Sie sind auf Seite 1von 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUB

ANA LUIZA REZENDE ESTVO TOLEDO MORENO GABRIEL DE OLIVEIRA PINTO TARCSIO DE OLIVEIRA FILHO

ADAPTAO VIDA ACADMICA DOS ALUNOS COTISTAS INGRESSANTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUB NO ANO DE 2013

ITAJUB 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUB

ANA LUIZA REZENDE ESTVO TOLEDO MORENO GABRIEL DE OLIVEIRA PINTO TARCSIO DE OLIVEIRA FILHO

ADAPTAO VIDA ACADMICA DOS ALUNOS COTISTAS INGRESSANTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUB NO ANO DE 2013

Projeto

de

Pesquisa

submetido

profa.

Alessandra Rodrigues, como requisito parcial para aprovao na disciplina de Comunicao e Expresso do curso de graduao em Engenharia de Produo da Universidade Federal de Itajub.

ITAJUB 2013

RESUMO

Este Projeto de Pesquisa tem como objetivo

SUMRIO

1. INTRODUO 2. OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral 2.2 Objetivos Especficos 3. JUSTIFICATIVA 4. FUNDAMENTAO TERICA 5. METODOLOGIA 5.1 Populao e amostra 6. CRONOGRAMA 7. PRINCIPAIS CONTRIBUIES ESPERADAS REFERNCIAS

04 05 05 05 05 06 07 08 08 12 13

1. INTRODUO
Sancionada em agosto de 2012, a nova lei das cotas estabeleceu que 50% das vagas das universidades federais sejam destinadas a estudantes de escolas pblicas. O preenchimento das vagas por alunos da rede pblica dever obedecer a dois critrios: de renda e o tnico. M etade das vagas reservadas aos cotistas

ser preenchida por candidatos com renda familiar de at 1,5 salrio mnimo por pessoa. Isso significa que, quando as cotas estiverem plenamente adotadas, 25% das vagas de determinado curso sero preenchidas por candidatos de baixa renda (que sejam provenientes da rede pblica de ensino). Pelo segundo critrio, candidatos autodeclarados negros, pardos e indgenas tero garantido um nmero de assentos proporcional participao dessas populaes em cada estado brasileiro, preenchendo as demais vagas destinadas a cotistas. Para determinar esse percentual, sero observados dados demogrficos do IBGE. As instituies tm quatro anos para se adequar nova regra, que j valeu neste ano, quando foram reservadas no mnimo 12,5% das vagas para cotistas, como no caso da Universidade Federal de Itajub. A poltica das cotas uma questo polmica, que divide a opinio pblica. A livre concorrncia no vestibular a bandeira levantada por aqueles que so contra o sistema de cotas. As condies normalmente precrias das escolas pblicas e o abismo entre classes sociais no Brasil so alguns dos argumentos daqueles que so a favor das cotas. Este projeto possui o objetivo de acompanhar os desempenhos dos ingressantes cotistas da Universidade Federal de Itajub (UNIFEI) ao analisar qualitativamente o perfil e a adaptao desses realidade acadmica. O mtodo consiste em: Identificar os acadmicos ingressantes na UNIFEI em 2013 por meio de cotas, consultando a Pr-Reitoria de Graduao da UNIFEI. Caracterizar o perfil socioeconmico e cultural dos alunos cotistas por meio da aplicao de questionrio qualitativo. Relacionar os comportamentos dos alunos cotistas quanto adaptao

acadmica, comparando os dados coletados por meio dos questionrios com os seus coeficientes de desempenho nas matrias da graduao.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral Investigar qualitativamente o perfil dos ingressantes cotistas da UNIFEI e a adaptao desses realidade acadmica, levando em conta os tipos de dificuldades e traando seu perfil socioeconmico.

2.2 Objetivos Especficos Identificar os acadmicos ingressantes na Unifei em 2013 por meio de cotas; Caracterizar o perfil socioeconmico e cultural dos alunos cotistas; Identificar suas dificuldades e necessidades; Relacionar o comportamento dos alunos cotistas quanto adaptao acadmica.

3. JUSTIFICATIVA

Art. 2 As instituies federais vinculadas ao Ministrio da Educao que ofertam vagas de educao superior reservaro, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduao, por curso e turno, no mnimo cinquenta por cento de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino mdio em escolas publicas. (DECRETO LEGISLATIVO; n7824/2012).

Partindo do artigo apresentado fica expresso o impacto das cotas sociais e raciais sobre os processos seletivos e a importncia de um estudo sobre as consequncias causadas por sua sano Nesse projeto, nos cursos de graduao da UNIFEI. Dada a grande divergncia de opinies em relao ao assunto das cotas e a recente implementao das mesmas (2013 foi o primeiro ano em que se tornaram obrigatrias), esse assunto claramente deve ser estudado a fim de que possa ser discutido com mais clareza, visto que as cotas so uma mudana colossal na ideia do processo seletivo considerar apenas mrito pessoal em detrimento das condies socioeconmicas e culturais de cada um. Possuindo maior conhecimento sobre as mudanas causadas pelas cotas e a adaptao dos alunos cotistas na vida universitria, teremos maiores condies de solucionar os problemas que afligem esses ltimos, e obteremos maior conhecimento sobre o funcionamento destas.

4. FUNDAMENTAO TERICA

Conforme Fraga (2013, p.1), Alunos de graduao beneficirios de polticas de aes afirmativas, como cotas e bnus, tm apresentado desempenho acadmico pior que os demais estudantes nas universidades pblicas do pas. O sistema de cotas entrou em vigor com a sano da Lei n 12.711/2012 em agosto de 2012, e garante a reserva de 50% das matrculas por curso e turno em todas as universidades e institutos federais de educao, cincia e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino mdio pblico, em cursos regulares ou da educao de jovens e adultos. Esta lei j foi regulamentada pelo Decreto n 7.824/2012, assinado pela presidente Dilma Rousseff, que define as condies gerais de reserva de vagas, estabelece a sistemtica de acompanhamento das reservas de vagas e a regra de transio para as instituies federais de educao superior. O sistema de cotas

gerou muita polmica no Brasil, e foi alvo de muita discusso e protestos por parte, principalmente, de estudantes. De acordo com pesquisas recentes, divulgadas no site do jornal Folha de So Paulo, o rendimento mdio de alunos ingressantes por cotas caiu gradativamente com o passar do tempo. Mas o desempenho de alunos cotistas ainda no estudado profundamente: as pesquisas de casos isolados frequentemente indicavam desempenho similar entre cotistas e no cotistas, e estudos mais recentes (como o indicado por Fraga) revelam o contrrio. Um dos motivos levantados a fraca educao pblica, que no fornece aos estudantes uma base educacional forte para a universidade. As cotas facilitam a entrada de alunos de educao pblica ao ensino superior, mas no os prepara para a vida universitria. Este um forte argumento daqueles que so contra as cotas, que afirmam que, para melhorar a educao superior, fazem-se necessrias melhorias no ensino fundamental e mdio pblico.

5. METODOLOGIA

A pesquisa apresentada neste projeto pode ser caracterizada como um estudo descritivo, j que seu propsito expor caractersticas de determinada populao ou determinado fenmeno. Pode tambm estabelecer correlaes entre variveis e definir sua natureza (VERGARA, 2009, p.47). A populao ser identificada por meio de um relatrio emitido pela PrReitoria de Graduao da Universidade, com base nos arquivos de matriculados na universidade no ano de 2013. Os dados sero coletados por forma de questionrios virtuais aplicados a populao ingressante atravs de cotas na UNIFEI, buscando descobrir no apenas o rendimento e dificuldades desses alunos na universidade como tambm o perfil socioeconmico e cultural de cada um.

Os questionrios virtuais foram escolhidos como mtodo de coleta de dados devido as seguintes vantagens, segundo Marconi:
a) Economizam tempo, viagens e obtm grande nmero de dados. b) Atinge maior numero de pessoas simultaneamente. c) Abrange uma rea ampla. d) Economiza pessoal, tanto em adestramento quanto em trabalho de campo. e) Obtm respostas rpidas e precisas. f) Ha maior liberdade e segurana nas respostas, em funo do anonimato.

g) H menos risco de distoro, pela no influencia do pesquisador. h) Ha mais uniformidade na avaliao, em virtude da natureza impessoal do instrumento. (LAKATOS, MARCONI; 2001, p.201)

5.1 Populao e amostra

A populao pesquisada compreender todos os alunos ingressantes na UNIFEI por meio de cotas no ano de 2013 (primeiro ano com a presena de cotas no processo seletivo). Pretende-se aplicar o questionrio a toda populao, durante o perodo especificado no cronograma. A escolha por pesquisar toda a populao deve-se ao fato de ser comum no receber todos os questionrios aplicados. Assim, reduz-se o risco de uma amostra com dados insuficientes, de modo a obter-se um resultado fidedigno.

6. ETAPAS E CRONOGRAMA

Roteiro de atividades a serem desenvolvidas de Maro de 2014 a Agosto de 2014:

Ms Atividade

Maro X

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Pesquisa bibliogrfica Identificar os acadmicos cotistas ingressantes em 2013. Elaborao de questionrio. Aplicao de pr-teste. Anlise do pr-teste e correes no instrumento de coleta de dados Produo e entrega de relatrio parcial de pesquisa. Coleta de dados (aplicao dos questionrios). Relao do comportamento dos alunos cotistas quanto adaptao acadmica. Caracterizao do perfil socioeconmico e cultural dos alunos questionados. Produo e entrega de relatrio final de pesquisa.

X X

7. PRINCIPAIS CONTRIBUIES ESPERADAS

Pretende-se

obter

as

seguintes

contribuies:

1.

REFERNCIAS

Decreto

Legislativo

7.824/2012.

Disponvel

em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Decreto/D7824.htm>. Acesso em: 08 de Junho de 2013. FRAGA, E. Cotista tm desempenho inferior entre universitrios. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/04/1269984-cotistas-temdesempenho-inferior-entre-universitarios.shtml>. Acesso em: 08 de Junho de 2013. Lei n 12.711/2012. Disponvel em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20112014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em: 08 de Junho de 2013. Rendimento de cotistas em universidades caiu com o passar do tempo. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/04/1270000-rendimento-de-

cotistas-em-universidades-caiu-com-o-passar-do-tempo.shtml>. Acesso em: 08 de Junho de 2013. VERGARA, S. C. Mtodos de coleta de dados no campo. So Paulo: Atlas, 2009. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia Cientfica. 4.ed. So Paulo: Atlas, 2001.

Das könnte Ihnen auch gefallen