Sie sind auf Seite 1von 9

LES Online, Vol.

1, No 1 (2009)

Da INTERveno INTRAveno: pistas para um activismo lsbico-feminista


Salom Coelho e Cristiana Pena

RESUMO Neste texto 1 , entendemos partilhar algumas observaes sobre o passado recente dos movimentos feminista e LGBT portugueses, lanando para o debate algumas ideias sobre o futuro das ligaes entre estes movimentos. Esta anlise destaca as relaes entre o feminismo, o lesbianismo e o movimento LGBT com o objectivo central de pensar a problemtica da (in)visibilidade das lsbicas dentro destas dinmicas.

1. FEMINISMOS E LESBIANISMOS: OS ANOS 80


A nossa reflexo partiu da anlise de como os documentos feministas (revistas, boletins, sites, etc.) representam as questes lsbicas e de como os documentos lsbicos representam questes feministas, procurando perceber as performatividades feministas e lsbicas: como so construdas discursivamente tais identidades, como so representadas, que assuntos tm destaque ou, no mnimo, se as questes lsbicas so representadas pelos feminismos e se as questes feministas so representadas pelo movimento lsbico. A este nvel encontrmos contradies discursivas (Oliveira, Pena, Nogueira, 2008; 2009). As lsbicas, por um lado, falam em apagamento das suas questes e do facto das feministas considerarem que era mau para a luta falar de lsbicas porque iam reforar o esteretipo da feminista que odeia homens, bem como afastar mulheres heterossexuais da luta (Amaral e Moita, 2004, p.100). As feministas, muitas delas lsbicas, dizem, por outro lado, que nunca assumiram que eram lsbicas, no movimento feminista, culpando-se pela sua prpria invisibilidade. Em entrevista concedida ao boletim Zona Livre (2000), do Clube Safo Associao de Defesa dos Direitos das Lsbicas (a mais meditica das associaes portuguesas exclusivamente dedicada s questes lsbicas), Maria Andrade referia Sim, reprimamo-nos a ns prprias () Acontece, sabe-se l porque artes mgicas, que cerca de 98% das mulheres que l trabalhavam eram lsbicas [referindo-se organizao feminista dos anos 80, o IDM Informao Documentao Mulher]. Para todos os efeitos, havia que reprimir o nosso lesbianismo () Era proibido demonstrar que ramos lsbicas porque, e cito, isso poderia afugentar as mulheres. () Calculo que sim [que essas proibies surgiam das prprias lsbicas] (p.9). Outras feministas, que no lsbicas, referiam: elas no se queriam assumir () no queriam que falssemos sobre lesbianismo e, s vezes, ns [feministas heterossexuais] at queramos falar sobre isso
Inicialmente apresentado no seminrio Para Alm do Arco-ris: Activismos LGBT e Feminista nos 40 anos de Stonewall, promovido pela UMAR Unio de Mulheres Alternativa e Resposta e pela No Te Prives Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, a 20 de Novembro 2009, no Instituto Portugus da Juventude, em Coimbra.
1

LES Online, Vol. 1, No 1 (2009)

(entrevista a feminista 1, 2008). Outras feministas, ainda, diziam que o lesbianismo sempre tinha estado presente (entrevista a feminista 2, 2009). Como seria possvel, ento, que as entrevistas feitas a activistas feministas e lsbicas pudessem ser to dspares? Uma resposta possvel seria que os feminismos tiveram vrias fases, vrios rostos, e, como tal, vrias experincia. Esta hiptese foi reforada pela anlise da revista feminista, dos anos 80, Artemsia. Esta revista, em todos os seus nmeros (3), teve artigos sobre lesbianismo, sendo que a questo central era a (in)visibilidade lsbica. Como afirma Maria Jos Magalhes, tambm as reunies do Grupo de Mulheres do Porto responsvel pela publicao - tinham uma componente sobre as questes lsbicas, sobre as suas experincias e sentimentos, sobre os problemas sociais que enfrentavam (Magalhes, 2009). E a pergunta por que so to dspares os discursos? comeou a iluminar-se. As feministas no lsbicas que afirmavam que o lesbianismo era nomeado reportavam-se, afinal, ao feminismo dos anos 80, em especial ala dita radical, da zona norte de Portugal, o que no podemos considerar, assim entendemos, representativo do movimento feminista portugus. Portanto, nos anos 70 e 80 havia silenciamento e invisibilidade das lsbicas no feminismo, imposta pelas feministas, mas tambm auto-imposta.

2. LESBIANISMOS E A EXPERINCIA NA MARCHA MUNDIAL DE MULHERES


Tentmos, igualmente, reflectir sobre as relaes entre feminismos e lesbianismos, na histria mais recente, sobretudo a partir de 1995, altura em que o movimento LGBT se torna um sujeito histrico dotado de voz prpria (Cascais, 2006, p. 122). Na histria contempornea dos movimentos feministas e lsbicos em Portugal incontornvel referir a primeira colaborao formal entre associaes e grupos de lsbicas e movimentos de mulheres e feministas: a integrao na Plataforma Nacional da Marcha Mundial de Mulheres2 (MMM), em 2000, do Grupo de Mulheres da ILGA-Portugal e do Clube Safo (Santos, 2005, p.131). O facto de haver uma cooperao formal era j indicador de avanos no relacionamento entre feminismo e lesbianismo. Lendo a Carta Mundial da MMM3, de 1998, verifica-se que esta no mencionava, uma nica vez, a palavra lsbica ou lesbianismo, nem fazia qualquer referncia a orientao sexual. As reivindicaes sobre orientao sexual e direitos das lsbicas s viriam a ser integradas na reviso de 2000, da Carta, e no foram adoptadas por todos os pases. No entanto, a coordenao portuguesa da MMM incluiu, desde o incio, nos documentos oficiais nacionais, o lesbianismo. Nas palavras de uma activista lsbica portuguesa quando comemos com o movimento da Marcha Mundial de Mulheres, () em Portugal muito dominada pelo MDM [Movimento Democrtico de Mulheres, do Partido Comunista Portugus], () pela Organizao das Mulheres Feministas, () a palavra lsbica no saa das bocas ()

Sobre a MMM ver <http://www.umarfeminismos.org/marchamundialmulheres/mmm.htm> (ltima consulta a 29 Novembro 2009)

3 Disponvel em <http://www.marchemondiale.org/qui_nous_sommes/charte/es/base_view> (ltima consulta a 29 de Novembro 2009)

LES Online, Vol. 1, No 1 (2009)

para que ns entrssemos tivemos que bater um bocado o p () para que a reivindicao lsbica, que uma das dezassete, fosse votada e includa. () E era extremamente difcil, e em cada interveno nos dizamos: ah sim, e as lsbicas? (Oliveira, Pena, Nogueira, 2008). Activistas feministas tiveram a mesma percepo que a activista lsbica referida. Almerinda Bento, membro da associao Unio de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), uma das associaes que integra a coordenao portuguesa da MMM, disse tambm que custava dizer a palavra lsbica. () As pessoas no estavam vontade, mas no o queriam mostrar porque era politicamente incorrecto (2009). Destas afirmaes, podemos verificar as dificuldades, mas tambm a importncia da ligao entre feminismo e lesbianismo: (i) a presena de lsbicas obriga reconfigurao dos discursos e reivindicaes feministas, funcionando como uma confrontao reflexiva (ii) as reivindicaes lsbicas ganham visibilidade, no s na prpria MMM, mas atravs da MMM, nos documentos oficiais, nas manifestaes, j que, de acordo com Almerinda Bento muitas [lsbicas e reivindicaes lsbicas] eram, pela primeira vez, visveis (2009). Apesar destes progressos na relao feminismo-lesbianismo, no possvel afirmar que se tratava de feminismo lsbico, tal como refere outra activista lsbica: O Clube Safo teve uma grande aproximao ao movimento feminista mas que de certa forma, no um feminismo lsbico mas um feminismo em geral. um feminismo que nunca foi um feminismo lsbico (Oliveira, Pena, Nogueira, 2008). Ainda que no seja possvel estabelecer uma relao causa-efeito linear, ao analisar a experincia da MMM, pudemos verificar que a ligao feminismo-lesbianismo se estreitou, tendo tido impactos nas actividades dos grupos feministas e grupos lsbicos, nomeadamente com a presena e subscrio de associaes feministas, como o MDM ou a UMAR (Santos, 2005, p. 130), do manifesto da Marcha do Orgulho LGBT, de Lisboa, em 2000, bem como a existncia, pela primeira vez, de um Manifesto Lsbico, na manifestao de Outubro de 2000, da MMM (Tavares, 2008, p.463). Para alm disso, o j referido boletim lsbico Zona Livre, mostra outros impactos que considermos terem sido tambm resultantes da integrao desta associao na MMM, verificando-se, no boletim, maior explicitao de temas de direitos das mulheres, nomeadamente o aborto (reivindicao central dos movimentos feministas), bem como referncia Comisso para a Igualdade e Direitos das Mulheres nos contactos ou a divulgao de iniciativas da Associao Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres e da UMAR. , ainda, de ressalvar a adeso do Clube Safo plataforma de luta pela despenalizao do aborto, em Portugal, Direito de Optar, bem como a participao da No Te Prives Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, em 2004, na campanha Fazer Ondas que trouxe o barco do aborto a Portugal.

3. LESBIANISMO E MOVIMENTO GAY


Procurmos tambm pensar esta relao entre feminismo e lesbianismo ao nvel de outras organizaes, tais como a rede ex aequo (associao de jovens LGBT e simpatizantes). No

LES Online, Vol. 1, No 1 (2009) tpico lesbianismo VS feminismo 4 , colocado no frum desta associao, em 2003, confrontava-se os membros do frum com o seguinte comentrio:
Falar sobre a relao entre lesbianismo e feminismo sempre complicado, principalmente pq ser lsbica n significa ser feminista, nem vice-versa. () O mov feminista foi acusado de odiar os homens. E quem deveria, segundo o esquema mental do patriarcado, odiar mais os homens? As lsbicas. Eis uma das fontes de mal entendidos q levaram muitas vezes ao "esquecimento" das lsbicas por parte do movimento feminista- nomeadamente o portugus. () Somos "esquecidas" ou queremos q nos "esqueam"?

A forma como a questo colocada j poderia ser, em si, reveladora do entendimento da relao feminismo-lesbianismo, pelo menos para a autora do comentrio, pelo uso do VS para se referir ligao feminismo-lesbianismo, e no um hfen, por exemplo, que colocaria as palavras mais em dilogo do que em oposio. As respostas revelam que h a percepo de que esse movimento [feminista], pelo menos na vertente radical, ja esta fora de moda (coxinha) ou, mesmo, que em Portugal, no tivemos um movimento feminista (sullenboy) respostas semelhantes sondagem realizada no site PortugalGay5, em Maio de 2006. Sobre a ligao entre os movimentos, pouco dito nas respostas do frum da rede ex aequo, centrando-se a discusso sobretudo na avaliao do prprio movimento feminista (at a nvel internacional, com referncia a vrias tericas feministas). O movimento LGBT tambm alvo de crticas, especialmente o seu carcter dogmtico (sullenboy), mas pensar a ligao de jovens lsbicas, gays, bissexuais, transgnero s estruturas associativas (feministas e LGBT) tema para outro momento que no o deste texto. Ao pensarmos a histria recente do movimento LGBT incontornvel falarmos de como, ao contrrio do que se verificou noutros pases ocidentais, o activismo lsbico no surgiu com o movimento feminista ou com a dissidncia face a estes (e, portanto, com raiz de pensamento feminista), mas com e do prprio movimento LGBT; como afirma Eduarda Ferreira, activista lsbica, ns nascemos e crescemos mais da nossa ligao ao movimento LGBT do que da ligao aos feminismos (apud Tavares, 2008, p. 464-465). Fazendo uma anlise de discurso desta activista, o recurso expresso crescemos mais da nossa ligao ao movimento LGBT parece indicar que h o sentimento de os lesbianismos no so parte integrante do movimento, mas algo relacionado com ele. No ser, tambm, indiferente para a viso dos lesbianismos como algo exterior mas relacionado com o movimento LGBT, o facto deste movimento ter nascido, em fora e com visibilidade, da luta contra a SIDA (Santos, 2005, p.132-133) e de como as lsbicas foram secundarizadas - at porque se sabe que as lsbicas no tm sexo, quanto mais infeces ou doenas que se transmitem sexualmente!

4 5

Disponvel em <http://www.rea.pt/forum/index.php?topic=171.0> (ltima consulta a 29 de Novembro de 2009) Disponvel em <http://portugalgay.pt/sondagens/arquivo2y.asp?uid=371> (ltima consulta a 29 de Novembro de 2009)

LES Online, Vol. 1, No 1 (2009)

O movimento LGBT reproduz, no raras vezes, sistemas de poder, hierarquizando opresses ou no tendo em conta a varivel gnero. Uma activista lsbica referiu que, numa reunio que teve na associao a que pertence, ouviu o seguinte comentrio: os gays so muito mais discriminados que as lsbicas (entrevista a lsbica feminista, 2009). A isto respondeu da seguinte forma: h a ideia de que as lsbicas so menos discriminadas porque pertencem ao imaginrio masculino heterossexual, ou porque o contacto entre mulheres socialmente aceite. No h a mnima noo de que ns, lsbicas, sofremos uma discriminao to forte ou pior que os gays. Ns nem sequer existimos [socialmente]! (W13). Para alm disso, o lesbianismo muitas vezes entendido como decalque ou derivao feminina da (homo)sexualidade masculina, ignorando-se os factores de aculturao prprias por serem mulheres (Carneiro, 2008, p.199). O universal homossexual, semelhana do falso neutro (Barreno, 1985), encobre tambm as mulheres lsbicas, dificultando a historiografia do lesbianismo e ocultando a sexualidade feminina, como se pode verificar noutras investigaes histricas (Coelho, 2008). A histria mostra que a ligao do feminismo e do lesbianismo nem sempre foi a desejvel, mas revela tambm as dificuldades, tenses e silenciamentos das lsbicas no movimento LGBT. No basta, por isso, reflectir, sobre a quase inexistente relao do feminismo com o lesbianismo, a nvel histrico ou terico. Ser igualmente necessrio (re)pensar a relao do lesbianismo com o movimento LGBT, bem como reflectir sobre as razes dos silenciamentos atravessarem todos os discursos de activistas LGBT, de feministas, da historiografia feminista, etc., e de como tal pode ser consequncia da inexistncia de um lesbianismo feminista. Ser, sobretudo, necessrio, julgamos, reflectir e construir novas formas de aco e pensamento poltico que possam contribuir para a visibilidade das lsbicas e suas reivindicaes.

3. QUE VISIBILIDADE LSBICA QUEREMOS?


Pensamos que ao nvel do associativismo o futuro est mais brilhante. No entanto, parecenos fundamental perceber porque que perante esta evoluo positiva continuamos a sentir que a invisibilidade das lsbicas se eterniza quer seja nos activismos feministas quer seja nos LGBT. O Clube Safo 6 encontra-se numa situao de impasse espera de eleger uma nova direco e, apesar do surgimento do LES Grupo de discusso sobre questes lsbicas7 (que pretende disseminar uma reflexo sobre o lesbianismo atravs da Internet) e de todos os blogs que falam de questes lsbicas, ainda nos parece insuficiente o espao ocupado pelas lsbicas, tanto no activismo como na criao duma cultura/comunidade lsbica que vive e se expressa atravs de discursos e em territrios que so s seus.

6 7

http://www.clubesafo.com/ http://www.lespt.org/

LES Online, Vol. 1, No 1 (2009)

semelhana da maioria dos pases ocidentais, tem havido uma certa resistncia da sociedade em reconhecer as lsbicas como cidads de plenos direitos (como se pode constatar pelo impedimento ao acesso reproduo medicamente assistida, por parte de lsbicas) contudo, em Portugal, para agravar esta situao, temos assistido tambm a uma certa resistncia das prprias lsbicas em lutar por esses mesmos direitos. A que se deve este silenciamento e invisibilidade dentro dos movimentos feminista e LGBT? Porque que as lsbicas ainda sentem alguma dificuldade em assumir a luta pelos seus direitos? A que se deve esta recusa em construir uma cultura que no viva refm duma cultura gay dominante? Pensamos que a permanente des-sexualizao do desejo das mulheres, o esteretipo do lesbianismo como uma relao de irmandade entre mulheres que tm dio aos homens ou que querem simplesmente ser como eles e a rejeio da incorporao duma

performatividade/identidade sexual lsbica por parte das lsbicas so, na nossa opinio, algumas das causas que conduzem a esta visibilidade invisvel. As lsbicas no interessavam ao movimento feminista por uma questo estratgica, ou seja, reforavam o esteretipo da feminista que odeia homens e que por isso prefere ter relaes com outras mulheres. A lesbofobia do movimento feminista e das prprias lsbicas conduz a esta invisibilidade. A misoginia e anti-feminismo da sociedade heteropatriarcal acentuam ainda mais esta situao. As lsbicas no interessavam, igualmente, ao movimento gay (tambm ele misgino) porque sendo estas vistas como mulheres masculinizadas que odeiam homens e que querem ocupar os seus lugares, as lsbicas no serviam os interesses da agenda e do imaginrio gay. De algum modo podemos dizer que as lsbicas so a anttese dos modelos e esteretipos de feminilidade a partir dos quais os gays construram as suas performatividades, as suas culturas simblicas e de consumo. Este esteretipo demasiado associado masculinidade contribui igualmente para o afastamento de muitas lsbicas do activismo e da criao duma rede e comunidade que fale e produza uma subcultura como a que os gays reproduziram e subverteram. Muitas lsbicas no se sentem representadas por esse esteretipo dominante e tendem a afastar-se do tudo o que mencione lsbicas. muito comum o argumento de evitar a guetizao e de que coisas s para lsbicas no fazem sentido porque as lsbicas so pessoas como as outras. A auto-invisibilizao e vitimizao lsbica so uma constante que se mantm ao longo da anlise desta relao entre activismos feministas, lsbicos e gays. Por isso, parece-nos importante reflectir sobre a problemtica da invisibilidade lsbica comeando por perguntar: que tipo de visibilidade reclamam as lsbicas? Comecemos por problematizar esta questo partindo da anlise dum caso onde activismos gays e lsbicos se cruzam. A Marcha LGBT de Lisboa deste ano o exemplo duma participao massiva e mais activa por parte das lsbicas. Mas apesar de presentes em maior nmero no tiveram direito a protagonismos, tal como se pode constatar pelas pessoas que discursaram e representaram as diversas associaes que organizam a marcha. No entanto, no deixamos de questionar se essa falta de protagonismo acontece porque imposta por terceiros ou porque parte duma auto-excluso das lsbicas? Se analisarmos a 8

LES Online, Vol. 1, No 1 (2009)

cultura dos mdia verificamos que nos ltimos anos se tem falado de lsbicas na televiso, nas revistas, nos jornais 8 contribuindo para a proliferao de representaes diversas que contrariam os esteretipos dominantes sobre o que ser e parecer lsbica. Devido presena de lsbicas mais visveis nos meios de comunicao foi possvel, em 2006, o aparecimento da Lesboa Party9. Apesar de inicialmente se dirigir ao pblico lsbico hoje conta com um pblico gay/hetero friendly. Poderemos questionar se esta deciso resulta do fantasma da guetizao, da existncia de um mercado lsbico bastante difcil de penetrar ou de ambos. A questo do mercado e do consumo outro dos aspectos a considerar. Nesta dcada apareceram na cidade de Lisboa, mais concretamente no Bairro Alto, Prncipe Real e Alcntara, restaurantes, bares e discotecas10 que so propriedade de lsbicas. Mas mais uma vez, estes espaos no so direccionados exclusivamente a este grupo. Ser por medo da tal guetizao ou ser porque a comunidade lsbica lisboeta demasiado pequena para a viabilidade dos negcios? A ausncia de espaos para lsbicas continua a impedir a visibilidade reclamada e a impossibilitar a construo duma cultura que represente a diversidade dos modos de vida lsbicos. Portanto, reconhecendo as discriminaes, excluses, silenciamentos e invisibilidades sofridas pelas lsbicas ao longo do tempo quer seja dentro do movimento feminista quer seja dentro do movimento LGBT e da sociedade em geral no podemos deixar de reflectir sobre um processo de auto-excluso e de lesbofobia internalizada que impede as lsbicas de aproveitarem uma conjuntura actual mais propcia vivncia plena da sua cidadania sexual11. j tempo de se libertarem da dependncia duma cultura gay, quer seja ao nvel dos recursos simblicos quer seja ao nvel da presena numa cultura de consumo. bvio que no existe um tipo de lsbica, existem muitas formas de viver e no por partilharmos a mesma orientao sexual que as nossas identidades vo ser homogneas. Mas mesmo no existindo essa ideia de Lsbica, poderamos assistir a uma proliferao de eventos, discursos e representaes diversificadas e que representem todos esses modos de vida lsbicos...mas essa dinmica cultural e social quase inexistente. E por isso voltamos a perguntar. Se temos cada vez mais visibilidade e continuamos a achar que no, afinal do que falamos quando falamos em visibilidade lsbica? Que visibilidade lsbica queremos? Ou como nos queremos ver a ns como lsbicas?

A srie L Word na RTP2, relao de Ellen Degeneres com Portia di Rossi noticiada em revistas, Solange F. apresentadora de televiso capa do Expresso, Ana Zanatti, reconhecida figura da TV portuguesa, assume-se como lsbica e Helena Paixo e Teresa Pires que tentaram casar no registo civil so entrevistadas para os telejornais. 9 http://lesboa.blogspot.com 10 Maria Lisboa, Salto Alto. 11 A cidadania sexual forma-se ao nvel social, poltico, legal, moral, cultural e geogrfico e implica uma srie de reivindicaes por direitos, alguns dos quais so reconhecidos enquanto legtimos pelo Estado ou sancionados. (Bell & Binnie, 2006; Richardson, 2000; Weston, 2002).

LES Online, Vol. 1, No 1 (2009)

3. INTRAVENO: DA VISIBILIDADE S VISIBILIDADES


A nosso ver, o activismo lsbico-feminista deve passar por desconstruir a prpria noo de visibilidade, porque a tendncia procurar uma visibilidade per si, sem colocar sob suspeita os critrios heterosexistas (usados para a definio dessa visibilidade) que tendem a ignorar as subculturas e o espao dito privado como produtor de prticas, to politicamente relevantes quanto as vividas no dito espao pblico. Neste sentido, a nossa proposta de um activismo que valoriza as micropolticas do quotidiano, o questionamento das identidades fixas, os espaos de socializao, as actividades aparentemente despolitizadas como as workshops, as equipas desportivas, os acampamentos, as bandas de msica, os grupos de ajuda, as fanzines, as redes sociais, os blogues. No fundo, aquilo que propomos uma INTRAveno, e no a exclusividade de uma aco poltica centrada na INTERveno, na poltica formal e de aproximao cultura dominante (associativismo, partidos polticos, ONGs, lobby poltico, etc.). Para que esta INTRAveno resulte em visibilidade e conquistas sociais, culturais, econmicas e polticas para as lsbicas, necessrio, na nossa perspectiva, um meta-activismo. Por metaactivismo entendemos a valorizao e criao de espaos e momentos de reflexo (informal ou acadmica) sobre estas prticas de INTRAveno, que resultar na conscincia de que as referidas prticas, bem como as vidas quotidianas, a cidadania sexual plena e as aces ditas do espao privado so formas de aco poltica. Esta INTRAveno implica uma matriz feminista-queer, (tambm) pela recuperao do slogan O pessoal poltico, do feminismo radical de segunda vaga, e pelo constante questionamento e subverso das prticas, das identidades fixas e naturalizadas, bem como do binarismo de gnero e da heteronorma, tal como referido anteriormente. Assim, ser relevante que o activismo lsbico-feminista, em Portugal, fomente o aparecimento de novas redes informais que potenciem uma INTRAveno, sempre aliada a um meta-activismo, que resultem no nA Visibilidade, mas em mltiplas visibilidades lsbicas.

REFERNCIAS
AMARAL, Ana Lusa e MOITA, Gabriela (2004), Como se faz (e desfaz?) o armrio: Algumas representaes da homossexualidade no Portugal de hoje, in Antnio Fernando Cascais (Org.), Indisciplinar a Teoria. Estudos Gays, Lsbicos e Queer, Lisboa: Ed. Fenda. BARRENO, Maria Isabel (1985), O Falso Neutro, Lisboa: I.E.D. BELL, David & BINNIE, Jon (2000), The Sexual Citizen: queer politics and beyond, Cambridge: Polity Press. CARNEIRO, Nuno Santos (2009), Homossexualidades Uma Psicologia entre Ser, Pertencer e Participar, Porto: Livpsic. CASCAIS, Antnio Fernando (2006), Diferentes como s ns. O associativismo GLBT portugus em trs andamentos, Revista Crtica de Cincias Sociais, 76, 109-126. COELHO, Salom (2008), Homoerotismo Feminino no sc. XVIII, Trabalho apresentado no seminrio Mulheres: dos discursos realidade, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal (no prelo).

10

LES Online, Vol. 1, No 1 (2009)

MAGALHES, Maria Jos (2009), Feminismo e Lesbianismo contributos para o debate, comunicao apresentada no encontro Movimentos Feministas e Lsbicos em Portugal: Interseces, promovido pelo LES Grupo de discusso de questes lsbicas, Porto, Portugal. OLIVEIRA, Pena, Nogueira (2008), Feminismos Lsbicos em Portugal: um primeiro olhar, comunicao apresentada no Congresso Feminista 2008, promovido pela UMAR Unio de Mulheres Alternativa e Resposta, Lisboa, Portugal. OLIVEIRA, J.M., PENA, C. & NOGUEIRA, C. (no prelo) Feminist Lesbians or lesbian feminists? Portuguese lesbians speak out. Feminism & Psychology. Special Issue on Lesbian Feminists Sonja Ellis and Elizabeth Peel (Orgs.) Aceite para publicao em Maio de 2009. RICHARDSON, Diane (2004), Locating Sexualities: From Here to Normality, Sexualities, vol. 7(4): 391411, SAGE Publications, London, Thousand Oaks, CA and New Delhi. Claiming Citizenship? Sexuality, Citizenship and Lesbian/Feminist Theory, Sexualities, vol. 3(2): 255272, SAGE Publications, London, Thousand Oaks, CA and New Delhi, 2000. SANTOS, Ana Cristina (2005), A lei do desejo: direitos humanos e minorias sexuais em Portugal, Porto: Afrontamento. TAVARES, Manuela (2008), Feminismos em Portugal (1947-2007), Dissertao de Doutoramento apresentada na Universidade Aberta: Lisboa. WESTON, Kath (2002) Gender in Real Time: power and transience in a visual age, Routledge, London & New York;

FONTES CONSULTADAS
Revista Artemsia, 1, 2, 3 Zona Livre, 1-59 Associao Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres <http://www.apem.org.pt> Clube Safo Associao de Defesa dos Direitos das Lsbicas <http://www.clubesafo.com> ILGA Portugal <http://www.ilga-portugal.pt> LES Grupo de Discusso sobre Questes Lsbicas <http://www.lespt.org> Marcha Mundial de Mulheres <http://www.marchemondiale.org> Movimento Democrtico das Mulheres <http://www.mdm.org.pt> No Te Prives Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais <http://www.naoteprives.org> PortugalGay <http://www.portugalgay.pt> Rede ex aequo <http://www.rea.pt> UMAR Unio de Mulheres Alternativa e Resposta <http://www.umarfeminismos.org> 11

Das könnte Ihnen auch gefallen