Sie sind auf Seite 1von 56

ESTUDO DE CASO: COMPARATIVO DA MODALIDADE DE EDUCAO PRESENCIAL COM A EDUCAO DISTNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DO TRINGULO MINEIRO - IFTM.

Educao distncia (EAD) um tema que vem sendo intensamente abordado devido crescente demanda pela educao continuada, modernizao e disponibilizao de novas tecnologias.

O objetivo do presente estudo comparar a aplicao das diferentes correntes epistemolgicas tanto na modalidade de EAD como na modalidade presencial. A metodologia utilizada foi realizao de uma pesquisa com os dados presentes no sistema acadmico do Instituto Federal do Tringulo Mineiro,dados do censu do ensino superior presentes no site do INEP 1 e tambm entrevistas com professores buscando um comparativo da modalidade de Educao distancia com a educao convencional abordando os diferentes aspectos das mesmas. Um dos aspectos que contribui para o avano da modalidade EAD foi o desenvolvimento de novas tecnologias que proporciona recursos tecnolgicos que so de grande proveito para a construo do conhecimento. Entretanto, necessrio que os recursos utilizados no sejam uma barreira no aprendizado por meio de ambiente virtual, j que a modalidade de educao a distncia possui a caracterstica da distncia geogrfica diferente da modalidade presencial onde o aluno frequenta a sala de aula. De acordo com Peter (2001), os ambientes virtuais de aprendizados so definidos como sistemas de aprendizagem capazes de motivar o aluno ao aprendizado, possibilitando o princpio dos estudos autnomos, ou seja, os alunos organizam seu estudo por meio de interao e comunicao. A interao e a comunicao em um ambiente virtual so de extrema importncia para que os alunos possam aprender.Este ambiente deve oferecer

-Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa

ferramentas de suportes tais como:fruns de discusso, correio eletrnico, sistema de mensagens instantneas ,entre outros. Segundo o Ministrio da Educao (2007), EAD pode ser definida como o processo de ensino que ocorre quando o professor e o aluno esto separados em relao ao tempo e o espao. A mediao didtico-pedaggica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilizao de meios e tecnologias de informao e comunicao, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. De acordo com Leiva (2003) as caractersticas da modalidade EAD so : O aluno livre para escolher os horrios mais convenientes para estudo; Exige todas as condies inerentes a qualquer sistema educacional, a saber: planejamento, orientao do processo e avaliao; Comunicao: aprendizes e/ou instrutores se comunicam por ferramentas virtuais.

No instituto so apresentadas as modalidades presencias, semipresencias e virtuais. Alm disso, oferece ensino mdio e integrado os quais no sero analisados na pesquisa, j que a modalidade a distncia aplicada apenas no ensino superior. As semelhanas da escola convencional com um sistema EAD so: Os alunos que so os principais elementos no processo de construo do conhecimento onde so trabalhadas a autonomia de estudos, a motivao para pesquisa, acessibilidade e disciplina. Os professores que auxiliam na formao. A comunicao.

O ensino a distancia apresenta algumas particularidades como as aulas dependem de acesso ao computador e internet, os horrios so flexveis e o professor o centro do saber diferente da escola tradicional onde o local e horrios fixos o professor e um orientador.
O mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais profissionais com perfis diferenciados e com conhecimentos especficos para dar conta das demandas particulares de cada empresa. Nesta perspectiva, surgem os testes seletivos e concursos cuja finalidade alm de selecionar os melhores candidatos para as vagas disponveis, nivelar conhecimentos bsicos. Assim, o

candidato que se prope aquela vaga deve ter aqueles conhecimentos mnimos e se destacar entre os demais. Na viso tradicional, o professor exerce o papel de um transmissor de informaes, constituindo-se como centro das relaes entre o conhecimento e o aluno. Nesse contexto, o aluno desempenha o papel de repetidor de informaes, muitas vezes no compreendidas ou vazias de significado para ele. Para Moretto (2003, p. 102) a primeira relao interativa ocorre entre o aluno e o conhecimento socialmente construdo. Nela, o conhecimento visto como um conjunto de verdades relativas, resultado das representaes que o homem elaborou ao longo da sua histria, com relao ao mundo fsico e social em que vive. Nessa relao, o professor no apenas um transmissor de informaes por ele abstradas e interpretadas, mas elemento mediador (catalisador) da interao entre o aluno e o conhecimento socialmente construdo. Ao professor, nesse contexto, atribuda a funo de criar as condies mais favorveis aprendizagem do aluno. O ensino adquire, assim, uma nova conotao ele deixa de ser uma transmisso de conhecimentos (verdades prontas), para ser um processo de elaborao de situaes didtico-pedaggicas que facilitem a aprendizagem, isto , que favoream a construo de relaes significativas entre componentes de um universo simblico (MORETTO, 2003, p. 103)

MORETTO, V. P. Construtivismo. A produo do conhecimento em aula. 3 ed. Rio de Janeiro, 2003. 4 Na sala de aula, no contato do dia a dia com o professor, o indivduo participa da construo do conhecimento no apenas com o uso predominante do raciocnio e da percepo do mundo exterior pelos sentidos, mas tambm usando sensaes, os sentimentos, as emoes e a intuio para aprender. Parolin (2005, p.73) destaca o papel das emoes como instrumento de aprender e ensinar: tarefa do professor reconhecer cada aluno seu como algum singular, contempl-lo em sua individualidade, estabelecer um campo emocional que favorea a manifestao desse ser e viabilizar uma ao pedaggica que contemple o aprendiz em sua totalidade e plenitude. A aprendizagem acontece em um contexto scio-afetivo e educativo, num clima emocional entre pessoas comprometidas entre si e com o conhecimento, uma perspectiva de busca dos instrumentos necessrios para ouvir e conviver. na sala de aula que o professor tem sua prtica, seleciona contedos, passa posies polticas, ideolgicas, transmite e recebe afetos e valores (VASCONCELOS, 2005, p. 10). O aluno precisa de um modelo como ponto de partida, ou seja, imitar, ouvir, ver, discutir para aprender. A aprendizagem comea no interpessoal, ou seja, nas relaes estabelecidas e termina no intrapessoal, nas subjetivaes e nas snteses que o aprendiz consegue fazer... (PAROLIN, 2005, p. 14). Esse movimento de aprendizagem deve ocorrer em um clima emocional favorvel e em relao ao aprendiz com seu ensinante, com o conhecimento e com seus colegas, conectando todo esse movimento em contexto social. Frequentemente se aprende uma coisa de que no se gosta por se gostar da pessoa que a ensina (ALVES, 2005).

Portanto, aprender deixar-se 5modificar por um conhecimento de transform-lo em um instrumento pessoal de viver e conviver (PAROLIN, 2007, p. 78). O grande encontro dialgico entre professores e alunos leva a entender a reflexo de Freire (1992, p. 112), quando afirma que: uns ensinam e, ao faz-lo, aprendem. Outros aprendem e, ao faz-lo, ensinam. A relao do aluno com o professor precisa ser dialgica, pois o dilogo amoroso, horizontal, estabelece uma parceria, um processo de confiana, e, juntos, crescem e se educam mutuamente. O educador progressista respeita os alunos e acredita que so capazes de construir suas prprias histrias, de fazer escolhas e trilhar caminhos reflexivos, crticos e criativos. Saviani (1985, p. 76) recomenda, como passo inicial, partir da prtica social passar para a problematizao, provocando a catarse e o retorno prtica social considerado o ponto culminante do processo educativo, realizada a mediao da anlise. Esta mediao provoca a passagem para a sntese e estabelece a possibilidade de manifestao dos alunos quanto capacidade de expressarem uma compreenso da prtica em termos de elaborao e produo do conhecimento. A escola precisa propiciar um ambiente em que os professores e os alunos sujeitos do processo possam gestar projetos conjuntos que propiciem a produo do conhecimento (DEMO, 1994, p.55). Nesse contexto, a escola deve se apresentar como um ambiente inovador, transformador e participativo, no qual os alunos e os professores sejam reconhecidos como sujeitos capazes de inovar e de produzir conhecimento. Educao e aprendizagem esto relacionadas a convvio, observao, assimilao e s devidas integraes e snteses. O processo de ensinar e aprender envolve pessoas em relao: elas e suas histrias de vida; elas e o conhecimento; elas e outras formas de viver e pensar. Portanto, nessa perspectiva, a escola tem como misso socializar o conhecimento historicamente construdo e, tambm, promover as devidas interrelaes possveis no contato do dia a dia entre professor e aluno, posto que a ao de aprender pede esses movimentos. Reflexes sobre a relao de aprendizagem na educao a distncia A Educao a Distncia (EaD) existe para oportunizar cursos que atendam alunos indisponveis no mesmo espao e tempo de seus professores ou da instituio ao qual se vinculam como estudantes. Exigem-se, na EaD, abordagens diferenciadas, que no se confundem com aquelas tradicionalmente pensadas para as aulas presenciais. A EaD se faz na perspectiva de construir condies pedaggicas institucionalizadas que acolham as demandas dos estudantes quanto maleabilidade e flexibilidade de tempos e espaos para exigncia e avaliao das atividades. (NEVADO, 2007, p. 9). Segundo Sathler (2008, p. 7), as possibilidades de alcanar maior parcela da populao, de forma mais flexvel e personalizada, utilizando-se criativamente das atuais Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC),

incentivam a reviso de polticas pblicas e da gesto escolar e universitria, alm de desafiar alunos e professores a reverem suas prticas e concepes. O ensino presencial no pode continuar o mesmo e a EaD ajuda a deixar clara a necessidade de mudana. A prtica de EaD leva em considerao como ponto de partida, a inadequao da maioria das prticas presenciais para a educao nos ambientes virtuais, onde a separao fsica cria novas dificuldades na relao professor-aluno e aluno-aluno e, ao mesmo tempo, abre novas possibilidades, dantes nem sequer imaginadas. A tecnologia pode provocar profundas transformaes no processo pedaggico, desde que seu uso seja condizente a uma prtica pedaggica que propicie a construo de conhecimento e no a mera transmisso. Para tanto, necessrio um sujeito capaz de lidar com diferentes situaes, de resolver problemas imprevistos, de ser flexvel e estar em constante processo de formao. Existem vrias metodologias para desenvolvimento de cursos distncia. Deve-se analisar o objetivo do curso e o pblico alvo que se quer atender. Alm de verificar quais necessidades levam a determinar o modelo a ser adotado. Em alguns cursos, erroneamente os designers-instrucionais tentam reproduzir o modelo presencial, sem as vantagens do modelo presencial, o resultado normalmente frustrante tanto para o aluno como para o professor tutor. O grande motivo que leva a esta frustrao a no utilizao dos recursos miditicos que a EaD permite. Para Sathler (2008, p. 7) a maioria dos professores que atua na EaD est tambm no ensino presencial. A adaptao de propostas pedaggicas j existentes a primeira tentativa de instituies que buscam trabalhar na nova modalidade. No entanto, a soma de outros agentes ao processo de preparao e ministrao de aulas, inclusive acompanhamento e avaliao de alunos, um dos fatores que acabam por exigir uma completa reviso da prtica docente. Hoje, busca-se na educao em geral um processo interativo que deve ser caracterizado pelo modelo no qual todos ensinam e todos aprendem. O aluno deve ser fundamentalmente agente de construo do seu saber e o professor o mediador, responsvel por facilitar a transformao das informaes em conhecimento. O papel do professor no ensinar, mas ajudar o aluno a aprender, no transmitir informaes, mas criar condies para que o aluno adquira informaes, no fazer brilhantes prelees, mas organizar estratgias para que o aluno conhea e construa o prprio conhecimento. Isto exige dos docentes e discentes contnuas mudanas. A relao ensino-aprendizagem que se estabelece em cursos a distncia fica geralmente exposta e registrada. diferente do universo das salas de aula tradicionais, onde raramente pessoas que ali no estejam no momento do encontro saibam em detalhes o que acontece. Essa exposio na EaD pode ser incmoda por revelar boas prticas e outras no to adequadas assim. (SATHLER, 2008, p. 8). Concluses e Consideraes Finais

A analise das modalidades de ensino ser baseada nos resultados obtidos nos mtodos como percentuais de abandono, desistncia, aprovao e reprovao.
BASES EPISTEMOLGICAS E TEORIAS EM CONSTRUO NA EDUCAO A DISTNCIA Oreste Preti As diferentes terminologias, conceituaes e caractersticas da EaD emergem de bases epistemolgicas de como se d o processo de compreenso de mundo e de relaes sujeito-objeto, professor-aprendente, etc. e que do sustentao a toda e qualquer prtica educativa. Entre os possveis caminhos traados ao longo do processo milenar da humanidade na construo de seu conhecimento, de sua viso de mundo, privilegiaremos trs deles: o empirismo, o inatismo e a dialtica, por serem aqueles que mais influenciaram o pensamento e a prtica pedaggica na modernidade. Empirismo Parte-se do pressuposto que existem "leis" na natureza que determinam o comportamento dos fenmenos, parecida com o funcionamento de um relgio, de uma mquina, com uma engrenagem sincronizada, seguindo movimentos regulares. Segundo essa viso, a mente humana vai assimilando as experincias e preenchendo o seu vazio. Na mente, as impresses sensveis se vo depositando, transformando-se, depois, por via de determinados processos mentais, em conceitos e idias gerais. O conhecimento se daria, assim, fundamentalmente, na leitura da realidade via sentidos, partiria de uma ao sobre o sujeito. Essa maneira de conceber o processo de produo do conhecimento influenciou as teorias psicolgicas e pedaggicas, sobretudo no ltimo sculo.

O processo de ensinar e aprender centrado na figura do professor. Cabe a ele o papel de repassar o conhecimento acumulado ao longo dos tempos pela sociedade e fazer com que o aluno passe a "dominar" determinados contedos tidos como vlidos e corretos para qualquer sociedade em qualquer fase de sua histria. Conhecer: fazer cpia mental da realidade; captar algo vindo do meio externo. importante que abandonemos o debate sobre as especificidades da EaD (se que existem!) para centrar nossas discusses e estudos sobre os fundamentos da educao, os diferentes caminhos de construo da teoria e da prtica educativa, da prxis pedaggica e social. This page was created using Nitro PDF trial software. To purchase, go to http://www.nitropdf.com/2 papel, ento, do professor organizar esses contedos e definir as estratgias mais eficazes para que o aluno os internalize. Aqui predominam as atividades da cpia, da repetio, da memorizao, do acmulo de informaes isoladas, o no questionamento, a submisso autoridade do professor, etc. Trata-se muito mais de instruir, ensinar e treinar do que formar e educar. A organizao do trabalho pedaggico definida e controlada de cima para baixo: a instituio (Ministrio da Educao e/ou secretarias de educao) decide o que fazer e como. Esse "modelo" organizacional reproduzido pela

direo na escola e pelo professor na sala de aula. E na EaD? H instituies que se utilizam de uma forma "industrializada de ensino", oferecendo "pacotes instrucionais", fundamentados nas teorias comportamentalistas (neo-behavioristas e tecnicistas, de base estmuloresposta, com materiais auto-instrucionais). Seu objetivo treinar os cursistas (desenvolvendo habilidades tcnicas) ou instrui-los (oferecendo um volume de informaes). O estudante considerado (no incio do curso) a matria-prima a ser trabalhada, qualificada, o professor (muitas vezes substitudo pelo tutor) como o trabalhador numa linha de montagem seguindo as orientaes recebidas (manuais, guias, monitoramentos), as tecnologias como as ferramentas, o currculo como o plano de modelagem e o aluno educado (ao final do curso) como o produto! J ouviu falar em cursos "e-learning", em cursos "mediados eletronicamente"? Seria interessante que voc pudesse analisar um deles e tirar suas prprias concluses. Professor/instituio ("doador", tem a verdade) Transmisso, autoridade Aluno ("receptor" sujeito passivo) repetio, submisso

Cabe ao professor ensinar e ao aluno aprender. Conhecimento como mercadoria. Instruo Programada; virtualizao de cursos tradicionais

e-teaching seria mais apropriado. Cursos de treinamento profissional www.ecurso.com.br Tem mais de 20 cursos, a maioria na rea de informtica e internet; www.uvb.br Cursos na rea de moda, direitos autorais, administrao municipal, tecnologia, gestes ambiental e empresarial, sade educao na era digital; www.klickeducacao.com.br Portal para professores oferecendo cursos de: internet na sala de aula, prticas de leitura, prticas de oralidade e g esto de umasala de alfabetizao. www.bbc.com. Cursos para treinar a leitura e a compreenso em ingls; www.academos.com.br Cursos de lgebra, Criatividade Aprendizado just-in-time: entrega rpida e ligada s demandas This page was created using Nitro PDF trial software. To purchase, go to http://www.nitropdf.com/3 Inatismo Ao contrrio do que sustenta o empirismo, mediante a razo que se descobrem os princpios gerais sobre a realidade e que estes sero confirmados ou no mediante o conhecimento de fatos particulares. Pois, os homens ao nascerem seriam agraciados por Deus que lhes confere idias inatas (inatismo),

idias "a priori" (apriorismo). Por meio de um processo mental (da razo, racionalismo), partindo de teorias e leis, na maioria das vezes, teramos a capacidade e a possibilidade de fazer predies sobre a ocorrncia de fenmenos particulares. O conhecimento, portanto, seria intelectual, provindo das idias e no da experincia. H um rejeio da informao sensorial (por ser limitada e sujeita ao "engano") e um privilegiamento da razo (por ser precisa e rigorosa) como caminho para se chegar ao conhecimento. Pois, o homem ao nascer traria consigo, um determinado "pacote de conhecimentos" (herana genttica ou "ddiva divina") que poder ser aberto e atualizado se lhe forem oferecidas as condies apropriadas. No processo de aprendizagem o foco central passa ser o aluno, por sua capacidade inata de apreender. Cabe ao sujeito, de sua responsabilidade a aprendizagem ou no; s exercitar. A instituio, a escola ou o professor tm como funo criar condies para despertar e apoiar o que o aluno j tem dentro dele. Na EaD, desenvolveu-se uma espcie de mito na "independncia intelectual" do estudante, em sua capacidade auto-didtica, em saber estudar sozinho no necessitando da presena de outrem. Divulga-se a crena de quanto menos o cursista recorrer ao auxlio do professor ou do tutor, melhor. Isso significaria que o curso foi bem planejado e que o estudante confia em si mesmo, em suas capacidades. Por isso, a troca, o dilogo com o outro, o sentido de cooperao e construo coletiva no so estimulados. O individualismo premiado! Aluno (traz um saber) animador) Professor ("facilitador", motivador,

Aprende por si mesmo Ningum ensina ningum.

intervm o menos possvel

This page was created using Nitro PDF trial software. To purchase, go to http://www.nitropdf.com/4 Dialtica Essa terceira via prope uma alternativa de superao da oposio e dualidade empirismo-inatismo, pois rejeita o absolutismo de um dos plos. a busca de um sntese de duas posies que historicamente se digladiaram, ao afirmar que a realidade dialtica, um processo de ir e vir, de reflexo-ao, de interao da experincia sensorial e da razo, da interrelao sujeito e objeto, sujeitosujeito, etc. O conhecimento no dado "a priori" e nem pelo meio social. uma "construo humana de significados que procura fazer sentido do seu mundo" (JONASSEN, 1996). Trata-se, portanto, de um processo de construo que se d na relao do sujeito (que conhece) com o entorno fsico e social (que conhecido). A aprendizagem, portanto, vai depender das condies do indivduo (bagagem hereditria, motivao, interesse, etc.) como das condies do meio, do aprendente como do professor, dos estudantes como da instituio ou da escola que tem a funo histrica de educar seus cidados. O conhecimento no transmitido ou adquirido, como sendo um objeto ou uma mercadoria, ele construdo porque a realidade o sentido que fazemos do mundo e do seu fenmeno. Mas esta "percepo" (ou melhor, este "sentido") que pessoal no significa que seja individual. compartilhado com outros na sociedade, resultado de interaes, de dilogos conosco e com os outros. Mas, quem realiza a aprendizagem o prprio sujeito, o estudante. O professor deixa de ser um mero transmissor de conhecimentos (que chegam "prontos" nos livros didticos) para tornar-se um "mediador" entre o sujeito que aprende e o contedo a ser aprendido, um "orientador" de aprendizagem que

oferece todo apoio para que o aprendente possa prosseguir com suas prprias pernas na caminhada da aprendizagem. O professor preocupa-se em provocar situaes pedaggicas ricas em desafios, capazes de provocar desequilbrios ou "desacomodaes" nos esquemas prvios do aprendente, em sua organizao. Isto far com que o sujeito aprendente busque novas formas de organizao, novas formas de acomodao e assimilao. Trata-se de um processo ativo de relao do sujeito com o meio, de assimilao e acomodao permanente, de organizao e construo. Por isso, este caminho chamado, tambm, de "teoria da assimilao ou construtivista". E na Educao a Distncia? Alimentada por essa perspectiva, a instituio educativa passa a se preocupar sobre processos, sobre a aprendizagem e no sobre produtos e resultados ou simplesmente armazenando um volume cada vez maior de informaes. O "papel" do professor, ento, toma outra direo e sentido, no se limitando ao de "transmitir" ou "reproduzir" informaes, disponibilizando um volume de textos (impressos e/ou veiculados pela internet). Pedro Demo (1998, p. 55) resume assim o papel do professor, de "teor maiutico", e que ele chama de "profissional dos profissionais" e de "especialista da aprendizagem": a- em garantir a evoluo adequada da aprendizagem do aprendente; b- em propor modos de sustentar processos precrios de aprendizagem; c- em praticar, com cada aprendente, na medida do possvel um relacionamento individualizado, tendo em vista o bom desempenho; d- em traduzir para o aprendente a abrangncia do desafio da aprendizagem, de estilo interdisciplinar e totalizante; e- em manter diagnsticos sempre atualizados sobre a aprendizagem do aprendente, para, com isto na mo, sustentar o desempenho.

Podemos, ento, falar numa aprendizagem solitria e em "aprendizagem a distncia?" Professor Considera o que o aluno conseguiu construir at o momento mediador Aluno s constri conhecimento novo se agir e problematizar sua ao. sujeito da aprendizagem

O professor educa e educado O aluno educado e educa Professor e aluno educam-se mutuamente. No dizer de Scrates, h um processo de parturio (maiutica), onde a me que deve parir, cabendo parteira estar a para observar, orientar e ajudar no parto. a me que "faz" o parto e no a parteira, mas a presena da parteira e sua participao no podem ser dispensadas, pois ela a mais expert naquele momento, naquela atividade. Parteira e me vivenciam juntas, mas de maneiras diferentes, o ato do parto. H um discurso interacionista difuso, mas a prtica de muitos professor es est marcada ainda pela transmisso. This page was created using Nitro PDF trial software. To purchase, go to http://www.nitropdf.com/6

A aprendizagem no um processo que ocorre "a distncia", afastado da relao com o outro, sem a interao e a convivncia e portanto, solitria. Segundo Maraschin (2000), apoiando-se em Maturana (1993), sem o encontro, sem a possibilidade da convivncia no h aprendizagem, pois esta ocorre no quando h mudanas de comportamento, mas quando h mudana estrutural da convivncia. Numa concepo dialtica, um processo individual/coletivo, solitrio/solidrio onde os contrrios no se negam, mas se completam, se determinam. A aprendizagem pode "transpor a distncia temporal ou espacial" fazendo recursos s tecnologias "unidirecionais" (um-a-um, um-em-muitos), como o livro, o telefone ou tecnologia digital que "multidirecional" (todos-todos), etc. eliminando a distncia ou construindo interaes diferentes daquelas presenciais. Mas, muito mais do que recorrendo mediao tecnolgica, a relao humana, o encontro com o(s) outro(s) que possibilita ambincia de aprendizagem. Aprendizagem e educao so processos "presenciais", exigem o encontro, a troca, a co-operao, que podem ocorrer mesmo os sujeitos estando a distncia. Presencialidade pode significar, tambm, estar juntos virtualmente. O espao fsico est dando lugar ao ciberespao ou construo de redes de aprendizagem, onde professores e alunos aprendem juntos, interagem e cooperam entre si.

Para uma melhor compreenso das trs vias do conhecimento, das bases epistemolgicas da ao docente, sugerimos a leitura dos seguintes textos: BECKER, Fernando. A epistemologia do professor. O cotidiano da escola. Petrpolis, RJ.: Vozes, 1993. (Introduo - p. 9-32). _______________. Modelos Pedaggicos e modelos epistemolgicos. Educao e

Realidade, Porto Alegre, 19(1), jan./jun. 1994, p. 89-96. MATURANA, Humberto. Uma nova concepo de aprendizagem. Dois Pontos, vol. 2, n. 15, 1993. RUMO A TEORIAS NA EaD? Estamos vivendo novos tempos e novas teorias esto sendo elaboradas a partir das anteriores. Inmeras e valiosas so as contribuies das pesquisas contemporneas nos campos, por exemplo, da Fsica Quntica e da Biologia como nos campos da Psicologia e das pesquisas sobre Inteligncias Mltiplas. Teorias que colocam a vida no centro, que sustentam a no separao sujeitomeio e sujeitoobjeto, que enfatizam a interao da realidade com o observador e da inter-relao entre aspectos como aprendizagem, cognio e vida, e que mudanas no fazer implicam mudanas no ser. No campo da educao, porm, as pesquisas se iniciaram, praticamente, somente a partir de 1937, com a criao do Instituto Nacional de Estudos Pedaggicos (INEP). E, ao longo destes anos, elas tm sofrido as influncias de diferentes campos do conhecimento, muitas vezes reduzindo suas anlises s perspectivas ora psicolgicas, ora sociolgicas, ora economicistas, ora filosficas, ora antropolgicas, ora psico-pedaggicas. A pesquisa em Educao a Distncia tem vida mais nova. As grandes instituies de Educao a Distncia surgiram a partir da dcada de 1970, em pases como Inglaterra e Espanha, em meio a descrditos e preconceitos e se consolidaram durante a dcada de 1980, fazendo com que esta modalidade se difundisse pelo mundo, atendendo a demandas cada vez mais crescentes de segmentos diferenciados da sociedade. A juventude das instituies em EaD e da pesquisa educacional, em geral, em parte justifica a escassez de pesquisa no campo da EaD. Mas, o que se produziu tem contribudo para o desenvolvimento de teorias na EaD?

Apesar da escassa produo cientfica em EaD, tentativas foram realizadas por educadores atuantes nesta modalidade no sentido de propor uma "teoria da instruo a distncia". Desmond J. Keegan (1983) organizou as contribuies destes educadores em trs "teorias". Hoje, no Brasil, com a preocupao de um atendimento macio aos professores que necessitam qualificar-se em nvel superior, h universidades pblicas atendendo formao de 10 a 15 mil professores das sries iniciais do Ensino Fundamental da rede pblica. No corre-se o risco de uma oferta industrial de ensino, nos moldes da produo fordista?

Surge a figura do tutor na EaD. A abordagem broadcast ou a virtualizao da sala de aula. This page was created using Nitro PDF trial software. To purchase, go to http://www.nitropdf.com/10 Segundo Valente (2002), numa abordagem broadcasting o professor faz uso de recursos tecnolgicos (como a telemtica 2 ) para fazer a entrega de pacotes fechados de informaes aos alunos e estes os devolvem para serem avaliados.

Para Morin (1996), a tcnica pode provocar tanto processos de emancipao como de manipulao e dominao: fazem-se mquinas a servio do homem e pem-se homens a servio das mquinas. E, finalmente, v-se muito bem como o homem manipulado pela mquina e para ela, que manipula as coisas a fim de libert-lo (p. 109). As tecnologias de informao e comunicao no embutem em si a dominao e/ou a emancipao. Elas so instrumentos que so conformados pela concepo pedaggica do curso desenhado pela equipe ou da disciplina por um professor. So tecnologias que esto a servio de uma determinada concepo de sociedade, de educao, de comunicao, de aprendizagem, de avaliao. 3 O Plano Nacional de Educao (PNE, 2001), que define as metas educacionais para os prximos anos, faz uma alerta: a televiso, o vdeo, o rdio e o computador constituem importantes instrumentos pedaggicos auxiliares, no devendo substituir, no entanto, as relaes de comunicao e interao direta entre educador e educando. Portanto, podem ser utilizadas para atender a outro modelo pedaggico, onde os aprendentes participam ativamente na construo do conhecimento e onde h interao entre todos os sujeitos envolvidos numa prtica pedaggica especfica.

BELLONI, Maria Luiza. Educao a Distncia. Campinas, SP.: Autores Associados, 1999. (Cap. 1 Os Paradigmas Econmicos: contribuio); SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000. (Cap. I Sociedade de Informao, Interatividade e Desafios para a Educao. p. 25-63).

2 Conjuno de tele(comunicao) com (infor)mtica, isto , dos meios eletrnicos de comunicao a distncia com meios eletrnicos de processamento de informaes. 3 Essa discusso ser objeto de anlise num dos nmeros desta coletnea. Com o mito de que as tecnologias poderiam desempenhar melhor o papel histrico do professor e diante da perspectiva da perda de emprego, muitos professores tm manifestado resistncias em relao EaD. b- Teoria da autonomia e da independncia intelectual Proposta inicialmente por Michael Moore (Learner Autonomy: the second dimension of independent learning,1972; Toward a theory of independent learning and teaching, 1973; On a Theory of independent study, 1977) e sustentada, posteriormente, por Charles A. Wedemeyer (Learning at the Back Door, 1981), fundamenta-se no fato de que: a- a grande maioria dos estudantes que freqentam cursos na modalidade a distncia so adultos e trabalhadores. Parte-se do pressuposto que so independentes, autoresponsveis e, portanto, preparados para lidar com essa nova situao de estudo sem a presena do professor. Se so capazes de decidir se querem ou no estudar, tambm so capazes de decidir "como estudar"; b- as instituies de ensino no apoiam em demasia o estudante e incentivam seu autodidatismo. Entendendo autonomia como es la medida en que el estudiante de un programa educacional puede determinar la seleccin de objetivos, los recursos y los procedimientos de evaluacin (MOORE apud GARCA ARETIO, 1994, p. 69).

Trata-se, inicialmente, de uma teoria em que o processo de ensino e aprendizagem est centrado no estudante e a educao entendida como processo de carter fundamentalmente individualizado, em que os adultos tm capacidade para decidir sobre sua prpria aprendizagem e a maneira de conduzi-la. Mas, ser que o estudante por ser adulto ipso facto autnomo, capaz de gerir sua vida e seus estudos? Numa pesquisa exploratria sobre Hbitos de estudo, que realizamos, em 2002, junto a professoras da rede pblica de Mato Grosso, alunas do curso de Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso, na modalidade a distncia e a seus respectivos Orientadores Acadmicos, constatamos as dificuldades que estas professoras sentem frente a atividades de estudo, as dificuldades de formular seu prprio ponto de vista, justific-lo, compar-lo com outros e modific-lo, se necessrio for. Seu passado de estudante, marcado por experincias escolares no educativas (cpias, repetio, passividade, obedincia, etc.), contribuiu para cristalizar hbitos de estudo que dificultam o aprendizado e o no desenvolvimento de um "mtodo de estudo" prprio e positivo. Na realidade, muito pouco se sabe sobre como o adulto aprende, como se d sua auto-aprendizagem e como estuda. As teorias psicolgicas da aprendizagem, que tiveram e continuam tendo influncia significativa sobre This page was created using Nitro PDF trial software. To purchase, go to http://www.nitropdf.com/12 teorias e prticas pedaggicas, tm estudado muito mais a criana do que o adulto. A experincia adquirida no campo da educao de adultos revelou que os mtodos pedaggicos e didticos para crianas e jovens no se

mostraram adequados para adultos: a razo disto que o modelo pedaggico essencialmente heteronmico, dado que a relao educativa estabelecida por um controle externo agindo sobre o sujeito, enquanto o modelo andraggico sobretudo autonmico e autodirigido (TRINDADE, 1992 apud BELLONI, 1999, p. 31). Paulo Freire foi um dos poucos que se debruou sobre a educao do estudante adulto e chegou a desenvolver toda uma teoria e proposta pedaggica. Os professores espanhis Antnio Corral igo e J. L. Harca Llamas 4 , do Departamento de Psicologia da Universidad Nacional de Educacin a Distancia (UNED) da Espanha, e o francs Gerard Malglaive 5 vm realizando estudos neste campo relativamente novo. Os ltimos estudos de Jean Piaget, com a contribuio de Rolando Garcia, tambm, trazem contribuio fundamental no que diz respeito formao de adultos. 6 H necessidade, pois, alm destes estudos, de se desenvolver metodologias de ensino voltadas para o adulto, de modelos andraggicos, de metodologias de ensino mais ativas e baseadas no princpio da autonomia para que possamos superar os modelos behavioristas e instrucionais.

PRETI, Oreste. Autonomia do aprendiz na Educao a Distncia. In: ________ (Org.). Educao a Distncia: construindo significados. Braslia: Plano, 2000. Disponvel em: www.nead.ufmt.br __________. Autonomia do estudante na Educao a Distncia: entre concepes,

desejos, normatizaes e prticas. In: _________ (Org.). Educao a Distncia: sobre discursos e prticas. Braslia: Lber Livro, NEAD/UFMT, 2005. c Teoria da Distncia Transacional Uma outra contribuio de Moore foi sua discusso em relao ao conceito de distncia, colocando em foco, como fizera Otto Peters, os aspectos psicolgicos e pedaggicos ao invs dos geogrficos. A distncia fsica entre

4 CORRAL IGO, Antnio. El funcionamento cognoscitivo del Adulto. Bases para una Psicologa de la Educacin a Distancia. Madrid: UNED, 1986; LLAMAS, J. L. El aprendizaje adulto en un sistema de educacin abierto y a distancia. Madrid: Narcea, 1986. 5 MALGLAIVE, Gerard. Ensinar Adultos. Porto: Porto, 1995. 6 PIAGET, Jean; GARCA, Rolando. Vers une logique des significations. Genve: Murionde, 1987. Andragogia This page was created using Nitro PDF trial software. To purchase, go to http://www.nitropdf.com/13 aluno-professor deveria ser percebida no como obstculo, mas como algo positivo a ser explorado. Posteriormente, Michael Moore, num artigo publicado em D. Keegan (1993 Theoretical Principles of Distance Education), denominaria de Teoria da Distncia Transacional. Utiliza esse conceito para representar a dinmica entre a estrutura dos programas em EaD, o dilogo (professor-tutor-aluno), mdias e autonomia do aluno no processo de ensino-aprendizagem a distncia: a extenso do dilogo e a flexibilidade da estrutura variam de programa

para programa. essa variao que d a um programa maior ou menor distncia transacional que outro [...] Em programas mais distantes, onde menos ou pouco dilogo possvel ou permitido, os materiais didticos so fortemente estruturados de modo a fornecer toda a orientao [...] Por conseguinte, em programas muito distantes, os alunos precisam se responsabilizar por julgar e tomar decises acerca das estratgias de estudo E conclui: quanto maior a distncia transacional, mais o aluno exercer esta autonomia. O autor estabelece, ento correlao entre distncia transacional de programas em EaD e a autonomia do aluno: quanto mais estruturado menos dilogo impe pouco ou nenhum dilogo. Haveria forte relao entre mdias e a estrutura do curso, como se essa fosse determinada por aquelas.

BARRETO, Lina Sandra. A teoria da distncia transacional, a autonomia do aluno e o papel do professor na perspectiva de Moore: um breve comentrio. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distncia. Disponvel em: www.abed.org.br. Capturado em 30/08/2003. BELLONI, Maria Luiza. Educao a Distncia. Campinas, SP.: Autores Associados, 1999. (O cap. 3 Aprendizagem Autnoma: o estudante do futuro); O conceito transao (transaction) foi utilizado por Dewey e Bentley (1949) para destacar a dinmica entre o cognoscente (o sujeito com capacidade para) e o conhecido (o objeto do conhecimento). Boyd e Apps (1980 apud MOORE, 1993) o utilizaram, tambm, para qualificar diferentes ambientes de aprendizagem do adulto. Na Inglaterra do incio da dcada de 1970, esse conceito foi aplicado educao a distncia, numa primeira tentativa de elaborao terica. Moore o utiliza para representar a dinmica entre a estrutura e o dilogo.

This page was created using Nitro PDF trial software. To purchase, go to http://www.nitropdf.com/14 MACHADO, Liliana D.; MACHADO, Elian de C. Teorias da Educao a Distncia: uma nova percepo de espao e tempo na aprendizagem. VII CREAD Congresso de Educao a Distncia MERCOSUL 2003. Florianpolis, 9-12/11/2003. Anais... p. 308312. MOORE, Michel. Teoria da Distncia Transacional. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distncia. Disponvel em: www.abed.org.br. Capturado em 14/08/2003. PRETI, Oreste. Autonomia do aprendiz na Educao a Distncia. In: PRETI, O. (Org.). Educao a Distncia: construindo significados. Braslia: Plano, Cuiab: NEAD/UFMT, 2000. Disponvel em: www.nead.ufmt.br/artigos ___________. Autonomia do estudante na EaD: a (re)significao da formao e da prtica pedaggica. Cuiab: NEAD/UFMT, 2001 (Seminrio Educao 2001). Disponvel em: www.nead.ufmt.br/artigos d- Teoria da Interao e da Comunicao O sueco Brje Holmberg, em diversos artigos publicados ao longo das dcadas de 1970 e 80, foi formulando uma teoria da educao a distncia como conversao didtica guiada, com propsito educativo, organizada, planejada e orientada para a aprendizagem, mediatizada por diferentes meios de comunicao. Sua teoria est baseada no estabelecimento de um sentimento de relao pessoal entre o ensino e a aprendizagem, isto , na motivao do estudante. Pois, no seu entender, quando a conversao presencial no pode ser realizada, o esprito e a atmosfera da conversao o que pode caracterizar a ao educativa. Por isso, o material didtico deve ser elaborado de tal maneira que possa desenvolver o gosto pelo estudo e uma motivao favorvel, a partir de uma

linguagem e conversao que favoream os sentimentos dessa relao pessoal. Esta teoria baseia-se nos seguintes postulados (apud GARCA ARETIO, 1994, p.72-3):

professores promove o prazer pelo estudo e a motivao no estudante; -instrucional bem elaborado e uma adequada comunicao a distncia com feed-back;

de metas de aprendizagem e no uso de processos e meios adequados a estes fins; This page was created using Nitro PDF trial software. To purchase, go to http://www.nitropdf.com/15

favorecem o sentimento de que existe uma relao pessoal de acordo com o primeiro postulado; e recebidas em foram de dilogo so compreendidas e retidas com maior facilidade; -se com bons resultados por meio dos meios de que a educao a distncia dispe; dos pela instituio que ensina ou pelo estudante, so necessrios para o estudo organizado que se caracteriza por uma concepo finalista explcita ou implcita. No seu entender, o estudante que estuda "a distncia" no est isolado, no solitrio em seu ato de aprender. H uma instituio que lhe oferece apoio, que o guia e acompanha e estratgias didticas de comunicao que propiciam o dilogo e a relao pessoal entre alunos e professores, fazendo uso de

tecnologias, como o livro didtico auto-instrucional e o telefone. J. A. Bth (1984, apud GARCA ARETIO, 1994, p. 74) da mesma opinio ao afirmar que qualquer programa de EaD ter xito se conseguir se adaptar situao, ao contexto, ao tema, aos objetivos de aprendizagem e ao estudante. Essa teoria busca superar a clssica metfora do tubo para a comunicao, segundo a qual a comunicao algo que se produz num ponto, levado por um conduto (ou tubo) e entregue no outro extremo. Portanto, h um algo que comunicado e faz parte daquilo que se coloca pelo conduto (MATURANA; VARELA, 2001, p.218). Holmberg coloca na relao dialgica entre dois plos (professor-aluno) o sucesso do processo educativo; o dilogo como algo suficiente na superao das diferenas (professor-aluno), da relao de poder e dominao e das ideologias. Assim, acaba por secundarizar no dilogo o seu contedo, os seus fundamentos (ontolgicos, epistemolgicos e histricos), os valores, as intenes e as determinaes. No processo de comunicao a distncia, fundamental considerar toda dinmica estrutural, a partir de uma perspectiva dialtica (histrica, contextualizada e situada), que considere tanto a dimenso semnticoconceitual do que comunicado como a scio-comunicativa: o contedo Se a educao tem uma funo libertadora (por isso "educao e poder no se desconhecem"!), o dilogo sua base. Portanto, uma teoria da educao a distncia deve ser construda sobre o "como ela conduz ou no a esse dilogo" (Perraton, 1981). Como fazer isso no contexto ciberntico? This page was created using Nitro PDF trial software.

To purchase, go to http://www.nitropdf.com/16 enquanto mediatizador de uma relao entre falante e ouvinte, envolvendo as intenes do produtor, o jogo de imagens mentais entre os interlocutores, os diferentes significados que a mensagem pode assumir para eles, a partir de diferenciados contextos e marcas em que se colocam enquanto ouvintefalante, professoraprendente. Pois, a comunicao na modalidade a distncia mediatizada por um conjunto de recursos didticos e suportes tecnolgicos e diferida no tempo (os momentos da produo e da co-produo se do em tempos diferentes). 7

BELLONI, Maria Luiza. Educao a Distncia. Campinas, SP.: Autores Associados, 1999. (Cap. 4 Mediatizao: os Desafios das Novas Tecnologias de Informao e Comunicao); PERRATON, H. Una teoria de la Educacin a Distancia. Perspectives, vol. XI, n. 1. Unesco, 1981, p.14-27. SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000. (Cap. I Sociedade de Informao, Interatividade e Desafios para a Educao; Modificar a Comunicao: desafios para a Educao, p. 70-9). e- Teoria da Presena Transacional Namin Shin, da Open Univesity of Hong Kong, em seu artigo Beyond Interaction: the relational construct of Transactional Presence (2002) 8 , por considerar impreciso o conceito de interao, ou interatividade, prope que, no campo da EaD, centremos as atenes na noo de relao mais do que de interrelao, nas relaes estudante-professor, estudante-estudante e estudante-instituio.

Recorre, ento, ao conceito de presena transacional que corresponderia ao grau com que o aluno percebe a disponibilidade dos outros atores numa situao de formao a distncia, de estar em relao com eles (connectedness). Ultrapassa a percepo de sua situao geogrfica em relao aos outros (telepresena) e o sentimento de intimidade e proximidade afetiva (togetherness) para compartilhar o tempo ou o espao (presena social). Nesse sentido, o autor prope duas noes para melhor definir e caracterizar a presena transacional: a disponibilidade dos outros atores (professores/ colegas/instituio) e o sentimento de estar em relao com eles.

7 A temtica da Comunicao em EaD ser objeto de discusso num dos nmeros da coletnea. 8 uma sntese de sua tese de doutorado Beyond interaction: Transacional Presence and Distance Learning, apresentada ao Programa de Educao de Adultos da Pennsylvania State University, em 2001. This page was created using Nitro PDF trial software. To purchase, go to http://www.nitropdf.com/17 A primeira pode ser obtida sob demanda, tendo carter afetuoso prprio de uma relao interpessoal, enquanto a segunda implica a crena ou a sensao de uma reciprocidade na relao entre dois ou mais envolvidos e o julgamento de um indivduo sobre a profundidade de seu engajamento. Esse conceito, assim, nos remete a diferentes campos de estudo: o si mesmo em relao e a interdependncia em Psicologia Social, a aprendizagem social em Psicologia da Aprendizagem, o construtivismo no modelo pedaggico e a integrao social e escolar em pesquisas sobre evaso. Por qu o conceito de presena transacional? Shin aponta algumas das

vantagens em sua utilizao : - permite sondar um vnculo invisvel entre os estudantes e os outros atores implicados num contexto de formao a distncia; - completa o conceito de interao, que enfoca as atividades entre dois ou mais sujeitos, fazendo referncia muito mais s percepes e ao estado de esprito do estudante; - pode ajudar na compreenso dos fenmenos frequentemente observados na EaD, tais como o isolamento, a distncia psicolgica, a falta de relacionamento ou de sentimento de estar em relao. Em sntese, a presena transacional corresponderia ao nvel de percepo que o estudante tem em relao disponibilidade do professor, dos colegas e da instituio, como, tambm, do sentimento de estar em relao com os outros. Consideraes finais Essas teorias na EaD encontram-se em construo. Elas tm servido de apoio s propostas de cursos a distncia, permitindo que se trabalhe relativamente bem as dimenses psicopedaggicas e cognitiva da aprendizagem, mas so frgeis, como afirma D. Keegan (1983): Mediante a incorporao de teorias sobre espao-tempo s anlises sobre o ensino aberto e a educao a distncia, seremos capazes de explorar e compreender a natureza essencial da dita "distncia" que confere um matiz caracterstico a esta modalidade educativa. A educao a distncia e o ensino aberto, na medida em que so prticas educativas que pretendem resolver as tenses que se produzem nas relaes educativas espao-temporais, apresentam um potencial extraordinariamente rico para a investigao e teorizao tanto em si mesmas com em termos de teorias sociais e educativas mais gerais. (Terry Evans e Darly Nation, 1989) This page was created using Nitro PDF trial software.

To purchase, go to http://www.nitropdf.com/18 El problema de la educacin a distancia se ha vuelto complicado por culpa de la tcita presuncin de que sabemos lo que es. La mayor parte del esfuerzo desplegado en este campo h sido de tipo prtico, utilitario o mecnico y se ha concentrado en la logstica de la empresa. As que tenemos mucha informacin sobre los estudiantes: su historia, sus motivaciones para estudiar a distancia, su progreso relativo. Ha habido mucha discussin sobre la produccin de materiales, la eleccin del medio, la distribucin de materiales, el significado de la evaluacin de los estudiantes. Pero las bases tericas de la educacin a distancia son frgiles (apud GARCA ARETIO, 1994, p. 65. Grifo nosso). No nosso entender, qualquer projeto pedaggico de um sistema a distncia ou de um curso a distncia, antes de delinear os aspectos operativos e organizacionais da ao educativa, deve explicitar seus fundamentos ontolgicos (do que ou expressas no princpio da razo, para compreender a totalidade da realidade), mas sobretudo os epistemolgicos (como se d o processo de ensino e de aprendizagem?), axiolgicos (para que, em que direo, com que valores?), histricos e polticos (em que contexto? Para quem? Que sociedade se quer construir?). No existe, portanto, uma abordagem melhor do que as outras. So os contextos educacionais, polticos, econmicos e culturais (sempre histricos), as condies objetivas e subjetivas vivenciadas pelas equipes e instituies educativas que produzem ou levam escolha de determinada abordagem. Em segundo lugar, a construo de uma teoria resultado de um processo dialtico entre prtica e teoria, entre o fazer e a reflexo sobre a

ao realizada ou que est sendo realizada (epistemologia da prxis muito mais do que da prtica). Em outras palavras, mediante a investigao, a partir do questionamento reconstrutivo, em atitude de autocrtica e de abertura, desconstruindo verdades ou mitos. E nesse aspecto, muito pouco caminhamos. Referncias bibliogrficas ALONSO, Ktia Morosov. Fundamentos de Educao a Distncia. Guia Didtico. Cuiab: NEAD/UFMT, 2001. Mimeografado. BELLONI, Maria L. Educao a Distncia. Campinas, SP.: Autores Associados, 1999. DEMO, Pedro. Questes para a Teleducao. Petrpolis, RJ.: Vozes, 1998. This page was created using Nitro PDF trial software. To purchase, go to http://www.nitropdf.com/19 GARCA ARETIO, Lorenzo. Educacin a Distancia Hoy. Madrid: UNED, 1994. JONASSEN, David. O uso das novas tecnologias na Educao a Distncia e a aprendizagem construtivista. Em Aberto, Braslia, ano 16, n. 70, abr./jun. 1996, p. 70-88. MARASCHIN, Cleci. A sociedade do conhecimento e a Educao a Distncia. In: CAPISANI, Dulcimira (Org.). Educao e Arte no mundo digital. Campo Grande, MS: UFMS, 2000, p. 21-32. MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco J. A rvore do conhecimento: as bases biolgicas da compreenso humana. S. Paulo: Palas Athena, 2001. MOORE, Michel. Teoria da Distncia Transacional. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distncia. Disponvel em: www.abed.org.br. Capturado em 14/08/2003. MORIN, Edgar. Cincia com Conscincia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. Cuiab, NEAD/UFMT, 2002 This page was created using Nitro PDF trial software. To purchase, go to http://www.nitropdf.com/

Pesquisas em Educao a Distncia: fundamentos epistemolgicos, Dificuldades e perspectivas Miriam Struchiner Rodrigo Alcantara de Carvalho NUTES/UFRJQuestionamentos e Reticncias Reflexes iniciais sobre alguns desafios do tema: EAD constitui um campo prprio? Diferente da Educao? Fundamentos epistemolgicos norteadores so prprios da EAD? EAD : multifacetado, mltiplos significados, prticas e contextos ... A EAD possibilita estudar questes negligenciadas pela educao presencial tradicional...Proposta Identificar as temticas de investigao da EAD Discutir as principais teorias e constructos que fundamentam o desenvolvimento, a prtica e a pesquisa em EAD o Pode-se falar em uma evoluo nestes conceitos ou uma convivncia de abordagens? Como os avanos da pesquisa e das tecnologias vm influenciando estas teorias e conceitos? Apontar tendncias e lacunas das pesquisas em EADMapeando as temticas de pesquisa em EAD

(Zawacki-Richter, 2009) Estudo com 19 especialistas em EAD de 11 pases: editores de peridicos internacionais (n=4); professores/pesquisadores da rea (n=15) Quais so as principais temas de pesquisa em EAD?Nvel rea de pesquisa Macro Sistemas e teorias da EaD Acesso, equidade e tica Teorias e modelos Globalizao da educao e aspectos interculturais Sistemas e instituies de EaD Mtodos de pesquisa e transferncia de conhecimento em EaD Meso Gesto, organizao e tecnologia Inovao e mudana Parmetros de qualidade Custos e benefcios Desenvolvimento profissional e suporte aos professores Servios de suporte ao aluno Tecnologia educacional Gesto e organizao Micro Ensino e

aprendizagem na EaD Interao e comunicao em comunidades de aprendizagem Design instrucional Caractersticas dos alunos Macro Teorias e sistemas da EADAnlise das publicaes sobre pesquisa em EAD (Zawacki-Richter, Bcker, Vogt, 2009) Foram analisados 695 artigos de cinco peridicos internacionais sobre EAD no perodo de 2000-2008: Open Learning (OL); Distance Education (DE); American Journal of Distance Education (AJDE); Journal of Distance Education (JDE); International Review of Research of Open and Distance Learning (IRRODL) Resultados: - O nvel Micro (ensino-aprendizagem na EAD) o campo mais representado nas publicaes 50% - A natureza das pesquisas: 49% estudos empricos; 38,1% descritivos; 12,9% mtodos mistos/triangulaoAnlise das publicaes sobre pesquisa em EAD (Zawacki-Richter, Bcker, Vogt, 2009) Tendncias das publicaes AJDE mais estudos quantitativos: 63,4% DE porcentagem mais alta de estudos qualitativos: 29,5% JDE jornal com mais mtodos mistos: 28,1%

IRRODL (56,6%) e OL (48,1%) - mais estudos descritivosProduo SIED / EnPED UFSCar 2012 Entre os 141 ttulos apresentados no programa classificamos os trabalhos de acordo com Zawacki-Richter et al, 2009. Macro Teorias e Sistemas da Educao a Distncia (n=20; 14,2%) Meso Gesto, organizao e tecnologia em EAD (n=43; 30,5%) Micro Ensino e Aprendizagem em EAD (n=78; 55,3%)Teorias Caractersticas Modelo Industrial de Educao a Distncia (Peters) Fordismo; Produo e distribuio massiva: pacotes auto-instrucionais Distncia geogrfica Independncia X Interao Conversao didtica guiada (Holmberg) Motivao, empatia: comunicao interpessoal simulada Linguagem textual dialgica Autonomia como liberdade na forma de uso dos materiais Teoria da autonomia e da independncia intelectual (Wedemeyer) Foco no indivduo Estudo independente: auto-regulado, auto-direcionado, flexvel/tempo

Mistura de meios e mtodos: adaptao s diferenas individuais Teoria da comunicao e controle do aprendiz (Garrison) Controle do aprendiz no centro da transao educacional (independncia, proficincia ou competncia e suporte) Controle X estudo individualizado Distncia transacional (Moore) Distncia pedaggica X geogrfica: Dilogo (professor-aluno) e Autonomia (a partir do aluno) Estrutura (grau de autonomia oferecida no design) Constructo terico de interao (Garisson, Shale, Moore, Keegan) Comunicao no centro da experincia educacional X modelo industrial Construtivismo/Interacionismo - Interao: E-C; E-P; E-E; E-I Teorias, modelos e constructos relacionados ao nvel micro: (Ensino e aprendizagem em EAD)Teorias Caractersticas Contexto sociocultural (Guanawardena, Spears, Lea, Feenberg, Bellman, McIsaac) Rompimento com o modelo industrial Abordagem crtica integrando teorias das reas humanas e sociais AVAs criam ambientes sociais (trabalho colaborativo)

Noo de que a tecnologia no culturalmente neutra Presena Social (perspectiva psicosocial) (Short, Shin) Fatores ligados dinmica social da comunicao mediada (interao, coeso, equidade social e ambiente socio-emocional) Reconhecimento pessoal e por parte do grupo (presena transacional) Traos de presena social (instantaneidade e envolvimento) Perspectiva colaborativa / construtivismo social (Jonassen, Vygotsky, Lave, Henri) Atividade compartilhada, expertises (ZPD), ferramentas semiticas / amplificadores culturais Aprendizagem em comunidades de prtica (LPP) conhecimento compartilhado socialmente aprendizagem situada Modelo analtico de cinco dimenses (Henri) anlise de interaes virtuais (participao, interao, social, cognitivo e metacognitivo) Pesquisa ao longo do desenvolvimento (PBD) (Brown, Collins, Van der Yeik) Alternativa ao design tradicional intervenes de aprendizagem para a melhoria do design da aprendizagem e refinamento da teoria norteadora

Conectivismo (Siemens, Downes) Conhecimento em rede - construo, distribuio e reutilizao (web 3.0) Acesso ubquo ao conhecimento; Teorias, modelos e constructos relacionados ao nvel micro: (Ensino e aprendizagem em EAD)Problemas e crticas Recomendaes de pesquisa Tendncias A comparao presencial X distncia X meios no produziu resultados significativos. Falta de fundamentao terica consistente (Sabba, 2000). Campo de prticas: pesquisas sobre avaliao e descrio de programas, estudos de caso e pesquisas institucionais. Poucas pesquisas na rea de equidade e acessibilidade. Poucas pesquisas examinam o processo de aprendizagem dos alunos ao interagirem com diversas mdias.

Nvel macro: papel da cultura e diferenas em programas globalizados e cooperao; pesquisas comparativas de sistemas de EAD; histria da EAD Nvel Meso: gesto de mudanas e inovaes, custos, desenvolvimento organizacional, suporte para alunos e professores, desenvolvimento profissional e qualidade. Nvel Micro: pedagogias da WEB 2.0; tecnologias mveis; ferramentas assncronas para ensino aprendizagem (ZawackiRichter et al., 2009) Natureza aplicada da EaD deve apoiar pesquisa numa abordagem interdisciplinar Dillon & Aagaard (1990). Resnick (1991) o social e cognitivo no podem ser estudados independentemente.

Na sociedade em rede devemos repensar a noo de aprendizagem como uma propriedade que emerge da participao legtima das pessoas em comunidades de prticas. Esta viso olha a mente, a cultura, a histria e o mundo social como processos interrelacionados que constituem uns aos outros. Compreender os contextos socioculturais da aprendizagem um importante desafio para a pesquisas futuras (Lave, 2011).Obrigada! miriamstru@ufrj.br

http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view File&path[]=14&path[]=9 .ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CURSO NOS MODELOS PRESENCIAL E SEMI-PRESENCIAL

Volume 4 - No 3 - Setembro/Dezembro de 2010


1 Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

As Bases Epistemolgicas para o Surgimento da EAD Online


Glaucio Jos Couri Machado

Universidade Federal de Sergipe/UFS Centro de Educao e Cincias Humanas/CECH Departamento de Educao/DED


gcmachado@hotmail.com

Resumo
A presena de uma Educao Online em vrios setores da sociedade, at mesmo no modelo presencial, como aporte e apoio, uma realidade na atualidade. Mas quais so os fatores que auxiliaram no surgimento desse tipo de educao e seu sucesso na contemporaneidade? Tentando explicar este fato, o artigo vai procura das bases que deram origem EAD Online e tenta demonstrar que, a partir, das caractersticas de nosso Tempo foi possvel seu surgimento, desenvolvimento e enraizamento como modalidade de ensino vivel e adaptvel s necessidades dos dias atuais. Palavras-chave: educao a distncia, ead online, ead virtual, contextualizao da ead online, educao e contemporaneidade.

The Epistemological Basis for the Emergence of Online Learning Abstract


The presence of an Online Education in various sectors of society, even as support to the he traditional model, is a reality today. But what are the factors that helped in the emergence of this type of education and its success in contemporary society? Trying to discuss this fact, this article goes in search of the foundations that gave rise to online education and to online distance learning and attempts to show that the characteristics of our time was allowed its emergence, development and rooting as a viable mode of teaching adaptable to the needs of actuality. Volume 4 - No 3 - Setembro/Dezembro de 2010
2 Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Keywords: distance education, education online, context of online distance education, education, and contemporary.

Introduo
A computao, com seus derivados (hardwares e softwares), presena em salas de aula, do ensino fundamental ao nvel superior, seja em forma de laboratrios experimentais e de uso para docentes e discentes nos seus afazeres educacionais

(ensino e pesquisa), seja dentro das salas de aula substituindo a lousa, livros e cadernos. Dentre as tecnologias educacionais, das mdias impressas s fitas de vdeo, o uso da Informtica veio trazer outras possibilidades fundamentais para a implantao de novos horizontes para a educao e em especial a Educao a Distncia (EAD), quebrando paradigmas e, logicamente, criando novas possibilidades em superar ou rever os modelos convencionais ou tradicionais do ensino, sejam eles presenciais ou distncia. Essa quebra de paradigma e o repensar a educao est muito ligado a uma nova cultura recheada pela presena macia de computadores, que trazem tecnologias at ento inimaginveis e se culmina na cibercultura, que tem um alcance muito profundo na construo da sociedade e dos sujeitos devido s formas de relao dos seres humanos com seus dispositivos. Dessa forma, a tecnologia revoluciona no s as mquinas como tambm as interaes que os sujeitos fazem entre si e com/na sociedade, transformando a sua capacidade de relacionar-se com o outro e a sua capacidade de ver e agir no seu cosmos. Mas quais so as bases epistemolgicas que deram origem a essa verdadeira revoluo nos processos educacionais, didtico-pedaggicos e que fez surgir transformaes no apenas na modalidade presencial de ensino, como tambm, a distancia, denominada como educao online ou virtual? E quais seriam as Volume 4 - No 3 - Setembro/Dezembro de 2010
3 Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

situaes que motivaram o sucesso desse tipo de educao a distancia nos dias de hoje? Falar que a EAD Online fruto da mercantilizao da educao; torn-la e vla apenas como uma mercadoria simplificar profundamente esse fenmeno e no compreender a fundo razes motivadoras para sua gnese, permanncia e fixao na sociedade. Afinal, no podemos reificar o mercado, pois, nem sempre acerta todos os produtos que lana e, muitas vezes, bons produtos so refutados pela sociedade, pois no tiveram o apelo motivacional perante os consumidores e, muito

menos, esse o motivo da EAD Online estar inserida, aceita e utilizada por milhes de pessoas no mundo. Mas tambm no se pode negar que o formato e sua arquitetura facilitam que seja transformada em um produto vendvel, mas isso, no mundo da educao, no monoplio seu. Contudo, este artigo pretende auxiliar na tentativa em responder s perguntas acima e, a partir das possveis respostas, compreender melhor o xito dessa modalidade de ensino que vem revolucionando a forma de pensar da educao, adentrando, inclusive, na modalidade presencial como apoio e suporte s suas atividades e, a cada dia, mais pessoas fazem uso dela para sua formao, seja continuada e para treinamento , seja para a aquisio de um certificado de curso superior ou de psgraduao.

As Bases para o Surgimento da EAD Online


O contexto atual se apresenta para uns como a sociedade do conhecimento, outros ps-modernidade, ps-industrialismo ou, at mesmo, sociedade do consumo ou sociedade informacional. Vale ressaltar que, seja qual for sua denominao, algumas caractersticas desses nossos/novos tempos so similares e a sociedade de hoje fruto das ocorrncias resultantes das transformaes ocorridas ao longo dos sculos. Volume 4 - No 3 - Setembro/Dezembro de 2010
4 Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Partindo de um raciocnio que divide a histria mundial em Eras (Pr-Industrial, Industrial e Ps-Industrial) as diferenas entre estas e as mudanas dos princpios de ao, dos agentes produtores e/ou construtores das sociedades e dos modos de produo so distintas em cada uma e ter agentes com caractersticas muito diferenciadas. O que na sociedade pr-industrial era movido pela energia material, o corpo humano, os animais, o vento, ou seja, a energia vinha do esforo sem transformao, onde o mundo era construdo de acordo com o que existia na natureza e os construtores s poderiam ser aqueles que continham as qualidades possveis para manipular essa energia (o campons e o arteso e nunca a nobreza, j que ela no produzia), deram lugar energia transformada quando do advento da Revoluo Industrial. Assim, da gua para o vapor e dessa primeira para a eletricidade, a necessidade de capital e pessoas para construrem fbricas e maquinrios tiraram o agente

arteso/campons da lgica e entrou o dono do capital, a engenharia e os operrios. Os agentes passaram a ser qualificados e necessitados de saberes especficos e especializados para a contnua produo. A manufatura d lugar produo em massa. O consumismo criado pela necessidade de desge das produes para acmulo de capital, que tambm so necessrios para novos empreendimentos, se reverbera na sociedade em todos os seus aspectos. A partir do aumento cada vez mais intenso da necessidade de especializao e da informatizao da vida, surge uma nova categoria de agentes: os que detm o saber tcnico e cientfico. Pois no novo mundo ps-industrial a informao passa a ser moeda corrente. Produtos sem produtos palpitveis, como programas de computador, que nada mais so que a juno de letras e nmeros e a nica coisa possvel de se pegar so os disquetes, CD-Roms, DVD-Roms ou Pen Drives, onde esto armazenadas as informaes que se tornaro produtos nos computadores espalhados na vida privada ou social (PC domsticos, informatizao bancria, venda de produtos via quiosques automticos ou Internet, fotografia, vdeos e Volume 4 - No 3 - Setembro/Dezembro de 2010
5 Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

msicas digitais e etc.) passam a fazer parte do cotidiano. Detentores desse saber comeam a acumular riquezas do dia para a noite e empresas que utilizam essas tecnologias passam a ser extremamente rentveis e influentes na nova economia (Microsoft, Apple, Oracle, Google etc.). A informao e o conhecimento so fatores primordiais na nova ordem vigente mudando o quadro do agente capitalista, engenheiro e operrio para o agente detentor de um conhecimento capaz de acompanhar as mudanas naturais impostas pela lgica de um mundo em constante transformao ocasionado pela entrada da computao/eletrnica e seus derivados na vida diria e banal das pessoas. Obviamente, todas essas mudanas no mundo ocasionaram o surgimento de um novo tipo de indivduo ou foram criaes paralelas e interligadas, onde o surgimento de um influenciava no outro. O outrora indivduo agrrio, depois industrial, dar lugar

ao indivduo da sociedade da informao ou, segundo Stuart Hall (2005) o indivduo ps-moderno". Esse ser humano s surgiu graas a alguns efeitos que ele chama de descentramentos. Esses efeitos no novo indivduo foram criados a partir das seguintes situaes: A filosofia marxiana - homens fazem a histria, mas apenas com as condies que lhe so dadas. Os escritos de Freud, principalmente com a descoberta do inconsciente. A lingstica de Saussure - ns no somos em nenhum sentido, os autores das afirmaes que fazemos ou dos significados que expressamos na lngua. Ns podemos utilizar a lngua apenas nos posicionando no interior das regras da lngua e dos sistemas de significado de nossa cultura. A lngua um sistema social e no um sistema individual . Ela pr-existe a ns. A filosofia de Michel Foucault - o destaque a um novo tipo de poder: poder disciplinar, que envolve uma aplicao do poder e do saber que individualiza ainda mais o sujeito e envolve mais intensamente seu corpo. Volume 4 - No 3 - Setembro/Dezembro de 2010
6 Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

E, por fim, o impacto do feminismo ocasionando uma mudana do paradigma masculino. Portanto, o ser humano anterior que detinha uma identidade fixa e estvel; calcado em lgicas religiosas e na crena de um ser humano imutvel e estvel se descentra, resultando nas identidades abertas, contraditrias, inacabadas, fragmentadas, do sujeito ps-moderno (HALL, 2005, p. 50). E, o mercado de trabalho, na sua lgica capitalista, necessita ultrapassar o saber somente especializado, carecendo de pessoas dinmicas e acompanhadoras das novidades. Cria-se assim, na hodiernidade, um novo sujeito em eterna mutao, pois como diz McLuhan (1996): os homens criam as ferramentas, as ferramentas recriam os homens. Uma lgica antropolgica, j que, segundo a antropologia clssica, medida que inventamos algo, esse algo nos re-inventa. Percebe-se pelas leitura acima, a ocorrncia de grandes e radicais mudanas nas sociedades, ocasionando o surgimento de novas formulaes e entendimentos do humano e suas implicaes sociais, culturais, polticas e econmicas. A sociedade atual se cala num individualismo exacerbado e numa crise de identidades, inclusive

de nacionalidade, tanto no mbito do indivduo - O que sou? Quem sou? E o que serei? - quanto na sua cultura, j que o entendimento do que venha a ser o outro se torna cada vez mais nublado nessa sociedade dificultando o compreender se inserido na cultura. Da mesma forma, uma resposta oponente a essa dificuldade vem cada dia se tornando mais eficaz: o fundamentalismo. Assim segundo Marc Aug:
A poca atual v desenvolver-se num notvel paradoxo. Por um lado, poderosos fatores de unificao ou de homogenizao esto em ao na Terra: a economia, a tecnologia so cada dia mais planetrias; agrupamentos de empresas operam-se na escala global, novas frmulas de cooperao econmica e poltica aproximam Estados; as imagens e a informao circulam na velocidade da luz; certos tipos de consumo espalham-se por toda Terra. Por outro lado, vemos imprios ou federaes se deslocarem, particularismo se afirmarem, naes e culturas reivindicarem sua existncia singular, diferenas religiosas ou tnicas serem

Volume 4 - No 3 - Setembro/Dezembro de 2010


7 Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ invocadas com fora, at o ponto de ruptura que pode conduzir violncia homicida (AUGE, 1998, p. 17).

E o contexto global atual tambm pode ser resumido em palavras-chave: Globalizao; Mudanas nas perspectivas de Tempo e Espao; Individualismo; Novas lgicas no Trabalho e Emprego; Escassez e excesso e Virtualidade. O trabalho e o emprego esto intimamente ligados ao mundo capitalista contemporneo. As novas formulaes na relao capital e trabalho exigem mo de obra cada vez mais especializada. Nos pases perifricos e em desenvolvimento o surgimento de uma polcia neoliberal reformulou essa lgica, onde o Estado se retira do papel de protetor e gestor da economia, passando as empresas a assumirem tal fato, mesmo que esta ao tenha culminado na crise de 2008/2009. No jargo marxista, o exrcito social de reserva (ou seja, o desemprego) torna-se estrutural e necessrio como instrumento controlador dos nveis salariais, bem como, do esfacelamento dos movimentos sociais, particularmente, os movimentos sindicais. A capacidade reivindicatria dos trabalhadores anulada com o advento do desemprego que, em contrapartida, aumenta o acmulo de riquezas dos capitalistas por intermdio da mais-valia. A garantia dos empregos se torna fator mais primordial do que as polticas sindicais (campanhas) de aumento salarial. Dessa forma, o trabalhador (para se manter empregado) precisa cada vez mais

estar sintonizado com seu tempo e com capacidades de auto-adaptao s novas exigncias do mundo do trabalho. Assim a formao permanente e continuada se torna mais que necessria e, sim, vital para sua manuteno, integrao e insero no mundo atual. Em contrapartida, aqueles que no obtm condies favorveis empregatcias recaem na marginalidade econmica e social. o imprio do mundo do trabalho que condiciona o Ser Humano... A escassez e excesso tanto podem ser vistas pela tica ecolgica quanto mercadolgica. Ecologicamente, esse o mundo da reciclagem e transformao no que concerne tomada de conscincia de que o ser humano tambm natureza, portanto est e precisa ser visto e inserido nas lgicas de manuteno e equilbrio Volume 4 - No 3 - Setembro/Dezembro de 2010
8 Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

do habitat que vive, j que sofre das conseqncias das intempries da natureza e da sua modificao desenfreada e descuidada. Perceber que os recursos naturais so perenes e que o acmulo da produo humana de detritos e objetos deva ser reciclada e transformada situao sine qua non. Dessa forma o ser humano nunca teve tanta preocupao em rever seus hbitos e costumes frente natureza e como que a manipula e quais as conseqncias dessa manipulao. Na lgica mercadolgica a questo da escassez e excesso se depara frente produo. Tanto vista pela tica da natureza e dos recursos naturais perenes e, portanto, se faz necessrio com que haja mais pesquisas e desenvolvimento de produtos que demandem menos consumo energtico ou com energias alternativas (automveis com combustveis alternativos e no movidos gasolina; eletrodomsticos com nveis de consumo eltricos menores e etc.) como pela lgica mercadolgica, onde a produo em massa e o consumo em massa exigem um maior controle por parte da relao consumo X produo X demanda X oferta, para que seus nveis de preo se mantenham e, obviamente, auxiliem no controle da inflao, dos custos das empresas, assim como no acmulo de riquezas. A procura

de novas demandas de produtos bem como as manutenes dessas demandas hoje to importante como a prpria produo. O desenvolvimento, neste caso, pode ser traduzido simplesmente pela busca do novo (novos produtos e novos mercados) e o que precisa ser analisado de forma minuciosa e crtica so as conseqncias e a forma como acontece este processo. E o consumismo elevado s mais altas potncias, porm um consumismo descartvel, onde, inclusive a durao dos produtos cada vez menor. Esse mundo atual criou as condies para o aparecimento de um novo mundo: o mundo virtual. E este, tambm, influencia o hoje. Estamos vivendo a um retorno de um tempo em que a humanidade convivia com dois mundos distintos. Na era pr-cartesiana havia um mundo, que era natural (o mundo mundano) e, ao mesmo tempo, outro, sobrenatural (o mundo divino), sendo que as relaes desse mundo sobrenatural-natural adivinham da lgica teolgica. Mas com o cgito Volume 4 - No 3 - Setembro/Dezembro de 2010
9 Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

cartesiano (Penso logo existo) vem uma nova e verdadeira diviso entre o corpo e a mente (matria e esprito), reordenando o que natural, artificial, sobrenatural e humano (sociedade, poder, religio). Assim o mundo real passa a ser movido por lgicas humanas e no divinas, reordenando os aspectos polticos (aparecimento das monarquias constitucionais e das sociedades democrticas), separao entre Estado e religio, laicizao da educao e das relaes inter-pessoais, entre outras. E, com isto, vem o advento de um novo mundo e nico, um mundo onde o racional e o aceitvel s pode ser aquilo que comprovado cientificamente e possvel de se estabelecer parmetros comparativos e classificatrios. Dessa forma, firma-se o mundo real como um mundo racional, num processo onde h incio, meio e fim, numa lgica experimental comprobatria. E o mundo sobrenatural passa a no mais interferir nas lgicas da humanidade com a mesma fora e carter decisrio que tinha anteriormente. Morre um mundo dual e nasce um mundo lgico e humano.

Mas, hoje, voltamos ao aparecimento de um novo mundo - o mundo virtual onde sua via territorial o ciberespao. E se volta a um tempo de coexistncia de dois mundos e comear a dar seus primeiros sinais no incio do sculo XX com o surgimento do cinema, apesar de Levy (1996) j nos apontar que o surgimento da linguagem iniciou a virtualizao do mundo.

O Ciberespao, os Ambientes Virtuais e a Presena Social na Rede


Ciberespao uma composio lingstica advinda do ingls (cyberspace) e constitui-se numa rede de todas as memrias informatizadas entre computadores interligados entre si e acarreta, por essa interligao, uma relao de interatividade. Para o usurio ele funciona na lgica do tempo e do espao em constante mutao e pode ser facilmente desacoplado dese mundo com um simples clicar de mouse. A quantidade e a facilidade parecem suprir velhos problemas e h uma sensao de preenchimento das necessidades humanas, bem como, de uma certa sensao de Volume 4 - No 3 - Setembro/Dezembro de 2010
10 Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

vida comunitria. O anonimato, muitas vezes presente quando se trata de Internet e relaes virtuais pode, at mesmo, proteger a identidade e a vida no ciberespao plenamente possvel de ser sentida e vivida. Howard Rheingold em A Comunidade Virtual (1996), uma das obras pioneiras a retratar o ciberespao como um local possvel de existir sentimentos comunitrios, refere-o enquanto um ambiente onde h interaes sociais e destaca que a possibilidade de encontro e de sentimentos afetivos absolutamente possvel. Alm de descrever sua prpria trajetria e experincia na Rede, esse autor traz alguns conceitos relevantes. Para ele,
as comunidades virtuais so os agregados virtuais surgidos na Rede, quando os intervenientes de um debate o levam por diante em nmero e sentimentos suficientes para formarem teias de relaes pessoais no ciberespao (RHEINGOLD, 1996, p.18),

Sendo que, para que exista a construo da comunidade, deve haver entre seus membros aes cooperativas que determinem criao de bens coletivos. A comunidade virtual um lugar, como um bar ou uma praa. um local de encontro

onde as pessoas se dirigem para obter algum tipo de situao, seja ela informao/conhecimento, entretenimento ou qualquer outro: s existe sentimento de comunidade se houver uma ao coletiva na sua construo. Para que haja essa ao necessrio que exista comunicao entre seus membros e a comunicao escrita autntica na efetivao e sustentao da comunidade virtual, pois cria dilogos capazes de dar significao e estruturao assim como ocorre com a comunicao verbal em outros tipos de comunidades. Na lgica de Rheingold, a escrita fator preponderante na significao dos sujeitos nos ambientes virtuais e na construo dos seus locais coletivos. Portanto, ela ocupa e torna a linguagem necessria para a conversa, criando a possibilidade de encontro para a objetivao da vida e para o surgimento das estruturas de plausibilidade. Volume 4 - No 3 - Setembro/Dezembro de 2010
11 Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Peter Berger e Luckmann (2004) lembram-nos que a realidade emprica da construo humana do mundo sempre social. Assim, ao falar em interaes humanas, seja em qual ambiente for, estar sempre presente a participao incondicional das heranas socializantes. E esta, por sinal, resulta na complexidade da sociedade, fundando-a e estabelecendo-a. Assim, toda a produo humana s pode existir na e pela sociedade. A sociedade se erradia na exteriorizao do homem e se estabelece na sua objetivao. Essa objetivao o mundo humanamente constitudo e atinge o carter de realidade objetiva.
O mundo cultural no s produzido coletivamente como tambm permanece real em virtude do reconhecimento coletivo. Estar na cultura significa compartilhar com outros de um mundo particular de objetividades (BERGER, 1985, p. 23-24).

As estruturas de plausibilidade se mantm quando os acontecimentos ocorridos no grupo encontram com os acontecimentos da vida cotidiana e real dos membros da comunidade virtual. Ou seja, mesmo na virtualidade os encontros continuam indicando a simbologia necessria para o entendimento da vida. Berger (1985) aponta que o encontro real (fsico) o verdadeiro encontro. Para ele, este estar frente a frente fundamental, pois estando frente a frente o outro mais real que a si prprio, uma sensao de espelho, pois vendo -o eu vejo a mim mesmo e possibilito a reflexo. Esse argumento poderia deixar baila qualquer possibilidade do encontro virtual ser algo firmemente possvel. Porm, quando a tecnologia inventada e esse invento se constitui na cultura, modificandoa,

os utilizadores de ambientes virtuais no ciberespao, em geral, percebem a necessidade de demonstrar os estados de esprito e outras caractersticas humanas que poderiam ser facilmente identificadas nos encontros face a face, fsicos e nem sempre possveis de serem enxergados pela escrita no momento exato do encontro. Assim, os emoticons (que so cones que representam os estados de esprito e outras qualidades humanas) vieram como uma linguagem de sinais, utilizando desde os smbolos da escrita at, mais recentemente, com uma infinidade de pequenas figuras. Dessa forma, comum os sujeitos que participam de Volume 4 - No 3 - Setembro/Dezembro de 2010
12 Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

ambientes virtuais colocarem, ao entrarem nos ambientes, esses smbolos para que, de antemo, os outros participantes possam saber como est sua disposio no momento. Os emoticons e a escrita compreendem um universo completo de demonstraes de possibilidades de encontros, afinal, se as pessoas se emocionam e se percebem com os cdigos, a juno de vrios possibilita a compreenso profunda das realidades de cada um durante os momentos de encontros. Mas a Informtica j percebendo a necessidade de demonstrar situaes de sentimentos vem desenvolvendo um ramo novo a computao afetiva que leva em considerao as emoes e os "estados de esprito" para a confeco de hardwares e de softwares, sem contar, outras possibilidades comunicacionais como som, imagem e vdeo digitais poderem ser facilmente disponibilizados na Web. E compreender a presena social nos ambientes virtuais algo novo e ainda inacabado, porm, Machado (2009) em pesquisa em cursos online a distncia conseguiu, a partir, de um instrumento de coleta de dados verificar a existncia do sentimento de pertena em grupos de alunos de e-learning. Assim, estabelecer-se no ciberespao, compreender que a vida nele pode ter, at mesmo, carter comunitrio e sentir-se presente nos ambiente virtuais so sensaes hoje plenamente compreendidas e vividas. Est, portanto, se enraizando o novo mundo (o mundo virtual) na existncia cotidiana das pessoas. Com estes parmetros torna-se evidente que a educao, como fator social, no poderia deixa de estar em sintonia com as exigncias e invenes da hodiernidade. Assim, passa tambm a ocupar um espao no ciberespao e a empreender uma nova forma, particularmente na modalidade a distncia, mas que no deixa de dar aopio e aporte ao ensino presencial: a educao online.

Caractersticas da EAD Online


A educao a distncia online relaciona educao com tecnologias e, a partir, dos estudos via correio, com material impresso, ou usando o rdio e a televiso, a EAD Volume 4 - No 3 - Setembro/Dezembro de 2010
13 Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

sempre entrou no cenrio educacional como uma composio que busca a democratizao da educao e mesmo do uso das diversas tecnologias. A lgica da EAD via redes de comunicao, particularmente, via Internet e pelo uso dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), sintoniza-se com a lgica do mundo contemporneo, j que ela pretende ser uma resposta educacional rpida e pontuada s necessidades da atualidade. O uso da informtica veio trazer possibilidades fundamentais para a implantao de novos horizontes para a educao, em especial para a EAD, quebrando paradigmas e, logicamente, criando outras possibilidades para superar ou rever os modelos convencionais ou tradicionais tanto do ensino presencial quanto daqueles j experimentados em cursos distncia. A construo de Ambientes virtuais de aprendizwgem (AVA) ambientes educacionais simulados no computador onde os usurios podem realizar situaes, tais como, ter e ministrar aulas, interagir com outros colegas, em grupo e/ou com o professor(a), enviar e receber trabalhos, realizar tarefas, provas, etc. tal como no mundo presencial, por intermdio de dispositivos informticos vieram trazer para a EAD uma formulao mais atualizada que interage com as novas possibilidades surgidas pelo advento da entrada da informtica na educao e, em particular, com o uso da Internet. Essa nova EAD via Internet rene vantagens para os educandos, que so: mais flexvel quanto aos horrios e locais de acesso. As atividades educacionais tanto podem ser sncronas como assncronas, dependendo da arquitetura do curso e dos mtodos didtico-pedaggicos que ele utiliza. H um maior dinamismo para a atualizao do material, contato e troca entre os atores do processo eduacional. Seus materiais de ensino so, normalmente, digitais, ajudando no armazenamento e locomoo deles para onde o aluno estiver. Volume 4 - No 3 - Setembro/Dezembro de 2010
14 Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao

Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Por estar situada no ciberespao ela permite que os envolvidos possam pesquisar e visitar vrios locais virtuais que lhes proporcionam um aumento significativo nas suas pesquisas e afazeres educacionais, permitindo, inclusive, o acesso a bibliotecas digitais de outras localidades. No h fronteiras, atingindo pessoas de qualquer parte do mundo. Normalmente os ambientes de aula so amigveis, no dificultando e nem exigindo do aluno conhecimentos informticos profundos, mas sim, superficiais e introdutrios. A possibilidade de interao entre os envolvidos (professores, alunos, tutores e etc) cada vez maior - com o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a interao e para a percepo da presena social. Aumento da quantidade de diferentes profissionais envolvidos em pesquisas voltadas para o ensino e na construo de novas tecnologias para educao, ultrapassando o, normalmente, campo dos cursos de licenciatura e pedagogia, adentrando nas engenharias, informtica, designer e outros. Pela facilidade que as diferentes ferramentas computacionais podem oferecer e, portanto, customizar e montar ambientes virtuais com mltiplas caractersticas, a EAD Online permite cursos com diferentes arquiteturas, de acordo com a exigncia e necessidade do que pretende ensinar. Como por exemplo, cursos mais tutorias, cursos mais interativos, outros que usam mais a escrita ou que preferem a videoconferncia, alguns mais colaborativos e outros nem tanto e uma infinidade de possibilidades, criando um leque de ofertas inimaginvel se comparada com outras modalidades de ensino. Pode ser utilizada desde a formao continuada e, at mesmo, para cursos de graduao e ps-graduao, oferecendo um amplo aspecto de ensino. Volume 4 - No 3 - Setembro/Dezembro de 2010
15 Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Dessa forma, ao se (re)criar uma nova modalidade de educao a distancia via as redes de computadores educao a distancia online est na verdade, a sociedade adaptando para suas necessidades valores, mtodos e tcnicas de ensino que possam dar respostas s imediatas situaes que hoje so colocadas para ela, afinal, suas caractersticas vo ao encontro das exigncias da sociedade em matria de agilidade, adaptao, localizao, distribuio do tempo e tantas outras. E o aparecimento de uma EAD moderna e reformulada, via redes de comunicao, s ocorreu graas s novas formulaes, conhecimentos e motivaes da contemporaneidade. Seu surgimento, existncia e enraizamento como forma preferida de muitos indivduos para a sua formao, esto ligados s necessidades de uma educao que responde s exigncias dessa poca,

mantendo uma espcie de acordo, pois a EAD Online e as caractersticas e necessidades da contemporaneidade se dialogam, criando uma espcie de resposta educacional aos princpios estabelecidos no campo poltico, econmico, social e cultural fundantes da hodiernidade.

Concluindo
Assim, tenta-se responder as perguntas realizadas no incio: quais so as bases epistemolgicas que deram origem a essa verdadeira revoluo nos processos educacionais, didtico-pedaggicos e que fez surgir transformaes no apenas na modalidade presencial de ensino, como tambm, a distancia, denominada como educao online ou virtual? E quais seriam as situaes que motivaram o sucesso desse tipo de educao a distancia nos dias de hoje? Podemos pensar, neste contexto, que a informtica - inicialmente, apenas um processo de tratamento da informao - veio contribuir para alteraes na nossa forma de ser e de viver e, especialmente, no processo pedaggico, particularmente, na arrumao de uma nova modalidade de ensino, ela materializa a educao a distncia online como uma ao pedaggica real e incrustada na sociedade. Volume 4 - No 3 - Setembro/Dezembro de 2010
16 Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

A educao por ser um processo social est intimamente ligada a essas mudanas fazendo surgir novas formas educacionais para responder s novas demandas do mundo e, necessariamente, responder s exigncias de um novo ser humano, o ser humano da hodiernidade, com toda essa complexidade apresentada acima. Bem como, o mercado precisa de novos produtos e a EAD Online foi, tambm, uma apropriao deste mercado como produto educacional vendvel s massas e mais fcil de adaptao, localizao e distribuio que aqueles oriundos do presencial e at mesmo da EAD tradicional por correio. A EAD atual via Internet e multifacetada, contextualizada s novas exigncias da sociedade e do ser humano de hoje, pois ela d a agilidade para este humano se tornar inserido na sociedade, assim como, uma formao continuada, necessria, para que as pessoas possam se manter nos seus empregos e atualizadas s novas

realidades, adaptando-se ao tempo e localizao espacial que lhes permitido, pelo mundo do trabalho, para sua formao. Alm do mais, essa nova EAD predispe s novas necessidades do humano de locomoo (nunca o humano viajou tanto como na Era de hoje), de penetrao em novos lugares (o humano passou a habitar e freqentar locais onde outrora era impossvel de se manter ou mesmo chegar at l), da falta de fixao territorial (a migrao uma realidade de forma nunca antes acontecida), do antagonismo entre a necessidade de manuteno das culturas de raiz e ao mesmo da experimentao e vivncias em outras, afinal, a EAD Online segue seu aluno e seu professor em qualquer ambiente, em qualquer lugar, desde que tenha um ponto de acesso. Portanto, as compreenses das bases epistemolgicas que criaram condies para o surgimento desta EAD vo ao encontro das necessidades rpidas e urgentes que so impostas pelo momento histrico que vivemos. Globalizao, mudanas nas perspectivas de tempo e espao, individualismo, novas lgicas no trabalho e emprego, escassez e excesso, tanto no mbito ecolgico, quanto na tica do mercado e virtualidade, como apresentadas acima, esto totalmente presentes na constituio da EAD Online, pois ela ultrapassa as barreiras territoriais; compreende Volume 4 - No 3 - Setembro/Dezembro de 2010
17 Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

que as noes de tempo e espao de forma linear e localizada podem ser rearranjadas; o auto-aprendizado comunga com o individualismo; necessria uma formao contnua para a fixao nos empregos e para aumentar a empregabilidade; por usar ferramentas e mdias digitais d, talvez, uma falsa sensao que utiliza menos energia e menos insumos; o mercado apropriou-se dela como um produto altamente lucrativo e extremamente vendvel e seu habitat natural e os acontecimentos que ocorrem em seu interior esto no mundo virtual, mas cria conseqncias no mundo fsico, estando, portanto, tambm, presente na dualidade de mundos que temos hoje.

Referncias Bibliogrficas
AUG, Marc. Por uma antropologia dos mundos contemporneos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998

BERGER, Peter. O Dossel sagrado: elementos para uma teoria sociolgica da religio. So Paulo: Paulus, 1985 BERGER, Peter e LUCKMAN, Thomas. A construo social da realidade. Lisboa: Dinalivro, 2004 HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005 LVY, Pierre. O que o virtual. Rio de Janeiro : Ed. 34, 1996 MACHADO, Glaucio J Couri. Onde estou? A presena social nos ambinetes virtuais de aprendizagem. Educao a Distncia e Prticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, Brasil, 1, ago. 2009. Disponvel em: http://www.edapeciufs. net/revista/ojs-2.2.3/index.php/edapeci/article/view/8. Acesso em: 01 Ago. 2010 MCLUHAN, Herbert Marshall. Os meios de comunicao como extenses do homem. So Paulo: Editora Cultrix, 1996 RHEINGOLD, Howard. A comunidade virtual. Lisboa: Gradiva, 1996. Volume 4 - No 3 - Setembro/Dezembro de 2010
18

REFERNCIAS

BRASIL. Ministrio da Educao. Decreto n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamentao do EAD no Brasil. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/TREAD.pdf. Acesso em: 10 fev . 2013. LEIVA, W. D. Um modelo de hipertexto para apoio ao ensino mediado pela web. So Carlos: USP, 2003. Tese (Doutorado em Cincia de Computao e Matemtica computacional) Instituto de Cincia Matemtica e de computao, Universidade de So Paulo. PETERS, O. Didtica do ensino distncia. So Leopoldo, RS: UNISINOS, 2001. SAVIANI, D. Escola e democracia. 6. ed. So Paulo: Cortez, 1985. 13 SATHLER, Luciano. JOSGRILBERG, Fabio. AZEVEDO, Adriana Barroso de. Educao a Distncia: uma trajetria colaborativa. So Bernardo do

Campo: Universidade Metodista de So Paulo, 2008. 167 p.

Das könnte Ihnen auch gefallen