Sie sind auf Seite 1von 8

revista Fronteiras estudos miditicos X(3): 193-200, set/dez 2008 2008 by Unisinos doi: 10.4013/fem.20083.

06

Signicao e comunicao na construo da imagem-conceito


Rudimar Baldissera1

Sob o Paradigma da Complexidade (Morin), prope-se pensar a imagem sob trs enfoques principais: imagem fsico-visvel, imagemlinguagem e imagem-conceito. Apresenta-se a compreenso/explicao de imagem-conceito como construto simblico, complexo e sintetizante, de carter judicativo/caracterizante e provisrio, realizada pela alteridade mediante permanentes tenses dialgicas, dialticas e recursivas, intra e entre uma diversidade de elementos-fora, tais como a cultura, os saberes prvios, a subjetividade e as expectativas. Arma-se a tese de que a imagem-conceito, anterior comunicao, realiza-se no mbito da signicao, tendo a comunicao como um dos seus principais processos potencializadores. Palavras-chave: imagem-conceito, comunicao, signicao.

Signication and communication in the concept-image construction. Under the Paradigm of Complexity (Morin) we can consider the image in three main approaches: physical-visible image, language-image and concept-image. The understanding/ explaining of the concept-image is presented as a symbolic construct, which is also complex and synthesizing. It has a judging/characterizing and provisional character, performed by the alterity based on constant dialogical, dialectic and recursive tensions, within and between a diversity of strength-elements, such as culture, the prior knowledge, the subjectivity and expectations. The thesis arms that the concept-image, prior to communication, is held within the signication, which has communication as one of its main process potentiators.
Keywords: concept-image, communication, signication.

Bajo el paradigma de la Complejidad (Morin), se propone pensar la imagen bajo tres enfoques principales: imagen fsico-visible, imagen-lenguaje e imagen-concepto. Se presenta la comprensin/ explicacin de la imagen-concepto como una construccin simblica, compleja y sintetizante, de carcter judictico/caracterizante y provisorio, realizada por la alteridad mediante permanentes tensiones dialgicas, dialcticas y recursivas intra y entre una diversidad de elementos-fuerza, tales como la cultura, los saberes previos, la subjetividad y las expectativas. Se arma la tsis de que la imagenconcepto, anterior a la comunicacin, se realiza en el mbito de la signicacin, teniendo la comunicacin como uno de sus principales procesos potencializadores. Palabras clave: imagen-concepto, comunicacin, signicacin.

UFRGS. E-mail: rudimar.baldissera@ufrgs.br.

Rudimar Baldissera

Preliminares
Vive-se a sociedade da(s) imagem(ns). Mas de que imagem se fala? Polissmico, esse termo atualiza diferentes noes a ele relacionadas. A fertilidade de signicao apresenta-se como hmus para os usos misticados do termo, particularmente quando se trata da idia de imagem-conceito (objeto/sistema deste estudo), que empregada em enunciados e procedimentos que revelam uma concepo (congurao, compreenso) simplicada ou mesmo equivocada. Com freqncia, a despeito de qualquer sustentao epistemolgica, terica e mesmo prtica, o termo materializado em expresses do tipo passar imagem e vender imagem. H forte desejo de se estabelecer uma frmula, ou um simples esquema que seja modelar para os processos de fabricao da imagem-conceito e, assim, indiscriminadamente, atender com rapidez s necessidades de visibilidade e, por que no dizer, de poder, to caractersticos da sociedade contempornea. Entretanto, diferentemente do desejado, no h garantias de que a idealizao de uma determinada imagem-conceito quando do planejamento e da implantao de aes estratgicas (particularmente as de comunicao), resulte na institucionalizao de tal imagem-conceito. Antes, tais processos parecem solicitar a atualizao de complexas negociaes, seja no nvel dos sentidos, das informaes, seja no das resistncias eco-fsio-psico-scio-culturais2. A cotidianidade, nessa perspectiva, revela a compreenso de que a imagem-conceito do lugar da comunicao. Porm, at que ponto essa premissa se sustenta? Aqui, defende-se a tese de que a imagem-conceito, mais do que um resultado transitrio-dinmico dos processos comunicacionais, tem sua atualizao atrelada aos complexos processos de signicao, portanto, historicamente semiotizada e tecida em um contexto eco-psico-scio-cultural.

Sobre a tenso comunicao-signicao


Por comunicao entende-se o processo de construo e a disputa de sentidos (Baldissera, 2000). Essa concepo parece dar conta da importncia que a signicao assume para os/nos processos comunicacionais e o quanto permite pens-los como complexos, marcados pela presena do todo e atualizados por articulaes e tenses dialgico-recursivas3. Vale observar, nessa direo, que a comunicao caracterizase por exigir, por ser relao (requer ligaes/encontros/ tenses entre, pelo menos, dois: relao eu-outro) e toda relao , segundo Foucault (1996, p. 75), uma relao de foras, portanto, de disputa. Trata-se, aqui, da disputa da signicao que posta em movimento nos e pelos processos comunicacionais, que inuenciada e orientada por vrios elementos-fora, tais como o contexto, a psique, a cultura, o imaginrio, a histria, o siolgico e as competncias. Assume-se, ento, uma postura epistemolgicoterica que, alm de pr em suspenso as determinaes do tipo causa-efeito, constitui-se em hmus que faz surgir/permite florescer a compreenso de que a comunicao qualifica-se como lugar de sujeitos-fora em relaes dialgico-recursivas. Por intermdio da e na comunicao, os sujeitos, como foras ativas, reativas, organizadoras, desorganizadoras, so tensionados e, em diferentes graus e formas, essas foras se realizam para direcionar os sentidos que desejam (consciente e/ ou inconscientemente) ver internalizados e digeridos pela outra fora em relao de comunicao. Como relao, a comunicao tensiona o eu com o outro (mesmo que esse outro no seja exterior, mas uma das outras identicaes possveis amalgamadas/tensionadas sob a mesma identidade4) e atualiza a

2 Na expresso eco-fsio-psico-scio-culturais, o termo eco signica ecossistmica (diversidade de sistemas e sub-sistemas articulados) e o termo fsio refere s questes siolgicas do sujeito. 3 Este estudo tem como norte o Paradigma da Complexidade proposto por Morin, particularmente os trs princpios bsicos: o dialgico funda-se [...] na associao complexa (complementar, concorrente e antagnica) de instncias necessrias junto existncia, ao funcionamento e ao desenvolvimento de um fenmeno organizado (Morin, 2000, p. 201); associa/une termos do tipo ordem/ desordem, sapiens/demens, mantendo, assim, a dualidade no seio da unidade; o recursivo [...] um processo em que os produtos e os efeitos so ao mesmo tempo causas e produtores daquilo que os produziu (Morin, 2001, p. 108); e o hologramtico a parte no somente est no todo; o prprio todo est, de certa maneira, presente na parte que se encontra nele (Morin, 2002, p. 01). 4 A identidade entendida como [...] complexus de identicaes, isto , a identidade a tessitura e a fora que amalgama as vrias identicaes possveis de um indivduo-sujeito portanto, tambm de uma organizao, cultura, sociedade. Sob esse prisma, a identidade somente possvel pelas relaes, pelas presenas, ou seja, o eu exige a presena do outro para ter sentido (Baldissera, 2004, p. 104). E mais, essa fora (identidade), ao mesmo tempo em que mantm as identicaes juntas, suturadas como desenvolvimento/ estria linear e coerente, dando a impresso de unicidade, tambm gere as manifestaes identicatrias (Baldissera, 2004, p.185).

194

Vol. X N 3 - setembro/dezembro 2008 revista Fronteiras - estudos miditicos

Signicao e comunicao na construo da imagem-conceito

articulao de interdependncia entre a identidade e a alteridade. Pode-se dizer que, nos processos de comunicao, a natureza das disputas de sentido no de sobredeterminao de uma fora outra fora em relao, mas de dilogo que torna presentes os sujeitos (identidade/ alteridade) e, em diferentes graus, tensiona-os. Assim, constroem a comunicao e so por ela e nela realizados. Talvez esse seja um motivo fundante para a necessidade de o ser humano comunicar, para experimentar, dentre outras coisas, o prazer de sentir-se transformador e transformado, de perceber o gozo do dominar e do ser dominado, a sensao de, pelo encontro, ser igual e diferente o mesmo e o outro. Assim, a comunicao assenta-se como lugar e uxo privilegiados para as inter-relaes e interaes culturais e identitrias. Nos e pelos processos comunicacionais, as diferentes culturas e identidades, dentre outras coisas, flertam, desestabilizam-se, sorvem-se, constroem-se, violentam-se, resistem umas s outras, transformam-se e, dessa orgia5 de sentidos, geram a fertilidade para a regenerao mtua. Nesses processos, (re)liga-se toda a sorte de inuncias e memrias (cultural e biolgica). Parece evidente, aqui, a centralidade que a signicao assume para a comunicao que, como construo e disputa de sentidos, d ares de estar condenada a habitar o territrio das verses, o limbo do devir e/ou ser a fugacidade de um presente possvel, mas que no se deixa tomar; seduz e se desfaz. Vale observar que a signicao contempla a articulao dos sentidos em uma dada contextura eco-psicohistrico-scio-cultural; atualiza o sentido em relao a uma situao. Trata-se, pois, de algo aberto, plural e varivel. De acordo com Compagnon (2001, p. 86). [...] a signicao o objeto da aplicao do texto ao contexto de sua recepo (primeira ou ulterior) e, portanto, de sua avaliao. Assim como o signo, que, conforme Eco (1991, p. 39-40), uma entidade em permanente transformao, a signicao experimenta o permanente (re)tecer. Novas informaes e experincias (de quaisquer naturezas) permitem ao sujeito reconhecer nos mesmos signos novas pores de signicao e conferir a signos diferentes a mesma signicao, ampliando ou restringindo, organizando ou desorganizando e construindo ou desconstruindo a signicao atribuda.

Atente-se para o fato de que mediante a construo de sentidos que se conhece o mundo. O ser humano recria as coisas [...] por meio do sentido, transformandoas de elementos insignicantes em objetos carregados de signicao cultural. O mundo do ser humano sempre um sentido de mundo (Ruiz, 2003, p. 59). Dizer que o ser humano constri o mundo pautado por suas impresses, no signica armar que o sentido seja da qualidade do individual, de domnio de um nico sujeito. Conforme Bakhtin (1999), o sentido social ou, nas palavras de Ruiz (2003, p. 67): o sentido sempre social. Ele se organiza em teias e estruturas de signicados, a m de estabelecer suturas simblicas que dem coerncia ao humana. No entanto, hipoteticamente, pode-se pensar que, se um determinado indivduo for abandonado, ainda muito pequeno (antes de ser construdo pela cultura de seu grupo), sorte de viver isolado de qualquer grupo sociocultural, tender a experimentar o mundo de maneira muito particular e, tambm, a signicar as coisas a partir de impresses e de sensaes bastante individuais. As relaes eu-outro (mundo) que experimentar, exigiro o desenvolvimento de artifcios (tais como codicaes rudimentares) para que possa apreender o mundo e guardar informaes sobre ele, mesmo incipientes. Particularmente, provvel que se incline a observar aspectos que lhes so mais vitais, como, por exemplo: de que forma conseguir alimentao, qual a que lhe parece melhor e mais saborosa; como se proteger das diversas ameaas a sua integridade fsica. Pontua-se, assim, que, apesar de os autores armarem que a signicao social, redutor pensar que o sujeito no participe ativamente de tal processo. Nessa direo, destaca-se a armao de Ruiz (2003) de que a imaginao anterior racionalidade consciente, ou seja, ao nascer, a criana no pensa, raciocina ou argumenta, mas imagina, sonha e fantasia o mundo. A identidade humana da criana constituda [...] pela singularidade de colocar em imagens representativas, mesmo que sejam fugazes, uma alteridade ainda incompreensvel [...]. Nosso primeiro contato com o mundo est embalado pela imaginao (Ruiz, 2003, p. 29-30). Isso parece contemplar a idia de que, primeiramente, atribuise signicao ao entorno e que, em algum momento e em dado nvel, essa atribuio de signicao , tambm, da qualidade do individual.

5 Emprega-se o termo orgia para atualizar a idia de os efeitos de sentidos serem multidirecionais, dispersivos/organizados, aleatrios/ motivados, conscientes/inconscientes. Enm, em permanente semiose, so atualizaes que no se permitem apreender, descrever ou xar.

Vol. X N 3 - setembro/dezembro 2008

revista Fronteiras - estudos miditicos

195

Rudimar Baldissera

Essas consideraes evidenciam a impossibilidade da cristalizao da signicao; o mundo constantemente (re)criado pelo sujeito em processos de construo de sentidos. Porm, esses sentidos no apenas reetem o mundo como uma rede de signicados culturais por meio dos quais se compreende e transforma a realidade, como arma Ruiz (2003, p. 59), mas tambm revelam sujeitos tensionados, perpassados, tecidos juntos com e na cultura. Da que suas impresses/hermeneusis6 so culturalmente maculadas. Pode-se dizer, ento, que a rede simblica (cultura) constitui-se por e constitui vises de mundo. Sob esse prisma, ainda de acordo com Ruiz (2003, p. 59), os seres humanos tm sua subjetividade formada medida em que se inserem numa determinada cosmoviso, isto , ao serem tramados em uma rede simblica particular, passam a ser sujeitos socializados. Ainda para reetir sobre a tenso signicaocomunicao-cultura, importa destacar que, de acordo com Eco (1991, p. 6), o sistema de signicao um constructo semitico autnomo, com modalidades de existncia de todo abstratas, independentes de qualquer ato de comunicao possvel que as atualize. A ocorrncia da signicao pode prescindir de processos comunicacionais. Pode-se dizer que a natureza da signicao a do lugar da percepo de sentidos, portanto relacional (euoutro), que anterior ao da comunicao. A signicao no se restringe aos processos comunicacionais. Vale lembrar que a signicao atribuda a partir do lugar que o sujeito e o texto (tudo o que puder ser signicado) ocupam no contexto. Um texto que pontua, ilustra e esclarece esse processo As cidades e o desejo, de Calvino (1990). Discorrendo sobre os desejos que o marinheiro e o cameleiro carregam (so carregados), ao aproximarem-se da cidade Despina, o autor diz: o cameleiro que v despontar no horizonte do planalto os pinculos dos arranha-cus, as antenas de radar, os sobressaltos das birutas brancas e vermelhas, a fumaa das chamins, imagina um navio; sabe que uma cidade, mas a imagina como uma embarcao que pode afast-lo do deserto. Por sua vez, o marinheiro, dentre a neblina costeira, distingue a forma da corcunda de um camelo, de uma sela bordada de franjas refulgentes entre duas corcundas malhadas que avanam balanando; sabe que uma cidade, mas imagina

como um camelo de cuja albarda pendem odres e alforjes de fruta cristalizada, [...], e naliza: cada cidade recebe a forma do deserto que se ope; assim que o cameleiro e o marinheiro vem Despina, cidade de conm entre dois desertos (Calvino, 1990, p. 21-22). Esses fragmentos literrios ilustram a relao estabelecida entre o sujeito e o seu mundo sensvel/texto (no caso, uma cidade). O sujeito apresentado como agente no processo de construo do seu objeto de signicao. preciso observar, porm, que sua leitura est fortemente marcada pelo seu lugar sociocultural, por mais que se possa pensar que seja livre para atribuir signicao e para experimentar sentidos. H relaes de interdependncia dialgico-recursivas entre o leitor, o seu repertrio e a sua leitura. Assim, as construes de signicao que o cameleiro e o marinheiro relacionam cidade reconhecendo, articulando e tensionando os estmulos por ela emitidos como mundo sensvel, s suas capacidades, desejos e condies para atribuir signicao provavelmente so, de certa forma e em certo grau, os desejos dos seus grupos sociais (princpio hologramtico), isto , representam a satisfao das necessidades na busca do que eles no tm. Ao reconhecer a cidade como um navio/camelo, os sujeitos dialogam com essa realidade construda, atualizam possibilidades de signicao e interpretao e experimentam, imaginariamente, a sensao de ser outro, aquele que ele acredita viver a realidade de seu desejo. Ainda sobre a tenso comunicao-signicao, Eco (1991, p. 6) arma que a comunicao pressupe signicao, isto , os processos de comunicao entre humanos exceo feita aos processos de estimulao simples exigem [...] um sistema de signicao como condio necessria. Diferentemente do que acontece com a signicao, tem-se que a comunicao no possvel seno articulada com os sistemas de signicao. Como j dito, a comunicao pressupe sentidos em circulao e disputa. Importa dizer que, apesar da profuso de impresses e de signicao7 nas inter-relaes eu-outro, sujeito-cultura-mundo, com tendncia a serem desordenadas e dispersivas, a desorganizao no se apresenta ilimitada ou absoluta, pois socioculturalmente se desenvolvem mecanismos organizativos de tal orgia de sentidos. Tende-se a acreditar no fato de que, quanto mais estreitas

Segundo Ruiz (2003, p. 59-60), o ser humano, distanciado irremediavelmente da realidade, une-se a ela por meio da dimenso hermenutica, a qual forma parte constitutiva de sua pessoa. Do mesmo modo que no pode escolher ter ou no alteridade, no pode optar por ser ou no ser hermeneuta. A hermeneusis a condio de possibilidade da sua existncia. 7 Segundo Bakhtin (1999, p. 131), a signicao no quer dizer nada em si mesma. Ela apenas um potencial, uma possibilidade de signicar no interior de um tema concreto.

196

Vol. X N 3 - setembro/dezembro 2008 revista Fronteiras - estudos miditicos

Signicao e comunicao na construo da imagem-conceito

e dogmticas forem as codicaes empregadas nos processos comunicacionais, maior a tendncia de organizar e limitar as possibilidades de signicao e de individuao interpretativa realizadas pelos sujeitos em dilogo.

Sobre imagem-conceito
Disputando visibilidade, organizaes, instituies e sujeitos polticos buscam conceitos positivos submetendo-se engenharia de fabricao e manuteno da imagem, atravs de discursos informativos e persuasivos num jogo ininterrupto de aparncias, espelhos e mscaras no qual prevalece a lgica do consumo (Weber, 1999, p. 71). Cultura, imaginrio e processos identicatrios parecem enunciar, em unssono, que imagem tudo, e as prxis tendem a corroborar e a (re)armar tal sentena. Importa, ento, pela relevncia que assume, estudar a polissmica noo de imagem (do latim, imago; do grego eikon), buscando compreend-la e explic-la. Para isso, prope-se a trade: imagem fsico-visvel, imagemlinguagem e imagem-conceito.

Imagem fsico-visvel
Como alteridade, o mundo impressiona o eu por meio da imagem que d de si. Nesse sentido, a imagem mantm uma dupla dependncia: a da existncia da luz e a do modelo, ou seja, do objeto no qual a luz se reete. o mundo que se manifesta em uxos dispersivos, reexos caticos e se projeta visvel; a viso que o capta e o organiza, pois que o olho uma cmara obscura, dotada de um jogo de lentes, que converge os raios luminosos para a parede interna oposta ao orifcio, captando, desta forma, a imagem (Guimares, 2000, p. 21). A imagem, no plano fsico, implica uxos de luz em tenso com um aparelho ptico no nvel da tenra imediaticidade eco-siolgica e sensibilidade psquica no-signicada. Multidirecionais, os raios o envolvem e o atravessam, causando desordem, mas tambm, e concomitantemente, constituem-se em impresses que, quando articuladas e dotadas de signicao, podem constituir-se em informaes para o (re) conhecimento do mundo sensvel.

medida que, nessa articulao de foras, os raios projetam-se e constrangem o sistema ptico, so por ele percebidos, enquadrados, focados e convergidos para presenticar imagens. Antes de a mente humana conseguir atribuir sentido ao que est captando, a qualidade e a fora8 da luz se fazem sentir conscincia imediata como tom, matiz, existncia. a experincia das sensaes e do prprio existir em relao, pois o mundo se apresenta ao humano, desde os primeiros contatos estabelecidos pelo recm-nascido, como imagens visuais que invadem a experincia existencial e vo confeccionando um sentido do mundo, um mundo para ns. Por meio das imagens signicativas do mundo, vamos tecendo nossa identidade (Ruiz, 2003, p. 30). Assim, ao mesmo tempo, a alteridade (mundo), mediante imagens, sensibiliza a psique e essa, por seu turno, toma impresses do mundo. A partir disso, o real da imagem no aparelho ptico uma projeo, no a coisa em si, mas sua apresentao luminosa. A compreenso de imagem como resultante dessa relao fsica que se estabelece entre os uxos de feixes luminosos e o aparelho ptico pode ser denominada de imagem fsica. Pensa-se, aqui, em todas as imagens que se formam, instantaneamente, a todo ver, independentemente de quem olha, guardadas as diferenas devido s especicidades fsicas e siolgicas da constituio do aparelho ptico de cada indivduo. Assim, como construo fsico-luminosa, a imagem fsica parece ser privada de juzo de valor, de apreciao simblica; fenmeno fsico-sensvel, a imagem fsica a instncia bsica da categoria imagem.

Imagem-linguagem
As imagens fsicas podem constituir-se em linguagem, isto , podem receber signicao, ser codicadas, assumindo o carter de linguagem imagtica, e, dessa maneira, podem ser empregadas nos processos comunicacionais. o domnio das imagens como representaes visuais: desenhos, pinturas, gravuras, fotograas, e as imagens cinematogrcas, televiso, holo e infogrcas [...]. Imagens, nesse sentido, so objetos materiais, signos que representam o nosso ambiente visual (Santaella e Nth, 2001, p. 15). Com base em convenes socioculturais, as imagens fsicas, teoricamente, podem ser captadas, codicadas e empregadas como mensagens, ou parte de

Sob o prisma da semitica de Peirce, a qualidade estaria contemplada por aquilo que denomina de primeiridade e a questo da fora, pela secundidade. Sobre essas questes, ver, dentre outros, Peirce (1975) e Santaella (2002).

Vol. X N 3 - setembro/dezembro 2008

revista Fronteiras - estudos miditicos

197

Rudimar Baldissera

mensagens, para que os sentidos a ofertados levem o leitor a realizar determinadas interpretaes. Tambm preciso pensar naquelas imagens que se formam na mente, a partir da articulao de linguagens, especialmente, a verbal. Esse o domnio imaterial das imagens na nossa mente. [...] [elas] aparecem como vises, fantasias, imaginaes, esquemas, modelos ou, em geral, como representaes mentais (Santaella e Nth, 2001, p. 15). Nesse sentido, Calvino (2001, p. 99) observa que possvel distinguir dois tipos de processos imaginativos: o que parte da palavra para chegar imagem visiva e o que parte da imagem visiva para chegar expresso verbal. Pode-se dizer que, por exemplo, uma descrio remete, imediatamente, a um processo de construo de imagens mentais. Ao ler, somos levados a ver a cena como se esta se desenrolasse diante de nossos olhos, se no toda a cena, pelo menos fragmentos e detalhes que emergem do indistinto (Calvino, 2001, p. 99). Tais imagens so codicadas, tm signicao.

Imagem-conceito
Alm de se realizarem como imagem fsica ou como imagem-linguagem, as imagens podem manifestarse como juzo de valor, apreciao, conceito que uma mente humana (ou grupo) atribui a algum, a algo ou a alguma coisa (pessoa, instituio, organizao, processo, objeto). Trata-se, segundo Gomes (1999, p. 148), de uma homonmia; a imagem designa fenmenos distintos que tm em comum a propriedade de serem representaes: Assim como a imagem, em seu sentido comum, visual, representa ou apresenta algo para algum assim tambm o faz a imagem em seu sentido gurado, por exemplo, a imagem do Brasil que tm os credores internacionais (Gomes, 1999, p. 148). Observa que, a no ser pelo fato de serem representaes, a imagem em seu sentido gurado imagem-conceito e a noo de imagem plstica, ou simulao visual no guardam relaes. Nessa perspectiva e para destacar o que lhe prprio, Gomes (1999, p. 149) arma que: (a) possvel ter imagem mesmo daquilo a que no corresponde qualquer representao visual; (b) nem todas as imagens podem ser traduzidas visualmente; e (c) imagens se fazem com aes e com discursos, principalmente, e, alm disso, com conguraes expressivas que incluem, claro, elementos visuais, ao lado de outros tantos. Se, por um lado, o processo de construo da imagem-conceito pode convocar imagens visuais, por outro, no signica que a imagem-conceito no possa se atualizar independentemente da articulao de imagens dessa qualidade.

No (re)tecer da imagem-conceito (em seu carter de permanente plasmao), julgam-se pessoas, comportamentos, idias, administraes e empresas, dentre outros, a partir do lugar que cada indivduo ou pblico julgador assume no seu sistema sociocultural. A imagem de algo ou algum , pois, um ato judicativo sobre esse objeto, mas um ato judicativo que se refere diretamente quele complexo de propriedades que o caracterizam (Gomes, 1999, p. 151). Nesse sentido, a imagem-conceito contempla a noo de reputao, pois formar conceito implica apreciar, considerar, ajuizar, sentenciar e sancionar. Fama, nome e reputao, pelo menos aparentemente, poderiam recobrir adequadamente o campo semntico que nesses dias vem designado como imagem (Gomes, 2004, p. 256). Observa-se que a imagem-conceito no construda sobre a identidade em si, mas com base na percepo que a alteridade tem sobre ela, isto , sobre o que parece ser. De carter simblico, a imagem-conceito tem seus fundamentos nos processos de signicao. Assim, a noo de imagem-conceito explicada como um construto simblico, complexo e sintetizante, de carter judicativo/caracterizante e provisrio, realizada pela alteridade (recepo) mediante permanentes tenses dialgicas, dialticas e recursivas, intra e entre uma diversidade de elementos-fora, tais como as informaes e as percepes sobre a identidade (algo/algum), a capacidade de compreenso, a cultura, o imaginrio, a psique, a histria e o contexto estruturado. Dito isso, importa que se observe que Ruiz (2003), referindo-se ao processo de objetivao, de (re)apresentao do mundo, arma que a criana o constri por meio de imagens, isto , ela primeiro imagina o mundo. Nessa etapa, ainda no se trata de comunicao, mas de apreenso e diferenciao do entorno pelos sentidos. Sem pretender comunicao, o beb comea a apreender o mundo por meio das sensaes. Imerso em um determinado ambiente, inicia processos de construo de sua identidade em relao sua alteridade. J nesses processos, tende a avaliar algo simples, sem complexas e conscientes elaboraes mentais, suas prprias experincias, dentre outras coisas, como agradveis ou no. Apesar de ser menos complexo, parece presenticar algo como uma pr-elaborao de imagem. Assim, podese dizer que os primeiros ensaios para a construo da imagem-conceito atualizam-se antes mesmo de a criana apropriar-se de uma linguagem, ou seja, do cdigo. Sob esse prisma, admita-se como referncia o fato hipottico de que um ser humano, desde o seu nascimento, (sobre)viveu isolado, longe de qualquer ambiente sociocultural, e que, por isso, no precisou desenvolver um cdigo

198

Vol. X N 3 - setembro/dezembro 2008 revista Fronteiras - estudos miditicos

Signicao e comunicao na construo da imagem-conceito

lingstico para se comunicar. Com base nas premissas arroladas, possvel armar que seriam altas as probabilidades de esse humano, mesmo tendo vivido em estado de isolamento do social, construir imagens-conceito de existncias identitrias do seu entorno ou daquelas apenas possveis em sua mente, pois, pela percepo e imaginao, tenderia a objetivar e a atribuir signicao ao mundo, distinguindo-se dele. Por no exigir verdade (contanto que zesse sentido), bastaria que ele, a partir do seu repertrio e de suas competncias psquicas, cognitivas, siolgicas e ecossistmicas, apreciasse uma identidade qualquer do entorno, estabelecendo-lhe conceito. A realizao de uma imagem-conceito consiste, ento, em reconhecer um conjunto de propriedades que se supem caracterizantes de uma dada identidade-sujeito da imagem. Trata-se, portanto, de reconhecimento que, a bem da verdade, uma atribuio (Gomes, 2004, p. 255). Assim, arma-se que a imagem-conceito constrise no lugar, da qualidade da signicao e no da comunicao. Dessacraliza-se a comunicao do seu lugar de determinante na construo da imagem-conceito, deslocando-a, no mbito desses processos, para um lugar de coadjuvante da signicao. Assume relevo o fato de que a imagem-conceito de uma dada identidade (empresa, instituio, pessoa) pode ser construda, mesmo que para isso no se materializem aes de comunicao.

Consideraes nais
A seguir, pontuam-se apenas algumas das principais inferncias realizadas pelo estudo. A imagemconceito: (a) exige signicao, mas no, necessariamente, comunicao; (b) no se constri, obrigatoriamente, sobre o ser, o que de fato, mas a partir das impresses, dos estmulos diretos e indiretos, das percepes, bem como das diferentes capacidades e dos domnios do construtor em articular e processar esses elementos. Portanto, a imagemconceito refere-se ao parecer; (c) tem a comunicao como o seu principal sistema potencializador, principalmente na ordem do estratgico; (d) atualizada na mente do construtor (pessoa/pblicos), porm isso no impede o sujeito-identitrio de informar, orientar ou seduzir, para
9

que ela tenda a ser construda da forma desejada; (e) uma elaborao que tensiona o indivduo ao grupo sociocultural; (f ) constantemente (re)tecida em processos e subprocessos interativos e interdependentes, diversamente imbricados, que a engendram permanentemente e, de forma recursiva, so por ela gerados e regenerados. Na mesma direo, destaca-se que, sob o vis do interacionismo simblico, nos processos de construo da imagem-conceito, a alteridade compara e julga a harmonia entre: (a) o que ofertado pela entidade identitria de modo consciente, por meio de enunciados que empregam diversas linguagens (planejado); (b) aquilo que se oferece independentemente da vontade e do domnio do emissor (no-planejado); (c) o seu repertrio; e (d) as alterimagens9 idealizadas. As incoerncias entre essas esferas de emisso e recepo, por mais singelas que possam ser, tendem a ser percebidas pela alteridade como uma espcie de rudo. Para a atualizao da imagem-conceito, provvel que os insumos de imagem realizem um percurso de apropriao que compreende articulaes diversas, antes de experimentar uma certa estabilizao. O que estimula o sujeito e a semiose que o estmulo desencadeia tende a obedecer s orientaes ofertadas pela cultura, pelo imaginrio e prescritas pelos paradigmas do seu grupo social. Observe-se que cada identidade tender a ter vrias imagens-conceito construdas pelos seus diferentes outros, e, no seu processo de construo e de fabricao, podero ter sido articuladas vrias auto e alterimagens. Dessa forma, a imagem-conceito realiza-se em negociaes, disputas, estimulaes, percepes, dvidas, desorganizaes, (re)organizaes, identicaes, resistncias, recurses e dilogos. Como forma de conhecer, o sujeito/pblico ordena, sutura, destaca, refora e aprecia os elementos que acredita serem caracterizadores da identidade-sujeito da imagem. Assim, a imagem-conceito consiste em um complexus de lugares-fora que atraem/repelem, concentram/ dispersam, catalisam/esterilizam, misturam/separam os insumos de imagem, em permanente processo semisico de percepo, apreciao, construo organizadora, caracterizadora e sintetizante. Por m, cabe destacar que a imagem-conceito no uma questo de verdade ou de coerncia. Nem o de transparncia ou de tica. Tampouco se reduz comunicao. Transcendendo a essas questes isoladas, constri-se na e sobre a signicao que resulta da complexidade relacional entre as identidades (materiais, fantasiosas, virtuais ou onricas) e suas alteridades.

O termo alterimagem, nesse caso, empregado para referir as imagens idealizadas que os sujeitos constroem de suas alteridades, ou seja, o termo compreende as expectativas que os sujeitos tm frente suas alteridades (os outros).

Vol. X N 3 - setembro/dezembro 2008

revista Fronteiras - estudos miditicos

199

Rudimar Baldissera

Referncias
BAKHTIN, M. 1999. Marxismo e losoa da linguagem: problemas fundamentais do mtodo sociolgico na cincia da linguagem. 9 ed., So Paulo, Hucitec, 196 p. BALDISSERA, R. 2000. Comunicao organizacional: o treinamento de recursos humanos como rito de passagem. So Leopoldo, Editora Unisinos, 116 p. BALDISSERA, R. 2004. Imagem-conceito: anterior comunicao, um lugar de signicao. Porto Alegre, RS. Tese de Doutorado. Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, 295 p. CALVINO, I. 1990. As cidades invisveis. So Paulo, Companhia das Letras, 150 p. CALVINO, I. 2001. Seis propostas para o prximo milnio: lies americanas. 2 ed., So Paulo, Companhia das Letras, 141 p. COMPAGNON, A. 2001. Sentido no signicao. In: A. COMPAGNON, O demnio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte, UFMG, p. 85-90. ECO, U. 1991. Tratado geral de semitica. 2 ed., So Paulo, Perspectiva, 282 p. FOUCAULT, M. 1996. Microfsica do poder. 12 ed., Rio de Janeiro, Graal, 295 p. GOMES, W. 1999. A poltica de imagem. Revista Fronteiras: estudos miditicos. 1(1):145-75.

GOMES, W. 2004. Transformaes da poltica na era da comunicao de massa. So Paulo, Paulus, 451 p. GUIMARES, L. 2000. A cor como informao: a construo biofsica, lingstica e cultural da simbologia das cores. So Paulo, Annablume, 143 p. MORIN, E. 2000. Meus demnios. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 333 p. MORIN, E. 2001. Introduo ao pensamento complexo. 3 ed., Lisboa, Instituto Piaget, 177 p. MORIN, E. 2002. O mtodo 4. 3 ed., Porto Alegre, Sulina, 319 p. PEIRCE, C.S. 1975. Semitica e losoa. So Paulo, Cultrix, 234 p. RUIZ, C.B. 2003. Os paradoxos do imaginrio. So Leopoldo, Editoria Unisinos, 190 p. SANTAELLA, L. 2002. Semitica aplicada. So Paulo, Pioneira Thomson Learning, 297 p. SANTAELLA, L.; NTH, W. 2001. Imagem, cognio, semitica, mdia. 3ed., So Paulo, Iluminuras, 222 p. WEBER, M.H. 1999. Poltica, refm da imagem pblica. In: M. PIMENTA; S. CAPARELLI; R.R. LONGHI; J.L. de C. RECKZIEGEL; M. ROCHA; M.H. WEBER; M. BACIM; F. RDIGER; G.P. GOMES; J.M. da SILVA; A.C. GRUSZYNSKI; M.L.C. BAPTISTA; J.G.B.R. e SILVA, Tendncias na comunicao 2. Porto Alegre, L&PM, p. 70-82. Submetido em: 14/08/2008 Aceito em: 05/09/2008

200

Vol. X N 3 - setembro/dezembro 2008 revista Fronteiras - estudos miditicos

Das könnte Ihnen auch gefallen