Sie sind auf Seite 1von 3

CADASTRAMENTO DE FORNECEDORES

O cadastro de fornecedores essencial porque desenvolve mecanismos de controle (qualificao e avaliao do desempenho dos fornecedores) que geram informaes importantes para a deciso da compra (pontua cada fornecedor com mritos e demritos). Qualidade, preo e prazo so as 3 premissas mais importantes a serem analisadas no processo de cadastramento. Elas definem pontos importantes de atuao do setor: a) b) c) d) Ter fornecedores registrados que estejam inclusos nos reais interesses Plantel de fornecedores acima do mnimo necessrio Fornecedor envolvido nas metas da empresa Antecipar-se s necessidades de aquisio

CRITRIOS DE CADASTRAMENTO
A quantidade de fornecedores varia em funo do nmero e diversidade dos materiais consumidos. O ideal a justa medida, nem muitos fornecedores para no dificultar o controle, nem poucas alternativas devido ao risco de avaliaes inadequadas e preos elevados. Os critrios para cadastramento podem ser classificados em: [1] Critrios polticos (geralmente definidos pela adm. da empresa de acordo com decises internas. Ex: prioridades regionais ou de tamanho das empresas cadastradas). [2] Critrios tcnicos (busca por alternativas, evitando exclusividade e carncias de abastecimento). [3] Critrios legais (Sujeitam-se a esse critrio apenas entidades estatais, tratam-se de regras preestabelecidas de gnero meramente formais).

PROCEDIMENTOS PARA CADASTRAMENTO


Cada empresa tem procedimentos prprios na incluso de fornecedores em seu rol. Porm, existem fatores importantes comumente observados, so eles: estabilidade econmico-financeira, capacidade comercial, produtiva e tcninca, alm de tradio. Fase inicial - anlise preliminar: consiste em anlise rpida de documentos apresentados pelo interessado no cadastramento, para ento decidir se haver andamento ou no do processo. A documentao at ento apresentada propiciar, posteriormente: [1] a anlise social (por meio de ato constitutivo da empresa), [2] a anlise econmico-financeira (por meio de balanos, referncias bancrias e cartas de crdito)

[3] e a anlise tcnica preliminar (por meio dos atestados de capacidade tcnica e na relao de equipamentos). Fase final - anlise complementar: para as empresas aprovadas na etapa anterior, caso sejam entidades pblicas, esta etapa visa atender aos apectos legais. Para as empresas privadas, visa qualificar e incluir no grupo de compra em quais esto aptos a atender. A fase est dividida em duas etapas: [1] a anlise jurdica (por meio de certides em cartrios e inscries fiscais, com total apoio estatal) [2] e a anlise tcnica conclusiva (dependendo das circunstncias, pode ser feita de modo simplificado, dispensando visita tcnica para empresas com credibilidade; ou por meio de visita tcnica, mediada por especialistas e atravs questionrio-padro, que avaliar pontos importantes como recursos humanos e materiais, organizao, produo e controle de qualidade)

APROVAO DO CADASTRO
Instalaes, capacidade tcnica, controle de qualidade, organizao industrial, layout, RH, recursos logsticos e segurana so itens avaliados no questionrio-padro, eles podem ser classificados em: insatisfatrio (nenhum ponto), satisfatrio (um ponto), bom (dois pontos) ou excelente (3 pontos). Dependendo das notas atribudas, decide-se em: no cadastrar (2 a 8 pontos), recomendar medidas de reavaliao (9 a 16 pontos) ou cadastrar (17 a 24 pontos). Dependendo dos dados coletados, atribui-se o conceito tcnico do fornecedor: em deficiente (no cadastrar), regular (reavaliar), bom ou excelente (cadastrar).

SELEO DE FORNECEDORES PARA A CONCORRNCIA


As empresas cadastradas devem ser classificadas de acordo com a classe de materiais de sua linha, facilitando a inter-relao entre fornecedores e objetivando promoo da concorrncia. Os critrios de seleo recomendam: [1] indicao do fornecedor da ltima compra [2] no indicar fornecedores com ndices elevados de atraso na entrega

AVALIAO DE FORNECEDORES
Os fornecedores devem ser constantemente e sistematicamente avaliados, por meio dos seguintes critrios: [1] Desemprenho comercial (avaliado por meio da coleta de preos e cumprimento de condies contratuais) [2] Cumpimento dos prazos de entrega (avaliado por meio do prazo de entregas e

atendimento de emergncias) [3] Qualidade do produto (avaliado por meio da quantidade de devolues efetuadas) [4] Desempenho do produto em servio (avaliado por meio do desempenho insatisfatrio no servio)

Das könnte Ihnen auch gefallen