Sie sind auf Seite 1von 11

TEORIA DA ESCOLHA PBLICA - UMA VISO GERAL DE SEUS ELEMENTOS SOBRE A TICA DE GORDON TULLOCK EM SUA OBRA GOVERNMENT

FAILURE Antnio Augusto Bello Ribeiro da Cruz

SUMRIO 1 - Introduo. 2 - A Teoria da Escolha Pblica. 3 - Elementos da Teoria da Escolha Pblica. 3.1 - Paradoxo do Voto. 3.2 Logrolling. 3.3 - Lobbying Organizado. 3.4 - Rent Seeking. 3.5 Burocracia. 4 Concluso. 5 Referncias. RESUMO Este trabalho tem por objetivo destacar alguns pontos relevantes da obra Goverment Failure, do economista americano Gordon Tulllock, um dos responsveis pela Teoria da Escolha Pblica, que utiliza elementos econmicos para a anlise de fenmenos polticos. Neste trabalho, alm de uma apresentao desta teoria, so destacados alguns dos elementos apontados por Tullock como importantes dentro do processo poltico democrtico, especialmente, nas eleies e na formulao de polticas pblicas e no processo legislativo. O conhecimento destes mecanismos possibilita uma crtica mais apurada sobre o sistema democrtico. ABSTRACT This work aims to emphasize some relevant points of the book "Goverment Failure", of the American economist Gordon Tulllock, one of the responsible for Public Choice Theory, which uses economic elements for the analysis of political phenomena. In this work, as well as a presentation of this theory are highlighted some of the elements mentioned by Tullock as important within the democratic political process, especially in elections and public policy formulation and law making. The knowledge of these mechanisms allows a more thorough critique of the democratic system. Palavras-chave: Anlise Econmica do Direito. Teoria da Escolha Pblica. Gordon Tullock.

1 - INTRODUO Na dcada de 1950, tem incio nos Estados Unidos uma nova corrente onde as ferramentas da economia so utilizadas para examinar sobre vrios aspectos as instituies jurdicas e legais, ganhando a denominao de Anlise Econmica do Direito, ou simplesmente, Direito e Economia (law and economics no original). Segundo Ejan Mackaay (Mackaay, 1999, p. 65), a Anlise Econmica do Direito, considera que as instituies jurdicas no esto fora do sistema econmico, mas, nele introduzidas como variveis, e observa os efeitos das alteraes em uma ou mais delas sobre outros elementos do sistema. Para a Anlise Econmica do Direito, estas instituies so tratadas no como estranhas ao sistema econmico, mas, como pertencentes s escolhas para serem explicadas.
1

Dentre dos objetos de estudo da Anlise Econmica do Direito se insere a Teoria da Escolha Pblica, segundo Leon Felkins, ao lado de outros fenmenos sociais centrados em torno do problema dos indivduos em grupos encarando a escolha entre o que melhor para eles mesmos ou o melhor para o grupo, como por exemplo, o dilema dos prisioneiros e a teoria da escolha social, sendo a Escolha Pblica dirigida para o estudo da poltica baseado em princpios econmicos. Ainda, segundo Felkins, a Teoria da Escolha Pblica surge de um sentimento crescente entre economistas de que as recomendaes polticas de seus colegas falharam em conseguir explicar a realidade poltica, o que acabou por atrair cientistas polticos insatisfeitos com sua profisso. Conforme se observar no decorrer deste texto, o foco da Teoria da Escolha pblica est no comportamento dos indivduos relacionados com todo o processo poltico, seja na qualidade de agentes pblicos, seja como eleitores, ou pessoas que possuem interesse nas polticas a serem adotadas.

2 - A TEORIA DA ESCOLHA PBLICA Dentre os vrios autores que se dedicaram Teoria da Escolha Pblica, destacam-se James Buchanan e Gordon Tullock, autores de Calculus of consent (1962), considerado um clssico sobre o tema, bem como as obras de Ducan Black no Reino Unido e Anthony Downs nos EUA (entre o final da dcada de 1940 e incio de 1950), tidos como estudos iniciais do assunto. Na obra Government failure a primer in public choice, Gordon Tullock, juntamente com Arthur Seldon e Gordon L. Brady, traam um panorama sobre a Teoria. Segundo Arthur Seldon (Tullock, Seldon, Brady, 2002, p. 129), os analistas da escolha pblica desenvolveram muitas ideias sobre as motivaes econmicas dos polticos e as consequncias econmicas de seu poderio poltico em dirigir ou influenciar a vida das pessoas, atravs das leis, normas e regulamentos, impostos e taxas. Ele destaca a ideia de Tullock segundo a qual pessoas so pessoas, sujeitas s mesmas motivaes tanto na (assim chamada) vida pblica quanto na vida privada. Esta viso econmica da motivao humana contrasta com a viso errnea da cincia poltica que apresenta os seres humanos se comportando de modo muito diferente. Eles so vistos pelos cientistas polticos e socilogos agindo desinteressadamente na vida pblica e egoisticamente na vida privada. A anlise da escolha pblica tem revelado esta distino como uma falcia que tem levado a um considervel erro no estudo e na conduo da vida pblica pelo governo. Muito mais, tem revelado os efeitos danosos nas liberdades individuais provocadas por um sistema democrtico onde as pessoas se permitem ser reguladas por representantes que elas elegem esperando a salvaguarda dos seus interesses. O exame profundo pelos economistas da escolha pblica nas tomadas de deciso coletivas pelo governo, tem revelado contrastes fundamentais nas decises pelas
2

pessoas na compra e venda como indivduos, famlias, grupos voluntrios ou espontneos, empresas, ou outras unidades nas trocas de mercado do dia-a-dia. A diferena entre os dois sistemas de tomada de decises fundamental e de longo alcance. Pessoas exercem seu poder de deciso no processo poltico como eleitores, no mercado como consumidores. Escolha Pblica o relativamente novo estudo das preferncias coletivas indiretas ou opinies das pessoas como eleitores no processo poltico, em contraste com suas prprias preferncias individuais e escolhas como consumidores no mercado. O processo poltico no responde s questes: at aonde devem as preferncias do eleitor superar as preferncias do consumidor, e em quais bens e servios? O processo econmico de trocas resolve a questo de at aonde as preferncias do consumidor prevalecero. A diferena entre tomada de decises individuais e coletivas a sempre ignorada chave para muitos diferentes efeitos dos padres de vida, as liberdades individuais em todos os aspectos cotidianos, e as perspectivas de amizade nas relaes nacionais e internacionais. Seldon (Tullock, Seldon, Brady, 2002, p. 135) ainda critica o termo escolha pblica, que considera um nome enganador para um sistema econmico e poltico no qual as escolhas do pblico real no so geralmente satisfeitas pela instituio poltica pblica de tomada de decises coletivas. A grande verdade, para ele, que as instituies pblicas politizadas no esto preocupadas primeiramente com as escolhas do pblico real como indivduos ou famlias. A razo principal que decises coletivas so tomadas por representantes das pessoas, no pelas prprias pessoas. O resultado indireto que surge da produo de bens e servios decidida politicamente bem diferente daquele que seria diretamente decidido pelo prprio povo. Na mesma obra, Gordon Tullock destaca os elementos fundamentais da escolha pblica o sistema de votao fraudulento, que frustra ao invs de refletir fielmente as preferncias dos eleitores; a procura por rent seeking; os benefcios do logrolling; a burocracia interessada em si; a tributao excessiva crnica; e a falha em limitar a legislao aos seus limites econmicos federais- sero vistos ocorrendo em grande parte da economia Britnica onde o governo persistentemente presta servios que so claramente pessoais e familiares, apesar de enganosamente os descrever como pblicos ou sociais. Embora j se tenha traado uma ideia sobre a Teoria da Escolha Pblica, cabe acrescer algumas definies sobre o tema, a comear por Gordon Tullock (Tullock, Seldon, Brady, 2002, p.3), que define a anlise cientfica do comportamento governamental e, em particular, do comportamento dos indivduos a respeito do governo. Estritamente, isto no tem implicaes polticas exceto aqueles casos em que uma poltica especfica pode ser demonstrada como impossvel ou extremamente indesejada para atingir as metas polticas estabelecidas.

Destacam-se neste conceito as ideias de anlise do comportamento governamental, anlise do comportamento dos indivduos em relao ao governo e a diferena da escolha pblica na compreenso do processo democrtico. Para Muller D. C. (Muller, 1989) a teoria da escolha pblica vista como o estudo econmico da tomada de decises fora do mercado, ou simplesmente, a aplicao da economia cincia poltica. O objeto da escolha pblica o mesmo da cincia poltica: a teoria do estado, as regras eleitorais, o comportamento dos eleitores, partidos polticos, a burocracia, e assim por diante. Entretanto, a metodologia da escolha pblica Econmica. Seu postulado comportamental bsico, como para a economia, de que o homem um maximiza dor de utilidades egosta e racional. James Buchanan (Buchanan, 2003) definiu a escolha pblica como a poltica sem romance, afastando a imagem de que os agentes polticos buscam sempre o bem da coletividade. E conclu, que a escolha pblica no emana de uma nova viso, uma nova descoberta, de um milagre da cincia social. A escolha pblica, numa viso bsica sobre os trabalhos da poltica, incorpora uma compreenso sobre a natureza humana um pouco diferente, sobre tudo, daquela que James Madison e seus colegas poca da Fundao Americana. O desejo essencial do sculo 18, de Adam Smith e da economia poltica clssica e dos fundadores americanos se perdeu por dois sculos de insensatez intelectual. A escolha pblica faz mais do que incorporar uma redescoberta deste desejo e suas implicaes na anlise econmica da poltica moderna. Esta chamada anlise se d por meio do estudo de elementos, mencionados na introduo, que compe e/ou interferem na tomada de decises pelos agentes polticos, alguns dos quais passamos a descrever.

3 - ELEMENTOS DA TEORIA DA ESCOLHA PBLICA Como dito, a Teoria da Escolha Pblica tem seu foco voltado para o comportamento das pessoas envolvidas no processo de tomada de decises polticas, traando um paralelo entre as escolhas individuais e coletivas. Seldon (Tullock, Seldon, Brady, 2002, p. x) destaca o uso de ferramentas econmicas para julgar polticos, a capacidade ou o fracasso da ao coletiva de representantes escolhidos pelas pessoas como eleitores para servi-los como usurios ou consumidores de bens e de servios que eles podem menos preferir. Assim examina como, quo bem ou quo mal, o governo de talvez 100 ou 500 representantes que parecem ter sido escolhidos pela coletividade para realizar escolha pblica pode satisfazer as vrias diferentes escolhas das pessoas como milhes de indivduos. A eleio de at 500 pessoas em assembleia poltica pela escolha pblica das pessoas como eleitores capaz de satisfazer as escolhas individuais de milhes? Tullock, ao iniciar seu trabalho, destaca que at o final do sculo 18, a discusso social era essencialmente sobre a moral, de modo que, os indivduos, no importa o que fossem, se preocupavam com atitudes moralmente corretas, de modo a estarem engajados em maximizar o interesse pblico. E continua, afirmando que durante o sculo 19 e incio do 20, os economistas passam a
4

assumir que os indivduos esto, primeiramente, preocupados com seus prprios interesses e trabalharam as consequncias dessa suposio. Em contraste, os cientistas polticos do mesmo perodo assumiram que os agentes polticos estavam principalmente preocupados com o interesse pblico. Assim, indivduos num supermercado vo fazer escolhas que atendem seus interesses, mas, numa cabine de votao escolhero polticos e leis que beneficiaram a nao com um todo. Entretanto, as pessoas quando entram na poltica se transformam de modo a seguir o curso do comportamento que atende os grupos de interesse que os apoiou ou as polticas que podem levar reeleio. A teoria da escolha pblica muda esta viso bifurcada do comportamento humano ao introduzir o quadro analtico da economia na cincia poltica. As pessoas visam sempre seus prprios interesses; os polticos vivem de ganhar eleies, e buscaro polticas com as quais as pessoas os recompensem com seus votos. Decorre desta ideia, um fator de destaque na Teoria da Escolha Pblica que o problema da informao. Normalmente, as escolhas que as pessoas fazem no mercado tm reflexo direto e considervel para quem as faz, ao passo que, no processo eleitoral, o reflexo da escolha feita pelo eleitor pouco direto e distante dele. Assim, para fazer a escolha no mercado, o indivduo busca muito mais informaes para embas-la, do que enquanto eleitor. Cientes desta realidade, os polticos tentam elaborar polticas e planos polticos que acabam por capturar eleitores mal informados. Os eleitores sabem que seu voto individual vai ter quase ou nenhum efeito sobre o tipo de poltica que vai conseguir, uma vez que, os polticos, e por consequncia, as polticas adotadas, sero escolhidos com votos de vrias outras pessoas. Como afirma Tullock (Tullock, Seldon, Brady, 2002, p.7), do ponto de vista de cada candidato, o importante o que as pessoas querem, em funo da sua percepo do valor do seu voto sobre o resultado, e o custo de tornar-se informado, no o que eles desejam se fossem mais bem informados. E compara, este comportamento poltico, ao que ocorre no mercado, afirmando, que os projetistas de automveis, tambm, pensam assim, mas que sabem que os consumidores sero, seno completamente, muito mais informados do que os eleitores, pois, tero um retorno positivo pela informao adquirida quando da compra de um carro, pois, melhorar sua escolha. O consumidor no quer ficar parado numa estrada fria e deserta esperando por socorro, nem arcar com altos custos de manuteno e reparo. Entretanto, esta limitao de informaes em assuntos gerais, contrasta com o elevado conhecimento que a maioria das pessoas tem sobre polticas especficas. Por exemplo, os agricultores conhecem bastante sobre os subsdios para agricultura; as pessoas que atuam em determinado segmento industrial esto bem informados sobre restrio de importao de bens que competem com aqueles que produzem.

Estas pessoas bem informadas a respeito de um assunto especfico formam os chamados grupos de interesse. Tullock faz um alerta sobre a questo democrtica, informando que o objeto de seu estudo o quanto pesam os defeitos do governo num processo democrtico, e j arremata, que novas experincias com formas no democrticas de governo indicam que elas produzem resultados menos desejveis do que os obtidos numa democracia. Segundo ele, a alternativa no seria deixar tudo por conta do mercado, pois, dessa forma os custos de transao de alguns fatores polticos (ex: segurana pblica) seriam elevadssimos se as escolhas fossem individuais (cada cidado). O papel moderno do governo participar destas transaes obtendo melhor poder de negociao, baixando os custos. O governo se torna um substituto de mercado obtendo beneficio econmico onde o custo de transao alto. Isso justifica o processo de tomada de decises pelo governo a servio dos interesses pblicos. E conclui esta parte inicial sobre os elementos da Teoria da Escolha Pblica, afirmando quem estuda esta teoria no pensar que o governo est, sistematicamente, engajado em maximizar o interesse pblico, mas, entender que os polticos esto dispostos a maximizar seus prprios interesses particulares. O estudante da escolha pblica sentir que, tanto no mercado privado quanto no setor governamental h instituies que tendem a direcionar indivduos maximizando seus prprios interesses. Em nenhum dos casos ser a estrutura institucional projetada de modo a obter a perfeio. Infelizmente, vrias anlises prvias tem admitido implicitamente que esta perfeio foi obtida no setor governamental. O estudo da escolha pblica demonstra que no, e aponta para inmeros possveis melhoramentos na estrutura de governo.

3.1 - PARADOXO DO VOTO Um dos primeiros elementos tratados seria o chamado paradoxo do voto. Considerando um exemplo onde trs pessoas (1, 2 e 3) tem que escolher trs alternativas (A, B e C) em ordem de preferncia. A escolha 1 A>B>C; a escolha 2 B>C>A; a escolha 3 C>A>B. Usando votao por maioria simples no qual a alternativa mais votada ganha, A disputa com B, e o vencedor, que neste caso A, pois, entre elas, 1 e 2 a preferem sobre C. Passando a disputa para o vencedor A e o remanescente C, este ganha. Entretanto, alterando-se a confrontao, de modo que B enfrente C inicialmente, ganhar B, que disputar com A, ganhando esta ltima. A terceira variao, onde A enfrenta C primeiramente, ganha C, que como visto, vencer B na disputa subsequente. Segundo Tullock (Tullock, Seldon, Brady, 2002, p. 18) o paradoxo do voto que qualquer um dos trs resultados pode ser obtido pelo sistema de maioria simples, dependendo da ordem na qual as alternativas so consideradas.

A discusso sobre o paradoxo dos votos extensa e complexa dada ao grande nmero de variveis possveis nos sistemas de votao, essncia do sistema democrtico, do qual Tullock no opositor. Assim ele afirma (Tullock, Seldon, Brady, 2002, p.22) que h fortes argumentos positivos a favor da democracia, e o argumento bsico de que as alternativas conhecidas so piores do que a democracia. Qualquer forma de governo est apta a atuar de uma maneira que est longe do ideal. Isto se aplica democracia, mas, ela est menos longe do ideal do que as ditaduras.

3.2 - LOGROLLING Outra das ideias tratadas pela Teoria da Escolha Pblica o chamado logrolling, que basicamente a negociao dos votos. A expresso inglesa deriva da frase I roll your log, and you roll the mine (em traduo livre, eu rolo seu tronco e voc rola o meu), utilizada pelos colonos que inicialmente povoaram os EUA quando precisavam de ajuda para retirar de seu terreno um tronco de rvore que haviam cortado. No Brasil, a expresso que melhor traduziria o termo seria uma mo lava a outra. A famosa troca de favores. No processo poltico, ocorreria na hiptese de um parlamentar concordar com a votao de uma lei, que outro parlamentar sustenta, em troca do voto deste em outra matria. Importante destacar que o fenmeno em questo faz parte do processo poltico, mas, geralmente desconhecido da populao. O logrolling pode se dar de maneira implcita ou explcita. Suponha-se que est sendo votado no Parlamento, uma lei contemplando um pacote de medidas. Aprovada a lei, todas as medidas sero adotadas. Ocorrer logrolling de maneira implcita quando, na composio das medidas que formaro o pacote, for inserida uma medida que, isoladamente, no seria aprovada. A maioria dos parlamentares querem a aprovao das demais medidas e, para tanto, obrigatoriamente, aprovaro tambm a de menor preferncia. Na hiptese de logrolling explcito, literalmente h a troca de favores, como citado no exemplo inicial, onde um parlamentar vota a favor de um projeto com o qual no tem afinidade, unicamente, para obter apoio do autor do primeiro projeto em um projeto seu. Tullock destaca que, explcito ou implcito, o fenmeno ocorre pelo fato de que a maioria das leis apresentar efeitos distintos para diferentes grupos de pessoas ou regies do pas, qualquer legislao vai afetar uma pessoa mais do que outras. O logrolling pode se apresentar como benfico, ou prejudicial. Esta ideia est ligada diretamente aos benefcios e custos envolvidos nos projetos aprovados por meio da
7

prtica. Assim, se os custos de um projeto que beneficia um grupo ou regio especfico for diludo de forma a ser baixo entre os no beneficiados, ser benfico. Ao passo que, na mesma hiptese o custo for elevado para os demais, e benfico s para um, a prtica ser danosa. Como dito, o logrolling um fenmeno existente no processo democrtico, podendo ser benfico. A Teoria da Escolha Pblica, entretanto, ao examinar o fenmeno de comportamento, observa a moralidade em sua prtica. A moralidade, no caso, estaria ligada mais distoro da vontade do que negociao votos, de modo que, o comportamento pblico do legislador no coincidiria com seus valores individuais. O problema da informao. A maioria das pessoas so mal informadas sobre poltica, ou sobre os detalhes da poltica, mas, geralmente so bem informadas a respeito de polticas que as afetam diretamente. Os polticos sabem que, poca da eleio muitas pessoas esquecero mesmo estas polticas, de modo que a informao que importa a que ir influenciar o voto. Os polticos se preocuparo mais com as propostas que afetam as minorias, do que com aquelas que afetam a populao e maneira geral. Desta forma, a prtica do logrolling ser usada pelos polticos em atendimentos desses interesse.

3.3 - LOBBYING ORGANIZADO A escolha pblica dificultada pela existncia de lobbying organizado e grupos de presso. Quando um pequeno grupo de pessoas consideravelmente afetado por uma atividade coletiva, h interesse em organizar-se, para apoiar uma medida a favor ou derrubar uma medida contrria, alm do que, o custo de transao baixo para poucas pessoas. Um grande nmero de pessoas experimentando pequenas perdas no se organizar, pois, cada uma entende que sua contribuio no far diferena para o resultado. (o custo elevado) Leis que tem a caracterstica de custos diludos e beneficirios concentrados se tornam leis, talvez, pelo fato de que o efeito disfarado por uma propaganda superficialmente plausvel, ou pela racionalizao desenvolvida pelos grupos de presso. Segundo Tullock (Tullock, Seldon, Brady, 2002, p.40), grupos de interesse so eficazes em atrair a ateno do Congresso para o fato de que um significativo nmero de eleitores possuem opinio formada a respeito de determinada matria que, provavelmente, afetaro seus votos na prxima eleio. Alm disso, grupos de interesse podem fornecer um interesse pblico camuflado convencendo os parlamentares de que sua legislao especial de interesse geral. A maioria das pessoas neste tipo de atividade altamente inteligente, extremamente motivada, e muito persuasiva.
8

E conclui, argumentando sobre essa questo da distribuio de benefcios e custos, apontando a eliminao de privilgios de beneficirios com interesse especfico, o que implicaria em ganho, de todos os demais que bancam esses privilgios.

3.4 - RENT SEEKING Segundo a definio pessoal de Tullock (Tullock, Seldon, Brady, 2002, p. 43), rent seeking o uso de recursos com o propsito de obter ganhos para as pessoas, aonde esses ganhos vem de alguma atividade com valor social negativo. O conceito de rent seeking se refere a atividades legais e ilegais para obter privilgio especial tais como, busca de uma situao de monoplio, zoneamento especial, restries importao, tarifas protecionistas, subornos, ameaas e contrabando. Economistas pensavam que esta situao, privilgio do estado, monoplio, no eram custosos para a sociedade, pois, sendo as partes membros de uma mesma sociedade, haveria uma compensao. Entretanto, como demonstra o exemplo, h um engano, se a indstria automobilstica americana investir recursos na persuaso do governo em elevar os impostos para a importao de veculos coreanos, haver perda para os consumidores americanos, pois, impediria uma reduo de preos em razo da concorrncia. Se o custo para conseguir restries menor do que o investimento em melhorias para aumentar a qualidade do meu produto, nunca sero feitas as melhorias. Como h menos pessoas indo ao Congresso obter privilgios do que investindo em sua estrutura de produo, o investimento mais barato. Assim, h um elevado custo em obter privilgios. H vrios custos no rent seeking, a comear pelo custo do lobbying. Mas, o principal custo o custo da distoro do sistema de votao, de modo que, os benefcios tendem a ser menores do que as despesas. O resultado do rent seeking um prejuzo no desenvolvimento. Tullock encerra, enfatizando que, atualmente, no h como medir os custos do rent seeking, deficincia que ocorre, por razes tericas e empricas. Bases tericas adequadas existem para acreditar que os custos do rent seeking so relativamente altos, e de fato, para suspeitar que muitos so escondidos ou disfarados

3.5 - BUROCRACIA Outro dos elementos observados por Tullock, em sua obra, a burocracia. Ele afirma (Tullock, Seldon, Brady, 2002, p. 53), que burocratas, como a maioria das pessoas, esto mais interessados em seu prprio bem estar, do que no interesse pblico. Apesar de tomar decises que pouco afetaro a si prprios, burocratas tm grande
9

interesse em manter seu status na burocracia, seja pelos ganhos, seja pelo poder, ou pelas regalias. Observa-se que os burocratas no geram nenhum bem pblico, consumindo todo excedente social do servio que prestam para realimentar a burocracia. A demonstrao de que a burocracia no gera nenhum bem pblico no depende da assertiva de que os burocratas so preguiosos ou ineficientes, mas, apenas da afirmativa de que eles esto interessados em maximizar seus prprios benefcios. Tullock prope reformas na estrutura de governo para combater esta situao, obtendo como resultado a maximizao do interesse pblico. Os mtodos para atingir esse resultado, segundo ele, apela no para o interesse pblico, mas para o privado. Deve se aceitar que no governo, como nos negcios, as pessoas perseguem seus prprios interesses particulares, e eles iro atingir metas que esto razoavelmente relacionadas com as dos acionistas ou as dos cidados, apenas, se isso fizer parte de seu interesse particular. Concluindo, afirma Tullock (Tullock, Seldon, Brady, 2002, p. 62), que sua crtica aos burocratas no por eles serem pessoas ms, ao contrrio, na maioria das vezes representam um grupo de pessoas agradveis. a situao institucional na qual eles esto inseridos que os livra de executar eficientemente suas tarefas, o que torna os rgos ineficientes. Apesar de necessrios e capazes de ajudar o governo, eles podem se apresentar como um grande empecilho no alcance das metas governamentais.

4 - CONCLUSO O presente trabalho apresenta uma viso geral sobre a Teoria da Escolha Pblica e alguns de seus elementos, especialmente sobre a tica de um de seus criadores, Gordon Tullock. A teoria de suma importncia na anlise dos sistemas polticos, em especial, nos regimes democrticos, permitindo uma observao crtica dos mecanismos de tomada de decises. As ferramentas da economia so usadas na Teoria da Escolha Pblica para demonstrar que os agentes polticos agem, como na vida privada, buscando a maximizao de seus interesses, o que muito importa ao direito, na medida em que, esta situao envolve todo o processo legislativo e normativo, Especialmente para o direito empresarial, onde as tomadas de deciso pelo governo geram reflexos diretos e imediatos na atividade empresria, na maioria das vezes excessivamente danosos, e mais especificamente, na seara dos contratos, onde, estas decises geram uma indesejada e irresponsvel elevao dos custos de transao. Importante destacar que a Teoria da Escolha Pblica, apesar de apontar falhas no sistema, no se apresenta como um contraponto a ele, mas, to somente, fornece elementos, dos quais apenas alguns foram objeto deste trabalho, que permitem uma anlise, ou seja, um meio, para se conhecer, e por que no dizer, admitir, as deficincias de um sistema democrtico, e buscar sua correo.
10

5 - REFERNCIAS

Government failure: a primer in public choice. Tullock Gordon , Arthur Seldon, e Gordon L. Brady. Catho Institute, Washigton D. C. - 2002 History of law and economics in Encyclopedia of Law and Economics, Volume I. The History and Methodolog of Law and Economics. Ejan Mackaay, 1999, p.65-119 disponvel em http://encyclo.findlaw.com/0200book.pdf , acessado em 12 de julho de 2011 Intruduction on the public choice theory. Felkins, Leon, disponvel em http://perspicuity.net/sd/pubchoice.html , escrito em 10 janeiro de 1997, revisto em 10 de setembro de 2009, acessado em 12 de julho 2011. Public Choice: Politics Without Romance. Buchanan, James M. originalmente publicado em Policy, the quarterly review of The Centre for Independent Studies. Spring 2003, disponivel emhttp://www.cis.org.au/publications/policy-magazine/article/2379-feature-public-choice-politicswithout-romance , acessado em 01 de agosto de 2011. Public Choice II: a revised edition of public choice. MUELLER, Dennis. C. Cambridge, Cambridge University Press. 1989 in James Buchanan e a poltica na escolha pblica. Dias, Marco Antonio. Disponvel em http://www.pucsp.br/ponto-e-virgula/n6/artigos/pdf/pv6-16-marcoantonio.pdf acessado em 12 de julho de 2011.

11

Das könnte Ihnen auch gefallen