Sie sind auf Seite 1von 43

COLANGIOGRAFIA

Conceito:
A colangiografia um exame das vias biliares, para poder visualizar o trajeto da blis desde o fgado at ao duodeno. Este exame permite diagnosticar alguma obstruo passagem da blis, provocada por um tumor, clculo (pedra) ou corpo estranho. Tambm permite verificar o funcionamento da ampola de vater (Estrutura anatmica que o ponto de drenagem dos ductos pancretico e biliar comum) leses, estreitamento ou dilatao dos ductos biliares

O QUE A VESCULA BILIAR?


A vescula ou bexiga biliar, localizada na face inferior do fgado, uma espcie de bolsa lateral ao canal biliar. Tem parede muscular e a mucosa, sua camada mais interna tem capacidade de absorver gua. A bile produzida pelo fgado importante na digesto especialmente das gorduras. Aps secretada pelas clulas hepticas ela recolhida por canalculos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na sada do fgado e a conduzem ao duodeno que a primeira poro do intestino delgado. Com esse canal biliar comum chamado ducto heptico, comunica-se a vescula biliar atravs de canal sinuoso chamado ducto cstico. Quando recebe esse canal de drenagem da vescula biliar o canal heptico comum muda de nome para coldoco. Este ao entrar na parede do duodeno, tem um msculo circular designado esfncter de oddi que controla seu esvaziamento para o intestino

A ANATOMIA
A vescula biliar tem cerca de 7-10 cm de comprimento em humanos e tem aparncia verde escuro devido ao seu contedo (a bile), no ao seu tecido. conectado ao fgado e ao duodeno atravs do trato biliar. O ducto cstico sai vescula biliar e une ao ducto heptico comum para formar o ducto coldoco( ducto biliar comum). O ducto coldoco ento se une ao ducto pancretico e entra no duodeno atravs da ampola pancretica( de vater) na papila maior do duodeno de vater. vascularizada pela artria cstica.

COMO FUNCIONA A VESCULA BILIAR?


O fgado produz a bile constantemente. No intervalo das refeies, ela se acumula dentro dos canais biliares. Como o esfncter de oddi permanece fechado , aumenta progressivamente a presso da bile dentro dos canais biliares, enchendo gradativamente tambm a vescula biliar. Essa no intervalo as refeies, absorve gua e concentra a bile que est em seu interior. Logo aps as refeies quando o alimento chega ao duodeno abre-se o esfncter de oddi e simultaneamente contrai-se a vescula biliar devido a sua parede muscular esguichando a bile para dentro do intestino. Esta tem papel relevante no processo digestivo, especialmente das gorduras.

A VESCULA BILIAR FUNDAMENTAL PARA O ORGANISMO?


No. Quando a vescula biliar deixa de funcionar por doena ou extrada cirurgicamente, os canais biliares intra e extra hepticos dilatam para conter mais bile. Aps as refeies o esfncter de oddi se abre e a bile com presso aumentada escorre para o intestino. Sem a vescula, embora o esguicho seja menor a quantidade de bile suficiente para desempenhar sua funo digestiva.

QUAIS OS TIPOS DE COLANGIOGRAFIA ?


COLANGIOGRAFIA ENDOVENOSA

COLANGIOGRAFIA ENDOSCPICA
COLANGIOGRAFIA INTRA- OPERATRIA

COLANGIOGRAFIA PS-OPERATRIA PELO DRENO DE KEHR (TUBO T)

COLANGIOGRAFIA ENDOVENOSA

COLANGIOGRAFIA ENDOVENOSA
O objetivo da Colangiografia endovenosa estudar radiologicamente as vias biliares atravs de infuso endovenosa. Indicaes: Para o estudo de uma vescula biliar no visualizada durante um colecistograma oral Pacientes colecistectomizados ( Remoo da Vescula Biliar) Vmitos ou diarria intensos que impediu a absoro do meio de contraste. Contra-indicaes: A contra-indicao colangiografia endovenosa devido elevada incidncia de reaes ao meio de contraste.

COLANGIOGRAFIA ENDOVENOSA
Preparo do paciente:

Os laxativos so evitados num perodo de 24hs antes do exame, a sua utilizao fica critrio mdico. A refeio na vspera do exame deve ser leve e no conter quaisquer gordura. Ao chegar pela manh no departamento de radiologia o paciente poder ser submetido a dois tipos de procedimentos: Infuso contnua: consiste em injetar contraste por via endovenosa, de modo que a administrao demore no mnimo 10 minutos. Ou gota a gota: consiste em diluir 2 ampolas de 30ml cada, fazendo um total de 60 gramas de contraste em 150 ml de soro fisiolgico, corridos no mnimo em 1 hora e no mximo em 2horas.

COLANGIOGRAFIA ENDOVENOSA
Mtodo Imagenolgico: normalmente so obtidas com tempos determinados, aps iniciar o contraste com: 30 minutos em projeo AP, 60 minutos, 90 minutos, 120 minutos, 150 minutos, 180 minutos, 240 minutos, 300 minutos, at o encerramento, ou critrio mdico. OBS: Nos exames realizados em pacientes colecistectomizados, recomendado manter o paciente em D.D durante todo o exame(Mtodo de Robert Wise), pacientes que fazem usos de anticoncepcionais ou antibiticos tero as imagens prejudicadas.

COLANGIOGRAFIA ENDOVENOSA
OBS: A colangiografia endovenosa raramente realizada hoje devido elevada incidncia de reaes ao meio de contraste. Com este risco adicional de possvel reao ao meio de contraste, outros procedimentos so mais seguros e mais precisos como a ultra-sonografia

COLANGIOGRAFIA

ENDOSCPICA

COLANGIOGRAFIA ENDOSCPICA
uma tcnica especializada, utilizada para o estudo dos canais da vescula, pncreas e o fgado (esses ductos so chamados canais biliares e canais pancreticos. realizada atravs da introduo pela boca do paciente de um aparelho (endoscpio), tubo flexvel que carrega uma micro-cmera na extremidade e permite o mdico visualizar o intestino por dentro, onde ele introduzido e avanado at o duodeno, local onde os canais Biliopancreticos desembocam atravs de uma pequena vlvula chamada Papila. Nesse ponto colocado uma pequena cnula pela papila e injetado contraste radiolgico para realizar o estudo dos canais.

COLANGIOGRAFIA ENDOSCPICA
Qual o preparo necessrio? fundamental jejum absoluto de, no mnimo, seis horas, antes do procedimento. O mdico examinador deve ser informado pelo paciente a respeito das medicaes em uso, da existncia de alergias, de doenas que o paciente possa ser portador. Ao comparecer para o exame o paciente deve estar acompanhado, pois receber produtos sedativos que vo lhe impedir de se orientar sozinho.

COLANGIOGRAFIA ENDOSCPICA
Procedimento. O paciente receber uma descrio detalhada do exame, de possveis complicaes, as alternativas diagnsticas que sero esclarecidas pelo mdico examinador. O paciente realiza o exame sedado que evita dor e desconforto. A anlise feita com o paciente deitado em uma mesa radiolgica. Durante o exame (em torno de 1 ou 2 horas) o paciente monitorizado por aparelhos que acompanham o ritmo respiratrio e a frequncia cardaca.

COLANGIOGRAFIA ENDOSCPICA
Possveis Complicaes. Complicaes que podem ocorrer so menos frequentes quando se trata de exame diagnstico. A mais frequente a pancreatite, raramente acontece sangramento, infeces e perfuraes. Outro risco inclui as reaes adversas aos sedativos, os riscos de procedimentos tambm variam com por exemplo condies de sade do paciente distrbios cardacos, respiratrios ou renais, podem, da mesma forma influenciar nas complicaes.

COLANGIOFRAFIA
INTRA-OPERATRIA

COLANGIOGRAFIA INTRA-OPERATRIA

Procedimento cirrgico que constitui em retirar a vescula biliar, esse procedimento chamase (Colecistectomia).

INTRA OPERATRIA

COLANGIOGRAFIA PS OPERATRIA (TUBO T)

COLANGIOGRAFIA POS- OPERATRIA (TUBO T)


Objetivo: a colangiografia ps-operatria tambm chamada colangiografia com tubo T normalmente realizada no departamento de radiologia aps uma Colecistectomia. O cirurgio visando uma possvel complicao com clculos residuais nos ductos biliares que no tenham sido detectados durante a cirurgia. Se essa possibilidade realmente existir o cirurgio posicionar um cateter em forma de Tubo T no ducto biliar comum durante a Colecistectomia. O cateter se estende para fora do corpo e clampeado. Indicaes: Clculos residuais. Clculos no detectados podem permanecer nos ductos biliares aps a colangiografia intraoperatria. O procedimento com um tubo T permitir que o radiologista determine a localizao das pedras e possivelmente as retire por meio de um cateter especial

COLANGIOGRAFIA PS OPERATRIA (TUBO T)


Contra indicaes: As contra-indicaes bsicas para a colangiografia com tubo T incluem hipersensibilidade ao meio de contraste iodado, infeco aguda do sistema biliar e elevados nveis de creatinina e /ou Bun.

PREPARO: Antes do incio do exame realizada assepsia do dreno e retirada de ar do mesmo, evitando assim uma possvel pseudo-imagem (imagem falsa), se possvel observar o refluxo da bile, assim que o refluxo da bile atravessar todo o cateter conecta-se uma seringa ao cateter, com 15 ml de contraste iodado.

MTODO IMAGENOLGICO
O procedimento mais indicado a fluoroscopia, mas quando so realizados em aparelhos de Raios-X convencionais, sem TV, a procedncia dever ser a seguinte: 1 Injetar de 3 a 5 ml de contraste iodado e radiografar as vias biliares. 2 Aguardar cerca de 3 minutos, para que o contraste se encaminhe para o duodeno, e radiografar as vias biliares. 3 Injetar o restante do contraste, cerca de 10 ml e novamente radiografar as vias biliares.

COLECISTOGRAMA ORAL

COLECISTOGRAMA ORAL
O objetivo da Colecistografia ou Colecistograma oral estudar radiologicamente a anatomia e a funo do sistema biliar. O colecistograma oral mede: (1) a capacidade funcional do fgado de remover o meio de contraste administrado por via oral da corrente sangunea e excretlo juntamente com a bile, (2) a comparao e a condio dos duetos biliares, (3) a capacidade de concentrao e de contrao da vescula biliar. Indicaes: Vrias condies anormais podem ser demonstradas durante o colecistograma oral. Ex. Coletilase ou Clculos Biliares: Presena ou formao de clculos biliares no trato biliar, usualmente na vescula biliar, ou no ducto biliar comum. Colecistite: Inflamao da vescula biliar. Os sintomas mais freqentes so febre, dor na regio abdominal superior direita (hipocndrio direito), nuseas, vmitos, etc.

COLECISTOGRAMA ORAL
Neoplasias: Crescimento celular descontrolado que sucede a ausncia de demanda fisiolgica. 2 - Crescimento excessivo, ilimitado e autnomo, formado pela proliferao de clulas atpicas. Estenose Biliar: Estreitamento ou contratura de um conduto. Constrio de qualquer estrutura anatmica canalicular. Anomalia Congnita: Inclui todos os defeitos estruturais presentes ao nascimento (malformaes primrias, secundrias e deformaes). Preparo do Paciente: Os laxativos so evitados num perodo de 24 hs antes do exame. A utilizao fica a critrio mdico. A refeio na vspera do exame deve ser leve e no conter quaisquer gordura ou alimentos frios. Contraste: o paciente dever ingerir de 3 6 gramas de cido iopanico ou cido iocetmico, que equivalem 6 comprimidos de Telepaque tomados no almoo e 6 comprimidos na janta. Estes comprimidos devem ser ingeridos , aps a mastigao, com intervalos de 5 minutos entre si, tanto no almoo como no jantar, de 15 a 20 hs antes do exame.

COLECISTOGRAMA ORAL

COLECISTOGRAMA ORAL
Mtodo Imagenolgico:
Aproximadamente 15hs aps administrao do contraste, o paciente dever ser examinado com uma radiografia da regio biliar em posies AP, OPD ou OAE posio Manoel de Abreu que serve para dissociar a loja biliar da loja renal ou deve-se realizar uma radiografia do abdmen quando a vescula no for visualizada nas radiografias anteriores Caso a vescula biliar no tenha sido contrastada devido a fatores como: obstruo do canal cstico, lceras gstricas, diarria, etc. Poder recorrer ao j ultrapassado mtodo de TWISS que consiste em manter o paciente em jejum slido por mais de 24 hs e dobrar a dose do meio contraste ingerida fazendo radiografias com 24 aps a primeira dosagem.

PROVA DE BOYDEN
Solicita-se ao paciente ingerir algumas substncias gordurosas, como: iogurte, creme de leite ou 3 gemas, a qual forar a vescula excretar o sulco biliar, ativando sua funo motora, onde sero realizadas radiografias com 20, 40 e 60 minutos aps a ingesto da substncia gordurosa. A prova de Boyden poder ser realizada em pacientes com clculo tipo porcelana, quando os clculos forem do tipo mltiplos, mistos, aconselhvel no realizar a prova de Boyden e sim as provas de Kirklin, que consiste em posicionar o paciente em DLD com raios horizontais e a prova de Arkelund, onde o paciente ser examinado em ortosttico e receber uma compresso no corpo da vescula biliar.

COLECISTOGRAMA ORAL
Contra-indicaes:
As contra-indicaes ao colecistograma oral so poucas mas incluem: (1) Doena Hepatorrenal avanada, principalmente aquelas com comprometimento renal, (2) Doena Gastrointestinal ativa, tais como vmito ou diarria, que impediria a absoro do meio de contraste oral, (3) Hipersensibilidade ao composto contendo iodo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
leon.com/drmarin/cctlahttp://www.gap.htm http://www.conhecersaude.com/exames-medicos/c/3234Colangiografia.html http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistemadigestivo/vesicula-biliar-6.php http://www.tecnologiaradiologica.com/rxcontrastado_digestorio9.htm http://www.vulgaris-medical.net/images/gastroenterologia-4/vesiculabiliar-de-porcelana-1012.html

Das könnte Ihnen auch gefallen