Sie sind auf Seite 1von 4

Projeto Meio Ambiente

Horizonte 2013

Projeto Meio Ambiente


Justificativa
A presente proposta de trabalho se justifica pela urgncia de inserirmos no currculo da escola contedos relacionados com o meio ambiente. Aquecimento global, poluio, escassez de gua, queimadas, extino de vrias espcies animais entre outros, so temas de extrema urgncia que precisam ser estudados para prevenirmos as epidemias, a fome e os desastres ecolgicos que diretamente afetam o ser humano. No ambiente escolar temos as condies adequadas de entendermos e influenciarmos na formao da conscincia ecolgicas dos nossos alunos e familiares. Nesta perspectiva a EMEF Jorge Pereira da Rocha insere em seu planejamento pedaggico, e, conseqentemente em sala de aula, contedos, dinmicas, aes voltadas para o desenvolvimento desta conscincia.

Objetivo
Proporcionar condies para que nossos estudantes tenham contato com a teoria e desenvolvam atitudes e aes relacionadas ao conhecimento e preservao do Meio Ambiente.

Objetivos Especficos
Desenvolver o hbito da coleta seletiva do lixo na escola e nas famlias; Compreender os efeitos negativos das queimadas e do lixo domstico; Plantar e cuidar das rvores no entorno da escola e das casas do bairro; Contribuir com a formao da conscincia ecolgica; Realizar trilhas ecolgicas para conhecermos a fauna e a flora da regio.

Contexto
A comunidade do Planalto Horizonte, rea em que estar localizada a EMEF Jorge Pereira da Rocha, uma entre todas as outras que sofrem com o processo de inchamento populacional urbano desenfreado. Esta comunidade concentra grande parte do plo industrial do municpio, o que atrai grande concentrao de pessoas que prestam servios nas fbricas, dessa forma, o meio ambiente sofre agresso pelo desmatamento das florestas para construo de condomnios residenciais, poluio do lenol fretico, pelo uso inadequado do solo para a construo de fossas domsticas, a ao predatria dos moradores ao meio ambiente; como jogar lixo nas ruas entre outros males que assolam ao meio ambiente. Dessa forma EMEF Jorge Pereira da Rocha pretende desenvolver o presente projeto escolar de educao ambiental durante todo o ano letivo.

Referencial Terico
Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs 2001) a educao ambiental na escola deve se fundamentar, principalmente no desenvolvimento de valores, atitudes e posturas ticas, e no domnio de procedimentos, mas no que na aprendizagem de conceitos. O saber preservar, o saber utilizar racionalmente os recursos naturais, o saber repor os recursos renovveis deve fazer parte do planejamento estratgicos do professor. Isso significa que (...) Alm de se apreenderem alguns dos principais fatos a respeito de como a natureza funciona sempre lembrando que o ser humano parte integrante e indissocivel dela, e de como se processa a ao transformadora da humanidade em seu Meio Ambiente, importante que conheam alguns termos de manejar, isto , lidar de modo cuidadoso e adequado com os recursos naturais renovveis, visando a conservao de sua qualidade e quantidade, que se detectam formas inadequadas que por ventura estejam ocorrendo na regio, desenvolvendo o senso crtico e oferecendo oportunidades para a discusso de medidas que podem ser tomadas pelos alunos, pela escola e pela comunidade para a regresso de quadros indesejados. (PCNs 2001; 61)

Metodologia
A partir da formao do grupo do CONVIDA escolher uma equipe que ser qualificada pelo professor coordenador do projeto para desenvolverem as aes ligadas ao Meio Ambiente. Na EMEF Jorge Pereira da Rocha o projeto CONVIDA estar inserindo no projeto escolar Meio Ambiente. Item
01 02 03
04 05 06 07 08

Ao
Estudo da Teoria sobre o Meio Ambiente e Com Vida Formao da blitz ecolgica Realizao da Trilha Ecolgica Realizao de prticas / oficinas / exposies na escola sobre o Meio Ambiente e Com vida
Divulgao da coleta seletiva de lixo

Ano
1 ao 6 ano 5 e 6 ano 5 e 6 ano 1 ao 6 ano 1 ao 6 ano 5 e 6 ano 3 e 6 ano 3 e 6 ano

Data
Abril / 2013 Abril / 2013 Maio /2013 Maio /2013 Maio /2013 Maio /2013 Junho / 2013 Junho / 2013

Palestra sobre meio ambiente (secretaria de agricultura) Realizao da caminhada ecolgica Distribuio de mudas na comunidade

Avaliao
Como o processo de diagnosticar aprendizagem faz parte da avaliao, no projeto Meio Ambiente, ela se far atravs da observao da mudana de comportamento do estudante, bem como da famlia e da comunidade. Visamos conquistar alm de habilidades / competncias voltadas para as aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais. Objetivamos tambm no cotidiano escolar e na comunidade a formao para a cidadania. O professor coordenador far relatrios descrevendo as aprendizagens adquiridas no projeto e entregar coordenadora pedaggica para anlises dos resultados bimestralmente.

Bibliografia
1- Parmetros curriculares nacionais: Meio Ambiente; sade / Ministrio da Educao. Secretaria da Educao Fundamental. 3 ed. Braslia: A secretaria, 2001

Das könnte Ihnen auch gefallen