Sie sind auf Seite 1von 32
ARGILOTERAPIA Instrutora: Daniela Faria Divinópolis, 2013.

ARGILOTERAPIA

Instrutora: Daniela Faria Divinópolis, 2013.

Histórico

A argiloterapia ou ‘cura pela argila’ é utilizada desde a Antiguidade para o alívio das dores físicas e tratamento estético.

No Egito Antigo, usava-se as lamas do Rio Nilo para mumificação, conservação de manuscritos, para cura de doenças e para estética.

Histórico

Um antigo romano naturalista, Plínio, registrou sua admiração pela argila no seu livro ‘História Natural’.

Aristóteles, referiu-se a ela, como um recurso que conserva e trata a saúde.

Histórico

Em várias tribos indígenas a argila era utilizada para tratar as feridas e para acelerar o processo de cicatrização.

No início do século XX, Mahatma Gandhi, o Unificador da Índia, sempre aconselhava a cura pelo barro.

Graças a essas contribuições e outras que, atualmente, existe na Alemanha, Suíça e Brasil, Institutos especializados em argiloterapia.

Introdução

A argiloterapia, também conhecida como Geoterapia é a utilização de recursos minerais com finalidade terapêutica.

Argilas

São complexos de minerais alumíno-silicatos, alternando-se com moléculas de água e com outros elementos como Mg, Fe, Ca, K, etc.

As argilas são rochas sedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas. Embebidas em água, formam uma pasta mais ou menos plástica (barro), que pode ser moldada.

Oligoelementos

De origem grega, a palavra oligoelementos significa, pequena quantidade de elementos. Oligo quer dizer pouco.

Os oligoelementos são substâncias de origem mineral, mais conhecidos como biocatalizadores. Eles podem ser extraídos da natureza para consumo farmacológico e cosmetológico.

Oligoelementos

Embora sua quantidade seja muito pequena, os oligoelementos são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo.

É importante lembrar que o organismo humano não possui capacidade de sintetizar essas substâncias, elas são fornecidas através da alimentação e dos cosméticos.

Aplicação dos oligoelementos na Estética

Utilizados de forma cosmetológica, os oligoelementos podem ser chamados de catalizadores, ou seja, possuem a capacidade de potencializar o efeito de quaisquer outros princípios ativos que estiverem presentes em sua formulação sem que qualquer substância seja modificada.

Principais Oligoelementos

O Sódio que, em equilíbrio com o Potássio , mantém a hidratação da pele e a harmonia das células cutâneas;

O Cálcio que, em combinação com o Magnésio , intervém na síntese do colágeno e da elastina, garantindo resistência e firmeza à pele;

possuem papel

O Zinco e

o Alumínio ,

que

importante na cicatrização;

O Silício , que participa na reconstituição dos

Principais minerais Argila

Entre os principais minerais encontrados na argila se destaca o silício, segundo elementos mais abundante na natureza. Sua carência produz uma desestruturação do tecido conjuntivo, com sinais de envelhecimento. Por isso, a argila é também utilizada para fins estéticos.

Argilas

Dividem-se em dois tipos:

argilas primárias, originadas da decomposição do solo por ações físico-químicas do ambiente natural, através dos anos, apresentando-se normalmente na forma de pó;

argilas secundárias, decorrentes da sedimentação de partículas transportadas através das chuvas e dos ventos, que se apresentam na forma pastosa ou de lama ou ‘fango termal’ (argila mais água).

Propriedades da Argila

A argila possui três propriedades fundamentais:

Absorção: a principal propriedade que lhe atribui a propriedade da maleabilidade quando se mistura argila com água obtém-se uma pasta eficaz no tratamento de inflamações, edemas e inchaços.

Liberação: a argila tem facilidade para liberar

Propriedades da Argila

Adsorção:

é

a

adesão

de moléculas de

um fluido

(o adsorvido) a uma superfície sólida (o adsorvente);

É um processo físico-químico pela qual as argilas deixam passar moléculas, elementos gasosos e partículas microscópicas do meio ambiente e bactérias com o intuito de deslizaram para o interior da pele. Este poder é muito grande e quase irreversível, tornando-se assim, muito útil na fixação de toxinas presentes no organismo para uma posterior eliminação das mesmas.

Principais efeitos no organismo

• Desinfiltra os interstícios celulares.

• Elimina toxinas.

• Estimulação da micro circulação cutânea.

• Permite a troca de energia dos minerais com a parte afetada.

• Promove uma micro abrasão (peeling suave).

• Regula a produção sebácea.

• Regula a queratinização.

Contra-indicação

Mulheres grávidas Pessoas cardíacas Reumatismos Após as refeições Período pré-menstrual e menstrual Não aplicar no busto nem nos olhos Não abafar com plásticos ou similares.

Tipos de Argila

Existem vários tipos de argila e cada uma é indicada para uma finalidade específica.

ARGILA VERDE: De pH neutro, possui ação absorvente, combate edemas, é secativa, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, indicada para as peles oleosas e acnéicas e em produtos para cabelos oleosos. Desinfrilta o interstício celular, esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea, rica em silício e diversos oligoelementos. Promove a desintoxicação e regula a produção sebácea. Efeitos:

desintoxicante e adstringente. Ideal para sugar toxinas, tratar acne e seborréia.

Tipos de Argila

ARGILA BRANCA: Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas. Rica em silício e alumínio. Possui propriedades cicatrizantes, reduz as inflamações, tem ação purificante, adstringente, remineralizante e anti-séptico. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Ideal para peles ressecadas, envelhecidas e manchadas. Efeito:

revitalizador.

Tipos de Argila

ARGILA CINZA: Contém aproximadamente 60% de sílica, o que faz com que tenha grande afinidade com a água, sendo muito eficaz para inchaços e edemas. Tem pH mais alcalino, é antiedematosa, secativa e absorvente. É indicada para peles oleosas, manchadas, edemaciadas. Efeitos: antiinflamatório e cicatrizante.

secativa e absorvente. É indicada para peles oleosas, manchadas, edemaciadas. Efeitos: antiinflamatório e cicatrizante.

Tipos de Argila

ARGILA VERMELHA: Rica em óxido de ferro, cobre, silício e hematita. O Óxido de Ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É anti-stressante, regula a microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis e avermelhadas. Efeitos:

Tipos de Argila

ARGILA ROSA: É a mistura da Argila Branca com a Vermelha. É indicada para peles sensíveis, delicadas, com telangiectasias e rosácea, pois possui ação desinfetante, suavizante e emoliente. Ideal para peles cansadas e sem viço. Devolve a luminosidade natural da pele, aumenta a circulação, absorve toxinas e hidrata a pele. Tem propriedades cicatrizantes e suavizantes, grande poder tensor indicada nos tratamentos de flacidez tissular, reidrata a pele, combate os radicais livres.

Tipos de Argila

ARGILA AMARELA: rica em Dióxido de Silício e Silício que é o elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre com seus sais minerais necessários para um tecido mais rígido e saudável sem deixá-lo ressecado. Tem ótimo efeito tensor e melhora a circulação sanguínea. Tem ação hemostática, purificante, adstringente

Tipos de Argila

ARGILA MARROM: Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador. Efeitos:

desinfiltrante, adstringente , desintoxicante e cicatrizante. O Silício tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem

ARGILA PRETA: Argila secundária de composição rica e diferenciada em sais minerais e oligoelementos muito importantes para o metabolismo da pele. São eles: silicato de alumínio e de magnésio, carbonato de cálcio e de magnésio, óxido de silício, de zinco e de ferro, enxofre. Tem atividade estimulante, antitóxica, nutriente (oligoelementos), anti- séptica, redutora e adstringente. Este material é retirado de uma profundidade maior que 4

FORMAS DE TRATAMENTO

Cataplasmas:

edemas,

utilizadas

de

picadas

muscular.

no

tratamento

e

de

distensão

insetos

Os banhos são indicados para aliviar a tensão, fadiga muscular, má circulação.

As máscaras são muito utilizadas na estética para eliminar toxinas, limpar e tonificar a pele.

FORMAS DE APLICAÇÃO

Faça uma higienização na pele, para facilitar a atuação dos ativos. Não é necessário fazer uma esfoliação prévia, pois a argila vai funcionar também como esfoliante. Evite aplicar na área do contorno dos olhos.

As argilas preparadas com gel neutro e óleos essenciais não necessitam de acréscimo de água. Coloque até 3 gotas de óleo essencial em 10 g de máscara gel neutro e misture com 20 g de argila.Misture bem e aplique como uma máscara cremosa.

Compressas quentes: dilui a argila em água morna até

Indicações

Tratamento de estrias Perda de medidas, gordura localizada Celulite Flacidez

Processo de Desintoxicação

O tratamento consiste em bandar o local.

Colocamos a argila verde + loção indutora sobre o corpo (loção/gel crioterápico), de baixo para cima. Essa bandagem age como compressas que irão drenar naturalmente as toxinas e impurezas do tecido.

A desintoxicação atua por osmose, onde a solução drena as toxinas e impurezas através dos poros. A leve pressão das bandagens e solução estimulam as toxinas latentes do tecido, sendo eliminadas pelo sistema linfático.

Processo de Desintoxicação

Eliminadas as toxinas, o colágeno e elastina são restabelecidos e a pele adquire a capacidade de manter a nova forma modelada pela leve pressão da compressa.

Caso o cliente esteja em processo de perda de peso ou dieta, o resultado será mais eficaz. Sempre orientar ao cliente a ingestão de água.

Protocolo Corporal

O objetivo deste procedimento corporal é de um trabalho de desintoxicação da pele.

Protocolo:

1.Fazer a esfoliação do corpo (local)

2.Preparar 6 colheres de sopa de argila verde e 6 colheres de água até formar consistência para a aplicação no corpo, com pincel largo.

3.Aplicar no corpo/local de baixa para cima.

4 Deitar o cliente por 30 minutos após secar a

COMPOSIÇÃO DOS CREMES

Nicotinato de Metila: Hiperemiante, estimula a drenagem linfática

Cafeína: ação lipolítica no

ácidos graxos, diminuindo o tamanho do

adipócito (anticelulite).

Ação emoliente, cicatrizante,

Algas Marinhas:

dos

metabolismo

remineralizante, suavizante, e hidratante.

Cavalinha: Estimulante remineralizante.

metabólico,

tônico

e

OBRIGADA!