Sie sind auf Seite 1von 25

Itens do Altar Um altar bruxo bsico, ficar mais ou menos como o desenho acima.

Naturalmente voc ar ranjar o seu, conforme suas preferncias pessoais, mas principalmente sua intuio. Ger almente, quando montado em casa, algumas Bruxas preferem colocalo de tal forma q ue se ficarem de p diante dele, estaro voltadas para o Norte. Outras entretanto, p referem ficar viradas para o Leste, de onde vem a luz. Seja como for, o altar de ver estar centrado entre as quatro direes, mas tanto faz que seja redondo, quadrado ou retangular. As tradies variam muito quanto aos animais gurdies, cores, cristais ou espritos que sero usados para marcar as direes Norte. Sul, Leste e Oeste. Voc pod er usa-los no cho, aos ps do altar. Os quatro elementos devero estar representados s obre o altar: gua, fogo, ar e terra. O clice, naturalmente, para a gua. As velas pa ra o fogo. leo ou uma pedra, para a Terra. O Ar representado por incensos ou por uma planta area. Coloque o pentculo no centro do altar e acima dele (ou atrs dele) um turbulo ou um recipiente com carves em brasa para queimar incenso. As Bruxas ac reditam que as energias fluem da esquerda para a direita, por isso, voc deve usar a vela negra, que absorve energia, posicionandoa esquerda do pentculo e a vela b ranca, que irradiar a energia do altar, ser posicionada direita deste. Entretanto, voc pode usar as cores de vela que mais se harmonizarem com voc. Os tens de proteo, como poo mgica de proteo (opcional), sal marinho, coral negro ou turmalinas negras, d evem ser posicionados de

cada lado do altar. Evitaro que energias no harmonizadas com voc possam interferir com seu trabalho. Sobre o altar, posicione tambm seus instrumentos de trabalho fa voritos, seu athame e seu basto mgico. Gemas, cristais de rocha, talisms e amuletos tambm podem ser colocados ali, obedecendo o esquema esquerda - direita, mas isso depende do tipo de trabalho que voc se disponha a fazer. claro que voc poder usar uma estatueta (ou vrias) representando a(s) deidade(s) da sua devoo. Porm, se no gost ar de imagens, este tem perfeitamente dispensvel. A sineta com seu som cristalino, serve para chamar espritos do ar. Idem, a trompa. So tambm opcionais. O espelho mgi co ou uma pequena bacia de prata (ou metal) com gua, servem para visualizaes, caso voc esteja empenhada nisso. Como voc talvez no esteja familiarizada com alguns term os, leia as explicaes abaixo: Amuleto: Objeto carregado magicamente capaz de afast ar energias, normalmente negativas. Em geral confere proteo ao seu portador. Costu ma ser confundido com "Talism", embora no seja a mesma coisa. Athame: Punhal sagra do, usado nos rituais da Wicca. Normalmente possui uma lmina de dois gumes e um c abo preto, mas isso pode variar muito. Alguns recomendam que seja fundido pelo p rprio bruxo, mas isso uma determinao, a qual (por uma srie bvia de dificuldades de or dem pratica) foi deixada de lado e exelentes athames podem ser comprados at mesmo pela Internet.... O athame utilizado para direccionar Poder Pessoal durante os Rituais. raramente usado para cortes fsicos e um objeto de uso estritamente pesso al de cada bruxo. Basto ou Varinha Mgica: O basto ou varinha mgica o instrumento que dirige as foras astrais. Segundo Papus, "Este basto no tem outro fim seno o de cond ensar uma grande quantidade de fluido emanado do operador ou das substncias dispo stas por ele com o fim em vista, e de dirigir a projeco deste fluido sobre um pont o determinado." Como voc pode observar, sua funo dupla, pois serve tambm para irradi ar energia. Pentculo: Geralmente as Bruxas usam a estrela de cinco pontas, que um poderoso selo, ou talism.

Talism um objeto de proteo, mas tambm um selo mgico. Representao Esquemtica 10-Athame 1-Coral negro ou sal marinho 11-Estatueta 2-Taa de Ouro 12-Sineta 3-Poo p rotetora 13-Turbulo 4-Vela de cera virgem preta 14-Vela de cera virgem branca 5-T rompa ou Harpa 15-Recipiente com carves em 6-Cristal de quartzo (apontado na bras a para queimar seus ps sua direo) mgicos, ou incensos. 7-Basto 16-Caixinha para guard ar varetas 8-Pentculo de Altar de incenso 9-Cristal de quartzo (apontado na 17-leo do altar direo oposta sua) 18-Taa de Prata. Conforme explicado no artigo "Magia", os praticantes da Arte costumam manter um pequeno altar domstico, que seria em si mesmo, a representao sinttica das foras Csmica s. Sendo assim, a parcela Divina que permeia estas foras e sintetizam seu carter d e Macrocosmo, englobaria o prprio operador, agora como o Microcosmo. Em magia, pe la lei das Correspondncias, isso permite a integrao do Operador a estas mesmas foras , e assim, atravs do calor da sua Vontade e o sal da sua Sabedoria, poder o Mago r ealizar seu trabalho. Para tanto, o altar contar tambm com alguns instrumentos que imantados pela energia do operador, e por este consagrados, facilitaro o fluxo e nergtico em ambos os sentidos. Como voc certamente pode perceber, todas estas foras seriam sutis, mas sempre representativas, e por isso mesmo, atuariam inicialmen te no plano astral. Sendo assim, monte aqui seu Altar Bruxo Virtual Interativo, escolhendo os objetos e instrumentos Mgickos que se encontram ao seu dispor.

Concentre-se durante a operao, use seu instinto e suas sensaes, pois sero MUITO impor tantes. No se esquea de que vivemos novos tempos e as novas tecnologias saltaram d a fico e da etrea trama de que so feitos os sonhos, para materializarem-se em nosso dia a dia e saiba us-los a seu favor.. Afinal, nossos computadores pessoais e as novas opes que nos so oferecidas so um BOM exemplo disso. Lembre-se de que pelo fato de serem REPRESENTAES, qualquer ALTAR sempre ser VIRTUAL. Mas ateno: Saiba que a sim ples montagem do altar consiste num ritual e a partir da, sua intuio ser seu Mestre e voc saber como atuar. Se eu estivesse instruindo um discpulo ou se estivesse me d irigindo a uma pessoa que eu soubesse que est entendendo perfeitamente o que lhe explico eu poderia tratar desse assunto de forma mais direta e didtica, mas como este trabalho dirigido basicamente a uma coletividade leiga e / ou profana, prec iso explicar em termos mais gerais. De qualquer forma eu me coloco disposio para r esponder as dvidas que me sejam encaminhadas diretamente. Inicialmente esclareo qu e este captulo um adendocomplemento do captulo sobre o Altar. Aps ter sido montado o Altar ele deve ser consagrado. Tambm todos os instrumentos mgicos tem de ser. Ma s o que uma consagrao ? Na Ordem de Arganthus a Consagrao chamada de Acta Sacratum, e imprescindvel e obrigatria : todos os instrumentos mgicos tem de ser devidamente consagrados, o que inclui at as velas a serem usadas nos rituais. Mas o prprio Alt ar precisa ser magicamente batizado. Apenas para esclarecer, dentro da Ordem ( e isso tambm se aplica s outras ) existe um procedimento a ser adotado antes dos Ri tuale Excelsis, e uma operao complicada chamada Acta Sanctus, onde o operador, ento imbudo da responsabilidade de oficiante do Ritual, assume a funo do Sacerdotis Sac rosanctus, e para isto ele dever consagrar a si mesmo, que ento ser, ele prprio, um elemento mgico daquele ritual. Mas no vamos adentrar nessa questo porque no tratarem os dessa classe de rituais neste captulo. CONSAGRAR significa "tornar sagrado, sa ntificar" . o ato mgico pelo qual um objeto transformado em instrumento ritualstic o, passando a ter uma funo mgica. O Ser humano (todos) pode consagrar, mas precisa estar imbudo de autoridade espiritual para isto, e o seu desenvolvimento pessoal que confere o grau dessa autoridade. Uma mente sintonizada com a operao e o conhec imento das Leis so indispensveis.

Vamos considerar a idia de que voc j tem o seu Altar, devidamente munido de todos o s elementos que voc entendeu que eram adequados a compor esse Oratrio. Tem de fica r perfeitamente claro que todos os itens do Altar devem ser consagrados. No caso dos objetos se aplicar o mesmo procedimento que foi indicado para a consagrao das velas. Considerando a idia de que os componentes do Altar j foram consagrados, o p rprio Altar tambm ter de ser, mas no caso dele o procedimento outro. Primeiro, voc m esmo ter de estar espiritual e psicologicamente preparado, tratando desta questo c om muita seriedade, sem o que recomendo que nem faa nada. Esteja em um estado de espiritualidade manifestada. Para isso, antes de mais nada, prepare a si mesmo. Faa leituras espiritualizantes, seja da Bblia, dos Vedas, do Baghavad-Gita, do Alc oro, dos Sutras, enfim, qualquer que seja a fonte, desde que crie em voc um estado de receptividade espiritual, aquele tipo de leitura que nos encha de esperana. P or ser a minha Ordem de origem crist, eu recomendo a leitura da Bblia. OS PROCEDIM ENTOS O lugar onde est localizado o Altar dever ser purificado. O primeiro passo f eito por defumao. Obtenha 3 ervas : Slvia Branca, Arruda e Manjerico (ou Alecrim, qu e pode substituir o Manjerico), nesse caso de preferncia j secas, porque voc dever pi clas e mistur-las. Consagre-as da forma usual e ento queime um pouco da mistura. Pa ra isso use um recipiente de cermica, que mais resistente. Segure esse recipiente com as ervas queimando (cuidado para no queimar as mos quando a cermica ficar quen te ; se preciso, use duas, uma dentro da outra). Uma fumaa clara ir se soltando. m edida em que forem se consumindo, ponha mais um pouco de ervas. Enquanto caminha , faa uma orao com suas prprias palavras, pea a proteo do Poder Maior , dos Elementais do Fogo , dos Silfos (gnios do Ar). Espalhe a fumaa por todo ambiente, inclusive d ebaixo da mesa (caso o Altar seja uma mesa), sempre mentalizando que aquele ambi ente est sendo limpo das energias retrgradas e involutivas, que todo mau esprito e mau pensamento est sendo limpo pela fumaa das ervas sagradas. Visualize uma luz ve rde cintilante tomando conta do ambiente. Terminada a defumao, agradea mentalmente as Foras s quais voc pediu ajuda. Agora voc precisa estar preparado, e tomar um banho purificador. um banho de sal grosso. Em um recipiente de cerca de um litro d'gua despeje dois copos pequenos de sal grosso e misture bem. Pegue esse recipiente e consagre-o. Deixe o recipiente no canto. Agora tome um banho normal, sempre me ntalizando uma luz verde cintilante removendo da sua aura toda energia impura, s inta-se leve, pense em coisas elevadas e construtivas. Agora pegue o recipiente e despeje do pescoo para baixo,

frente e costas, pedindo ajuda aos Elementais da gua (Ondinas) para que levem emb ora na gua salgada toda impureza retirada de voc. Terminado o banho, agradea. Esper e um pouco para que a gua seja absorvida pelo corpo, no se seque imediatamente. Po nha roupas limpas. V para o ambiente onde est o seu Altar, e tome providncias para que no seja interrompido. Tranquilize a mente, respire fundo. Faa agora a Prece de Abertura de Trabalhos. ( Voc quer conhecer essa Prece de Abertura ? Clique aqui. ) No Altar ponha um copo com gua, um com um punhado de terra (ou uma pedrinha) e uma vareta de incenso, de aroma a seu critrio. Agora feito o batismo do Altar. P egue um outro copo com gua. Segure-o com a mo esquerda. Da mo direita, mergulhe na g ua os trs primeiros dedos juntos (polegar, indicador e mdio) e diga : " Em nome do Poder Maior, nessa hora sagrada eu te consagro e te converto na gua Santa da Ali ana Batismal, que me une agora Majestade Divina da qual sou parte, e que tudo sej a sempre feito de acordo com a Sua Vontade." Enquanto repete trs vezes, visualize uma luz dourada cintilante na gua, e reforce seu pensamento. Ento, com os dedos, v salpicando a gua desse copo pelo Altar e pelo ambiente em volta, repetindo "Eu t e consagro e te batizo em nome da Luz." Terminada essa parte, no Altar, em forma de tringulo, acenda trs velas consagradas : a da ponta representa o Poder Maior ; a do ngulo esquerdo representa a Alma do Mundo (Anima Mundi) e a do ngulo direito representa voc. Acesas as trs velas sagradas, ponha a mo direita sobre o copo com g ua que est no Altar e repita : "Poderes que governam as guas do mundo, vinde agora em auxlio a este trabalho pela glria da Luz!" Repita trs vezes. Agora ponha a mesm a mo sobre o copo com a areia e repita a invocao, modificando a primeira parte, sub stituindo por "Poderes que governam as terras do mundo" . Trs vezes. Acenda a var eta de incenso e repita a invocao, modificando para "Poderes que governam as regies areas do mundo." Trs vezes. Agora, abra as mos perto da chama das velas, repita a invocao substituindo para "Poderes gneos que governam o fogo do mundo" . Terminadas as invocaes, ajoelhe-se em frente ao Altar e faa uma prece pessoal, com muito ardo r. Seu Altar agora um instrumento mgico operacional. Indice dos itens necessrios : 1 - as trs ervas : Slvia Branca, Arruda e Manjerico ; 2 - sal grosso ; 3 - trs vela s ;

4 - vareta de incenso ; 5 - copo com gua para o altar ; 6 - copo com gua para o ba tismo ; 7 - copo com areia Prece de Abertura de Trabalhos Em nome do Poder Maior eu me consagro a esta Obra. Que as Hierarquias Superiores me auxiliem, que as Hierarquias Inferiores no me impeam, que toda Fora do Bem se u na a mim, que toda Fora do Mal de mim se afaste. O Poder Maior me mantm e protege. Que meu trabalho traga benefcio s criaturas que nenhum ser seja por mim prejudica do, que os seres visveis e invisveis trabalhem comigo que esse trabalho seja abenoa do pela Anima Mundi. O Poder Maior me mantm e protege. Que esta Obra seja uma beno ao mundo, que todo esprito inquieto seja apaziguado que toda palavra v seja impedi da,

que toda maldade seja freada, que toda vida floresa, que o mundo no traia seu dest ino, que minha lngua no profira o Mal, que minhas mos no produzam o que no for puro. O Poder Maior me mantm e protege, e que tudo seja sempre feito de acordo com a Vo ntade Suprema, hoje e para todo o sempre. Mago Daniel - orao de abertura de trabalhos Embora etimologicamente tenham significados diferentes, para fins de estudo nest e captulo vamos considerar o Altar e o Oratrio como sendo uma e a mesma coisa. Eve ntualmente estabeleceremos diferenas, que vo se referir muito mais ocasio e propsito do que estrutura propriamente dita. A palavra Altar se origina do Latim "Altus" , e significa "lugar alto, elevado" . Considerando o aspecto religioso, signifi ca o lugar onde se faz o contato com a Divindade, e onde so oficiados trabalhos e atividades espirituais. Para o iniciante esse altar ter um significado diferente do significado que ter para um magista. No caso do magista ( magista = que prati ca rituais ) o altar ser mais completo, obedecer regras (tais como a posio, por exem plo) mas em se tratando do iniciante seu altar ter uma finalidade mais de oratrio propriamente dito, razo pela qual no precisar observar regras a que est sujeito o al tar do magista, embora determinadas coisas venham a ser comuns em ambos os casos . O Altar dever ser o lugar mais mstico e sagrado da casa. O LOCAL Preferencialmente esse Altar dever ser instalado em um local que no seja de fcil ac esso a curiosos e pessoas estranhas. Pode ser dentro do seu quarto ou em um quar to vago da casa, ou no sto, ou mesmo no poro.

O FORMATO O mais adequado seria uma mesa de tamanho mdio. OS ITENS Sendo um Oratrio os itens sero os bsicos. Precisaremos de duas toalhas brancas, um castial, um incensrio, um pentagrama e uma sineta. Depois desses itens bsicos voc po de acrescentar todos os itens que desejar, obedecendo uma regra bsica : devero ser itens que lhe inspirem respeito religioso. Voc pode pr imagens de santos catlicos, imagens budistas, smbolos de outras religies bem como objetos tais como cristais, por exemplo. Tem de ser objetos que tenham um significado especial para voc. A f uno desses objetos e do Altar de um modo geral se tornar um catalisador, por isso esses objetos tem que dizer algo a voc.

A DISPOSIO Ainda na condio de Oratrio no ser preciso nenhuma sofisticao com a disposio desses o s no Altar, com exceo do caso da vela, que sempre dever ser o centro. Fora este det alhe voc pode posicionar os itens como desejar, mas apenas a ttulo de sugesto : toa lha branca sobre a mesa ; castial com a vela no centro ; pentagrama frente do cas tial ; incensrio no canto direito, a sineta no canto esquerdo. Todos os demais ite ns distribudos da forma que preferir.

O USO O Altar ser o lugar onde voc far as suas oraes, e perto dele voc far suas sesses de m tao e sesses de exerccios msticos. Voc precisar criar um lao energtico com o seu Alt quando voc estiver em frente ao seu Altar de p, sentado ou ajoelhado, essa ligao se r to forte que um clarividente que esteja observando vai ver o fluxo de energia qu e sai do praticante para o Altar e vice-versa criando um efeito muito semelhante a um efeito eltrico que a Fsica chama de Arco Voltaico. muito importante ter esse Altar e dar a ele a importncia devida pois logo ele ter seu uso para fins ritualst icos mas ele no ser eficiente se voc no o usa como Oratrio. A funo de Oratrio santifi o Altar Ritualstico. Uma observao : se voc ainda no um magista voc no precisar se p par agora com itens como as armas mgicas. Isso s vai ser requerido mais tarde, e n este momento voc no ter utilidade para tais itens. Toque a sineta sempre que comear uma atividade no Altar, e toque ao encerrar. Quando o Altar no estiver em uso cub ra-o com uma toalha branca. Comece e termine as atividades com uma orao. Uma suges to a nossa Prece de Abertura dos Trabalhos, que pode ser usada no comeo e tambm no fim.

Todos os itens do Altar devem ser consagrados, e o Altar propriamente dito tambm precisa ser devidamente consagrado. Habitue-se a se refugiar em seu Oratrio sempr e que precisar praticar seus Exerccios e praticar meditao. Estabelea um elo espiritu al com o seu Altar. Desenvolva o hbito de usar seu Altar de forma solene. Prece ritualstica de splica ao Poder Maiorine Excelso e inefvel Poder que governa os espaos infinitos e os insondveis abismos ;os insondveis abismos ; Poder que sustm o Universo e mantm os mundos ; A ti dirijo mi nha splica, e nessa hora sagrada rogo-te ; Pela causa da Luz, guia meus passos ; Pela causa da Paz, dirige meus atos ; Pela causa da F, comanda meus pensamentos ; Pela causa do Amor, conduz a minha alma . Que eu no d um passo que no seja para a Luz ; Que eu no cometa um ato que no seja pela Paz ; Que eu no tenha um pensamento que no seja pela F ; Que minha alma seja conduzida pelo Amor. Poder Maior, amparame. Assim seja ! Poder Maior, conduza-me. Assim seja ! Poder Maior, revela-te a mim. Assim seja ! Torna-me digno da Grande Obra ; Torna-me digno do Teu pensamen to ; Torna-me digno de ser parte de Ti . Nessa hora sagrada em que Teu pensament o toca meu esprito abenoa a Obra que realizo ; Nessa hora sagrada em que meu pensa mento te busca, revela-te a mim ; Torna meu corpo saudvel, para que possa servirte ; Ilumina meu caminho, para que te encontre ; Concede-me a fartura, para que eu ampare quem tem necessidade ; Torna-te presente em mim, para que todo aquele que de mim se aproximar sinta a tua Presena e tua Fora ; Torna-te presente em mim, para que meus inimigos no me atinjam, nem tenham fora contra mim ; Torna-te prese nte em mim, para que apenas benos possam me tocar ; Rogo-te que me cubras com teu manto de proteo, esconde-me dos olhos daqueles que me querem fazer mal, desvia do meu caminho toda fora nefasta e me protege para que eu cumpra meu destino ; Nessa hora sagrada suplico-te : estende tua mo sobre mim e d-me tua paz, amor, fartura, proteo e abundncia de dias para que eu possa servir Humanidade ;

E que tudo seja sempre feito de acordo com a Tua vontade, em cujas mos est o Poder , o Reino e a Glria, hoje e para todo o sempre . Assim seja ! Seja nos rituais mais simples, seja nos mais complexos, o uso das velas praticam ente indispensvel. Todos os Rituale Excelsis e quase todos os Rituale Vulgaris fa zem uso das velas nas suas operaes. Na verdade, pode-se dizer que acender uma vela o mais simples dos rituais. Eu mesmo fabrico todas as velas que uso. Criei os m oldes e cada vela que fao "trabalhada" em todas as etapas, a comear pela consagrao d a parafina e das essncias. Assim, fao velas nos mais diversos formatos, como por e xemplo, em forma de Santiago de Compostela, em forma de concha (vieira), em form a de Arcanjo So Miguel (tima para os rituais que vo lidar com os Elementais do Fogo e tambm para os rituais anglicos), velas cilndricas com um Pentagrama gravado em a lto relevo ( muito boas para rituais de Bruxaria Ancestral ), velas em forma de coruja e at velas em formato de um Mago, com capuz, espada,etc. Aqui explicarei a lgo de bsico sobre as cores principais. A cor da vela imprescindvel ao xito dos rit uais, porque a vela estabelece um elo psquico entre planos, de forma que esse con tato tem de ser feito corretamente, e a cor um fator-chave. O SIGNIFICADO DAS CORES BSICAS VELA BRANCA : o branco a cor da pureza, da virgindade, da castidade. Velas branc as so usadas em rituais que tem como objetivo obter a paz e a harmonia, entre pes soas ou par ambientes. A vela branca pode ser usada na maioria dos rituais porqu e o branco pode ser aceito em todas as operaes, salvo nos casos em que o ritual es pecifique a cor. Mas esse uso da cor branca em rituais que tenham outros objetiv os que no sejam os de harmonia e paz s pode ser feito em carter excepcional mas a c or certa deve ser providenciada na primeira oportunidade. cada tipo de ritual re quer uma cor especfica.

VELA VERMELHA : o vermelho usado nos rituais relacionados a sexo, paixes, trabalh o, vitria em assuntos complexos. Sendo a cor de Marte e tambm a cor do sangue, o v ermelho se relaciona s questes de ordem fsica, assuntos terrenos, sendo uma cor mui to usada quando se pretende obter resultados rpidos. VELA AMARELA : utilizada em rituais que visam o desenvolvimento dos poderes psqui cos e tambm em trabalhos de cura. Muito usada nos trabalhos de ajuda e cura fsica e eespiritual. VELA AZUL : para as atividades mgicas que visam a harmonizao, introspeco e contato co m os planos suts. Atividades devocionais. VELA VERDE : usada nos rituais de harmonizao com as egrgoras da abundncia e fortuna. O verde a cor da prosperidade, de forma que a vela verde a mais adequada para o s rituais que visam a prosperidade. Uma observao : a vela branca de uso geral, havendo a possibilidade de vir a substi tuir qualquer uma das outras cores, com exceo da preta. A vela preta, longe de ser negativa, insubstituvel e indispensvel em rituais de Alta Magia, em combinao com ou tras cores. CONSAGRAO DAS VELAS

Esta parte fundamental pois a consagrao que torna a vela um objeto mgico. Sem ser c onsagrada uma ela apenas um cilindro de parafina com um pavio que serve para ilu minar ambientes escuros, mas com a consagrao ela se torna um instrumento de magia capaz de estabelecer contato direto com planos suts e entidades. Poderia-se dizer at que a consagrao o ato de batismo da vela. Esse ato de consagrao, esse batismo, de ve ser feito com leo, mais preferencialmente aquelas essncias aromticas base de leo. Essa prtica milenar e at no xodo (Bblia) se encontram referncias sobre leos de consa rao. No comrcio especializado voc adquire (ou fabrica voc mesmo) um vidro de essncia ase de leo. Particularmente eu prefiro a de rosas, por ser mais forte mas voc esco lhe a que mais lhe agradar, desde que seja base de leo porque h muitos tipos de es sncia e nem todas tem leo, que nesse caso essencial. Pegue esse vidro e v para um l ugar sossegado onde no v ser interrompido. Sente-se. Respire fundo algumas vezes, visualizando uma luz dourada cintilante envolvendo o ambiente. Aps alguns minutos , abra o vidro, ponha um pouco de leo nas mos, esfregue-as at aquecer, ento pegue o vidro e v passando as mos nele e diz em voz baixa : " Em nome do Poder Maior eu te consagrado e te santifico para que a partir dessa hora sagrada sejas elo de lig ao entre as coisas da Terra e a Divindade, que possas me ajudar em toda obra do Be m e que exeras a fora que te concedo. E que tudo seja sempre feito de acordo com a vontade do Poder Maior. " Isso deve ser repetido trs vezes, com muita convico, a f im de que o leo seja impregnado. A consagrao do leo feita de uma vez s pois o vidro f icar impregnado com suas vibraes por um bom tempo. Se achar necessrio, pode repetir a consagrao sempre que achar mais adequado. Agora vem a consagrao da vela. Alguns mst icos preferem chamar de uno, mas pessoalmente acho que consagrao seja mais adequado. Pegue a vela (sendo mais de uma, deve ser feito com uma de cada vez, para que a impregnao no seja diluda) ; pegue o leo e molhe os dedos ; agora pense, visualize se u desejo com tanta convico como se ele j estivesse realizado, visualize que o ritua l que ir executar atingiu o objetivo. Se voc deseja ATRAIR alguma coisa, esfregue os dedos com leo na vela DE CIMA PARA BAIXO ; se deseja AFASTAR alguma coisa, faao DE BAIXO PARA CIMA. Se desejar voc tambm pode escrever na vela o que deseja ou o nome da pessoa a quem o ritual ser dedicado : para escrever na vela use sempre u ma ponta de ao.

Depois de escrever, passe os dedos com leo (escrever na vela opcional). Enquanto visualiza e passa o leo, v repetindo a mesma consagrao do leo. Tenha em mente que a f ora do seu pensamento que tornar a vela um objeto mgico, por isso a chave a visuali zao. Agora faa uma orao, de acordo com a sua crena pessoal. Um detalhe importante : se aps iniciado o ritual a vela se apagar (desde que no haja motivo, tais como corre ntes de ar) significa que ou a consagrao no foi feita com xito e por isso o ritual f oi considerado ilegtimo, ou a inteno no boa, ou ainda, as foras necessrias execuo ual no esto presentes. De qualquer forma, um aviso que deve ser respeitado. Tendo verificado que a vela se apagou sem nenhuma razo aparente, suspenda o ritual naqu ele dia. Quando reiniciar, faa tudo de novo, inclusive a consagrao do leo. Jamais re aproveite a vela usada em um ritual. Terminado o seu ritual as velas so apagadas e voc pode guard-las ou mesmo joglas fora, mas nunca reutilize velas ritualsticas, m esmo que tenham ficado "com pouco uso" . Se fizer esse reaproveitamento seu ritu al ser anulado, podendo at gerar efeito contrrio ao que era esperado. Uma vela cons agrada deve ser usada uma nica vez. E tenha em mente que a eficcia de um ritual de pende muito do empenho, concentrao, fora de vontade e capacidade de visualizao do ope rador. Voc deve VER o resultado do seu ritual, deve ter convico de que obter seu obj etivo. Realizar um ritual apenas por fazer, sem nenhuma convico, o que pode ser de finido como desperdcio de tempo. Chame para si a autoridade concedida pelo Poder Maior, e execute seu ritual sem pressa e sem estar sob presso. Nenhum ritual deve ter menos de uns 45 minutos, porque se tiver menos que isso pode significar que o operador nem teve tempo de se envolver com ele, ou seja, a atitude fsica no tev e tempo de estar sintonizada com a atitude mental. Todo e qualquer ritual, sendo executado corretamente, usar foras suts que se no forem manipuladas de forma adequa da podero at se voltar contra o operador. CONSELHOS TEIS A RESPEITO DAS VELAS :

Se precisar apagar a vela que esteja sendo usada ritualisticamente JAMAIS o faa s oprando a vela ; velas de ritual s podem ser apagadas com abafador ou com os dedo s, jamais sopre essas velas. muito importante a escolha do lugar onde a vela ser acesa. Deve estar fora das co rrentes de ar, fora do alcance de crianas e animais que possam derrub-la, e afasta das de materiais combustveis tais como papel, cortinas e outros. A vela deve ser muito em fixada, se no tiver uma base grande. Especialmente no ca so das cilndricas, importante fix-las para que no caiam ; assim, use a cera dela mes ma para fixar, mesmo que esteja em candelabro. Dependendo do tamanho interessant e coloc-la dentro de um copo ou de um vidro refratrio, COM UM POUQUINHO D'GUA NO FU NDO, para que a parafina no grude : havendo gua no fundo (s um pouco) o que sobrar da parafina sai inteiro, sem grudar, mas sem gua voc s vai conseguir limpar o copo com gua fervendo, porque gruda mesmo. No comrcio h vidros especiais para velas de s ete dias e outros tipos. s vezes acontece (com qualquer tipo de vela) que medida em que ela vai se consumi ndo a parte j queimada do pavio vai se acumulando junto chama, fazendo com que es ta v ficando muito forte e intensa, o que faz a vela queimar depressa demais e se esparramar, por isso aconselhvel, quando isso acontecer, cortar com uma tesoura essa parte preta do pavio j queimado.

Por precauo, especialmente nas atividades que vo requerer vrias velas simultaneament e, recomendvel que se disponha de meios para enfrentar alguma provvel emergncia. As sim, aconselha-se que sempre se possa dispor de gua suficiente para alguma eventu alidade, ou ento uma maneira rpida de abafar. CONCLUSO As velas so absolutamente indispensveis aos rituais de todas as religies e cultos, porque elas simbolizam a chama do Esprito e induzem a um contato com a Centelha D ivina que h dentro de cada um de ns. Em comparao com o Poder Maior, seramos como a ch ama de uma vela se comparando com o Sol, mas nem por isso ela deixa de ser uma c hama. Jamais brinque de fazer rituais, especialmente se eles envolvem velas porq ue o uso de velas evoca tambm a presena dos Elementais do Fogo, que como todos os seres suts no gostam de ser importunados. Se sabe o que est fazendo, se est bem orie ntado e se a inteno legtima, use as velas da forma como indiquei aqui e certamente algum resultado voc ter, de acordo com sua fora de desejo. Todo e qualquer ritual, quer use velas ou no, s deve ser oficiado se a pessoa sabe o que est fazendo, se te m autoridade moral e espiritual para isso e se foi bem orientada, caso contrrio e star literalmente brincando com fogo, o que sempre apresentou um preo muito alto a pagar. ALTAR Os rituais pagos sempre so celebrados com a presena de um altar. Tradicionalm ente, o altar organizado com representaes dos quatro elementos (gua, ar, terra e fo go) e das divindades. Qual o objetivo se ter um altar? Basicamente, ter uma repr esentao fsica das energias sutis com as quais trabalhamos. Dispondo de certos utensl ios nossa frente, em um ritual, nos conectamos mais facilmente inspirao que nos le vou at ali.

o nosso apoio e onde focalizamos as energias invocadas e criadas no decorrer de um ritual. Altar fixo e altar ritual Voc pode estabelecer um altar em cima de uma pequena mesa, escrivaninha ou at mesmo no cho. O importante no o lugar, mas as sua s intenes. Se voc o fizer com amor e carinho, levando em conta algumas diretrizes bs icas, estar tudo certo. Se voc tiver um local exclusivamente dedicado sua prtica re ligiosa na sua casa, voc um(a) sortudo(a) e pode instalar o seu altar l sem proble mas. No entanto, se por qualquer motivo voc no pode faz-lo, voc pode coloc-lo em qual quer outro lugar da casa. Se voc no pode, em hiptese alguma, manter um altar fixo e m sua casa, ento voc pode ter apenas um altar ritual mesmo. Trata-se de um altar q ue voc montar no lugar onde realizar o ritual e, ao trmino deste, desmontar e guardar no lugar onde preferir. No h problema nenhum nisso. De qualquer forma, pense seria mente na possibilidade de manter um altar fixo na sua casa. Ser o seu cantinho es piritual e um lugar para uma conexo praticamente diria com as divindades. Analise as possibilidades! Como montar um altar O primeiro passo adquirir uma representao fsica para os quatro elementos mais a quintessncia, o esprito. Depois, basta distri bu-los no altar mediante a correspondncia com os pontos cardeais: Ar: relacionado ao Leste Fogo: relacionado ao Sul gua: relacionado ao Oeste Terra: relacionado ao Norte Esprito: no centro do crculo Voc deve escolher para que ponto ir voltar o seu altar. Tradicionalmente, ele virado para o Norte, o ponto relacionado ao elemen to Terra, mas muitas bruxas o viram para o Leste, ponto onde o Sol nasce, repres entando novos ares. Alm da representao dos elementos, h a representao das divindades n o altar. O lado esquerdo representa as energias femininas, enquanto que o lado d ireito representa as energias masculinas. Alguns utenslios que podem ser adiciona dos ao seu altar, de acordo com esta representao:

Elemento Terra: Pentculo, pires com sal, cristais, pedras, plantas, flores, vela marrom ou verde, chifres, smbolo ou desneho de animais das florestas, como os cer vos. Elemento Ar: Athame, sino, penas, incensos, vela amarela ou branca, smbolo o u desenho de aves, como a guia. Elemento Fogo: Basto, lamparinas, pedras de vulco, vela vermelha ou laranja, smbolo ou desenhos de animais relacionados ao fogo, com o uma serpente. Elemento gua: Clice, conchas, areia do mar, plantas aquticas, smbolo ou desenho de peixes ou outros animais aquticos. Elemento ter: Caldeiro, vela roxa ou violeta, espiral. Sagrado feminino: conchas, runa Berkana, Lua, cisne, gato, cavalo, pedra furada, pedra achatada, pedra da Lua, triskle, clice, caldeiro, gui rlanda de flores, smbolo das trs fases da Lua, ankh, ma, bracelete, imagens de antig as de deusas, vela preta, azul ou prateada, castial com a figura da Lua. Sagrado masculino: pedra pontuda, chifres, topzio, runa Sowilo, bolota, Sol, athame, basto , serpente, cervo, touro, carneiro, guirlanda de folhas, tringulo com o vrtice par a cima, estaca, imagens de deuses antigos, vela branca, verde ou marrom, castial com a figura do Sol. Alm desses existem muitos outros utenslios que podem ser adic ionados. Aos poucos voc ir fazendo relaes pessoais de itens mgicos e acrescentando-os ao seu altar. Desnecessrio dizer tambm que voc no precisa (e nem deve) usar todos e sses utenslios ao mesmo tempo! Tendo apenas uma representao de cada elemento e divi ndade, o seu altar j estar "completo". Assim, se voc no tiver dinheiro para comprar utenslios, isso no desculpa, pois voc pode usar, por exemplo, um incenso (ar), uma vela (fogo), um pires com sal (terra), um copo com gua (gua) e um deseneho da Deus a e do Deus. Nunca se esquea de que o altar o seu ponto de poder, por isso ele de ve permanecer limpo e em ordem, j que ele usado em todos os rituais. O altar o se u ponto de conexo com os deuses e com a Natureza; trate-o de acordo. Outros instr umentos que voc deve ter sempre em seu altar durante os rituais: - velas sobressa lentes - fsforos - suprimento de incensos

- incensrio - um pequeno pote com gua - um pequeno pires com sal - sua faca de cab o branco - uma tigela com bolos ou bolachas - bebidas Para que serve um altar? U m altar muito importante para qualquer religio, para falar a verdade. Com as brux as no diferente. Trata-se de um "centro espiritual" na sua casa; o lugar onde voc pode ir todos os dias meditar, refletir, acender velas e incensos, dispr objetos que so especiais para voc e referentes aos deuses. Os rituais pagos, na maioria das vezes, so realizados na presena de um altar, que pode ser extremamente simples ou totalmente rebuscado. Tradicionalmente, o altar organizado com representaes dos q uatro elementos na Natureza mais a quintessncia, que o esprito, alm de representaes d as divindades. O objetivo bsico de um altar o de se ter uma representao fsica das en ergias sutis com as quais trabalhamos. Dispondo de certos utenslios nossa frente, em um ritual, nos conectamos mais facilmente inspirao que nos levou at ali. o noss o apoio e onde focalizamos as energias invocadas e criadas no decorrer de um rit ual. Mas como eu posso realizar um ritual sem todas as coisas que preciso no alt ar??? Calma. J parou para pensar na simbologia do altar? Imagine que voc ir disponi bilizar os objetos em seu altar de acordo com os elementos e seus pontos cardeai s. Assim, podemos ter: Oeste - gua: um copo com gua Leste - Ar: um incenso queiman do Norte - Terra: uma pedra ou um vaso com plantas Sul - Fogo: uma vela No centr o, coloque uma imagem de um pentagrama (feita por voc desenhe em um papel!), uma imagem da Deusa e do Deus. Procure voc mesmo desenhar. No importa se voc uma negao no desenho; desenhe simplesmente, com o corao. O que importa o que significa para vo c. Dessa forma, voc tem um altar absolutamente simples, mas que no perde em nada pa ra qualquer altar cheio de castiais prateados e toalhas com estampas lindas. V aos poucos.

PENTCULO O Pentculo um prato de metal ou madeira, um disco de qualquer material co m o pentagrama cravado dentro de um crculo. utilizado na consagrao dos diversos ins trumentos ritualsticos (de ervas a amuletos), sendo utilizado tambm como ponto foc al de concentrao nos rituais. Voc pode utilizar o pentculo para invocar os elementos da Natureza, assim como pode associ-lo ao ponto cardeal Norte e ao elemento Terr a. Mais uma vez, voc pode comprar seu Pentculo pronto ou fazer o seu prprio. Para i sso, basta escolher um material para servir de base (argila, pedra, madeira) e p intar ou cravar o smbolo do pentagrama sobre o material escolhido. At mesmo papel pode ser usado. Meditao para conexo com o pentculo Voc pode realizar esta meditao na c nsagrao de seu pentculo ou em outro dia qualquer que preferir. Segure o seu pentculo com as duas mos e respire profundamente. Sinta o poder da Terra, do seu corpo, a mbos pulsando com a mesma intensidade e se unindo como um s ser. O pentculo o seu prprio corpo, os quatro membros e a cabea. Ele representa os cinco sentidos: ver, ouvir, cheirar, provar, tocar. Sinta-os. O pentculo representa os cinco elementos : ar, terra, fogo, fogo e o 5 elemento, o ter, o esprito, a inspirao. O pentculo repre senta os cinco estgios da vida, cada um deles como um aspecto da Deusa: nasciment o, iniciao, amor, repouso e morte. Agora olhe para o seu pentculo ou desenhe-o em u m pedao de papel. Marque as cinco estaes, em sentido horrio pelos pontos, e experime nte cada estgio individualmente, como ele ocorre em um tempo de vida e dentro do breve espao de cada nova atividade ou relacionamento. Trace as linhas interligada s e reflita sobre os seus significados. Observe que o amor est ligado ao nascimen to e morte. Por qu? Faa isso com todos e reflita sobre suas ligaes. Toque seu corpo com o pentagrama e deixe que a fora vital de seu corpo flua para ele.

ATHAME O athame uma faca de cabo preto tradicional das bruxas. Ele utilizado par a lanar o crculo mgico, para traar emblemas mgicos no ar, para direcionar a energia e para controlar e banir espritos. A faca atualmente tambm utilizada para represent ar o aspecto masculino da divindade e como um smbolo da vontade. Algumas bruxas s usam as suas facas em rituais e feitios, mas outras acreditam que, quanto mais fo r usada a faca (mesmo em situaes cotidianas), mais poderosa ela se torna. A escolh a pessoal. O uso de uma faca sagrada em ritos pagos bastante antigo. H um desenho de um vaso grego datado de aproximadamente 200 a.c. que mostra duas bruxas nuas tentando invocar os poderes da Lua para a sua magia. Uma delas est segurando uma varinha e a outra segura uma pequena espada. Em uma jia da Roma Antiga, h a figura de Hcate na forma tripla, onde seus trs pares de braos seguram os smbolos de uma to cha acesa, um aoite e uma adaga mgica. Uma xilogravura que ilustra a histria de Gen tibus Septenbrionalibus de Olaus Magnus, publicada em Roma em 1555, mostra uma b ruxa controlando alguns fantasmas, brandindo um athame em uma mo e um punhado de ervas mgicas na outra. O mais curioso como o uso do athame tem sido encontrado em mitos de lugares to distantes. As origens da palavra athame foram perdidas na hi stria. Alguns dizem que possa ter vindo de 'A Chave de Salomo' (1572) que se refer e faca como arthana, enquanto outros afirmam que athame vem da palavra rabe al-ad hamme ("letra de sangue"), que se refere a uma faca sagrada usada na tradio mouris ca. Em qualquer um dos casos, h manuscritos datados do sculo XI que abordam o uso de facas rituais na Magia. Mas no tenho um athame para lanar o crculo! Oras, improv ise. claro que ter o athame algo importante, pois existe toda a simbologia do in strumento. Mas voc pode usar uma faca (previamente limpa e purificada para uso mgi co, apenas), seu basto ou

mesmo o seu dedo, oras. No se limite apenas porque no tem os instrumentos, mas lem bre-se de que isso provisrio, at voc conseguir ter tudo. Voc pode comprar pela Inter net ou em lojas esotricas os instrumentos para o seu uso mgico e pessoal. E outra: use a sua criatividade. H diversos lugares por a que vendem esse tipo de coisa. c laro que voc no vai encontrar um lugar chamado "Loja das Bruxas - Tudo o que voc pr ecisa est aqui", porque no vivemos no mundo do Harry Potter (hehe). Mas voc costuma encontrar velas, incensos, clices, castiais e muitos outros utenslios em lojas pop ulares e at supermercados. Corra atrs! No se limite quanto a isso. Como deve ser o meu athame? O athame geralmente tem cabo mais escuro, no necessariamente preto, e preferencialmente de madeira (por ser mais natural). A lmina dupla (dois cortes) e geralmente sem fio (principalmente na Wicca), pois ele serve para cortar ener gias. No entanto, o athame com corte deixa a simbologia ainda mais real (afinal, s algo que corte na realidade pode cortar no plano astral). Cabe a voc decidir o que mais correto em suas prticas pessoais, nesse sentido. Historicamente, o atham e tem o cabo preto para fins de segurar a energia, mas nao h nenhuma regra para i sso; o importante voce se identificar com ele. necessria a empatia com o utenslio. Muitos bruxos afirmam que o athame de uso exclusivo ritualstico e, para fins prti cos (cortar ervas e demais materiais), devemos usar a bolline (faca de cabo bran co). Outros autores ainda afirmam que o athame deve ser usado para ambos os fins . Mais uma vez, voc escolhe, mas o tradicional que ele seja usado apenas para fin s ritualsticos. Voc deve escolher o que lhe for melhor. Se voc seguir uma linha mai s tradicional, faa o que for tradicional, para ter coerncia. Depende das tradies, da s vertentes, de voc. Na Wicca Tradicional, especificamente, o athame tem o cabo p reto, fio duplo e corte. CLICE O clice (taa) colocado no altar para representar o s agrado feminino e o elemento gua, ficando tradicionalmente no ponto Oeste. Voc pod e colocar dois clices no altar (um com gua e outro com vinho), se assim desejar. O clice e o athame so utilizados atualmente para realizar o Grande Rito simblico, re presentando a unio do sagrado feminino com o sagrado masculino.

O clice ritual pode ser feito com qualquer tipo de material: cristal, prata, vidr o, cermica e alguns outros metais (cuidado com metais que oxidam com gua). Voc tambm pode ter clices de vrios tipos para utilizar nos rituais, variando conforme o obj etivo do ritual. Em um coven, o clice com vinho passado ao redor do crculo e, enqu anto cada membro toma um gole do lquido, faz seus pedidos e agradece aos deuses. Um clice custa caro? S se voc quiser. Voc pode utilizar um copo de vidro, enquanto no tem seu clice de verdade, pois a simbologia a mesma. Um clice de vidro pode ser e ncontrado em qualquer supermercado e custa menos de dez reais. Obviamente, clices de estanho ou de prata so mais caros. Escolha o que achar que combina mais com v oc. BASTO O basto representa, para a maioria das tradies, o elemento Fogo. Isto porque s eu material padro a madeira, e madeira alimenta o fogo. Bastes de outros materiais podem ser relacionados a outros elementos, assim como o prprio basto de madeira. Depende da sua tradio e da sua viso. O basto tambm est relacionado ao sagrado masculin o, pois um instrumento essencialmente flico, assim como um athame ou uma espada. Para que serve? O basto pode ser utilizado para o lanamento do crculo e para o dire cionamento das energias na realizao de feitios e encantamentos. O athame originalme nte usado para lanar o crculo, mas muitas bruxas preferem fazer isso usando o basto . Como fazer um basto Voc pode comprar um basto pronto ou fazer um, mas claro que u m feito por voc mesmo ter a sua energia contida nele desde o incio. Para fazer um, o ideal que voc encontre um galho de rvore cado ou arranje um cano de cobre. Depend e do material que ir utilizar. No use materiais "artificiais", como plstico e alumni o, por exemplo. sempre mais adequado ter seus instrumentos de trabalho feitos co m materiais

naturais. De qualquer forma, o material mais tradicional para o basto ainda a mad eira.

Das könnte Ihnen auch gefallen