Sie sind auf Seite 1von 70

O Esgoto Sanitario

Origem e Destino
Origem
O esgoto sanitrio, segundo definio da norma brasileira NBR 9648 (ABNT, 1986), o "despejo lquido constitudo de esgotos domstico e industrial, gua de infiltrao e a contribuio pluvial parasitria". Essa mesma norma define ainda: esgoto domstico o "despejo lquido resultante do uso da gua para higiene e necessidades fisiolgicas humanas"; esgoto industrial o "despejo lquido resultante dos processos industriais, respeitados os padres de lanamento estabelecidos"; gua de infiltrao "toda gua proveniente do subsolo, indesejvel ao sistema separador e que penetra nas canalizaes"; contribuio pluvial parasitria "a parcela do deflvio superficial inevitavelmente absorvida pela rede de esgoto sanitrio".

Por elas mesmas, essas definies j estabelecem a origem do esgoto sanitrio que, dadas tais parcelas, pode ser designado simplesmente como esgotos. Apesar das definies acima serem inequvocas, algumas consideraes podem ser feitas. O esgoto domstico gerado a partir da gua de abastecimento e, portanto, sua medida resulta da quantidade de gua consumida. Esta geralmente expressa pela "taxa de consumo per capita", varivel segundo hbitos e costumes de cada localidade. usual a taxa de 200 L/hab.dia, mas em grandes cidades de outros pases essa taxa de consumo chega a ser trs a quatro vezes maiores, resultando num esgoto mais diludo, j que praticamente constante a quantidade de resduo produzido por pessoa. obvio que as vazes escoadas de esgoto so maiores. Mesmo no Brasil, h capitais de estados que utilizam taxas maiores do que aquela no dimensionamento dos seus sistemas, ou parte deles. Mas, em outros casos, so usadas taxas bem menores, A taxa per capita de gua inclui uma parcela de consumo industrial relativo a pequenas indstrias disseminadas na malha urbana e tambm um percentual relativo s perdas do sistema de distribuio. Essa gua no chega aos domiclios e no compe o esgoto domstico produzido. Por isso, a taxa individual a ser considerada no sistema de esgoto deve ser a taxa de consumo efetivo, bem menor que a taxa de distribuio, como se ver posteriormente. O esgoto industrial, considerado parcela do esgoto sanitrio, deve ser quantificado diretamente na medio do efluente da indstria, quando significativamente maior do que se poderia esperar da rea urbana ocupada pela indstria. Nesse caso, essa contribuio considerada como singular ou concentrada em um trecho da rede coletora. Caso contrrio, no ser singularmente computada, pois j est includa na taxa per capita, como visto anteriormente. Outras contribuies, como de escolas, hospitais ou quartis, so tratadas igualmente como singulares, quando significativas.

A gua de infiltrao e a contribuio pluvial parasitria, ambas inevitveis parcelas do esgoto sanitrio, chegam s canalizaes: a primeira, por percolao no solo fragilizado pela escavao da vala, otimizada pela superfcie externa do tubo, por onde escoa at encontrar uma falha que permita sua penetrao. Ocorre principalmente quando o nvel do lenol fretico est acima da cota de assentamento dos tubos, o que deve ser verificado ao se considerar a respectiva taxa de contribuio. A segunda, por penetrao direta nos tampes de poos de visita, ou outras eventuais aberturas, ou ainda pelas reas internas das edificaes, e escoam para a rede coletora, ocorrendo por ocasio das chuvas mais intensas, com expressivo escoamento superficial.

Destino
Quanto ao destino, na maioria das vezes, so colees de guas naturais cursos de gua, lagos ou mesmo o oceano -, mas tambm pode ser o solo convenientemente preparado para receber a descarga efluente do sistema. A esse destino final se d a denominao de corpo receptor.

O Sistema de Esgoto Sanitario


Sistema separador absoluto
Sistema de esgoto sanitrio separador, segundo a norma brasileira NBR-9648 (ABNT, 1986), " o conjunto de condutos, instalaes e equipamentos destinados a coletar, transportar, condicionar e encaminhar, somente esgoto sanitrio, a uma disposio final conveniente, de modo contnuo e higienicamente seguro". Azevedo Netto (1973) justifica a opo pelo sistema separador, relacionando os inconvenientes do sistema unitrio das maneiras a seguir. Em grande parte, os condutos resultam em sees de escoamento relativamente grandes, exigindo a construo de galerias e estruturas especiais de grande porte, de execuo difcil e dispendiosa. Nas grandes cidades, consideravelmente reduzida a possibilidade de emprego de tubos pr-fabricados, de baixo custo e de fcil obteno (tais como as manilhas cermicas que so materiais ideais para a rede de esgoto). O sistema unitrio obriga a investimentos macios simultaneamente elevados impedindo ou restringindo as possibilidades de execuo por etapas (execuo ideal das canalizaes ou redes mais necessrias e, posteriormente, em outra oportunidade favorvel, exige a construo de condutos menos essenciais). Com o sistema unitrio torna-se difcil, ou impraticvel, evitar ou controlar a poluio das guas receptoras. Alm disso, so oneradas as estaes de tratamento (assim como as elevatrias). As desvantagens do sistema unitrio so mais relevantes nos pases tropicais e em desenvolvimento, onde os recursos disponveis de capital so escassos, as precipitaes atmosfricas so mais intensas (maiores vazes pluviais) e grande parte das vias pblicas no pavimentada.

Azevedo Netto (1998) relaciona as vantagens de o sistema separador absoluto a seguir. As canalizaes, de dimenses menores, favorecem o emprego de manilhas cermicas e outros materiais (PVC, fibra de vidro), facilitando a execuo e reduzindo custos e prazos de construo. Dentro de um planejamento integrado, possvel a execuo das obras por partes, construindo-se e estendendo-se, primeiramente, a rede de maior importncia para a comunidade, com investimento inicial menor. O afastamento das guas pluviais facilitado, admitindo-se lanamentos mltiplos em locais mais prximos e aproveitando-se o escoamento nas sarjetas. As condies para o tratamento do esgoto so melhoradas, evitando-se a poluio das guas receptoras por ocasio das extravazes que se verificam nos perodos de chuvas intensas.

Finalidades do sistema
As principais finalidades, na implantao de sistemas de esgoto sanitrio numa cidade, relacionam-se a trs aspectos: higinico, social e econmico. Do ponto de vista higinico, o objetivo a preveno, o controle e a erradicao das muitas doenas de veiculao hdrica, responsveis por altos ndices de mortalidade precoce, mormente de mortalidade infantil, um dos maiores e mais sensveis ndices na sade pblica. Nesse sentido o sistema promove o tratamento do efluente a ser lanado nos corpos receptores naturais, de maneira rpida e segura. Sob o aspecto social, o objetivo visa melhoria da qualidade de vida da populao, pela eliminao de odores desagradveis, repugnantes e que prejudicam o aspecto visual, a esttica, bem como a recuperao das colees de guas naturais e de suas margens para a prtica recreativa, esportes e lazer. Do ponto de vista econmico, o objetivo envolve questes como o aumento da produtividade geral, em particular da produtividade industrial e agropastoril, devido melhoria ambiental, tanto urbana como rural, proteo dos rebanhos e maior produtividade dos trabalhadores. Tambm as questes ecolgicas relativas fauna e flora terrestre ou aqutica refletem-se na economia de modo geral, pela preservao dos recursos hdricos e das terras marginais a jusante, para sua plena utilizao no desenvolvimento humano, considerados a todos os usos econmicos da gua: abastecimento, irrigao, gerao de energia, navegao, dessedentao de rebanhos, esportes, lazer e outros todos eles inviabilizados pelo lanamento indiscriminado do esgoto sanitrio nas guas ou no prprio solo.

Estudo de concepo do sistema


O primeiro passo na implantao de um sistema de esgoto sanitrio obviamente o seu planejamento, cuja orientao obtida na norma brasileira NBR-9648 (ABNT, 1986) Estudo de Concepo de Sistemas de Esgoto Sanitrio. A norma define o estudo de concepo como sendo "o estudo de arranjos das diferentes partes de um sistema, organizados de modo a formarem um todo integrado e que devem ser qualitativa e quantitativamente comparveis entre si para a escolha da concepo bsica", qual seja, "a melhor opo de arranjo, sob os pontos de vista tcnico, econmico, financeiro e social". Sob o ttulo "Condies Gerais", a norma rene como requisitos todas as informaes disponveis a respeito da rea de planejamento do sistema, tais como geogrficas e hidrolgicas, demogrficas, econmicas, tanto do sistema de esgoto sanitrio como de outros sistemas urbanos existentes, do uso do solo e dos planos existentes de sua ocupao. Sob o ttulo "Atividades", a norma rene a obteno das informaes acima no disponveis e as necessrias ao estabelecimento das concepes comparveis e da escolha da concepo bsica, com sua descrio e representao em planta, consubstanciando suas dimenses e disposio na rea de planejamento.

Como condies especficas, o texto da norma prescreve a no considerao da diviso poltica administrativa ao se delimitar a rea de planejamento, levando em conta to somente as condies naturais do terreno. Recomenda, ainda, que as avaliaes das vazes de incio e de fim de plano podem ser efetuadas ou por sua correlao com as reas edificadas ou diretamente pela estimativa das populaes e sua distribuio espacial, considerando as densidades populacionais nas zonas de ocupao homognea, seja das classes residencial, comercial, industrial ou pblica.

Partes do sistema
A seguir, apresentamos as principais partes do sistema de esgoto sanitrio e suas definies segundo as normas vigentes da ABNT:

Rede coletora
Conjunto constitudo por ligaes prediais, coletores de esgoto e seus rgos acessrios. Ligao predial: trecho do coletor predial compreendido entre o limite do terreno e o coletor de esgoto. Coletor de esgoto: tubulao da rede coletora que recebe contribuio de esgoto dos coletores prediais em qualquer ponto ao longo de seu comprimento. Coletor principal: coletor de esgoto de maior extenso dentro de uma mesma bacia. Coletor tronco: tubulao da rede coletora que recebe apenas contribuio de esgoto de outros coletores. Coletor predial: trecho de tubulao da instalao predial de esgoto compreendido entre a ltima insero das tubulaes que recebem efluentes de aparelhos sanitrios e o coletor de esgoto. rgos acessrios: dispositivos fixos desprovidos de equipamentos mecnicos. Podem ser: poos de visita (PV), tubos de inspeo e limpeza (TIL), terminais de limpeza (TL) e caixas de passagem (CP).

Interceptores e emissrios
A norma NBR-12207 (ABNT, 1989) define interceptor como "a canalizao cuja funo precpua receber e transportar o esgoto sanitrio coletado, caracterizado pela defasagem das contribuies, da qual resulta o amortecimento das vazes mximas". No entanto, alm desta funo precpua, tambm devem ser considerados os seguintes aspectos quanto: s contribuies, o interceptor a canalizao que recebe os efluentes de coletores de esgoto em pontos determinados, providos de poos de visita (PV) e nunca ao longo de seus trechos; localizao, o interceptor a canalizao situada nas partes baixas das bacias, em geral ao longo das margens das colees de gua, a fim de reunir e conduzir os efluentes de coletores a um ponto de concentrao, evitando descargas diretas nos corpos de gua.

O emissrio definido simplesmente como a tubulao que recebe as contribuies de esgoto exclusivamente na extremidade montante. No caso mais geral, trata-se do trecho do

interceptor, aps a ltima contribuio de coletores de esgoto. Em outros casos, pode ser a tubulao de descarga de uma estao elevatria (emissrio de recalque) ou a simples interligao de dois pontos de concentrao de efluentes dos coletores de esgoto ou interceptores (emissrio de gravidade). Pode ser ainda, a tubulao de descarga do efluente de uma estao de tratamento.

Sifes invertidos e passagens foradas


So definidos como trechos com escoamento sob presso, cuja finalidade transpor obstculos, depresses do terreno ou cursos de gua, rebaixados (sifes) ou sem rebaixamento (passagens foradas).

Estaes elevatrias de esgoto (EEE)


So instalaes que se destinam ao transporte de esgoto do nvel do poo de suco das bombas ao nvel de descarga na sada do recalque, acompanhando aproximadamente as variaes da vazo afluente. As elevatrias so utilizadas no sistema de esgoto sanitrio, em casos como os seguintes: na coleta, quando necessria a elevao do esgoto para permitir a ligao ao coletor de esgoto, como nas soleiras baixas, em terrenos com caimento para o fundo do lote ou pisos abaixo do greide da rua; na rede coletora, como alternativa ao aprofundamento excessivo e antieconmico dos coletores de esgoto; no transporte; por exemplo, nas redes tipo distrital e redes novas em cotas inferiores s da rede existente, ou no caso de transposio de bacias, na rede distrital, caractersticas de reas planas, quando so criados pontos de concentrao com elevatrias para a transposio do esgoto para um nico lanamento (ou ETE); no tratamento ou disposio final para alcanar cotas compatveis com a implantao da ETE ou com os nveis do corpo receptor.

Estao de tratamento de esgoto (ETE)


o conjunto de tcnicas associadas a unidades de tratamento, equipamentos, rgos auxiliares (canais, caixas, vertedores, tubulaes) e sistemas de utilidades (gua potvel, combate a incndio, distribuio de energia, drenagem pluvial), cuja finalidade reduzir cargas poluidoras do esgoto sanitrio e condicionamento da matria residual resultante do tratamento. Nas unidades de tratamento, so realizadas as diversas operaes e processos unitrios que promovem a separao entre os poluentes em suspenso e dissolvidos e a gua a ser descarregada no corpo receptor, bem como o condicionamento dos resduos retidos.

Corpo receptor
qualquer coleo de gua natural ou solo que recebe o lanamento de esgoto em estgio final.

Esquema genrico de um sistema


A figura abaixo mostra, esquematicamente, as partes integrantes de um sistema de esgoto sanitrio.

Esquema de sistema de coleta, transporte, tratamento e disposio final de esgoto sanitrio

As unidades do sistema
Rede coletora
Definies e rgos acessrios
A rede coletora o conjunto de tubulaes constitudo por ligaes prediais, coletores de esgoto, coletores troncos e seus rgos acessrios. Sua funo receber as contribuies dos domiclios, prdios e economias, promovendo o afastamento do esgoto sanitrio coletado em direo aos grandes condutos de transporte (interceptores e emissrios) para o local de tratamento e disposio final (corpo receptor). A ligao predial, incio da rede coletora, o trecho final do coletor predial de propriedade particular, que o interliga ao coletor pblico e situa-se entre esse e o alinhamento do terreno. Uma caixa de inspeo a construda delimita a responsabilidade de manuteno e reparao do coletor predial e da rede coletora.

Corte esquemtico de uma ligao domiciliar ao coletor pblico de esgoto sanitrio

O coletor de esgoto a tubulao que recebe contribuies prediais em qualquer ponto ao longo do seu comprimento. O coletor de maior extenso de uma mesma bacia de esgotamento denomina-se coletor principal, podendo haver mais de um, conforme o traado da rede coletora; os demais so chamados coletores secundrios ou simplesmente coletores. O coletor tronco a tubulao de maior dimetro e profundidade, que recebe contribuies de esgoto apenas de outros coletores, em pontos determinados, onde so localizados poos de visita, uma vez que as ligaes ao longo de seu comprimento so inviabilizadas, quer pela profundidade, quer pelo material de que so feitos (concreto armado). Em geral, so construdos ao longo dos talvegues das bacias hidrogrficas. Os rgos acessrios so dispositivos fixos desprovidos de equipamentos mecnicos, que so construdos em pontos singulares da rede coletora com a finalidade de permitir a inspeo e a desobstruo das canalizaes, alm de facilitar a manuteno da presso atmosfrica nos tubos, garantindo o escoamento livre. As caixas de passagem e as conexes, permitidas pela norma brasileira NBR-9649 (ABNT, 1986), no atendem a esses objetivos e por isso s so utilizadas em situaes especiais. Tradicionalmente os poos de visita (PV's ver figura abaixo) tm sido construdos nos chamados pontos singulares da rede coletora, entendendo-se essas singularidades como sendo os pontos em que podem ocorrer variaes de fluxo, em decorrncia das quais possam advir dificuldades de operao (reteno de slidos grosseiros ou sedimentos pesados, desprendimento excessivo de gases, acmulo de graxas e gorduras, penetrao de razes, abatimento e ruptura de tubos).

Corte esquemtico de um PV (sem escala)

As singularidades mais consideradas para localizao dos PV's so as seguintes: incio de coletores; mudanas de direo (curvas); reunio de coletores (junes); mudanas de declividade, de material ou de dimetro (degraus); mudanas de seo transversal.

O segmento de coletor, compreendido entre duas singularidades sucessivas, denomina-se "trecho". Para facilitar a desobstruo, usual a limitao dos comprimentos dos trechos com a construo de PV's intermedirios, (mximo de 100 m, por exemplo).

Outra utilidade dos PV's est nas canaletas de fundo, construdas para dirigir o fluxo dos coletores afluentes aos coletores de sada, evitando a utilizao de conexes. So executadas in loco com seo semicircular de dimetro igual ao do coletor de sada e com altura das laterais (banquetas), coincidindo com a geratriz superior desse coletor. As banquetas devem ter forte inclinao em direo s canaletas ( 2%) para evitar eventual reteno de resduos putrescveis. A deficincia de equipamentos adequados para manuteno e desobstruo dos condutos levou a exageros na quantidade de PV's construdos (quanto melhor!), o que acabou por agravar o custo de implantao de redes coletoras. Uma pesquisa realizada em 1980, em 307 km de rede na RMSP revelou os custos apresentados na tabela abaixo, relativos implantao de redes coletoras. Custos relativos de implantao de redes coletoras (Relatrios internos da SABESP, 1980) Servios preliminares canteiro e localizao da obra 0,6% (responsvel por 3,8% do custo total) tapumes e sinalizao 2,1% passadios 1,1% Execuo de valas levantamento da 1,3% (responsvel por 61,2% do custo total) pavimentao escavao 10,6% escoramento 38,8% reaterro 10,5% Assentamento de tubulaes transporte 0,4% (responsvel por 25,1% do custo total) assentamento 4,1% poos de visita 15,5% ligaes prediais 4,6% cadastro 0,5% Servios complementares lastro e bases adicionais 0,7% (responsvel por 9,9% do custo total) reposio de pavimento 9,1% reposio de galerias pluviais 0,1% Acima sobressaem-se os custos relativos abaixo, trs deles so funo direta da profundidade e o outro, o segundo maior custo, relativo construo de PV's. Esses 4 itens so responsveis por 75,4% do escoramento custo total poos de visita escavao reaterro

38,8% 15,5% 10,6% 10,5%

Naquela poca, a premissa dos projetos era o atendimento a 100 dos lotes. Observou-se que 92% das soleiras dos coletores prediais encontravam-se a profundidades de 1,50 ou menos, e tambm que 20% da extenso das redes coletoras situavam-se a mais de 3,00 m de profundidade. Para reduzir os custos, foram adotadas vrias propostas, algumas j em adiantado estgio de desenvolvimento, que envolveram a desobrigao de atendimento de soleiras baixas (hoje consta da norma brasileira), alm da restrio ao uso indiscriminado de PV's e sua substituio por dispositivos de custo menor, discriminados a seguir.

Terminal de limpeza (TL ver figura abaixo) o dispositivo que substitui o PV no incio de coletores. Trata-se de um dispositivo que no permite visita de inspeo, mas permite a introduo de equipamentos de desobstruo e limpeza.

Corte esquemtico de um TL (sem escala)

Terminal de inspeo e limpeza (TIL ver figura abaixo). Trata-se de um dispositivo no visitvel que permite a inspeo visual e a introduo de equipamentos de desobstruo e limpeza; substitui o PV nas outras singularidades descritas anteriormente, at uma profundidade mxima de 3,00 m.

Corte esquemtico de um TIL (sem escala)

As caixas de passagem (CP) e as conexes tem uso muito restrito conforme j foi citado acima. Notvel ainda o TIL radial, pr-fabricado em PVC (figura abaixo), para ser utilizado em redes coletoras que utilizam tubos desse material.

TIL radial (Catlogo da Tigre)

Tipos de redes traados


A escolha do traado da rede coletora deve ser dividida em duas partes. A primeira diz respeito aos grandes condutos coletores troncos e interceptores e determinada pela conformao da rede malha viria e topografia da rea do projeto, com as vertentes dos eventuais cursos de gua urbanos. s margens deste so previstos interceptores, quando no so admitidas descargas diretas nos mesmos. A partir do interceptor, so identificados os talvegues nas vertentes, sendo o talvegue a linha que divide os planos de duas encostas por onde escoam as guas naturais e a, segundo o traado das ruas, so localizados os coletores

troncos. So comuns as conformaes do que se poderia chamar de rede principal, como se pode verificar a seguir. Perpendicular quando os talvegues em direo ao corpo de gua so regularmente espaados e relativamente prximos resultando coletores troncos de curta extenso (figura abaixo). Conformao esquemtica de coletores troncos e interceptores, tipo perpendicular

Essa conformao tambm ocorre quando os talvegues no so bem definidos: a vertente do curso de gua mais regular, e os coletores troncos dependem apenas do traado virio. Longitudinal quando o ncleo urbano se desenvolve principalmente ao longo do curso de gua, com traado virio favorvel a implantao de condutos de maior extenso (figura abaixo). Conformao esquemtica de coletores troncos e interceptores, tipo longitudinal

Em leque quando a topografia bastante irregular, com o traado virio de grandes declives, configurando diversas sub-bacias de esgotamento convergentes (figura abaixo).

Conformao esquemtica de coletores troncos e interceptores, tipo leque

Distrital (radial) quando a topografia apresenta baixas declividades e, para evitar excessiva profundidade dos condutos, divide-se a rea de projeto em distritos, com pontos de concentrao dotados de elevatrias que promovem o transporte do esgoto para o lanamento ou tratamento (figura baixo). o arranjo tpico de grandes cidades litorneas, como Santos ou Guaruj em So Paulo. Conformao esquemtica de coletores troncos e interceptores, tipo distrital

Algumas decises precedem o traado das redes coletoras de esgoto, vinculadas posio do coletor na seo transversal de via pblica. Rede simples/rede dupla em geral, o sentido de economia global no empreendimento leva a considerar o caso normal como sendo o de uma nica tubulao atendendo aos dois lados da rua. Algumas situaes, no entanto, devem ser consideradas, as quais levam adoo de rede dupla, visando ao menor custo das ligaes prediais e facilidade de manuteno e reparao; so elas:

vias de trfego intenso; vias com largura entre alinhamentos superior a 14 m; vias com interferncias que inviabilizam a execuo de ligaes prediais ou do prprio coletor; quando o dimetro do coletor igual ou superior a DN 400 e so usados tubos de concreto que no recebem ligaes prediais; quando a profundidade do coletor excede 4 m, inviabilizando ligaes prediais.

Profundidade mnima e mxima so importantes fatores limitantes do traado da rede coletora. A norma brasileira NBR 9649 (ABNT, 1986) limita a profundidade mnima ao fixar o recobrimento mnimo altura entre o nvel da superfcie e o da geratriz superior externa do tubo em 0,65 m quando o coletor assentado no passeio e em 0,90 m para coletor assentado no leito de trfego. Esses limites dizem respeito proteo da tubulao contra as cargas externas na superfcie do terreno. A profundidade mnima a ser adotada para cada coletor est vinculada s ligaes prediais que devem ser atendidas, o que exige o levantamento das cotas das soleiras baixas em nvel inferior ao do pavimento da rua existentes em cada trecho. A citada norma recomenda ainda que "a rede coletora no deve ser aprofundada para atendimento de economia com cota de soleira abaixo do nvel da rua". Nos casos de atendimento considerado necessrio, devem ser feitas anlises da convenincia do aprofundamento, considerados seus efeitos nos trechos subsequentes e comparando-se com outras solues. Isso implica o cuidadoso estudo de custos, considerando algumas opes de profundidade mnima comparadas com as porcentagens de atendimento que permitem. Conforme a figura e a tabela abaixo, a profundidade p a adotar resulta de: p = h + hc + I . L + a

Esquema de clculo da profundidade do coletor pblico para atender soleiras baixas

Valores usuais de a (em m) e de I para atender soleiras baixas Coletor de esgoto DN Coletor predial DN 100 DN 150 I = 2% 100 150 200 300 400 0,34 0,39 0,44 0,54 0,64 DN 200

I = 0,7% I = 0,5% 0,47 0,52 0,62 0,72 0,56 0,66 0,76

As profundidades mnimas recomendadas para o caso de soleiras normais situam-se na faixa de 0,90 m a 1,60 m, conforme a localizao do coletor no passeio, no tero da via adjacente ao lote, no eixo da via ou no tero oposto. Quanto profundidade mxima, o fator limitante o custo de implantao tanto de coletores de esgoto como das ligaes prediais. frequente a indicao de 4 m como limite de coletores auxiliares para receber as ligaes prediais sem lhes onerar o custo.

Redes com ramais coletivos (coletores auxiliares) um tipo de traado alternativo para diminuio dos custos de implantao (figura abaixo). Trata-se de conduzir a rede principal apenas por algumas ruas; nas quadras contguas so construdos os ramais coletivos nos passeios, com recobrimento de 0,65 m e DN 100, esgotando as economias. Os ramais coletivos devem ter comprimento mximo de aproximadamente 200 m. Esquema de rede com ramais coletivos

Rede condominial um outro tipo de traado alternativo visando economia na implantao de rede coletora (figura abaixo). Consiste em se estabelecer um condomnio, formal ou informal, entre os moradores de uma mesma quadra e construir internamente aos lotes, na frente ou nos fundos, uma rede de ramais interligados, com caixas de inspeo em cada lote onde so recebidas as contribuies domiciliares. Essa rede interna ligada a um coletor de esgoto externo no local mais conveniente da quadra. A execuo das obras, sua manuteno e operao responsabilidade dos prprios condminos, respondendo cada um pelo trecho situado em seu lote. A concessionria da rede pblica externa fornece assistncia tcnica e social, tanto para a construo, como para o bom entendimento das obrigaes condominiais. Construda em locais protegidos, a rede condominial pode ter recobrimento bastante reduzido, at cerca de 0,30 m, resultando custos de implantao tambm reduzidos. uma soluo bastante interessante, principalmente para aquelas quadras onde os lotes tem caimento para os fundos, o que resultaria numa rede convencional muito profunda.

Esquema de rede condominial

Parmetros limites e valores de projeto


Os principais parmetros que comparecem no dimensionamento hidrulico das redes coletoras de esgoto sanitrio so:

Populao (P, hab) o principal parmetro para o clculo da s vazes de esgoto domstico; j as parcelas de guas de infiltrao e de esgoto industrial, que tambm compem o esgoto sanitrio, independem do mesmo. Devem ser consideradas as populaes atuais, de incio do plano, e as futuras, de fim de plano, estimadas para o alcance do projeto ano previsto para o sistema projetado passar a operar com utilizao plena de sua capacidade. Alm das populaes totais da rea de projeto, interessa tambm o conhecimento de sua distribuio no solo urbano, que deve ser dividido em reas de ocupao homognea, determinando-se para elas as respectivas "densidades populacionais" (d, hab/ha), tambm para o incio e final de plano. A tabela abaixo indica alguns valores recomendados para projeto, conforme zonas de ocupao homognea. Em casos especficos necessrio tambm considerar as populaes flutuantes e temporrias, conforme definida na norma brasileira NBR 9648 (ABNT, 1986). Densidades populacionais e extenses mdias de ruas na RMSP (Azevedo Netto et alii, 1998) Caractersticas urbanas dos bairros (ocupao Densidade Extenso mdia de homognea) demogrfica de arruamento saturao (hab/ha) (m/ha) I. Bairros residenciais de luxo com lote padro 100 150 de 800 m II. Bairros residenciais mdios com lote padro 120 180 de 450 m III. Bairros mistos populares com lote padro de 150 200 250 m IV. Bairros mistos residencial-comerciais da 300 150 zona central com predominncia de prdios com 3 a 4 pavimentos V. Bairros residenciais da zona central com 450 150 predominncia de edifcios de apartamentos com 10 a 12 pavimentos VI. Bairros mistos residencial-comerciais e 600 150 industriais da zona urbana, com predominncia de comrcio e indstrias artesanais e leves VII. Bairros comerciais da zona central com 1000 200 predominncia de edifcios de escritrios Coeficiente de retorno (C) a relao mdia entre os volumes de esgoto produzido e a gua efetivamente consumida. Entende-se por consumo efetivo aquele registrado na micromedio da rede de distribuio de gua descartando-se, portanto, as perdas do sistema de abastecimento. Parte desse volume efetivo no chega aos coletores de esgoto, pois conforme a natureza do consumo perde-se por evaporao, infiltrao ou escoamento superficial por exemplo, lavagem de roupas, regas de jardins, lavagem de pisos ou de veculos. Alm disso, conveniente a investigao a respeito de outras fontes de abastecimento de gua, poos freticos, por exemplo, que podem elevar o volume de esgoto

produzido at mesmo acima do volume registrado nos hidrmetros, caso de indstrias, hospitais e outros contribuintes singulares. A norma brasileira NBR 9649 (ABNT, 1986), recomenda o valor C = 0,80 quando inexistem dados locais oriundos de pesquisas. Coeficientes de retorno medidos ou recomendados para projeto (Tsutiya, M. T. e Alm Sobrinho, P., 1999) Autor Local Ano Coeficiente Condio de obteno dos de retorno valores Jos A. So Paulo 1977 0,7 a 0,9 Recomendaes para o Martins projeto Azevedo Netto So Paulo 1981 0,7 a 0,8 Recomendaes para o projeto NBR 9649 Brasil 1986 0,8 Recomendaes para o ABNT projeto Luis P. Cardoso, Guarani 1989 0,35 a 0,68 Medies em sistemas Almeida Neto D'Oeste e Valentim operando h vrios anos Gilberto O. Gentil (Estado de So Gaspar Paulo) Joo B. Comparini Nelson L. Silva SABESP So Paulo 1990 0,85 Recomendaes para o projeto "Plano Diretor de Esgoto da Regio Metropolitana de So Paulo" Joo B. Cardoso, Pedranpolis, 1990 0,42 a 0,73 Medies em sistemas Comparini Guarani D'Oeste e operando h vrios anos Indiapor (Estado de So Paulo) Milton T. Tatu (Estado de So 1995 0,52 a 0,84 Medies em sistemas Tsutiya e Paulo) operando h vrios anos Orlando Z. Cassetari Steel EUA 1960 0,7 a 1,3 Para as condies norte americanas Fair, Gayer & EUA 1968 0,6 a 0,7 Recomendaes para Okun projeto Metcalf & EUA 1981 0,7 Recomendaes para Eddy Inc. projeto Taxa per capita (q, L/hab.dia) a taxa per capita de contribuio de esgoto nada mais seno o produto do coeficiente de retorno pela taxa per capita de consumo de gua escoimada da parcela relativa a perdas. Esse consumo, assim corrigido, denominado "consumo efetivo per capita". Este extremamente varivel, no s de cidades ou regio para outras, como tambm entre zonas da mesma cidade, tendo fatores influentes ligados cultura, sade, ao nvel social e outros aspectos da populao, mas tambm relativos regio, ao clima, hidrografia, e ainda ao servio de abastecimento de gua local, inclusive

quanto existncia ou no de medio da gua distribuda. Medies efetuadas no Estado de So Paulo revelaram os seguintes valores de "consumo efetivo per capita" apresentados na tabela abaixo. Consumo efetivo de gua (dados da SABESP, 1986) Regio Populao Valores extremos 10 bacias (So Paulo capital) 10 cidades (RMSP) 15 cidades (So Paulo interior) 3.024.000 633.000 1.080.196

Mdia ponderada

127 a 194 L/hab.dia 165 L/hab.dia 125 a 188 L/hab.dia 136 L/hab.dia 124 a 184 L/hab.dia 166 L/hab.dia

Coeficientes de variao de vazo (k1, k2 e k3) o escoamento da parcela de esgoto domstico, que compe o esgoto sanitrio, no se comporta de forma regular, pois como a gua de consumo domstico est sob comando direto do usurio, variando a vazo conforme as demandas sazonal, mensal diria e horria, influenciado por diversos fatores clima, jornada de trabalho, hbitos da populao, etc. As variaes mais significativas so as dirias e horrias, representadas respectivamente pelos coeficientes abaixo os mesmos do sistema de abastecimento de gua: k1 coeficiente do dia de maior demanda a relao entre a maior demanda diria ocorrida em um ano e a vazo diria mdia desse ano; k2 coeficiente da hora de maior demanda a relao entre a maior demanda horria ocorrida em um dia e a vazo horria mdia desse dia; Em alguns casos, como no dimensionamento hidrulico das estaes de tratamento de esgoto (ETE's) h interesse em se avaliar a mnima vazo horria e ento definido um terceiro coeficiente: k3 coeficiente da hora de demanda mnima a relao entre a mnima demanda horria ocorrida em um ano e a demanda horria mdia desse ano. A tabela abaixo mostra alguns valores pesquisados e valores recomendados para projetos. A norma brasileira recomenda, na inexistncia de dados locais oriundos de pesquisas, os seguintes valores: k1 = 1,2 k2 = 1,5 k3 = 0,5

Coeficientes de variao da vazo de esgotos sanitrios (Tsutiya, M. T. e Alm Sobrinho, P., 1999) Coeficiente de Condio de Autor Local Ano variao de vazo k1 Jos A. Martins Dario P. Bruno & Milton T. Tsutiya Cardoso, Fernandpolis, Luclia e Pinhal (Estado de So Paulo) NBR 9649 ABNT CETESB Itapema (Estado de So Paulo) 1986 1,6 Brasil 1986 1,2 1,5 0,5 Recomendaes para projeto Medies em sistemas operando h vrios anos Joo B. Comparini Cardoso, indiapor, Guarani D'Oeste e Pedranpolis (Estado de So Paulo) Milton T. Tsutiya & Orlando Z. Cassettari Tatu (Estado de So Paulo) 1995 1,57 a 2,23 0,11 a 0,51 Medies em sistemas operando h vrios anos 1990 1,15 a 1,53 1,45 A 2,55 0,03 A 0,21 Medies em sistemas operando h vrios anos 1983 1,43 a 1,96 0,11 a 0,27 So Paulo 1977 1,25 k2 1,51 k3 0,5 obteno dos valores Recomendaes para projeto Medies em sistemas operando h vrios anos

Vazes de esgoto, contribuies e taxas


Conforme j visto, a vazo de esgoto sanitrio (Q) compreende as seguintes parcelas: Q = Q d + I + Qc sendo que: Qd = vazo de esgoto domstico, I = vazo de gua de infiltrao e Qc = vazo de contribuio concentrada,

esta ltima oriunda de reas cujas contribuies so significativamente maiores que as resultantes da simples aplicao da taxa de contribuio por rea esgotada. Referem-se s reas ocupadas por hospitais, educandrios, quartis, indstrias e outros. Tambm as reas de expanso da rede coletora podem ser previstas, comparecendo na vazo de final de plano, como contribuies concentradas. A contribuio de esgoto domstico (Qd) aquela parcela vinculada populao servida, cuja contribuio mdia anual expressa pelas equaes: Vazo mdia inicial (L/s) Qd,i = C . Pi . qi / 86400 Qd,i = C . ai . di . qi / 86400 Vazo mdia final (L/s) Qd,f = C . Pf . qf / 86400 Qd,f = C . af . df . qf / 86400 nas quais: C = coeficiente de retorno; Pi e Pf = populao inicial e de final de plano (hab); ai e af = rea servida inicial e de final de plano (ha); di e df = densidade populacional inicial e de final de plano (hab/ha); qi e qf = consumo de gua efetivo inicial e de final de plano (L/hab.dia). compondo as parcelas indicadas na primeira equao calculam-se as vazes de esgoto sanitrio, aplicando-se, onde couberem, os coeficientes de variao (do dia de maior demanda k1 e da hora de maior demanda k2): Vazo inicial (L/s)

Qi = k2 . Qd,i + I + Qc,i

Vazo final (L/s)

Qf = k1 . k2 . Qd,f + F + Qc,f

Observa-se na equao da vazo inicial, que no aplicado o coeficiente k1, pois se busca uma vazo inicial frequente (tambm chamada de vazo mxima de um dia qualquer). Como se ver adiante, essa vazo utilizada na verificao das condies de autolimpeza da canalizao. As taxas de clculo ou vazes de dimensionamento so as equaes abaixo. Caso a infiltrao seja considerada uniforme na rea de projeto, pode ser adotada uma taxa T I (L/s.ha) ou TI (L/s.m), e ento as taxas de clculo so as equaes abaixo. Taxa, por rea esgotada (L/s.ha) Ta,i = (Qi Qc,i) / ai Ta,f = k2 . Qd,i / ai + TI Ta,f = (Qf Qc,f) / af Ta,f = k1 . k2 . Qd,f / af + TI

Taxa linear, por metro de tubulao (L/s.m), com l = L / a Tx,i = (Qi Qc,i) / Li Tx,f = k2 . Qd,i / li . ai + TI Tx,f = (Qf Qc,f) / Lf Tx,f = k1 . k2 . Qd,f / lf . af + TI

nas quais: ai e af so respectivamente as reas esgotadas inicial e final; Li e Lf so respectivamente os comprimentos totais de tubulao inicial e final; Li e Lf so respectivamente Li / ai e Lf / af ; TI a taxa de infiltrao.

As condies hidrulicas exigidas


O esgoto sanitrio, como j foi dito, alm de substncias orgnicas e minerais dissolvidas, leva tambm substncias coloidais e slidos de maior dimenso, em mistura que pode formar

depsitos nas paredes e no fundo dos condutos, o que no conveniente para o seu funcionamento hidrulico, ou seja, para o escoamento. Assim, no dimensionamento hidrulico deve-se prover condies satisfatrias de fluxo que, simultaneamente, devem atender aos seguintes quesitos: transportar as vazes esperadas, mximas (caso das vazes de fim de plano Q f), e mnimas (que so s de incio de plano Qi); promover o arraste de sedimentos, garantindo a auto limpeza dos condutos; evitar as condies que favorecem a formao de sulfetos HS- (anaerobiose sptica) e a formao do desprendimento do gs sulfdrico (condies cidas). O gs sulfdrico, em meio mido, origina o cido sulfrico. Esse cido age destruindo alguns materiais de que so feitos os condutos (o concreto, por exemplo), alm de causar desconforto em razo de seu cheiro ofensivo.

O dimensionamento hidrulico consiste, pois em se determinar o dimetro e a declividade longitudinal do conduto, tais que satisfaam essas condies. Outras condies que comparecem no dimensionamento hidrulico decorrem de vazes instantneas devidas s descargas de bacias sanitrias, muitas vezes simultneas; so elas: mxima altura da lmina d'gua para a garantia do escoamento livre, fixada por norma em 75% do dimetro, para as redes coletoras; mnima vazo a considerar nos clculos hidrulicos, fixada em 1,5 L/s ou 0,0015 m/s.

O clculo do dimetro
A equao de Manning com n = 0,013 permite o clculo do dimetro para satisfazer a mxima vazo esperada (Qf) que atende ao limite y = 0,75 d0. A expresso para determinar esse dimetro a seguinte: d0 = 0,3145 . (Qf / I01/2)3/8 Nessa expresso deve-se entrar com a vazo em (m/s), resultando o dimetro em (m), ajustado para o dimetro comercial (DN) mais prximo (em geral, adota-se o valor imediatamente acima do calculado).

As declividades mnima e econmica


A determinao da declividade est vinculada a dois conceitos: a autolimpeza ou arraste de sedimentos e a economicidade do investimento, direta e fortemente ligada s profundidades de assentamento dos condutos. Esses conceitos definem duas declividades: a declividade mnima: que deve garantir o deslocamento e o transporte dos sedimentos usualmente encontrados no fluxo do esgoto, promovendo a autolimpeza dos condutos, em condies de vazes mximas de um dia qualquer, no incio do plano (Qi); a declividade econmica: que deve evitar o aprofundamento desnecessrio dos coletores, fixando a profundidade mnima admitida no projeto, na extremidade de jusante do trecho considerado; a profundidade da extremidade de montante j determinada pelas suas condies especficas, ou seja, pode ser um incio de coletor e, portanto, tem

profundidade mnima, ou sua profundidade j estaria fixada pelos trechos afluentes j calculados. Do confronto entre ambas as declividades, adota-se a maior delas.

A autolimpeza dos condutos


Os estudos relativos ao transporte de sedimentos em canais mostram que a autolimpeza de condutos de esgoto sanitrio depende de uma velocidade mnima que ocorre simultaneamente com uma certa altura mnima de gua (y) nesse conduto, dependendo tambm da natureza (orgnica ou mineral) e tamanho da partcula que se deseja transportar. Experimentalmente foram definidas as condies mnimas que permitem o transporte de partculas de areia de dimetros 0,2 mm a 1,0 mm e mostradas as seguintes correlaes: a velocidade de autolimpeza aumenta com o dimetro (d 0) do conduto, para a mesma relao de enchimento (y/d0); a velocidade de autolimpeza aumenta com a relao de enchimento (y/d 0), para o mesmo dimetro (d0) do conduto.

No caso das canalizaes de esgoto sanitrio a sedimentao ocorre quando a relao y/d 0 0,15 a velocidades inferiores a 0,20 m/s, vlida para os maiores dimetros. Com base nesses estudos foram propostas as condies hidrulicas para os condutos a fim de garantir o autotransporte dos sedimentos de esgoto sanitrio, sempre aliando a relao de enchimento (y/d0) com velocidades da ordem de 0,50 ou 0,60 m/s. Era usual adotar-se a relao de enchimento igual a 0,50, ou seja, escoamento meia seo e velocidade de 0,60 m/s. Esse critrio, adotado pelo antigo DAE de So Paulo, resultava nas declividades da tabela abaixo, calculadas segundo a equao de Ganguillet-Kutter (n = 0,013). Declividades mnimas (para y/d0 = 0,50 e v = 0,60 m/s) DN (mm) I0 min (m/m) 150 0,0070 200 0,0050 250 0,0035 300 0,0025 350 0,0023 400 0,0020 450 0,0018 500 0,0015 600 0,0010 700 0,0008 800 0,0006 900 0,0005 1000 0,0005 1200 0,0005

O critrio da tenso trativa


Considerando-se que a grandeza hidrodinmica que promove o repouso ou o movimento das partculas a tenso de arraste, exercida pela fora tangencial atuante sobre a parte molhada

do conduto e que a componente tangencial do peso do volume do lquido, contido entre duas sees transversais distanciadas de um certo comprimento L (figura abaixo). Desenho esquemtico para clculo da tenso trativa

Observa-se que a simples fixao da velocidade do fluxo a uma certa altura de lmina no garante a autolimpeza no caso de dimetros grandes, pois mantidos constantes esses parmetros, a tenso de arraste (tenso trativa) diminui com o aumento do dimetro. Os critrios usuais recomendados (v = 0,60 m/s e y/d0 = 0,50) e (v = 0,50 m/s e y/d0 = 0,20) esto representados na figura e na tabela abaixo, em funo da tenso trativa () e do dimetro (d0), podendo-se observar que em relao tenso trativa de 1,0 Pa, considerada pelas pesquisas como satisfatria para o escoamento do esgoto sanitrio, os condutos com dimetros menores resultam superdimensionados (at DN 600 ou DN 800), ocorrendo o oposto para os maiores dimetros. Para a elaborao das curvas 1 e 2 da figura, bem como os valores calculados para a tabela, utilizou-se as seguintes expresses: = . V . n / RH1/3 para = 9.800 N/m e n = 0,013. Curva 1: V = 0,60 m/s, y/d0 = 0,50 e RH = 0,25 d0 Curva 2: V = 0,50 m/s, y/d0 = 0,20 e RH = 0,1206 d0

Valores da tenso trativa para as condies fixadas d0 (mm) Curva 1 Curva 2 100 2,04 1,81 150 1,78 1,5 200 1,62 1,43 300 1,41 1,25 400 1,28 1,14 500 1,19 1,06 600 1,12 0,99 800 1,02 0,90 1000 0,95 0,84 1200 0,89 0,79 1500 0,83 0,73 Critrios convencionais x tenso trativa

Em razo dessas distores, a SABESP decidiu-se pela adoo do critrio da tenso trativa, tambm adotado pela ABNT com a edio da norma NBR 9649/1986. A tenso trativa definida como a fora tangencial unitria aplicada s paredes do coletor pelo lquido em escoamento. Sua equao deduzida de forma anloga presso de um slido que desliza sobre um plano inclinado. F = peso do volume de lquido contido num trecho de comprimento L, expresso por: F = . Am . L onde:

= peso especfico do lquido; Am = rea molhada da seo transversal. Sua componente tangencial T = F . sen T = . Am . L . sen A tenso trativa () por sua definio : = T / (Pm . L) = . Am . L . sen / (Pm . L) = . RH . sen onde: Pm = permetro molhado RH = raio hidrulico Como um ngulo sempre muito pequeno, sen tan = I0 (declividade do conduto) e assim finalmente pode-se escrever: = . R H . I0 a norma NBR 9649/1986 recomenda o valor mnimo = 1,0 Pa, adequado para garantir o arraste de partculas de at 1,0 mm de dimetro, frequentes no fluxo de esgotos de cidades litorneas. O valor recomendado para o coeficiente de Manning n = 0,013, independentemente do material dos tubos, em razo das mltiplas singularidades ocorrentes na rede coletora.

A declividade mnima
Declividade mnima aquela que, para condies iniciais de vazo (Q i), atende equao da tenso de arraste para = 1,0 Pa. A operacionalidade, para evitar uma sequncia de clculos iterativos, foi conseguida atravs da seguinte simplificao: adotou-se a variao de (y/d0) de 0,20 a 0,75 e calcularam-se inicialmente os valores correspondentes de () e depois de (Am/d0) e (RH/d0); em seguida adotou-se a variao de (d0) segundo a sequncia dos dimetros comerciais a partir de 100 mm, calculando-se os respectivos valores de declividade e vazo vinculados variao de (y/d0), com as equaes:

I0 = / (RH . ) (m/m) Com = 1,0 Pa e = 9800 N/m Q = Am . Rh2/3 . I01/2 . 10/ 0,013 (L/s) (Frmula de Manning) Os valores de (Q) e (I0) assim obtidos, dispostos em grfico bi logartmico, resulta em um feixe de curvas de fraca curvatura correlacionadas a uma nica reta (figura abaixo) que tem a seguinte equao: I0 = 0,0055 . Qi-0,47

I0 em m/m e Q em L/s Declividade mnima I0 min em funo da vazo para tenso trativa = 1,0 Pa

Na figura a regio acima da reta mostra as tenses trativas superiores ao limite = 1,0 Pa, com autolimpeza do conduto garantida. A proposta de uso de valores menores para n e , gerando retas paralelas da figura em posio inferior, no comprovada na prtica de implantao de redes coletoras, pois no tem tido aplicao em obras j que se aproximam em demasia do limite prtico de declividade I0 = 0,0005 m/m (0,05%), para o qual j no existe preciso na execuo. A metodologia aqui discutida utilizada h quase 20 anos com pleno sucesso de resultados, atestados pelas inmeras obras implantadas sob tais critrios. Alm disso, bom tambm lembrar que justamente nas cidades litorneas, aonde o fluxo de esgoto conduz partculas de areia com maior frequncia, que na maioria das vezes as declividades mnimas predominam, superando as declividades econmicas, o que desaconselha adoo de tenses trativas menores nos clculos.

O procedimento para o dimensionamento do conduto


O dimensionamento de um trecho de coletor consiste em se determinar os valores do dimetro e da declividade a partir das vazes Qi e Qf calculadas conforme exposto anteriormente. A sequncia de clculos a seguinte: geometricamente calcula-se a declividade econmica (I0,ec.) que traduz o menor volume de escavao, fazendo com que a profundidade do coletor a jusante seja igual (hmin) profundidade mnima adotada (ver figura abaixo). A profundidade do coletor j predeterminada em razo das condies de montante (incio de coletor ou profundidade de jusante do trecho anterior);

Figura

calcula-se a declividade mnima (I0 min) com a equao acima ( = 1,0 Pa para Qi); das duas (I0 ec. e I0 min), adota-se a de maior valor e tem-se I0; com I0 e Qf calcula-se o dimetro (d0) utilizando-se a equao abaixo, derivada da equao de Mannig com n = 0,013 e y/d0 = 0,75 (enchimento mximo da seo transversal do coletor). d0 = 0,3145 . (Qf / I01/2)3/8 onde: d0 em m, Qf em m/s e I0 em m/m o dimetro adotado deve ser o dimetro comercial (DN) com valor mais prximo do calculado pela equao, geralmente o valor superior. Tanto a vazo Qi quanto a Qf so inferiormente limitadas a 1,5 L/s ou 0,0015 m/s (descarga de uma vlvula de vaso sanitrio).

O arraste de ar e a velocidade crtica


A norma brasileira vigente, NBR 9649 (ABNT, 1986), mantm ainda a prescrio de uma declividade mxima admissvel para a qual se tenha a velocidade final Vf = 5,0 m/s, a qual pode ser calculada pela expresso abaixo (que resulta num valor aproximado), I0 = 4,65 . Qf-2/3 (Qf em L/s)

Esse e outros limites recomendados devem-se preocupao com os danos tubulao que possam advir da abraso de partculas duras (areia) e consequente eroso do material dos tubos. No entanto, a literatura tcnica no acusa a ocorrncia de tais danos, seja em dutos em operao, seja em pesquisas realizadas para observar tais efeitos (Tsutiya e Alm Sobrinho, 1999). So, portanto, de outra natureza as preocupaes com dutos de acentuada declividade, adequados para reduzir o custo de assentamento em encostas ngremes, pois dispensa degraus, tubos de queda e poos de visita sucessivos, obrigando, no entanto, a um assentamento mais robusto e eventuais ancoragens em pontos de transio, bem como o estudo da incorporao de ar no escoamento. A esse respeito a norma acima citada prescreve: "quando a velocidade final (V f) superior velocidade crtica (Vc), a maior lmina admissvel (y) deve ser 50% do dimetro do trecho. A velocidade crtica definida por": Vc = 6 (g . RH)1/2

onde g = acelerao da gravidade. Essa prescrio decorre justamente do fenmeno de incorporao de ar ao escoamento, que tem como consequncia imediata o aumento da rea molhada no conduto, ou seja, o volume da mistura ar-gua em movimento maior que o volume simples s de esgoto. Esse crescimento da rea molhada pode resultar em ocupao total da seo transversal, passando o escoamento de conduto livre a conduto forado, com o consequente comprometimento no s das hipteses do dimensionamento, como tambm da prpria tubulao, seu assentamento, suas juntas, todos no condizentes com as presses e esforos que decorrem do escoamento sob presso. Ento, a primeira preocupao aquela que consta da prescrio normativa, ou seja, garantir uma rea livre maior na seo transversal destinada ao possvel crescimento da lmina e ainda assegurando a ventilao para manter o escoamento livre. A fronteira para o incio da incorporao de ar indicada pela equao acima resultado de inmeras pesquisas realizadas, nas quais se constatou que entre os diversos nmeros adimensionais ligados ao escoamento de fluidos (Reynolds, Weber, Froude e outros), o que melhor caracteriza a concentrao de ar o nmero de Boussinesq, embora os outros citados tambm tenham relao com o fenmeno, conforme revelado pela anlise dimensional. A concluso de tais estudos mostrou que a mistura ar-gua se inicia quando o nmero de Boussinesq (B) igual a 6,0. B = Vc . (g . RH)-1/2 ou Vc = 6 . (g . RH)1/2

Ocorrendo que a velocidade final (Vf) resulte superior a velocidade crtica (Vc), o trecho em questo deve ser redimensionado mantendo-se a declividade escolhida e alterando-se o clculo do dimetro para a relao mxima y/d0 = 0,50 e Qf 0,0015 m/s, d0 = 0,394 (Qf . I0-1/2)3/8 sendo: d0 em m, Qf em m/s, I0 em m/m. deve-se adotar o dimetro comercial (DN) mais prximo, resultando um novo dimetro para o trecho cerca de 25% maior que o calculado pela outra equao. Sabe-se que a simples adoo desse critrio no garante o escoamento livre de modo absoluto, mas suficiente para as situaes mais comuns. Observa-se tambm que o incio do arraste de ar pode ocorrer para velocidades relativamente baixas ( 1,5 m/s), sendo recomendvel a verificao da velocidade crtica em todos os trechos da rede coletora (Tsutiya e Alm Sobrinho, 1999).

O procedimento para a verificao final


A verificao final dos trechos consiste em conhecidas as suas vazes Qi e Qf dimetros (d0) e declividades (I0), determinar as lminas lquidas (y/d0) inicial e final, as velocidades (Vi e Vf) inicial e final, a tenso trativa () para as condies iniciais e a velocidade crtica (Vc) para o final do plano. A sequncia dos clculos a seguinte, j fixada as vazes inicial e final de jusante (limite mnimo de 1,5 L/s), os dimetros (d0) e as declividades (I0), com n = 0,013: calculam-se a lmina lquida (y/d0), a velocidade (Vi) e a tenso trativa (), para as condies iniciais;

calculam-se a lmina lquida (y/d0), a velocidade final (Vf) e a velocidade crtica (Vc), para as condies finais.

Utilizao de planilhas de clculo


Para a ordenao e sistematizao dos clculos so utilizados esquemas e planilhas. Esquema de rede coletora (Azevedo Netto, 1998)

Interceptor e emissrio
Caracterizao dos condutos
A norma brasileira NBR-12207 (ABNT, 1989) define o interceptor como "a canalizao, cuja funo precpua receber e transportar o esgoto sanitrio coletado, caracterizada pela

defasagem das contribuies, da qual resulta o amortecimento das vazes mximas". De fato, as curvas de variao de vazo so similares e simultneas em todas as bacias ou sub-bacias que contribuem para o interceptor. Em geral, os trechos de condutos so extensos e o tempo de contribuio entre dois pontos de contribuio contguos provoca uma defasagem na acumulao das contribuies relativas a um mesmo perodo, o que no caso das contribuies mximas resulta num amortecimento de vazo em relao soma das contribuies. Em outras palavras, quando a vazo mxima de uma rea montante chega ao ponto de contribuio da rea contgua jusante, a vazo mxima desta rea j se deslocou e o escoamento se encontra em declnio. Tal efeito, segundo a norma s deve afetar a avaliao de vazo do ltimo trecho do interceptor. Para caracterizar melhor esses condutos, outras finalidades devem ser acrescidas quela definida pela norma. So elas: quanto s ligaes, uma canalizao que recebe contribuies em pontos determinados providos de poos de visita (PV) e no as recebe ao longo do comprimento de seus trechos. quanto localizao, uma canalizao situada nas partes mais baixas da bacia, ao longo dos talvegues e s margens dos cursos de gua, lagos e oceanos, para impedir o lanamento direto do esgoto sanitrio nessas guas.

O emissrio definido pela norma brasileira NBR-9649 (ABNT, 1986), como "a tubulao que recebe esgoto exclusivamente na extremidade de montante". O ltimo trecho de um interceptor, aquele que precede e contribui para uma estao elevatria, uma ETE, ou mesmo para descarga na disposio final no corpo receptor, o caso mais comum de emissrio. para esse trecho final que a norma recomenda o clculo da defasagem e do amortecimento das vazes mximas, mormente quando esse emissrio afluente a elevatrias e ETE's, pois isso resultar em economia, pela diminuio do tamanho das unidades, no dimensionamento hidrulico de tais instalaes.

rgos acessrios e complementares


Para cumprir seu objetivo de transporte do esgoto sanitrio, o interceptor deve incorporar alm dos rgos acessrios comuns a outras canalizaes, tambm rgos complementares, como estaes elevatrias, extravasores, dissipadores de energia e outros dispositivos ou instalaes permanentes ou mesmo provisrias, como o caso da admisso de contribuio de tempo seco, permitida pela norma. No interceptor os rgos acessrios so apenas os poos de visita (PV), necessrios nos pontos singulares, como mudanas de direo e ligaes de coletores. Ao longo do interceptor, os poos de visita que recebem ligaes de outros condutos devem ter dispositivos que evitem conflitos de linhas de fluxo e diferenas de cotas que resultem em excesso de agitao. Em geral esses dispositivos so constitudos por dissipadores de energia, adjacentes ao PV e canais de direcionamento de fluxo, conforme esquematizado nas figuras abaixo.

Ligao esquemtica coletor-tronco-interceptor

Esquemas alternativos de dissipadores de energia na ligao coletor-interceptor em corte

Dissipadores de energia, similares aos apresentados nas figuras acima, podem ser construdos no prprio interceptor quando houver diferenas de cotas acentuadas a serem vencidas. Tal como nos rgos acessrios da rede coletora, os PV's dos interceptores devem ter no fundo calhas com dimetro igual ao do tubo na sada e laterais com alturas coincidindo com sua geratriz superior. Extravasores devem ser dispostos ao longo do interceptor ou apenas em seu ltimo trecho de modo a evitar o enchimento pleno da seo transversal, ocasionado seja por vazes inesperadas (chuvas intensas), seja por interrupo do fluxo jusante (paralisao de uma elevatria, por exemplo). A decorrente alterao do escoamento livre para escoamento forado seo plena pode ocasionar esforos e presses no previstos no dimensionamento estrutural do conduto, alm

da inconveniente propagao para montante dos efeitos da interrupo do escoamento, com possveis refluxos na rede coletora e nas residncias situadas em cotas mais baixas. Tais extravasores devem ter descargas livres para corpos d'gua, equipadas com dispositivos para impedir refluxo das guas para o interceptor. Como exemplo de tais dispositivos pode-se citar a vlvula do tipo "FLAP" (ver figuras abaixo), que permite a passagem do lquido apenas num sentido. Corte esquemtico de um poo extravasor

Vlvula tipo FLAP Catlogo da Barbar

Avaliao das vazes nos interceptores


Nos trechos dos interceptores entre dois PV's, no h contribuies em marcha (ao longo do trecho). As vazes so avaliadas pela simples acumulao das vazes anteriores com as novas contribuies que chegam a montante, tal com prescreve a norma vigente. Bastaro, para esses trechos correntes, as avaliaes a seguir.

Vazo inicial de um trecho "n" (Qi,n): Qi,n = Qi,n-1 + Qi sendo Qi as vazes iniciais (incio de plano), dos ltimos trechos de redes coletoras afluentes ao PV de montante do trecho "n" (ver figura abaixo); Vazo final de um trecho "n" (Qf,n): Qf,n = Qf,n-1 + Qf sendo Qf as vazes finais (final de plano), dos ltimos trechos de redes coletoras afluentes ao PV de montante do trecho "n" (ver figura abaixo);

Esquema para estimativa das vazes nos trechos dos interceptores

Para o emissrio, trecho final do interceptor, a avaliao compreende tambm a considerao do amortecimento das vazes dos trechos anteriores, decorrentes da defasagem de seus aportes ao emissrio. Segundo a norma vigente a defasagem das vazes das redes afluentes ao emissrio deve ser considerada mediante a composio dos seus respectivos hidrogramas com as vazes dos trechos do interceptor imediatamente anterior. Outro procedimento, estudado pela SABESP (Tsutiya e Alm Sobrinho, 1999), prope que a vazo contribuinte para o ltimo trecho do interceptor ou emissrio seja calculada, levando-se em conta a variao do chamado coeficiente de reforo "K", onde K = k 1 . k2 . Para vazes superiores a 750 L/s (K) seria representado por uma curva (ver figura abaixo), que tende assintoticamente ao valor K = 1,2 e que pode ser calculada pela equao abaixo. Para vazes menores que 750 L/s, os autores propem utilizar o coeficiente de reforo K = 1,80. K = 1,2 + 17,4485 . Qm-0,509 na qual Qm = vazo mdia final de esgoto domstico + contribuio de infiltrao "I" (em L/s).

Valores do coeficiente de reforo K para emissrios

Na figura abaixo so apresentados diversos outros valores e equaes para se obter o coeficiente de reforo (K), aplicados vazo mdia. Os dados apresentados foram obtidos por autores diversos. Variaes do coeficiente de reforo K = k1 . k2 (Diversos autores coligidos por J.M. Rodrigues e adaptado pela SABESP)

Composio de hidrogramas
Para a avaliao do amortecimento das vazes no emissrio, pode ainda ser utilizado o processo a seguir descrito, adaptado do anexo 2 da antiga norma brasileira PNB-567 (ABNT,

1977), que pressupe a existncia de um hidrograma medido, que seja representativo das contribuies resultantes do tipo de ocupao da rea em estudo. Esse hidrograma deve resultar de medies efetivadas em dias teis, na estao seca (sem chuva), realizadas num perodo mnimo de 30 dias (contnuos ou no), com abastecimento de gua regular e sem interrupes. Nos dias de medio a oscilao da vazo mdia horria no deve superar 10% da mdia das vazes mximas medidas nesses dias. O trecho da rede coletora, objeto da medio, no deve ser inferior a 1 km e nem deve superar 10% da rede existente na rea em estudo. Obtido o hidrograma das vazes medidas, deve ser estabelecida a correlao com a populao presente na rea, correspondente ao trecho da medio, ou com a rea edificada total, se este for o parmetro adotado na avaliao das vazes. Resulta ento a relao, que j inclui a parcela de infiltrao: qm / Pm ou qm / Ae,m onde: qm = vazo mxima de hidrograma; Pm = populao da rea de medio; Ae,m = rea edificada na rea de medio. As vazes a serem consideradas no dimensionamento do emissrio so, portanto: Qi,max = qm / Pm . Pi Qf,max = qm / Pm . Pf Qi = Qi,max + Qc,i Qf = Qf,max + Qc,f onde: Pi e Pf so as populaes de incio e de final de plano Qc,i e Qc,f so as vazes concentradas inicial e final.

Procedimentos de dimensionamento e verificao


Como j foi dito, o dimensionamento consiste nas determinaes do dimetro e da declividade e as verificaes so para a comprovao da observncia dos limites de tenso trativa e de velocidade crtica. Tal como no dimensionamento da rede coletora, devem ser calculadas a declividade mnima e a declividade econmica e escolher a maior das duas. A declividade econmica, como j visto na rede coletora, determinada geometricamente em razo da declividade do terreno e dos limites de profundidade e recobrimento adotados no projeto do trecho. A declividade mnima deve promover a autolimpeza, ao menos uma vez ao dia no incio do plano. A norma vigente

recomenda o mesmo valor de 1,0 Pa para a tenso trativa. No entanto, neste caso, mais conveniente a adoo de 1,5 Pa, valor esse mais favorvel para o controle da gerao de sulfetos. Como se poder ver, os sulfetos atacam as canalizaes de concreto, material usual nos grandes condutos. Alm disso, a declividade prtica de 0,0005 m/m, abaixo da qual o assentamento dos tubos se torna impreciso, j resulta com tenso trativa mnima de 1,0 Pa, nas vazes acima de 150 L/s (dimetro de 600 mm). Para o limite de 1,5 Pa, essa declividade prtica atende s vazes acima de 500 L/s, dimetro de 1 000 mm, conforme se pode ver na figura abaixo, para a qual se utilizou a equao abaixo no clculo da declividade mnima, para a tenso trativa de 1,5 Pa e coeficiente de Manning n = 0,013: I0,min = 0,00035 . Qi-0,47 onde Qi = vazo inicial (em m/s) e I0,min (em m/m). Declividades mnimas I0,min em funo da vazo para = 1,5 Pa (seo circular)

Assim, para o caso de vazes Qi superiores a 500 L/s j necessrio o clculo da declividade mnima, restringindo-se o confronto entre a declividade econmica e prtica, em razo do que foi acima foi dito. Quando a declividade prtica supera a econmica, caso de instalaes beira mar, para condutos muito longos, superiores a 5 km, j se pode prever a necessidade de estaes elevatrias, para recuperao de profundidade. Quando os condutos so de seo circular, caso mais comum, pode ser adotada uma lmina d'gua mxima de 0,80 d0 e o dimetro (d0), para coeficiente de Manning n = 0,013, pode ser calculado pela equao: d0 = 0,3064 . (Qf . I0-1/2)3/8 Qf = vazo final (em m/s), I0 (em m/m) e d0 (em m).

Adota-se o dimetro comercial (DN) mais prximo no caso de utilizao de tubos prmoldados ou o dimetro imediatamente superior que melhor se ajustar ao mtodo construtivo. Fixados o dimetro (d0) a declividade (I0) resta fazer a verificao, obtendo-se os valores a seguir: yi/d0 e yf/d0, vi e vf, i e Vc,f. Dever resultar, para o bom funcionamento hidrulico do trecho: i 1,5 Pa e vf Vc,f . Caso vf resulte maior que Vc,f significa que haver incorporao de ar ao lquido, aumentando-lhe o volume. Assim o clculo do dimetro deve ser refeito para yf = 0,5 d0, que para n = 0,013, pode ser recalculado pela equao: d0 = 0,394 . (Qf . I0-1/2)3/8 Esse novo dimetro (d0) cerca de 30% maior, resolve o problema na grande maioria dos casos, o que se evidencia refazendo-se a verificao acima com o novo dimetro. Para o dimensionamento dos emissrios devem-se ser consideradas as vazes amortecidas, que no caso da utilizao do coeficiente de reforo (K) resulta: Qi = K / ki . Qi + I + Qc,i e Qf = K . Qf + I + Qc,f Para o dimensionamento dos extravasores a vazo final estimada deve ser acrescida na parcela de contribuio parasitria admitida.

Anlise de funcionamento
A norma brasileira NBR-12207 (ABNT, 1989), prescreve o seguinte procedimento: "Aps o dimensionamento dos trechos deve-se proceder verificao do comportamento hidrulico do interceptor e de seus rgos complementares, para as condies de vazo final acrescida da vazo de contribuio pluvial parasitria". Essa contribuio pluvial uma parcela do escoamento superficial das guas de chuvas que depende essencialmente de dados e caractersticas locais, envolvendo desde frequncia e intensidade de chuvas at a qualidade de execuo das obras de coleta. Requer um estudo atento das eventuais facilidades de penetrao dessas guas nas redes coletoras, para a fixao da taxa de contribuio respectiva. Os dados disponveis, oriundos de medies efetuadas mostram uma variao de 3,4 a 6,0 L/s . km de coletor afluente ao PV de montante do trecho em estudo, valores comparveis s prprias taxas de esgoto domstico. A norma admite em seu item 5.6 que essa contribuio pluvial pode ser minimizada e at eliminada, desde que se estudem os meios capazes de resolver o problema. Um desses meios um estudo criterioso, eliminando-se da extenso total dos coletores, aqueles localizados em zonas de maior declividade onde o tempo de concentrao das chuvas suficientemente pequeno para impedir inundaes localizadas e o acesso dessas guas aos coletores. O procedimento de anlise de funcionamento compreende, aps o dimensionamento, acrescer-se vazo final estimada, a parcela de contribuio pluvial admitida aps estudos. Com essa nova vazo, dimetro e declividade calcula-se a nova relao y/d0 que deve estar abaixo ou igual mxima relao admitida (y = 0,8 d0).

Essa mesma vazo acrescida utilizada no dimensionamento dos extravasores. Nesse caso o procedimento compreende o clculo do comprimento "L" necessrio, para um vertedor retangular de parede delgada, podendo-se utilizar a equao de Francis para vertedores, com as seguintes limitaes: altura mxima da lmina vertente H = 0,1 d0 cota mnima da soleira referida geratriz inferior = 0,8 d 0

Q = 1,838 . L . H3/2 ou L = 0,544 . Q . H-3/2 onde: Q = vazo (em m/s), L e H = (em m).

Estao elevatria de esgoto


Aplicaes
As elevatrias constituem descontinuidade do fluxo em conduto livre, no desejveis no conjunto de tubulaes e acessrios com escoamento nessa condio, alm de serem unidades eletromecnicas consumidoras de energia, cujo custo incide nas despesas de explorao do sistema. Por tais motivos, a sua adoo deve ser cuidadosamente cotejada com outras opes de traado e posio relativa dos condutos para se eleger a de menor custo global (implantao + explorao). As elevatrias so aplicveis aos sistemas de esgoto sanitrio nas seguintes situaes: Na coleta, para elevao de guas servidas (ou esgoto) de pavimentos abaixo do greide do coletor predial ou em terrenos com caimento para o fundo. No transporte (rede coletora e interceptores), para evitar o excessivo aprofundamento dos coletores; em zonas com rede nova em cotas mais baixas que a rede existente; em redes coletoras do tipo distrital. No tratamento, para elevar o afluente ETE, at a cota compatvel com a implantao das unidades de tratamento. Na disposio final, para lanamento no corpo receptor em condies favorveis, dadas as variaes de nvel (cheias, mars, etc.).

Localizao
So relevantes os seguintes aspectos tcnicos e econmicos: Custo da rea de implantao. Facilidade e custo da alimentao de energia eltrica. Facilidade de acesso. Facilidade de extravazo do esgoto afluente. Nvel local de inundao.

Convm tambm cotejar os custos das extenses dos coletores afluentes, com os da extenso da linha de recalque e consumo de energia, comparando custos globais da maior extenso dos coletores, com o recalque mais curto e menor potncia instalada, contra a situao inversa.

Vazes
As vazes a serem consideradas no dimensionamento das elevatrias de esgoto so as conduzidas pelos coletores afluentes ao poo de tomada da elevatria, cabendo s bombas selecionadas a incumbncia de compatibilizar a variao que caracteriza tal afluncia, com a vazo de sada da elevatria. Embora se utilizem tambm outros equipamentos, os mais comuns so as bombas centrfugas, que podem ser de rotao constante ou varivel. No segundo caso, so utilizados variadores de velocidade acoplados aos motores eltricos, de modo que a concordncia da vazo de recalque com a vazo afluente se faz com uma aproximao bem ajustada, minimizando as dimenses e a importncia do poo de suco. Figurativamente o uso de variadores de velocidade corresponde instalao de infinitas bombas de pequena vazo, funcionando lado a lado seletivamente, de acordo com a afluncia do esgoto (mais esgoto, mais bomba e viceversa). No caso das bombas de rotao constante, o ajuste entre as vazes afluentes e a de recalque depende do cuidado na seleo dos conjuntos elevatrios e do bom dimensionamento do poo de suco. As vazes afluentes que importam no dimensionamento so: as de incio de plano e de cada etapa subsequente: Qi = (k2 . Qi,med) + I + Qc,i Para condies iniciais: Qi,med = vazo mdia anual (P . q) de esgoto domstico, incio de plano I = infiltrao Qc,i = vazes concentradas de incio de plano as de final de plano e de cada etapa precedente: Qf = (k2 . Qf,med) + I + Qc,f Para condies finais Qf,med = vazo mdia anual (P . q) de esgoto domstico, final de plano Qc,f = vazes concentradas de final de plano

Das vazes iniciais dependem as dimenses mximas do poo de suco que evitem a septicidade do esgoto retido.

Das vazes finais dependem a capacidade de recalque das bombas e as dimenses mnimas do poo de suco, que permitam intervalos de operao e paralizao dos motores, de acordo com as prescries do fabricante.

Dimensionamento hidrulico
Denomina-se conjunto elevatrio ou moto bomba ao par: bomba de elevao do lquido, motor de acionamento da bomba.

A elevao do lquido corresponde ao trabalho necessrio para transport-lo de um nvel inferior para um superior atravs das tubulaes, empregando um sistema elevatrio composto essencialmente de: tubulao de suco, entre o nvel inferior (inicial) do lquido e a entrada da bomba; conjunto elevatrio, bomba e motor responsveis pela transformao de energia e sua transferncia ao lquido, possibilitando sua elevao por presso; tubulao de recalque, entre a sada da bomba e o nvel superior (final) do lquido.

Esse sistema apresenta resistncias ao deslocamento do lquido, representadas pelas perdas de carga nas tubulaes e em suas conexes e vlvulas, e pela resistncia global do conjunto elevatrio, ou seja, os aspectos relacionados ao seu rendimento. A figura abaixo mostra a disposio usual das partes desse sistema.

Desenho esquemtico de um conjunto elevatrio (moto bomba)

A altura manomtrica representa o trabalho total a ser realizado pelo conjunto elevatrio para conduzir a vazo desejada ao nvel superior. A potncia necessria a tal trabalho dada por: P = . Q . HM / (735,5 . ) onde:

= peso especfico do lquido (em N/m, ver tabela abaixo); Q = vazo (em m/s); HM = altura manomtrica (em m); = rendimento global (bomba x motor); P = potncia (em CV = cavalo vapor = 0,986 HP).

Tabela

Uma vez que a altura manomtrica (HM) est associada s perdas de carga nas tubulaes, a adoo dos dimetros, em especial o dimetro da tubulao de recalque, envolve as seguintes possibilidades: dimetros maiores menores velocidades menores perdas de carga potncia menor dimetros menores maiores velocidades maiores perdas de carga potncia maior

Considerando-se os custos de instalao e de operao, envolvendo tambm consumos, amortizaes de capital e juros, observam-se curvas reversas para os custos das canalizaes e dos conjuntos elevatrios. A figura abaixo mostra com clareza essa situao.

Seleo do dimetro econmico da tubulao de recalque.

A figura acima apenas a ilustrao da pesquisa de custos para vrios dimetros que deve ser realizada para a seleo do dimetro econmico, conforme disposio da tabela abaixo.

Tabela (Azevedo Netto, 1998)

O desenvolvimento analtico das expresses dos custos parciais em funo do dimetro resulta numa equao simples, conhecida como Frmula de Bresse, que auxilia no prdimensionamento das linhas de recalque e que indica a vizinhana do dimetro econmico para aplicao da pesquisa explicitada na tabela acima. D = K . Q1/2 onde: D = dimetro (em m), K = constante (dependente de vrios parmetros) e Q = vazo (em m/s). As pesquisas de custos efetuadas no Brasil e em outros pases mostram que os valores de K situam-se num intervalo entre 0,75 e 1,40. Atribuindo-se valores a K obtm-se a tabela abaixo.

Tabela

Essa associao com a velocidade permite a pesquisa em torno de um dimetro que limite a perda de carga a valores razoveis. comum a adoo de K = 1,3 que resulta em v = 0,75 m/s e cujas perdas de carga ficam dentro de uma faixa razovel. Esse procedimento permite a seleo do dimetro mais conveniente para a tubulao de recalque. J para a tubulao de suco usual a adoo do dimetro comercial imediatamente superior ao dimetro adotado para o recalque.

Seleo das bombas


Neste texto tratar-se- apenas das bombas centrfugas acionadas por motores eltricos, em razo da amplitude das suas aplicaes nas situaes usuais da elevao de esgoto sanitrio e pela relativa simplicidade das obras civis envolvidas, podendo em situaes especficas serem instaladas at em poos de visita. Tratando-se da elevao de esgoto sanitrio, que transporta slidos, dois aspectos importantes devem ser considerados no uso das bombas centrfugas: o rotor da bomba deve ser do tipo aberto, para passagem de slidos de at 70 a 100 mm que eventualmente podem ser arrastados pelo fluxo; as bombas devem ser afogadas, isto , com seu eixo de referncia abaixo do nvel mnimo no poo de suco, a fim de dispensar as vlvulas de p na entrada da suco, as quais obstruem a passagem de slidos em suspenso no lquido;

Para atender a este ltimo aspecto, as elevatrias podem ser: com poo seco adjacente ao poo de suco para instalao do conjunto moto bomba, quer de eixo horizontal quer de eixo vertical com motor e bomba diretamente acoplados, ou apenas com poo de suco (poo mido) para conjuntos motor bomba de eixo vertical, o qual prolongado por meio de acoplamento permite a instalao do motor livre dos nveis de inundao; e tambm para conjuntos submersos, motor e bomba acoplada diretamente e instalados abaixo do nvel do poo de suco, protegidos por carcaas de absoluta estanqueidade, os quais, para manuteno, podem ser alados por corrente de suspenso.

Conjunto moto bomba submerso (SABESP)

Velocidade especfica Os rotores das bombas podem ser classificados segundo um ndice chamado "velocidade especfica" (Ns) que, referido ao ponto de maior eficincia da bomba, definida como a rotao de um rotor semelhante, para a vazo de 1 m/s e altura manomtrica de 1 mca. Ns = N . Q1/2 / HM3/4 onde: N = rotao (em RPM),

Q = vazo (em m/s) e HM = altura manomtrica (em mca). Classificao e perfis de rotores segundo a velocidade especfica (Silvestre, 1979)

NPSH disponvel e requerido Quando as bombas no so afogadas, existe uma altura de suco a ser vencida pela aspirao provocada pelo movimento do rotor, que ocasiona presses inferiores presso atmosfrica local, limitadas pela presso de vapor do lquido, a partir da qual se inicia um fenmeno de formao de bolhas de vapor, misturadas massa lquida. Quando ocorre esse fenmeno, as bolhas de vapor so arrastadas pelo fluxo e quando chegam ao corpo da bomba, onde predominam as elevadas presses junto ao rotor, ocorre a destruio de tais bolhas (imploso), causando rudos, vibraes, diminuio da vazo e da altura manomtrica e, por consequncia queda no rendimento, alm da destruio das camadas metlicas do rotor e da carcaa da interna bomba, quer por efeito mecnico do martelamento, quer por efeito qumico de liberaes de ons de oxignio, ambos devidos as citadas imploses. Esse conjunto de fenmenos fsico-qumico denominado cavitao. Considerando-se dois pontos, 1 situado no NA do poo de suco e 2 situado no eixo e na entrada da bomba, pelo teorema de Bernoulli tm-se: P1/ + v1/2g = P2/ + v2/2g + HS + hS HS = (p1 p2)/ + (v1 - v2)/2g hS HS = altura de suco hS = perda de carga na suco p1 = presso atmosfrica local p2 = presso na entrada da bomba Desprezando-se as energias cinticas e as perdas de carga e se p2 = 0 resta que HS max = p1/ = 10,33 (ao nvel do mar e a 4C ver tabela), onde: HS max = altura de suco mxima (terica), sem ocorrncia de cavitao.

No entanto, como os valores desprezados so significativos e p2 0, ento HS max se reduz para um valor que depende do projeto de cada bomba, onde as perdas de carga entre o flange de entrada da bomba e o rotor determinam o que se convencionou chamar de NPSH requerido pela bomba, ou simplesmente NPSHR. A sigla NPSH (net positive suction head), no possui uma traduo literal muito significativa em nossa lngua. Pode-se entend-la como a presso no ponto imediatamente anterior ao flange de entrada da bomba, descontada da presso de vapor do lquido para aquela temperatura de bombeamento. Assim o NPSHR (requerido) uma caracterstica de cada bomba, ou seja, uma informao que o fabricante fornece nos seus catlogos e significa que, se a presso no ponto anterior ao flange da bomba (NPSH disponvel no sistema, ou simplesmente NPSH D) for igual ou menor do que o NPSH requerido, haver cavitao. Para evitar a cavitao o fator limitante , pois, a presso de vapor p V (tabela), que depende da temperatura do lquido que est sendo bombeado e da presso atmosfrica local p1 (tabela), a qual depende da altitude desse local. A presso atmosfrica local pode ser estimada pela equao abaixo (Reicharddt, 1985), a partir da qual se elaborou a tabela abaixo. Patm local = Patm nvel do mar / ex onde: x = altitude local / 8,4 (entrar com altitude em km)

Tabela

Pode-se ento escrever: HS max ( (p1 pV)/ hS) + ( (v1 - v2)/2g hB) Segundo Silvestre (1979), a perda de carga na bomba (hB) pode ser estimada atravs da equao, hB = . HM , onde HM = altura manomtrica e o chamado "coeficiente de cavitao", que no ponto de maior rendimento de cada bomba pode ser estimado pela expresso de Stepanov = 0,0012 . NS4/3, onde NS = velocidade especfica. A equao acima pode ser assim escrita ( (p1 pV)/ HS hS) ((v1 - v2)/2g + hB) O primeiro membro da equao contm as grandezas que s dependem da instalao e de sua localizao, denominando-se NPSHD (disponvel na instalao). Quando a bomba trabalha afogada, HS torna-se positivo nessa expresso e ento, genericamente pode-se escrever, como a seguir: NPSHD = (p1 pV)/ HS hS O NPSHD pode ser ajustado pelo projetista, alterando-se a altura de suco HS ou a parda de carga na suco hS durante a fase de concepo do sistema elevatrio. O segundo membro da equao depende das caractersticas da bomba e como j se disse denominado NPSHR . tambm como j se disse, o seu valor deve ser informado pelo fabricante da bomba. Portanto, no haver cavitao quando NPSHD NPSHR Deve-se adotar um fator de segurana ou, em outras palavras, manter uma diferena para maior no primeiro membro da relao anterior, em pelo menos 15%, segundo Silvestre (1979). Pode-se dizer que: NPSHD a carga residual disponvel na instalao, para a suco do fluido. NPSHR a carga exigida pela bomba para aspirar o fluido do poo de suco.

Tabela

Curva caracterstica do sistema Decidida a geometria mais eficaz, resta a escolha do conjunto moto bomba que cumpra o trabalho de elevao nas condies assim fixadas. Para isso, so necessrias consultas a fabricantes, aos quais devem ser fornecidas pelo menos as seguintes condies de servio: Natureza do lquido (gua, esgoto etc.); Temperatura do lquido (mdia); Peso especfico do lquido; Altitude ou presso atmosfrica local; Dimetro mximo de slidos (caso de esgoto); Vazo mxima de recalque; Alturas manomtricas de suco, recalque e total; NPSHD; Potncia calculada, tenso e frequncia eltricas disponveis; Curva caracterstica do sistema.

Para melhor deciso a respeito da escolha do conjunto moto bomba necessrio traar, a priori, a curva caracterstica das tubulaes, mais comumente chamada de curva caracterstica do sistema e que decorrente da equao da altura manomtrica: HM = HG + hf Sendo hf a soma das perdas de carga da suco e do recalque que pode ser escrita sob a forma: h f = * L v * Qn / D m onde LV o comprimento virtual ou equivalente que contempla, alm do comprimento real da tubulao, a somatria das perdas de carga localizadas, transformadas em comprimentos equivalentes de tubulao, o qual sendo conhecido, assim como o dimetro, permite escreverse: hf = k * Qn resultando, pois, HM = HG + k * Qn Adotando-se como equao de resistncia a equao de Hazen-Williams para a perda de carga distribuda hf ter-se-: n = 1,85 e k = 10,641 * C-1,85 * D-4,87 * LV e HM = HG + k * Q1,85

Colocando-se em abcissas as vazes e em ordenadas as alturas manomtricas, a correspondncia expressa nessa equao se mostra sob a forma de uma curva que denominada curva caracterstica do sistema (figura). Curva caracterstica do sistema

No caso de tubulaes em srie (trechos do recalque com dimetros diferentes), so traadas as curvas em separado para cada trecho, e obtm-se a curva do sistema somando-se as ordenadas (hf) para cada valor de vazo, a mesma em todos os trechos (figura).

Curva caracterstica do sistema tubulaes em srie

No caso de tubulaes em paralelo (linhas independentes de recalque), alimentadas pelo mesmo conjunto moto bomba, so traadas as curvas em separado para cada linha, e obtmse a curva do sistema somando-se as abcissas (Q) para cada valor de perda de carga, a mesma em todos os trechos (figura).

Curva caracterstica do sistema tubulaes em paralelo

Se for adotada a frmula universal de perda de carga distribuda como equao de resistncia ter-se-: n = 2 e k = 8 * f * LV * (g * 2 * D5)-1 e os procedimentos so os mesmos. HM = HG + k * Q Curvas caractersticas das bombas centrfugas As bombas centrfugas so mquinas hidrulicas construdas para, mediante a transformao da energia de presso, impulsionar uma dada vazo de lquido a uma altura desejada, vencendo as resistncias oferecidas quer pela gravidade (diferenas de cotas), quer pelas perdas nas tubulaes de suco e recalque (perdas de carga). Basicamente as bambas centrfugas so constitudas de um rotor solidrio a um eixo, acoplado a um motor eltrico (caso mais comum). O eixo transmite o movimento de rotao que, atravs de palhetas divergentes do centro para a periferia (figura), desloca o lquido em direo carcaa circundante, provocando uma depresso central que acarreta o afluxo de nova poro de lquido aspirado na conexo de suco. impulsionado contra a carcaa, o lquido animado de grande velocidade se depara com um conduto espiral de sees

transversais crescentes, que reduzem a velocidade e, consequentemente, aumentam a presso, conforme o princpio explcito na equao de Bernoulli: V/2g + p/ + Z = constante No interior da carcaa da bomba no h variao de Z (carga de posio), ento a diminuio da velocidade do lquido implicar aumento da presso. Corte da carcaa e rotor de uma bomba centrfuga

O lquido ao sair da bomba entra na tubulao de recalque, onde no h mais a variao da seo transversal, mas sim, a variao da carga de posio (Z). com a elevao do lquido no conduto haver uma consequente diminuio da carga de presso (p/) e da carga de velocidade (V/2g). Deve-se observar que, qualquer que seja o ponto de descarga, esta sempre feita a mesma presso (presso atmosfrica), significando que a presso residual nesse ponto de transforma em energia cintica. Variando-se a altura dos pontos de descarga, observa-se que a velocidade do jato diminui com o aumento da altura manomtrica, uma vez que a presso residual menor a cada ganho de altura. Variando-se a velocidade ao longo do conduto de recalque, h variao da vazo no mesmo sentido, pois a seo transversal constante (Q = V * A), ou seja, quanto menor a altura manomtrica a ser vencida, maior a vazo recalcada pela bomba, mantidos o rotor e a mesma rotao. Essa correspondncia pode ser expressa em um grfico atravs da curva caracterstica da bomba, vlida para bombas e rotores iguais.

Lanando-se no mesmo grfico a curva caracterstica do sistema (figura), pode-se obter o ponto de operao da bomba, que o ponto de cruzamento das duas curvas, representando o nico ponto de equilbrio sistema-bomba para uma mesma condio estvel. Deve-se lembrar de que nem sempre esse o ponto de melhor rendimento do conjunto moto bomba, pois essa curva de rendimento tambm varia com a vazo. Ponto de operao (cruzamento das curvas da bomba e do sistema)

Se a forma da carcaa e a rotao permanecerem constantes, a variao do dimetro do rotor (d) altera a posio da curva caracterstica no grfico, mantendo relaes definidas com a situao anterior (dimetro anterior). Essas relaes so: d1/d2 = Q2/Q1 = H21/2/H11/2 = P21/3/P11/3 onde o ndice 1 significa situao anterior e o ndice 2 significa situao modificada. Mantidos a forma da carcaa e o dimetro do rotor, alterando-se a rotao (N), h a alterao correspondente da curva caracterstica, mantendo as seguintes relaes: N2/N1 = Q2/Q1 = H21/2/H11/2 = P21/3/P11/3 As curvas caractersticas dos sistemas tambm podem sofrer variao da altura manomtrica, quer pela variao dos nveis no poo de suco e no reservatrio superior, alterando H G (figura), quer pela variao das perdas de carga, quando do envelhecimento da tubulao ou do fechamento parcial de uma vlvula (figura). Em ambos os casos, configura-se uma faixa de operao entre dois pontos de operao na curva da bomba.

Variaes no ponto de operao por alteraes na altura geomtrica

Variaes no ponto de operao por alteraes na perda de carga

Duas ou mais bombas podem trabalhar associadas; em paralelo (figura), para a mesma altura manomtrica, somando-se ento as vazes de recalque; ou em srie (booster, figura), para a mesma vazo, somando-se as alturas manomtricas. Neste ltimo caso, efeito similar pode ser obtido empregando-se rotores mltiplos. Associao de duas bombas iguais

As curvas caractersticas das bombas so sempre construdas para uma determinada rotao constante (RPM), variando as outras grandezas, inclusive o dimetro do rotor. Para essa rotao fixada, que depende do motor de acionamento, h uma vazo determinada para a qual o rendimento ser mximo. Essa vazo chamada de vazo normal ou nominal. Os grficos fornecidos pelos fabricantes em geral trazem as curvas de rendimento que permitem a seleo de bomba na vizinhana da vazo nominal (figura). Tambm so fornecidas as curvas relativas variao do dimetro do rotor e as curvas de NPSHR (NPSH requerido).

Curvas caractersticas de uma bomba centrfuga de 3500 RPM Fonte: Catlogo da KSB

No caso de esgoto sanitrio, em que as vazes afluentes so variveis ao longo do dia, importante o estudo dessa variao horria para ajustar as vazes de recalque por meio das bombas e de sua quantidade. Dessa forma busca-se a minimizao da capacidade do poo de suco.

Deve ser sempre considerada uma reserva que permita a desativao de um conjunto elevatrio. Pode ser uma unidade extra ou simples reserva na capacidade na capacidade dos conjuntos instalados, de 25% a 50% da vazo de recalque. Pelo menos dois conjuntos devem ser instalados e a diversificao deve ser mnima. Se possvel, todos os conjuntos devem ser iguais. Poos de suco Dada a natureza do lquido a ser recalcado (esgoto sanitrio), deve ser dada ateno cuidadosa geometria do poo de suco, evitando-se "zonas mortas", onde ocorre reduo de velocidade de escoamento, bem como superfcies horizontais ou de pequena inclinao, favorecendo depsitos de sedimentos. prefervel parmetros com forte inclinao (8 a 10 no mnimo), na direo do ponto de tomada das bombas (figura). Recomendaes usuais para poos de suco mltiplos (planta)

Deve-se evitar a formao de bolhas de ar junto suco, devidas queda livre do esgoto no poo, bem como a formao de vrtice, adotando-se altura de submergncia da abertura de suco maior que trs vezes o seu dimetro e geometria que induza rotao no fluxo (como por exemplo, entrada tangencial em poo de seo circular). Para o dimensionamento do poo de suco so definidos os seguintes parmetros: Volume til (Vu): o volume compreendido entre os nveis mximo e mnimo de operao das bombas; Volume efetivo (Ve): o volume compreendido entre o fundo do poo (na tomada das bombas) e o nvel mdio de operao; Tempo de deteno mdio (Td): a relao entre o volume efetivo e a vazo mdia de incio de plano, desprezada a variao horria de fluxo (k2): Qi = Qi med + I + Qc,i Td = Ve / Qi

Td < 30 minutos, Ve (em m) e Q (em m/min) Para o calculo do volume til (Vu) necessria a fixao do ciclo de funcionamento, a partir do menor tempo entre duas partidas sucessivas do motor, dado este que deve ser solicitado ao fabricante das bombas. Sendo T o tempo de um ciclo, tem-se: T=p+f Onde: p = tempo de parada; f = tempo de funcionamento. Sendo: Q = vazo de recalque e Qa = vazo mxima afluente ao poo de suco, ou seja, igual vazo mxima do alcance do plano (Qf) tem-se: Vu = p * Qa e Vu = f * (Q Qa) Com Q > Qa, da tem-se: P = Vu / Qa e f = Vu / (Q Qa) Portanto: T = p + f = Vu * (1/Qa + 1/(Q - Qa)) O tempo de ciclo (T) ser mnimo quando sua derivada em relao vazo afluente for nula: dT/dQa = 0 ou Vu * (1/Qa2 + 1/(Q Qa)2) = 0 equao que resolvida resulta em: Qa = Q/2 Substituindo-se na equao do tempo de ciclo (T), tem-se: T = 4 * Vu / Q ou ainda Vu = Q * T / 4 Onde: T um dado do fabricante, Q = 2 * Qa, com Vu (em m), Q (em m/min) e T (em min). Conhecido o volume til, calculam-se as dimenses do poo levando-se em conta alguns critrios prticos, a saber: O comprimento e a largura decorram das disposies dos conjuntos elevatrios, respeitadas as distncias entre as bombas e paredes, conforme recomendaes do fabricante (figura, por exemplo). Quanto altura (figura), devem ser considerados: A soleira da tubulao afluente pode coincidir, no mnimo, com o nvel mximo de operao das bombas; O nvel de extravaso pode coincidir, no mximo, com o nvel de afogamento da tubulao afluente (geratriz superior interna); A faixa de operao das bombas (N.A.max N.A.min) , em geral, superior a 0,60 m; O nvel mnimo de operao deve contemplar a altura de submergncia da entrada de suco e a altura para manter as bombas afogadas.

Poo de suco disposies relativas para fixao das alturas

Decididas as dimenses do poo de suco, verifica-se o tempo de deteno Td < 30 min, com a expresso j citada, ajustando-se as dimenses se necessrio. Na SABESP, em So Paulo, usual o tempo de ciclo T = 6 minutos (10 partidas por hora), da o volume til Vu = 1,5 Q, que em geral resulta num volume total do poo inferior ao exigido pela configurao de bombas e acessrios.

Das könnte Ihnen auch gefallen