Sie sind auf Seite 1von 7

A ARTEDA PERGUNTA

H diferentes tipos de perguntas que servem a objetivos diferentes.

Perguntasabertase fechadas
Perguntas fechadas normalmente s permitem respostas do tipo sim ou no. Elas so boas para estabelecer fatos ou para pedir informaes especficas, mas devem ser utilizadas com cuidado, pois o uso generalizado de perguntas fechadas significa, muitas vezes, que o parceiro na aprendizagem tem pouca oportunidade de expressar as suas idias ou sentimentos. O efeito que o coach estar trabalhando muito. Voc acha que .. ?

Perguntas abertas permitem que o parceiro na aprendizagem expresse as suas idias e sentimentos com liberdade pois pedem mais do que uma simples resposta do tipo sim ou no. Use-as quando necessitar de informaes sobre idias, valores, opinies, etc. ou quando quiser incentivar algum a falar. Perguntas abertas levam a atividade at o parceiro na aprendizagem. O que voc acha de ....? Como voc se sente a respeito de ...?

Exemplosde perguntasabertase fechadas Abertas Contedo/ informaes


O que aconteceu? Qual seria a razo para isto? Como voc analisa a situao? O que voc acha de.....? Quais so os outros fatores relevantes?

Fechadas
Voc foi diretamente para a escola? Peter estava no escritrio? A sua equipe est bem de novo? Quantas pessoas trabalham para voc? A que horas voc saiu?

Sentimentos

O que isto lhe causa? Como voc se sente com relao a isto? Por que isso importante para voc? O que o preocupa? O que mais o afeta?

Voc est zangado? Voc j se sentiu assim antes? Isto lhe causa cimes? Est aliviado? Voc est bem?

Intenes

O que voc pretende fazer? O que voc pretende com isto? A que voc diria no?

Voc quer manter este compromisso? Voc quer este emprego? Voc tinha a inteno de ofend-la?

Qual era a sua inteno? O que isso tem a ver com voc?

Voc consegue me entregar aquele relatrio amanh, at as 2 horas?

Usode perguntasabertase fechadas Abertas Contedo/ informaes


Para obter um resumo da situao. Para saber as idias de algum sobre um assunto. Para deixar algum falar vontade sobre alguma coisa.

Fechadas
Para obter ou confirmar dados especficos. Para seguir a sua linha de raciocnio. Para fazer algum se limitar a um determinado assunto.

Sentimentos

Para fazer algum expressar sentimentos . Para ajudar algum a perceber as prprias Para tomar conscincia dos sentimentos. Para mostrar comprometimento e apoio. Para entrar em contato com as emoes e o humor de algum. emoes. Para explicitar sentimentos. Para confirmar as suas percepes sobre os sentimentos de algum.

Intenes

Para perceber os motivos de algum. Para ajudar algum a tomar conscincia do que ele realmente quer. Para ajudar algum a assumir responsabilidades e tomar iniciativas. Para permitir que algum formule um compromisso claro.

Para estabelecer acordos e contratos. Para explicitar intenes. Para desafiar.

Perguntascomparativas
Pedir ao parceiro na aprendizagem para comparar duas situaes ou experincias pode ser um recurso para ampliar um tpico ou para economizar tempo na investigao de uma ou mais possibilidades diferentes. Esta uma forma especfica de perguntas abertas. Qual a diferena entre as duas ? Como isto se compara ao que voc entende por ....?

Perguntaseficazes
Perguntas eficazes so questes provocativas, que colocam fim s evasivas e confuso. Fazendo perguntas eficazes, o coach convida o parceiro na aprendizagem a ingressar em um nvel mais profundo de clareza, ao e descoberta. Em geral, so perguntas abertas que geram mais oportunidades de ampliar o aprendizado e de renovar a perspectiva.

Esclarecimento
O que voc quer dizer? isso o que voc quer fazer? O que parece causar confuso? Voc pode dizer mais alguma coisa? O que voc acha?

Exploraodo comportamentoevasivo
O que voc deixa de fazer, fazendo o que voc faz ? O que voc evita com isto ? O que no poderia mesmo acontecer com voc? Pea para concluir as frases incompletas.

Concretizao
O que ela disse, exatamente? Quantas pessoas estavam l ? Como elas estavam sentadas? Se eu tivesse observado a situao, o que eu teria visto? Quais foram os fatos concretos?

Preparao
Qual o resultado que voc espera ao final da reunio? Qual o seu maior receio? Como voc lida com ele? Imagine que voc esteja satisfeito com o resultado; o que aconteceria ento?

Previso
O que poderia acontecer? E se no funcionar da forma que voc gostaria? Se no der certo, o que voc tem em mente? Qual o seu plano alternativo?

Avaliao
Isto bom, ruim ou mais ou menos? De que modo? Como isso se encaixa nos seus planos / modo de vida / valores? O que voc acha que isso significa? Quais so as conseqncias, na sua opinio? Qual a sua avaliao?

Explorao
Podemos explorar melhor este assunto ? Voc quer fazer um brainstorm sobre esta idia? Quais outros ngulos voc est considerando? Qual o outro modo de encarar isto? Quais so as outras opes e possibilidades? Imagine que haja outra possibilidade, qual seria?

Exemplo
Voc pode me dar um exemplo? Por exemplo? Como o qu? Tipo? Como seria ?

Elaborao
Poderia elaborar isso melhor? Conte-me mais sobre isso . O que mais? H algo mais? Quais outras idias voc tem sobre isso?

Outraabordagem
Se voc pudesse fazer isso novamente, o que voc faria de diferente? De que outra forma seria possvel lidar com isto? Se voc pudesse fazer tudo o que quisesse, o que voc faria?

Identificaode premissase suposies


Com base em qu voc diz isso? No entendi. Por favor, explique outra vez. O que voc quer dizer com: Eu no posso? Por que voc no tenta? O que significa para voc no ser bem sucedido? Qual a dificuldade que voc v em dizer no?

Interaocomos outros
Qual o seu papel na equipe? Qual a impresso que voc deixa nos outros? O que os seus colegas diriam se seu lhes perguntasse sobre as suas instrues de uso? O que eu preciso fazer para voc brigar comigo? Como voc acha que eu me sinto nesta conversa?

Essncia
Qual parece ser o problema? Qual parece ser o principal obstculo? O que o detm? Qual a sua maior preocupao quanto a isto?

Recursos
De quais recursos voc precisa para ajud-lo? O que voc sabe sobre isso agora? Como voc pode descobrir mais? Quais recursos esto disponveis para voc?

Histrico
O que causou isso? O que levou a ....? O que voc tentou at agora? Voc se lembra de como isso aconteceu?

Opes
Quais so as possibilidades? Se voc pudesse escolher, o que voc faria? O que acontece se voc fizer, e se no fizer? Que opes voc pode criar ?

Aprendizado
Se a mesma coisa acontecer novamente, o que voc vai fazer? Se voc pudesse esquecer os problemas do passado, o que voc faria? Se voc tivesse que fazer isso novamente, como voc faria?

Integrao
O que voc pode aproveitar disto? Como voc explica isso a voc mesmo? Qual foi a lio? Como voc aperfeioaria e organizaria isto tudo?

Resultados
O que voc quer? Qual o resultado esperado? Se voc conseguisse, o que voc teria ento? Como voc saber que j alcanou o objetivo? Que aspecto isso ter?

Implementao
Qual o plano de ao? O que voc precisar fazer para concluir o trabalho? De que tipo de apoio voc precisa para conseguir ....? Que contratempos voc pode esperar ? Como voc vai lidar com eles?

Planejamento
O que voc planeja fazer a esse respeito? Qual o seu plano estratgico? Que tipo de plano voc precisa elaborar? Como voc acha que a situao poderia melhorar? E agora?

Previses
Qual voc acha que ser o resultado? O que isto ir lhe causar? Aonde isto ir lev-lo? Quais so as chances de sucesso? Qual a sua previso?

Resumo
Qual a sua concluso? Como isto est funcionando? Como voc descreveria isso? Quanto voc acha que isso vai custar? Como voc resumiria as iniciativas at agora?

Providncias
Que providncias sero necessrias? E depois? O que voc vai fazer? Quando voc ir faz-lo? uma boa hora para agir? O que ser feito? Se a sua vida dependesse de certas providncias, quais voc tomaria? Quais so os seus prximos passos?

Parcialmente extrado de: Co-Active Coaching; Whithworth, Kimsey-House and Sandahl

Tenhacuidadocomos seguintestiposde perguntas: Perguntasdirigidas


Estas perguntas so uma forma especfica de perguntas fechadas. Elas j contm um resultado esperado e, portanto, podem influenciar a resposta. Voc no acha que melhor ...? Voc concorda em discutir esta idia com....? Voc no teve problemas com ....? Se a pergunta estiver formulada de modo que s permita uma resposta, voc no aprender nada ao faz-la. O parceiro na aprendizagem ir se sentir pressionado em uma determinada direo. Se a pessoa que fizer a pergunta for tambm o gerente, o parceiro na aprendizagem sentir que ele no tem liberdade. Um motivo vlido para fazer este tipo de pergunta extrair ou direcionar para uma resposta positiva.

Perguntasou/ou
Elas permitem que o parceiro na aprendizagem escolha entre duas possibilidades. Voc vai escrever uma carta para ela ou vai desconsider-la? Voc se sente inseguro ou aborrecido? Voc acha que ele quer passar por cima de voc ou que ele muito ambicioso? Estas perguntas so mais fechadas do que abertas. Muitas vezes, elas mostram que o coach trabalha demais e que ele est fazendo a parte do parceiro na aprendizagem. s vezes, estas perguntas podem ajudar a esclarecer um sentimento ou uma ao especfica.

Perguntascomjulgamentode valorimplcito
Tente evitar perguntas que tornem os seus sentimentos bvios principalmente quando a pergunta implicar em crtica. Estas perguntas iro, inevitavelmente, colocar o parceiro da aprendizagem na defensiva; em geral, elas podem ser formuladas de uma maneira neutra, aps algum empenho. Que diabos voc acha que est fazendo?

Questescontendosuposies
Imagino que como ela mais nova do que voc, ela deve ter menos experincia? Voc pode confirmar suposies adotadas tambm pelo parceiro na aprendizagem (e que, portanto, no sero questionadas) ou ento elas podero revelar a sua ignorncia ou sugerir que voc no est ouvindo com a devida ateno.

Perguntascompostas
Tambm chamadas de perguntas mltiplas. Este tipo de pergunta faz duas ou mais perguntas ao mesmo tempo, tornando difcil uma resposta clara, sem ambigidades. O parceiro na aprendizagem pode evitar a parte que geraria confronto. Com que freqncia isso acontece e como foi, voc faria isso novamente? Divida sempre a pergunta nos seus vrios componentes.

Das könnte Ihnen auch gefallen