido desenvolvida com tcnicas cada vez mais sofisticadas. Em relao ao processo de compras, geralmente, dito que essa uma responsabilidade exclusiva do departamento de compras, porm essa funo bem mais ampla. Todos os departamentos da empresa se envolvem. Para Martins e Alt (2006, p. 82), a funo compras vista como parte do processo de logstica das empresas, ou seja, como parte integrante da cadeia de suprimentos . O setor de compras tem como finalidade a aquisio de materiais, componentes e servios para suprir as necessidades da empresa e dos clientes. Segundo Arnold (1999, p. 207) abrange em poucas palavras: obter o material certo, nas quantidades certas, com a entrega correta (tempo e lugar), da fonte correta e no preo certo so todas funes de compras. Conforme Chiavenato (2005) as compras ocorrem atravs de um ciclo: 8

O ciclo de compras composto de cinco etapas principais: 1. Anlise das OCs recebidas. 2. Pesquisa e seleo de fornecedores. 3. Negociao com o fornecedor selecionado. 4. Acompanhamento do pedido (follow-up). 5. Controle do recebimento do material comprado (CHIAVENATO, 2005, p.103).

A empresa identifica e seleciona os fornecedores com quem ir ter uma importante ligao com o setor de compras, tanto na compra de produtos novos como de produtos rotineiros. Para Francischini e Gurgel (2002), os fornecedores so tratados pelo servio ou compras em duas fases distintas: a primeira seria o contato inicial; posteriormente, vem a manuteno do relacionamento necessrio com um fornecedor habitual.

2.3 Estoque

Os estoques so materiais e suprimentos que uma empresa ou instituio mantm, seja para vender ou para fornecer insumos ou suprimentos para o processo de produo. Chiavenato (2005) define estoque como a composio de materiais matrias primas, materiais em processamento, materiais semiacabados, materiais acabados, produtos acabados que no utilizada em determinado momento na empresa, mas que precisa existir em funo de futuras necessidades. Segundo Martins e Alt (2006), Ronald H. Ballou afirma que em sistemas logsticos os inventrios de manuteno de estoque, so mantidos para: Melhorar o servio ao cliente; Economia em escala; Proteo contra mudanas de preos em tempos de inflao alta; Proteo contra incertezas na demanda e no tempo de entrega; Proteo contra contingncias.

medida que os estoques vo sendo utilizados, seu valor se converte em dinheiro, o que melhora o fluxo de caixa e o retorno sobre o investimento. Existe um custo de estocagem dos estoques, que aumentam os custos operacionais e diminui os lucros. Conforme Martins e Alt (2006, p.173),

Atender aos clientes na hora certa, com a quantidade certa e requerida, tem sido o objetivo da maioria das empresas. Assim, a rapidez e presteza na distribuio das mercadorias assumem cada vez mais um papel preponderante na obteno de uma vantagem competitiva duradoura (MARTINS; ALT, 2006, p. 173).

Considerando que existem vrios motivos para a criao de estoques da mesma forma existem para a extino destes, deve-se trabalha-los de forma racional e equilibrada, reduzindo-os ao mnimo possvel sem comprometer o mximo de benefcios que o estoque pode oferecer. Em seguida sero apresentados os objetivos e custos de estoque. O objetivo dos estoques minimizar a custo total que a somatria dos custos de manuteno de estoques, custos de aquisio e de falta de estoques. Para Chiavenato (2005), os custos de estoques dependem de duas variveis: a quantidade em estoque e o tempo de permanncia em estoque. Quanto maior a quantidade e quanto maior o tempo de permanncia, tanto maiores sero os custos de estoque. Para Arnold (1999), os custos utilizados nas decises sobre a administrao de estoques podem ser divididos em custos por item, custos de manuteno, custos de pedidos, custos de falta de estoque. O preo pago por um item comprado consiste no custo deste item, que inclui o material direto, a mo-de-obra direta e custos indiretos de fabricao. Estes custos so obtidos geralmente junto ao departamento de compras ou com o departamento de contabilidade. O custo de manuteno de estoque considerado de suma importncia para garantir competitividade, com isto as empresas devem estar conscientes dos custos para manter estoques. De acordo com Arnold (1999, p. 274), o armazenamento do estoque requer espao, funcionrios e equipamentos. medida que aumenta o estoque, aumentam tambm os custos relacionados ao estoque. Conforme Francischini e Gurgel (2002, p. 167),
custo de pedido o valor gasto pela empresa para que determinado lote de compra possa ser solicitado ao fornecedor e entregue a empresa compradora. Ainda para o autor, o custo de pedido, refere-se aos custos administrativos e operacionais da rea de Compras.

Para Arnold (1999, p. 275), os custos de pedidos so aqueles associados emisso de um pedido ou para a fbrica ou para um fornecedor. O custo da emisso de um pedido no depende da quantidade pedida". Pode-se dizer que uma ordem de 10

compra envolve custos que originam no custo do pedido, como o transporte, custo de manuseio e por fim o preo da mercadoria. A falta de estoque segundo Arnold (1999), pode ser potencialmente cara para a empresa por causa dos custos de pedidos no atendidos, de vendas perdidas e de clientes perdidos. Esse tipo de custo difcil de ser calculado com preciso. Isso faz com que as empresas optem por estratgias de atendimento diretamente pelo estoque disponvel. Conforme Pozo (2004), o controle de estoque exerce grande influncia na rentabilidade da empresa, na qual pequenos erros acarretam prejuzos, portanto, o nvel de estoque a ser adotado fundamental para o sucesso da empresa. O controle do nvel de estoque segundo Pozo (2004) esta associado previso da demanda quanto poca em que se realizar, como tambm em relao quantidade. No mercado h softwares prontos para calcular os nveis de estoque previstos. Para controlar melhor o nvel de estoques, a seguir ser descrita a forma de usar a curva ABC no gerenciamento de estoques. 2.4 A curva ABC usada no gerenciamento de estoques

A classificao ABC uma importante ferramenta que ajuda a examinar estoques, permitindo a identificao dos itens que justificam ateno e tratamento adequados quanto a sua administrao. um mtodo que consiste separar em trs grupos ABC, classificando-os de acordo com os seus valores monetrios ou suas quantidades. Segundo Pozo (2004), na administrao de materiais, a curva ABC tem seu uso mais especfico para estudos de estoques de acabado, vendas, prioridades de programao da produo, tomada de preos em suprimentos e dimensionamento de estoque. Conforme Martins e Alt (2006), a anlise da curva ABC consiste na verificao, em certo espao de tempo (normalmente 6 meses ou 1 ano), do consumo, em valor monetrio ou quantidade, dos itens do estoque, para que eles possam ser classificados em ordem decrescente de importncia. Aos itens mais importantes de todos, segundo a tica do valor ou da quantidade, d-se denominao de itens da classe A; aos intermedirios, itens da classe B; e aos menos importantes, itens da classe C. 11

Para Slack, Chambers e Johnston (2002, p. 402), os itens com movimentao de valor particularmente alto demandam controle cuidadoso, enquanto aqueles com baixas movimentaes de valor no precisam ser controlados to rigorosamente". atravs da curva ABC que se pode conhecer, portanto, a ordem de prioridade de uma lista de estoques, tornando possvel estabelecer uma poltica de gesto, definindo procedimentos e critrios especficos, de ao administrativa, capazes de melhorar o desempenho da organizao. Sendo assim, constatar-se- que uma pequena economia obtida na administrao do estoque dos itens classe A significar para a empresa muito mais do que uma grande economia nos itens classe C, conforme alude Jacobsen (2006). Entretanto a lgica da curva ABC deve ser usada com certos cuidados. Alguns itens de estoque, independentemente da classe (A, B ou C) a qual pertencem, apresentam particularidades que exigem tratamentos diferenciados dos demais. Portanto, uma anlise ABC preparada frequentemente para determinar o mtodo mais econmico para controlar itens de estoque, pois, atravs dela torna-se possvel reconhecer que nem todos os itens estocados merecem a mesma ateno por parte da administrao ou precisam manter a mesma disponibilidade para satisfazer os clientes. Assim, conduzir uma anlise ABC com frequncia um passo muito til no projeto de um programa de ao para melhorar a desempenho dos estoques, reduzindo tanto o capital investido em estoques como os custos operacionais (JACOBSEN, 2006). Em suma, inegvel a utilidade da aplicao do princpio ABC aos mais variados tipos de anlise onde se busca priorizar o estabelecimento do que mais ou menos importante num extenso universo de situaes e, por consequncia, estabelecer-se o que merecem mais ou menos ateno por parte da administrao, particularmente no que diz respeito s atividades de gesto de estoques.

12

3 EMPRESA

Existem muitas organizaes, dos mais variados fins, cada uma com suas particularidades, caractersticas e objetivos. Segundo Chiavenato (1993, p. 1),
o mundo de hoje uma sociedade composta de organizaes. Todas as atividades voltadas para a produo de bens (produtos) ou para a prestao de servios (atividades) so planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro das organizaes. Todas as organizaes so constitudas de pessoas e de recursos no humanos (como recursos fsicos e materiais, recursos financeiros, recursos tecnolgicos, recursos mercadolgicos, etc.). vida das pessoas das organizaes e estas dependem do trabalho daquelas (CHIAVENATO, 1993, p. 1).

A seguir apresenta-se o histrico da empresa Sislimpa que foi fundada em 18 de novembro de 2004 que em 8 anos de atividade estruturou-se e desenvolveu-se, nos dias de hoje, apresenta uma estrutura bem maior do que a iniciada.

3.1 Histrico

A Sislimpa - Sistemas de Higiene uma empresa de pequeno porte, que atua com capital fechado e est inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas (CNPJ) sob o n 07.119.129/0001-62, tendo como razo social F. Pozobon Sistemas de Higiene e Limpeza Ltda.. A empresa foi fundada em 18 de novembro de 2004, iniciando suas atividades na Rua Felix Monteiro, n 98, Bairro Patronato, em Santa Maria/RS. Com o crescimento e desenvolvimento da empresa houve a necessidade de melhorar e ampliar suas instalaes, assim no ano de 2010 a Sislimpa mudou-se para uma nova sede, no seguinte endereo: Avenida Evandro Behr, n 1611, Bairro Camobi. A fim de cumprir seu propsito, a empresa atua no setor de produtos de higiene e suprimentos institucionais (higiene, limpeza, material de escritrio e equipamentos de proteo individual) nas regies noroeste, sul, fronteira, centro e campanha do Rio Grande do Sul. Sua principal atividade distribuir produtos de higiene institucional, ou seja, produtos de alto desempenho para uso em empresas e locais de grande circulao de pessoas, tendo como principal produto o papeltoalha. 13

Para a consecuo de seus objetivos, a Sislimpa tem como processo principal do negcio a distribuio e venda de suprimentos. Visando fornecer o suporte ao processo principal do negcio, existem quatro processos de apoio: Diretoria Geral, Coordenadoria de Vendas, Coordenadoria Administrativa e a Coordenadoria Operacional. As atividades so exercidas na sede da empresa, no endereo acima citado. Alm disso, trabalha com um sistema de representaes nas regies noroeste, sul, fronteira, centro e campanha do Rio Grande do Sul. Para a execuo de seus processos os principais equipamentos utilizados so: treze veculos, nove computadores e onze notebooks. Alm disso, utiliza a tecnologia ZADA (1) como Sistema Integrado de Gesto para nvel operacional e a plataforma CRM
(2)

para o desenvolvimento de processos internos e centrados no

cliente, disseminados por toda a organizao. Atualmente, atuam na Sislimpa vinte e seis colaboradores, alocados na organizao da seguinte maneira: trs Representantes, onze colaboradores no Departamento Comercial (dez vendedores e um analista de vendas), sete colaboradores no Departamento Administrativo e seis colaboradores na Expedio. Para melhor atender o seus clientes a Sislimpa iniciou a sua busca pela qualidade no ano de 2005, implementando algumas aes, mas que no tiveram uma continuidade, visto que a empresa passou por algumas dificuldades. Porm, em 2008 a empresa aumentou sua carteira de clientes e estava em pleno desenvolvimento, o que passou a exigir uma melhor organizao e adequao dos seus processos, bem como uma maior preocupao com a qualidade. Foi ento que a empresa aderiu ao Programa Gacho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e dedicou-se a adequar os processos da organizao aos critrios de qualidade. Nos anos de 2009 e 2010, a empresa participou do Sistema de Avaliao, realizando a capacitao de representantes da fora de trabalho e a avaliao interna. Em 2009, recebeu o certificado e selo de Parceiro de PGQP. Os principais segmentos de mercado visados pela empresa so os de sade, indstria alimentcia, escritrios e metalomecnica. J, seus principais clientes por produto (mais vendidos) so, conforme Quadro 1:
_____________ (1) Zada: Sistema integrado de gesto, banco de dados e um conjunto de mdulos integrado. (2) CRM: Gesto de relacionamentos, uma agenda eletrnica.

14

PRODUTO TOALHAS MULTIUSO Frigorfico Alibem

EMPRESA

Cotripal, Unimed SM, Josapar, Camil Alimentos, Cotriijui, Refinaria de PAPEL TOALHA Petrleo Ipiranga, Universidade Catlica de Pelotas, Hospital de Panambi, Farinhas Integrais Sisbra, Cotrimaio, Hospital de Guarnio de Santa Maria, Hospital de Caridade e Sulclean. QUADRO 1 - Principais Clientes por produtos Fonte: Elaborado pela autora

Para a realizao de suas atividades, a Empresa conta com alguns fornecedores de suprimentos, dos quais os principais so os fornecedores de produtos de higiene institucional. O Quadro 2 apresenta os principais

fornecedores e o destaque do tipo de suprimento fornecido:

FORNECEDOR KIMBERLY-CLARK PROFESSIONAL ECOLAB GIRASSOL QUIMISA BRALIMPIA E COMPACTA RUBBERMAID MINAPLAST BRSUPPLY DANNY NETTER

SUPRIMENTO Toalheiros de papel com corte automtico e as saboneteiras em spray Produtos para higiene de cozinhas industriais Produtos para tratamento de piso Solues para lavanderia profissional Equipamentos para limpeza Equipamentos de limpeza Copos descartveis Material de escritrio Equipamentos de proteo individual Lavadoras de louas profissionais

QUADRO 2 - Fornecedores e tipos de suprimentos Fonte: Elaborado pela autora

Os pela

fornecedores

esperam

que

seus

produtos

sejam

distribudos

Sislimpa

com eficincia, respeitando os critrios tcnicos aos pblicos

interessados e mantendo o padro de qualidade.

15

3.2 Misso

Segundo Oliveira (1991), misso a determinao do motivo central do planejamento estratgico, ou seja, a determinao de onde a organizao quer ir. Corresponde a um horizonte dentro do qual a organizao atua ou poder atuar. A empresa possui a seguinte misso: Oferecer solues inovadoras e econmicas em sistemas de higiene-limpeza e suprimentos institucionais.

3.3 Viso Costa (2004) define como viso um modelo mental claro, de um estado ou situao altamente desejvel, de uma realidade futura possvel. A viso deve ser definida de forma simples, objetiva, real e compreensiva, sendo til e funcional. Deve ser compartilhada pelas pessoas que formam o corpo dirigente da empresa e explicada, justificada e disseminada por todos os que trabalham para a organizao. A viso pode funcionar como um alicerce para o propsito organizacional. A organizao que apresenta uma viso clara e real para o seu futuro tem maior possibilidade de sucesso que aquelas cujos colaboradores e gerentes no sabem para onde a empresa est se direcionado, o caminho traado para seguir. A Sislimpa tem a seguinte viso:
Ser a melhor empresa para se trabalhar no seguimento de produtos

institucionais

no

RS

at

2015.

Tendo

os

colaboradores

extremamente

comprometidos, capacitados e felizes. Proporcionando aos seus clientes altos ndices de satisfao e um relacionamento de confiana.

3.4 Valores

Segundo Tamayo, Mendes e Paz (2000) os valores so aspectos constituintes de uma cultura organizacional, de sua histria, rotinas, crenas, expressos atravs do comportamento das pessoas na empresa. Os valores da empresa esto distribudos nos seguintes princpios: Agir corretamente em todas as aes sem tirar vantagem das diferentes situaes. 16

Estar em constante busca por inovaes que tragam simplicidade e diferenciais, garantindo a lucratividade da empresa; Valorizar o relacionamento interpessoal estimulando a boa convivncia e o trabalho em equipe. Fazer tudo da melhor forma possvel, sem retrabalhos. Agir de forma conciliadora aproximando os interesses das pessoas e empresas que se relacionam com a Sislimpa. Ir alm de realizar uma venda apenas, construindo relacionamentos de confiana com nossos clientes oferecendo produtos coerentes com suas reais necessidades.

3.5 Estrutura societria e organizacional

A estrutura societria constituda na forma de sociedade por quotas de responsabilidade limitada, formada por 2 scios, sendo que um deles participa totalmente na administrao da empresa e o outro apenas como scio de capital. A estrutura organizacional da empresa constituda de linhas hierrquicas bem definidas. Segundo Rebouas (2002), organizao na empresa a ordenao e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. A estrutura organizacional da Sislimpa pode ser representada conforme o organograma mostrado na Figura 2.

Figura 2 - Organograma da empresa Fonte: Adaptado pela autora

17

Aps verificar toda a histria, estrutura da empresa, buscou-se estudar melhor os itens da mesma, implementado a curva ABC em alguns itens.

3.6 Relatrio de produtos e a Curva ABC

Atravs de relatrios de vendas da empresa, organizados em uma planilha de Excel, pode-se visualizar quais foram os produtos mais vendidos bimestralmente, sendo que deste relatrio foram tirado dois grupos de itens, os EPIs (equipamentos de proteo individual) e os Diversos. Estes dois grupos continham um total de 626 itens cadastrados e destes foi possivel verificar que somente 139 itens tiveram sada, deixando assim uma planilha menor. Conforme o Quadro 3 que contm algum dos itens da lista.

002554-2 002679-4 002547-0 002561-5 001487-7 001889-9 002684-0 001694-2 002403-1 001491-5 002854-1 001485-0 003681-1 001608-0 003818-0 001602-0 001689-6 000174-0

013747BR 003482BR 003718BR 015350BR DA-2020/M 1071MART 2045MART DA-301CA/G 008918BR DA-301CA/M 009483BR DA-300/M 010230BR DA-350MR/M 16303FONT DA-2020/G DA-300/G 1126MART

Da Ilha 70 Frasco c/ 1 lt Da Ilha 92,8 Frasco c/ 1 lt Luva de Latex Supermax p/Procedimentos M c/100 Luva Safety Plus Vaqueta Mista Punho 7cm c 1/Par LUVA DA-2020 LONGATEX - M ** C.A.9567 SACO ALVEJADO LISO 45 X 65CM -1071- (UN) SACO ALVEJADO INTERLOCADO 40 X 62CM -2045- (UN) LUVA DA-301 VINIL BRANCA C/AMI -G (C/100 UND ) ** C.A.21.120 Touca Sanfonada Descartvel 20gr Branca Pct c/100 LUVA DA-301 VINIL BRANCA C/AMI -M (C/100 UND ) ** C.A.21.120 Luva de Algodo Promat 4 fios AZ340 Tam: G Pigmentada LUVA DA-300 FORRADA MULT MAXI LTEX - M ** C.A.13.301 Mscara Descartvel c/Elstico Pct c/100 p LUVA DA-350 SILVER LINED - M ** C.A.14.754 SABAO EM PO FONTANA ERVA DOCE 1KG SACHE LUVA DA-2020 LONGATEX - G ** C.A.9567 LUVA DA-300 FORRADA MULT MAXI LTEX - G ** C.A.13.301 FLANELA AMARELA MARTINS 30x40 -1126- UNID

526 317 51 78 153 610 396 66 85 45 200 154 34 141 132 60 131 507

3,4800 1.830,48 3,8300 1.214,11 16,2100 10,2800 5,2000 1,3000 1,7100 8,7400 5,5800 8,7400 1,8800 2,3000 10,0700 2,4000 2,4860 5,2000 2,3000 0,5800 826,71 801,84 795,60 793,00 677,16 576,84 474,30 393,30 376,00 354,20 342,38 338,40 328,15 312,00 301,30 294,06

Quadro 3 - Itens a serem estudados Fonte: Sislimpa- Itens EPIs e Diversos (2012)

CUSTO TOTAL

REFERNCIA

DESCRIO PRODUTO

CONSUMO

CUSTO (R$/UNID)

CDIGO

18

Com o auxlio desta planilha foi possvel separar os itens e classific-los para aplicar na curva ABC, que um instrumento fundamental, pois permite identificar os itens que justificam ateno e tratamento adequados quanto a sua administrao e controle. Para a elaborao da curva ABC do estoque da empresa Sislimpa foram considerados os seguintes elementos e providencias: cdigo do produto, referncia, descrio, venda bimestral, custo unitrio, custo total, ordenao decrescente dos itens em funo da demanda em valores monetrios, porcentagem de venda total, porcentagem acumulada total, classificao ABC, nmero de itens, porcentagem de itens e valor acumulado em porcentagem. Conforme a planilha de classificao abaixo, todos os elementos tiveram um estudo detalhado. Segue a planilha para o estudo:

Nmero de Itens

Venda Bimestral

Valor total venda bimestral em %

Custo (R$/unid)

002554-2 002679-4 002547-0 002561-5 001487-7 001889-9

013747BR 003482BR

Da Ilha 70 Frasco c/ 1 lt

526 317

3,4800 3,8300

1.830,48 1.214,11 826,71 801,84 795,60 793,00

1 2 3 4 5 6

8,81% 5,84% 3,98% 3,86% 3,83% 3,81%

8,81% 14,65% 18,62% 22,48% 26,31% 30,12%

002684-0

001694-2

002403-1

001491-5

002854-1

001485-0 003681-1 001608-0 003818-0 001602-0 001689-6

Da Ilha 92,8 Frasco c/ 1 lt Luva de Latex Supermax 003718BR p/Procedimentos M c/100 Luva Safety Plus Vaqueta 015350BR Mista Punho 7cm c 1/Par LUVA DA-2020 LONGATEX DA-2020/M M ** C.A.9567 SACO ALVEJADO LISO 45 X 1071MART 65CM -1071- (UN) SACO ALVEJADO INTERLOCADO 40 X 62CM 2045MART 2045- (UN) LUVA DA-301 VINIL DABRANCA C/AMI -G (C/100 301CA/G UND ) ** C.A.21.120 Touca Sanfonada Descartvel 20gr Branca Pct 008918BR c/100 LUVA DA-301 VINIL DABRANCA C/AMI -M (C/100 301CA/M UND ) ** C.A.21.120 Luva de Algodao Promat 4 fios AZ340 Tam: G 009483BR Pigmentada LUVA DA-300 FORRADA MULT MAXI LTEX - M ** DA-300/M C.A.13.301 Mscara Descartvel 010230BR c/Elstico Pct c/100 p DALUVA DA-350 SILVER 350MR/M LINED - M ** C.A.14.754 SABAO EM PO FONTANA 16303FONT ERVA DOCE 1KG SACHE LUVA DA-2020 LONGATEX DA-2020/G G ** C.A.9567 DA-300/G LUVA DA-300 FORRADA

51 16,2100 78 10,2800 153 610 5,2000 1,3000

396

1,7100

677,16

3,26%

33,38%

66

8,7400

576,84

2,77%

36,15% CLASSE A 17,27% 61% 24

85

5,5800

474,30

2,28%

38,44%

45

8,7400

393,30

10

1,89%

40,33%

200

1,8800

376,00

11

1,81%

42,14%

154

2,3000

354,20 342,38 338,40 328,15 312,00 301,30

12 13 14 15 16 17

1,70% 1,65% 1,63% 1,58% 1,50% 1,45%

43,84% 45,49% 47,11% 48,69% 50,19% 51,64%

34 10,0700 141 132 60 131 2,4000 2,4860 5,2000 2,3000

Valor Acumulado %

% Acumulada da venda bimestral

Descrio do Produto

Custo Total

Referncia

% de Itens

Cdigo

Classe

Ordem

19

000174-0

004217-0

002578-0

000225-9

001643-8

001488-5 002678-6 002675-1 002652-2 001644-6

004255-2 002690-5 003148-8 002689-1 003478-9 000595-9

004134-3 001496-6 003149-6 001690-0 004215-3 002901-7

001564-4 002445-7

MULT MAXI LTEX - G ** C.A.13.301 FLANELA AMARELA MARTINS 30x40 -11261126MART UNID Botina ArteFlex4310BEAA5500LW 010240BR Elst BR s/ bico N 41 Japona Friomat Frigorfica AZ -35C s/bolso Tam-G 010872BR C.A.7751 SABONETE MINI IARA BRASIL CREMOSO 15693FONT 108X15G(CX) LUVA DA-36100 NITRILICA DAP/ PROT QUIM NITRIFLEX 36100/G G ** C.A.10.005 LUVA DA-36100 NITRILICA DAP/ PROT QUIM NITRIFLEX 36100/M M ** C.A.10.005 Da Ilha Sissi 54(46) Frasco 013857BR c/ 1 lt SAPONACEO CREMOSO 15928FONT LAVANDA Botina Carton Mono. 010 c/ 015027BR elstico PR s/bico n 40 DALUVA DA-36101 NITRILICA 36101/M C/FORRO-M ** C.A.10.005 Sapato Fujiwara Flex 90HLSBI600 Elast. s/ Bico N 016136BR 37 Gatilho pulverizador para 000742BR Garrafa Plstica 750ml Pedra Sanitria Sany Bril 011462BR Eucalipto 35grs Garrafa Plstica pulverizador 000736BR Inplafer 750ml Cone de Sinalizao 50cm 000452BR Laranja/Branco SACO ALGODAO NATURAL 1029MART CRU 40 X 70 -1029- (UNID) Sapato ArteFlex 4310SEAA2500LW Elstico 010291BR BR c/bico n 36 AVENTAL DE VINIL **C.A. DA-1245 6216 Pedra Sanitria Sany Bril 011463BR Floral 35grs DALUVA DA-350 SILVER 350MR/P LINED - P ** C.A.14.754 Luva SR Safety Raspa 018866BR Americana Punho 7cm c/1par Vassoura para Vaso 001451BR Sanitrio Bettanin Ref.: 9143 LUVA DA-300 FORRADA MULT MAXI LTEX - P ** DA-300/P C.A.13.301 000863BR Lustra Mveis Worker 200 ml DESODORIZADOR RENOVAR - 360ML 16282FONT LAVANDA Bota Trmica BR Bracol 80BPC600FT cano curto 018303BR N40 Japona Friomat Frigorfica AZ -35C s/bolso Tam-GG 004070BR C.A.7751 SAPONACEO CREMOSO 15620FONT LIMAO DALUVA DA-36101 NITRILICA 36101/G C/FORRO-G ** C.A.10.005 Mascara Honeywell RE. P2. 013291BR AV Respirete PFF2 c/ Vlvula DALUVA DA-36105 36105/M GLADIADOR - M ** C.A.8082 DA-36100/P LUVA DA-36100 NITRILICA

507

0,5800

294,06

18

1,41%

53,06%

5 56,9600

284,80

19

1,37%

54,43%

5 56,8400

284,20

20

1,37%

55,80%

21 13,4400

282,24

21

1,36%

57,15%

62

4,5100

279,62

22

1,35%

58,50%

62 87 174

4,5100 3,1900 1,4808

279,62 277,53 257,66 237,38 229,84

23 24 25 26 27

1,35% 1,34% 1,24% 1,14% 1,11%

59,84% 61,18% 62,42% 63,56% 64,67%

11 21,5800 52 4,4200

5 45,6500 287 360 156 25 173 0,79 0,6200 1,32 7,6100 1,0600

228,25 226,73 223,20 205,92 190,25 183,38

28 29 30 31 32 33

1,10% 1,09% 1,07% 0,99% 0,92% 0,88%

65,76% 66,85% 67,93% 68,92% 69,83% 70,72%

3 60,4100 24 264 68 30 27 6,9300 0,6200 2,4000 5,0500 5,5400

181,23 166,32 163,68 163,20 151,50 149,58

34 35 36 37 38 39

0,87% 0,80% 0,79% 0,79% 0,73% 0,72%

71,59% 72,39% CLASSE B 73,17% 73,96% 74,69% 75,41%

23,74%

61 118

2,3000 1,1600

140,30 136,88

40 41

0,67% 0,66%

76,08% 76,74%

000553-3

43

3,1683

136,24

42

0,66%

77,40%

004161-0

2 64,7300

129,46

43

0,62%

78,02%

002579-8 003654-4 001489-3 004041-0 001604-7 001642-0

2 62,5300 84 26 80 25 30 1,4808 4,4200 1,4200 4,3900 3,6000

125,06 124,39 114,92 113,60 109,75 108,00

44 45 46 47 48 49

0,60% 0,60% 0,55% 0,55% 0,53% 0,52%

78,62% 79,22% 79,77% 80,32% 80,85% 81,37%

24%

33

20

002686-7

000998BR

000199-6

1136MART DA301CA/P 018198BR 003717BR DA14700/CZ

001693-4 003830-0 002546-1 001658-6

002384-1 003421-5 002650-6 002651-4 002653-0 001645-4 000203-8 001765-5

006164BR 018191BR 015025BR 015026BR 015028BR DA-36101/P 15125FONT DA2020/XG

004241-2

006706BR DA36104/M 16299FONT 012014BR 004141BR

001490-7 001046-4 003548-3 004221-8

58,99%

001917-8 002654-9 004181-5 002882-7

16281FONT 015029BR 015338BR 015339BR

004162-9 003302-2 002383-3 004192-0 001609-8

018304BR 015033BR 000686BR 008616BR DA350MR/G

003667-6 002768-5 003328-6 003150-0

010279BR 000551BR 017721BR 011464BR

004228-5

010325BR

P/ PROT QUIM NITRIFLEX P ** C.A.10.005 P Lixo Jeitosa Bettanin c/Cabo articulado Ref.: 9253 FLANELA BRANCA MARTINS 30x40 -1126UNID LUVA DA-301 VINIL BRANCA C/AMI -P (C/100 UND) ** C.A.21.120 Capa de Chuva Incolor Fosca - Tam.G Luva de Latex Supermax p/Procedimentos P c/100 OCULOS AGUIA DA-14700 CINZA ** C.A.15.298 Sabo em P Guanabara Lava Roupas cx 1kg Cancelado Sabo Barra Sto. Antnio Glicerina 200gr Botina Carton Mono.010 c/elstico PR s/bico n 38 Botina Carton Mono.010 c/elstico PR s/bico n 39 Botina Carton Mono.010 c/elstico PR s/bico n 41 LUVA DA-36101 NITRILICA C/FORRO-P ** C.A.10.005 SAPONACEO PO FONTANA CLORO 300G -POTE LUVA DA-2020 LONGATEX XG ** C.A.9567 Sapato Bracol Bid.4044BSES2400LMc/Elst c/BicoN41 LUVA DA-36104 NITRI LONGA VERDE S/FORRO-M ** C.A.12.254 SABAO EM PO FONTANA MULTIACAO 1KG Capacete Plastcor aba frontal c/Suspenso AMR463 Luva de Malha Promat Previflex 710 Azul Tam; G c/1 DESODORIZADOR RENOVAR - 360ML CARINHO BEBE Botina Carton Mono.010 c/elstico PR s/bico n 42 Sapato Cartom Mono Preto C/Elastico S/Bico N37 Sapato Carton Mono PR c/elstico s/bico n 38 Bota Termica BR Bracol 80BPC600FT cano curto N41 Creme de Proteo LUVEX especial Bag 1000Gr Esponja de L de Ao QLustro 60gr pct c/8un Bota Italbotas PVC Calfor Trmica Branca N 38 LUVA DA-350 SILVER LINED - G ** C.A.14.754 Sapato ArteFlex 4310SEAA5500LW Elast. BR s/ bico N 38 Detergente Lava Louas Bombril Neutro 500 ml Botina Carton Mono c/elstico Preta c/bico n44 Pedra Sanitria Sany Bril Jasmin 35grs Sapato ArteFlex4010SEAA2500LW Els PR bico Ao N41

16

6,7200

107,52

50

0,52%

81,88%

185

0,5800

107,30

51

0,52%

82,40%

12

8,7400

104,88 97,80 97,26 95,04

52 53 54 55

0,50% 0,47% 0,47% 0,46%

82,90% 83,37% 83,84% 84,30%

4 24,4500 6 16,2100 36 2,6400

35 82

2,6400 1,1100

92,40 91,02 86,32 86,32 86,32 83,98 83,70 80,41

56 57 58 59 60 61 62 63

0,44% 0,44% 0,42% 0,42% 0,42% 0,40% 0,40% 0,39%

84,74% 85,18% 85,60% 86,01% 86,43% 86,83% 87,23% 87,62%

4 21,5800 4 21,5800 4 21,5800 19 81 17 4,4200 1,0333 4,7300

2 38,8400

77,68

64

0,37%

87,99%

5 15,3600 21 10 12 3,3970 7,1300 5,7500

76,80 71,34 71,30 69,00

65 66 67 68

0,37% 0,34% 0,34% 0,33%

88,36% 88,71% 89,05% 89,38% CLASSE C

21

3,1683

66,53 64,74 64,74 64,74

69 70 71 72

0,32% 0,31% 0,31% 0,31%

89,70% 90,01% 90,32% 90,64%

3 21,5800 3 21,5800 3 21,5800

1 64,7300 3 20,5600 67 0,9200

64,73 61,68 61,64 59,69 57,60

73 74 75 76 77

0,31% 0,30% 0,30% 0,29% 0,28%

90,95% 91,24% 91,54% 91,83% 92,11%

1 59,6900 24 2,4000

1 56,8100 45 1,2300

56,81 55,35 53,22 50,84

78 79 80 81

0,27% 0,27% 0,26% 0,24%

92,38% 92,64% 92,90% 93,15%

2 26,6100 82 0,6200

1 50,7700

50,77

82

0,24%

93,39%

15%

82

21

003062-7

001494-0 002771-5

004252-8

004253-6

004254-4 003301-4 004180-7

001492-3 004025-8 003741-9

004243-9 001656-0 001647-0

001692-6 004131-9 003336-7 004184-0 002938-6

003018-0 002680-8 003602-1

004202-1

004201-3 002788-0

002325-6 002789-8 004159-9 000261-5 003300-6 004206-4 002881-9 002655-7

Luva de Vaqueta Baixa Temperatura PROTETOR AURICULAR DADA-3404004 SILICONE ** 3404004PP C.A.15.485 Detergente Lava Louas 009003BR Gota Limpa Neutro 500 ml Sapato Fujiwara Flex 90HLSBI600 Elast. s/ Bico N 016138BR 39 Sapato Fujiwara Flex 90HLSBI600 Elast. s/ Bico N 016139BR 40 Sapato Fujiwara Flex 90HLSBI600 Elast. s/ Bico N 016140BR 41 Botina Carton Mono 010 015066BR c/elstico PR S/bico n37 Sapato Cartom Mono Preto 015341BR C/Elastico S/Bico N40 LUVA DA-24000 ALTAFLEX SILICONE- AZUL (UNID) ** DA-24000 C.A.16.460 Luva Safety Plus Vaqueta 013691BR Petroleira 7cm c/1par Cera Lquida Guanabara 011590BR INCOLOR Base d gua 5LT Bota Bracol PVC82BPE600cano ext.curto 018868BR BR s/bico 37 DAOCULOS AGUIA DA-14700 14700/INC INCOLOR ** C.A.14.990 DALUVA DA-36105 36105/G GLADIADOR - G ** C.A.8082 LUVA DA-90112 SENSIFLE DANITCurto AZ S/Talco 100un 90112A/G G ** C.A.7568 Manga Plstica PVC Incolor 000926BR 40 cm c/1 par Luva de Poliamida Promat 008287BR Multitato 750 Pr Tam: G SAPONACEO CREMOSO 15929FONT PINHO Lixeira c/ Tampa Basculante 000821BR 14 Litros Preta JSN Mscara Honeywell 302500 semi facial Valuair Plus 013310BR Tam/m Vassoura de Nylon Dalcin s/ 009437BR cabo und Rodo p/ Aplicao de Cera c/ 009777BR Espuma 30 cm c/1 un Botina Bracol Mono 4044BELS4600LM c/Els PR 003399BR 39 Botina Bracol Mono 4044BELS4600LM c/Els Pr 003401BR S/b 43 Bota Bracol PVC AcquaFlex 006259BR 82bpc600 Curta BR N 37 Bota Bracol PVC AcquaFlex 82bpc600 Curta BR N 40 + 006262BR 28cm Bota Bracol PVC AcquaFlex 006263BR 82BPC600 Curta BR n 41 Jaleco Padro Tergal M/L 009080BR Branco Tam; 54 SAPONACEO CREMOSO 15619FONT CLORO Botina Carton Mono 010 017738BR c/elstico PR S/bico n36 Sapato Cartom Mono Preto 015340BR C/Elastico S/Bico N39 Sapato Carton Mono PR 015337BR c/elstico s/bico n 36 Botina Carton Mono.010 015030BR c/elstico PR s/bico n 43 006966BR

2 25,1300

50,26

83

0,24%

93,63%

66 47

0,7200 1,0000

47,52 47,00

84 85

0,23% 0,23%

93,86% 94,09%

1 45,6500

45,65

86

0,22%

94,31%

1 45,6500

45,65

87

0,22%

94,53%

1 45,6500 2 21,5800 2 21,5800

45,65 43,16 43,16

88 89 90

0,22% 0,21% 0,21%

94,74% 94,95% 95,16%

1 42,9700 3 14,3100 3 14,0500

42,97 42,93 42,15

91 92 93

0,21% 0,21% 0,20%

95,37% 95,57% 95,78%

2 20,5500 16 10 2,5200 3,9000

41,10 40,32 39,00

94 95 96

0,20% 0,19% 0,19%

95,97% 96,17% 96,36%

2 18,5000 12 11 24 3,0700 3,3100 1,4808

37,00 36,84 36,41

97 98 99

0,18% 0,18% 0,18% 0,17% 0,17%

96,53% 96,71% 96,89% 97,06% 97,23%

35,54 100 35,36 101

2 17,6800

1 34,9000 20 9 1,6600 3,3200

34,90 102 33,20 103 29,88 104

0,17% 0,16% 0,14%

97,39% 97,55% 97,70%

1 24,4500

24,45 105

0,12%

97,82%

1 24,4500 1 22,7300

24,45 106 22,73 107

0,12% 0,11%

97,93% 98,04%

1 22,7300 1 22,7300 1 22,6100 15 1,4808

22,73 108 22,73 109 22,61 110 22,21 111 21,58 112 21,58 113 21,58 114 20,86 115

0,11% 0,11% 0,11% 0,11% 0,10% 0,10% 0,10% 0,10%

98,15% 98,26% 98,37% 98,48% 98,58% 98,68% 98,79% 98,89%

1 21,5800 1 21,5800 1 21,5800 1 20,8600

22

003702-8

001528-8 002770-7 000202-0 002447-3 003295-6 003439-8 002386-8

001603-9 004251-0 003473-8 001613-6 002900-9 003821-0 001580-6

003819-9

001766-3 003217-4 002687-5

Sapato Cartom Mono Preto C/Elastico S/Bico N34 MASCARA - PFF1 MOD 2301-P1 - C.A-11.672 2170LED Cancelada Detergente Lava Louas 000544BR Bombril Ch Verde 500 ML SAPONACEO PO FONTANA 15126FONT LIMAO 300G -POTE Pilha Mdia Rayovac C 1,5V 002806BR Ref.10195 c/1 Colete Sinalizador em X 000450BR Refletivo Prp Descartvel 40gr 010399BR Branca Pct c/50 pares Sabo em P Bombril Tanto 009480BR Maciez 1Kg LUVA DA-36104 NITRI DALONGA VERDE S/FORRO-G 36104/G ** C.A.12.254 Desentupidor de vaso 009692BR sanitario Dalcin 40cm c/ cabo Avental PVC Forrado Branco 000050BR 1,20 x 0,70m MASCARA BR ELASTICO 404EMB EMBRAMAC C/ 50 UNID Oculos de Protecao Kalipso 000979BR jaguar Incolor Mscara Descartvel 3M 005054BR 8822 PFF2 c/Vlvula c/1 p FITA ZEBRADA 7cm x 100m 89LED - Filme Polietileno Cancelada DESODORIZADOR RENOVAR - 360ML - ERVA 16280FONT DOCE LUVA DA-36100 NITRILICA DAP/ PROT QUIM NITRIFLEX36100/XG XG ** C.A.10.005 Luva de malha Yeling 4 fios 010052BR BR c/pigm. AL04P1 017882BR 011588BR DA15700/INC 007900BR DA3404002 013295BR P de Lixo Plstica Simples OCULOS NETUNO INCOLOR (Ampla Viso) ** C.A.16.462 Luva Plstica Transparente Pct c/100 un PROTETOR AURICULAR COPOLIMERO ** C.A.10551 Mscara Sperian respirete desc.PFF3 AV c/vlvula LUVA DA-299 CONFORT LATEX AMARELA- S/ForroP ** C.A.15.532

1 20,8600

20,86 116

0,10%

98,99%

35 15 17 10 2

0,5900 1,2300 1,0333 1,7000 7,7400

20,65 117 18,45 118 17,57 119 17,00 120 15,48 121 15,41 122 15,36 123

0,10% 0,09% 0,08% 0,08% 0,07% 0,07% 0,07%

99,09% 99,18% 99,26% 99,34% 99,42% 99,49% 99,57%

1 15,4100 4 3,8400

1 12,9300 4 2 2 3 1 2 2,8300 4,4300 4,0000 2,5000 6,8300 3,31

12,93 124 11,32 125 8,86 126 8,00 127 7,50 128 6,83 129 6,62 130

0,06% 0,05% 0,04% 0,04% 0,04% 0,03% 0,03%

99,63% 99,68% 99,72% 99,76% 99,80% 99,83% 99,86%

3,1683

6,34 131

0,03%

99,89%

1 2 3

3,6000 1,5500 1,0100

3,60 132 3,10 133 3,03 134

0,02% 0,01% 0,01%

99,91% 99,93% 99,94%

001664-0 003591-2 001495-8 002496-1

1 2 6 1

3,0200 1,4800 0,4500 2,3900

3,02 135 2,96 136 2,70 137 2,39 138

0,01% 0,01% 0,01% 0,01%

99,96% 99,97% 99,98% 99,99%

001565-2

DA-299/P

1,0900

1,09 139

0,01% 100,00%

Quadro 4 - Itens classificados Fonte: Sislimpa - Itens EPIs e Diversos (2012)

Ao receber os dados dos produtos em estudo, tendo j o cdigo do produto, a descrio, a venda bimestral, o custo unitrio e o custo total, foram classificados em ordem decrescente de valor total de venda os itens disponibilizados. Aps, foi feita a porcentagem da venda total do bimestre seguida pela venda acumulado tambm em porcentagem, ou seja, a venda somada item a item em porcentagem. Com a planilha pronta, os itens foram classificados em classe A, B e C, onde foi determinado que a classe A contm 61%, a B: 24% e a C:15% conforme esta descrito na tabela. 23

Pode-se determinar ento o gasto em estoque conforme o Quadro 5 abaixo:


17,27% dos itens (classe A) representam 61% dos gastos com estoque 23,74% dos itens (classe B) representam 24% dos gastos com estoque 58,99% dos itens (classe C) representam 15% dos gastos com estoque
Quadro 5 - Gastos dos itens em estoque Fonte: Sislimpa- Itens EPIs e Diversos (2012)

Os 17,27% dos itens classificados como A, representam 24 itens, os quais representam 61% dos gastos totais do estoque no perodo, dando um valor monetrio de R$ 12.717,84. B com 23,74% dos itens representam 33 itens, que representam 24% dos gastos num valor monetrio de R$ 4.989,93 e C com 58,99% dos itens representa 82 itens, representam 15% dos gastos que representa um valor monetrio de R$ 3.080,47. Com um total de 139 itens acumulou um valor de R$ 20.788,25 que correspondem aos gastos com itens de estoque durante o perodo estudado. Todos os itens merecem ateno, pois a importncia de cada item diferente. A seguir o Grfico 1 da curva ABC:
120,000 100,000 Venda bimestral 80,000 60,000 40,000 20,000 0,000 002554-2 001694-2 003818-0 001643-8 002690-5 003149-6 004161-0 002686-7 003421-5 004241-2 004181-5 003667-6 002771-5 004025-8 003336-7 004201-3 004206-4 002447-3 001613-6 002687-5 Cdigo dos Produtos Grfico 1 - Curva ABC Fonte: Sislimpa Venda bimestral de EPIs e diversos (2012)

C L A S S E

C L A S S E

C L A S S E

Os itens classificados como A, so itens imprescindveis, para os quais a empresa dever ter um estoque maior, que devem permanecer em estoque pelo menor tempo. O consumo destes itens deve ser monitorado com mais frequncia para maior segurana. 24

Os produtos itens classificados na classe B tambm devero ter um nmero especifico em estoque, porm a previso dever ser feita com mais cautela, pois estes produtos so intermedirios. J os produtos que esto na classe C, devem ter um tratamento mais criterioso, pois so produtos que no vo girar rapidamente no estoque, porm tm importncia como qualquer outro item, considerando que o cliente sempre quer levar todos os produtos necessrios para o seu uso. Com a aplicao da curva ABC foi possvel conhecer a real importncia de cada item disponibilizado na planilha, e tambm demonstrar ao setor de estoque da organizao estudada a importncia de cada item que o compe.

5 CONSIDERAES FINAIS

A prtica do estgio importante, na medida em que faz com que o acadmico entre em contato direto com a estrutura prtica de uma organizao. 25

Nesse sentido, a validade centra-se na exigncia quanto aos aspectos tericos como tambm os prticos, onde o estagirio precisa participar fisicamente e psicologicamente das atividades dirias realizadas dentro de uma empresa. Alm disso, precisa ter uma viso do que pode ser melhorado, modificado e inovado e para isso tem que se comunicar com as pessoas envolvidas nesses processos que acontecem diariamente. Este estudo teve como objetivo propor a implementao da curva ABC na empresa Sislimpa. Com o desenvolvimento do estudo, observou-se que a implementao da curva ABC permitiria um controle de estoque mais rgido, possibilitando ao responsvel pelo setor e seus colaboradores, um maior discernimento sobre os produtos com sada mais ou menos frequentes, bem como seus impactos em custos e processos de gesto. A curva ABC realizada nestes itens pode mostrar a real importncia dos itens classificados como A sendo os que tm maior giro de gastos com o estoque, e como os C que tem menor gasto com o estoque, alm de mostrar tambm os itens que ficam relativamente parados. Usar a curva ABC com frequncia seria dar um passo muito til para melhorar a desempenho dos estoques, realizando assim uma reduo tanto no investimento do capital em estoques como em custos operacionais. A Sislimpa registra, fiscaliza e gerencia a entrada e sada de mercadorias e produtos da empresa controlando assim o estoque, para que a equipe de vendas possa atender melhor ao cliente, no deixando este esperar por muito tempo que seu produto chegue ao seu destino. Considerando-se ainda o enfoque deste estudo, ressalta-se a necessidade de, em estudos futuros, discutir e fundamentar melhor a questo de custos dos estoques e dos resultados financeiros, bem como medidas de desempenho para aprimorar o gerenciamento de estoques. Estas recomendaes esto voltadas a beneficiar a prpria empresa, bem como outros pesquisadores, dando continuidade e aprofundamento neste estudo, visto que o controle de estoque tem por objetivo atingir os nveis de servios estabelecidos pelos clientes e minimizar os custos de manuteno dos mesmos. Ao final deste estudo, pode-se afirmar que os objetivos foram atingidos, e que o mesmo foi de suma importncia para que o problema da pesquisa tambm fosse alcanado em sua plenitude. 26

REFERNCIAS

ARNOLD, J. R. Tony. Administrao de materiais: Uma Introduo. 1 ed. So Paulo: Atlas, 1999. CHIAVENATO, I. Introduo teoria geral da administrao. So Paulo: Markon Books, 1993. 27

______. Administrao de materiais: uma abordagem introdutria. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. COSTA, E. A. Gesto estratgica. So Paulo: Saraiva, 2004. FRANCISCHINI, P. G.; GURGEL, F. A. Administrao de materiais e do patrimnio. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. JACOBNSEN, M. Logstica empresarial. Itaja: UNIVALE, 2006. MARTINS, P. G.; ALT, P. R. C. Administrao de materiais e recursos patrimoniais. So Paulo: Saraiva, 2006. OLIVEIRA, D. P. R. Estratgia empresarial: uma abordagem empreendedora. So Paulo: Atlas, 1991. POZO, H. Administrao de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logstica. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2004. REBOUAS, A.; BRAGA, B.; TUNDISI, J. G. guas doces no Brasil: Capital ecolgico, uso e conversao. So Paulo: Escrituras Editora e Distribuidora de Livros Ltda., 2002. SLACK, N.; CHAMBERS, S.; HARLAND, C.; HARRISON, A.; JOHNSTON, R. Administrao de produo. So Paulo: Atlas, 2002. TAMAYO, A.; MENDES, A.M.; PAZ, M. G. T. Inventrio de valores organizacionais. Estudos de Psicologia 2000. Disponvel em: http://www.scielo.com.br Acesso em: Julho 2004.

28

19

Das könnte Ihnen auch gefallen