Sie sind auf Seite 1von 9

QUESTIONRIO GERAL SOBRE A LEI 8112

1-(LEI 8.112)A quem se aplica a lei 8.112/90? R: A lei 8112/90 institui o regime jurdico de todos os servidores pblicos civis, da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais. Assista tambm a este vdeo. 2-(LEI 8.112)De acordo com a lei 8112, o que um servidor? R: Servidor toda pessoa que esteja legalmente investida em algum cargo pblico. 3-(LEI 8.112)De acordo com a lei 8112, o que um cargo pblico? R: um conjunto de atribuies e responsabilidades, previstos em uma estrutura organizacional, que devem ser cometidos a um servidor. 4-(LEI 8.112)Como so criados os cargos pblicos? R: So criados por lei especfica. 5-(LEI 8.112) permitido um servidor prestar servios gratuitamente? R: A prestao de servios gratuitos, em regra, proibida, salvo em casos muito excepcionais que sero previstos em lei. 6-(LEI 8.112)Quais so os requisitos bsicos para que algum possa se tornar um servidor pblico? R: Nacionalidade brasileira, o gozo dos direitos polticos, a quitao com as obrigaes militares, quitao com as obrigaes eleitorais, o nvel de escolaridade mnimo exigido para o exerccio do cargo, a idade mnima de dezoito anos e aptido fsica e mental. 7-(LEI 8.112)Estrangeiros ento no podem ser servidores pblicos? R: Podem em apenas um caso. As universidades e instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica FEDERAIS podem prover seus cargos com professores, tcnicos e cientistas estrangeiros. Apenas neste caso so aceitos estrangeiros em cargos pblicos. 8-(LEI 8.112)A partir de quando o servidor ser considerado investido em cargo pblico? R: A partir de quando tomar posse no respectivo cargo. 9-(LEI 8.112)Como a Administrao Pblica pode preencher seus quadros de funcionrios e contratar servidores pblicos? R: Atravs de nomeao, promoo, readaptao, reverso, aproveitamento, reintegrao e reconduo.

10-(LEI 8.112)O que nomeao em carter efetivo? R: aquela em que o servidor nomeado para cargo efetivo, aqueles que no tm carter temporrio. 11-(LEI 8.112)O que nomeao para cargo em comisso? R: para quando o servidor for preencher cargo de confiana, de carter temporrio, podendo ser exonerado a qualquer momento, no interesse da autoridade competente. Assista a este vdeo. 12-(LEI 8.112)Como so preenchidos os cargos efetivos e em comisso? R: Por nomeao. No caso dos cargos efetivos, necessria a realizao prvia de um concurso pblico, para que os candidatos mais bem colocados sejam selecionados para ocupar as vagas. J os cargos em comisso no dependem de prvia realizao de concurso para serem preenchidos. 13-(LEI 8.112)Podem ser exigidos mais requisitos, alm dos mnimos, para o provimento dos cargos pblicos? R: Sim, se houver necessidade, estes requisitos sero estabelecidos em lei. 14-(LEI 8.112)Como se realizar o concurso pblico? R: Atravs de provas ou de provas e ttulos. 15-(LEI 8.112)O que so ttulos? R: Artigos publicados na imprensa, monografias, livros publicados, doutorado e outras coisas afins que atestem a capacidade intelectual de quem os possui. Os ttulos acrescentam alguns pontos nota final do candidato. 16- cobrada alguma taxa de inscrio no concurso pblico? R: Apenas quando for indispensvel ao seu custeio. Ainda assim, haver hipteses de iseno do pagamento desta taxa, que ser expressamente prevista no edital. 17- Quanto ser o tempo de validade do concurso pblico? R: De at dois anos, prorrogvel perodo igual sua durao inicial. 18- Como o candidato toma conhecimento do prazo de validade do concurso e as condies de sua realizao? R: O edital com todas essas informaes ser publicado no Dirio Oficial da Unio e em jornal de grande circulao.

19- O que constar no termo de posse?R: As atribuies, os deveres, as responsabilidades, e os direitos inerentes ao cargo ocupado. 20- Qual o prazo para que o investido em cargo pblico tome posse de seu cargo? R: 30 dias, contados da data da publicao do ato de provimento. 21- E se o servidor no puder tomar posse no tempo estipulado? R: Ele ainda tem a opo de passar uma procurao especfica para que algum o faa por ele. 22- De quanto o prazo para que o servidor empossado entre em exerccio? R: 15 dias, contados da data da posse. 23- O que acontece se o servidor no entrar em exerccio no prazo legal? R: Ser exonerado ou ser tornado sem efeito o ato de sua designao. 24- A quem compete dar exerccio ao servidor empossado? R: autoridade competente do rgo ou entidade para onde foi nomeado ou designado o servidor. 25- De quanto a durao mxima do trabalho semanal dos servidores? R: 40 horas. 26- Qual o mnimo de horas trabalhadas pelo servidor por dia? R: 6 horas. 27- E o mximo? R: 8 horas. 28- Quando comea o exerccio do servidor que for designado para funo de confiana? R: Na mesma data da publicao do ato de designao. 29- De quanto ser o tempo do estgio probatrio? R: 2 anos. 30- O que ser avaliado durante o estgio probatrio? R: Assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade. 31- Quando ser apresenta autoridade competente a avaliao de desempenho do servidor durante o estgio probatrio? R: 4 meses antes do trmino do estgio probatrio. 32- O que acontecer ao servidor no aprovado no estgio probatrio? R: Ser exonerado. Se estvel, ser reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.

33- Aps quanto tempo de exerccio o servidor adquirir a estabilidade? R: Aps 3 anos de efetivo exerccio. 34- Quais so os nicos casos em que o servidor estvel pode perder o cargo? R: Em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou processo administrativo disciplinar, no qual lhe seja assegurada ampla defesa. 35- O que readaptao? R: a investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica. 36- E se no for possvel readaptar o servidor que sofreu limitao em nenhum outro cargo? R: A ele ser aposentado. 37- O que reverso? R: o retorno atividade de servidor aposentado ou por invalidez ou mesmo no interesse da administrao. 38- O que reintegrao? R: a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultando de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial. 39- E se o antigo cargo do servidor tiver sido extinto? R: Nesse caso o servidor ficar em disponibilidade. 40- E se o cargo j estiver provido? R: Ento o seu eventual ocupante ser reconduzido ao cargo de origem ou aproveitado em outro cargo, o posto em disponibilidade. 41- O que reconduo? R: o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado decorrente de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo ou reintegrao do anterior ocupante. 42- Como se chama o retorno atividade do servidor posto em disponibilidade? R: Aproveitamento.

43- Quais so as possveis causas de vacncia do cargo pblico? R: Exonerao, demisso, promoo, readaptao, aposentadoria, posse em outro cargo inacumulvel e falecimento. 44- Como pode se originar a exonerao de servidor pblico? R: A pedido do servidor ou de ofcio. Assista a este vdeo. 45- Em que caso pode haver exonerao de ofcio? R: Quando no satisfeitas as condies do estgio probatrio ou quando, tendo tomado posse, o servidor no entrar em exerccio no prazo estabelecido. 46- O que vencimento? R: a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. 47- O que remunerao? R: o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. 48- O vencimento do servidor pode ser eventualmente reduzido? R: No, o vencimento irredutvel. 49- Qual o valor mnimo da remunerao do servidor? R: Nenhum servidor receber menos do que o valor do salrio mnimo. 50- possvel que haja descontos compulsrios sobre a remunerao do servidor? R: Apenas por imposio legal ou com mandado judicial. 51- Quais as licenas podem ser concedidas a um servidor? R: Por motivo de doena em pessoa da famlia, por motivo de afastamento do cnjuge ou companheiro, para servio militar, para atividade poltica, para capacitao, para tratar de interesses particulares e para desempenho de mandato classista. 52- Que licena concedida ao servidor no permitida a licena? R: A licena por motivo de doena em pessoa da famlia no permitida exerccio de atividade remunerada. 53- Quais as pessoas da famlia que estando doentes, do ao servidor direito de licena por motivo de doena em pessoa da famlia? R: Cnjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, ou dependente que viva as suas expensas e conste do seu assentamento funcional.

54- Quais os requisitos mnimos para que a licena por motivo de doena em pessoa da famlia seja concedida um servidor? R: Se a assistncia direta do servidor for indispensvel e no puder ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo ou mediante compensao de horrio e mediante comprovao por percia mdica oficial. 55- A partir de quanto tempo de licena consecutivas ou no, o servidor no receber sua remunerao? R: At 90 dias de licena, consecutiva ou no o servidor no far jus remunerao. 56- Alm do territrio nacional, quais os outros lugares e situaes que sendo o cnjuge ou companheiro transferido pode o servidor requerer uma licena para acompanh-lo? R: Para o exterior, para o exerccio de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo. 57- Por quanto tempo o servidor poder ficar licenciado por motivo de afastamento do cnjuge? R: O prazo para esta licena indeterminado. 58- Qual a hiptese em que poder haver exerccio provisrio em rgo ou entidade da Administrao Federal direta, autrquica ou fundacional, desde que para o exerccio de atividade compatvel com o cargo do servidor, cujo cnjuge precisou se afastar por motivo de trabalho? R: Quando o cnjuge ou companheiro tambm seja servidor pblico, civil ou militar, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. 59- Quanto tempo tem para voltar atividade o servidor que j cumpriu a licena para servio militar? R: Concludo o servio o servidor ter 30 dias, sem remunerao para reassumir o cargo. 60- O servidor candidato a cargo eletivo na localidade onde desempenha suas funes e que exera cargo de direo, chefia, assessoramento, arrecadao ou fiscalizao, quando ter que ser afastado dele? R: A partir do dia imediato ao do registro de sua candidatura perante a Justia Eleitoral, at o dcimo dia seguinte ao do pleito. 61- A cada cinco anos de efetivo exerccio, o servido poder se ausentar do trabalho para fazer um curso de capacitao por at quanto tempo? R: At 3 meses.

62- Pode ser concedida licena para tratar de assuntos particulares ao servidor em estgio probatrio? R: No 63- A critrio da administrao, podero ser concedidas ao servidor licenas para tratar de assuntos particulares por at quanto tempo? R: At 3 anos consecutivos 64- A licena para desempenho em mandato classista remunerada? R: No 65- Qualquer servidor que fizer parte do sindicato representativo da categoria pode requerer a licena para desempenho de mandato classista? R: No, apenas os servidores eleitos para cargo de direo no sindicato da classe, entidade fiscalizadora d profisso ou sociedade cooperativa constituda por servidores pblicos para prestar servios a seus membros. 66- O servidor investido em cargo eletivo fica obrigatoriamente afastado do cargo? R: No, tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital e de prefeito ser afastado de imediato, o de vereador, havendo compatibilidade de horrio poder exercer as duas funes 67- Para se ausentar do pas para estudar ou executar alguma misso oficial do governo brasileiro de quem necessita autorizao e por quanto tempo o servidor pode ficar longe de seu cargo para este fim? R: O servidor pode ficar at 4 anos longe de seu cargo com o fim de estudo ou misso especial do governo brasileiro. Mas para isso, necessrio uma autorizao do Presidente da Repblica, Presidente dos rgos do Poder Legislativo e Presidente do Supremo Tribunal federal. Para viajar por este motivo, o servidor necessita de todas essas autorizaes e no s de uma ou outra. 68- Se um servidor ficou afastado por 1 ano para cumprir misso oficial e aps 6 meses da sua volta ao cargo e seu efetivo exerccio, ele requereu uma licena para tratar de assuntos particulares. Essa licena poder ser concedida a ele? Se no, justifique. R: No poder ser concedida a licena para tratar de assuntos particulares, porque o tempo para requerer esta licena deve ser superior ao que ele se manteve afastado. Ou seja, s depois de transcorridos um ano ele pode requerer essa licena sem custos. Porque se ele ressarcir a despesa havia com seu afastamento, a sim... possvel. Lembrando que isso no se aplica aos servidores de carreira diplomtica.

69- O servidor pode pedir afastamento para participar de programa de aperfeioamento psgraduao? R: Sim, no interesse da administrao desde que esteja em efetivo exerccio h pelo menos, 4 anos, incluindo o estgio probatrio e que no tenham se afastado do cargo por motivos particulares e ou para curso de capacitao nos ltimos quatro anos.

Lembrando que a respectiva remunerao concedida ao servidor dura este afastamento do cargo.

70- O servidor pode se ausentar do servio por quais e motivos e quanto tempo? R: 1 Dia para doar sangue, 2 dias para se alistar como eleitor e 8 dias consecutivos para casamento e falecimento do cnjuge, companheiro, pais, madrasta, padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmos. Estes afastamentos so garantidos e sem qualquer prejuzo ao servidor.

71- Para acumular os cargos, pode o servidor exigir um horrio especial de trabalho? R: Para acumular um cargo, que esteja claro. Dentro da possibilidade de acumulao, fica condicionada comprovao de compatibilidade de horrio. Te que se verificar se um ou outro emprego no sair prejudicado porque o servidor no consegue exercer suas funes no tempo estipulado. 72- Como responde o servidor que agir irregularmente em servio? R: O servidor vai responder civil e administrativamente, de acordo com o delito cometido. A responsabilidade civil fica condicionada a ato omissivo ou comissivo prejudicial, doloso ou culposo, ao errio ou a terceiros. 73- Quais so as penalidades disciplinares que podem ser impostas a um servidor? R: O servidor que no age conforme as normas impostas pela lei est sujeito, dependendo da ilegalidade cometida, a advertncia, suspenso, demisso, cassao de aposentadoria, disponibilidade, destituio de cargo em comisso e destituio de funo comissionada. Lembrando que destituio no equivale demisso. 74- Cite 3 casos em que o servidor ser punido com demisso. R: Crime contra a administrao pblica, abandono de cargo e aplicao irregular de dinheiros pblicos. Abandonar o servio por mais de 30 dias consecutivos, configura abandono de emprego e assim ser punido com demisso.

75- Segundo a lei, a autoridade que tiver cincia de irregularidades no servio pblico deve tomar que procedimentos? R: Est na lei, mas nem sempre assim. De acordo co a lei 8.112/90 a autoridade deve imediatamente investigar, mediante sindicncia ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. Essa investigao poder ser apurada por entidade ou rgo diverso do que foi cometida a irregularidade desde claro, tenha competncia para tal. 76- Quando ser aplicada a pena de demisso? R: - crime contra a administrao pblica; Abandono de cargo; inassiduidade habitual; improbidade administrativa; incontinncia pblica e conduta escandalosa, na repartio; insubordinao grave em servio; ofensa fsica, em servio, a servidor ou a particular, salvo em legtima defesa prpria ou de outrem; aplicao irregular de dinheiros pblicos; revelao de segredo do qual se apropriou em razo do cargo; leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio nacional; corrupo; acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas; transgresso dos incisos IX a XVI do art. 117. 77- Falta ao trabalho por 29 dias consecutivos intencionais, configura abandono do cargo? R: No, s configura abandono do cargo falta intencional por mais de 30 dias. Entretanto, a remunerao ser descontada dos dias de falta injustificados.

Das könnte Ihnen auch gefallen