Sie sind auf Seite 1von 3

UC 7 SABERES FUNDAMENTAIS

COMPETNCIA: Intervir tendo em conta que os percursos individuais so afetados pela

posse de diversos recursos, incluindo competncias ao nvel da cultura, da lngua e da comunicao.

" Todo o ser humano diferente de mim e nico no universo; no sou eu, por conseguinte, quem tem de refletir por ele, no sou eu quem sabe o que melhor para ele, no sou eu quem tem de lhe traar o caminho; com ele s tenho o direito, que ao mesmo tempo um dever: o de o ajudar a ser ele prprio.
Agostinho da Silva

No h dois seres humanos iguais, todos ns nos distinguimos uns dos outros, no s por diferenas genticas, mas tambm culturais. Cada um de ns apresenta um conjunto de caractersticas (fsicas, psicolgicas, educacionais, culturais....) que nos torna nicos, distintos. Somos nicos, porque temos no s essas caractersticas, mas tambm porque as nossas vidas se vo cruzando com as de outras pessoas, porque vamos vivendo experincias (boas e ms) que nos vo marcando e nos vo moldando o carter, a nossa maneira de ser. O meio familiar onde nascemos e crescemos, o nosso percurso escolar, os amigos, as boas e ms vivncias tm/tiveram obviamente influncia na pessoa que hoje . Assim, perante uma situao que pode ser igual para muitos, agir provavelmente de outro modo porque tem a sua maneira de ser, de pensar, de agir e de atuar, que fazem de si nico/nica. Somos reflexo de tudo o que vivemos.

I Leia atentamente o seguinte texto: Opes de vida As pessoas quer como indivduos, quer como famlias, comunidades ou naes leque variado de cuide dos seus filhos (recurso humano) ou comprar alimentos (recurso natural). Eles podem usar um lao familiar (recurso social) para obter mais terra (recurso natural). Desta forma, os seus recursos esto em constante mutao. H muitos outros fatores que causam impacto no uso de recursos disponveis pelas pessoas. Entre eles, esto a poltica, a cultura, as situaes difceis ou a motivao pessoal. As opes das pessoas dizem respeito ao facto de como elas usam os seus recursos de forma a corresponderem aos seus sonhos e/ou esperanas a fim de torn-los realidade.
(Adaptado)

possuem um recursos. Quando lhes perguntado sobre os seus recursos, elas geralmente pensam em dinheiro. Contudo, isto transmite uma ideia incompleta e inapropriada acerca das suas vidas. As pessoas possuem e tm acesso a diferentes tipos de recursos. Para viver, as pessoas trocam um tipo de recurso por outro. Elas podem usar dinheiro (recurso financeiro) para pagar a algum que

Aps o visionamento do filme Em busca da felicidade de Gabriele Muccino


1. Quais os contextos informais e formais que afetaram a vida de Chris Gardner. 2. No decorrer do filme, constatamos que Chris Gardner perde a posse de alguns recursos. Indique que recursos foram esses e como que o protagonista tentou resolver a situao. 3. Nunca deixes que ningum te diga que no consegues fazer algo. Concorda com esta mensagem que Chris transmite a Christopher? Justifique. 4. No filme Chris selecionado para trabalhar na empresa Dean Witter aps tanto trabalho. Por que razo chama ele a esta parte da sua vida Felicidade? 5. Imagine como passou a ser a vida de Chris e do seu filho depois deste ter sido admitido na Dean Witter. Elabore um pequeno texto com as mudanas mais significativas que tero ocorrido na vida destes.

Das könnte Ihnen auch gefallen