Sie sind auf Seite 1von 16

EUROPA MEDIEVAL

Idade Mdia> perodo histrico da Europa que se estendeu do sculo V dc XV. Divide-se em: Alta Idade Mdia> sc V ao IX Incio: queda de Roma ascenso do Cristianismo. Invases Brbaras povos germnicos. (tinham hbitos bem diferentes dos Romanos, eram seminmades e influenciaram a dinmica social da poca submisso dos camponeses aos invasores guerreiros). Baixa idade Mdia> sc IX ao XV Feudalismo ao nascimento da sociedade moderna .

INVASES BRBARAS Habitando as regies fronteirias do Imprio Romano, os povos brbaros foram penetrando os territrios de Roma num processo lento e gradual. Inicialmente, dado o colapso da estrutura militar e as constantes guerras civis, os imperadores romanos realizavam acordos, pelos quais os brbaros ganhavam o direito de habitar essas regies Habitando as regies fronteirias do Imprio Romano, os povos brbaros foram penetrando os territrios de Roma num processo lento e gradual. Inicialmente, dado o colapso da estrutura militar e as constantes guerras civis, os imperadores romanos realizavam acordos, pelos quais os brbaros ganhavam o direito de habitar essas regies.

Nos sculos IV e V este processo de invaso ganhou feies mais conflituosas. Com a presso exercida pelos Hunos (trtaro-mongis), liderados pelo temvel tila, os povos brbaros comearam a intensificar o processo de invaso do Imprio Romano. *Caractersticas das sociedades germnicas
*Os germanos viviam de uma agricultura rudimentar, da caa e da pesca. No tendo conhecimento das tcnicas agrcolas, eram semi nmadas, pois no sabiam reaproveitar o solo esgotado pelas plantaes. A propriedade da terra era colectiva e quase todo trabalho era executado pelas mulheres.

*A sociedade era patriarcal, o casamento monogmico e o adultrio severamente punido; *O direito era consuetudinrio, ou seja, baseava-se nos costumes *A religio era politesta, acreditavam nas foras da natureza;

*Fim do Imprio Romano Entre os principais povos responsveis pela fragmentao do Imprio Romano, podemos destacar: os Visigodos, Ostrogodos, Anglo-Saxes, Francos, Suevos e Vndalos. Com a invaso dos Hrulos, em 476, o ltimo imperador romano, Rmulo Augusto, foi deposto. Odoacro, chefe dos Hrulos, subiu ao poder. Era o fim do Imprio Romano do Ocidente. O Imprio romano do Oriente, ou Bizantino, manteve-se at conquista de Constantinopla pelos Turcos em 1453 (sc. XV No processo de invaso e formao dos reinos brbaros, deu-se ao mesmo tempo, a barbarizao das populaes romanas e a romanizao dos brbaros. Na economia, a Europa adoptou as prticas econmicas germnicas, voltadas para a agricultura, onde o comrcio era de pequena importncia Apesar de dominadores, os brbaros no tentaram destruir os resqucios da cultura romana; ao contrrio, em vrios aspectos, assimilaram-na e revigoraram-na. Isso deu-se, por exemplo, na organizao poltica. Estes povos, que tinham uma primitiva organizao tribal, adoptaram parcialmente a instituio monrquica e algumas normas da administrao romana. Muitos povos brbaros adoptaram o latim como lngua oficial. Os novos reinos converteram-se progressivamente ao catolicismo e aceitaram a autoridade da Igreja Catlica, cabea da qual se encontrava o bispo de Roma.

Com a ruptura da antiga unidade romana, a Igreja Catlica tornou-se a nica instituio universal europia. Com a ruptura da antiga unidade romana, a Igreja Catlica tornou-se a nica instituio universal europia.

O FEUDALISMO
Modo de organizao da vida em sociedade que caracterizou a Europa durante grande parte da idade Mdia. O seu surgimento est associado decadncia do Imprio Romano, a conquista de Roma e a formao dos reinos brbaros.

Principais Caractersticas

- Hierarquizao social Estamentos - Relaes de Servido e Vassalagem - Descentralizao do poder poltico em torno dos senhores Feudais - Economia agropastoril realizada pelo trabalho dos servos

As relaes de servido e vassalagem se davam por motivo de sobrevivncia. *Os servos estavam atrelados a terra e no podiam mudar de feudo se achassem pertinente. Por isso no se pode dizer que eram escravos, porque no eram comerciveis. Flvia Lages os denomina de no-livres.. *Relao de Vassalagem > contrato entre Senhor e Vassalo CERIMNIA DE VASSALAGEM . Homenagem: cerimnia de autoentrega. O vassalo entrega sua vida ao Senhor. F> Juramento de fidelidade do vassalo para com o Senhor. Investidura> Entrega do feudo (poro de terra) ao vassalo Este contrato gerava obrigaes recprocas: de fidelidade e auxilio nas guerras por parte do vassalo e de proteo e sustento pelo Senhor Feudal. No havia possibilidade de quebra desse contrato. As excees eram vistas com ilegalidade e ocorriam com riturais demonstrando a quebra, por descumprimento das obrigaes das partes ou pela excomunho de uma destas.

O senhor Feudal tinha jurisdio em todas as suas terras, criavam suas prprias leis e cunhavam moedas. Com o passar do tempo os Conselhos ganharam mais fora, tendo sido criados, no fim da idade mdia, conselhos nas cidades para decises de questes criminais. Propriedade> Era muito restrita. O vassalo tinha o usufruto da terra. Tanto a propriedade do senhor quanto a relao de vassalagem era hereditria, mas renovados os rituais entre as partes.Se fosse herdeira mulher, o marido estabelecia o contrato. Consilium> Visava a resoluo dos conflitos relativos justia. Havia a convocao de vassalos para participar de um conselho presidido pelo Senhor.Julgava-se as causas e decidia-se sobre assuntos polticos.

A ESTRUTURA DA SOCIEDADE FEUDAL- SOCIEDADE ESTAMENTAL:

DECLNIO DO FEUDALISMO * Peste Negra - causou a morte de mais de 1/3 dos Europeus, reduzindo a produo agrcola, empobrecendo a nobreza e reduzindo os efetivos militares. - Ascenso da burguesia explorao do comrcio - O poder da Igreja enfraqueceu.

*As Cruzadas Movimento religioso e militar dos Cristos para retomar a Terra Santa Jerusalm, que culminou nas seguintes conseqncias:

- Empobrecimento dos Senhores Feudais; - Fortalecimento dos Reis; - Reabertura do Comrcio; - Retomada do intercmbio comercial entre Oriente e Ocidente; - Desenvolvimento cultural e intelectual; -Novos hbitos de consumo; - Ascenso da burguesia, surgimento de cidades;

MATRIZES DO DIREITO NA IDADE MDIA

1) ROMANO>

De maneira direta ou indireta, toda a Europa Ocidental continuou a ser influenciada pelo Direito Romano. Assim que foi aplicado o Princpio da Personalidade das Leis onde as leis estariam vinculadas territorialidade.

2) GERMNICA > Povos simples, no utilizavam a escrita. Costumes e oralidade.Cada tribo

tinha sua prpria tradio.Com as invases no territrio romano, algumas tribos sentiram necessidade de codificar leis para controlar os romanos, que estavam acostumados a essa sistemtica. Mas havia um ideal de personalidade das leis que permitia decises segundo as leis de cada povo. Ex: Lex romana para os romanos.

Influncia para o Direito, dos principais reinos germnicos:

Vndalos> que em 477 dc conquistaram todo o norte da frica e conseguiram a coexistncia das duas sociedades: germnicos e romanos.O rei era vndalo, mas utilizava-se dos romanos para a administrao e elaborao de leis. Ostrogodos> Estabeleceram na pennsula Itlica e o Rei Teodorico tambm determinou uma diviso entre estes povos, principalmente porque havia divergncias religiosas (romanos cristos e germnicos arianos).Esse Rei editou o Edictum Theodorici Resumo do direito editado pelos romanos e ostrogodos, no Reno que fundaram na Itlia. Visigodos > Instalados na pennsula Ibrica , reino de maior permanncia, at serem conquistados pelos rabes. Suas leis foram escritas, mas mantendo a sua personalidade. Cdigo de Eurico> compilao do direito romano e germnico. Brevirio de Alarico> tambm restaurou o direito romano, conservando a personalidade da lei. Liber Judiciorum> O Rei Recesvindo acaba com a personalidade das leis e edita um nico cdigo doze livros criados com inspirao romana. Burgndios> Dominaram o centro da Europa (hj Frana)> Uma nica Lei com inspirao Romana. Lex Romana Burgundiorum. Francos> Reino mais duradouro, que inspirou as bases do prprio feudalismo.Ocupavam as reas do rio Reno (hj Frana e posteriormnte se estenderam para a Glia)

Tiveram duas dinastias: Merovngios (tres sculos) e Carolngios (descendentes de Carlos Magno). Nesta fase houve muita produo de direito escrito. Essas leis eram chamadas de Edicta, Decreta, Constitutiones ou Capitulares. Capitulares (de carter adminstrativo) Capitulares Eclesisticas- referentes a assuntos da Igreja Capitulares Legibus Agenda carter legislativo Capitulares Missorum> instrues a funcionrios reais Capitulares Per Se Scribenda> descries e medidas administrativas. Haviam tribunais chamados Mallum, espalhados pelos condados e compostos de homens livres e presididos por nobres.

3) CANNICO (Igreja Catlica) Fontes do Direito Cannico: Direito Divino> ius divinum regras extradas da prpria bblia Legislao Cannica- Decretais - Decises dos Concilios e dos escritos dos papas; Costumes : extrados do direito romano

* No feudalismo, existiam duas ordens jurdicas: 1) O DIREITO RELIGIOSO -A igreja tinha prerrogativa de foro os clricos eram julgados pelos Tribunais da Igreja; - Com o tempo, os Tribunais ganhavam fora porque eram competentes para julgar qualquer problema ligado aos sacramentos, e a estariam inclusos: casamento, divrcio, legitimidade filhos herana. Esse poder da Igreja comeou a ser utilizado para manipulao poltica atravs do TRIBUNAL DO SANTO OFCIO DA INQUISIO. O Odlio era utilizado como meio de prova;

2) O DIREITO LAICO> No Feudalismo, a jurisdio era dos senhores de terra. Assim, eles julgavam os conflitos em um sistema acusatrio, onde O SENHOR FEUDAL ESTAVA NA POSIO DE JUIZ. - no havia igualdade das pessoas perante a lei;(diferentemente da legislao mosaica) e os juzes tinham liberdade para interpretar a lei como quisessem. - o ru se defendia sozinho; - A tortura era utilizada como meio de obteno de prova confisso - no era aplicada para os nobres, somente para os plebeus; Poderia ser utilizada como pena tambm;

- A principal prova era a testemunhal, mas com bastante restries; - as penas eram cruis e variadas: tortura, exlio, trabalhos forados, morte civil, multas, confisco de bens, perca do feudo e no se limitavam somente pessoa do ru, atingindo familiares e pessoas prximas. As penas fsicas tambm eram variadas> queimaduras, guilhotina, esquartejamento, decapitao. No havia pena de priso no haviam penitencirias. * O Estado no protegia o indivduo e este, em meio pobreza e ignorncia, no tinha condies de faz-lo. As penas eram instrumento de vingana e no de socializao .

A INGLATERRA
A Gr-Bretanha, incluindo Esccia, Pas de Gales e Irlanda do Norte, foi habitada em tempos remotos por povos de origem cltica e teve parte desse territrio ocupada pelos romanos. A partir do sc. V, com a decadncia romana, passaram por ali vrios invasores: germnicos, aglos, saxes, vikings. No sc VI foi empreendida a campanha de disseminao do Cristianismo. A Inglaterra no se submeteu ao domnio das leis Romanas, tal como os outros locais de origem romana e criaram seu prprio Direito, inspirado nos costumes da tradio germnica, na esteira de evoluo dos reinados que seguiram at a criao do Parlamento, que perdura at os dias de hoje. Os Reinados Ingleses e as Grandes Revolues 1066/1087 Guilherme (Frana), controla a regio, na condio de vassalo da Frana, inaugurando o sistema feudal na Inglaterra. Assim que a Inglaterra inicialmente foi dividida em grandes feudos, que ficavam com os nobres e subordinados aos Reis. 1154/1189 Henrique II fortalece o poder real e tenta unificar a Inglaterra com imposio de leis gerais. Ao se casar com Leonor, duquesa de Aquitnia, ampliou em muito seu territrio: Normandia, Aquitnia e Bretanha, tendo conquistado pelas guerras, posteriormente, o Pais de Gales e a Irlanda. Entrou em conflito com a Igreja Catlica, tendo inclusive, em 1170 assassinado o Bispo Becker, que o havia escomungado. Criou Tribunais locais e submeteu o Clero sua legislao e aos Tribunais comuns. Importante Reinado que durou 45 anos. Teve dois filhos: Ricardo Corao de Leo e Joo sem Terra. Ricardo I Corao de Leo, governou somente 10 anos, morrendo em batalha nas cruzadas. Joo Sem Terra assume o trono enfraquecido pelas guerras, e convive com intensa oposio da burguesia e investidas do Rei da Frana.

Joo sem Terra teve que aceitar o enfeudamento da Inglaterra para o Papa, na tentativa de manter-se no trono. Ocorre que o Papa Inocente III, comeou a exercer imenso controle no reinado, decretando a interdio do reino e a excomunho de Joo sem Terra e sua deposio em 1213. Todos esses conflitos foram determinantes para que fossem reivindicados instrumentos de restrio ao absolutismo Ingls. Ponto culminante da decadncia de Joo Sem Terra, foi a imposio pela nobreza assinatura da Magna Carta, mediante o qual, o rei assumia o compromisso de observar costumes feudais, respeitando direitos e deveres, bem como, impedindo o monarca de tomar determinadas decises, (em matria de tributao, p. ex), sem a consulta da nobreza. A MAGNA CARTA - 1215 - Documento imposto pelos nobres e clricos para controlar o poder real; - Unifica a Inglaterra acabando com o sistema de feudos; - Preocupao com a composio de Tribunais e organizao da Justia; - Garantia de liberdades: direito de ir e vir e o incio da idia do instituto do Habeas Corpus ningum poderia ser preso ou privado de seus bens sem um julgamento; - Trouxe a proporcionalidade da pena ao delito e a proibio de que penas pecunirias no afetem a subsistncia; - Concedeu grande poder ao Conselho do Reino , que mais tarde, a partir de 1350, seria chamado de Parlamento. A Magna Carta demarcou o incio do processo de criao do PARLAMENTO BRITNICO Joo sem Terra Morreu um ano depois, tendo assumido o trono seu filho, Henrique III, com apenas 9 anos de idade, que ampliou em muito a influncia da nobreza. O PARLAMENTO INGLS Ao longo dos tempos essa iniciativa foi se aprimorando, e partir do sculo XIV vai ser institucionalizado o PARLAMENTO composto por duas cmaras: a CMARA DOS LORDES E CMARA DOS COMUNS. A primeira composta pelos nobres e bares, e a segunda pelos cavaleiros e burgueses.

As disputas religiosas se acirraram e o rompimento com a Igreja Catlica deu-se em 1534 quando o Rei catlico Henrique VIII, fundou uma nova igreja, a Anglicana e agregou todas as terras da Igreja para seu domnio. A divergncia agora, entre catlicos e protestantes, se dava dentro do parlamento e a Carta Magna passou a ser desrespeitada em face do fortalecimento do poder real. Elizabeth I, filha de Henrique VIII, continuou os propsitos do pai e trabalhou para a consolidao da igreja anglicana. Foi um reinado de poltica econmica bem sucedida. O sucessor de Elizabeth, que no deixou filhos, foi Jaime I era absolutista e entrou em srios conflitos com o Parlamento, promovendo seu fechamento por 7 anos. Carlos I, seu sucessor, governou com o mesmo despotismo e uso da fora. PETITION OF RIGTHS- 1628 Em 1628 na tentativa de conter os excessos do poder real, o Parlamento imps um documento ao Rei chamado PETITION OF RIGTHS. Esta Petio de Direitos reafirmava ao Rei, os propsitos e Direitos anteriormente selados na assinatura da Magna Carta. Carlos I ignora a Carta e em represlia, fecha o parlamento por 10 anos.

1637-Carlos I reabre o Parlamento, tentando obter apoio revolta dos escoceses contra o rei, que pretendia impor o culto anglicano Igreja Presbiteriana da Esccia. O parlamento tentou impor novamente ao Rei a Petition of Rigths, e este, no aceitou, ameaando fechar novamente o Parlamento. D-se incio, ento, a uma revoluo apoiada pela populao.

A REVOLUO PURITANA 1649-1990 Surgiu um descontentamento da populao quanto a convenincia poltica do parlamento nobres e o rei, surgindo a liderana de Oliver Crow, criando o partido dos independentes que encabeou a guerra civil, derrotando os escoceses e tambm, o rei Carlos I. Em 1649, o Parlamento derrotou o rei condenado morte pela Cmara dos Comuns e decapitado. Em 1653, Crowel consolida a Inglaterra, Irlanda e Esccia em uma nica Repblica. DEU-SE INCIO A UM PERODO REPBLICANO .

Mas o governo de Crowel demonstrou ser uma ditadura militar, que determinou a extino da Cmara dos Lordes. 1660-1689 Com a morte de Oliver Crowel, houve o RESTABELECIMENTO DA MONARQUIA, sob a condio que o rei no poderia governar sem o parlamento. A Camara dos Lordes, agora passa a estar em situao de inferioridade Camara dos Comuns. Assume Carlos II, que reina at sua morte. Em 1679 foi redigida mais uma Carta de Direitos importante. O Habeas Corpus Act.

O HABEAS CORPUS ACT - 1679 O documento veio a minimizar as prises arbitrrias que ocorriam no momento, em especial, por motivos polticos. - Possibilidade de contestao da priso pelo acusado e sua libertao, caso seja constatada arbitrariedade e abuso de poder; - Possibilidade de pagamento de fiana, em alguns casos, para que o acusado responda pelo crime em liberdade.

O sucessor de Carlos II, foi Jaime II que se converteu ao catolicismo e teve um filho, que seria herdeiro catlico do trono. Este fato causou descontentamento e uma conspirao que culminaria em uma nova revoluo.

A REVOLUO GLORIOSA Iniciou com a conspirao da filha de Jaime, Maria, e seu esposo, Guilherme de Orange, protestante, e com o apoio da Cmara dos Comuns, para tomar o trono. O rei acabou fugindo para a Frana. Maria II assume o trono por declarao de vacncia do Parlamento, mas nenhum monarca a partir de ento, governar mais com poderes absolutos, em razo da aprovao de mais uma Carta de Direitos: a Bill of Rigths

BILL OF RIGTHS - 1689

Os movimentos revolucionrios terminaram e o Parlamento constituinte se reuniu e aprovou a Bill of Rigths, declarao de direitos, que apresentava as principais diretrizes: - afirma a superioridade do Parlamento e que o rei no tomaria iniciativas, principalmente de ordem econmica sem consultlo; - proibio de manuteno de exrcitos sem a aprovao do Parlamento; - reafirma a liberdade de palavras e debates no parlamento; - determina que a aleio do parlamento deve ser livre; - probe aplicao de multas excessivas, punies cruis prevendo julgamento das pessoas por pessoas imparciais (proprietrios de imveis); - prev reunies peridicas do Parlamento para apreciar queixas, consolidar, emendar ou preservar leis.

As Cartas de Direito inglesas: Magna Carta, Petition of Rigths, Habeas Corpus Act e Bill of Rigths contriburam para a formao dos DIREITOS HUMANOS. CARACTERSTICAS DO DIREITO INGLS - No um Direito escrito, com sistema de cdigos ou diplomas legais. - um Direito pautado nos costumes, em suas Cartas de Direito e no sistema de precedentes judiciais jurisprudncia. - No existe diviso entre Direito Pblico e Privado. - Este Direito chamando de Common Law

OS GRANDES SISTEMAS JURDICOS CONTEMPORNEOS

INFLUNCIA DA TRADIO ROMANA DIREITO ESCRITO

ROMANO-GERMNICO
SIA E FRICA

VIGENTE EM TODA A AMRICA LATINA, EUROPA, PARTE DA

CHAMADO DE CIVIL

LAW

INFLUNCIA DA TRADIO INGLESA NO ESCRITO, FORMADO PELOS COSTUMES E SISTEMA DE PRECEDENTES

ANGLO-AMERICANO
UNIDO, CANAD BRITNICO.

ADOTADO EM PASES DE TRADIO BRITNICA, COMO REINO ESTADOS UNIDOS E EX-COLNIAS DO IMPRIO

CHAMADO DE COMMON

LAW

O RENASCIMENTO sc XI XV A perodo da histria da Europa em que ela sai da poca das trevas para a retomada da cultura humana que por sculos ficou aprisionada nos mosteiros da Igreja Catlica Apostlica Romana. O Renascimento apesar destas transformaes serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, poltica e religio, ela a maior caracterstica da transio do feudalismo para o capitalismo. Houve uma reflexo humanista na sociedade, que levou a profundas e considerveis crticas ao modelo teocntrico (Deus no centro do universo), impingido at ento pela Igreja catlica, influncia para as monarquias absolutas e regimes polticos centralizados. Essa onda de inovaes, buscavam solues racionais, de carter antopocntrico (homem no centro do universo) , passveis de oferecer novos valores, novas oportunidades ao homem que lentamente comea a indagar-se a respeito do mundo a sua volta tornando-se mais atuante, mais participativo desejoso do saber tcnico/terico fundamental para que a experimentao prtica fosse bem sucedida.

A FRANA
O ABSOLUTISMO FRANCS A Frana precursora de um modelo de Estado absolutista, com poder centralizado e duradouro, que tomou forma de uma monarquia nacional . Foi o nico pas onde o absolutismo da Idade Moderna melhor se desenvolveu. Teve seu pice no reinado de Luis XIV, tambm chamado Rei Sol. Para promover a centralizao de seu poder, realizou uma reforma na Justia, concentrando todos os Tribunais ento existentes,em suas mos Criou um nico Cdigo, chamado Cdigo Luis, composto por duas Leis: a Ordenao Civil 1667 e a Ordenao Criminal 1670.

Foi criado o cargo de Tenente General da Polcia, responsvel por realizar prises e do julgamento de mendigos e vagabundos. As prises eram arbitrrias e degradantes. Muito embora no fossem utilizadas como pena, as pessoas eram prezas por ordem do Rei e ficavam longos perodos aguardando julgamento em condies abominveis. *A sociedade: Totalmente segmentada, com grande distino as camadas dos nobres, burgueses, artesos. Essa segmentao no dependia de capacidade econmica PENSADORES QUE INFLUENCIARAM O MODELO DE ESTADO ABSOLUTISTA FRANCS Alguns filsofos criaram teorias que fundamentaram o modelo de absolutismo implantado na Frana. Os principais cones so: * Nicolau Maquiavel - Em sua obra O Prncipe , desenvolve a idia de um poder centralizador, pautado no uso da fora ou de quaisquer outros meios para a conquista e manuteno desse poder nas mos do monarca. Para ele, os fins justificam os meios. * Tomas Hobbes O Leviat Hobbes preferia a forma de governo Monrquica porque para ele na monarquia o interesse pblico coincide com o interesse privado, facilitando a realizao dos interesses dos sditos, pois o governante precisa do bemestar destes para manter o seu.

* Jaques Bossuet- que era Bispo da Igreja, em sua obra, Poltica extrada da Sagrada Escritura afirmava que o poder do Rei tinha origem divina e portanto, seria incontestvel.

O ILUMINISMO

Movimento de intelectuais Franceses contra o absolutismo, tambm chamado de POCA DAS LUZES, vez que, esta forma de pensamento tinha o propsito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade. Os pensadores do momento apostavam no RACIONALISMO, ou seja, na liberdade do ser humano pensar e at mesmo desafiar as autoridades. Foi um perodo de grandes invenses e descobertas no campo da fsica, qumica, astronomia e demais cincias. No campo da poltica, defendia a liberdade individual e o direito propriedade. Repudiavam o absolutismo e idealizavam um Estado representativo, governado com base na vontade nacional. O Iluminismo atingiu o seu apogeu no sculo XVIII. Foi mais intenso na Frana, onde influenciou a Revoluo Francesa atravs de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. Tambm teve influncia em outros movimentos sociais como na independncia das colnias inglesas na Amrica do Norte . Trouxe as bases para a construo do Direito Pblico. GRANDES PENSADORES ILUMINISTAS

CESARE BECCARIA E A TRANSFORMAO DO DIREITO PENAL

Italiano nascido em Milo em 1738, advogado. Em 1791, participou da junta que elaborou uma reforma no sistema penal Italiano. Escreveu a obra: DOS DELITOS E DAS PENAS e criou as bases do Direito Penal moderno, que at ento, era o mesmo que prevaleceu na idade mdia. Desenvolveu conceitos de justia que inspiraram as conquistas e a consolidao dos Direitos Individuais. igualdade dos criminosos que cometem o mesmo delito, perante a lei Sua obra teve uma repercusso extraordinria em todo o mundo, sobretudo entre os filsofos franceses ligados ao movimento Iluminista. Foi traduzida, discutida e comentada em todas as lnguas. Exerceu influncia decisiva na reformulao da legislao vigente da poca, estabelecendo os conceitos fundamentais das legislaes que se sucederam. *Principais idias de Cesare Baccaria: Prope a separao entre o poder judicirio e o legislativo, e estabelece fronteiras entre a justia divina e a justia dos homens isto , entre os castigos e as penas. Entende que a origem do direito de punir a segurana geral da sociedade, a preveno do crime, e a recuperao do criminoso. O bem comum que est em jogo, devendo visar to-somente defesa da coletividade e utilidade pblica. Dentro desta linha de pensamento, Beccaria afirma a inutilidade da pena de morte e do direito de vingana.

O uso de condenao injusta no deve ser considerado ou porque os homens de categoria superior podem receber privilgios especiais que levam a penas menores, enquanto os cidados comuns so acusados de crimes maiores. Acredito tambm que os crimes praticados devem ser ajustados gravidade do crime. Diferentes crimes devem ter punies diferentes, tais como crimes no-nocivos e crimes fisicamente prejudiciais. O sistema penal deve tentar impedir que os mesmos criminosos de cometer o mesmo crime novamente. injusto para a humanidade, se a pena de morte defendida por vez, coloque todos os criminosos de crimes graves cometidos a ser condenados priso perptua. Outros crimes menores, de propriedade, devem ser multados em vez de enfrentar as punies cruis (Cesare Beccaria)

QUESTIONRIO

Aps o estudo do contedo acima, tente responder as seguintes questes:

1) O que feudalismo? 2) Qual a estrutura da sociedade feudal? 3) Explique a relao de vassalagem; 4) Quais as fontes do direito na idade mdia? 5) Qual a influncia, para o Direito, dos povos germnicos que invadiram a Europa? 6) Qual a influncia da Igreja, na poltica e no Direito? 7) Como se configurava a justia e a punio dos crimes na idade mdia? 8) Quais as principais caractersticas do Direito Ingls? 9) Como se deu a formao do Parlamento ingls? 10)Quais as principais Cartas de Direitos nascidas da evoluo histrica da Inglaterra? 11)Quais so os sistemas jurdicos contemporneos? 12)Quais as caractersticas do absolutismo Francs? 13)Como se configurava a justia e a punio dos crimes neste perodo? 14)Quais os pensadores que criaram teorias favorveis ao modelo absolutista? 15)O que iluminismo? 16)Como o iluminismo influenciou o Direito? 17)Quais foram os principais filsofos iluministas? 18)Quem foi Cesare Baccaria e qual a importncia de sua obra?

Das könnte Ihnen auch gefallen