Sie sind auf Seite 1von 11

Ditadura militar em Mato Grosso do Sul: histria e historiografia

Suzana Arakaki UFGD1

Muito se tem pesquisado sobre o regime militar nas diversas regies brasileiras, todavia, em Mato Grosso do Sul, muito ainda se tem a conhecer. Nos entraves para a produo do conhecimento, ainda se faz sentir a mo forte do Estado dificultando o acesso a arquivos oficiais e, consequentemente, impedindo o pleno conhecimento do perodo ditatorial. Se de um lado antigos arquivos secretos como os do DOPS foram abertos, por outro, o governo insiste na manuteno do sigilo de outros, criando leis que prolongam a angstia de pesquisadores que, ainda que tenham acesso a tais documentos no os podem revelar. Dentre a vasta legislao restritiva, refiro-me ao Decreto 2.134/97 que impede a divulgao, por cem anos, de documentos que possam comprometer a intimidade e a honra das pessoas(FICO, 2004, P.125). Postergando o conhecimento histrico, o Estado faz com que:
[...] a ditadura militar, de algum modo, continua nos assombrando, tanto so os cadveres insepultos. Isso talvez decorra do fato de que o modelo brasileiro de retorno democracia (talvez dissssemos melhor de sada da ditadura) se baseou em satisfaes incompletas: a anistia tambm dada aos torturadores [...] tudo decorrente por vezes celebrado topos da cultura brasileira, a conciabilidade. (FICO, 2004, p. 125)

Corroborando com o esprito conciliatrio, segue-se ao artigo do ex-ministro da Defesa, um outro, este, do General Carlos de Meira Mattos que, por ocasio de 64, quando ainda era coronel do Exrcito e encontrava-se sediado em Cuiab, protagonizou a participao de Mato Grosso no golpe de 64. Segundo Rubens de Mendona em Histria das Revolues em Mato Grosso, o ento coronel saiu de Cuiab com seu destacamento para tomar Braslia e constituiu-se, na memria mato-grossense, num grande heri da revoluo (MENDONA, 1970). Aliado de primeira ordem dos udenistas mato-grossenses, Meira Mattos agiu tambm nos bastidores do golpe no estado, conforme fartamente demonstrado no livro de memrias do lder udenista
1

Doutoranda em Histria pela Universidade Federal da Grande Dourados e professora assistente do curso de Histria na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

regional Demstenes Martins. Passados mais de 40 anos, as reflexes do general sobre o golpe, espelham o entendimento das Foras Armadas. Enaltecendo o movimento

golpista, o general defende a revoluo e combate a contestao do termo afirmando:


[...] Meu propsito como membro de vrios institutos histricos, foi reconduzir a vitria do movimento de 31 de maro sua verdadeira significao. A derrubada do governo Joo Goulart no foi um golpe militar, como hoje insistem em tachar e propagar certos setores polticos e da imprensa. (MEIRA MATTOS, 2004)

Referi-me s obras memorialsticas, e uma delas, uma poesia, publicado em forma do opsculo VERDE A LIBERDADE, flagrantes da revoluo em Mato Grosso, composta por 404 estrofes, escrita por um ex-deputado petebista, preso logo aps o golpe de 64. Embora a nota do editor afirme que tal poesia foi escrita na priso, a riqueza de detalhes indica que apenas seu incio se deu na priso. A citao de lugares e acontecimentos posteriores ao golpe aponta para um perodo maior de tempo, em relao ao que permaneceu preso. Em Verde a Liberdade, flagrantes da revoluo em Mato Grosso, o poeta ex-preso poltico aponta fatos e acontecimentos ocorridos no ento estado de Mato Grosso, logo aps o golpe de 64. Indicando nomes e cidades, possvel detectar como foras contrrias a Joo Goulart se articularam para finalmente tomar o poder. Em vrias cidades mato-grossenses tambm houve demisses arbitrrias de funcionrios pblicos, perseguies e atemorizaes de civis, prises e cassaes. A bibliografia sobre a ditadura militar extensa e contempla seus vrios aspectos. Todavia, passados mais de 40 anos do golpe, temos por balano incontveis obras publicadas e a imprensa tem se dedicado ao assunto exausto. Em 2004, por ocasio do 40 anos do golpe, com exceo do general Meira Mattos que exaltou a sua revoluo atravs dos jornais, as demais publicaes traduziram-se em reflexes e balanos, alguns inconclusos, revelando que o tema ainda suscita maiores anlises, posio j anteriormente indicada, quando o golpe completou 30 anos. Naquela ocasio Caio Navarro de Toledo organizou 1964: vises crticas do golpe: democracia e reformas no populismo, contemplando as reflexes de vrios pesquisadores de diferentes reas. Seguiram-se vrias outras publicaes como Dossi Geisel, de Celso Castro e Maria Celina DArajo, produzida a partir do arquivo particular do ex-presidente, e a srie produzida por Elio Gaspari, a partir dos arquivos do ex-general Golbery do Couto e Silva, ambas, apresentando novas reflexes.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Alm do golpe: a tomada do poder em 31 de maro de 1964 e a ditadura militar, de Carlos Fico, publicado em 2004, apresenta um balano historiogrfico indicando a farta produo acadmica ou memorialstica, fruto de pesquisas sobre o tema ao longo de quarenta anos. De historiadores nacionais ou brasilianistas, com interpretaes diversas, essas produes demonstram o interesse que o tema desperta, revelando-se um tema ainda por esgotar-se. A ditadura militar, nas palavras de Fico, permanece um cadver insepulto. O denso levantamento bibliogrfico realizado por Carlos Fico e sua equipe possibilitou a edio de um guia bibliogrfico sobre o regime militar, contemplando toda sorte de produo sobre o tema. Todavia, em que pese a diversidade da produo levantada, escassa a historiografia sobre a temtica em relao ao estado de Mato Grosso do Sul. Como j afirmado, algumas obras memorialsticas e apenas duas produes acadmicas perfazem o acervo literrio sobre o tema. Tais obras da memria do golpe, ainda que reveladoras, foram produzidas por segmentos com interesses diversos que a da produo historiogrfica, revelando desejos incontidos de justificao ou protesto, de aes perpetradas ou sofridas. Obras que utilizadas com a devida cautela, indicaram uma longa caminhada para o desvendamento da histria regional no que tange ao regime militar que, no caso de Mato Grosso do Sul, ainda est por ser conhecida. A produo historiogrfica at o momento restringe-se s pesquisas dos docentes em Histria da UFMS, entre as quais, sobre o perodo de 64, a dissertao de Mestrado do Prof. Dr. Eudes Fernando Leite, intitulada Aquidauana: a baioneta, a toga e a utopia, nos entremeios de uma pretensa revoluo, defendida na Unesp/Assis em 1994, e publicada em 2009 pela editora UFGD. E mesmo no estado vizinho, o de Mato Grosso, raras foram as pesquisas na rea, limitadas ao Programa de Mestrado mantida pela UFMT. Em nossas incurses a bibliotecas, hemerotecas e arquivos, encontramos no estado vizinho apenas uma dissertao sobre o tema e delimitado atuao de uma guerrilheira nascida na cidade de Jaciara-MT, com pouqussimas referncias historiografia regional.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

1964: o golpe em Mato Grosso


A elaborao do campo de apoio ao golpe militar de 64, que h muito vinha sendo construda, alm dos setores dominantes, envolveu grande parte da sociedade civil. Por outro lado, significou a identificao dos adversrios a serem combatidos, assim recaiu a punio sobre os que, direta ou indiretamente haviam apoiado o projeto poltico do Governo Goulart. Paralelamente mobilizao de manifestao de apoio, efetivou-se a caa aos suspeitos. O estado de Mato Grosso em 64 tinha um governo udenista. No sul do estado todavia, o PTB era considerado um partido forte, precisamente na cidade de Dourados onde foi implantada a Colnia Agrcola Nacional de Dourados CAND que era tida como o modelo do Projeto Marcha para Oeste, o projeto colonizador de Getlio Vargas. Sendo Joo Goulart o herdeiro poltico de Vargas, seus seguidores, a maioria colonos da CAND, tornaram-se alvo de perseguies polticas. Petebistas eram chamados de comunistas. Esse momento de perseguio aos adversrios no foi objeto de notcia, produo de artigos ou reportagem na imprensa local. O silenciamento relevante, possvel estratgia para no causar maior insegurana, legitimar e ampliar o apoio ao novo governo. Somente, quase trs meses aps o golpe, na edio de 24 de junho de 1964, que comearam a ser publicadas as notcias de priso de inmeras pessoas. Todavia, no se tratavam de matrias jornalsticas, mas de notas oficiais, intituladas Declarao, assinadas pelo Cel. Alfredo Aristarcho Leygrand Marquesi, do 11o R.C. Consta nas mesmas que a deteno dos suspeitos ocorreu para que fossem submetidos averiguao sobre suas atitudes e participao, tendo sido postos em liberdade por no ter sido apurado at agora que estivessem participando de forma comprometedora de tal tipo de atividades [...].2 Entre os detidos constou o nome do exvereador Gumercindo Bianchi, cujo mandato legislativo fora cassado na noite de 19 de abril de 1964. Entretanto, encontramos narrativas de prises e perseguies, de natureza variada, que ocorreram imediatamente aps o golpe, registradas em entrevistas concedidas ao Projeto de Histria Oral desenvolvidos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Dourados Ressonncia do Golpe de 64 e Memria de pioneiros. Vrias entrevistas analisadas do conta de inmeras prises, principalmente de pessoas ligadas ao PTB e tambm de colonos residentes na CAND ou ainda na cidade de Itapor, ento distrito de Dourados. Entre outros aspectos, comentaram a existncia dos Grupos de Onze. Na verdade, os Grupos de Onze tratavam-se de uma estratgia de resistncia coordenada por Leonel Brizola que, desde a renncia de Jnio Quadros, organizara uma extensa rede de apoio a Joo
2

O Progresso, 24 mai. 64.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Goulart. Para garantir a posse de Joo Goulart e com o apoio do III Exrcito, sediado no Rio Grande do Sul, Leonel Brizola declarou-se disposto a pegar em armas para garantir respeito Constituio e passou a exigir seu cumprimento, diga-se, a posse do vice-presidente eleito. Organizou uma rede de emissoras de rdio, denominada de Cadeia da Legalidade, ganhando apoio da opinio pblica.

A partir desse entendimento preliminar, possvel concluir que as prises ocorridas aps o golpe de 64, deram-se em face da resistncia que esses grupos poderiam oferecer ao novo regime. De fato, o que se pode constatar nas entrevistas concedidas para o projeto Ressonncias do Golpe de 64, que as prises, na maioria, envolviam partidrios do PTB e que teriam ligaes com os Grupos de Onze.

Segundo Gorender, por ocasio do golpe de 64, os Grupos de Onze chegavam a 24 mil militantes em todo pas, todavia, nada se sabia de sua estratgia de ao. Quanto atitude de Brizola que, em 31 de maro, tomara a capital do estado do Rio Grande do Sul, sob proteo do III Comando do Exrcito, afirma que cometeu um erro estratgico: [...] no fez o que podia consolidar a frente antigolpista: a instalao de um governo provisrio alternativo na capital do Estado.3 Na regio de Dourados, as prises que se seguiram ao golpe, buscavam exatamente detectar a presena de adeptos de Brizola e de seus supostos grupos de guerrilha. Depoimentos dos entrevistados, presos por ocasio do golpe em Dourados, evidenciam essa preocupao. Atlio Torraca Filho, membro do diretrio do PTB, conta que, logo aps o golpe, ao saber que seria preso, ausentou-se da cidade e quinze dias depois retornou, apresentando-se polcia. A seguir foi intimado a depor no quartel do Exrcito, na cidade de Nioaque. Conta que lhe foram feitas duas perguntas: petebista? do Grupos de Onze? Torraca costuma dizer que respondeu apenas um sim: era petebista.4 A mgoa de Torraca contra o regime militar fundamenta-se na perseguio imposta contra petebistas, pessoas que, segundo ele, apenas trabalhavam em prol da
3 4

GORENDER, Jacob. Combate nas trevas. So Paulo: tica, 1999, p. 134. Durante o perodo de verificao das fontes para esta pesquisa, estivemos na unidade do exrcito da cidade de Nioaque, para confirmar a priso de Torraca, todavia, nada nos foi confirmado. No havia nenhum documento do perodo arquivado e no nos informaram aonde poderamos localizar. Tampouco souberam informar onde poderia estar. Tivemos confirmao apenas do comandante da unidade no ano de 64, coronel Nicanor de S, que confere com as informaes do entrevistado.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

implantao das Reformas de Base defendidas por Brizola. Junto aos demais membros do diretrio municipal, mantinham subdiretrios do partido nos distritos e na antiga CAND onde:

[...] travamos planos para administrar dentro do mveis (sic) democrtico, dentro daquilo que era permitido por lei, no entanto, veio o golpe de 64 e taxou-nos de subversivos, de comunistas, de poro de coisa qual realmente no era.5

Nas reunies discutiam-se abertamente as condies de trabalho, a participao do empregado nos lucros das empresas, planos para implantar a reforma agrria, assuntos que naquela poca eram considerados subversivos, bem ao contrrio de hoje, afirma Torraca. Ainda segundo o entrevistado, o modelo de reforma agrria foi a CAND, implantada por Getlio Vargas: [...] a nossa Colnia Agrcola Nacional de Dourados, implantada em 1943, por Getlio Vargas que foi uma demonstrao verdadeira de reforma agrria. O golpe de 64 atingiu principalmente o PTB, porque este partido:

[...] foi um partido que cresceu, nasceu da massa, cresceu e j em 64 se destacava com maior nmero de parlamentares[...] seguido pelo PSD e UDN, que eram realmente nossos adversrios ento em funo do trabalhismo empregava um socialismo democrtico, j pregava naquela poca o socialismo democrtico [...] ento em funo disso o PTB foi o alvo da revoluo de 64 feita por militares, mas que gera um respaldo dos civis pertencente quase todos da antiga UDN e tambm do PSD.6

Torraca refere-se ao Comando de Caa aos Comunistas, o CCC douradense, como composto por elementos civis, tais como Celso Muller do Amaral e Dalmrio Vicente de Almeida, ambos citados por diversos entrevistados. Na cidade de Itapor, o CCC foi coordenado por Dalmrio. Seu modo peculiar de forar cooperao ao seu intento era o de ameaar as pessoas do lugar a caar e prender comunistas sob pena de serem considerados como tais, caso se recusassem a faz-lo. Os colonos eram presos e trazidos para a delegacia de polcia de Dourados. Um dos entrevistados, Auren Cordeiro, vereador em Itapor poca do golpe, conta que Dalmrio:
5 6

Entrevista de Atlio Torraca op. cit. Entrevista de Atlio Torraca, op. cit.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

[...] chegou em Itapor e disse: quem for a autoridade que no prender os comunistas, vai ser preso, citou um exemplo, que em Dourados j tinha sido preso um promotor, tinha sido preso mais algum, que eu no lembro e foi aquele comentrio muito grande, ento nesse dia um dia aps que estourou a revoluo, ns comeamos ir atrs daquelas pessoas, que naquela poca realmente houve um movimento em Itapor chamado grupo dos Onze. Nesse grupo de onze teve algumas pessoas que tomou parte desse grupo e disse que esse pessoal estava se organizando para tomar conta do Brasil [...]. Ento ns fomos atrs dessas pessoas.7

Conforme se verifica no depoimento do ex-vereador, todos os petebistas eram denominados de comunistas, ligados aos Grupos de Onze liderados por Leonel Brizola. Segundo ele, incitados por Dalmrio, vrios civis saram procura dos partidrios de Brizola. Foram presos os petebistas Ricardo Francisco da Silva, Alberto Carneiro, Francisco Moreira alm de outros dos quais no se lembra. Todos faziam parte dos Grupos de Onze, alguns eram seus chefes. Eram pessoas conhecidas na cidade, pois defendiam abertamente a implantao da reforma agrria, assunto de comunista. Ainda na cidade de Itapor, antiga Colnia Municipal de Dourados, tambm os colonos foram perseguidos e presos. Pessoas simples, todavia simpatizantes de Brizola, como o leiteiro Jos Verssimo de Oliveira, casado, e pai de trs filhos pequenos. A viva, dona Valdeci, conta que o marido foi preso logo aps o golpe porque admirava o partido trabalhista, mas no fazia parte de nenhum movimento subversivo. O marido foi preso no dia seis de abril quando colhia arroz na roa da famlia, na Colnia Santa Terezinha, distrito da cidade. J em Dourados, na regio da CAND, vrios colonos tambm foram presos. Todos petebistas acusados de comunistas e de participao nos Grupos de Onze. Noel Bernardo da Silva, dono de lote da colnia, conta que seu pai e irmos foram todos presos, denunciados por conhecidos e vizinhos acusados de pertencer aos Grupos de Onze, porque desabafou: eram partidrios do PTB. Ao se lembrar do perodo, Sr. Noel

Sofri, fui preso, foi seis polcia me peg em casa, me prendero e falaram que ia me mat, ia me jog no rio, outra vez ia lev e mand pr Cuba e assim meus irmos, minha famlia tudo foi
7

Entrevista de Auren Cordeiro, concedida a Marilene Aguero Rivarola. Projeto Ressonncias, 1996.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

perseguida e vigiado demais. Companheiros apanharam, vi apanh na minha frente. [...] ele alegava que ns era comunista, n, [...], eu ainda falei pr ele: se for comunista, comunista bom. Nunca fui preso, a primeira vez. A minha vida s trabalhar em lavoura muito grande e onde se colhia 200 e 300 saco de feijo, ento se uns home desse for comunista, ento comunista bom.8

O colono, como toda sua famlia, era petebista por simpatia a Getlio Vargas. Na opinio deles, Vargas pensou nos pobres ao implantar a Colnia Federal, que tinha sido muito bom para os pobres a quem tinha distribudo terra. A perseguio poltica praticada contra os petebistas vinha, sobretudo, de partidrios da UDN. Perciliano Bueno Cavalheiro, cartorrio em Dourados desde 1959, conta que foi preso por dar vivas ao Brizola. Afirma que foi:

[...] surpreendido na estrada por uma equipe da polcia, e fui preso [ ...] como um criminoso qualquer, sujeito a tanta humilhao, me puseram sentado no jipe atrs, sem poder me sentar [...] e fui conduzido delegacia e l num cubculo infecto onde no mximo cabiam 15 detentos, estvamos em 45 pessoas, tudo como se fssemos criminosos, tratados com a maior humilhao, cujo delegado um tal de capito Azambuja, pobre boneco, manobrado pela cpula da UDN local, nada falava, nada dizia, s dizia que estava no pas um outro regime[ ...]. No dia seguinte, mandou me chamar e disse que eu estava preso, porque estava dando vivas a Brizola, com dois revlveres na cinta, gritando viva Brizola! viva Brizola!, tudo mentira, tudo invencionice[...].9

O drama dos presos, ainda segundo Perciliano, travava-se numa cela de nove metros quadrados, sob um calor infernal. Situao que se amenizava com a ajuda de pessoas como o prefeito da cidade, Napoleo Francisco de Souza, que providenciava gua e sanduches. Durante sua permanncia na delegacia, viu chegarem carros e carros trazendo presos de diversas localidades, como de Bocaj, Carumb e Itapor que [...] eram adentrados nos cubculos, nas celas, com aqueles soldados mal-humorados, xingando de comunistas. Perciliano foi solto com a ajuda de seu compadre Nilo Peanha de Oliveira, partidrio da UDN. Em 1966, Perciliano elegeu-se vereador.

Entrevista de Noel Bernardino da Silva, concedida a Leila Gonalves Campo. Projeto Ressonncias, 1997. Entrevista de Perciliano Bueno Cavalheiro, concedida a Maria Jose Bueno Cavalheiro. Projeto Ressonncia, 1996.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

A existncia dos Grupos de Onze na regio de Dourados confirmada pelo expetebista Harrison de Figueiredo, preso duas vezes durante o regime militar. A primeira priso ocorreu logo aps o golpe. Era petebista atuante e afirma que a atuao dos Grupos de Onze na regio de Dourados, nada tinha a ver com as formas descritas pelos militares. No havia clulas de resistncias, armamentos ou planos subversivos. A atuao do partido consistia na conscientizao dos partidrios, junto aos colonos, muitos deles tambm petebistas. Faziam reunies nas reas rurais, onde discutiam os assuntos ligados s Reformas de Base. Ou seja, discutiam questes sociais, as quais seriam de alguma forma resolvidas com a implantao das reformas propostas por Jango.10 A priso de Harrison de Figueiredo foi narrada por Umbelina Cmara Galvo, na poca, cunhada de Harrison. A famlia de dona Umbelina foi fortemente atingida. Foram presos: seu marido, o irmo, o cunhado e ela prpria. Segundo dona Umbelina, Harrison foi denunciado por um vizinho. A polcia foi at sua casa, reviraram tudo, at mesmo os livros escolares das crianas. No tendo encontrado nada e, na ausncia de Harrison, a polcia deteve a esposa de Harrison, Madalena, para que ela indicasse o paradeiro do marido. Com a deteno da esposa, Harrison decidiu se entregar polcia. Mas, quem o deteve foi um civil, Dalmrio Vicente de Almeida. Permaneceu dias preso at a chegada do exrcito.11 Na regio da CAND, logo aps o golpe, muitos colonos foram presos, mas foram liberados, pois no havia provas de qualquer fato que os incriminasse. Alguns ficaram vrios dias ou semanas detidos, sofrendo presses psicolgicas. O mtodo de intimidao mais utilizado pelos policiais consistia na remoo de presos na calada da noite, sendo que, logo aps a retirada do preso da cela, tiros eram ouvidos l fora. Aps serem liberados, os colonos passaram a ser discriminados em seus locais de origem. Eram apontados como comunistas por pessoas de outros partidos polticos. Uma espcie de temor atingiu toda colnia, confundindo petebismo com comunismo. Eram pessoas simples, sem cultura letrada. Quanto s perseguies na CAND, recaram, sobretudo nos colonos e que, por causa da existncia de supostos Grupos de Onze na As
10

Entrevista de Harrison de Figueiredo, concedida a Prof. Wilson Valentin Biasotto. Projeto Ressonncias, 1997. Entrevista de Umbelina Cmara Galvo, concedida a Analina Ferreira. Projeto Memria de Pioneiros, 1997.

11

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

perseguies no se restringiram somente aos colonos identificados com o PTB, voltando-se tambm contra o poder legislativo, atingindo os representantes do PTB na Cmara de Vereadores. No campo partidrio, as perseguies iniciaram-se na prpria noite do dia 31 de maro de 1964. A 49o sesso da Cmara de Vereadores desse dia, contou com a presena do Prefeito Municipal Napoleo Francisco de Souza e de uma comisso de senhoras, as mesmas foram convidadas a assistirem aos trabalhos.12 Em sesso ordinria, ao incio dos trabalhos do legislativo municipal s 19:30 horas, ainda no se tinha conhecimento da sada de Jango da presidncia. No legislativo douradense, na primeira sesso seguinte aps o dia do golpe, a cassao do mandato de Janary Carneiro Santiago foi requerida pelo vereador Cider Cerzsimo de Souza, em razo de o referido vereador ter se declarado e se manifestado a favor do Partido Comunista. Por sua vez, a cassao do mandato de Gumercindo Bianchi foi requerida pelo vereador Ataulfo de Mattos, pelo mesmo motivo: simpatizava com o comunismo.13 Os vereadores Janary e Gumercindo no estavam presentes nessa sesso e o requerimento para cassao de seus mandatos foi feito oralmente, pelos vereadores requerentes. Nenhuma anotao quanto troca de governo se fez na Ata, apenas uma manifestao de apoio, representada pelo requerimento do vereador Ismain Audi, e oficializar aos Ministros das trs armas e governadores, que democraticamente souberam impedirem (sic) a infiltrao do comunismo no Brasil. Os dois vereadores foram cassados.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABREU, Alzira Alves de (Org.). Mdia e poltica no Brasil: jornalismo e fico. Rio de Janeiro RJ: Editora FGV, 2003. ALBERTI, Verena. Manual de histria oral. Rio de Janeiro RJ: Editora FGV, 2005. ARAKAKI, Suzana. Dourados: memrias e representaes de 1964. Dourados MS: EdUEMS, 2008.

12 13

Ata da Cmara de Vereadores de Dourados, 31 mar. 1964, p. 166. Ata da 50a Assemblia da Cmara de Vereadores, de 7 abr. 1964.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

10

ARAUJO, Maria do Socorro de Souza. Paixes polticas em tempos revolucionrios: nos caminhos da militncia, o percurso de Jane Vanini (19641974). Dissertao (Mestrado em Histria). UFMT, 2002. ARAUJO, Maria Paula Nascimento. A utopia fragmentada: as novas esquerdas no Brasil e no mundo na dcada de 1970.Rio de Janeiro RJ: Editora FGV, 2000. BANDEIRA, Moniz. O governo Joo Goulart: as lutas sociais no rasil (1961-1964). Rio de janeiro: BIASOTTO, Wilson Valentin. Ressonncias do golpe de 64. Projeto de Histria Oral. UFMS, s/d. CASTRO, Castro, DARAUJO, Maria Celina. Dossi Geisel. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. FICO, Carlos. Alm do golpe: a tomada do poder em 31 de maro de 1964 e a ditadura militar. Rio de Janeiro: Record, 2004. MARTINS, Demosthenes. A poeira da jornada: memrias. So Paulo: Ed. Resenha Tributria, s/d. MENDONA, Rubens. Histria das revolues em Mato Grosso. Goinia: Ed. Rio Bonito, 1970. SOUZA, Pedro Luiz de. Verde a Liberdade, flagrantes da revoluo em Mato Grosso. Campo Grande: Grfica Ruy Barbosa, 1965. TOLEDO, Caio Navarro de. (Org.). 1964 vises crticas do golpe: democracia e reformas no populismo. Campinas: Unicamp, 1997.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

11

Das könnte Ihnen auch gefallen