Sie sind auf Seite 1von 10

CONTRATO DE APRENDIZAGEM

Contrato de aprendizagem o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de quatorze e menor de vinte e quatro anos, inscrito em programa de aprendizagem, formao tcnicoprofissional metdica, compatvel com o seu desenvolvimento fsico, moral e psicolgico, e o aprendiz, a executar com zelo e diligncia, as tarefas necessrias a essa formao.

O contrato de aprendizagem no poder ser estipulado por mais de 2 (dois) anos.

A idade mxima permitida para aprendizagem passa a ser 24 anos. Anteriormente era 18 anos. No entanto, a idade mnima no foi alterada, permanecendo 14 anos.

A idade mxima no contrato de aprendizagem no se aplica a aprendizes com deficincia.

JORNADA DE TRABALHO

A jornada de trabalho do aprendiz de no mximo 6 (seis) horas dirias, ficando vedado a prorrogao e a compensao de jornada, podendo chegar ao limite de 8 (oito) horas dirias, desde que o aprendiz tenha completado o ensino fundamental e se nelas forem computadas as horas destinadas aprendizagem terica.

A jornada do aprendiz compreende as horas destinadas s atividades tericas e prticas, simultneas ou no, cabendo entidade qualificada em formao tcnico-profissional metdica fix-las no plano do curso.

OBRIGATORIEDADE DE CONTRATAO DE APRENDIZES

Os estabelecimentos de qualquer natureza so obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Servios Nacionais de Aprendizagem (SESI, SENAI, SENAC, etc) nmero de aprendizes equivalente a 5% (cinco por cento), no mnimo, e 15% (quinze por cento), no mximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funes demandem formao profissional.

As fraes de unidade, no clculo da percentagem, daro lugar admisso de um aprendiz.

Entende-se por estabelecimento todo complexo de bens organizado para o exerccio de atividade econmica ou social do empregador, que se submeta ao regime da CLT.

O limite fixado no se aplica quando o empregador for entidade sem fins lucrativos, que tenha por objetivo a educao profissional.

Ficam excludos da base de clculo os empregados que executem os servios prestados sob o regime de trabalho temporrio, institudo pela Lei 6.019 de 3 de janeiro de 1973, bem como os aprendizes j contratados.

Devero ser includas na base de clculo todas as funes que demandem formao profissional, independentemente de serem proibidas para menores de dezoito anos.

Requer observar que os 5% obrigatrios (mnimo) ou os 15% mximo, devem incidir somente sobre o total de empregados que ocupem funes que demandem aprendizagem, e no sobre o total de empregados do estabelecimento empresarial.

Exemplo n de empregados do estabelecimento = 300 n de empregados que ocupam funes que demandam aprendizagem = 120 n mnimo de aprendizes a serem contratados (120 x 5%) = 6 n mximo de aprendizes a serem contratados (120 x 15%) = 18 Para se definir as funes que demandam formao profissional devero ser considerados a Classificao Brasileira de Ocupaes (CBO) e os seguintes fatores:

I - o nvel das capacidades profissionais e dos conhecimentos tcnico-tericos requeridos para o exerccio da atividade profissional;

II - a durao do perodo de formao necessrio para a aquisio das competncias e habilidades requeridas; e

III - a adequao da funo s necessidades da dinmica de um mercado de trabalho em constante mutao.

TERCEIRIZAO

No caso de empresas que prestem servios especializados para terceiros, independentemente do local onde sejam executados, os empregados sero includos na base de clculo da prestadora, exclusivamente.

DISPENSA

Ficam dispensadas da contratao de aprendizes:

I - as microempresas e as empresas de pequeno porte; e

II - as entidades sem fins lucrativos que tenham por objetivo a educao profissional.

FUNES QUE DEMANDEM FORMAO PROFISSIONAL

Para a definio das funes que demandem formao profissional, dever ser considerada a Classificao Brasileira de Ocupaes (CBO), elaborada pelo Ministrio do Trabalho e Emprego.

Ficam excludas da definio as funes que demandem, para o seu exerccio, habilitao profissional de nvel tcnico ou superior, ou, ainda, as funes que estejam caracterizadas como cargos de direo, de gerncia ou de confiana, nos termos do inciso II e do pargrafo nico do art. 62 e do 2o do art. 224 da CLT.

PRIORIDADE

A contratao de aprendizes dever atender, prioritariamente, aos adolescentes entre quatorze e dezoito anos, exceto quando:

I - as atividades prticas da aprendizagem ocorrerem no interior do estabelecimento, sujeitando os aprendizes insalubridade ou periculosidade, sem que se possa elidir o risco ou realiz-las integralmente em ambiente simulado;

II - a lei exigir, para o desempenho das atividades prticas, licena ou autorizao vedada para pessoa com idade inferior a dezoito anos; e

III - a natureza das atividades prticas for incompatvel com o desenvolvimento fsico, psicolgico e moral dos adolescentes aprendizes.

Nas hipteses acima, a aprendizagem para as atividades relacionadas dever ser ministrada para jovens de dezoito a vinte e quatro anos.

VALIDADE

A validade do contrato de aprendizagem pressupe anotao na Carteira de Trabalho e Previdncia Social, matrcula e frequncia do aprendiz escola, caso no haja concludo o ensino fundamental, e inscrio em programa de aprendizagem desenvolvido sob a orientao de entidade qualificada em formao tcnico-profissional metdica.

mister que se efetue o registro da funo do aprendiz, bem como o prazo do aprendizado.

CONTRATAO POR INTERMDIO DE ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS

A contratao de aprendiz por intermdio de entidade sem fins lucrativos, para efeito de cumprimento da obrigao de contratao mnima, somente dever ser formalizada aps a celebrao de contrato entre o estabelecimento e a entidade sem fins lucrativos, no qual, dentre outras obrigaes recprocas, se estabelecer as seguintes:

I - a entidade sem fins lucrativos, simultaneamente ao desenvolvimento do programa de aprendizagem, assume a condio de empregador, com todos os nus dela decorrentes, assinando a Carteira de Trabalho e Previdncia Social do aprendiz e anotando, no espao destinado s anotaes gerais, a informao de que o especfico contrato de trabalho decorre de contrato firmado com determinado estabelecimento para efeito do cumprimento de sua cota de aprendizagem ; e

II - o estabelecimento assume a obrigao de proporcionar ao aprendiz a experincia prtica da formao tcnico-profissional metdica a que este ser submetido.

SALRIO

Ao aprendiz, salvo condio mais favorvel, ser garantido o salrio mnimo hora.

Entende-se por condio mais favorvel aquela fixada no contrato de aprendizagem ou prevista em conveno ou acordo coletivo de trabalho, onde se especifique o salrio mais favorvel ao aprendiz, bem como o piso regional de que trata a Lei Complementar no 103, de 14 de julho de 2000.

Observar que o menor poder firmar recibo de quitao de salrios.

ATIVIDADES

vedado ao responsvel pelo cumprimento da cota de aprendizagem cometer ao aprendiz atividades diversas daquelas previstas no programa de aprendizagem, sob pena de descaracterizao da aprendizagem e reconhecimento de vnculo empregatcio.

As aulas prticas podem ocorrer na prpria entidade qualificada em formao tcnicoprofissional metdica ou no estabelecimento contratante ou concedente da experincia prtica do aprendiz.

Na hiptese de o ensino prtico ocorrer no estabelecimento, ser formalmente designado pela empresa, ouvida a entidade qualificada em formao tcnico-profissional metdica, um

empregado monitor responsvel pela coordenao de exerccios prticos e acompanhamento das atividades do aprendiz no estabelecimento, em conformidade com o programa de aprendizagem.

Nessa hiptese, alm do contrato de aprendizagem, faz-se necessrio por ocasio do registro, o requerimento, os documentos relativos autorizao, convnio e programa de aprendizagem.

FRIAS

As frias do aprendiz devem coincidir, preferencialmente, com as frias escolares, sendo vedado ao empregador fixar perodo diverso daquele definido no programa de aprendizagem.

VALE TRANSPORTE

assegurado ao aprendiz o direito ao benefcio da Lei 7.418, de 16 de dezembro de 1985, que institui o vale-transporte.

FGTS CONTRATO DE APRENDIZ

Os depsitos do FGTS nos contratos de aprendizagem tiveram a alquota reduzida de 8% para 2%.

EXTINO DO CONTRATO DE APRENDIZAGEM

O contrato de aprendizagem extinguir-se- no seu termo ou quando o aprendiz completar 24 (vinte e quatro) anos (exceto quanto a aprendizes com deficincia), ou antecipadamente quando ocorrer uma das seguintes hipteses:

I - desempenho insuficiente ou inadaptao do aprendiz;

II - falta disciplinar grave;

III - ausncia injustificada escola que implique perda do ano letivo; ou

IV - a pedido do aprendiz.

O desempenho insuficiente ou inadaptao do aprendiz referente s atividades do programa de aprendizagem ser caracterizado mediante laudo de avaliao elaborado pela entidade qualificada em formao tcnico-profissional metdica.

A falta disciplinar grave caracteriza-se por quaisquer das hipteses descritas no art. 482 da CLT.

A ausncia injustificada escola que implique perda do ano letivo ser caracterizada por meio de declarao da instituio de ensino.

Na resciso antecipada do contrato de aprendizagem no haver a indenizao de 50% dos dias faltantes para o trmino do contrato, constante nos artigos 479 e 480 da CLT.

Saliente-se que no caso da resciso ou trmino do contrato de aprendizagem fica o empregador obrigado a matricular nos cursos dos Servios Nacionais de Aprendizagem, um novo aprendiz na vaga deixada, salvo se j houver atingido a cota mxima permitida.

VERBAS RESCISRIAS

Nos casos de extino do Contrato do Aprendiz, este far jus as seguintes verbas rescisrias: saldo de salrio e 13 salrio;

frias vencidas; frias proporcionais e 1/3 constitucional sobre frias;

depsito do FGTS do ms em GRRF e do ms anterior, se for o caso, e saque do FGTS.

Na hiptese de resciso do Contrato do Aprendiz, motivada pelo empregador, ele far jus a: saldo de salrio e 13 salrio;

frias vencidas; frias proporcionais e 1/3 constitucional sobre frias;

depsito do FGTS do ms em GRRF e do ms anterior, se for o caso; multa do FGTS de 40%, depositada em GRRF e saque do FGTS.

Havendo resciso do Contrato do Aprendiz por pedido de demisso, este far jus a: saldo de salrio e 13 salrio;

frias vencidas; frias proporcionais e 1/3 constitucional sobre frias;

depsito do FGTS do ms em GFIP.

Nos casos de resciso do contrato do Aprendiz por justa causa, este far jus a: saldo de salrio;

frias vencidas e 1/3 constitucional sobre frias;

depsito do FGTS do ms em GFIP. PRESCRIO DOS DIREITOS

A prescrio dos crditos trabalhistas est prevista no art. 7, inciso XXIX da Constituio Federal, o qual estabelece um prazo de 5 (cinco) anos para os trabalhadores urbanos e rurais, at o limite de 2 (dois) anos aps a extino do contrato de trabalho.

No entanto, para os trabalhadores menores, o art. 440 da CLT prev a imprescritibilidade dos direitos trabalhistas, ou seja, o menor ter direito a reivindicar seus direitos trabalhistas violados ainda que decorridos o prazo previsto constitucionalmente.

CERTIFICADO DE QUALIFICAO PROFISSIONAL

Aos aprendizes que conclurem os cursos de aprendizagem, com aproveitamento, ser concedido certificado de qualificao profissional.

Para a inscrio de aprendizes nos cursos, a empresa deve solicitar ao SENAI, SENAC ou Se Nat, conforme o caso, o certificado de aprendizagem.

A solicitao pode ser feita por meio de carta, na qual deve-se informar a atividade da empresa e o nmero de sua inscrio no rgo previdencirio. Quando for retirar o certificado, a empresa apresentar a ltima guia de recolhimento de contribuies previdencirias (GPS).

JURISPRUDNCIAS

ACRDO - EMENTA: VNCULO DE EMPREGO. MENOR APRENDIZ. Comprovado o cumprimento dos requisitos formais necessrios contratao atravs da modalidade de aprendizagem, na forma do art. 428 e seguintes da CLT e Decreto n 5.598/05, firma-se a validade do contrato de aprendizagem. Desta forma, vlido o contrato de aprendizagem firmado entre as partes, merecendo provimento os recursos das reclamadas para absolv-las de toda a condenao imposta, referente ao aviso prvio, multa do art. 477 da CLT, diferenas de FGTS com 40%, horas extras e reflexos, indenizao relativa ao seguro-desemprego e honorrios advocatcios.. Recursos das reclamadas provido. Processo: 00622-2006-005-04-001 (RO). Juiz Relator HUGO CARLOS SCHEUERMANN. Porto Alegre, 9 de maio de 2007.

ACRDO - RECURSO ORDINRIO DA RECLAMADA. RELAO DE EMPREGO. NULIDADE DO CONTRATO DE APRENDIZAGEM . A reclamada sustenta a validade do contrato de aprendizagem travado com o reclamante em 1.8.2004, com prazo previsto para a data em que completasse 17 anos e 10 meses, na forma do Decreto n 5.589/2005. Diz estar inserida na previso do inciso III do art. 8 do Decreto 5.598/2005, por se tratar de entidade filantrpica qualificada em formao tcnico-profissional metdica, sem fins lucrativos, com

objetivo de assistncia ao adolescente e educao profissional. Sem razo. Mesmo considerando que o trabalho prestado pelo autor se identifica com atividade prtica relacionada aprendizagem, tal no seria suficiente para a regularidade da espcie contratual eleita inicialmente pelas partes, se, no curso da prestao laboral, no se desenvolveu, de fato, o aprendizado, tambm, mediante atividades tericas. de fundamental importncia, ainda, a prova tcnica produzida quanto presena de insalubridade nas atividades do reclamante. Considerando que este laborou quando tinha idade inferior a dezoito anos, patente a irregularidade, haja vista a afronta s regras de proteo ao trabalho do menor. Assim, em que pese ser notria a atividade filantrpica da demandada, conforme j assinalado, no h como ser reconhecida a regularidade e eficcia do contrato de aprendizagem. Portanto, afastada a aprendizagem, e no se tratando de nenhuma das hipteses excepcionais de contrato a termo, prevalece a indeterminao do prazo. Assim, tem-se que a extino contratual, na verdade, deu-se pela iniciativa do empregador, sem justa causa. Devido o pagamento de frias proporcionais acrescidas de 1/3, aviso prvio e multa de 40% sobre os depsitos do FGTS, insalubridade em grau mnimo e entrega das guias do seguro-desemprego. Nmero do processo: 01093-2006-020-04-00-6. Juiz Relator PEDRO LUIZ SERAFINI. Porto Alegre, 05 de julho de 2007.

ACRDO - TERMO DE COOPERAO FIRMADO COM O SENAI - NULIDADE - DIFERENAS SALARIAIS. Insurge-se a reclamada pugnando pela reforma do decisum a fim de que seja reconhecida a validade do Termo de Cooperao firmado com o SENAI, o qual contou com a aprovao da Federao dos Trabalhadores nas Indstrias de Mato Grosso do Sul atravs de um Acordo Coletivo de Trabalho firmado e devidamente registrado na DRT/MS. Aduz que, por esse Termo, os trabalhadores passaram por um perodo de treinamento, recebendo um auxlio educacional que no geraria vnculo de emprego, nem obrigaria o recolhimento previdencirio e fiscal, porque ausentes os requisitos do art. 3, da CLT. Entretanto, razo no lhe assiste. O juiz de primeiro grau reconheceu o vnculo de emprego no perodo de 02.03.2002 a 31.07.2002, porque entendeu que o reclamante no participou de qualquer curso de formao profissional a fim de se qualificar para o emprego na reclamada, tendo sido desde o incio da prestao laboral verdadeira empregada, trabalhando nas dependncias desta, sob comando dos seus encarregados e mediante remunerao. A vinculao da utilizao da mo de obra do trabalhador aprendizagem, ou se d na forma do contrato de aprendizagem (art. 428, da CLT) ou no contrato de estgio (Lei n 6.494/77), hipteses diversas daquela ora analisada. Em consequncia, as diferenas salariais decorrentes do no pagamento do piso salarial da categoria no perodo so devidas. PROCESSO N 01402/2004-071-24-00-0-RO. Relator ABDALLA JALLAD. Campo Grande, 03 de maio de 2006.

Base legal: Artigos 428, 429, 433 da CLT; Nova redao dada pela MP 251/2005 (convertida na Lei 11.180/2005) e Decreto 5.598/2005. Parcialmente a Lei 10.097/2000 e os citados no texto.

Das könnte Ihnen auch gefallen