Sie sind auf Seite 1von 12

FRANCISCO, D. P. Danos socioambientais urbanos em Curitiba: uma abordagem...

DANOS SOCIOAMBIENTAIS URBANOS EM CURITIBA: UMA ABORDAGEM GEOGRFICA Urban partner-ambient damages in Curitiba: a geographic boarding
Denise Pinheiro FRANCISCO1

RESUMO
Classificam-se os danos socioambientais urbanos em Curitiba como provenientes de: Atividades Noturnas, Empreendimentos Imobilirios, Atividades Industriais, Servios de Transportes e Atividades Diversas. Estas atividades e servios compem o conjunto de intervenes objeto de pesquisa em 44 aes civis pblicas propostas pelo Ministrio Pblico do Paran (de 1986 a 2002). Os danos socioambientais urbanos identificados em Curitiba so: poluio sonora, poluio atmosfrica, poluio hdrica, degradao ambiental e desequilbrio ecolgico, com danos fauna e flora e riscos qualidade de vida (sade e bemestar), alm da leso ao patrimnio cultural de valor histrico, urbanstico e paisagstico.

ABSTRACT
The urban partner-environmental damages in Curitiba are classified as: Evening activities, Real Estate Enterprises, Industrial Activities, Services of Transports and Diverse Activities. These activities and services compose the set of interventions which were the object of research in 44 civil actions public proposals for the Public prosecution service of the Paran State (19862002). The identified urban partnerambient damages in Curitiba are: sonorous pollution, atmospheric pollution, hydrical pollution, environmental degradation and ecological disequilibrium, with damages to the fauna and flora and risks to the quality of life (health and well-being), beyond the injury to the cultural patrimony of historical, urban and landscape value.

Palavras-chave:
Danos socioambientais urbanos, ao civil pblica, Curitiba.

Key-words:
Urban partner-ambient damages, public civil actions , Curitiba.

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paran.

R. RAE GA, Curitiba, n. 9, p. 47-58, 2005. Editora UFPR

47

FRANCISCO, D. P. Danos socioambientais urbanos em Curitiba: uma abordagem...

INTRODUO O desenvolvimento das cidades um processo dinmico que envolve elementos em permanente movimento, possibilitando um campo de anlise e despertando a ateno urgente de seu estudo. A complexidade do sistema socioambiental urbano tornase compreensvel quando focalizada sob a perspectiva da Geografia, entendida no mbito deste artigo como uma cincia holstica.2 Para delinear o contexto integrador dessa abor-dagem tm-se que analisar os aspectos relacionados com a dimenso espacial dessa cincia. Esta caracterstica indica que o objeto em estudo deve ter expresso territorial e materializarse visualmente na superfcie terrestre. No entanto, refora-se que a Geografia no apenas o estudo do espao nem simplesmente dos lugares, mas sim da sua organizao espacial (MONTEIRO, 1976; CHRISTOFOLLETI, 1999; MENDONA, 2001, grifos do autor). Ora, segundo essa viso, a Geografia uma cincia social, pois estuda o espao produzido pela sociedade, considerado uma segunda natureza, isto , a natureza que j apresenta resultados da ao humana. Assim, a histria e a evoluo dos povos so itens fundamentais de modificao da natureza e de organizao do espao ao longo do tempo. O interesse dessa pesquisa manifesta-se, especialmente, em discutir as contnuas agresses ambientais cidade a instigar cada vez mais o esprito de cidadania e de justia no direito qualidade de vida. A proposta apresentada para essa problemtica analisar os danos ambientais urbanos com uma viso crtica da questo social e poltica, sem perder de vista o recorte geogrfico espao-temporal. Os resultados da investigao sobre danos ambientais na cidade de Curitiba atravs da ao civil pblica, num universo amostral composto de 44 aes impetradas pelo Ministrio Pblico3 no perodo de 1986 a 2002, possibilitaram uma discusso acerca dos problemas 4 socioambientais urbanos que mais incomodaram a populao a ponto de serem levados Justia.

A AO CIVIL PBLICA E O DANO AMBIENTAL Para Fiorillo (1996) apud Arajo (2001), aprioristicamente, todo instituto destinado e utilizado, tanto pelo Poder Pblico quanto pela coletividade, na preservao ou na proteo dos bens ambientais, constitui um instrumento de tutela ambiental (ARAJO, 2001, p. 350). Segundo o autor, esses instrumentos dividem-se em: a) Mecanismos no-jurisdicionais de tutela ambiental: Referem-se ao estudo prvio de impacto ambiental/relatrio de impacto sobre o meio ambiente EPIA/RIMA, s licenas ambientais, auditorias ambientais, zoneamento ecolgico-econmico ZEE, manejo e/ou monitoramento ambiental, espaos protegidos e atuao de polcia do Poder Pblico na preveno (leis, decretos, autorizaes, etc.) ou na repreenso (sanes administrativas); Mecanismos jurisdicionais de tutela ambiental: So as aes judiciais (ao popular, ao civil pblica, mandado de segurana e mandado de injuno) (FIORILLO, 1996 apud ARAJO, 2001, p. 350, grifos do autor).

b)

A Lei da Poltica Nacional de Meio Ambiente Lei Federal n 6.938/81 estabeleceu o princpio segundo o qual os responsveis por danos causados ao meio ambiente devem ser responsabilizados e obrigados a repar-los ou a custearem indenizao, independentemente da existncia de culpa, prevendo a ao civil pblica, regulamentada pela lei n 7.437/85. Atravs desta lei efetiva-se a possibilidade de interveno do Ministrio Pblico na matria, com a finalidade de apurar a ocorrncia de danos ambientais (MILAR, 2000, p. 248-250). Por ser considerado um instrumento de destaque proteo dos bens ambientais, a ao civil pblica, como aponta Arajo (2001), o principal meio processual coletivo de defesa ambiental, dando acesso, pelo Poder Judicirio, s organizaes no-governa-mentais 5

2 Holismo vem do grego holos, e quer dizer totalidade. As origens do pensamento holstico, enquanto pensamento filosfico, remontam antigidade desde Herclito, Pitgoras, Aristteles e Plotino at a idade moderna com Spinoza, Gethe, Schelling, Flammarion e Willian James. Smuts (1926) pode ser considerado o terico fundador do movimento holstico no sculo XX. Mas foi com a revoluo da Fsica das Partculas e com a Teoria da Relatividade de Einstein, que o termo passou a ser aplicado com uma conotao mais paradigmtica dentro da tranformao conceitual da cincia (GUIMARES, 1996). 3 A Constituio Federal de 1988, em seus artigos 127 e 129, atribui ao Ministrio Pblico a instalao do inqurito civil, atravs da Lei n 7.347/85: (...) promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. 4 Qualquer questo que d margem a hesitao ou perplexidade, por difcil de explicar ou de resolver.

48

R. RAE GA, Curitiba, n. 9, p. 47-58, 2005. Editora UFPR

FRANCISCO, D. P. Danos socioambientais urbanos em Curitiba: uma abordagem...

protetoras do meio ambiente, bem como aos cidados comuns, atravs da denncia aos danos ambientais, na busca da defesa aos seus direitos. Ora, se h fatos que causam incmodos populao, chegando ao ponto de originarem aes civis pblicas, isto quer dizer que certos aspectos so indispensveis qualidade de vida, ou seja, tais fatos geradores de danos ambientais urbanos pressupem que algo na rotina da cidade no est em harmonia, em equilbrio. Ento, para que se compreendam os motivos desencadeadores desse processo, h que se buscar o nexo causal no universo urbano para, dentre outras medidas, dar conta da responsabilizao civil. No Brasil, a Constituio Federal diz, no Art. 225, 3 As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. Ainda a Lei n 6.938/81, em seu art. 14, complementa e reafirma a Carta Magna: (...) Sem prejuzo das penalidades definidas pela legislao federal, estadual e municipal, o no cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo dos inconvenientes e danos causados pela degradao da qualidade ambiental sujeitar os transgressores (...). O dano ambiental considerado, conforme a Lei n 7.347/85, o prejuzo causado s pessoas e aos seus bens que tem em alguns dos componentes da natureza (a gua, o ar, o solo) o elemento condutor. Assim, os bens naturais aparecem como vetores responsveis pela ligao entre o nexo causal do fato danoso e os danos causados aos particulares ou s pessoas de direito pblico, no que concerne ao seu patrimnio prprio e individual, ou ao patrimnio pblico. As provas do dano ambiental, concernente amplitude da degradao a ser combatida, devem demonstrar correta apurao em toda a sua extenso, dependendo de avaliaes tcnicas e percias ambientais, com base cientfica luz do conhecimento disponvel de especialistas de diversas reas, desde bilogos, gegrafos, agrnomos, arquitetos, qumicos, engenheiros, antroplogos e historiadores, dentre outros, dependendo do caso. O juiz formar sua convico diante do exame de documentos, depoimentos e processos tcnicos de aplicao do direito, em resumo, com os elementos ou fatos constantes dos autos.

Ressalta-se que os processos investigatrios (inqurito civil), antes de se transformarem em aes civis pblicas, podem ter a possibilidade de serem resolvidas atravs do chamado termo de ajustamento de conduta, tornando-se menos moroso e custoso por parte do empreendedor e mais vantajoso por parte do propositor, diminuindo-se o nmero de aes e resolvendo-se o problema de forma acordada, por assim dizer. Pode-se dizer que a problemtica ambiental representa um desafio para a cincia jurdica. Acreditase que necessria uma estrutura intelectual holstica que proporcione os recursos para analisar e confrontar a natureza interdisciplinar dos problemas ambientais. A CIDADE E OS IMPACTOS AMBIENTAIS NA ATUALIDADE A compreenso do que ambiental nas cidades contempla no apenas a natureza, no seu estado mais singular, mas tambm a sociedade em seus diversos aspectos, ou seja, abrange o conjunto de dinmicas e processos naturais das relaes entre eles. A complexidade dos processos de impactos ambientais6 apresenta um duplo desafio: necessrio problematizar a realidade e construir um objeto de investigao de modo a articular uma interpretao coerente dos processos ecolgicos e sociais degradao do meio ambiente. Os impactos ambientais vistos como mudanas de relaes ecolgicas e sociais devem ser questionados incessantemente, atravs do exame dos processos ambientais em seus atributos fsicos (localizao, topografia, estratigrafia, solo, clima, indicadores, etc) e populacionais (tamanho e densidade populacional), alm das condies histricas, econmicas e culturais. Uma alterao no ambiente (uma nova ocupao e/ou construo de uma usina, uma estrada ou uma indstria) diz respeito ainda evoluo conjunta das condies sociais e ecolgicas estimulada pelos impulsos das relaes entre foras externas e internas unidade espacial e ecolgica, histrica ou socialmente determinada. a relao entre sociedade e natureza que se transforma diferencial e dinamicamente, reestruturando o espao (COELHO, 2000, p. 25). O intenso xodo rural e a carncia de empregos nas grandes cidades trouxeram conseqncias socioam-

5 As ONGs e outros rgos legitimados pela Lei n 7.347/85 podem interpor a ao civil pblica, alm do Ministrio Pblico, escopo de anlise do presente estudo. 6 Qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem: (I) a sade, a segurana e o bem-estar da populao; (II) as atividades sociais e econmicas; (III) a biota; (IV) as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; (V) a qualidade dos recursos ambientais (Resoluo n 001, de 23.01.86, do CONAMA).

R. RAE GA, Curitiba, n. 9, p. 47-58, 2005. Editora UFPR

49

FRANCISCO, D. P. Danos socioambientais urbanos em Curitiba: uma abordagem...

bientais indesejadas como: crescimento da economia informal e de subempregos, desemprego e a segregao social traduzida na periferizao da populao mais pobre, decorrente da falta de moradias e de infra-estrutura urbana, expanso de favelas, ocupao irregular e invases em reas crticas (mananciais, p.e.), poluio e degradao ambiental. Na verdade, quem arca com o nus da grande cidade so as camadas mais pobres da populao, que ficam sem os benefcios socioambientais associados ao crescimento urbano (LIMA, 2001). Assim, os problemas ambientais no atingem igualmente todo o espao na cidade, mas principalmente os espaos fsicos de ocupao das classes sociais menos favorecidas (ARAJO, 2001). Essa distribuio desigual est associada desvalorizao fundiria, pela proximidade dos leitos dos rios, de indstrias, ou seja, de reas consideradas suscetveis a impactos ambientais como inundaes, desmoronamentos e eroso. A industrializao, a produo, circulao e consumo de mercadorias e a concentrao populacional nas cidades, que se intensificaram nos ltimos dois sculos, tanto promoveram a exploso urbana quanto introduziram paulatinamente a degradao dos ambientes urbanos (MENDONA, 2001, p. 82). Esses conceitos permitem concluir que, muito importante para compreender o espao urbano ou a cidade devem-se estudar e analisar sua forma e seu crescimento como subsdios s polticas de planejamento e de gesto ambiental. E ainda, obter informaes e dados ambientais suscetveis a cruzamentos, anlises e discusses, tornando-os visveis e acessveis ao pblico, de forma a conscientizar a populao sobre questes de educao ambiental, que deve ser permanente. O ESTADO E A GESTO AMBIENTAL PBLICA Mendona (2001) aponta as mudanas decorrentes da ecloso da crise ambiental e sua insero na pauta das principais discusses internacionais das ltimas trs dcadas, evidenciando a necessidade do envolvimento mais aprofundado da dimenso ambiental na conduo

da gesto urbana. Os planos diretores de crescimento urbano, os estudos sistematizados sobre as reas metropolitanas e as condies socioambientais, os processos de produo do espao urbano, a evoluo das atividades de planejamento e implementao de aes governamentais na gesto urbana so alguns exemplos. O Estado passou a tomar iniciativas no sentido de ordenar o desenvolvimento nos grandes centros e a intervir no equacionamento dos problemas decorrentes, nascendo da o planejamento urbano, com sistemas de controle organizados para coordenar e disciplinar o desenvolvimento urbano, e no caso brasileiro, a interveno deu-se com maior nfase ao desenvolvimento econmico das cidades em detrimento das condies e qualidade de vida da populao (MENDONA, 2001). A questo do relacionamento entre poltica urbana e gesto ambiental tem na legislao seu principal instrumento. Com os servios pblicos, em tese, a Administrao deve satisfazer as necessidades tidas como mais relevantes para a comunidade as coletivas atravs de procedimentos e polticas pblicas. Com o poder de polcia, tendo em vista sempre o interesse pblico, ela deve participar da disciplina e da fiscalizao do exerccio de direitos individuais (MACHADO, 1992). Sendo assim, as promotorias, as delegacias especiais de meio ambiente e o rgo de controle ambiental devem exigir das organizaes o cumprimento da legislao ambiental assim como os itens definidos em licenas ambientais7 , onde estaro previstas as formas possveis de acidentes de quaisquer propores, as formas de evit-los e de ameniz-los, caso ocorram (MACHADO, 1992, p. 69-80). A possibilidade de o Poder Pblico sustentar uma agenda de desenvolvimento sustentvel, como aponta Magnoli (2000), depende de mecanismos diferenciados e do seu nvel de desenvolvimento scio-econmico. A eficcia de uma poltica pblica ambiental depender sempre do grau de importncia que a sociedade atribui s questes ambientais. Depender tambm dos seus instrumentos e da maneira como eles se articulam entre si e com as demais polticas pblicas. Por isso, o enfrentamento de novos desafios socioambientais necessita de uma abordagem poltica, como alternativa vivel de implementao de um novo paradigma8 de

7 O licenciamento ambiental um dos intrumentos de gesto ambiental, conforme a Poltica Nacional de Meio Ambiente. Para maiores detalhes, ver as Resolues CONAMA n 01/86 e n 237/97, que tratam especificamente da matria. 8 Segundo Thomas Khun (1972), a palavra paradigma pretende sugerir que certos exemplos da prtica cientfica atual tanto na teoria quanto na aplicao esto ligados a modelos conceituais de mundo dos quais surgem certas tradies de pesquisa (GUIMARES, 1996). O paradigma , neste sentido, uma concepo de mundo que, pressupondo um modo de ver e de praticar, engloba um conjunto de teorias, instrumentos, conceitos e mtodos de investigao; noutro caso, o conceito utilizado para significar um conjunto de realizaes cientficas concretas capazes de fornecer modelos dos quais brotam as tradies coerentes e especficas da pesquisa cientfica (KHUN, 1972). Quando se fala em um novo paradigma, assim compreendido, pensa-se, em geral, em uma nova viso de mundo, de cincia, de arte e de religio totalmente integrados em uma espcie de filosofia que rompe com o paradigma anterior. Esse novo paradigma aparece, em muitos discursos, associado Ecologia Profunda, Pensamento Sistmico, Holismo e Teoria da Complexidade, entre outras denominaes.

50

R. RAE GA, Curitiba, n. 9, p. 47-58, 2005. Editora UFPR

FRANCISCO, D. P. Danos socioambientais urbanos em Curitiba: uma abordagem...

desenvolvimento e sustentabilidade, em suas dimenses econmica, social e ambiental. sobre esse paradoxo expressado pelo econmico versus socioambiental que se sustentam os desafios da gesto urbana atual. Conhecer os problemas das cidades primordial para se avanar na consolidao de prticas e solues que, sem dvida, se coadunam com princpios democrticos e de sustentabilidade, num novo e necessrio rumo de desenvolvimento. A CIDADE DE CURITIBA NO CONTEXTO Apesar de Curitiba ser uma das metrpoles brasileiras consideradas com uma boa qualidade de vida (pelo menos s classes mais favorecidas), ainda assim, tem-se que observar que os problemas socioambientais esto presentes e so cada vez mais alarmantes (vejase o caso do aterro sanitrio da regio metropolitana de Curitiba).9 O planejamento urbano (plano diretor) de Curitiba, da dcada de 1970, surgiu com elementos como o ordenamento do uso do solo e a definio do zoneamento em classes e reas especiais. O modelo de desenvolvimento urbano linear adotou a formao de eixos estruturais constitudos em um sistema trinrio de vias. Nesses eixos ocorreram as maiores densidades de construo, com uso misto em termos de habitao, comrcio e servios. Com a emergncia da Cidade Industrial (CIC), delineou-se um perfil industrial a Curitiba, at ento inexistente. Na dcada de 1990, com a retomada da poltica industrial pelo Governo do Estado, grandes indstrias (como as automotivas) se estabeleceram nos muncipios contguos a Curitiba (Araucria, So Jos dos Pinhais, entre outros). Como afirma Firkowsky (2001, p. 201), uma nova lgica de localizao industrial se explica pela ampliao das condies de produo para o aglomerado metropolitano, condies essas que se materializam na ampliao da infra-estrutura (viria, infovias, transportes, dentres outras). Porm, com o crescimento desenfreado da regio metropolitana de Curitiba (RMC) e o aumento da densidade demogrfica, problemas socioambientais vieram tona. Apesar da preocupao em torno do planejamento urbano, no que concerne a Curitiba, conforme Mendona (2002), estudos dos dados de qualidade dos recursos

hdricos, resduos slidos e do ar demonstram que, embora a cidade seja concebida como uma Capital Ecolgica ou Capital Social, ainda no rene condies ambientais necessrias para que lhe seja atribuda tal titulao. Mendona (2001) observa que Curitiba enfrenta inmeros problemas ambientais, tais como a degradao dos rios, do ar e do solo, constatadas nos municpios limtrofes capital, onde se encontram ligaes clandestinas de luz, ruas sem pavimentao, valetas de esgoto a cu aberto e toda a espcie de lixo sem coleta. A dimenso do crescimento da populao e o processo de ocupao irregular na poro leste da RMC, em especial nos municpios de Pinhais, Piraquara e So Jos dos Pinhais, onde se localizam mananciais fundamentais para abastecimento pblico, reflete a postura excludente de um planejamento urbano direcionado s camadas mais privilegiadas da populao. A poltica de planejamento urbano para o uso do solo fora aquelas pessoas a morarem no entorno da cidade em condies menos favorecidas, ou ento, a mudar-se para as cidades perifricas (LIMA, 2001). Assim, corroborando Firkowski (2001), Lima (2001) e Mendona (2001 e 2002), tem-se que o processo de planejamento de Curitiba no consegue atender a cidade em sua totalidade, para a nova dimenso metropolitana que se apresenta. Apesar de reunir condies ambientais melhores que a maioria das grandes capitais brasileiras, no se pode nomin-la de capital ecolgica, sob pena de se tom-la como exemplo. Claro que a crtica que se faz imagem de Curitiba tem o objetivo de colaborar na elucidao da problemtica socioambiental urbana, sendo que o trabalho exposto a trata sob o vis da realidade do Ministrio Pblico. DANOS SOCIOAMBIENTAIS URBANOS EM CURITIBA Os resultados verificados derivam-se das aes civis pblicas impetradas pelo MP em Curitiba, cujas amostragens foram efetivamente disponiblizadas pelas comarcas de origem Frum Cvel e Varas da Fazenda Pblica do Paran , amostragens essas que serviram para a anlise que segue. Ressalta-se que este levantamento compreende somente as aes em que o MP figura como autor, no estando includas, portanto, as aes ajuizadas por terceiros.

9 O Instituto Ambiental do Paran e a Promotoria do Meio Ambiente do Ministrio Pblico Estadual, aps acordo com a Prefeitura de Curitiba, aumentaram o prazo de utilizao do Aterro da Caximba. O local utilizado como depsito de 14 municpios da regio metropolitana e da capital. As 2,4 mil toneladas de lixo produzidas diariamente quase ficaram sem destino em 12/05/04, data em que a vida til do local venceu. Agora, parte da ampliao do aterro poder ser utilizada em carter emergencial, o que permite depsito de lixo para mais um ano (Gazeta do Povo, 12/05/2004).

R. RAE GA, Curitiba, n. 9, p. 47-58, 2005. Editora UFPR

51

FRANCISCO, D. P. Danos socioambientais urbanos em Curitiba: uma abordagem...

O principal material utilizado para a pesquisa foi a petio inicial, pea que enseja a deflagrao do processo judicial, constituindo-se no ato formal do autor que introduz a causa em juzo. na petio inicial que o autor dirige-se ao juiz, identifica as partes em litgio, apresenta os fatos que o originaram, formula seu pedido, fundamenta juridicamente as razes e atribui o valor causa. A caracterizao dos fatos, por sua vez, faz meno aos impactos ambientais. A petio inicial da ao civil pblica uma pea extremamente importante em termos de informao, pois, alm de relatar os fatos que motivaram sua propositura, identifica e caracteriza a atividade lesiva, descreve os danos ou riscos de sua ocorrncia, as ameaas sade

pblica e a conduta do ru. Enfim, todo o contedo que ser julgado no decorrer do processo at a deciso final do juiz, consubstanciada na sentena. Com o objetivo de identificar e quantificar os tipos de danos socioambientais urbanos adotou-se um critrio de classificao a partir do agrupamento das aes quanto aos tipos de atividades causadoras de impactos negativos ao meio ambiente das quais decorrem ameaas e/ou danos ambientais denunciados, conforme exposio na petio inicial dos autos dos processos, estabe-lecendose o nexo de causalidade constatado pelo MP. Os danos socioambientais urbanos decorrentes das atividades denunciadas nessas aes classificamse conforme segue (tabela 1).

TABELA 1 - DANOS SOCIOAMBIENTAIS URBANOS DECORRENTES DE ATIVIDADES OBJETOS DE AES CIVIS PBLICAS EM CURITIBA

FONTE: PROMOTORIA DO MEIO AMBIENTE, MINISTRIO PBLICO DO PARAN

Pode-se observar que os danos socioambientais urbanos originados da poluio sonora por atividades noturnas (bares, restaurantes, danceterias e casas de show) lideram tal lista, demonstrando ser este o maior incmodo apontado pela pesquisa, representando 31,8 % das aes, seguido do conjunto de empreendimentos imobilirios (construes em reas inadequadas, demolies de patrimnio histrico e desmatamentos irregulares) que somam 25 % das aes; das atividades industriais (metalrgica, madeireiras, indstrias de plsticos, leos combustveis, dentre outros) com 20,5 %; dos servios de transportes (nibus e trens metropolitanos) com 13,6 % e de atividades diversas (caldeiras, estaes radiobases e canalizao de rio), com 9,1 % do total das 44 aes sob anlise. Conforme o levantamento efetuado, espacializouse o nmero total de ocorrncias das aes civis pblicas por bairros de Curitiba (figura 1) e por tipos de atividades classificadas (figura 2): Os danos socioambientais urbanos e/ou suas ameaas so caracterizados pela poluio sonora, poluio atmosfrica, poluio hdrica, desmatamento irregular, degradao ambiental e desequilbrio ecolgico (danos fauna e flora), alm da leso ao patrimnio

cultural de valor histrico, cultural, urbanstico e paisagstico e riscos qualidade de vida (sade e bem-estar). Os atores sociais envolvidos nos litgios so: o setor empresarial/comercial, o Poder Pblico, os consumidores dos servios urbanos e a sociedade em geral, que se dividem entre agressores (rus) e agredidos (autores das denncias e/ou a coletividade representada pelo MP). Da a importncia da efetividade do direito de representao, de denncia, de petio e da defesa por parte de qualquer pessoa fsica ou jurdica interessada, principalmente pelo Poder Pblico, no sentido de provocar o controle administrativo e/ou judicial diante de atividades ou condutas prejudiciais ao meio ambiente e de irregularidades nos instrumentos da poltica urbana e ambiental, tais como o sistema de licenciamento ambiental e seus estudos (principalmente quanto exigncia dos EPIA/RIMA). Ressalta-se que o levantamento realizado (44 aes) significa apenas uma pequena amostra da ocorrncia de danos socioambientais urbanos na cidade de Curitiba, ou seja, as denncias apontadas foram feitas pela comunidade contgua aos estabelecimentos rus das aes, que em geral, aquela diretamente ameaada,

52

R. RAE GA, Curitiba, n. 9, p. 47-58, 2005. Editora UFPR

FRANCISCO, D. P. Danos socioambientais urbanos em Curitiba: uma abordagem...

FIGURA 1 - AES CIVIS PBLICAS AMBIENTAIS EM CURITIBA - NMERO DE OCORRNCIAS POR BAIRROS

R. RAE GA, Curitiba, n. 9, p. 47-58, 2005. Editora UFPR

53

FRANCISCO, D. P. Danos socioambientais urbanos em Curitiba: uma abordagem...

FIGURA 2 - AES CIVIS PBLICAS AMBIENTAIS EM CURITIBA - DISTRIBUIO ESPECIAL POR ATIVIDADES

54

R. RAE GA, Curitiba, n. 9, p. 47-58, 2005. Editora UFPR

FRANCISCO, D. P. Danos socioambientais urbanos em Curitiba: uma abordagem...

seja em sua privacidade e conforto, seja em seu direito de ter preservado o patrimnio histrio-artstico-cultural. Um aspecto importante que se destaca o fato de que o excesso de rudo10 (fator preponderante no nmero de ocorrncias das aes decorrentes de atividades noturnas) provoca um incmodo direto e suscita uma reao imediata de quem sofre o desconforto de seus efeitos, dado a queda do conforto ambiental. Comparando-se com a cidade do Rio de Janeiro, segundo a Secretaria de Meio Ambiente da Cidade, em 1998 foram registrados 66 % de denncias relacionadas a agresses sonoras, do total de reclamaes recebidas (ARAJO, 2001). Em Belo Horizonte, os incmodos registrados pela pertubao sonora constituem-se na maioria das queixas junto Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com 53 % do total das reclamaes protocoladas, notando-se a predominncia de rus como bares, restaurantes e locais de msica ao vivo e de atividades semi-industriais, localizadas nas reas industriais (ALVARES e SOUZA, 1992). A presente pesquisa baseou-se em metodologia semelhante ao trabalho Danos Ambientais na Cidade do Rio de Janeiro (ARAJO, 2001) cidade na qual, no perodo de 1986 a 1999, foram levantadas 123 aes civis pblicas interpostas pelo MP, sendo que o maior nmero de denncias l apuradas tambm acusou a poluio sonora decorrente de atividades noturnas. A despeito das diferenas que residem entre as duas metrpoles, e de se observar que em Curitiba foram encontradas 44 aes propostas pelo MP (de 1986 a 2002), esclarece-se que h outras instituies legitimadas pela Lei n 7.347/85 com aes civis pblicas interpostas (como o caso do Instituo Ambiental do Paran) e assim, h a possibilidade de se encontrar um nmero maior de danos na capital paranaense. Alm disso, a proposta de anlise do objeto escolhido limitou-se a apenas um dos instrumentos de tutela jurisdicional, havendo outros no observados nesta discusso. Assim, salienta-se a possibilidade de abertura do escopo de estudo, por tratar-se de universo amplo e complexo, inclusive sendo de interesse multidisciplinar/ transdisciplinar. Ao final, encontram-se objeti-vando discusses e complementaes sugestes de aprofundamento desta temtica. Portanto, a amostragem realizada nesta pesquisa pode no demonstrar de fato a realidade dos danos socioambientais urbanos em Curitiba em sua totalidade, mas aponta um vis da problemtica em tela, deixando tal questionamento aos pesquisadores de reas afins para

que se faa uma abordagem ampliada aos problemas ambientais, focada no planejamento urbano, tendo como objetivo maior a preveno dos riscos e ameaas que intervenes humanas podem causar qualidade de vida na cidade. Sobre Curitiba e sua regio metropolitana, constatamse para a presente anlise, acerca das profundas alteraes da realidade regional, do ponto de vista do crescimento demogrfico e da estrutura poltico-econmica industrial das ltimas dcadas, conflitos entre o uso e a ocupao do solo decorrentes da expanso da malha urbana da capital sobre os limites administrativos dos municpios vizinhos, gerando uma urbanizao perifrica e um intenso processo de ocupaes irregulares em reas de mananciais. A despeito disso, h uma preocupao de frentes institucionais11 com a conservao dos recursos naturais, de carter preservacionista, na busca de se garantir o recurso hdrico que vem sendo pressionado pela demanda habitacional e pela degradao de suas fontes, demonstrando ser esta a grande preocupao do planejamento metropolitano de Curitiba. A anlise ambiental sob o foco da Geografia traz o benefcio da viso mais clara relativa aos danos socioambientais urbanos. Ao se espacializar a ocorrncia destes, pode-se ver que h relao entre a questo da densidade demogrfica, da ocupao urbana, das reas verdes, dos eixos de transporte, da construo civil e de outros fatores com as atividades objetos das aes civis pblicas, indicando uma possibilidade maior de pesquisa, apenas vislumbradas neste trabalho. Nesse aspecto, ressaltase a inexistncia de aes decorrentes da degradao dos rios curitibanos, de poluio do solo por resduos slidos ou de poluio hdrica causada por esgotos domsticos e/ou industriais. Como j discutido anteriormente, alguns dos principais problemas ambientais em Curitiba so os fenmenos que se constituem em frutos da rapidssima concentrao populacional decorrentes da ocupao irregular do solo, principalmente na regio Leste da cidade, onde localizam-se mananciais para abastecimento pblico. Esses locais combinam baixos padres de habitao (onde ocorrem solos hidromrficos e riscos de enchentes) com a falta de saneamento, reas frgeis do ponto de vista fsico, como as encostas e fundos de vale, quase sempre reas de risco potencial e/ou reas insalubres, sem padres mnimos de qualidade sanitria, agravando as condies ambientais da regio.

10 Um estudo da UFPR descreveu a reao da populao de Curitiba quanto ao rudo ambiental. As fontes de rudos causadoras de incmodo identificadas, por dados aleatoriamente coletados na cidade, apontaram os itens: vizinhos, animais, sirenes, construo civil, templos religiosos, casas noturnas e aparelhos domsticos (Revista de Sade Pblica, v. 36, n. 4, p. 521-524, 2002). 11 Ver o Plano de Desenvolvimento Integrado PDI (COMEC, 2001).

R. RAE GA, Curitiba, n. 9, p. 47-58, 2005. Editora UFPR

55

FRANCISCO, D. P. Danos socioambientais urbanos em Curitiba: uma abordagem...

Nesse contexto, podem-se observar as relaes entre concentrao da renda, ndices de desenvolvimento humano (IDH) baixos 12 e ms condies de vida, degradao e poluio, insuficincia e precariedade das condies de trabalho, elevados ndices de doenas e mortalidade infantil, descaso com o tratamento dos resduos slidos urbanos, entre outros (MENDONA, 2004). Por fim, questes de desobedincia legislao13 verificadas na presente pesquisa levam a imaginar que existem distores no oficiais da efetividade da fiscalizao pblica e outros conflitos, como: concesso irregular de alvars de construo/demolio/localizao/ funcionamento; ilegalidade das autorizaes e/ou licenas concedidas pelo municpio; ausncia de EPIA/RIMAs; nulidade de atos administrativos (usurpao de funo e supremacia do interesse pblico); violao de direitos pela administrao pblica; descumprimento de termos de acordos; conflitos entre prticas e legislao e/ou poltica ambiental; conflitos entre o interesse particular de usufruir e o interesse coletivo de preservar; ineficcia ou omisso da fiscalizao pblica. Como menciona Mendona (2004), o poder pblico revela que o Estado e os governos deliberam pela conduo e organizao dos territrios; desta maneira se eximindo de sua finalidade principal, que a de garantir boas condies de vida sociedade. Um processo de reviso contnua no planejamento, implementao e desempenho dos instrumentos pblicos da poltica ambiental parece ser uma boa soluo. Ainda assim, o que parece mais equilibrado seria a conscientizao dos atores envolvidos na construo da cidade, convidando-os a discutir possveis conflitos de interesses, na busca de aperfeioar mecanismos de interveno e melhorar a qualidade das atividades urbanas. A anlise dos danos socioambientais urbanos e a identificao de seus elementos podem proporcionar, inclusive, mecanismos de atuao dentro de uma poltica ambiental no estabelecimento de diretrizes bsicas para a gesto ambiental urbana, na cobrana e aferio de resultados ambientais positivos para o desenvolvimento econmico sustentvel.

CONSIDERAES FINAIS Uma cidade como Curitiba, com sua extenso, heterogeneidade, complexidade e densidade populacional tem potencialidade para a ocorrncia de inmeros danos socioambientais, considerando as caractersticas econmicas, culturais e demogrficas das ltimas dcadas, a questo do uso do espao, da convergncia da populao para os grandes centros e demandas de modernidade, industrializao e gerao de empregos, aliados crise pblica, ingerncia e corrupo do Estado na m aplicao de recursos pblicos. Mesmo tendo diretrizes de planejamento urbano, Curitiba no est imune aos danos socioambientais. Na capital paranaense existem problemas, talvez menores do que em outras capitais, e que precisam ser identificados, analisados e sanados e sua reincidncia precisa ser evitada. Cabe ainda registrar a dificuldade de identificao, obteno e anlise dos dados e informaes relativas s aes civis pblicas. H burocracia, excesso de papis e rotinas lentas. No caso da pesquisa, foram meses de contatos, insistncias, custas, esperas e dependncia de boa vontade de servidores pblicos para que se tivesse acesso ao universo amostral da pesquisa. O Ministrio Pblico encontra-se em processo de modernizao em seu aparato tecnolgico e de recrutamento de profissionais especializados. A percia ambiental sob o prisma do Poder Pblico algo novo e carece de maior aprofundamento tcnico-cientfico de seu corpo jurdico. Nesse sentido, no possui ainda, disponvel para pesquisa, uma anlise sistematizada e informatizada de seus registros, assim como no possui cpias de todas as aes civis pblicas (mesmo porque isto seria fisicamente invivel). Assim, para a verificao dos fatos, recorreu-se s comarcas do foro de origem das denncias, a saber, Varas Cveis e Varas da Fazenda Pblica do Paran. Nesses cartrios, os processos em andamento esto disponveis para consulta, com exceo daquelas aes j transitadas e julgadas, das quais necessrio pedir o desarquivamento.14 Interessante notar que

12 Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, 2004), os 20 % mais ricos da cidade ficam com 63 % da renda gerada em Curitiba, enquanto os 20% mais pobres, com apenas 2,5 %. 13 LM n 2.733/65 e n 8.583/95 controle de rudos urbanos; LM n 8.593/95 sossego pblico; LM n 7.068/87 alvar de localizao e funcionamento; LM n 5.234/75 e n 9.800/00 zoneamento e uso do solo; LM n7.833/91 poltica de proteo, conservao e recuperao do meio ambiente; LM n 8.353/93 monitoramento da vegetao arbrea e estmulos preservao das reas verdes; LE n 1.211/53 patrimnio histrico e artstico; LE n 7.109/79 sistema de proteo ao meio ambiente; LE n 8.935/89 proteo de recursos hdricos; DE n 857/79 controle da poluio atmosfrica; DE n 231/76 e n 100/80 padres de qualidade do ar; CONAMA n 09/93 limites permitidos para emisso de gases; LF n 6.938/81 Poltica Nacional de Meio Ambiente; dentre outras (LM=Lei Municipal de Curitiba; LE=Lei Estadual do Paran; DE=Decreto Estadual do Paran; LF=Lei Federal; CONAMA=Resoluo do Conselho Nacional do Meio Ambiente). 14 O prazo para desarquivamento de 48 horas, ao custo de R$ 7,00 (sete reais) por processo.

56

R. RAE GA, Curitiba, n. 9, p. 47-58, 2005. Editora UFPR

FRANCISCO, D. P. Danos socioambientais urbanos em Curitiba: uma abordagem...

determinadas aes esto em poder dos advogados de defesa ou do juiz, sem prazo definido para devoluo, ou sem cumprimento do mesmo. Observa-se ainda que essas comarcas possuem caractersticas individuais subordinadas prpria administrao, no havendo padronizao nem sistematizao dos processos como um todo. Sendo assim, uma mesma ao com origem em determinada comarca do frum cvel pode tambm tramitar em paralelo, como medida cautelar, em vara da Fazenda Pblica, tendo neste caso nmero processual diferente. O sistema cartorial vigente no Estado torna difcil o acesso ao Poder Judicirio, pelas elevadas custas processuais, no apenas para a populao carente, para o qual intransponvel. A estatizao dos cartrios judiciais no Paran foi sancionada pela Lei n 14.277/03, que cria o novo Cdigo de Organizao e Diviso Judiciria.15 Porm, esse processo ainda depende da troca dos atuais escrives e de suas equipes terceirizadas, por servidores que sero contratados por concurso pblico. Por outro lado, a publicidade dos autos dos processos deve ser amplamente divulgada, atravs de meios de comunicao acessveis populao, para que esta possa avaliar e se conscientizar da real situao ambiental. De posse de tais informaes, o cidado pode ampliar suas condies de conhecimento tcnicocientfico, facilitando o seu acesso aos canais pblicos para observar e identificar o seu espao/meio, reconhecer e avaliar a situao, denunciar as irregularidades, cobrar das autoridades competentes e assim, exercitar o seu direito cidadania. Todas as teorias a respeito de processo decisrio so unnimes em afirmar que a informao importante e que tem como misso reduzir a incerteza, trazendo luz ao complexo processo de identificao do problema, seu estudo de solues, seleo da melhor deciso e implementao da opo escolhida. Na maioria dos casos, a informao existe e em abundncia, no entanto, preciso trabalhar tais dados, acess-los e cruz-los, interpret-los, no se baseando, enfim, unicamente em experincias anteriores e nas opinies de terceiros, muitas vezes despreparados, mal informados ou tendenciosos. Acredita-se que necessria uma estrutura informacional disponvel a todos, que facilite e proporcione os recursos para se analisarem os casos concretos e para se confrontar a natureza interdisciplinar dos

problemas urbanos. A informao bem administrada pode ser um forte argumento de poltica pelo Poder Pblico, como vetor da gesto ambiental sustentvel. Porm, o Poder Pblico precisa efetivamente organizar, sistematizar e disponibilizar as informaes para que elas possam ser potencializadas nos projetos e diretrizes do planejamento urbano. Acerca disso, h uma ntida falha de gesto da informao, ou seja, uma subutilizao do aparato tecnolgico com baixa percepo de importncia da informao para o ambiente pblico. A conseqncia disso que sem o devido processo de gesto (coleta, recepo, ajuste, guarda, disseminao e uso) a informao que poderia existir no vem tona de forma contextualizada, integrada, agregada de valor e atualizada, o que faria grande diferena em efetivos processos decisrios. O desenvolvimento de projetos como Gerenciamento Eletrnico de Documentos (GED), Sistema de Informaes Geogrficas (SIG), portais na internet e de outros recursos mediados pela tecnologia da informao e at mesmo a gerao de um banco de dados socioambientais so vistos como prementes para uma melhor gesto ambiental urbana. Para tanto, deve haver padronizao e sistematizao das informaes, uniformizao de terminologia e integrao do sistema cartorial, bem como de todos os bancos de dados federais, estaduais e municipais que versem sobre a matria. Alm da discusso apresentada, h outras possibilidades de anlise que no foram apreciadas neste trabalho; mas dentro do escopo estabelecido, buscouse na Geografia, uma cincia holstica, a melhor avaliao possvel do objeto de estudo. No entanto, deixam-se em aberto questes como: A pesquisa circunscreveu-se s denncias efetuadas ao Ministrio Pblico. E quanto a outros rgos legitimados que podem interpr a ao civil pblica, como ser o resultado? Por que no levantamento efetuado no foram encontradas denncias a respeito das ocupaes irregulares e dos danos associados como a poluio hdrica por esgotamento sanitrio, ou por que no h aes civis pblicas objetos de denncia por poluio sonora diurna em Curitiba? Na Cidade Industrial de Curitiba (bairro predominantemente industrial), foram encontradas

15 O novo cdigo cria a megacomarca de Curitiba, abrangendo os municpios da RMC, e amplia a estrutura dos juizados especiais. Com o novo cdigo, sero criadas 82 varas, o que eleva para 416 o nmero de cartrios no Estado e de quatro anos o prazo para implantar o novo sistema, que tem custo estimado em 60 milhes de reais (Gazeta do Povo, 30/05/2004).

R. RAE GA, Curitiba, n. 9, p. 47-58, 2005. Editora UFPR

57

FRANCISCO, D. P. Danos socioambientais urbanos em Curitiba: uma abordagem...

apenas trs aes. Isto significa que as indstrias ali localizadas no poluem o municpio? Por que na cidade do Rio de Janeiro h um maior nmero de aes civis pblicas impetradas pelo MP? A populao carioca ter maior conscincia ambiental ou seus problemas sero maiores? A populao curitibana tem conhecimento de seus instrumentos de tutela ambiental ou ter o hbito de no reclamar os seus direitos? Qual o perfil dos cidados que denunciam os danos ambientais ao Ministrio Pblico?

Procurou-se, enfim, demonstrar um vis da problemtica socioambiental urbana em Curitiba como forma de questionamento sociedade, no sentido de ampliar sua conscincia em promover a melhoria de qualidade de vida atravs da utilizao dos seus instrumentos legais de cidadania, como o caso da Ao civil pblica. A percepo de que as solues para os problemas socioambientais urbanos passam pela continuada pesquisa, discusso e disponibilidade de conhecimento cientfico e tecnolgico, pela educao ambiental e pela adequada gesto de questes informacionais, organizacionais, metodolgicas e legais, adequando-as realidade local, com vistas sustentabililidade ambiental e scio-econmica.

REFERNCIAS
ALVARES, Pedro Alcntara de Souza; SOUZA, Fernando Pimentel. A poluio sonora em Belo Horizonte. Revista Brasileira De Acstica e Vibraes, n. 10, 1992, p. 23-42. ARAJO, Lilian Alves de. Danos ambientais na cidade do Rio de Janeiro. In: GUERRA e CUNHA (Org.). Impactos ambientais urbanos no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. p. 347-403. BRASIL. Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispe sobre a poltica nacional do meio ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao, e d outras providncias. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, 02 set. 1981. BRASIL. Lei n. 7.347, de 24 de julho de 1985. Disciplina a ao civil publica de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico (vetado) e d outras providencias. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, 02 jul. 1985. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 29. ed. atual. e amp. So Paulo: Saraiva, 2002. COELHO, Maria Clia Nunes. Impactos ambientais em reas urbanas teorias, conceitos e mtodos de pesquisa. In: GUERRA e CUNHA (Org.). Impactos ambientais urbanos no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p. 17-45. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resoluo n. 01 de 23 de janeiro de 1986. Dispe sobre transporte de produtos perigosos em territrio nacional. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, 4 ago. 1986. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resoluo n. 237 de 22 de dezembro de 1997. Regulamenta os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na poltica nacional do meio ambiente. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, 22 dez. 1997. CHRISTOFOLETTI, Antonio. Modelagem de sistemas ambientais. So Paulo: Edgard Blcher, 1999. FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Estatuto da cidade comentado: Lei n 10.257. Lei do meio ambiente artificial. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. p. 73-75. FIRKOWSKI, Olga Lcia C. Freitas. A nova territorialidade da indstria e o aglomerado metropolitano de Curitiba. So Paulo, 2001. Tese (Doutorado em Cincias Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, USP. GUIMARES, Carlos. Percepo e conscincia . Joo Pessoa: Persona, 1996. LIMA, Cristina de Arajo. Consideraes sobre ocupaes irregulares e parcelamento urbano em reas de mananciais da regio metropolitana de Curitiba-PR. Desenvolvimento e Meio Ambiente. Curitiba: UFPR, 2001. p. 97-114. MACHADO, Paulo Affonso Leme. Estudos de Direito Ambiental. So Paulo: Malheiros, 1992. MAGNOLI, Demtrio. Desenvolvimento sustentvel e geografia. So Paulo: Moderna, 2000. MENDONA, Francisco. Abordagem interdisciplinar da problemtica ambiental urbano-metropolitana. Desenvolvimento e Meio Ambiente. Curitiba: UFPR, 2001. p. 79-95. _____. Aspectos da problemtica ambiental urbana da Cidade de Curitiba/PR e o mito da capital ecolgica. GEOUSP Espao e Tempo. So Paulo: USP. v. 12, 2002. _____. Sistema ambiental urbano : uma abordagem dos problemas scio-ambientais da cidade. No prelo.

58

R. RAE GA, Curitiba, n. 9, p. 47-58, 2005. Editora UFPR

Das könnte Ihnen auch gefallen