Sie sind auf Seite 1von 12

A m e r n d i a, volume 2, nmero 2/2006

A HISTRIA VISTA DE BAIXO: A VISO ASTECA DA CONQUISTA ESPANHOLA


Isadora Machado B. de Morais RESUMO

Estudo da conquista espanhola sobre os mexicanos baseado em relatos, poemas e figuras astecas que descrevem a conquista at o momento da morte do seu Chefe Supremo, Motecuhzoma e a Notche Triste, destacando: os motivos da derrota; pressgios nativos da chegada estrangeira; a relao traada com o outro; alianas feitas entre conquistador e conquistado e, por fim, as atitudes que revelaram as verdadeiras intenes e a identidade dos estrangeiros.

Palavras-Chave: Conquista; Astecas; Viso dos vencidos.

INTRODUO

O que os ndios pensaram quando viram um povo estranho surgir na costa?, Quais foram suas primeiras atitudes em relao a eles?, Como entenderam sua prpria derrota? . So as respostas para perguntas como estas (pouco realizadas, verdade) que este breve estudo tentar mostrar.

Muitos povos registraram como puderam a sua verso dos fatos sobre a conquista por parte dos espanhis a partir de 1492. No caso especfico dos astecas, (os quais tero nfase nesse estudo) por serem um povo que valorizava a palavra e tinha grande interesse pela histria, vrias pinturas foram feitas, relatos e poemas foram escritos posteriores conquista - muitos dos quais traduzidos do nahuatl para o espanhol - o que possibilita uma maior compreenso da forma de ver o mundo deste povo, dos seus pensamentos e medos.

Os relatos indgenas apresentados ao longo do texto, assim como os poemas e as figuras, mostram um pouco dessa histria dos vencidos contada por quem tem mais autoridade para isso: eles mesmos. bvio que se deve levar em conta o fato de a maioria desses relatos terem sido escritos aps a chegada espanhola e sofrido influncias desse contato com o conquistador, o que no quer dizer, entretanto, que so falsos ou indignos de estudo.

Alm disso, ser feita uma anlise complementar de outras fontes bibliogrficas, destacandose A Viso dos Vencidos de Miguel Len-Portilla e A Conquista da Amrica de Tzvetan Todorov, que permitem a melhor compreenso dos fatores que possibilitaram a vitria espanhola, a relao traada entre dominador e dominado e os componentes do pensamento deste ltimo que regeram suas aes.

A vitria espanhola desperta muitos questionamentos. Interessa tambm a esse estudo tentar entender como uma civilizao to desenvolvida, que apresentava um nmero maior de guerreiros do que o exrcito conquistador pde ser dominada e destruda. Ao longo do texto sero apresentados pensamentos e atitudes que colaboraram para essa derrota.

Seria impossvel retratar todos esses depoimentos indgenas neste breve artigo e no essa a proposta. Este texto atingir seu objetivo se conseguir despertar interesse, voltar o olhar do leitor para essa viso marginalizada do perdedor. Ser feita aqui apenas uma brevssima introduo a um tema de inesgotveis possibilidades de estudo.

OS PRESSGIOS QUE ANTECEDERAM A CHEGADA ESPANHOLA

Na cultura asteca, qualquer fato que fuja um pouco do que de costume considerado um pressgio de outro que est por vir, geralmente negativo. Nada acontece sem ser previsto ou indicado por sinais e pressgios, mesmo porque o calendrio asteca baseado na certeza da repetio do tempo, na circularidade, ento, para saber o futuro basta saber o passado, sendo possvel prever tudo. Passado e futuro se tornam a mesma coisa.

Os depoimentos dos informantes de Sahagn assim como o de Diego Muoz Camargo relatam os pressgios e agouros que seriam indcio de que grandes tormentos e guerras estariam por vir, e teriam comeado a ser sentidos dez anos antes da chegada dos espanhis. Vale a pena descrever alguns deles: 1- O aparecimento de uma espiga de fogo no cu de forma piramidal que permaneceu um ano pelo menos, aparecendo principalmente enquanto estava escuro e que causou grande desespero entre as pessoas;

2- O incndio do templo Huitzlopuchtli que teria comeado sem que ningum o provocasse e aumentava cada vez que se tentava apag-lo; 3- A queda de um raio sobre o o templo Tzonmolco que o queimou por completo; 4- A passagem de cometas pelo cu que corriam at o Oriente, com fora e violncia; 5- A alterao das guas da lagoa mexicana que teriam comeado a ferver at espumar e transbordar sobre as casas; 6- A voz de uma mulher ( a deusa Cihuacatl ) que se ouvia em vrias noites a chorar e gritar com desespero; 7- O apresamento de uma ave cinzenta parecida com o grou que possua na cabea um diadema redondo com forma de espelho, transparente e claro, atravs do qual Motecuhzoma teria visto um grande nmero de pessoas que marchavam e guerreavam; 8- O aparecimento repetido de homens deformados que tinham duas cabeas e um s corpo e que quando eram vistos pelo Chefe Supremo desapareciam. O prprio Motecuhzoma ficou temeroso diante de tais pressgios e mandou reunir todos os magos e feiticeiros que fosse possvel a fim de consult-los para saber se haveriam guerras prximas ou grandes desgraas e manteve-os presos at que falassem o que estava por vir. Quando finalmente falaram, desapareceram misteriosamente e Motecuhzoma ordenou que matassem suas famlias e destrussem suas casas.

Os mesmos pressgios se repetem em vrios depoimentos o que nos leva considerao feita por Todorov4 de que teriam sido criados a posteriori como uma justificativa, j que nada poderia acontecer sem que tivesse sido previsto.

AS IMPRESSES E AES EM RELAO AO CONQUISTADOR

Quando os espanhis chegaram a Amrica, o Reino Asteca j havia feito inmeras conquistas e se expandido pelo Mxico Central. Tinham sua prpria cultura, cidades desenvolvidas e uma complexa estrutura poltico-social com diviso de classes.

H quem acredite que durante sculos de existncia esses povos no tiveram o menor conhecimento da existncia da Europa ou de terras situadas alm-mar, alis, no consideravam possvel atravess-lo. Ora, o que poderiam pensar quando viram homens vindos da gua, em embarcaes que primeira vista pareciam morros flutuantes?

Como foi visto, documentos nativos descrevem uma atmosfera de extremo terror causada por sinais e pressgios at mesmo do fim do mundo, ento, de repente, surgem monstros de quatro pernas montados por homens de pele muito branca , cabelos amarelos e barba, que adentravam suas terras com presuno, armados com alguma coisa que soltava fogo e era capaz de derrubar rvores inteiras. O que seria isso seno o fim dos tempos, uma revolta dos deuses?5

Os mexicanos acreditavam no retorno do Deus civilizador Quetzalcatl que teria partido em direo ao leste e voltaria num ciclo de 52 anos. Coincidncia ou no, foi nesse ciclo que os espanhis chegaram, o que provavelmente os fez pensar, pelo menos at certo ponto, que se tratava do retorno dos deuses. Alm disso, muitos acreditam que o Chefe Supremo do Reino asteca, Motecuhzoma, angustiado por suas culpas, temia serem os Taltecas que voltavam para reinvidicar sua terra tomada pelos astecas que antes eram apenas forasteiros e se declaravam herdeiros.

compreensvel a dificuldade e at mesmo a inaceitao do outro como igual (retirando-o do patamar de Deus) sendo ele to diferente. Os mexicas no diferiam absolutamente dos espanhis no que diz respeito relao com outrem. Para aqueles, os povos distantes que no falavam nahuatl eram considerados brbaros, mudos. Dependendo da distncia geogrfica e cultural o estrangeiro no serviria nem para o sacrifcio, pois para isso deveria tambm ser estimado. Os astecas estavam acostumados com as diferenas que existiam entre eles, os tlaxcaltecas e outros povos prximos, mas o grau de estranheza dos espanhis to grande que chegam a contestar sua humanidade.6

As atitudes de Motecuhzoma, em especial, sero contraditrias durante toda a conquista: teme aos espanhis e, ao mesmo tempo, acredita em sua divindade; oferece-lhes presentes, jias, ouro, mulheres e at mesmo sacrifcios humanos enquanto esconde-se e chega a pensar em fugir.

Quando foi avisado de que chegavam costa coisas estranhas que flutuavam sobre o mar, a primeira atitude do Chefe Supremo asteca (logo aps mandar prender seu informante) foi ordenar que averiguassem o que existia entre o mar e o cu o mais rpido possvel. Quando soube que realmente haviam homens estranhos e que estavam margem pescando, mandou chamar secretamente alguns ourives a quem solicitou que fizessem inmeros presentes pra serem entregues aos deuses.

Para se ter noo do valor desses presentes basta

Os mensageiros entregam os presentes*

citar alguns : Um colete feito de plumas de quetzal; uma mscara de sepente, feita de turquesas; um escudo de ouro, recoberto por conchas de ncar; um bracelete de chalchihuites ( diversos tipos de pedras verdes); um jogo de cascavis de ouro que se atam ao tornozelo; um diadema de pele de tigre com plumas de faiso; um capacete de concha feito de ouro7. Lembrando que esses so s alguns, a lista quase interminvel.

Logo foram enviados mensageiros encarregados de levar os presentes e Motecuhzoma mandou vigias s margens de nauhtla, Tuztlan e Mictlancuauahtla que por onde os forasteiros poderiam sair8 . Uma caracterstica que poderia ter beneficiado mais os astecas justamente essa preocupao de sempre saber onde os espanhis estavam, como agiam, a coleta de informaes. Motecuhzoma nunca deixava de enviar espies, mesmo que s vezes se irritasse com as notcias e acabasse matando os informantes. Alis, esse s mais um exemplo de suas aes contraditrias.

Ao chegar ao encontro dos espanhis os mensageiros os reverenciaram e fizeram um discurso ordenado por seu Chefe: - Envia- nos aqui teu lugar - tenente Montezuma. Eis aqui o que te d como acolhida ao chegares a tua morada do Mxico 9. Em seguida colocaram no capito os enfeites que traziam. Sua resposta foi amarr-los e disparar o canho para que se intimidassem e conseguiu, pois desmaiaram. O capito queria test-los, provar sua bravura, duelar com eles, ao que se recusaram e, quando puderam, voltaram desesperados para relatar o ocorrido.

Um diferencial importante entre Colombo e Cortez em sua relao inicial com os ndios que este ltimo consegue estabelecer um dilogo, Len-Portilla explica isto:

Os Mensageiros de Motecuhzoma e os espanhis conseguem entabular estes dilogos desde o incio porque Corts trazia consigo Jernimo de Aguilar e Malinnczin. Esta ltima entendia as palavras dos ndios ditas em nahuatl, comunicava a Aguilar em maia e finalmente Aguilar traduzia em castelhano para que os conquistadores pudessem entender.
10

Mas nem por isso pode-se dizer que houve comunicao pois para que esta ocorra preciso muito mais do que palavras, os espanhis no se tornaram menos estranhos por isso; os ndios no conseguiram entender o que eles pretendiam; e o barulho do canho parece ter causado mais efeito do que qualquer palavra dita.

Informado dos acontecimentos Motecuhzoma se angustia, invadido por grande temor.

aqui que deixa transparecer sua ambigidade em relao ao conquistador: envia magos e feiticeiros com ordens de fazer todo o possvel para prejudicar os espanhis e, ao mesmo tempo, sem ter certeza de que realmente no eram deuses, envia homens para serem sacrificados na presena deles.

Enquanto o exrcito de Cortez avanava em direo ao Mxico-Tenochtitlan e aumentava com o nmero de povos aliados, o desespero da populao era grande. No sabiam o mal que poderiam fazer, sabiam que o estrangeiro era forte demais para eles e que tinha armas poderosas.

As tentativas de Motecuhzoma de afastar os espanhis acabavam os aproximando mais. Enviava-lhes ouro em grandes quantidades ( o que obviamente teve efeito contrrio ao esperado por ele ), e os amedrontavam com rituais antropofgicos. Ele j no sabia o que fazer, no sabia mais se comunicar, o maior orador mexica abdicou da palavra. As constantes indagaes dos espanhis em relao a sua pessoa o desesperavam, Motecuhzoma queria morrer mas no queria estar na presena dos estrangeiros, pedia que fossem embora, que levassem o ouro. Pensa em fugir, esconder- se em alguma caverna, tudo para no ser visto. Todorov11 explica que essa recusa se d tambm devido a tradio, de uma lei do seu antepassado Motecuhzoma I que dizia que os reis nunca devem aparecer em pblico. Lei que seguia risca, nem seus sditos o olhavam nos olhos, no conheciam seu rosto.

Essa dvida nas aes de Motecuhzoma e a sua recusa em guerrear acabou voltando seu povo contra ele, diziam que era fraco, chamavam-no de covarde. O Chefe Supremo enfraqueceu junto com o seu Reino e decidiu apenas esperar.

A VISO DOS ALIADOS

A chegada dos espanhis no causou a mesma reao em todos. Relatos indgenas apresentam detalhes de como Ixtilxchitl, prncipe de Tezcoco, recebe pacificamente Cortez e acaba por se tornar cristo, assim como outros o fizeram. O que poderia justificar a aliana de povos nativos com essa gente to estranha recm-chegada? O que os fez confiar nos espanhis e lutar contra vizinhos? Povos como os tlaxcaltecas viram nesse acontecimento uma oportunidade de se verem livres da dominao asteca.

Como anteriormente foi dito, os astecas construram seu reino atravs de guerras de conquista e, em 1519, j dominavam milhes de pessoas de povos distintos. Alguns vizinhos faziam acordos para se manterem livres e os que se recusavam eram dominados.

Se certo afirmar que os Tlaxcaltecas perderam tanto quanto os mexicas na dominao espanhola (pois sua cultura foi igualmente destruda, seu povo igualmente humilhado) temos que admitir que tinham vrios motivos para se aliarem aos espanhis contra os astecas. Os astecas mantinham com eles um acordo bastante estranho, os tlaxcaltecas eram livres mas deveriam travar guerras constantes com aqueles, os astecas abdicariam da terra e em troca, capturariam prisioneiros nas freqentes guerras para serem sacrificados. O que, obviamente, no satisfazia os tlaxcaltecas. E este sentimento de dio no era presente apenas entre eles, muitos outros povos como os cempoaltecas ( obrigados a pagar tributos ao Mxico-Tenochtitlan ) viram nos espanhis seus libertadores. Sobre isso, escreve Bernal Daz:

Os habitantes dessas aldeias (...) queixam- se muito de Montezuma e de seus coletores de impostos, que lhes roubavam tudo o que tinham, e que, se suas mulheres e filhas fossem formosas, violentavam-na diante deles e de seus maridos, e roubavam-nas, e que obrigavam-nos a trabalhar como se fossem escravos.
12

Os espanhis usaram essa imagem dos astecas para justificar sua dominao, pois muito antes deles, os astecas j saqueavam, matavam e chegaram at a queimar manuscritos antigos para que a histria fosse contada a seu modo.

Tambm no se pode negar que essas alianas tenham sido feitas por medo, pois apenas depois da derrota dos otomes de Tecoac que os tlaxcaltecas decidem aliar-se aos espanhis: pois agora fiquemos do seu lado; faamo-nos seus amigos, sejamos amigos seus. Os de baixo esto arruinados! 13 . Alguns povos resistiram at onde puderam ao poder espanhol, por fim, os que no faziam alianas acabavam destrudos.

OS DEUSES SE REVELAM

Cortez continua avanando e o Mxico Tenochtitlan j no est to longe, no caminho fazem um massacre a Cholula, possivelmente incitados por intrigas feitas pelos tlaxcaltecas que os consideravam inimigos. Os informantes de Sahagn descrevem como os espanhis cercam a cidade, depois fecham as entradas e comeam a matana, ajudados pelos tlaxcaltecas. Diego Muoz Camargo mostra a confiana que os cholultecas tinham em seus deuses, acreditavam que nada seria capaz de derrot-los e esperavam que um raio enviado por eles viesse destruir os estrangeiros. Ao perderem a batalha os cholultecas concluram que os deuses dos homens brancos realmente eram

mais fortes e poderosos que os seus.

Aps saquear, roubar e matar a gente de Cholula, os deuses continuaram provocando horror. Por onde passava, a notcia do massacre aterrorizava todas as pessoas. Motecuhzoma continuava informado sobre tudo e cada vez gostava menos do que ouvia.

O Chefe Supremo asteca envia novos mensageiros liderados por Tzihuacpopocatzin, encarregados de levar mais ouro para os espanhis. Porm, Tzihuacpopocatzin comete um grande erro ao fingir ser o Chefe asteca, pois desperta raiva em Cortez. Motecuhzoma novamente envia feiticeiros para barrar os espanhis e no tem sucesso.

Finalmente os espanhis chegam ao Mxico-Tenochtitlan. Depois de muitas idas e vindas o Chefe asteca decide receb-los pacificamente, com grande cerimnia. Para isto, enfeita-se todo e prepara mais presentes.Os informantes de Sahagn relatam o discurso de Motecuhzoma quando se encontra frente a frente com Cortez:

No, no que eu sonhe, no me levanto adormecido do sonho:no vejo isso em sonhos, no estou sonhando...Acontece que eu j te vi, acontece que j coloquei meus olhos em teu rosto! (...)Chega terra : vem e descansa ; toma posse de tuas casas reais ; d refrigrio ao teu corpo. Chegai a vossa terra, senhores nossos!
14

Motecuhzoma tornou-se prisioneiro de cortez, dava-lhe tudo que pedia, especialmente ouro. Os espanhis saquearam Teucalco ( a casa do tesouro ), levaram o que julgaram valioso e queimaram o resto, assim como

queimaram os livros maias. Tesouros astecas que hoje teriam grande valor histrico foram perdidos por pura ganncia e pela incompreenso do valor do outro, das suas obras, da sua vida. Tudo que existia feito de ouro, jias, esttuas, foi reduzido barras. Segundo os Informantes de Sahagn15, se apoderaram do que lhes parecia bonito, invadiram as casas, reviraram tudo. Os tlaxcaltecas tambm ganhavam sua parte. Igualmente, as riquezas do Chefe Supremo foram tomadas e reduzidas. Os mexicanos entregavam tudo aos espanhis com pavor e
A matana da festa de Txcatl*

desespero.

Textos indgenas descrevem a matana feita por Dom Pedro De Alvarado, quando os astecas celebravam festa em honra de Huitzilopochtli ( Essa festa, o Txcatl, era a principal do ano asteca ) e Cortez havia partido para combater tropas espanholas dirigidas contra ele.

Os espanhis haviam dado licena para o festejo dos astecas e eles o prepararam com muito afinco, fizeram a figura de Huitzilopochtli usando apenas sementes e a enfeitaram de todas as maneiras. A festa comeou bem cedo e foi quando os mexicas estavam mais animados, quando a festa estava nos seus melhores momentos, que os espanhis resolveram matar. Os informantes de Sahagn descrevem este momento:

Pois assim esto as coisas, enquanto se est gozando a festa, j o baile, j o canto, j enlaam um canto com outro, e os cantos so como um estrondo de ondas, nesse preciso instante os espanhis tomam a determinao de matar a gente. Logo todos vm pra c, todos vm em armas de guerra.
16

Quando se soube do lado de fora do templo o que ocorria, os capites mexicanos juntaramse e comeou a batalha. As famlias recolheram seus mortos, todos foram reunidos e queimados no Ptio Sagrado. Motecuhzoma fora novamente aprisionado e reconhece, ento, a superioridade do inimigo, incentivando seu povo a parar de lutar. Mas esse apelo no foi aceito pelos mexicas, revoltados pela forma covarde com que os guerreiros haviam sido mortos no templo, no desistiram de lutar e Motecuhzoma no era mais seu Chefe. Os astecas cercaram os espanhis na Casa Real.

Tendo notcia da volta de Cortez, os mexicas ficaram espreita, no se deixaram ver, manteram- se prontos para a batalha. Batalha que duraria quatro intensos dias at que jogado na gua o corpo de Motecuhzoma. No se sabe com certeza como morreu o Chefe Supremo dos astecas, Fernando de Alva Ixtlilxchitl d hipteses: Dizem que um dos ndios lhe atirou uma pedrada da qual morreu ; embora digam os vassalos que os mesmos espanhis o mataram e pelas partes baixas lhe meteram a espada 17. Os ataques astecas no cessaram e os espanhis resolveram fugir noite, at que foram descobertos e comeou outra grande batalha onde metade do exrcito de Cortez morto, seria a Notche Triste.

Cortez se retira para ganhar novas foras, enquanto os astecas acreditam que tudo voltou a ser como era antes e estariam livres do terror espanhol, voltaram a sua vida cotidiana e mal sabiam que o pior estava por vir: os espanhis no tinham desistido.

CONCLUSO
Chorai amigos meus, tereis entendido que com esses fatos perdemos a nao mexicana A gua azedou, se azedou a comida ! Isto o que fez o criador da vida em Tlatlelolco Sem recato so levados Moteluihtzin e Tlacotzin Com cantos se animavam uns e outros em Acachinanco, ah, quando foram a ser postos prova l em Coyacan...!
18

A conquista da Amrica sem dvida o maior choque entre culturas da histria da humanidade. A chegada de Colombo ao Caribe marca o incio de um novo Tempo tanto para a Europa quanto para o Novo Mundo.

Vrias verses sobre essa conquista foram e so feitas at hoje, mas a maioria preocupa-se apenas em relatar os fatos partindo da percepo de quem ganhou, de quem descobriu e entrou para a histria como civilizador de um mundo brbaro, o europeu. Comumente se esquece que haviam pessoas na Amrica, que elas tinham sua prpria histria, sua prpria forma de ver o mundo antes da chegada dos europeus. Esses povos, hoje generalizados por ndios, so citados como meros figurantes de uma guerra que acabaria por extermin-los quase por completo. Foi a sua cultura, o seu povo que foi destrudo e , como perdedores, no lhes foi dada a importncia que merecem.

Os astecas perderam a guerra, verdade. Mas nem por isso deve-se esquecer a importncia que tm at hoje, seja como influncia sob seus descendentes, seja como objeto de estudo.

Para encerrar este artigo, um ltimo poema que nos permite entender um pouco mais da viso dos vencidos:
E tudo isto se passou conosco. Ns o vimos, ns o admiramos com esta lamentosa e triste sorte nos vimos angustiados

Nos caminhos jazem dardos rotos os cabelos esto espalhados destelhadas esto as casas, ensangentados tm seus muros vermes pululam pelas ruas e praas, e as paredes esto salpicadas de miolos.
19

________

_______________________________________________

NOTAS
1

Florentine Codex, Santa Fe, New Mexico, 1950- 1957 Histria de Tlaxcala, Ed.Chavero.Mxico,1892

Narrativas encontradas em LEN-POTILLA, Miguel - A viso dos vencidos. A tragdia narrada pelos astecas. Porto Alegre, LPM, Editores, 1985.
4

TODOROV, Tzvetan. A conquista da Amrica - a questo do outro. Martins Fontes. SP. 1988.

Nathan Wachtel , Os ndios e a Conquista Espanhola.in BETHELL, Leslie (org). Histria da Amrica Latina : Amrica Latina Colonial .vol 1. 2a ed. So Paulo: Braslia, Fund. Alexandre Gusmo, 1988.
6

TODOROV, Tzevetan.op.cit Relatos presentes no Cdex Florentino utilizados em Len-Portilla, Miguel. op.cit Idem Ibidem LEN-POTILLA, Miguel. op.cit , p. 42 TODOROV, Tzevetan. op.cit, p. 99 Idem p.82 Relato dos informantes de Sahagn encontrado em LEN-PORTILLA, Miguel.op.cit, p.54 Idem p.75 Ibidem p.77 Ibidem p.84

10

11

12

13

14

15

16

IXTLILXCHITL, Fernando de Alva : obras histricas, 2vols, Mxico,1891-1892, encontrado tambm em LEN-PORTILLA, Miguel. op.cit, p.91 Canto triste de 1523, presente na coleo de Cantares Mexicanos . Oficina tipogrfica da secretaria do fomento, Mxico, 1940. e em LEN-PORTILLA, Miguel. op.cit
19 18

17

Manuscrito indgena de 1528 presente em LEN-PORTILLA, Miguel. op.cit

* Imagens do Atlas ou Cdice de Durn em Histria de las Indias de La Nueva Espaa e Islas de Tierra Firme, por Frei Diego de Durn, Mxico, 1867-80 . Presentes em LEN-PORTILLA, Miguel. op.cit

Das könnte Ihnen auch gefallen