Sie sind auf Seite 1von 37

Informaes e dados da regio Sul do Brasil: Estados: Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

. Vegetao: Mata dos Pinhais ou de Araucrias (regies de planalto); Mata Atlntica (regio da Serra do Mar); Campos (na regio da Campanha Gacha ou Pampa no Rio Grande do Sul). Rios Principais: rio Paran, rio Uruguai, rio Itaja, rio Jacu e rio Pelotas Usinas Hidreltricas: Usina Hidreltrica de Itaip (no rio Paran), Machadinho (rio Pelotas) e It (no rio Uruguai).

Agricultura (principais produtos agrcolas): soja, trigo, arroz, algodo, cana-de-acar, laranja, uva, caf, erva-mate. Economia: bem diversificada e desenvolvida. Destacam-se as indstrias de transformao, automobilstica, txtil, alimentcia, produtos eletrnicos e tecnolgicos. A rea de servios tambm muito importante, destacando-se o turismo nas cidades litorneas, principalmente, de Santa Catarina. O comrcio tambm bem movimentado em toda regio Sul. Social: Grande parte das cidades da regio sul apresenta timos ndices sociais e de qualidade de vida. Turismo: as cidades litorneas possuem uma excelente infra-estrutura turstica (aeroportos, pousadas, hotis, parques, etc). As praias se destacam pelas belezas naturais, principalmente no litoral catarinense. H tambm o turismo histrico-cultural, com cidades de arquitetura do perodo da colonizao italiana e alem (final do sculo XIX e incio do XX). Cultura: muitas cidades do sul do pas foram fundadas por colonos alemes e italianos. Portanto, a cultura desta regio fortemente marcada pela influncia cultural destes pases europeus. Festa tpicas, danas, msicas e a culinria so marcadas por traos alemes e italianos. Na culinria podemos destacar o arroz carreteiro, chimarro e churrasco (tpicos do Rio Grande do Sul). Em Santa Catarina destacam-se os pratos a base de camaro, o marreco com repolho roxo e a bijajica. No Paran, os pratos mais tpicos so arroz com pinho, barreado e o carneiro no buraco. Principais Cidades da Regio Sul: - Estado do Paran: Curitiba (capital), Londrina, Maring, Foz do Iguau, Ponta Grossa, Cascavel, So Jos dos Pinhais, Colombo, Guarapuava. - Estado de Santa Catarina: Florianpolis (capital), Joinville, Blumenau, So Jos, Cricima, Lages, itaja, Japec e Jaragu do Sul. - Estado do Rio Grande do Sul: Porto Alegre (capital), Canoas, Gravata, Viamo, Novo Hamburgo, Alvorada, So Leopoldo e Sapucaia do Sul.

Definies Veja as definies apresentadas pelo professor Inami para as principais manifestaes folclricas do Paran: Fandango: bailado popular tpico dos caiaras e pescadores do litoral paranaense. Os danarinos usam tamancos com solado de madeira que so batidos no cho. danado em recinto fechado, de preferncia uma casa de madeira com tbuas de assoalho largas e flexveis. Um conjunto formado por viola, rabeca, violo e pandeiro so os responsveis pela msica. Para alimentar os fandangueiros, o prato especial o barreado. Congada da Lapa: bailado popular com representao cnica que se originou com os Jesutas. Eles utilizaram a congada para converter os africanos pagos. A manifestao chegou e se manteve no Paran, graas aos descendentes de escravos que faziam o auto no dia de So Benedito. Cavalhadas de Guarapuava: uma reminiscncia dos torneios da Idade Mdia. Revive as lutas entre os mouros e critos, com funo dramtico-religiosa. Boi de Mamo: rene outras manifestaes como a dana-do-pau-de-fitas, e a ressureio e morte do boi, tradio no litoral catarinense. Dana de So Gonalo: originria de Portugal, envolve reza e procisso em devoo a So Gonalo, santo popular em Portugal. Foram encontradas manifestaes dessa tradio tambm na Ilha dos Valadares. Cu-fub: uma melodia com texto e coreografia executados durante o mutiro prestado por lavradores em favor de um deles, em localidades do interior. Aps o trabalho oferecido um caf e almoo para os participantes.

POTRILHO - cavalinho mamo que ainda depende do leite materno da gua at os dois anos, quando vira potro apto para a doma. Na cena, o gacho est de volta "s casas" depois da lida de um dia no campo, tendo o potrilho baio junto da gua para que possa ser alimentado (Fonte: Agenda Gacha 2005, de Doroto Fagundes, com ilustrao do artista plstico Vasco Machado).

Tradies Gachas

"Nada melhor que as tradies para retemperar a sade de nossa alma brasileira" (Mrio de Andrade) NEM SEMPRE HERI....

O mito gacho recente, sua data mais antiga 1617, "mozos perdidos", que viviam inicialmente na proximidade de Santa F, atual Argentina. Em Buenos Aires eram chamados de "cuatreros e vagabundos", que roubavam e assolavam o campo. Em 1642, os jesutas registraram vagabundos que pilhavam as estncias das misses. Em 1759, foram designados de "gaudrios ou gachos", estes homens que circulavam pela Capitnia de Rio Grande de So Pedro. Durante a poca das safras eles conseguiam empregos temporrios nas fazendas de criao de gado.

Durante a Revoluo Farroupilha, eles perdem seu termo pejorativo e passam a serem considerados homens dignos, bravos, patriotas e destemidos. Eles so cultuados, a partir deste momento como indivduos irreverentes, guerreiros, ligados as lidas do campo e do gado.

O gacho, foi uma figura masculina, que em meados do sculo dezenove j era mito. Smbolo dos pampas, no decorrer da histria, torna-se um arqutipo de "Ser Nacional". Era-lhe atribudos predicados mltiplos como: hombridade, valentia, esprito de luta entre outras. Um homem que havia forjado uma forma de vida sob a qual o estigma da liberdade sinaliza seus passos. Um ser indomvel que vivia solitrio e desprendido de qualquer conforto. Foi estilizado e cultuado na literatura como um "centauro dos pampas"ou "monarca das coxilhas", um semi-deus que galopava livre distribuindo justia e generosidade. Grande parte da ideologia do gacho, encontra-se hoje preservada pelos atuais CTG's, que surgiram no final da dcada de 40, frutos de um desejo apaixonado de resgatar as razes da cultura gacha. Atravs de suas atividades, reproduzem com orgulho os hbitos do homem do campo, que colonizou e fez crescer o Estado, mantendo sempre acesa a chama da histria. Todo o povo gacho, sempre exaltou a coragem de seus ancestrais, canta seu apego terra e seu grande amor pela liberdade.

ORIGEM DO NOME

A origem da palavra GACHO, tem muitos segmentos. Segundo alguns autores, o termo provm do guarani e significaria "homem que canta triste", aludido provavelmente "cantilena arrastada dos minuanos". A maioria dos autores rio-grandenses, no entanto, diz que seria uma corruptela da palavra Huagchu, de origem quchua, traduzida por guacho, que significa rfo e designaria os filhos de ndia com branco portugus ou espanhol.

O CAVALO EM CENA

O folclore do Rio Grande, dignifica a magnitude da alma do povo gacho, legendrio na histria e amante fiel do seu bravo companheiro: o cavalo. No se concebe um gacho sem seu cavalo. A galope, este cavaleiro o rei dos pampas. Foi atravs de seus trpeis e cavalgadas que se completou a integrao da regio rio-grandense no sculo dezenove.

No campo vislumbrava-se este heri alado com seu pala esvoaante ao sabor do vento minuano. Em suas veias

correm todos os sangues: ndio, portugus e levemente negro. Assim era o jovial habitante dos pampas. Ao seu lado, uma linda prenda.

A DOMA

Este cavaleiro indomvel exmio domador. A doma a parte mais empolgante dos rodeios, o maior atrativo das festas dos Centros Tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Neste evento, o peo cavalga sem arreios, em plo. Homem e cavalo tentam uma aproximao. O animal corcoveia, pinoteia em uma luta feroz corpo a corpo. O peo insiste em domar o cavalo. O cavaleiro pode acabar beijando o cho ou o cavalo sossega domado. Todo este feito acompanhado pelo aplauso e delrio de uma grande assistncia. Uma doma festiva bonita de se ver! regada a gaita de fole, pessoas pilchadas, muitos cnticos e poesia. Podese ouvir: "Vou me embora , vou me embora Prenda minha, tenho muito o que fazer Vou partir para rodeio, prenda minha no campo do bem querer. No potreiro dos teus olhos, prenda minha Eu prendi meu corao Ficou preso e mui bem preso, prenda minha Este potro redomo".

OS COSTUMES DO GACHO

"Gacho, forte e gil, sua arma o lao, que atado a cincha do lombilho, o brao campeiro, boleia e arremessa com vigor o seu potente lao. Simples e ingnuo, desfaz as sugestes de desprezo, porque a liberdade a mais alta afirmativa da natureza humana". Os hbitos do gacho so em geral ligados vida no campo. Os mais conhecidos so: gil no uso do lao o gacho sabe laar um cavalo ou um boi usando o lao, feito de couro tranado. Ser condutor de gado, ou seja, tropeiro - normalmente esse trabalho realizado por um peo tanto de dia como noite, faa sol ou faa chuva, esteja nevando ou soprando o minuano. Fazer do cavalo um companheiro o gacho procura nunca se separar do cavalo, animal introduzido, no nosso rinco gacho, atravs das Misses, pelos padres jesutas. O cavalo chamado pelo gacho de pingo. O Rio Grande do Sul tem manadas de grande beleza: os baios, os alazes, os pangar e tantas outras pelagens. Seu alimento predileto o churrasco e o arroz de carreteiro. Sua bebida preferida o chimarro.

A ALEGRIA NO PALCO GACHO

As danas gachas so a legtima expresso de sua alma. Em todas elas v-se o esprito de fidalgia e o respeito a figura feminina, que sempre caracterizou o campesino rio-grandense. Todas tambm do margem para ele extravasar a sua criativa teatralidade.

As danas folclricas gachas, possuem uma peculiaridade, so sempre evolucionadas aos pares. Este fato encontra justificativa na formao histrica do povo gacho, uma sociedade que s se firmou e deitou razes nesta terra atravs da participao atuante da mulher. Ela jamais foi reclusa como as mulheres das Casas Grandes, dos engenhos do Nordeste. As danas dos pares entrelaados faz muito sucesso. A mais tpica representao tradicional do Rio Grande do Sul, no campo das danas, o velho "fandango". As danas folclricas so: Pezinho; Balaio; Chula; Xote; Boilaneira; Canaverde; Anu; Maanico; Tatu com Volta Romeiro; Tirana do Leno; Rancheira de Carreinha e a Chimarrita. As Danas de Salo so: Valsa; Vaneira; Vaneiro; Xote; Milonga; Bugio; Rancheira e Chamam.

INDUMENTRIA GACHA

A partir de 1865 definiu-se a indumentria do gacho atual. Vesturio caracterstico masculino: Chapu de couro ou de feltro de abas largas preso pelo barbicacho, o poncho sobre os ombros, o leno geralmente de cores vivas, de n corredio. Uma camisa de l ou de pano grosso. Na cintura, a "guaiaca", cinto largo onde traz a faca e a garrucha no coldre. As bombachas, calas largas apertadas no tornozelo, as botas com "chilenas" (esporas de rosetas grandes) e finalmente ao pulso a presilha do rebenque da vrias tiras, no esquecendo do lao de couro de burro. Est ele pronto nos pampas para enfrentar.

O Leno: Usado ao pescoo, pode ser de diversas cores, sendo a branca e a vermelha as mais comuns. No passado, tiveram conotaes polticas: o vermelho republicano (1835), maragato ou federalista (1893), maragato ou libertador (1923); a branca pica-pau (1893) e chimango (1923). O preto somente usado em sinal de luto. O leno amarrado por ns, sendo que h mais de dez modelos diferentes. Alguns exemplos: n-de-rodeio, "Assis Brasil", "farroupilha", n-de-domador, "namorador", cabea-de-touro e "rapadura".

Vesturio caracterstico feminino: De 1820 a 1870 a mulher gacha usou vestido de seda ou veludo, botinhas fechadas, travessa nos cabelos, leque, meias brancas e xale. Era a influncia europia. A mulher campesiana usava uma saia e um casaquinho, meias, cabelos soltos ou tranados, sapatos fechados e ao pescoo um pequeno tringulo de seda, chamado Fichu. A partir de 1870 at os tempos de hoje, a prenda usa vestido de chita sem muitos babados, meia branca, sapatilhas pretas sem salto alto, bombachinha, flor ou fita no cabelo e sem muitas jias e maquiagem. A prenda conserva a simplicidade da mulher gacha, sem afetar a beleza de um ser de padres morais superiores.

SEMANA FARROUPILHA

meia-noite do dia 7 de setembro de 1947 nasceu a chama crioula, iniciativa deste grupo de estudantes para homenagear os soldados mortos na Revoluo Farroupilha e na Segunda Guerra Mundial. A chama crioula que acabava de nascer significava a liberdade e a confraternizao entre os povos do mundo. No dia 11 de dezembro de 1964, atravs da Lei 4.850, a Assemblia Estadual do Estado do Rio Grande do Sul, oficializou a ronda gacha, com o nome de Semana Farroupilha. O perodo de comemorao passou a ser de uma semana, do dia 14 20 de setembro. Em 1996 , atravs de lei federal, o dia 20 de setembro foi oficializado o dia do gacho ou dia da liberdade, no qual so homenageados os heris da Revoluo Farroupilha. Na Semana Farroupilha intensa a programao dos CTGs no Brasil e em outros pases. No dia 14 de Setembro a chama crioula chega na maioria dos 2500 CTGs espalhados por todo o Brasil. A chama vai ao Parque da Harmonia, no centro de Porto Alegre, onde ficam acampados centenas de CTGs, durante a Semana Farroupilha. A chama crioula vai tambm ao Palcio Piratini, sede do governo do Estado. O prprio governador acende o candeeiro com a chama crioula, a qual ficar guarnecida por soldados da Brigada Militar at o dia 20 de Setembro. Durante a Semana Farroupilha so realizados estudos, palestras, atividades campeiras, culturais e tambm grandes bailes gauchescos. O Rio Grande do Sul, sob a magia e o encanto de suas belas paisagens, nos oferece um riqussimo folclore. To grande acervo brotou da convivncia do homem do campo s margens da fronteira, mesclado com as raas do litoral, comungado com a farta ddiva da natureza criadora.

O folclore gacho seiva da hospitalidade do povo rio-grandense, onde germinam usos e costumes espontneos. O folclore gacho tem o gosto marcante do chimarro, a alegria contagiante dos fandangos e o olhar matreiro do Cruzeiro do Sul.

ORAO DO GACHO

D. Luiz Felipe de Nadal, bispo de Uruguaiana

"Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo e com licena do Patro Celestial. Vou chegando, enquanto cevo o amargo de minhas confidncias, porque ao romper da madrugada e ao descambar do sol, preciso camperear por outras invernadas e repontar do Cu, a fora e a coragem para o entrevero do dia que passa. Eu bem sei que qualquer guasca, bem pilchado, de faca, rebenque e esporas, no se afirma nos arreios da vida, se no se estriba na proteo do Cu. Ouve, Patro Celeste, a orao que te fao ao romper da madrugada e ao descambar do Sol: "Tomara que todo o mundo seja como irmo ! Ajuda-me a perdoar as afrontar e no fazer aos outros o que no quero para mim". Perdoa-me, Senhor, porque rengueando pelas canhadas da fraqueza humana, de quando em vez, quase sem querer, eu me solto porteira a fora... ta potrilho chucro, renegado e caborteiro... mas eu te garanto, meu Senhor, quero ser bom e direito ! Ajuda-me, Virgem Maria, Primeira Prenda do Cu. Socorre-me, So Pedro, Capataz da Estncia Gacha. Pra fim de conversa, vou dizer meu Deus, mas somente para ti, que tua vontade leva a minha de cabresto pra todo o sempre e at a querncia do Cu. Amm." Fonte: Razes Histricas, adaptado do texto de Rosane Volpatto.

Santa Catarina

OKTOBERFEST, A FESTA DA CERVEJA

no ms de outubro, durante 18 dias de festa, que os moradores de Blumenau tm oportunidade de mostrar para o Brasil a riqueza cultural herdada dos antepassados vindos da Alemanha.

Criada em 1984, com o propsito de arrecadar fundos para a reconstruo da cidade castigada por duas grandes enchentes, a Oktoberfest tornou-se a maior festa das tradies germnicas na Amrica Latina e o principal destino turstico de Santa Catarina no ms de outubro. Mais do que isso: tornou-se a segunda maior festa da cerveja do mundo, perdendo apenas para Munique. Nesta cidade, a festa foi realizada pela primeira vez em 12 de outubro de 1819, em comemorao ao casamento do rei Lus I, futuro rei da Baviera, com a princesa Tereza sa Saxnia. Durante quase um sculo, a festa esteve ligada a corridas de cavalos, exposies, barracas com vendas de artigos locais e diversas atraes. Somente em 1918 que foi permitida a incluso de bebida alcolica, em especial a cerveja, dando comemorao a alegria que a tornou conhecida em todo o mundo.

Mas, alm dos milhes de litros de cerveja que so consumidos em Blumenau (SC), a Oktoberfest tem outros pontos fortes: o desfile de abertura, com a participao de carros alegricos, e o Bierwagen (carro da cerveja) que faz a alegria dos "loucos por cerveja" e circula todas as tardes festivas distribuindo chope de graa.

Blumenau, a cidade que acontece essa grandiosa festa, foi fundada em 1850 pelo mdico e farmacutico alemo, Hermann Bruno Otto Blumenau, que obteve do governo provincial as terras onde poderia criar uma colnia agrcola para imigrantes europeus. Nos primeiros anos de funcionamento, a colnia foi propriedade particular de seu fundador, mas dificuldades financeiras o foraram a pedir ao governo que assumisse o empreendimento. O doutor Blumenau ficou na direo da colnia at 1880, quando ela foi elevada categoria de municpio. O antigo territrio que, em 1934, compreendia 10.610 km2 foi reduzido aos 531 km2 atuais. No restante, h 31 outros municpios.

Blumenau considerada ainda, a capital financeira de Santa Catarina, a mais importante cidade do Vale do Itaja e concentra sua economia no setor industrial. A agroindstria, o setor de informtica, o setor metal-mecnico e a produo artesanal de cristais tambm so bastante desenvolvidos.

O centro da Oktoberfest, que fica na Vila Germnica, funciona o ano todo. Dez lojas instaladas em construes que lembram uma autntica vila alem vendem camisetas, canecas de chope com o smbolo da tradicional festa da cerveja, chocolates, vinhos e vrios outros itens artesanais. A rea conta tambm com restaurantes de comida tpica.

No d para deixar de visitar tambm o Museu da Cerveja, localizado na praa onde fica a Cervejaria Continental, que dispe de duas salas que abrigam peas utilizadas na fabricao da cerveja nas dcadas de 1940 e 1960. O espao exibe ainda, fotos antigas de Blumenau e imagens do lbum da Cervejaria Brahma.

O turismo a mais nova e cada vez mais rentvel atividade econmica de Blumenau que, em 1981, foi premiada pela imprensa especializada do Pas, como a Cidade Turismo do Brasil. Outras cidades catarinenses, seguindo o calendrio de Blumenau, tambm passaram a organizar festas tpicas em Santa Catarina no ms de outubro, dentre as quais se destacam a Oktoberfest em Joinville, a Fenarreco em Brusque e a Marujada de Itaja, dando vrias opes aos turistas que visitam a regio nesse perodo.

SCHTZENVETEIN O jeito europeu de viver e as tradies germnicas so facilmente percebidos pelos visitantes, por exemplo, nos clubes de caa e tiro espalhados pela cidade, que abriga tambm a sede da Federao Catarinense de Tiro ao Alvo.

Esses clubes de caa e tiro uma tradio que remonta o perodo da Idade Mdia, onde cada povoado dependia de suas prprias foras, para sobreviver e ento foi criada uma organizao de auto-defesa. Formou-se assim, corporaes de atiradores tambm no norte da Frana, Saxnia, Sua, Turquia e Tirol. Alm disso, era muito popular a realizao de grandes festas de caa nas propriedades dos senhores feudais. Amigos de distantes lugares reuniam-se para essas caadas de confraternizao. O melhor caador era proclamado o rei da caa e no ano seguinte a festa deveria ser realizada em sua propriedade.

Haviam ainda, muitos divertimentos, desfiles, com a participao dos chefes das cls e de toda a nobreza. Os brases e os estandartes dos nobres eram hasteados, e o produto da caada era transformado em um grande banquete que durava vrios dias. No sculo XIX essas festividades foram reduzidas aos folguedos das Schtzenfest.

Essa tradio veio para o Brasil atravs dos imigrantes alemes a partir de 1824, entrando pelo vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Pouco depois, em 1829, ela chega a So Pedro de Alcntara, perto de Florianpolis, para posteriormente ser registrada em Blumenau, em 1850.

Aqui, em terras brasileiras o campons teve que fazer uso da arma para se defender de animais selvagens e eventuais ataques de bugres. Entretanto, para proteger fauna de grandes abates, foram criadas stands de tiros, onde se pudesse praticar o tiro ao alvo.

Essas reunies cercadas de muita alegria, originaram as primeiras festas dos atiradores. A primeira festa oficial, entretanto, que reuniu todos os atiradores da colnia de Blumenau, aconteceu no dia 2 de dezembro de 1859 e foi dedicada ao aniversrio do imperador D. Pedro II. Com desenvolvimento da colnia, outros grupos foram sendo fundados e os colonos, demonstrando as suas habilidades, passaram a disputar entre si o ttulo de rei do tiro (Schtzenknig), transformando essas sociedades em lugar de diverso para as suas famlias.

Um dos aspectos importantes desses clubes a no-discriminao de classe entre os associados. Como a maioria das sociedades est localizada em distritos e zonas rurais, grande parte dos scios constituda por operrios e colonos, mas nas festas o mais simples lavrador e o mais abastado comerciante ou industrial se divertem juntos. interessante dizer que Blumenau o municpio que rene o maior nmero de sociedade de atiradores no mundo (34). Este fato causa espanto e admirao aos turistas europeus que visitam essa regio.

IMIGRAO ALEM Logo aps a independncia do Brasil, comearam a chegar o territrio os imigrantes alemes, perfazendo um total de 250 mil em 100 anos.

A imigrao alem, porm, no a mais significativa em termos numricos, representando aproximadamente 1/6 do total de italianos. Entre 1850 e 1909 entraram mais ou menos quinze mil alemes em cada dcada; para o perodo anterior o nmero quase insignificante (apenas 6.938 alemes foram assentados nas regies de So Leopoldo, Rio Grande do Sul (RS); Rio Negro, Paran (PR) e Mafra e So Pedro de Alcntara, Santa Catarina (SC). O maior fluxo ocorreu no perodo que se seguiu primeira guerra mundial: na dcada de 1920 aqui chegaram cerca de 75.000 alemes, quase 30% do total. Houve assentamentos de alemes em outros estados, mas foram efmeros, especialmente em Minas Gerais e na Bahia. No Esprito Santo, at hoje, os pomernios so objeto de curiosidade por terem mantido algumas das suas tradies, apesar da imigrao alem para aquele estado ter durado apenas um curto perodo.

OS DEZ MANDAMENTOS DA CERVEJA:

1. No envelhea, pois ela j vem pronta. Estocar a partir de 90 dias comea a perder qualidade. 2. Evite sol, para no oxidar, e as engarrafadas guarde em p. 3. Evite o congelamento. Gele na temperatura ideal. 4. Nunca volte geladeira aps o desgelo. 5. Tome na temperatura de 4 a 6 graus. Mais geladas que isso adormece as pupilas gustativas, comprometendo o sabor, e prejudica a formao da espuma na cerveja.

6. Use copos e canecas transparentes - estimula tomar pelo visual dourado. 7. Evite resduos de gorduras nos copos, acabam com o colarinho e liberam o gs carbnico, deixando o lquido meio choco. 8. Tome com colarinho para reter o aroma e evitar a liberao do gs carbnico. 9. Sirva corretamente. Derrame uma dose e espere o colarinho baixar, incline o copo a 45 graus, despejando o lquido devagar enquanto o colarinho sobe.

10. Ingira moderadamente para ter boa sade. Ela rica em vitaminas, carboidratos, protenas e aminocidos. hidratante por conter 90% de gua, e apenas de 3 a 5 graus de lcool. Um copo de cerveja contm apenas 80 calorias, sendo folclore associar o consumo de cerveja com a formao de barriga. Os acompanhamentos gordurosos que engordam.

CULINRIA ALEM
KASSELER MODA ANTIGA ALEM Ingredientes: 250g de po francs 1 tablete de caldo de bacon

1 colher de ch de sal 1/2 xcara de ch de mel 1/2 kg de cebola 1 colher de ch de pimenta-do-reino 1 colher de ch de manjerona 1 colher de ch de cominho 1 mao salsa Acompanhamento: 250 gramas de creme de leite 1 pitada de pimenta-do-reino 1 colher de sopa de cebola 6 batatas grandes Modo de Preparo: Colocar o po de molho no caldo de carne e bacon. Juntar os demais ingredientes. Colocar a carne numa assadeira, regar com o caldo e o mel. Assar em forno quente por 1/2 hora, regando 3 vezes. Se preferir, cozinhar numa panela em forno brando. Neste caso, no colocar o mel.

Acompanhamento: Ralar a cebola e misturar bem o creme de leite e a pimenta-do-reino. Abrir as batatas ao meio e rechear com o creme. Envolver em papel alumnio e assar por cerca de 1 hora. BOLO DE CERVEJA Ingredientes: 6 ovos 300 g de acar 3 colheres (sopa) de manteiga (cheias) 300 g de farinha de trigo 1 xcara (ch) de cerveja 1 colher (ch) de fermento em p

Modo de Preparo: Bater as claras em neve e, sem parar de bater, adicione o acar, a manteiga, as gemas e a farinha j misturada com a cerveja em temperatura ambiente e o fermento. Bater rapidamente, despejar numa frma untada e assar.

Erly Oleques Teixeira, esquerda na foto, ao lado de Maria Urruth Oleques, est, nesta data, completando mais um ano de vida. Me, aqui vo os cumprimentos dos filhos pela passagem de tua Data Natalcia. "Que o Patro Velho te conceda, com a sua benevolncia, muitas e muitas campereadas na Invernada da Existncia!". Feliz Aniversrio!

O Conjunto Gacho Os Monarcas - o Melhor Grupo de Baile de 2004). "Quem conhece o gacho campeiro no desfaz jamais sua estampa, no debocha do seu linguajar, nem do jeito oriundo do Pampa. Esse ndio de bota e bombacha, que a Me-Terra-Gacha gerou, uma marca na "anca-da-histria" que o tempo jamais apagou" (Os de Bota e Bombacha, do lbum "No Tranco dos Monarcas") O Dirio Digital Bombacha Larga cumprimenta Os Monarcas pela autenticidade na indumentria e pela preservao da autntica msica regional gacha , hoje to aviltada por outros Grupos que se intitulam "tradicionais", mas que, na realidade, j cederam aos apelos comerciais do " mercado". Os

Monarcas so um exemplo de gauchismo. Usam o leno, a guaiaca, a bombacha, a pilcha gacha, porque so gachos. Crem que para vender no resto do pas desnecessrio o " despilchamento", a descaracterizao, a perda da identidade. Parabns ao Grupo pela trajetria e pela postura coerente, onde o discurso e a prtica andam juntos. Para danar ou escutar uma msica alegre, cujos temas falam do jeito de viver dos gachos, e com a autntica musicalidade sulista, "no tem pra ningum, tch!": tem que ser Os Monarcas! Confira, vivente!

Apenas Saudades
Autor: Ieda Brock

Ah, que saudades que d na gente Quando se acorda cedito e no se escuta o Galo cantar, o cusco a latir e as vacas a berrar. Saudades de ver o terneirinho pulando faceiro Em roda de sua me. Saudades do fogo de lenha que de longe Se v a fumaa se perder no ar. Daquele caf gostoso do bule preto Da broa de milho com manteiga e chimia

E as vezes at torresmo pra quem queria. Ah, saudades de andar na geada sentindo os Estalinhos do gelo De parecer que est fumando De ficar com lbios e bochechas vermelhos E voltar pra casa correndo Sentar em um banquito Na frente do fogo at se esquentar. Saudades do chimarro antes do meio dia Dos bolinhos de sonhos com canela nos dias de chuva. Saudades do entardecer Dos animais se achegando pro galpo Dos banhos rpidos por causa do frio. Ah, e que saudades do pijama de pelcia cheio de bichinhos Da sopa com bastante tempero levantando fumaa. Saudades da orao do Santo Anjo Saudades de uma noite tranqila Ouvindo sons de grilo e coruja cantar. Saudades, Apenas saudades...

Marilete Soares Marques, hoje, em Braslia, est completando mais um ano de vida. "Que o Patro Velho te conceda, com a sua benevolncia, muitas e muitas campereadas, na Invernada da Existncia!". Os nossos cumprimentos pela passagem de tua Data Natalcia. Parabns!

Grupo Musical Gacho do CTG Estncia da Serra. Parabns a essa xiruzada macanuda! Um Grupo Musical, para ser genuinamente Gacho, no basta ostentar palavras gachas no nome como "tch", por exemplo. Necessrio se faz o uso da autntica indumentria dos gachos. Precisamos, hoje, desses pees e dessas prendas que tm como ideal a conservao da rica cultura gacha.

Prendas de Danas Tradicionais Gachas, do CTG Estncia da Serra, da cidade de Osrio-RS.

As danas folclricas so e sempre sero a melhor forma de expor a identidade de um povo. A Tradio Gacha, por intermdio de inmeros Grupos Folclricos e Invernadas Artsticas de Centros de Tradies Gachas, foi, por inmeras vezes, bem representada, nos mais diferentes lugares do mundo. Parabns Patronagem do CTG.

...e na Alemanha!

Churrasco: prato tpico do gacho.


TELURISMO - Barbosa Lessa, em sua obra "Nativismo um fenmeno social gacho", referindo-se a telurismo, assim se expressa: "A esse contato entre Terra e homem se chama fora telrica. Parte da fora csmica que de todo o Universo. E telurismo a capacidade de sentir a presena do solo, do cho, da gleba, amando-a a mais no poder". Segundo Edilberto Teixeira, "Telurismo a influncia do solo de uma regio sobre o carter e os costumes de seus habitantes. O que pertencente ou relativo terra, a sua fora telrica. (Maria Ezabel T. de Moura MTG/RS).

Invernada Artstica Adulta de Danas Tradicionais Gachas, do CTG Cultivando a Tradio, de Quilombo-SC. Parabns aos componentes, Posteiro e Patronagem do Cultivando a Tradio, pela preservao das autnticas tradies do povo gacho! Antonio Augusto Fagundes, referindo-se tradio, diz: "Em Direito, tradio significa entrega. Em seu sentido mais amplo, que o que interessa para o presente estudo, tradio quer dizer o culto dos valores que os antepassados nos legaram. Todo o grupo social, toda a nao tem sua prpria escala de valores e essa escala que torna os povos distintos entre si."(Maria Izabel T. de Moura-MTG/RS).

CARRETA: veculo tosco e pesado, de duas rodas, grande, com tolda ou no, puxado por diversas juntas de bois (Minidicionrio Guasca, de Zeno e Rui Cardoso Nunes, 2a Edio, Porto Alegre: Martins Livreiro Editor, 1986).

Nosso acervo cultural retrata a paisagem sem fim de nossos campos, cortados pelos tropeiros, os rangidos choromingantes das carretas de bois e o grito sentinela do quero-quero (Maria Izabel T. de Moura-MTG/RS).

O carreteiro, de Berega.

"A viagem vem decorrendo sem acidentes e o tempo ajudando. Os bois, soltos, pastam pachorrentos prximo aguada. Os carreteiros mateiam, enquanto preparam a comida junto velha carreta que, com sua parafernlia de objetos, avios e cargas, se destaca na planura do campo. O carreteiro um paciente; para ele, a roda do tempo gira na velocidade do lento girar das rodas do seu veculo. A carreta como um grande barco que, chorando as rodas e rangendo o cordame, vai ligando, mui lentamente, os portos das estncias num imenso e verde mar chamado Pampa!"

PTG - Piquete de Tradies Gachas - Guarda Velha, fazendo a Ronda Chama Crioula, no CTG Sentinela dos Cerros, de Caapava do Sul-RS, no dia 19 Set 2004, durante as comemoraes da Semana Farroupilha.

O povo gacho deve orgulhar-se de possuir to bela tradio. um pedestal que ostenta o chimarro, a doma, o fandango, o pealo, a marcao, as lendas, as pilchas, a msica, a poesia, os causos, as trovas, etc. A vida passa do real para a fantasia, nas narrativas do Negrinho do Pastoreio, Lenda do Jarau, Boitat, Angera, etc. As fascinadoras danas da Chula, Faces, Anu, Pezinho, Chimarrita, Balaio e outras apresentadas pelos grupos de danas ou ainda as danas de salo como o Chote, a Valsa, a Rancheira, o Bugio, a Vaneira e o Vaneiro!

"Tradio no simplesmente o passado. O passado o marco. A Tradio a continuidade. O passado o acontecimento que fica. A Tradio o fermento que prossegue. O passado a paisagem que passa. A Tradio a corrente que continua. O passado a flor e o fruto que findaram. A Tradio a semente que perpetua. O passado o comeo, as razes. A Tradio a seiva circulante, o prosseguimento. Enfim: Tradio tudo aquilo que do passado no morreu" (Hlio Rocha).

TRADIO - A palavra tradio vem do latim, do verbo "tradere" (traditio, traditionis) que

significa trazer, entregar, transmitir, ensinar. Logo, tradio a transmisso de fatos culturais de um povo, quer de natureza espiritual ou material, ou ainda a transmisso dos costumes feita de pais para filhos no decorrer dos tempos, ao sucederem-se as geraes. a memria cultural de um povo. um conjunto de idias,

usos, memrias, recordaes e smbolos conservados pelos tempos, pelas geraes, sendo assim a eterna vigilncia cultural! (Maria Izabel T. de Moura-MTG/RS).

CENTRO DE TRADIES GACHAS: PRESERVAO DOS USOS E COSTUMES DO POVO GACHO!

Membros da Patronagem e do Quadro Social do CTG Herdeiros da Tradio, de Francisco Beltro, no Estado do Paran!

Ronda Crioula Santa Catarina

Das könnte Ihnen auch gefallen