Sie sind auf Seite 1von 7

CENTRO UNIVERSITRIO CURITIBA FACULDADE DE DIREITO DE CURITIBA MARCELLE SPALUDO CESAR RENATA ALBUQUERQUE DA SILVA

REPRESENTAO GOVERNAMENTAL E REPRESNTAO VIRTUAL: DEVEM AS PROPAGANDAS POLTICAS (EM ESPECIAL NA TELEVISO) SEREM REALIZADAS SEM QUALQUER RESTRIO OU LIMITE?

CURITIBA 2013

REPRESENTAO GOVERNAMENTAL E REPRESNTAO VIRTUAL

DEVEM AS PROPAGANDAS POLTICAS (EM ESPECIAL NA TELEVISO) SEREM REALIZADAS SEM QUALQUER RESTRIO OU LIMITE?

Dentro do mbito eleitoral, a propaganda poltica tem como objetivo proporcionar aos candidatos de cargos na esfera executiva e legislativa a oportunidade de apresentar suas propostas e de seus partidos para os municpios, os estados e o pas, alm de esclarecer os eleitores e intensificar o debate popular a respeito das propostas apresentadas. inegvel portanto a importncia da propaganda eleitoral para um candidato, pois a forma mais efetiva de se transmitir aos eleitores o seu discurso. Segundo Hannah Arendt, o discurso um instrumento fundamental para as relaes humanas e destaca que, as aes polticas, quando se encontram fora da esfera da violncia, so realizadas por meio de palavras1. Ainda com relao importncia do discurso, salienta a autora:

De qualquer modo, desacompanhada do discurso, a ao perderia no s o seu carter revelador como, e pelo mesmo motivo, o seu sujeito (...). Sem o discurso, a ao deixaria de ser ao, pois no haveria o agente do ato, o autor das palavras. (...) e, embora o ato possa ser percebido em sua manifestao fsica bruta, sem acompanhamento verbal (...), tal ato s se torna relevante atravs da palavra falada na qual o autor se identifica, anuncia o que fez, faz e pretende fazer. (...) o discurso extremamente til 2 como meio comunicao e informao.

Ainda, em relao relevncia do discurso dentro do mbito poltico, destaca t, Charaudeau:

(...) o governo da palavra no tudo na poltica, mas a poltica no pode agir sem a palavra: a palavra intervm no espao de discusso para que sejam definidos o ideal dos fins e os meios da ao poltica; a palavra intervm no espao de ao para que sejam organizadas e coordenadas a distribuio das tarefas e a promulgao das leis, regras e decises de todas as ordens. A palavra intervm no espao de persuaso para que a instncia poltica possa convencer a instncia cidad dos fundamentos de
1 2

ARENDT, Hannah. A condio humana. 9 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1999. p. 35. Ibid, p. 191-2.

seu programa e das decises que ele toma ao gerir os conflitos de opinio 3 em seu proveito.

O discurso, presente na propaganda, o instrumento atravs do qual o candidato revela quem e informa sua opinio, sendo a melhor forma de atingir os eleitores e convenc-los, ainda que esteja repleto de promessas exageradas, de elementos cmicos e de afirmaes sem sentido4. Entretanto, a cada nova eleio comum ouvirmos diferentes crticas por parte dos eleitores a respeito do teor das campanhas e dos discursos apresentados pelos candidatos. O Jornal do Brasil colheu alguns depoimentos que expressam tais crticas:

Comeou a propaganda no rdio e TV. impressionante como a maioria falou abobrinhas que ouvimos h anos. Pensei que fosse VT de alguma 5 eleio passada. Devem achar que somos idiotas ou retardados. Os polticos esto inundando os meios de comunicao com promessas e solues para todos os problemas. O circo est montado e ns, os espectadores, deveramos poder usar o Instituto de Defesa do Consumidor 6 contra as propagandas enganosas dos candidatos.

Esto cada vez mais presentes discursos com promessas exageradas ou que apresentam elementos cmicos, como nos exemplos apresentados a seguir. Um candidato a deputado federal do Estado de Mato Grosso no ano de 2006 proferiu o seguinte discurso:

(...) em primeiro de outubro a ona vai beber gua, a giripota vai piar; aqui o coro vai comer, a coruja vai cantar. (...) cuiabano deste lugar, vamos a Assemblia renovar. (...) pauleira, aroeira, cuiabano da lixeira. Quero ser o seu funcionrio, o mais votado, me coloque na Assemblia (...) na luta 7 contra os malas. Comigo oito ou oitenta; me experimenta (...) (sic)

3 4 5 6

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso poltico. So Paulo: Contexto, 2006. p. 21

Jornal do Brasil, 17 de agosto de 2006, ano 116, n 131, p. A10. Jornal do Brasil, 17 de agosto de 2006, ano 116, n 131, p. A10. 7 Discurso disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=QTe3GUi0cNc>.

Outro candidato a deputado federal, porm pelo estado de Alagoas, realizou seu discurso utilizando imagens de objetos para dar nfase sua fala:

(...) esse veneno, aqui, eu vou dar para matar as sanguessugas que esto roubando dinheiro do oramento l em Braslia. Este oleozinho de peroba, aqui, eu vou dar para passar na cara dos cueces do mensalo e dos petistas caras de pau! Essa injeozinha eu vou enfiar na lngua desses polticos mentirosos que vm pra c prometer o que no vo fazer, e essa ratoeira, aqui, e pra pegar os gabirus que esto roubando o povo de Alagoas. Este pinico, aqui?... pra dar para esses eleitores sem vergonha 8 de Alagoas que s elege poltico ladro e assassino (...). (sic)

Atualmente, um dos discursos que mais causou impacto foi o de Francisco Everardo Oliveira Silva, o humorista e cantor cearense Tiririca, o qual se candidatou a deputado federal por So Paulo e foi o candidato mais votado em todo o pas, arrecadando 1.350 milho de votos:

Voc sabe o que faz um deputado federal? Eu no sei, mas vote em mim que eu te conto. Vote no Tiririca, pior que t no fica.
9

Surge ento o questionamento se as propagandas devem ou no sofrer alguma forma de limitao. Cabe aqui destacar que existe uma legislao em vigor que tem como objetivo assegurar a organizao e o exerccio de direitos polticos. a Lei n 9.504/97, conhecida como Cdigo Eleitoral, a qual traz disposies a respeito da propaganda eleitoral no rdio e na televiso. Logo, j existe uma lei que regulamente a propaganda poltica. No entanto, o aspecto relacionado qualidade do discurso no tratado aqui. Partindo -se de uma anlise constitucional do tema, seria cabvel impor limites deste gnero nos discursos presentes nas propagandas polticas? Nesta anlise, cabe abordar o princpio da liberdade da expresso e a democracia.10
8

Discurso disponvel em: <http://www.youtube.com/ watch?v=WAq_ndSlGFw&mode= related&search=>. 9 FERREIRA, Victor. Uma nova legio de candidatos cmicos. Revisa poca. Publicado em 22/08/2010. Disponvel em: <http:// revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI164994-18176,00UMA+NOVA+LEGIAO+DE+CANDIDATOS+COMICOS.html>.

A liberdade de expresso, especialmente naquilo que versa sobre poltica e questes pblicas, o sustentculo vital de qualquer democracia. Os governos democrticos no controlam o contedo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias tm muitas vozes exprimindo ideias e opinies diferentes e at contrrias. Este princpio deve ser protegido pela constituio de uma democracia, impedindo a imposio de censura. Esta proteo trata-se de um direito denominado negativo, ou seja, basta que o governo se abstenha de limitar a expresso, no existindo a necessidade de existir uma ao concreta. Conclui-se que limitar a qualidade dos discursos vai contra a liberdade de expresso, uma vez que tal ato poderia se caracterizar em censura, desrespeitando o Estado Democrtico de Direito em que vivemos. Na verdade, estes discursos que apresentam elementos cmicos podem ser interpretados como uma forma de protesto atual realidade enfrentada na poltica brasileira. E a eleio destes candidatos tambm pode ser encarada da mesma forma, como uma maneira dos eleitores manifestarem sua insatisfao com o comportamento dos polticos. No seria a primeira vez que ocorre um caso surpreendente em eleies. Em 1958, um rinoceronte do zoolgico de So Paulo chamado Cacareco recebeu 100 mil votos para vereador.11 Outro ponto relevante nesta discusso : o que fazem estes candidatos que apelam ao lado cmico politicamente? Surge aqui um dado surpreendente. O deputado federal Tiririca um dos mais assduos, como apresentou reportagem do Jornal Brasil Atual:

Tiririca um dos nove deputados que registraram presena em todas as 171 sesses destinadas a votao na Cmara. Tambm tem sido assduo nas comisses, onde a presena no obrigatria. O deputado compareceu a 106 (88%) das 120 reunies da Comisso de Educao e Cultura, da qual titular. O deputado apresentou sete projetos de lei todos voltados para o circo e a educao. Relatou cinco proposies. Mas no fez nenhum discurso em plenrio. Na votao entre os jornalistas para o Prmio

10

Princpios da Democracia. Disponvel em: <http://www.embaixadaamericana.org.br/democracia/speech.htm>. 11 FERREIRA, Victor. Uma nova legio de candidatos cmicos. Revisa poca. Publicado em 22/08/2010. Disponvel em:< http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI164994-18176,00UMA+NOVA+LEGIAO+DE+CANDIDATOS+COMICOS.html>.

Congresso em Foco, Tiririca recebeu 14 votos. Ficou entre os 15 mais 12 votados na Cmara.

12

Congresso em foco. Rede Brasil Atual. Tiririca derroba preconceito e eleito um dos melhores deputados do ano. Disponvel em: < http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2012/09/tiririca-derruba-preconceito-e-e-eleito-um-dosmelhores-deputados-do-ano>.

BIBLIOGRAFIA

ARENDT, Hannah. A condio humana. 9 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1999

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso poltico. So Paulo: Contexto, 2006.

Congresso em foco. Rede Brasil Atual. Tiririca derroba preconceito e eleito um dos melhores deputados do ano. Disponvel em: <http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2012/09/tiririca-derruba-preconceito-e-eeleito-um-dos-melhores-deputados-do-ano>.

DA SILVA, Mrcia Pereira. DOS SANTOS, Marcos Wagner de Arajo. Demagogos, palhaos e falastres: histria, culturas polticas e campanha eleitoral no Brasil contemporneo. Disponvel em:

<https://revistahistoriauft.files.wordpress.com/2012/04/demagogos-_palhaccca7os_e-faldemagogos-_palhaccca7os_-e-falastrocc83es-histocc81ria-culturaspolicc81ticas-e-campanha-eleitoral-no-brasil-contemporacc82neo.pdf>.

FERREIRA, Victor. Uma nova legio de candidatos cmicos. Revisa poca. Publicado em 22/08/2010. Disponvel em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI164994-18176,00UMA+NOVA+LEGIAO+DE+CANDIDATOS+COMICOS.html>.

Jornal do Brasil, 17 de agosto de 2006, ano 116, n 131

Princpios

da

Democracia.

Disponvel

em:

<http://www.embaixada-

americana.org.br/democracia/speech.htm>.

Das könnte Ihnen auch gefallen