Sie sind auf Seite 1von 9

MDULO 1 - Portugus 3a srie do Ensino Mdio

QUESTES OBJETIVAS LNGUA PORTUGUESA Texto I IDIAS CONTAMINADAS Pesquisadores da Universidade de Detroit, nos EUA, fizeram uma descoberta que pode mudar o tratamento do mal de Alzheimer, doena que destri as clulas nervosas e mergulha os portadores em confuso mental. O estudo analisou os crebros de 19 pessoas que morreram com a doena. Dezessete deles apresentavam a bactria Chlamydia pneumoniae, que provoca tosse e resfriado. A anlise tambm foi feita nos crebros de outras 19 pessoas que no sofriam da doena. Detectou-se o micrbio em apenas um deles. Os mdicos avaliam que a Chlamydia pode contribuir para o desenvolvimento do mal, mas descartam a possibilidade de que, sozinha, cause a doena. (Veja) 01 - Lendo-se o texto, percebe-se a sua tipologia, ou seja, estamos estudando um texto: (A) dissertativo / argumentativo. (B) informativo / no literrio. (C) conotativo / no literrio. (D) jornalstico / literrio. (E) narrativo / literrio. 02 - ... a Chlamydia pode contribuir para o desenvolvimento do mal, mas descartam a possibilidade... Na passagem acima, retirada do texto I, empregam-se as palavras mal e mas, que muitas vezes so confundidas com os vocbulos mau e mais. A propsito, assinale a nica opo em que no h erro na grafia de qualquer dessas palavras, considerado o sentido pretendido: (A) Ele no mau carter, mais s vezes comete erros. (B) Que mau existe em se cuidar mais da sade? (C) Mal chegou, foi logo se revelando o mais falante do grupo. (D) Ele queria ir ao cinema, mas sentiu-se mau, com incio de gripe. (E) Fumar faz mal sade, mais h pessoas que no entendem isso.

03 - Das palavras abaixo, retiradas do texto I, uma delas poderia ser usada como paroxtona, passando a integrar outra classe gramatical e dispensando o acento. Assinale-a: (A) destri. (B) clulas. (C) crebros. (D) anlise. (E) mdicos. Texto II

04 - A funo da linguagem predominante na tirinha acima a: (A) potica. (B) apelativa. (C) metalingstica. (D) emotiva. (E) ftica. Texto III VELHA HISTRIA (Mrio Quintana)

05 - A histria que constitui o texto III manifestamente absurda, surrealista. Tendo presente a afirmativa acima, conclumos que o pescador responsvel pelo afogamento do peixinho porque revelou: (A) crueldade. (B) curiosidade. (C) bom senso. (D) incoerncia.

(E) infantilidade. 06 - A expresso de linguagem consagrada que sintetiza os atos do homem no 17 : (A) (B) (C) (D) (E) Metia os ps pelas mos. No tinha mos a medir. Estava no mundo da lua. No tinha papas na lngua. Dava tratos bola.

07 - Como era tocante v-los no 17! ... verteu copioso pranto... ... um redemoinho, que foi depois serenando, serenando... As palavras em destaque equivalem, semanticamente, pela ordem, a: (A) comovente abundante abrandando. (B) comovedor repetido anoitecendo. (C) barulhento intenso aplacando. (D) gritante grande tranqilizando. (E) musical envergonhado acalmando. 08 - Aponte a caracterizao incorreta do elemento mrfico em destaque: (A) estava (l.1) radical. (B) escamas (l.4) desinncia de nmero. (C) calas (l.7) desinncia de gnero. (D) lendo (l.14) tema. (E) passeavam (l.18) vogal temtica. Texto IV ALICE NO PAS DO PLEBISCITO H uma passagem muito conhecida de Alice no Pas das Maravilhas, na qual a pequena herona de Lewis Carroll dialoga com um gato. Ela no quer mais continuar onde est e pergunta ao animal: "Como posso sair daqui?" O gato responde: "Depende". A menina indaga: "Depende de qu?" E o gato esclarece: "Depende de para onde voc quer ir." O dilogo prossegue. A garota diz que quer sair de onde est, mas no tem nenhuma preferncia quanto ao lugar para onde vai. Ento o bicho lhe retruca: "Se voc no sabe para onde quer ir, ento indiferente o caminho que venha a seguir." O episdio tem fascinado os leitores de Lewis Carroll desde o sculo passado. Como toda criao importante da fantasia literria, ele comporta diversas interpretaes e no se deixa esgotar por nenhuma delas. Todos nos identificamos com Alice, na medida em que j vivemos situaes nas quais estvamos em lugares de que desejvamos sair, fosse para onde fosse. E todos reconhecemos a sabedoria do gato, que nos lembra que o sentido do nosso movimento aquele que ns mesmos lhe imprimimos. Sem garantias antecipadas de sucesso.

A advertncia do gato vale para a experincia de cada um e vale, tambm, para a histria poltica, que somos chamados a fazer coletivamente. Na vida privada, cada um faz suas escolhas, tenta decidir seu futuro: opta por um trabalho, por um casamento, por uma determinada estruturao da famlia, por uma determinada organizao da existncia quotidiana (com seus prazeres e suas responsabilidades). Na histria poltica, procuramos nos articular com o nosso grupo, assumimos nossos compromissos, discutimos, fazemos propostas, optamos por um programa de transformaes que consideramos exeqveis e convenientes nossa sociedade. Em ambos os casos, implcita ou explicitamente, estamos decidindo para onde pretendemos ir. Quando tm conscincia, efetivamente, das escolhas que esto fazendo quanto direo que decidem seguir (e sabem dos riscos que tais escolhas sempre comportam), normal que as pessoas fiquem tensas, compreensvel que elas tenham momentos de hesitao e angstia. Convm recordarmos, entretanto, que a hesitao, tanto na vida particular como na histria poltica, tem sua legitimidade. E s vezes as pessoas ou correntes que no vacilam nunca so apenas aquelas que jamais param para pensar na gravidade da advertncia do gato de Lewis Carroll: simplesmente fecham os olhos diante dos perigos. Algumas embarcam no nibus da utopia, sem examinar o itinerrio que ele vai percorrer; outras enveredam por qualquer caminho (s para sair de onde esto); e h as que acabam se resignando a ficar onde j se encontram, aguardando passivamente uma salvao mgica. (Leandro Konder in O Globo, 20/03/1993) 09 - Assinale a nica opo correta, em relao ao texto I. A sabedoria do gato consiste em: (A) saber que ns que decidimos nosso destino sem garantias de sucesso. (B) mostrar a importncia do homem diante da vida. (C) advertir o homem para a necessidade de suas escolhas, fechando os olhos para o perigo. (D) apontar a necessidade da resignao do homem diante de suas ameaas. (E) mostrar as semelhanas entre todas as criaturas do Universo. 10 - A frase que melhor esclarece a idia trabalhada no texto I : (A) No devemos vacilar diante de nossas escolhas. (B) Todos ns nos identificamos com Alice. (C) A sabedoria do gato garante o sucesso de nossas opes. (D) H neutralidade em nossas opes. (E) A vida um constante fazer opes.

Texto V A SERENATA

(PRADO, Adlia Poesia Reunida, 2 ed, So Paulo: Siciliano, 1992, p. 82)

11 - No poema de Adlia Prado, o verso em que no se faz uso de adjetivao metafrica : (A) ... os cabelos entristecidos, ... (B) Uma noite de lua plida e gernios... (C) ... ele viria com boca e mo incrveis... (D) ... o que no for natural como sangue e veias... (E) ... a pele assaltada de indeciso... 12 - Identifique o comentrio que no diz respeito parte da gramtica mencionada entre parnteses: (A) ... Boca e mo incrveis ... Seria igualmente correta a concordncia boca e mo incrvel, chamada concordncia atrativa (Sintaxe). (B) ... dois caminhos ... O vocbulo dois um numeral que funciona como adjunto adnominal (Morfossintaxe). (C) ... ou viro doida ou santa ... No contexto, as palavras doida e santa configuram uma oposio (Semntica). (D) ... se no for doida?... A idia, no caso, de condio (Morfologia). (E) Uma noite de lua plida e gernios... Na palavra noite, existe um ditongo; na palavra lua, um hiato (Fontica). 13 - Como trao peculiar literatura brasileira contempornea, a figura feminina, no texto I, apresenta-se: (A) como ncleo de tratamento objetivo e distanciado do discurso. (B) assumida como sujeito do discurso. (C) apenas como objeto do discurso. (D) como objeto desvalorizado do discurso. (E) como sujeito e objeto desvalorizados do discurso.

14 - A grande oposio semntica que o texto I prope expressa-se atravs das palavras: (A) lua x gernios. (B) boca x mo. (C) doida x santa. (D) rejeito x exprobo. (E) cabelos x pele. Texto VI ANEDOTA BLGARA Era uma vez um czar naturalista que caava homens. Quando lhe disseram que tambm se caam [borboletas e andorinhas, ficou muito espantado e achou uma barbaridade. (Carlos Drummond de Andrade, em Alguma Poesia) 15 - A posio do czar naturalista, no pequeno poema acima, semelhante de certas pessoas que: (A) se preocupam com a ecologia e esquecem a natureza. (B) no se preocupam com a natureza e se dizem defensores da ecologia. (C) se preocupam com a ecologia, mas esquecem valores humanos. (D) se preocupam com os valores humanos e esquecem a natureza. (E) no se preocupam com os valores humanos nem com os princpios ecolgicos. 16 - Em ... ficou muito espantado ..., o vocbulo muito possui valor intensivo. Dentre os vocbulos marcados nas frases a seguir, assinale aquele que no expressa intensidade: (A) Ela mais ecolgica daquele grupo. (B) Elas defendem uma poltica de mais ecologia. (C) H bastantes razes para defendermos as baleias. (D) Teve muitas oportunidades de defender as teses naturalistas. (E) O czar naturalista no vir mais aqui. Texto VII Cha-mi-n Torre nova de igreja sem f, Canho monstruoso de tijolos, Vomita, ameaa, Pragueja dia e noite a praga escura da fumaa...

(Augusto Mayer) 17 - Assinale a opo em que no se faz um comentrio pertinente quanto a aspectos conotativos do texto em questo: (A) O vocbulo chamin aproximado a um canho monstruoso de tijolos pela idia de que ambos podem expelir elementos nocivos sade do homem. (B) A palavra torre tambm metfora de chamin pela aproximao de ordem fsica entre as duas construes. (C) J igreja sem f traz o significado metafrico de indstria, j que nesta predomina a valorizao do que imaterial. (D) Os verbos vomitar e praguejar, aplicados ao canho, nos remetem idia da poluio. (E) O emprego do verbo ameaar tem a ver com os riscos a que a indstria poluente submete o homem. 18 - Marque a alternativa em que o a final do vocbulo extrado do texto elemento mrfico distinto dos demais: (A) igreja. (C) dia. (E) escura. Texto VIII (B) vomita. (D) praga.

(O Globo 03/03/2000) 19 - Observando-se o binmio fala-figura no primeiro quadrinho, bem como a fala do personagem masculino no segundo quadrinho, podemos concluir que o pai de Zo desconsiderou em sua filha a: (A) falta de aprendizado gramatical. (B) falta de educao. (C) dinmica infantil. (D) capacidade de abstrao. (E) atitude sonhadora. 20 - Observando-se a fala da me e a do pai de Zo, podemos inferir, respectivamente, sobre a inteno lingstica, que existe: (A) necessidade de apoio e tonalidade humorstica. (B) questionamento incisivo e revolta amarga. (C) satisfao inquestionvel e ceticismo fantasista. (D) busca de concordncia e senso crtico. (E) incerteza melanclica e dvida preocupante.

QUESTES DISCURSIVAS VALSA Fez tanto luar que eu pensei nos teus olhos antigos, e nas tuas antigas palavras. O vento trouxe de longe tantos lugares em que estivemos, que tornei a viver contigo enquanto o vento passava. Houve uma noite que cintilou sobre o teu rosto e modelou tua voz entre algas. Eu moro, desde ento, nas pedras frias que o cu protege, e escuto apenas o ar e as guas. Coitado de quem ps sua esperana nas praias fora do mundo... Os ares fogem, viram-se as guas, mesmo as pedras, com o tempo, mudam. (MEIRELES, Ceclia. Valsa. In obra potica. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958, p. 52) 61 - No raro o TEMPO tem sido, atravs das vrias fases da Literatura Brasileira, elemento motivador para a manifestao potica. Assim no texto. A partir desse fato, responda: Qual o tema explorado no poema e que versos resumem com maior intensidade essa temtica? Transcreva-os.

62 - Observe a seguinte passagem do poema: Coitado de quem ps sua esperana nas praias fora do mundo... Que sentimento o eu-lrico expressa nesse trecho? 63 - A linguagem figurada ndice conotativo de um texto literrio, e sua presena empresta obra tons de beleza. A propsito do que se disse, enuncie, respectivamente, as figuras estabelecidas nos trechos extrados da primeira estrofe: Fez tanto luar... O vento trouxe...

64 - Indique os elementos mrficos assinalados nos vocbulos destacados do texto:

Tanto Viver Antigas Passava Texto II

(JB, 03/04/99) 65 - No cartum, percebe-se um rudo na comunicao que o dilogo deixa entrever. A partir dessa constatao, responda: Na verdade, o que pretendia dizer o emissor? E o que entendeu o receptor?

Das könnte Ihnen auch gefallen