Sie sind auf Seite 1von 3

Referncias bibliogrficas e Citaes Referncias constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto.

So alinhadas
somente margem esquerda.

Referncias no citadas no texto: caso haja convenincia de referenciar material no citado, deve-se
fazer uma lista prpria aps a lista de referncias sob o ttulo: Bibliografia recomendada.

Livro com um autor (esta maneira de indicar a autoria utilizada em qualquer referncia que necessite da indicao de autor) PAES, Maria Helena Simes. A dcada de 60: rebeldia, contestao e represso
poltica. 2. ed. So Paulo: tica, 1993. 95 p. (Princpios, 221)

At trs autores (esta maneira de indicar a autoria utilizada em qualquer referncia que necessite
da indicao de autores): os nomes dos autores so separados por ponto e vrgula.

Mais de trs autores (esta maneira de indicar a autoria utilizada em qualquer referncia que
necessite da indicao de autores): nome do primeiro autor seguido de et al (e outros).

Quando houver organizador, nome seguido de (Org.); compilador (Comp.); coordenador


(Coord.).

Quando necessrio, acrescenta-se informaes referentes a outros tipos de responsabilidade, logo aps o ttulo (traduo, ilustrao, prefcio, etc): FLUSSER, Vilm. A escrita: h futuro para a escrita? Traduo de Murilo Jardelino da Costa. So Paulo: Annablume, 2010. 178p.

Documentos sem autoria: a obra que no possuir autor ou outra responsabilidade intelectual
deve ter a entrada na referncia pela primeira palavra do ttulo em caixa-alta, incluindo o artigo ou palavra monossilbica. O ROMANCE de Aladim. So Paulo: M. Fontes, 1992. 178 p.

Edio: indicar a partir da segunda edio. Indicao de captulo de livro: indicar o nmero do captulo (se houver), seguido da pgina inicial e final do captulo referenciado.

ROCCO, Maria Thereza Fraga. As palavras na TV: um exerccio autoritrio? In: NOVAES, Adauto (Org.). Rede imaginria: televiso e democracia. 2. ed. So Paulo: Companhia das Letras,
Secretaria Municipal de Cultura, 1991. p.240-256.

TRIOLA, Mrio F. Interferncias multifuncionais e tabelas de contingncia. In: ______. Introduo estatstica. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. cap. 10, p. 433-461. (O travesso, com seis toques, utilizado para indicar que a autor do livro o mesmo autor do captulo)

Artigo de jornal

RITTNER, Daniel. Contrato de gesto fica fora da lei das agncias. Valor Econmico, So
Paulo, 29 maio, 2007. Legislao & Tributos, Especial, p. A14.

Artigo de jornal, quando no houver seo, caderno ou parte : a paginao do artigo


precede a data.

MOREIRA, Raul. Um monumento brasileiro na passagem histrica de Roma. Estado de


Minas, Belo Horizonte, p.14, 11 mar. 2001.

(Se no houver autor, iniciar pela prxima informao encontrada, sendo a primeira palavra em caixa alta).

Artigos de peridicos

REY, L. Problemas de sade pblica. Roche, Rio de Janeiro, v.18, n.1, p.158-200, jan. 1971.

Referncias de Internet: inclui os dados usados para documentos convencionais. Indicar todas as
informaes encontradas.

BRACHT, Valter. A constituio das teorias pedaggicas da educao fsica. Cadernos CEDES, Campinas, v. 19, n.48, ago. 1999. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n48/v1948a05.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2006. Se no houver autor, iniciar pela prxima informao encontrada, sendo a primeira palavra em caixa alta, incluindo o artigo ou palavra monossilbica: UMA ESTRIA festiva com parabns para voc. O Globo, 02 mar. 1986. Banco de dados sobre a televiso brasileira. Disponvel em: <http://www.tv-pesquisa.com.puc-rio.br>. Acesso em: 10 jul. 2002.

Observao: A primeira letra dos ttulos maiscula e, as demais, minsculas. Exceo: quando houver siglas e se no houver autor (neste caso, a primeira palavra em caixa alta).

Citao direta ou textual (transcrio literal) Citaes textuais curtas (at trs linhas) So inseridas no texto, reproduzidas exatamente como consta do original, entre aspas, acompanhadas de
informaes sobre a fonte.

Citaes textuais longas (mais de trs linhas) Devem constituir um pargrafo independente, recuado da margem a 4 cm, com espao 1 de entrelinhas, corpo 10, reproduzidas exatamente como consta do original, sem aspas,
acompanhadas de informaes sobre a fonte.

Informaes sobre a fonte das citaes textuais Indicar, entre parnteses, aps a citao, o sobrenome do autor em caixa alta; a data da publicao, o volume, a pgina, quando existirem tais informaes: A tcnica a maneira mais adequada de se vencer as etapas indicadas pelo mtodo. (GALLIANO, 1979, v.2, p.14).
Ou

Barbour (1971, p. 35) descreve: "O estudo da morfologia dos terrenos [...]".

- Indicao de supresso de parte da citao: utilizar colchetes com reticncias [...].

Citao indireta ou citao livre Utilizada para expressar as ideias de um autor, sem transcrever literalmente suas palavras, mas mantendo o sentido original. No deve figurar entre aspas e a indicao da pgina opcional: Como reitera Leite et al. (2004), para ser escritor, alm de talento, preciso muito sacrifcio para se tornar conhecido. Atletas explanam sobre a importncia da capoeira para o resgate da cultura africana no Brasil, o que pode ser confirmado em Lacerda (2002, p. 12).

Das könnte Ihnen auch gefallen