Sie sind auf Seite 1von 8

Comunicao Empresarial - UVB

Aula 11 Argumentao
Objetivos da Aula

Estrutura, programao e estilo

Os objetivos desta aula visam permitir a voc subsdios de modo que possa planejar suas estratgias de comunicao, revendo e aplicando algumas regras fundamentais da escrita. Ao nal desta aula, voc dever estar apto a criar e produzir diferentes estruturas de documentos tcnicos, com nfase principal no texto dissertativo e suas caractersticas quanto forma de linguagem escrita. Alm disso, voc dever saber com rever e respeitar algumas regras fundamentais da lngua, as quais possibilitam uma comunicao mais correta aos olhares da gramtica pblica.

Introduo
A partir desta lio, iniciaremos um novo trajeto em nossa viagem pelo conhecimento da linguagem, contudo vamos continuar de olhos bem abertos para uma viso que contemple e respeito as diferenas de estilos lingsticos. Nesta lio, iremos expor nossas idias com mais criatividade e qualidade, procurando diferenciar e complementar a produo de textos por intermdio do uso de um estilo textual prprio, o qual dever ser arduamente retomado e concludo no nosso ltimo encontro.

A estrutura dissertativa
Faculdade On-line UVB

Comunicao Empresarial - UVB

A estrutura bsica de um texto dissertativo anloga ao do pargrafo dissertativo. Tese (introduo), desenvolvimento e concluso. A tese a parte que contm a idia principal do texto, pois a partir dela desenvolvem-se vrias outras idias e pargrafos com a nalidade de explic-la, fundament-la ou ainda prov-la. O desenvolvimento normalmente a parte maior e mais importante do texto, porque contm as idias ou os fundamentos que sustentam a tese. O sucesso do texto depende da qualidade e da profundidade das idias presentes no desenvolvimento. A princpio, cada uma das idias exploradas nesta parte corresponde a um pargrafo. A concluso a parte nal do texto. Para ela convergem todas as idias anteriormente desenvolvidas, sendo quase sempre uma espcie de sntese da introduo e do desenvolvimento. A concluso merece destaque no texto e, por isso, conveniente que constitua um pargrafo e se restrinja a ele.

A Crase
A palavra crase vem do grego krasis, isto , fuso, mistura. Crase , portanto, a fuso ou sobreposio de dois aa, com a nalidade de evitar uma pronncia desarmoniosa. Assim em vez de dizer: Volta a as aulas, onde a preposio a e o artigos as formariam um desagradvel hiato, fazemos a contrao desses as, evitando o choque fontico de duas vogais idnticas: aa. Hoje, porm, o termo crase designa especicamente a contrao da preposio a com o a artigo, com o pronome demonstrativo a(s) , ou com o a inicial dos demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo.

Contrao da preposio a com o artigo feminino a


Faculdade On-line UVB

Comunicao Empresarial - UVB

O segredo de usar o sinal indicativo de crase consiste em saber, com segurana, quando a preposio a coincide com outro a para fundilos em . Para tanto, so de grande utilidade estas duas regras: 1a regra: Vericar a possibilidade de substituio do a em questo por para a(s), na(s) e da(s). Vejamos, pelos exemplos, como se faz a substituio: Vou a cidade. Vou para a cidade. Vou a a cidade. Vou cidade. Voltarei a tardinha. Voltarei pela tardinha. Voltarei tardinha. 2a regra: Substituir o nome feminino por um masculino correlato. Se, antes do masculino, aparecer ao (combinao da preposio a com o artigo o), ento ser o caso de termos a + a diante da palavra feminina. Coexistindo aa, escreve-se . Vejamos como se aplica a regra, tanto para crasear como para no crasear: Rero-me a professora de arte dramtica. O a diante de professora seria craseado? Houve o encontro da preposio com o artigo? Vamos prova da substituio do nome feminino por um masculino correlato: Rero-me ao professor de Arte Dramtica. A presena de ao antes do masculino professor indica, com segurana, a coexistncia do a (preposio) com o a (artigo), diante do feminino professora. Logo, a forma correta : Rero-me professora de Arte Dramtica. So vlidas as emendas a tinta vermelha.
Faculdade On-line UVB

Comunicao Empresarial - UVB

Duvidamos em crasear ou no o a destacado? Apliquemos, ento, novamente a segunda regra. Assim, temos: So vlidas as emendas a lpis verde. Diante do masculino, o artigo no aparece. Logo, no o caso de crase em: a tinta vermelha. Visto que a crase , normalmente, a contrao da preposio a com o artigo feminino a, no se pode empregar o acento indicativo de crase: antes de nomes masculinos: promovido a capito antes de verbos no innitivo: taxas a pagar; antes de pronomes de tratamento: dirijo-me a V. Ex.; antes de esta, essa, toda, cada, cuja, mim, ningum, quem e ti : Rero-me a esta questo; antes das palavras femininas, no plural: vendas a prestaes; depois das preposies aps, contra, entre, perante e sob : Espero-o entre as 19 e 20 horas; em locues adverbiais com nomes femininos repetidos: O boato corria de boca a boca.

Contrao da preposio a com os pronomes substantivos a e as


Esta terra a mais bonita, Mas (a a) outra eu quero bem. O segundo a do parnteses corresponde ao demonstrativo aquela. Assim, temos: = contrao da preposio a com o demonstrativo a (aquela). Observe este outro exemplo:

Faculdade On-line UVB

Comunicao Empresarial - UVB

A maneira de pensar de Jos semelhante (a a) de Mrio. Como no primeiro exemplo, o segundo a do parnteses corresponde ao demonstrativo aquela. O problema, nestes casos, consiste em saber quando ocorre o encontro da preposio com o pronome. Examinemos mais alguns exemplos: Sua maneira de falar igual de Paulo. Faamos a substituio do nome feminino maneira por um masculino paralelo: Seu modo de falar igual ao de Paulo. O ao nos mostra que neste ltimo exemplo se fundem a (preposio) com outro a (pronome). Contrao da preposio a com a inicial dos demonstrativos aquele(s) , aquela(s) e aquilo. O problema est, novamente, em descobrir quando a preposio a se funde com o a inicial dos demonstrativos mencionados. Vericamos isto, praticamente, ao substituir: aquele(s) pela expresso a esse(s) ; aquela(s) pela expresso a essa(s) ; aquilo pela expresso a isso. Se, efetuada a substituio, no ocorrer alterao de sentido, ser evidente o encontro do a (preposio) com o a inicial dos demonstrativos. Rero-me quele senhor. (Rero-me a esse senhor) Dirija-se quela senhora.
Faculdade On-line UVB

Comunicao Empresarial - UVB

(Dirija-se a essa senhora) Fale quele senhor. (Fale a esse senhor.) quilo que tu chamas capricho, eu chamo m educao. ( A isso que tu chamas capricho, eu chamo m educao)

A crase antes de palavras femininas subentendidas


Importante observar que, a crase tambm usada diante de palavras femininas subentendidas: Ele escreve Machado de Assis. ( moda de Machado de Assis) Conhecido o nome feminino, fcil se torna, agora, aplicarmos a segunda regra: Ele escreve ao estilo de Machado de Assis. Ela usa sapatos Lus XV. ( moda Lus XV)

Locues com crases


Frisamos a existncia da crase em locues adverbiais, e em locues prepositivas, tais como: mngua, tradio, socapa, vista, risca, revelia, s cegas, direita, esquerda, fora, francesa, s ocultas, s apalpadelas, escuta, espera de, procura de, vontade, farta, s furtadelas, s vezes, s pressas, s braadas, s fornadas, s claras, s escuras, s avessas, toa, boca cheia, parte, paisana, etc. Depois do que expusemos, parece torna-se desnecessrio apontar, ainda, mais casos e exemplos especiais. Que necessidade haver, por exemplo, de ensinar que antes dos pronomes, ou que diante de nomes geogrcos que se usam sem artigo feminino no usada a crase?
Faculdade On-line UVB

Comunicao Empresarial - UVB

Estas e outras questes voc mesmo dever ser capaz resolver aplicando as regras prticas que aprendeu. Assim, voc mesmo vericar a impossibilidade de crasear o a diante do pronome ela, por saber ser impossvel dizer ao ele ; por outro lado, no h como tambm crasear o a diante do nome geogrco Paris, por no ser possvel dizer: Vou para a Paris.

Nesta aula, pudemos aproximar a comunicao escrita estrutura dissertativa, aprendendo a respeitar certas regras gramaticais, especialmente no tocante ao uso da crase. Esta aula serviu tambm para esclarecer como importante a comunicao realizada a partir de uma linguagem que objetive a clareza, a correo, e a elegncia no enunciado. Pois, certamente, com uma escrita realizada, como nos moldes que propomos ao longo de nosso curso, ou seja, com qualidade e certos diferenciais que contribuiremos de modo inegvel para se obter uma beleza esttica nos principais comunicados da empresa. Na prxima aula, veremos os aspectos de Interdisciplinaridade que colaboram para a Qualidade na Comunicao, principalmente a partir do uso de estratgias comunicacionais e regras que fundamentem o uso da linguagem escrita. At l!

Referncias Bibliogrficas
PEREIRA, Gil Carlos. A palavra: expresso e criatividades. So Paulo: Moderna, 1997.

Sugestes Bibliogrficas
CEREJA, William Roberto & COCHAR, Magalhes Thereza. Portugus: Linguagens Vol. .I, II, III. So Paulo: Atual,1995.

Faculdade On-line UVB

Comunicao Empresarial - UVB

PRETTI, Dino. Seus temas, oralidade, literatura, mdia e ensino. So Paulo: Cortez, 2001. REGO, Francisco Gaudncio Torquato do. Comunicao Empresarial Institucional. So Paulo: Summus, 1986.

Faculdade On-line UVB

Das könnte Ihnen auch gefallen