Sie sind auf Seite 1von 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA OFICINA DE ELETRICIDADE E ELETRNICA

TENSES ELTRICAS

RELATRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM AULAS PRTICAS REFERENTES AGOSTO/2010.

Aluno: Vincios Lucca Prof: Joo Paulo Minussi

Santa Maria, Agosto de 2010


1

Sumrio
1. 2. 3. Objetivo ................................................................................................................. 1 Introduo.............................................................................................................. 1 Desenvolvimento ................................................................................................... 2

4. Conceitos: ................................................................................................................. 3 4.1 Tenso Monofsica: ............................................................................................ 3 4.2 Tenso trifsica: .................................................................................................. 3 5. Concluso.............................................................................................................. 5

1. Objetivo
Este relatrio tem como objetivo abordar o estudo em laboratrio das tenses eltricas, correntes e resistncias. O tema principal a tenso eltrica.

2. Introduo
Tenso a diferena de energia potencial eltrica entre dois pontos, sendo sua unidade Volts (V). Temos dois tipos de tenso, contnua e alternada, que representamos respectivamente por VDC e VAC. A tenso contnua aquela que no muda de polaridade com o tempo, isto , apresenta um plo sempre positivo e outro sempre negativo. A tenso alternada aquela que alterna o sinal de positivo para negativo periodicamente.

3. Desenvolvimento
Foram realizados vrios experimentos com medio de tenso eltrica com os voltmetros digital e analgico. Os resultados obtidos foram:

Eletrnico

Analgico

VAN= 222 V VBN= 221 V VCN= 219 V

VAB= 386 V VBC= 383 V VCA= 382 V

VAN= 225 V VBN= 220 V VCN= 220 V

VAB= 390 V VBC= 380 V VCA= 380 V

4. Conceitos:
4.1 Tenso Monofsica: Composta por uma fase que alterna o sinal entre positivo e negativo periodicamente. Grfico caracterstico:

Figura 1: Grfico de uma fase alternada de freqncia 60Hz Figura 1: Grfico de uma fase alternada de freqncia 60Hz

4.2 Tenso trifsica: Composta por trs ondas senoidais balanceadas, defasadas em 120 graus entre si, de forma a balancear o sistema, tornando-a muito mais eficiente ao se comparar com trs sistemas isolados.

Grfico das ondas da tenso trifsica:

Figura 2: Grfico de uma tenso trifsica de freqncia 60Hz.

Onde VP1, VP2 e VP3 so as fases A, B e C, respectivamente. Tenso Mxima o valor mximo da senoide que representa a tenso monofsica ou trifsica, seja de linha ou seja de fase. Tenso Eficaz uma tenso equivalente contnua da uma tenso alternada de perodo T, tal que produza o mesmo efeito em termos de potncia mdia da tenso alternada durante um perodo em uma resistncia de 1.0 ohm. Geralmente 220 Volts. Frequncia o numero de ondas senoidas completadas em 1 segundo. Geralmente 60Hz.

Perodo o tempo necessrio para completar uma onda senoidal. o inverso da freqncia , portanto , P = 1/60 = 0,01666.. segundos.

5. Concluso
Apesar das medidas experimentais estarem um tanto distantes daquelas apuradas pela teoria, ainda assim o experimento provou-se vlido. Um maior tempo de pesquisa no laboratrio poderia ser til de modo a compreender o porqu dessas disparidades

Das könnte Ihnen auch gefallen