Sie sind auf Seite 1von 5

A matria de capa da Revista Administrador Profissional destacou o aumento da internacionalizao das empresas brasileiras e as oportunidades que se abrem para

que nossos profissionais tenham experincias de trabalho no exterior. Um dos executivos entrevistados foi Lucas Entringer Simes, que atuou na China. Em seu depoimento relata: O impacto de se morar na China nico, principalmente nos primeiros meses. Tudo bem diferente, comida, idioma, cultura, negcios, e isso mais do que tudo torna essa experincia to nica e interessante, tanto pelo lado profissional quanto pelo pessoal(Fonte: Administrador Profissional, Fev/2011, Ano 34, N 296) Segundo a autora do captulo uma situao como esta exigiria o desenvolvimento das habilidades citadas em: Escolher uma resposta.

a. Cuidados com apresentao profissional, pois inclui o asseio corporal e a vestimenta adequada a profisso, tipo de funo e localizao geogrfica. b. A capacidade de adaptao e flexibilidade, pois devemos conhecer a outra cultura sem sobrepor nossas valores sociais. c. Boas Maneiras e Etiquetas Sociais, pois envolve diretamente a questo de ter respeito por costumes diferentes e lidar com situaes difceis. d. Competncia social, pois integra todas as habilidades citadas, todas elas necessrias e importantes ao bom desempenho na situao apresentada. e. Habilidade de comunicao, pois alm dos fatores necessrios a comunicao eficaz, acresce a necessidade de aprender o idioma do pas.
QPara

responder a questo, leia o texto abaixo:

Entreviste voc tambm A entrevista de emprego virou um processo rigoroso, em que as empresas deslocam uma srie de profissionais para avaliar e falar com o candidato um diretor, uma pessoa de RH e o chefe imediato. Isso ocorre porque elas querem ter certeza de estar contratando a pessoa certa. O candidato tambm tem o direito e a responsabilidade de saber se ele vai dar certo na vaga. Para isso deve aproveitar a entrevista para se informar. Isso se faz perguntando. Fonte: Trecho da matria de Andra Giardino, Contatos Imediatos, publicada na revista Voc S.A., em fev. 2011. Considerando as recomendaes apresentadas durante a aula e no texto, escolha a afirmativa incorreta:

Escolher uma resposta.

a. importante conhecer alguns aspectos da cultura organizacional, para avaliar se so pertinentes s suas expectativas pessoais e profissionais. b. Fazer perguntas sobre as funes a serem desempenhadas oferece clareza sobre os desafios. c. Questionar o salrio e os benefcios oferecidos pela empresa o principal ponto da entrevista. d. Conhecer a cultura da empresa contratante significa identificar os valores em comum. e. Entender as expectativas da empresa fundamental para que voc faa uma escolha consciente.
QuObserve

a tirinha abaixo:

Disponvel em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://visaouniversitaria.files.word press.com. Durante a aula, discutimos a existncia de barreiras que dificultam ou impedem a comunicao. Que tipo de barreira comunicao est retratado na tirinha?

Escolher uma resposta.

a. Problema de semntica. b. Efeito de status. c. Ausncia de feedback. d. Distraes fsicas. e. Diferenas culturais.

Leia atentamente o texto: Uma pesquisa realizada pela Revista Voc S/A e apresentada em sua edio de Maro/2011, teve como objetivo definir o Mapa do Emprego no Brasil em funo da previso de contrataes para o ano de 2011. Participaram 217 empresas, de pequeno, mdio e grande portes, pertencentes a 17 setores diferentes. Uma das questes levantadas pela pesquisa buscou identificar quais so as caractersticas (entre habilidades tcnicas e comportamentais) que as empresas procuram na hora de contratar. O resultado foi apresentado como um ranking, onde as 10 caractersticas mais citadas foram: 1 boa comunicao; 2 flexibilidade; 3 liderana; 4 alta energia; 5 pensamento estratgico; 6 ingls; 7 - poder de conectar-se com pessoas; 8 otimismo; 9 poder de anlise; 10 raciocnio lgico. A partir da anlise destes dados possvel concluir que: Escolher uma resposta.

a. As habilidades mais procuradas na opinio das empresas pesquisadas se referem a habilidades comportamentais. b. Os requisitos mais valorizados pelas empresas mostram uma preocupao com o grau de instruo e a qualidade do ensino no pas. c. As empresas participantes da pesquisa so extremamente exigentes e procuram profissionais raros. d. O perfil profissional desejado apia-se em slida formao tcnica, pois as habilidades comportamentais variam entre as pessoas e a cultura organizazicional.

e. Habilidades tcnicas e comportamentais tm o mesmo peso na hora da contratao, segundo as empresas pesquisadas.

Question5
Notas: 1

No que diz respeito viso de mundo correto afirmar que: I) Pessoas que vivem na mesma regio tm vises de mundo idnticas, pois a cultura regional influencia a todos. II) A viso de mundo de cada pessoa pode ser afetada pelo tipo de educao que recebe e os valores familiares. III) Existem vises de mundo diferentes, sendo que a viso de mundo linear considerada como mais atual. IV) A viso de mundo particular (de cada um) e possibilita interpretar e dar significado a realidade que nos cerca. Esto corretas apenas as afirmaes expressas em: Escolher uma resposta.

a. II e IV. b. I e II. c. I e III. d. II e III e. III e IV.


Question6 Notas: 1

Para responder a essa questo, observe a tirinha abaixo:

A ilustrao mostra a atitude de uma pessoa com relao administrao financeira pessoal, que contraria recomendaes feitas durante a aula. Leia as afirmativas: I. A conquista da independncia financeira possvel, porm exige alta dose de determinao e disciplina. II. Os sonhos so importantes para motivar aes, mas a maioria das pessoas no consegue realiz-lo por falta de sorte. III. O dinheiro no traz felicidade, portanto a preocupao em poupar e investir dinheiro uma futilidade. IV. plenamente possvel uma pessoa de renda modesta tornar-se milionria num processo difcil, mas realizvel. As recomendaes contrariadas pela tirinha esto apenas em: Escolher uma resposta.

a. III e IV. b. I e IV. c. I e III. d. I e II. e. II e III.

Das könnte Ihnen auch gefallen