Sie sind auf Seite 1von 4

Resumo para o Teste de Filosofia

1. Conhecimento Vulgar e Conhecimento Cientfico


O que a Epistemologia? Teoria ou rea filosfica que se volta para o problema do conhecimento cientfico.

1.1 Caractersticas do Conhecimento Vulgar


Espontneo e exato; Emprico (depende da experincia do dia a dia e das informaes sensoriais); Permite-nos resolver os problemas do nosso quotidiano, imediato; No nos d uma explicao, pois no ultrapassa aquilo que visvel; D-nos por vezes, informaes erradas, pois no vai at ao fundo da questo; Ametdico no segue determinadas regras/mtodos; Assistemtico no organizado; Acrtico muitas vezes entendido como dogmtico (como verdade incontestvel); Subjetivo no rigoroso nem preciso e depende de cada pessoa e da sua opinio.

1.1.1 O Conhecimento do Senso Comum pode formar-se de vrias maneiras


Por experincia pessoal; Por meio de testemunho dos outros; Popularizao dos conhecimentos cientficos.

1.2 Caractersticas do Conhecimento Cientfico


Sistematizado e metdico (organizado e respeita determinados mtodos/regras); Utiliza a experincia, mas tambm raciocnios, provas e demonstraes que permitem atingir concluses gerais/universais; Pretende formular leis e teorias explicativas; Explicao precisa e rigorosa; Fenmenos suscetveis de verificao; Decorrente de generalizaes que se baseiam na experincia e na prtica; Objetivo trata apenas da questo em si, sem misturar ideias ou sentimentos pessoais (o cientista tem de ser imparcial).

1.3 Diferenas entre Senso Comum e Cincia Senso Comum Origem Atitude
Emprico derivada da experincia sensorial Dogmtico aceita o que v e lhe dizem de forma passiva Utilidade Relativo no vale o mesmo para todos do ponto de vista do sujeito, no passa pela cabea lhe seja relativo Superficial

Cincia
Racional deriva do uso da razo Crtico quem questiona o que bvio Verdade responder utilidade de uma forma ativa Objetivo e universal igual para todos os conhecedores cientficos Rigorosa

Motivao

Valor Linguagem 1.4 Mtodo Experimental

Observao: o cientista comea por observar os factos (no imparcial). Hiptese: formula teorias (verdade). Experimentao: consiste na verificao experimental (confirmao da hiptese). A verificao experimental a realizao de diversas experincias para verificar se uma hiptese verdadeira, que depois de ser confirmada um grande n de vezes passa a ser uma lei cientfica.

1.4.1 Crticas feitas Observao


1 Crtica a observao dos factos no o ponto de partida da Cincia esclarece que como j temos alguns conhecimentos prvios que interferem no que iremos observar e/ou expetativas do que provavelmente vamos encontrar, ento estas vo afetar o que vemos de facto.

Pgina | 1

2 Crtica as observaes no so imparciais explica que como existem conhecimentos e expetativas anteriores observao, elas vo interferir no que realmente vemos, logo as observaes no so imparciais. 3 Crtica a observao, principalmente num contexto cientfico, sempre seletiva afirma que para que haja observao necessrio que haja um objeto escolhido, uma tarefa definida, um interesse prvio, um ponto de vista, um problema que se pretende resolverIsto q uer dizer que ns selecionamos o que vemos, uma escolha, uma seleo. Na investigao cientfica, os cientistas no se limitam a observar uma vez que impossvel observar e registar todas as medies de todos os fenmenos. Por isso, os cientistas escolhem apenas os aspetos da situao que lhes interessam para o seu estudo.

1.5 Relao entre Senso Comum e Cincia 1.5.1 Tese de Karl Popper
Defende a continuidade entre senso comum e cincia; Apesar das diferenas entre eles, tm um grau de parentesco; A cincia o prolongamento do senso comum; um acrescimento e um aperfeioamento; As suas diferenas so apenas de grau (a cincia mais desenvolvida); Defende que o senso comum o ponto de partida para todo o conhecimento do real; Senso comum tem um carter inseguro; O grande instrumento para progredir (avanar de senso comum para conhecimento cientfico) a crtica.

2. Validade e Verificabilidade das Hipteses 2.1 Hiptese


Suposta explicao para o facto cuja aceitao depende do resultado da experincia; Teoria que mostra uma possvel relao entre os factos observados e a causa da sua ocorrncia; Orienta o cientista nas suas experincias; Uma boa hiptese tem de ser racional, verificvel e suficiente (resposta razovel, rena condies para ser testada e expliquem a totalidade dos factos); Carter provisrio: se for verificada a sua falsidade continua a ser til para o cientista, pois delimita-lhe o campo das hipteses; A comprovao dessas hipteses que as vai transformar em concluses, at que surjam factos que as ponham em causa. Se a hiptese resistir a essa comprovao, passa a ser aceite como lei/teoria; O objetivo das experincias consiste na verificao das hipteses a fim de que possam ser proclamadas como leis/teorias verdadeiras a vigorar como explicaes de fenmenos.

3. Dois grandes Modelos Metodolgicos Como se constri a Cincia.


Indutivo (particulargeral): Verificacionismo (a hiptese passa a teoria verdadeira). Hipottico Dedutivo: Falsificacionismo (a hiptese passa a teoria corroborada).

3.1 Indutivo
Observao: constatao da existncia de um determinado fenmeno. Hiptese: explicao provisria resultante da organizao dos dados observados. Experimentao: experincia metdica e organizada no sentido de confirmar a hiptese. Lei/Teoria: regra geral e universal em virtude da experimentao de se ter confirmado a hiptese.

3.1.1 Crticas Induo


1 Crtica: O mtodo experimental no consegue garantir que a hiptese formulada verdadeira pois no conseguimos verificar todos os casos reais e concretos a que a teoria se refere. Podemos apenas confirmar alguns casos ( uma verificao parcial) e quando isto acontece acreditamos que encontrmos boas razes para confiar que a teoria verdadeira. 2 Crtica: A induo s se justifica se nos apoiarmos noutro raciocnio indutivo, isto , se queremos justificar a induo recorremos a uma falcia: a petio de princpio.

3.2 Hipottico Dedutivo (Popper) 3.2.1 Mtodo das Conjeturas e Refutaes ou Falsificacionismo
As teorias cientficas so conjeturas (no so explicaes definitivas, mas tentativas de explicao, isto , uma teoria falsificvel, que se pode mostrar que falsa) tm mais possibilidade de se manterem quanto maior for o n de casos de falsificabilidade; No possvel confirmar a veracidade de uma teoria, s possvel falsific-la;

Pgina | 2

No se podem verificar as hipteses: estas podem apenas ser corroboradas ou falsificadas; Uma teoria corroborada aceite provisoriamente pela comunidade cientfica (no definitivamente confirmada, apesar de resistir face s tentativas de invalidao); Procura refutar as teorias (eliminar o erro como via de clarificao de novos conhecimentos).

3.2.2 Falsificacionismo
Possibilidade de mostrar que uma hiptese ou teoria falsa. A verdade do que particular no implica a verdade do que universal. Logo, nunca se pode comprovar que as hipteses so verdadeiras. As experincias devem ser feitas com o objetivo de invalidar as hipteses, e no de as tornar verdadeiras. Em laboratrio s se pode obter a certeza de hipteses falsas. As conjeturas mantm-se em vigor (quando no so destrudas pela ocorrncia de casos particulares que as contradigam).

3.3 Mtodo das Conjeturas e Refutaes


1 Formulao do problema. 2 A criao de uma situao ousada: a conjetura. 2.1 Deduzir as consequncias empricas. 2.2 Indicar as condies em que a teoria pode ser falsificvel. 3 Submeter a teoria aos testes de falsificabilidade. 4 Ou a teoria corroborada ou abandonada (quando identificado o erro).

3.4 Crticas ao Mtodo de Popper


1 Crtica: O mtodo das conjeturas e refutaes no traduz aquilo que efetivamente se passa na cincia. Ou seja, na prtica o trabalho do cientista no consiste em falsificar as teorias ou procurar erros mas em confirmar as teorias aceites pela comunidade cientfica. 2 Crtica: As teses de Popper tornam a nossa crena na cincia (crena irracional).

3.5 O Grau de Falsificabilidade das Conjeturas


O que distingue uma teoria mais falsificvel da outra o seu contedo emprico. Isto significa que uma proposio d-nos mais informao sobre a realidade, corre mais riscos de ser desmentida, de ser falsificada.

3.6 Critrio da Demarcao


Permite-nos distinguir uma hiptese cientfica de no cientfica. Para ser considerada cientfica tem de ser clara.

3.7 O que uma Teoria genuinamente Cientfica para Popper?


uma teoria que pode ser submetida a testes empricos e que pode ser refutada ou falsificada (negada) se estes testes lhe forem desfavorveis. O que caracteriza as hipteses cientficas a sua refutabilidade ou falsificabilidade: nenhuma hiptese irrefutvel, mais tarde ou mais cedo pode ser declarada falsa.

4. Thomas Kuhn 4.1 Paradigma


Um paradigma o campo ou ambiente intelectual ou tecnolgico no qual o cientista desenvolve, num dado momento histrico, o seu trabalho.

4.2 A Incomensurabilidade dos Paradigmas


Significa dizer que no podemos comparar dois paradigmas de modo a concluir que um superior a outro pois os paradigmas que pretendemos comparar so demasiado diferentes entre si. No podemos falar da evoluo da cincia j que esta pressupe a aproximao verdade e a comparao entre paradigmas. No podemos defender a objetividade na cincia pois esta pressupe que as teorias cientficas descrevem e explicam a realidade.

4.3 O que que explica a passagem de um Paradigma para outro?


As razes so de dois tipos: Objetivas Aceitamos um novo paradigma porque este tem maior eficcia emprica, isto , tem maior capacidade para explicar os factos polmicos; prope explicaes mais simples de modo a permitir a realizao de previses mais adequadas. Subjetivas Uma teoria torna-se dominante por fatores como o prestgio pessoal do cientista quer devido ao seu engenho e inteligncia, quer devido sua posio na hierarquia universitria e os apoios e amizades influentes no mundo das finanas e da poltica.

4.4 Cincia Normal e Cincia Extraordinria


No perodo da cincia normal, a comunidade cientfica trabalha a partir do paradigma estabelecido. Procura resolver os problemas decorrentes do paradigma e classifica-se como sendo um desenvolvimento contnuo.

Pgina | 3

A cincia extraordinria baseia-se na acumulao de anomalias, isto , de casos problemticos que o paradigma no resolve, acabando por dar origem a perodos de crise ( descontnua).

4.5 A Revoluo Cientfica


a mudana de um paradigma para outro.

4.6 Concluso (Thomas Kuhn E Karl Popper)


Thomas Kuhn: No se pode falar de progresso ou evoluo na cincia; a histria da cincia uma sucesso de paradigmas incomensurveis. No h evoluo mas mudana de paradigmas. A mudana de paradigma implica um desenvolvimento por descontinuidade; na cincia normal o desenvolvimento por continuidade. No h objetividade na cincia, isto , no podemos afirmar que o paradigma explica ou descreve a realidade. O paradigma uma teoria que proporciona problemas e solues exemplares comunidade cientfica mas que ter o seu fim. Karl Popper: A cincia evolui atravs do falsificacionismo. A cincia evolui quando as boas teorias so falsificadas (uma vez descoberto o erro, a comunidade cientfica procura outra conjetura com elevado contedo emprico). A nova conjetura com elevado grau de falsificabilidade indica que progredimos em direo verdade. As teorias cientficas so objetivas pois descrevem e explicam, ainda que de forma imperfeita, a realidade. O abandono de uma conjetura significa sobretudo a identificao do erro e por essa via acarreta a aproximao verdade.

2 junho 2012

Pgina | 4

Das könnte Ihnen auch gefallen