Sie sind auf Seite 1von 13

BREVES CONSIDERAES SOBRE O CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Edneia Freitas Gomes Bisinotto

1) INTRODUO

O presente trabalho trata acerca dos Direitos do Consumidor, oriundos da relao entre o consumidor e o fornecedor. Inicialmente foram apresentados os principais conceitos constantes do Cdigo de Defesa do Consumidor, quais sejam, consumidor, fornecedor, produtos e servios, tratou-se, de forma superficial, acerca da evoluo das leis sobre o assunto, finalmente foram apresentados os princpios que aliceram o CDC, e ainda, os principais direitos e obrigaes constantes da Lei n 8.078/91 (CDC).

2) CONCEITOS FUNDAMENTAIS CONSTANTES DO CDC

O Cdigo de Defesa do Consumidor, nos artigos 2 e 3 e pargrafos, apresentou os principais conceitos que regem a relao de consumo. Consoante o artigo 2 da Lei n 8.090/90 (CDC) consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final, ou seja, qualquer pessoa que compra um produto ou que contrata um servio, para satisfazer suas necessidades pessoais ou familiares.

Fornecedor, de acordo com o artigo 3 da mesma Lei, toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios.

No 1 do artigo 3, tem-se que produto qualquer bem, mvel ou imvel, material ou imaterial. Destacando que os produtos podem ser de dois tipos: durvel e no durvel. Este corresponde ao produto que acaba logo aps o uso, como por exemplo, os alimentos, um sabonete, uma pasta de dentes; j o durvel o que no desaparece com o seu uso, por exemplo, um carro, uma geladeira, uma casa.

Em contrapartida, servio qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusive as de natureza bancria, financeira, de crdito e securitria, salvo as decorrentes das relaes de carter trabalhista, como exposto no 2, artigo 3, CDC.

Assim, tudo o que voc paga para ser feito considerado servio, exemplo corte de cabelo, conserto de carro, de eletrodomstico, servio bancrio, servio de seguros, servios pblicos.

Tal como os produtos, os servios podem ser durveis e no durveis. Servio durvel aquele que custa a desaparecer com o uso. A pintura ou construo de uma casa ou uma prtese dentria so produtos durveis. Servio no durvel aquele que acaba depressa. A lavagem

de uma roupa na lavanderia um servio no durvel, pois a roupa suja logo aps o uso. Outros exemplos so os servios de jardinagem e faxina, que precisam ser feitos constantemente.

H ainda o servio pblico que aquele prestado pela administrao pblica. So os servios de sade, educao, transporte coletivo, gua, luz, esgoto, limpeza pblica, asfalto, entre outros. O Governo estabelece as regras e controla esses servios que so prestados para satisfazer as necessidades das pessoas. Os servios pblicos so prestados pelo prprio governo ou o governo contrata empresas particulares que prestam servios. So obrigados a prestar servios adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contnuos. Consumidores e cidados pagam por servios pblicos de qualidade, por isso tm o direito de exigir.

3) BREVE HISTRICO SOBRE O SURGIMENTO DA DEFESA DO CONSUMIDOR

Neste tpico h um relato acerca das primeiras leis que buscaram a defesa do consumidor, bem como uma sntese da evoluo de tais leis, com enfoque no surgimento da defesa do consumidor no Brasil.

A vida em sociedade fez com que surgisse a necessidade de o homem buscar produtos para sua sobrevivncia, os quais eram adquiridos pela troca de mercadorias e servios. Visto que sozinho no era capaz de satisfazer suas carncias foi necessrio buscar a complementao no outro, originando a relao de consumo, marcada desde o princpio pelo desequilbrio entre seus protagonistas - consumidor e fornecedor.

Assim, surgiram desde os primrdios, de maneira indireta, normas/leis em busca da igualdade entre referidos sujeitos da relao consumerista. Hodiernamente, tem-se que o Cdigo de Hamurabi, surgido por volta do sculo XIII a.C, na Babilnia, um dos mais antigos conjuntos de leis escritas j encontrado. Em seu artigo 25, 227, prescreve o seguinte - "Se um construtor edificou uma casa para um Awilum (Homens livres, proprietrios de terras, que no dependiam do palcio e do templo), mas no reforou seu trabalho, e a casa que construiu caiu e causou a morte do dono da casa, esse construtor ser morto".

No sculo XVIII a.C., o Cdigo de Mass, ndia, estabelecia sanes e ressarcimentos de danos para quem adulterasse alimentos ou entregasse coisa diferente da acordada, sempre com o intuito de prejudicar o consumidor/adquirente. O Direito Romano, no perodo clssico, responsabilizava o vendedor pelos vcios da coisa, a no ser que estes fossem desconhecidos por ele; no perodo Justiniano, referida responsabilidade era atribuda ao vendedor, mesmo que o defeito fosse desconhecido.

Em 1481, na Frana, havia punio fsica para o vendedor que enganasse o consumidor, por exemplo, quem vendesse leite com gua para aumentar o volume, era punido com banho escaldante. Nos Cdigos Penais de Portugal, de 1852 e 1886 havia represso a certas prticas comerciais desonestas. Na Sucia, a primeira legislao com vistas a proteger o consumidor, ocorreu em 1910. Nos Estados Unidos da Amrica, referida proteo surgiu em 1914, atravs da criao da Federal Trade Commission.

No Brasil, as preocupaes com as relaes de consumos surgiram nas dcadas de 40 e 60, quando foram criadas diversas leis regulando o assunto. Dentre essas leis pode-se citar a Lei n. 1221/51 Lei de Economia Popular, a Lei Delegada n. 4/62, a Constituio de 1967, com a emenda n. 1 de 1969 que consagrou a defesa do consumidor.

Em 1985, a Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas adotou a Resoluo 39/248, que estabeleceu Diretrizes para a Proteo do Consumidor ressaltando a importncia da participao dos governos na implantao de polticas de defesa do consumidor.

Assim, a proteo do consumidor, em nosso pas, ganhou importncia com a Constituio Federal de 1988, que a consagrou como garantia constitucional e como princpio norteador da atividade econmica. O artigo 48 do ADCT (Atos das Disposies Constitucionais Transitrias) determina a criao do Cdigo de Defesa do Consumidor.

Desse modo, em 11 de setembro de 1990, foi publicada a Lei n 8.078/90, popularmente conhecida como Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC),a qual entrou em vigor em 11 de maro de 1991, 180 (cento e oitenta dias) aps sua publicao, conforme estabelecido em seu artigo 118.

lamentvel que mesmo nos dias atuais o consumidor no seja tratado com o devido respeito que lhe de direito, em um cenrio onde a busca constante pelo lucro acaba prejudicando o responsvel pelo desenvolvimento econmico do pas. Mas, em contrapartida, o CDC, aps 22 anos de sua publicao, continua na luta em pelo equilbrio na relao de consumo, tutelando os direitos da classe hipossuficiente.

4) PRINCPIOS BASILARES DO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

O Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor foi editado segundo os Princpios de um Estado Democrtico de Direito aliado Dignidade da Pessoa Humana. Para tanto, o artigo 5, inciso XXXII, da Carta Magna, reza que o Estado promover, na forma da lei, a defesa do consumidor, como meio de garantia aos direitos vida, liberdade, segurana e propriedade, os quais tm ligao direta com o consumo.

A Carta Magna, em seu artigo 170, inciso V, prev a defesa do consumidor como um dos princpios gerais da atividade econmica, visto que o consumidor um dos responsveis pelo desenvolvimento econmico de um pas.

Para a implementao da defesa do consumidor mister se faz a criao de um conjunto de normas para reg-la. Destarte, o artigo 4 do Cdigo de Defesa do Consumidor trata acerca da Poltica Nacional das Relaes de Consumo, com vistas a atender s necessidades dos consumidores, respeitando a sade, dignidade, segurana, proteo dos interesses econmicos, melhoria da qualidade de vida, visando a transparncia e harmonia das relaes de consumo.

Para tanto a Poltica Nacional das Relaes de Consumo foi pautada em princpios, os quais visam preencher as lacunas existentes na constante busca pelo equilbrio nas relaes consumeristas, a saber:

1) Da Vulnerabilidade (artigo 1, inciso I do CDC) a vulnerabilidade do consumidor oriunda do princpio da isonomia, onde busca-se constantemente a igualdade, j que o consumidor o elemento mais fraco na relao de consumo, pois fica merc do fornecedor, que detm o poder econmico, ante o pleno domnio tcnico e econmico.

2) Do Dever Governamental (artigo 4, incisos II, VI e VII do CDC) - oriundo da Constituio Federal de 1988, onde incumbe ao Estado a responsabilidade em promover meios para a efetiva proteo do consumidor, principalmente atravs da fiscalizao.

3) Da Garantia de Adequao (artigo 4, inciso II, alnea d e inciso V do CDC) corresponde plena adequao dos produtos e servios ao binmio da segurana/qualidade que o fim ideal colimado pelo sistema protetivo do consumidor, respeitando seus interesses econmicos e buscando a melhoria de sua qualidade de vida.

4) Da Boa-F nas relaes de consumo (artigo 4, inciso III CDC) a Boa-F corresponde lealdade e cooperao nas relaes entre consumidor e fornecedor, com vistas a combater os abusos praticados no mercado, evitando que interesses particulares sobreponham-se aos interesses sociais. A Boa-F um princpio orientador, no qual as partes de uma relao jurdica devem se pautar, ou seja, o dever conduta que razoavelmente se espera das partes com vistas a impedir qualquer conduta abusiva.

5) Da Informao (artigo 4, inciso IV CDC) responsvel pelo esclarecimento acerca dos direitos e deveres dos consumidores e fornecedores, com vistas a harmonizar a relao de consumo. Com a edio da Lei 8.078/90, tornou-se ilegal qualquer ato ou procedimento que atente contra o direito informao do consumidor, assim, a informao tem que ser ampla, substancial, extensiva a todos os aspectos da relao de consumo desenvolvida.

6) Do Acesso Justia (artigo 6, incisos VII e VIII CDC) todos tm direito do acesso justia para invocar perante o Estado qualquer que seja o seu direito. Assim, teve o legislador a preocupao de fornecer subsdios, que pudessem facilitar ainda mais o acesso a todos os cidados justia, como um meio de defesa de seus direitos como forma de reequilibrar ou reduzir a distncia na qual se evoluiu entre o consumidor e o fornecedor.

5) DIREITOS BSICOS DO CONSUMIDOR

Os direitos bsicos do consumidor, constantes do artigo 6 do Cdigo de Defesa do Consumidor, foram editados segundo os Princpios apresentados no tpico superior, que regem a Poltica Nacional das Relaes de Consumo. possvel notar um mix de todos os princpios na formao dos direitos bsicos do consumidor. Vejamos:

a) O artigo 6, inciso I do CDC, prescreve acerca da proteo da vida, sade e segurana contra os riscos provocados por prticas no fornecimento de produtos e servios considerados perigosos ou nocivos corresponde ao dever do fornecedor de informar os possveis riscos que o produto/servio oferece vida, sade, segurana e patrimnio do consumidor, por exemplo, um alimento no pode conter uma substncia que pode fazer mal sade. O artigo 8 do CDC prescreve que os produtos e servios colocados no mercado de consumo no acarretaro riscos sade ou segurana dos consumidores, exceto os considerados normais e previsveis em decorrncia de sua natureza e fruio, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hiptese, a dar as informaes necessrias e adequadas a seu respeito. O fornecedor dos produtos e servios que forem nocivos ou perigosos sade ou segurana dever informar de maneira clara acerca dos riscos que podem causar sade e vida do consumidor. Referida informao dever ocorrer por meio de anncios publicitrios atravs dos meios de comunicao (imprensa, rdio e televiso), com vistas a evitar danos ao maior bem do ser humano vida.

b) Educao e divulgao sobre o consumo adequado dos produtos e servios, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contrataes - diz respeito ao direito de o consumidor receber orientao acerca do consumo adequado e correto dos produtos e servios colocados disposio no mercado de consumo. Pois assim, pode optar, decidir e escolher o produto ou servio existente no mercado, que atenda sua necessidade.

c) Informao adequada e clara sobre os diferentes produtos e servios, com especificao correta de quantidade, caractersticas, composio, qualidade e preo, bem como sobre os riscos que apresentem a informao deve ser adequada e clara, no deixando dvidas acerca do produto. Referida informao engloba a especificao correta da quantidade, caractersticas, composio, qualidade e preo do produto, assim como dos riscos que o produto possa oferecer. Importante destacar que a informao se limita aos compostos e se apresentam alguma contra indicao, no englobando o segredo industrial, que direito do produtor.

d) Proteo contra a publicidade enganosa e abusiva, mtodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra prticas e clusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e servios - correspondem ao dever do fornecedor de publicar de modo exato, a oferta do produto oferecido, com vistas a evitar que o consumidor seja induzido a erro.

Destarte, o consumidor tem o direito de exigir que tudo o que for anunciado seja cumprido. Destaca-se que a publicidade enganosa e abusiva so proibidas pelo CDC e, consoante o artigo 67 do diploma legal, so consideradas crime.

A publicidade enganosa quando contenha qualquer informao/comunicao publicitria falsa, no todo ou em parte, ou que de qualquer modo, induza o consumidor em erro, acerca da sua natureza, caractersticas, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preo e quaisquer outros dados sobre produtos e servios.

abusiva, a publicidade discriminatria de qualquer natureza, a que incite violncia, explore o medo ou a superstio, se aproveite da deficincia de julgamento e experincia da criana, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa sua sade ou segurana.

H, ainda, a proteo contra clusulas abusivas, ou seja, as que so excessivamente onerosas ao consumidor. O artigo 51, incisos I ao XVI, do CDC, elenca as clusulas contratuais quanto ao fornecimento de produtos e servios, que so nulas de pleno direito.

e) Modificao das clusulas contratuais que estabeleam prestaes desproporcionais ou sua reviso em razo de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas - este direito oriundo do princpio Pacta sunt servanta (os acordos devem ser cumpridos), visa proteger o consumidor que assina um contrato com clusulas pr-redigidas pela outra parte e, estas no so cumpridas ou acabam por prejudic-lo.

O artigo 47 do CDC prev que as clusulas contratuais sero interpretadas de maneira mais favorvel ao consumidor. Assim, o consumidor pode requer que tais clusulas sejam modificadas ou anuladas pelo juiz.

f) Efetiva preveno e reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos - a modificao das clusulas contratuais que estabeleam prestaes desproporcionais ou sua reviso em razo de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas refere-se comunicao, pelo consumidor, autoridade competente, acerca da descoberta de algum vcio em potencial no produto adquirido, visando a troca do produto ou devoluo do valor pago. Destaca-se que a reparao pode ocorrer na esfera administrativa ou judicial.

g) Acesso aos rgos judicirios e administrativos com vistas preveno ou reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteo Jurdica, administrativa e tcnica aos necessitados - com vistas a auxiliar o consumidor, parte frgil na relao de consumo, a ter acesso ao Judicirio em busca da defesa de seus direitos devidamente assegurados no CDC. Um instrumento de destaque na execuo deste direito a inverso do nus da prova, que corresponde transferncia ao responsvel pelo dano, do nus de provar que no houve culpa de sua parte, que a mesma exclusiva da vtima ou que houve fato superveniente.

h) Facilitao da defesa de seus direitos, inclusive com a inverso do nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critrio do juiz, for verossmil a alegao ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinrias de experincias j que o fornecedor a parte que detm o poder econmico e financeiro na relao consumerista, nada mais justo que a prova dos fatos seja de sua responsabilidade, por isso a inverso do nus da prova, com vistas a facilitar o acesso do consumidor Justia, para ver/ter seus direitos garantidos.

i) Adequada e eficaz prestao dos servios pblicos em geral os servios pblicos, como por exemplo, o transporte coletivo, o fornecimento de gua e energia, so fornecidos por particulares, mas com a concesso do poder pblico estatal, por isso devem ser prestados de forma adequada e eficaz, consoante determina o artigo 22 da Lei n 8.078/90 (CDC).

6) MEIOS DE EXECUO DA POLTICA NACIONAL DAS RELAES DE CONSUMO

O Poder Pblico, para a execuo da Poltica Nacional das Relaes de Consumo, conta com os alguns instrumentos colocados sua disposio para fazer valer os direitos estampados no Cdigo de Defesa do Consumidor. Referidos instrumentos esto elencados no artigo 5, incisos I a V, do CDC, a saber: I manuteno de assistncia jurdica, integral e gratuita para o consumidor carente; II instituio de Promotorias de Justia de Defesa do Consumidor, no mbito do Ministrio Pblico; III - criao de delegacias de polcia especializadas no atendimento de consumidores vtimas de infraes penais de consumo; IV - criao de Juizados Especiais de Pequenas Causas e Varas Especializadas para a soluo de litgios de consumo; V - concesso de estmulos criao e desenvolvimento das Associaes de Defesa do Consumidor.

7) SANES CONSTANTES DO CDC PARA O FORNECEDOR QUE DESRESPEITAR SUAS REGRAS

No Cdigo de Defesa do Consumidor existem penas para aquele fornecedor que no obedecer suas regras. Referidas penas so chamadas sanes administrativas, encontram-se listadas no artigo 56, incisos I ao XII, a saber: multa; apreenso do produto; inutilizao do produto; cassao do registro do produto junto ao rgo competente; proibio de fabricao do produto; suspenso de fornecimento de produtos e servios; suspenso temporria da atividade; revogao de concesso ou permisso de uso; cassao de licena do estabelecimento ou da atividade; interdio total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou de atividade; interveno administrativa; imposio de contrapropaganda. Referidas sanes podem ser aplicadas cumulativamente.

Importante destacar que alm das sanes administrativas retromencionadas, h tambm as de natureza civil penal e das definidas em normas especficas, como prescreve o caput do artigo 56 do CDC.

8) CONSIDERAES FINAIS

Ante o exposto denota-se que desde os primrdios houve a necessidade de estabelecer normas, determinando direitos e obrigaes nas relaes de consumo, com vistas a evitar o prejuzo da parte frgil, o consumidor.

Restou claro que o desenvolvimento econmico responsvel pela disparidade entre o consumidor e o fornecedor, j que este busca o lucro de forma desenfreada, para tanto, utilizam de prticas arbitrrias e desleais, com publicidade enganosa e abusiva, na tentativa de enriquecimento e domnio de mercado.

O interessante que o CDC mesmo aps 22 anos de publicao continua protegendo o consumidor, isso graas base slida sobre a qual foi construdo, os princpios basilares que nortearam a criao, amparo e fiscalizao dos direitos do consumidor, classe esta que est cada vez mais atenta quanto aos direitos que a contemplam.

9) REFERNCIAS

ARRUDA ALVIM, Jos Manoel de. Cdigo do Consumidor Comentado. 2 Edio; So Paulo; Revista dos Tribunais.

BRASIL. Constituio (1998). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia; DF: Senado, 2011.

BRASIL. Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990.

SOUZA, Miriam de Almeida. A Poltica legislativa do Consumidor no Direito Comparado. Belo Horizonte: Edies Cincia Jurdica, 1996.

Das könnte Ihnen auch gefallen