Sie sind auf Seite 1von 5

Direito tributrio o segmento do Direito Financeiro que define como sero cobrados os tributos dos cidados para gerar

r receita para o estado. Tem como contraparte o Direito Fiscal ou Oramentrio, que o conjunto de normas jurdicas destinadas regulamentao do financiamento das atividades do Estado. Direito tributrio e Direito fiscal, esto assim, ligados, por meio do Direito Financeiro, ao Direito Pblico.

A disciplina se ocupa das relaes jurdicas entre o Estado e as pessoas de direito privado, concernentes imposio,escriturao, fiscalizao e arrecadao dos impostos, taxas e contribuies de melhoria.

Finalidades
Para atingir sua finalidade de promover o bem comum, o Estado exerce funes para cujo custeio preciso de recursos financeiros ou receitas. As receitas do Estado provm de atividades econmico-privadas dos entes pblicos, de monoplios, de emprstimos, e principalmente da imposio tributria (fiscal, parafiscal e extrafiscal). O direito de tributar do Estado decorre do seu poder de imprio pelo qual pode fazer "derivar" para seus cofres uma parcela do patrimnio das pessoas sujeitas sua jurisdio e que so chamadas "receitas derivadas" ou tributos, divididos em impostos, taxas e contribuies. Tanto o Estado, ao "exigir" como a pessoa sob sua jurisdio, ao "contribuir", devem obedecer a determinadas normas, cujo conjunto constitui o Direito Tributrio. " prefervel o apelativo Direito Tributrio porque indica com mais preciso a disciplina (Direito) e seu contedo (tributos) - nomina sunt consequentia rerum (Dante Alighieri, Vita nuova)".
[1]

O Direito Tributrio cria e disciplina assim relaes jurdicas entre o Estado na sua qualidade de fisco e as pessoas que juridicamente esto a ele sujeitas e se denominam contribuintes ou responsveis. Se para obter esses meios o fisco efetuasse arrecadaes arbitrrias junto s pessoas, escolhidas ao acaso, no se poderia falar de um Direito Tributrio. A caracterstica de uma imposio sob os princpios do Estado de Direito est exatamente na disciplina da relao tributria por meio da norma jurdica. A lei outorga ao Estado a pretenso ou direito de exigir de quem est submetido norma, uma prestao pecuniria que chamamos de tributo, que resultante do poder de tributar. O Direito Tributrio assim um direito de levantamento pecunirio entre os jurisdicionados, porm, disciplinado sobre a base dos princpios do Estado de Direito.

No Brasil
A Constituio Federal estabelece a competncia tributria, conceito que atribui a um determinado ente o poder de tributar. Tal poder foi dividido entre os entes federativos: Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Tal medida consagrou o princpio do federalismo. O poder de tributar, porm, diz respeito cobrana dos tributos, sendo que a determinao das alquotas e criao dos prprios tributos ficou restrita esfera federal. O Direito tributrio regido por alguns princpios, dos quais trata a Constituio Federal:

Princpios tributrios

Os princpios tributrios norteiam a competncia dos entes polticos, e junto com as imunidades, que so regras que probem a tributao sobre certos bens, pessoas ou fatos, determinam os limites ao poder de tributar destes entes polticos. Os princpios tratados pela Constituio Brasileira esto elencados abaixo:

Principio da pessoalidade

A imposio tributaria deve levar em considerao as caractersticas pessoais do contribuinte. Entretanto, tal providncia nem sempre se afigura possvel, principalmente no que se refere aos impostos que tributam o consumo (ICMS e IPI, por exemplo), mas para das cumprimento pessoalidade a Constituio Federal prev a seletividade.

Princpio da legalidade ( art. 150, I)

O texto do referido art. 150, I da CF estabelece que " vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea". o princpio da legalidade tributria, que limita a atuao do poder tributante em prol da justia e da segurana jurdica dos contribuintes. Seria temeroso permitir que a Administrao Pblica tivesse total liberdade na criao e aumento dos tributos, sem garantia alguma que protegesse os cidados contra os excessos cometidos. O princpio da legalidade tributria nada mais que uma reverberao do princpio encontrado no art. 5, II da CF onde lemos que "ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei", o constituinte quis deixar bem claro a total submisso dos entes tributantes ao referido princpio, para que no restasse dvida de natureza alguma. A lei a que se refere o texto constitucional lei em sentido estrito, entendida como norma jurdica aprovada pelo legislativo e sancionada pelo executivo, ao contrrio da lei em sentido amplo que se entende como qualquer norma jurdica emanada do estado que obriga a coletividade, assim os tributos s podem ser criados ou aumentados atravs de lei strictu sensu. Na prpria CF encontramos algumas excees em relao ao princpio da legalidade, o Poder Executivo tem liberdade de alterar as alquotas dos impostos sobre exportao, importao, produtos industrializados e sobre operaes financeiras atravs de decreto. importante frisar que em relao criao de tributos no existem excees, ou seja, todos os tributos devem ser criados por lei (em sentido estrito). O art. 5, II, da Constituio Federal reza que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude da lei. Este o princpio da legalidade. J o art. 150, I, da Constituio Federal exclama que sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio , aos Estados, ao Distrito Federal e Municpios: I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea. Este o princpio que os autores chamam de princpio da estrita legalidade. Porm, o STF sempre admitiu, por exemplo, o uso de medidas provisrias para trato de todas as matrias submetidas "reserva de lei ordinria", j que, entende aquele pretrio, as MPs tm fora de lei, podendo, portanto, instituir, majorar, isentar, enfim, tratar de todos os assuntos enumerados no artigo 97 do CTN.

Princpio da igualdade ou da Isonomia

Este princpio consigna que a lei, em princpio no deve dar tratamento desigual a contribuintes que se encontrem em situao equivalente.

Irretroatividade e anterioridade

O princpio da irretroatividade da lei princpio geral de direito, salvo quando interpretativa ou para beneficiar. A jurisprudncia brasileira, de acordo com a smula 584 do Supremo Tribunal Federal, vinha consagrando, mormente em IR a irretroatividade da lei fiscal. Ora, no Brasil, o imposto de renda est calcado no dualismo: ano-base da declarao. Dessa forma, ano-base de 1 de janeiro a 31 de dezembro, sendo que o

ano da declarao o momento em que nas palavras de Sacha Calmon Navarro Coelho o contribuinte "recata os fatos tributveis, dimensiona a base imponvel, aplica as alquotas, obtm o quantum devido e recolhe o imposto, sob a condio suspensiva de, a posteriori, o fisco concordar com o imposto declarado".

Anualidade e anterioridade

O princpio da anualidade explana que dever haver a incluso da lei tributria material na lei oramentria, o princpio da anualidade no mais tem guarida na Constituio Federal, no entanto, o mesmo um velho princpio que vem desde o imprio, passando pela primeira repblica, sendo que foi ignorado pelo Estado Novo, e voltando na Constituio de 1946, submergindo novamente na Constituio de 1967. No entanto, a atual Constituio Federal no mais abrange tal princpio, sendo que independentemente de autorizao oramentria, as leis tributrias j existentes continuam com seus efeitos ano aps ano, at serem modificadas ou revogadas. O princpio da anualidade abrange um plus com relao ao princpio da anterioridade, ou seja, este faz com que a cobrana de determinado tributo seja feita de acordo com a lei vigente no exerccio financeiro anterior, j a anualidade exclama que a para que a cobrana seja efetuada de modo vlido necessrio que haja a autorizao oramentria da referida lei. O princpio da anualidade alude que necessria uma subordinao da cobrana do tributo prvia autorizao oramentria. Dessa forma a lei tributria material dever ser anterior lei oramentria. A anualidade compreende a anterioridade da lei e a autorizao oramentria. Ora, a anterioridade somente exige que a lei que criou ou majorou o tributo haja existncia antes do incio do exerccio financeiro em que ocorrer o fato imponvel do tributo. importante explanar, como fora visto, que no direito ptrio na esfera federal apenas existe o princpio da anterioridade, sendo, porm, que nada obsta que o princpio da anualidade seja acamado pela Constituio estadual dos Estados-membros, exigindo o princpio para os tributos locais, ampliando as garantias do contribuinte estadual. O mesmo ocorre com os Municpios e com o Distrito Federal, uma vez que os mesmo podero, em suas leis orgnicas, criar o princpio da anualidade. Assim a anualidade continua existindo em matria oramentria.

Princpio da anterioridade mnima (nonagesimal);

Probe que os impostos sejam majorados sem que a lei que o faa seja publicada com uma antecedncia mnima de 90 dias, tambm chamada de anterioridade mitigada.

Princpio do no-confisco

uma derivao do Direito de propriedade, uma limitao negativa ao poder de tributar imposta ao Estado. Probe o estado de usar os tributos para confiscar os bens ou o patrimnio de particulares.

Princpio da liberdade de trfego

No pode a lei tributria limitar o trfego interestadual ou intermunicipal de pessoas e bens, salvo o pedgio de via conservada pelo Poder Pblico.

Princpio da uniformidade geogrfica Princpio da no-diferenciao tributria Princpio da capacidade contributiva (art. 145, 1)

O princpio da capacidade contributiva estabelece que, "sempre que possvel, os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte, facultado administrao tributria, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos

termos da lei, o patrimnio, os rendimentos e as atividades econmicas do contribuinte". Ao criar os impostos, o legislador deve levar em conta, sempre que possvel, a situao particular de cada contribuinte, permitindo com isso que seja realizada a justia tributria ao no exigir imposto acima do suportvel. O princpio da capacidade contributiva realizado, por exemplo, no imposto de renda, onde existem alquotas diferenciadas e se permitem vrias dedues de acordo com a situao do contribuinte.

Princpio da no-cumulatividade Princpio da seletividade

Em funo da importncia e necessidade de um produto se tem a diminuio da carga tributria, e aos que tem menos importncia aumenta-se a carga tributria. O Estado seleciona tais produtos. O Direito Tributrio tem ainda por fim, diferenciar impostos, taxas e o expediente, ou seja, Impostos sobre propriedades, terrenos, bens Imveis. As Taxas so aquelas licenas cedidas comerciantes, e o Expediente, que so as contribuies de melhoria. Os demais servios que no possuem a natureza de uma taxa, sero cobrados pelo Poder Executivo e adotam a nomenclatura de Preo Pblico.

Fontes do Direito tributrio As fontes do direito tributrio so geralmente divididas em duas categorias, materiais e formais : [2]

Fontes materiais:

As fontes materiais so os fatos do mundo real sobre os quais haver a incidncia tributria. So os fatos geradores da incidncia tributria, como os produtos industrializados, as operaes de crdito entre outros.

Fontes formais:

So basicamente os atos normativos que adicionam regras tributrias ao sistema. Podem assim ser consideradas fontes formais de Direito tributrio as normas constitucionais, emendas constitucionais, leis complementares, leis ordinrias, medidas provisrias, leis delegadas, decretos legislativos e resolues. As fontes formais merecem ainda uma subdiviso em principais (ou primrias ou imediatas) e secundrias: - As fontes formais principais so aquelas que modificam de maneira real o ordenamento jurdico. Exemplos so: Constituio Federal, emenda constitucional, lei complementar, lei ordinria, lei delegada, decreto legislativo, resoluo e similares. - As fontes secundrias por sua vez no modificam de maneira prtica o ordenamento jurdico, estas apenas garantem a executividade das fontes primrias como por exemplo decreto regulamentar, regulamento, instrues ministeriais, ordens de servio, normas complementares entre outras.

Imunidades
A imunidade tributria ocorre quando a Constituio (art.) impede a incidncia de tributao, criando um direito subjetivo (que pode ser pleiteado em juizo) pblico de exigir que o Estado se abstenha de cobrar tributos (no sofrer a tributao). Ou seja, as entidades ou pessoas contempladas com a imunidades tm o direito de realizarem determinada ao que normalmente configuraria fato gerador de um tributo, mas sem

sofrerem a respectiva tributao. Trata-se de uma no-incidncia constitucionalmente qualificada. Logo, o que imune no pode ser tributado. Como exemplo clssico ou formal da imunidade temos a que existe entre os entes federativos, que so isentos uns dos outros em relao impostos, bem como as organizaes de carter religioso, nos termos do art. 150, VI, alneas "a" e seguintes da Constituio Federal.

Formao da obrigao tributria


A imposio de pagar o tributo surge do vnculo que se estabelece entre o particular (devedor - sujeito passivo - contribuinte) quando h a ocorrncia de um fato gerador:a situao prevista em lei, que faz com que surja o vnculo entre o particular e o Estado (a obrigao tributria). O particular fica determinado a pagar uma prestao de cunho patrimonial, prevista na legislao. A prestao pode servir para pagar tributo, ou penalidade, dependendo de como definido pela lei o ato praticado pelo particular. O contribuinte pode ainda ser instado a fazer coisa no interesse do Fisco, ou deixar de praticar algum ato de acordo com a lei.

Das könnte Ihnen auch gefallen