Sie sind auf Seite 1von 44

Isosttica 3.

Equilbrio de Corpos Rgidos


Rogrio de Oliveira Rodrigues

3.1. Conceito de Deslocamento


Deslocamento definido como a variao de posio de um corpo, ou parte dele, dentro de uma determinada trajetria; Tal trajetria denominada de grau de liberdade, conforme visto no item 1.5; O Deslocamento pode ser: de Corpo Rgido; por Deformao.

Deslocamento de Corpo Rgido Quando um corpo slido solicitado por foras externas e todos os pontos do corpo descrevem a mesma trajetria, significa que o mesmo sofreu um deslocamento de corpo rgido.
d F F

Deslocamento por Deformao Quando um corpo slido solicitado por foras externas e o corpo se deforma, ou seja, muda de forma, significa que o mesmo sofreu um deslocamento por deformao.
d F

3.2. Condies de Equilbrio de Corpo Rgido


Um corpo rgido submetido a foras externas quaisquer estar em equilbrio desde que o mesmo no apresente deslocamento de corpo rgido. Para que isso ocorra torna-se necessrio estabelecer determinadas condies de equilbrio entre as foras externas e as foras internas dadas pelas reaes das ligaes e dos vnculos.

Condies de Equilbrio no Plano Como no plano, por exemplo (x,y), tem-se trs graus de liberdade, conforme visto no item 1.5, logo so necessrias trs equaes de equilbrio para garantir que o corpo no apresente deslocamento de corpo rgido.
y x z

F = 0 F = 0
x y

M = 0
z

Condies de Equilbrio no Espao Como no espao tem-se seis graus de liberdade, conforme visto no item 1.5, logo so necessrias seis equaes de equilbrio para garantir que o corpo no apresente deslocamento de corpo rgido.
y x z

F = 0 F = 0 F = 0
x y z

M = 0 M = 0 M = 0
x y z

3.3. Reaes das Ligaes


As reaes das ligaes so provenientes da vinculao interna das ligaes, figurando como incgnitas do problema. So aplicadas aos pares, com o mesmo mdulo a ser determinado, a mesma direo e os sentidos opostos a serem determinados, de tal modo que a soma de cada par no resulte fora adicional aplicada.

N Articulado - Plano
y x z

Representao
Fy

Vinculao Interna
Fy Fx

Fx

Reaes das Ligaes

N Rgido - Plano
y x z

Representao
Fy Fx

Vinculao Interna
Mz Fx Fy

Mz

Reaes das Ligaes

N Articulado - Espao
y x z

3 Representao
Fy Fx

Vinculao Interna
Fz

Fx Fz

Reaes das Ligaes

Fy

N Rgido - Espao
y x z

6 Representao Vinculao Interna

N Rgido - Espao
y x z Fz Fx Fx Fy Fz

Reaes das Ligaes


My Mx Mz Mx Mz

Fy

Reaes das Ligaes

My

3.4. Reaes dos Vnculos


As reaes dos vnculos so provenientes da vinculao interna dos vnculos, figurando como incgnitas do problema. So aplicadas individualmente, com o mdulo a ser determinado, com a direo definida e com o sentido a ser determinado.

Apoio Mvel - Plano

Representao

1 Vinculao Interna

Apoio Mvel - Plano


y x z

Fy

Reaes dos vnculos

Apoio Fixo - Plano

Representao

2 Vinculao Interna

Apoio Fixo - Plano


y x z Fx

Fy

Reaes dos vnculos

Engaste Mvel - Plano

Representao

2 Vinculao Interna

Engaste Mvel - Plano


y x Mz z

Fy

Reaes dos vnculos

Engaste Fixo - Plano

Representao

3 Vinculao Interna

Engaste Fixo - Plano


y x Mz z Fx

Fy

Reaes dos vnculos

Apoio Fixo - Espao

Representao

Vinculao Interna

Apoio Fixo - Espao


y x z Fx Fz

Fy

Reaes dos vnculos

Engaste Fixo - Espao

Representao

Vinculao Interna

Engaste Fixo - Espao


y x z Fx Fz

Fy Mz Mx

Reaes dos vnculos


My

3.5. Memorial de Clculo


Memorial de clculo tem por objetivo explicitar o clculo estrutural na forma de texto, frmulas e desenhos esquemticos, devendo conter todas as informaes essenciais ao entendimento completo do projeto global; Entre outras informaes essenciais, tm-se: roteiro de clculo detalhado, conceitos utilizados, normas adotadas e premissas bsicas.

Roteiro de Clculo Determinao geomtrica; Subestruturas; Foras externas; Foras internas; Equaes de equilbrio; Recomposio; Verificao do equilbrio.

Determinao Geomtrica A determinao geomtrica do sistema estrutural deve ser feita conforme descrito no item 1.8; O nmero de barras necessrias BN equivale ao nmero total de equaes do sistema numrico a ser resolvido utilizando-se as equaes de equilbrio; O nmero de barras simples existentes BE equivale ao nmero total de incgnitas do sistema numrico a ser resolvido utilizando-se as equaes de equilbrio.

Determinao Geomtrica - Plano

BN

NBS

BG

F = 0 F = 0
x y

F = 0 F = 0 M = 0
x y z

Determinao Geomtrica - Espao

BN

NBS

BG

F = 0 F = 0 F = 0
x y z

F = 0 M = 0 F = 0 M = 0 F = 0 M = 0
x x y y z z

Subestruturas Separar as barras gerais BG e os ns articulados somente entre barras simples NBS, com as respectivas foras externas aplicadas com sentido correto e foras internas aplicadas com sentido qualquer, formando subestruturas isoladas do sistema estrutural.
BG NBS

Subestrutura 1

Subestrutura 2

Foras Externas Caso existam foras distribudas aplicadas nas barras gerais BG, substituir as mesmas por foras equivalentes, conforme visto no item 2.4;
P(x)

x L FE

x d

Foras Externas Caso existam foras concentradas inclinadas aplicadas nas barras gerais BG, substituir as mesmas pelas suas componentes, conforme visto no item 2.3.3;
F

F.cos o x

F.sen

Foras Externas Caso existam foras concentradas inclinadas aplicadas nos ns articulados somente entre barras simples NBS, substituir as mesmas pelas suas componentes, conforme visto no item 2.3.3.
F

F.cos

F.sen NBS

Foras Externas Caso existam foras concentradas aplicadas em ns articulados que unam barras gerais BG, aps a separao das mesmas j efetuada anteriormente, dividir cada fora em duas partes, de tal modo que a soma das partes seja exatamente igual a cada fora originalmente aplicada;
50 kN 20 kN 30 kN

Foras Internas Caso existam duas ou mais barras gerais BG, aps a separao das mesmas j efetuada anteriormente, aplicar as reaes das ligaes, conforme visto no item 3.3;
c c Hc Hc c

Vc

Vc

Foras Internas Retirar os vnculos existentes e aplicar as reaes dos vnculos, conforme visto no item 3.4.

Ha

a Va

b Vb

Foras Internas Barras Simples As barras simples BS figuram como incgnitas do problema; Caso exista barra simples BS, retirar a mesma e aplicar duas foras concentradas na direo da barra simples BS, com sentidos saindo dos pontos de ligao das extremidades e com o mesmo mdulo a ser determinado.
F1 F1

Equaes de Equilbrio As foras internas so as incgnitas do sistema numrico; Cada subestrutura isolada ter o nmero de equaes de equilbrio definido conforme visto na determinao geomtrica; Caso o sistema estrutural seja isosttico e no seja um caso excepcional, formar e resolver o sistema numrico da forma mais conveniente, porm sem alterar o sentido das foras internas decorrente do mdulo calculado ser negativo.

Recomposio

Representar novamente cada subestrutura isolada, recompondo as foras externas aplicadas conforme configurao original; Representar as reaes internas com o sentido correto, invertendo o sentido inicialmente proposto caso o mdulo calculado seja negativo.

Verificao do Equilbrio

Verificar se cada subestrutura isolada est equilibrada, aplicando-se novamente as equaes de equilbrio definidas pela determinao geomtrica; Caso o resultado seja a igualdade, pode-se afirmar que o sistema estrutural est em equilbrio de corpo rgido.

Exerccios

Obrigado!

Das könnte Ihnen auch gefallen