Sie sind auf Seite 1von 9

RELATO DE EXPERINCIA

EM BUSCA DA CONSTRUO DE UMA PROPOSTA TERICOMETODOLGICA PARA O ENSINO DO JUD ESCOLAR*

OROZIMBO CORDEIRO JNIOR * *

RESUMO Este texto relata a experincia adquirida com o desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado Metodologia no ensino da Educao Fsica: o jud como elemento da cultura corporal. O referido projeto teve como objetivo a construo de uma metodologia de ensino do jud adequado realidade e s exigncias do contexto escolar. O desenvolvimento deste projeto foi possvel devido parceria entre o Colgio Estadual Waldemar Mundim, a Faculdade de Educao Fsica e a Universidade Federal de Gois. Na concluso deste trabalho, foi possvel apresentar uma proposta terico-metodolgica de ensino do jud a partir dos princpios da pedagogia crtico-superadora. PALAVRAS-CHAVE: Metodologia de ensino do jud, jud escolar.

Para a construo desta proposta terico-metodolgica de ensino para o jud, recebemos significativas contribuies dos professores Anegleyce Teodoro Rodrigues e Marcelo Guina Ferreira da FEF/UFG. ** Acadmico do curso de Educao Fsica da FEF/UFG e bolsista do Programa Bolsa de Licenciatura no ano de 1998/99, pela Pr-Reitoria de Graduao da UFG.

Pensar a Prtica 3: 97-105, Jul./Jun. 1999-2000

97

INTRODUO ste trabalho possui na sua gnese a perspectiva de construo de uma proposta terico-metodolgica de ensino do jud na escola, tendo como teoria orientadora a pedagogia crtico-superadora (C-S). No sentido de compreender o jud como um elemento da cultura corporal, necessitvamos de uma experimentao de atuao prtica junto a uma escola pblica para, assim, constatar a viabilidade deste contedo. Neste sentido desenvolvemos o projeto de pesquisa intitulado Metodologia no Ensino da Educao Fsica: o jud como elemento da cultura corpo1 ral. As justificativas iniciais para a realizao desse projeto estavam apoiadas em duas proposies: a) reforar e justificar a nossa opo pelo referencial j citado e a necessidade de um aprofundamento tericometodolgico acerca deste assunto; b) organizar e sistematizar os elementos constitutivos do jud para que se orientassem para uma prtica educacional. Em relao primeira proposio, cabe-nos justificar que nossa opo em reforar esta proposta por existir uma matriz terica2 que orienta essa prtica pedaggica. Consideramos que esta proposta discute com muita seriedade e competncia posies filosficas, sociais, polticas e educacionais devidamente organizadas e sistematizadas para instrumentalizar os professores para a interveno na rea de educao fsica (EF). Este referencial analisa os problemas relativos escola e a sua insero na realidade social brasileira, buscando sempre a perspectiva de que a escola mais um elemento de contribuio para a superao das atuais relaes sociais capitalistas.
[...] numa sociedade de consumo tal qual a que vivemos, fortemente condicionada por interesses de lucro, fica evidente que os educadores, os verdadeiros educadores, no podem deixar de atentar para os desvios a que estamos sujeitos em termos de busca dos nossos valores de vida mais expressivos. No se pode esquecer que estamos todos envolvidos pela mentalidade do ter mais, mesmo que isto implique em ser menos. Perguntar para que? por que? para quem se dirige a Educao? se impe como tarefa fundamental. As respostas devem ser refletidas e as concluses incorporadas e utilizadas no nosso agir dirio. (Medina, 1989, p. 32).
98 Cordeiro Jnior, O. Em busca da construo de uma proposta ...

A nosso ver existem vrios equvocos em relao interpretao deste referencial, assim como em relao viabilidade do desenvolvimento dos contedos propostos por essa teoria. Esse equvoco acontece at mesmo no prprio livro (p. 76) que afirma que o jud foi, entre ns, totalmente despojados dos seus significados culturais, recebendo um tratamento exclusivamente tcnico. Tal afirmao provoca, assim, dificuldades de entendimento acerca dos limites e possibilidades que o jud assume como um elemento da cultura corporal. Em relao ao segundo ponto, consideramos ser de fundamental importncia a organizao e sistematizao dos elementos constitutivos do jud, para que estes estejam orientados para uma prtica educacional. No intuito de cumprir esta tarefa fundamental estar ciente do atual processo de desenvolvimento em que se encontra o jud, para que esse conhecimento objetivo se tranforme em conhecimento escolar. O PROJETO EM SUA FASE DE ORGANIZAO. Para o desenvolvimento deste projeto foi necessrio o apoio institucional da FEF/UFG, atravs da liberao do ginsio de lutas para as atividades, assim como dependncias (banheiros, piscinas e etc) e materiais (bolas, cordas e etc). Na organizao do projeto poltico-pedaggico do Colgio Waldemar Mundim, o papel cumprido pela educao fsica no possua bases tericas sistematizadas na realizao de suas aulas. Os prprios professores admitiam a necessidade de um suporte terico mais consistente, apontavam para a falta de cursos de atualizao, para a impossibilidade de estarem presentes em congressos cientficos, para os baixos salrios etc. A educao fsica, nesta escola, sofria algumas limitaes estruturais, como falta de espao interno na escola para a realizao das aulas, de materiais e de professores. Assim, as aulas de EF eram ministradas em uma quadra esportiva de um clube prximo e em outra quadra de um centro comunitrio do bairro. O processo de avaliao para a educao fsica era feito atravs da freqncia do aluno ou de declarao de que realizava alguma prtica desportiva em algum clube ou de que participava de programas de iniciao esportiva.
Pensar a Prtica 3: 97-105, Jul./Jun. 1999-2000 99

Para a realizao de nossa experincia, organizamos os alunos do a a colgio em uma turma do ensino fundamental (turma A 5 a 8 srie) e o o em outra do ensino mdio (turma B 1 a 3 ano), com 25 vagas em cada uma. Distribuiu-se, ento, uma circular com todas as informaes possveis dirigida aos alunos que desejassem participassem deste projeto. Esta circular deveria ser assinada pelos pais ou responsveis. No intuito de atender as necessidades da pesquisa foi necessrio que estabelecssemos aulas trs vezes na semana (segundas, quartas e sextas-feiras), no horrio de 13:30h s 15:00h (turma A) e de 15:30 s 17:00h (turma B). OS PRIMEIROS CONTATOS COM OS ALUNOS DO PROJETO Inicialmente os alunos, ao freqentarem um espao como o do ginsio de lutas de FEF/UFG, ficaram ansiosos com tantas novidades, faziam muitas perguntas, falavam muito alto. Pudemos constatar que muitos deles executavam com destreza movimentos inerentes capoeira (ginga, saltos, golpes). Uma das dificuldades enfrentadas por ns esteve relacionada com a disciplina dos alunos. Na primeira semana de aula no projeto, fizemos a experincia de no utilizarmos o judogui, que a roupagem caracterstica do praticante do jud, e tentamos cumprir o papel de professor da mesma forma. Constatamos que os alunos no prestavam ateno quilo que procurvamos ensinar, brigavam muito entre si. Em suma, ignoravam a presena do professor. No sentido de reverter esta situao, realizamos algumas leituras em relao prpria histria do jud e passamos a considerar a realidade social dos alunos. Tomamos conhecimento de que o conceito em relao ao professor de luta se baseava em filmes, desenhos, histrias contada por amigos, nas quais o professor uma pessoa autoritria e disciplinadora. Adotamos a medida de utilizar o judogui, mas mantivemos a nossa mesma postura como educadores e estabelecemos algumas regras de convvio a serem cumpridas pelo grupo. Na semana seguinte, utilizando o judogui devidamente amarrado com a faixa, aguardamos os alunos dentro do dojo, numa posio ajoelhada, em silncio e de cabea baixa. Notamos que os alunos, principalmente os da turma A, apesar de terem chegado eufricos, entraram cala100 Cordeiro Jnior, O. Em busca da construo de uma proposta ...

dos no dojo. Pareciam haver visto uma figura religiosa. Conseguimos ouvir algumas frases que sussurravam: vai, faz baguna agora, pro professor quebrar sua cara, eu acho que o professor t um pouco grilado, eu acho que ele hoje vai dar aula. A partir deste momento compreendi o quanto era necessrio se envolver em um tipo de projeto como aquele e dominar ainda melhor aquele referencial. Na descrio acima, ficou registrada apenas uma das dificuldades por ns enfrentada no desenvolvimento do projeto. Algumas outras surgiram, como o relacionamento afetivo professor-aluno, algumas desistncias de alunos do projeto e outras tantas, que, pela limitao do trabalho, no sero enumeradas. RELATO DE ALGUMAS EXPERINCIAS Ao tratar o jud numa perspectiva histrica apontvamos para que este contedo tivesse uma lgica diferente dos atuais mtodos de ensino que se caracterizam por um excesso de movimentos mecnicos sem uma reflexo mais aprofundada de seus significados culturais. Neste sentido vinculamos a prtica do jud prtica social dos alunos, discorrendo sobre temas atuais, tais como: isolamento geogrfico do Japo, latifndio, o jiu-jitsu, a urbanizao do Japo, Jigoro Kano, princpios e fundamentos do jud (quedas, rolamentos, equilbrio, desequilbrio, projees e imobilizaes), o jud como esporte-espetculo, o jud e suas mltiplas relaes em nossa sociedade. No tpico isolamento geogrfico, oferecamos subsdios aos alunos para que eles pudessem compreender a importncia de elementos como os aspectos fsicos do Japo no perodo feudal e suas influncias na formao das famlias no Japo (cls). Utilizamos materiais (bolas, cordas, colches), jogos, encenaes e movimentos de adaptao no dojo. Nossa inteno era fazer com que os alunos compreendessem que o Japo possui pouca terra, pouco espao para plantao. Queramos que os alunos questionassem o porqu do uso da fora para tomada de terra, da utilizao de guerreiros para a proteo das terras dos senhores de terra (Daymos). Percebemos que muitos deles se envolveram muito nessas discusses; perguntavam muito sobre fatos histricos ocorridos e comeavam a entender que a sistematizao da luta, principalmente no Japo, se deu por interesses econmicos e proteo de bens privados.
Pensar a Prtica 3: 97-105, Jul./Jun. 1999-2000 101

Dessa forma os alunos comeavam a identificar os primeiros dados da realidade que deram gnese s prticas corporais de luta no Japo. Para a prtica dos fundamentos do jud, como rolamentos, quedas e exerccios de adaptao ao dojo, utilizamos colches no sentido de que estes fossem mediadores do processo de aprendizagem, sem que isto significasse o rompimento com a riqueza de movimentos que aqueles alunos traziam de sua realidade. Neste processo trabalhamos vrias formas de impacto e quedas, no sentido de esclarer que essas prticas faziam parte tambm de outras lutas como o Jiu-Jitsu. Em linhas gerais, podemos dizer que o jud uma manifestao cultural nipnica e que, portanto, sua origem est indissociavelmente ligada histria deste povo, s transformaes sociais ocorridas no Japo no sculo passado, sistematizao e acmulo de conhecimentos gerados a partir de sua prtica, aos seus elementos tcnicos e tticos. Deve-se reconhecer tambm seu processo de ocidentalizao, suas tendncias de transformao e suas interferncias na cultura brasileira. No processo avaliativo do nosso trabalho, realizamos uma prova escrita para as turmas A e B. A realizao desta prova serviu ao propsito de analisar com uma maior profundidade o trabalho, buscando traar a historicidade dessa luta, e estabelecendo os elementos constitutivos dessa luta. Elaboramos a prova escrita para as duas turmas (A e B), em que foram formuladas as seguintes perguntas. Para a turma A: 1. O jud uma luta com armas ou luta corporal? Justifique. 2. Quais as partes do corpo utilizadas na prtica do jud? 3. O que diferencia o jud de outras lutas? O jud uma luta violenta? Justifique. 4. Como podemos cair no cho sem machucar? Quais so as formas de amortecimento? 5. Como est sendo sua participao no projeto? Qual sua opinio sobre as aulas com o professor de jud? 6. Na sua opinio, o que pode ser melhorado nas aulas de jud? Para turma B: 1. Que importncia teve o isolamento geogrfico do Japo para o seu desenvolvimento?
102 Cordeiro Jnior, O. Em busca da construo de uma proposta ...

2. Por que o latifndio influenciou no surgimento de lutas corporais no Japo? Como ocorriam as lutas corporais? 3. Como as diferentes classes sociais lutavam no Japo? O que diferencia o jud de outras lutas? 4. Como podemos amortecer as quedas sem machucar? Quais so as formas? 5. Como est sendo sua participao no projeto? Qual sua opinio sobre as aulas com o professor de jud? 6. Na sua opinio, o que pode ser melhorado nas aulas de jud? Aps a realizao desta prova, as turmas mostravam-se mais solidrias, mais compreensivas e alegres. J havamos nos aproximado muito de nossos objetivos, porque conseguamos desenvolver um trabalho mais coeso, com uma definio mais clara do caminho a ser seguido. Queremos dizer que essa tarefa assumida nunca nos pareceu fcil e que, algumas vezes, percebemos que no dispnhamos de total domnio dos referenciais tericos. CONSIDERAES FINAIS Pudemos observar que alguns alunos mostravam claramente um salto qualitativo, sobretudo os do segundo ciclo, o da iniciao sistematizao do conhecimento. Os alunos demonstravam conscincia de suas atividades, de suas possibilidades de abstrao, confrontando dados da realidade com suas prprias representaes. Estabeleceram nexos, dependncias e relaes complexas, as quais estavam representadas em conceitos do jud elaborados por eles mesmos. Alm disso, considervamos inicialmente a referncia dos alunos em relao as lutas, suas dvidas, questionamentos e em suas ansiedades pessoais em aprender o jud. Consideramos que nosso trabalho teve limitaes; no conseguimos, por exemplo, realizar aulas de jud com um praticante do esporte. A direo da escola lamentou a ausncia de espao na escola que pudesse ser utilizado, mas reconheceu a importncia desse projeto na escola e o quanto ele pode contribuir. No queremos dizer que chegamos a uma frmula pronta e acabada, mas podemos afirmar que existe uma experincia obtida atravs da prtica3 junto a alunos reais de uma escola pblica. Queremos dizer
Pensar a Prtica 3: 97-105, Jul./Jun. 1999-2000 103

ainda que h uma proposta de continuidade deste trabalho, com a realizao de um curso de atualizao sobre o jud para professores das redes pblicas municipal e estadual de ensino.
ABSTRACT This paper focuses on the experience acquired with the development of the research project entitled Methodology in the teaching of the physical education: the judo as an element of corporal culture. This project since its genesis aimed at the construction of a methodology of teaching judo adapted to the reality and to the demands of the school context. The development of this project was possible due to partnership among Escola Estadual Waldemar Mundim, School of Physical Education and Federal University of Gois. In the conclusion of this research, it was possible to present a theoretical-methodological proposal of teaching of judo starting from the critical-sourmounter pedagogy. KEY WORDS: Methodology of teaching judo, school judo.

NOTAS 1. Este projeto de pesquisa teve como orientador o Prof. MS. Marcelo Guina Ferreira, recebendo apoio da FEF/UFG, do Colgio Waldemar Mundim, e financiamento atravs do Programa Bolsa de Licenciatura no ano de 1998, desenvolvido pela Pr-Reitoria de Graduao da UFG. 2. Cf. o livro Metodologia no Ensino da Educao Fsica op. cit. 3. Este texto est materializado na forma de um trabalho monogrfico intitulado Proposta terico-metodolgica do ensino do jud escolar a partir dos princpios da pedagogia crtico-superadora: uma construo possvel, que conta nas suas 156 pginas todas as informaes e dados referentes a esta pesquisa. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ADNET, Jlio. Jud: luta dos fortes. Braslia: Printer Grfica Formulrios Contnuos, 1993. CARVALHO, Muri. Jud: crtica radical. Revista Motrivivncia, ano I, n. 2, p. 35-43, 1989. ____. O jud e seus aspectos tericos. Vitria:CEFD/ UFES,1996. (Mimeo) COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educao Fsica. So Paulo: Cortez, 1992.
104 Cordeiro Jnior, O. Em busca da construo de uma proposta ...

ESCOBAR, M. Ortega. Transformao da Didtica: construo da teoria pedaggica como categorias da prtica pedaggica: experincia na disciplina escolar educao fsica. Campinas: Unicamp, 1997. (Tese de Doutorado). LEO NETO, Waldemar Carneiro. A crise da imigrao japonesa no Brasil, (1930-1934): contornos diplomticos. Braslia: Fundao Alexandre Gusmo, 1989. SAVIANI, Demerval. Pedagogia histrico-crtica: primeiras aproximaes. So Paulo: Autores Associados, 1994. WANDERLEY, Paulo F. Tenrio. Introduo do jud no Brasil: uma anlise sob a tica da transferncia cultural. Rio de Janeiro: UERJ, 1995. (Memria de Licenciatura). WHITE, Merry. Desafio educacional japons: compromisso com a infncia. So Paulo: Brasiliense, 1986.

Pensar a Prtica 3: 97-105, Jul./Jun. 1999-2000

105

Das könnte Ihnen auch gefallen