Sie sind auf Seite 1von 12

A Lenda e a Tradio do El dorado Anna Caroline Lima Rgo* Jeane Maria Pereira da Silva* Orientadora: Joana Batista**

Centro de Estudos Superiores de Caxias CESC Universidade Estadual do Maranho- UEMA

RESUMO O artigo trata da origem histrica do Eldorado e do seu significado para a mentalidade da poca. Procurasse entender como smbolos de longa durao, mitos indgenas e a epopia colonialista articularam-se para formar a mais famosa cidade imaginria americana. Palavras chave: Cidades imaginrias, mitos americanos, mentalidade, El dorado ABSTRACT The article discusses the historical origin of Eldorado and its meaning for the mentality of that epoch. It also intends to understand how long duration symbols, indigenous myths and the colonial epopee articulated with each other to criate the most famous imaginary american city. Keywords: Imaginary cities, american myths, mentality, El dorado

__________________
*Alunas de graduao do curso de Licenciatura em Histria.Trabalho solicitado como prrequisito da terceira da disciplina Histria da Amrica I **Professora Joana Batista Souza .Especialista em Teoria e Metodologia do Ensino de Histria

INTRODUO

A cultura popular tem como essncia o imaginrio, que configura uma riqueza imprescindvel. nesse campo frtil que o imaginrio popular atua, revelando sentimentos que desabrocham em lendas, mitos, contos, crendices, supersties e em outras belezas que tratam a nossa cultura. H de se considerar, que as lendas so narrativas que enfeitam e caracterizam o lugar, acompanhadas de mistrios, assombraes e medo. No se sabe ao certo como nasceram e criaram as lendas. Elas acompanham fatos e acontecimentos comuns, ilustrada por cenrios exticos e de curta extenso. Muitas vezes so fatos verdicos acrescentados de novos dados ou at mesmo recriados.Por ser uma narrativa, a lenda , inserida nos dias atuais, resgata os fatos histricos de um lugar ou local ou surge com certas alteraes que demonstram os acontecimentos do momento diante da nova realidade. Portanto, o folclore, um processo de intercmbio de informaes e manifestaes de opinies, idias e atitudes da massa atravs de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore (Beltro, 1967; apud Benjamim, 2001:12).

De projeo folclrica, a lenda recebe um tratamento diferenciado no seu aproveitamento. Seja do tipo, educativo, de carter humorstico, narrativas mendicantes, algumas vezes dolorosas. Dessa maneira, o folclore e as lendas nos dias atuais de intensa importncia para estudos na cultura popular e na cultura de massa. Uma dessas lendas foi pas do El Dourado foi veementemente procurado por conquistadores do Novo Mundo. A lenda teve origem na Lagoa De Guatavita, o centro cerimonial dos ndios chibchas. Falavam que naquela comarca abundavam o ouro e as pedras preciosas. No entanto El Dourado nunca foi encontrado, porm o El Dourado, no foi lanado as profundidades daquela lagoa, foi sim, esparramado por todo territrio da Colmbia.

A lenda do El Dorado

Desde os primrdios da descoberta e colonizao das Amricas, a esperana de enriquecimento rpido constituiu um dos fatores bsicos de motivao das expedies, em meio as incertezas de locais misteriosos e desconhecidos. O maravilhoso, baseado em narrativas reais e imaginrias, transportou para o Novo Mundo diversas tradies

ocidentais, algumas das quais relacionadas riqueza e ao ouro. Para alm do seu valor material, o ouro possua um extraordinrio encanto, pois o smbolo da perfeio e da imortalidade (MARSON, 1992, p. 171). O europeu desta forma, transferiu se para a extrema obsesso da busca pela riqueza e poder.

O primeiro elemento fantstico das representaes de riqueza na Amrica foi a sua extrema abundncia, pois para os europeus o ouro encontrava-se com facilidade em qualquer parte do Novo Mundo. Alguns cronistas do sculo XVI descreveram a existncia de ouro aflorando fantasticamente na superfcie da terra, crescendo como plantas e mesmo abundante como os peixes nos rios (LAS CASAS, 1951, p. 353). Desta forma, o recente e desconhecido continente descoberto possua a capacidade de enriquecer o conquistador, seja pela sua abundncia em riquezas metlicas, conseguidas com as ingnuas culturas amerndias, como pela prpria fartura da natureza. Tambm perceptvel que a maior parte das fantasias e desejos de riqueza materializou-se com a conquista dos grandes imprios indgenas americanos, principalmente o asteca e incaico. A civilizao asteca, dominada desde 1521, permitiu aos espanhis perceberem que os habitantes destas regies no conferiam nenhuma conotao econmica aos metais to preciosos, apenas valores ritualsticos, o que lhes facilitava sua posse e conquista. E o imprio inca foi dominado em 1530. Com isso, as mais famosas descries de cidades fantsticas americanas iniciam-se durante a dcada de 30 do sculo XVI: Eldorado (Amrica do Sul). A origem do Eldorado remonta a 1531-1532, quando o conquistador Diego de Ordaz foi informado sobre a existncia do Pas de Meta, que seria rico em ouro e pedras preciosas. Sua localizao (entre o Peru e a Colmbia) foi influenciada pela cultura pr-colombiana Chibcha - tambm denominada de Muisca.
Os muicas estavam predestinados, contudo, vanguarda da fama pela associao de seu nome a um dos mais clebres mitos da humanidade, o do Eldorado.Reino legendrio, riquisimo, nele as cidades e os artefatos de uso comum seria lavrados em ouro puro.Dizia-se desde os primrdios da colonizao espanhola(...). (Acquaviva,1988,p.105)

Em 1535, o general Sebastin de Belalcazar, aps ter destrudo a ltima resistncia dos Incas, no Norte de Lima (na direo de Quito), ouviu de um indgena, seu prisioneiro, a histria do Eldorado, uma lenda das tribos ribeirinhas do Orinoco. Reza a lenda que havia uma tribo muito rica, localizada perto da atual Santa F de

Bogot (capital da Colmbia), onde viviam os ndios Chibcha ou Muisa. Este povo tinha como costume religioso o de untar o corpo do rei, provavelmente quando subia ao trono ou antes de aes guerreiras, com uma substncia aderente, talvez resina, sobre a qual era soprado finssimo p de ouro. Completamente dourado, o rei dirigia-se para o meio da lagoa Guatavita, numa embarcao, e banhava-se nas guas, depois de ter lanado, para o fundo, joias, vrios objetos de ouro e pedras preciosas, como oferendas ao seu deus. O primeiro relato impresso sobre o Eldorado foi de Gonalo de Oviedo, em 1541 (Histria general y natural de las ndias). Segundo esse cronista, um prncipe indgena diariamente se cobria com uma espcie de resina, sobre a qual era aplicado ouro em p por toda a extenso de seu corpo.
Com efeito,nas cercanias da atual Bogot, havia um lago chamado Guatativa, em homenagem ao rei do mesmo nome, no qual a ascenso ao poder de um novo monarca era festejada com luxo incomparvel. Aquele que receberia a investidura era levado pra o centro do lago numa balsa ricamente ornamentada, lanando na gua pepitas de ouro e esmeraldas.Estranha e faustosa peculiaridade: seu corpo desnudo era coberto com ouro em p, da o nome lendrio de Eldorado. (Acquaviva, 1988, p.106)

A repercusso desse depoimento para a mentalidade do perodo foi fundamental. No se encontrou em nenhuma cultura indgena at aquele momento, uma utilizao de riquezas de tal modo - caracterstica de um raa muito rica e portadora de fabulosas riquezas. Essa tradio do homem dourado, advinda de informaes indgenas, foi baseada em um culto religioso dos Chibcha (situados na Colmbia). Vrias pesquisas arqueolgicas atuais confirmam a autenticidade deste episdio, que desapareceu antes da conquista. Em 1536 e 1540, o general Gonzalo Ximnes Quesada, e em 1580 Antnio Seplveda, retiraram imensas quantidades de objetos indgenas de ouro do lago Guatavita, sem saberem que era o local original do culto Chibcha, intensamente procurado.
(...) Gonzalo Ximnes de Quesada que, entre 1536 e 1540, frente de duzentos homens, conquistou grande pare do atual territorio da Colmbia, dando lhe o nome de Novo reino de Granada, submetendo os muiscas em 1538 . Nesta ocasio, este povo se achava em crise poltica sem precedentes, pois o rei Guatavita havia sido deposto e

morto pelo rival Nemequene,abatido este,por sua vez, na guerra civil entre duas faces, a dos bogots e a dos junzas. (Acquaviva, 1988, p.106)

Aos poucos, o Eldorado metamorfoseia-se no imaginrio dos conquistadores, passando a designar primeiramente toda mina aurfera, posteriormente toda cidade e pas inexplorado, no qual corria qualquer rumor de riqueza e mistrio. Isso se explica por uma caracterstica bsica do maravilhoso, a sua relao com o remotodesconhecido. . Das primeiras viagens martimas at a descoberta oficial da Amrica, manifestaram-se diversas imagens de monstros e personagens bizarros em meio s novas e desconhecidas terras, transposies de mitos europeus. Logo que expedies iniciaram o vislumbra mento dos interiores, inspitos mesmo aos indgenas civilizados, novamente o maravilhoso manifestou-se, elegendo as florestas tropicais (principalmente a Amaznia) como locais privilegiados para a sua existncia. Gonzalo Jimnez de Quesada, que partiu da costa norte da Colmbia no ano seguinte. O ltimo foi o primeiro a chegar terra dos muscas, perto de Bogot e conquist-los, em 1537. Quesada obteve os ttulos de marechal do Novo Reino de Granada (nome que dera regio) e de Gobernador de El Dorado, voltando em 1549. Quesada e seus companheiros logo abateram os nativos graas superioridade de seu armamento, passando a pressionar o monarca para que este informasse a respeito do tesouro de Guatativa, o Eldorado (...) morto Tisquesusa monarca Bogot, sucendendo-lhe o prprio o prprio Saquesaxigua.Este (...) logo percebeu que se tornava cativo (pressionado por Quesada, o novo monarca procurava protelar,ao Maximo, qualquer informao sobre o tesouro de Guatavita. (Acquaviva, 1988,p.106) Os nativos relutantes em conceder o ouro para os espanhis, traaram um plano em que tirariam, as joias, e os metais preciosos escondidos da guarda espanhola, mesmo sabendo que corriam riscos em serem mortos, escondia em suas roupas o tesouro e passavam pelos soldados sem que eles percebessem.
A cela estava vazia e o monarca muisca ria altivamente, da baixeza dos brancos I Encolerizado,Quesada perdeu a serenidade que sempre o caracterizara,fazendo torturar e executar Saquesaxigua, sem que este revelasse para onde o ouro fora levado.A titulo de consolo, os espanhis ainda conseguiram com o saque aos palcios ,cerca de 270 mil pessos em ouro e 3 mil pessos em esmeraldas. (Acquaviva,1988,p.107)

Acreditou-se que o Eldorado fosse em vrias regies do Novo Mundo: uns diziam estar onde atualmente o Deserto de Sonora no Mxico. Outros acreditavam que o mito fosse deslocado para regies inspitas, como a Amaznia (Aquaviva,1988,p.105) ,ou ainda em algum ponto da Amrica Central ou do Planalto das Guianas, regio entre a Venezuela, a Guiana e o Brasil (no atual estado de Roraima). A ambio e a curiosidade pelo Eldorado atraram os Espanhis at a Amaznia portuguesa. No entanto, as expedies organizadas, como as de Pedro Fernandez de Lugo, Gonzalo Quesada, Gonalo Pizarro, Pedro de Ursua, em vrios locais do Norte da Amrica do Sul, nomeadamente, junto ao rio Orinoco, ao rio Negro, no lago de Guatavita, revelaram-se difceis e sem sucesso. Jules Crevaux (1847-1882), um dos grandes exploradores da Amaznia, chegou concluso de que a existncia de grutas formadas com rochas ricas em mica, que permitia tornar o corpo brilhante, teria baralhado os nativos, que nas suas narraes fantsticas, ter confundido as palhetas de micas, conhecidas tambm como "areia de ouro", com o ouro do Eldorado. Entre 1540 e 1560, as descries do Eldorado e de locais fantsticos comearam a somar-se s do Peru incaico. Reflexo disso foi narrativa do padre Gaspar de Carvajal em 1541, que tambm constituiu uma transposio de elementos mticos da mentalidade europia. Na regio prxima do Rio Negro (Amazonas), a expedio chefiada por Francisco de Orellana foi atacada por um grupo de mulheres guerreiras. Acostumados a descobrir aldeias indgenas com estruturas rudimentares, a descrio imaginria de casas de pedra maneira europia (como as do Peru incaico), era um importante indcio de civilizao para os padres mentais do perodo. As casas do sol, templos religiosos dos indgenas sul-americanos, transformaram-se em sinnimo de riqueza, pela associao entre o simbolismo do astro rei com a cor e o metal dourado, e freqentemente integram ou substituem as imagens literrias das cidades de ouro. A substituio pretende tornar mais objetivos e reais os relatos sobre o mito -afinal, as Casas do Sol eram locais materialmente concretos e sua meno j evidenciava a prpria transformao do Eldorado de cacique indgena para uma cidade. Um fato que ocorreu objetivamente no final do sculo XVI. Este relato sobre o Eldorado foi o primeiro que transps objetivamente elementos do imaginrio europeu, deslocando-se da matriz indgena do culto

Chibcha.Tambm pela primeira vez surge denominao Manoa (Manoce), o termo supostamente usado pelos ndios. Tudo feito de ouro, desde as estruturas arquitetnicas at os objetos domsticos: a imagem de uma urbe acentua os referenciais de civilizao e de riquezas A partir de fins do sculo XV, a Europa foi acometida de um grande retorno mitologia clssica e a nostalgias perdidas, atravs da literatura, pintura, escultura e da poesia. Em parte pelas novas terras descobertas - que reavivaram esses smbolos enfraquecidos na mentalidade europia - e tambm pelas mudanas culturais efetuadas pelo renascimento clssico, que antecedeu a formao dos mitos americanos. Em especial essas descries de arquitetura fabulosa so uma bvia influncia para as posteriores narrativas do Eldorado. Na narrativa do Eldorado, ocorre a unificao dessas imagens: sua localizao em meio floresta tropical, a imagem da ilha no lago salgado, sua arquitetura oriental , e por fim o jardim em seu interior. Embora seja conhecida por toda Amrica Latina essa lenda guarda em sua essncia o ponto que une os latinos e ao mesmo tempo tornam to diversos nas culturas. As vrias formas de se narrar a mesma histria, mas com elementos diferenciados, representam uma das caractersticas mais marcantes: a oralidade. O fato que essas suposies da possvel localizao do Eldorado alimentaram a ambio dos europeus durante a colonizao do continente americano, e hoje continuam alimentando a imaginao dos povos que buscam reatar suas histrias. Apesar da lenda, muito ouro e prata foram descobertos nas Amricas, em territrios como o Alto Peru, nas regies onde viviam as civilizaes asteca, inca e maia e no Brasil. O fato que os povos sul americanos viram com tristeza a profanao das tumbas de seus antepassados, o saque de peas de ouro sagradas, a violao de suas crenas. Aps a sangrenta conquista os espanhis verificaram com decepo que o ouro no era tanto quanto o esperado. Nos dias de hoje muitas dessas peas violentamente arrancadas das entranhas da terra colombiana esto expostas em museus da Europa. No entanto triste imaginar que a maior parte delas sem dvida j foi derretida e transformada em moeda ou objetos modernos. Se h algum mrito nas aes praticadas pelos exploradores, apesar das atrocidades, est na divulgao dessas terras, populaes e geografia. O Velho Mundo

comeou a conhecer a Amrica do Sul seu povo e suas riquezas no apenas materiais, mas tambm sua diversidade cultural. Dado o conceito de lenda, que so transmitidas oralmente, pelas pessoas, com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, diante disso, h uma mistura de fatos reais, com imaginrios, de tempo e modificadas atravs da imaginao do povo. Nesta perspectiva o nome da qual se designava, nos sculos XVI-XVIII, um pais na verdade vasta regio da America - o Eldorado constitui um dos mais famosos mitos da historia do descobrimento martimo. Segundo Antonio Carlos (1999 p. 159) da origem desse mito, parece ter sido:
Fato real verificado por ocasio da conquista o Equador feita pelo adelantado* Sebastien Benalczar quando um indgena afirmou que em determinado lugar havia visto um homem coberto de ouro ou seja, homem dourado (hombre dorado), a notcia provocou grande entusiasmo entre os membros da expedio [...] a palavra homem foi esquecida , mencionado-se apenas , o dourado (el dorado), que passou a identificar um pas fabuloso, repleto de riqueza.

Percebemos na citao, que a vasta regio da America , constitui um dos mais famosos mitos da historia, diante disso, desde os primrdios da colonizao espanhola, que o eldorado estaria situado em algum ponto perdido da America do sul. Por isso a lenda citada, repleta de ouro, cujo o termo El dorado significa o homem dourado. Para alisarmos o eldorado, convm lembrar que o termo eldorado significa (homem) dourado, que segundo a lenda, tamanha era riqueza que o imperador tinha o habito de se espojar no ouro em p, para ficar com a pele dourada, essa lenda, foi ouvida pelos primeiros conquistadores espanhis, que se fixaram no sculo XV e XVI nas costas da atual Colmbia e Venezuela, diante disso , os espanhis nunca renunciaram acreditar na existncia de um pais fabuloso e rico, muitos deles se embrenharam na floresta amaznica. Segundo Marcus Claudio (1988 p. 103) Como sede do eldorado divida sem duvida, a associao de lenda, com as cerimnias existentes da entronizao de um novo monarca , em homenagem ao rei do mesmo nome, no qual a ascenso ao poder de um novo monarca, era festejada com luxo incomparvel. Percebe-se que era levado para o centro do lago, numa balsa ricamente ornamentada, lanando na gua pipitas de ouro e esmeralda. Estranha e fabulosa peculiaridade de seu corpo era coberto com ouro em p, da o nome lendrio Eldorado.

Com a descoberta os exploradores que se lanavam com maior empenho na busca do rei dourado, dentre eles, destaca-se Gonzalo Ximnez entre 1536 e 1540, conquistando grande parte do atual territrio da Colmbia. A lenda do eldorado ou rei dourado aquele que recoberto de ouro e referese a uma casa, que do reino Chibcha, localizada na Colmbia, o eldorado para essa tribo era como o suor do deus Sol, por isso nos dias de festas, o cacique de Chibcha, tinha seu corpo com uma espcie de resina, que era pulverizada ouro, seu corpo resplandecia aos poucos ouro da pele. Pode-se dizer ainda que a lenda do eldorado colombiano que existiu um rei chamado Guatavida, que se banhava no ouro em p, e que lanava preciosidades num lago que tinha seu nome. Segundo Marcus Claudio (199 p.107):
[...] um documento firmado por Felipe II autorizava um tal Antonio de Seplveda explicar o lago de Guatavida durante seus anos, podendo ficar com tudo que encontrasse, desde que a quarta parte do achado fosse para a coroa. Se o suposto tesouro do eldorado ultrapassasse a importncia de 50 mil pesos, metade iria para o rei.

Podemos perceber nessa citao, que o tesouro do eldorado, que esse documento firmado por Felipe II autorizava a explorao do ouro, mediante o que fosse encontrado teria que repartir o suposto tesouro, para a coroa, diante disso o ouro de Guatavita era pouco, a cobia e a imaginao dos espanhis eram eliminados. A lenda parece ser baseada em uma cerimnia real do povo musico da

Colmbia. diante disso a musica elegiam seu novo chefe, com uma grande cerimnia, em um lago sagrado chamado de Guatavita. Ele era eldorado, uma cidade toda feita de ouro, situada prximo a Bogot, na atual Colmbia. O eldorado foi mudando de lugar, a medida que os europeus no encontravam, quando chegaram ao lugar. A busca do Eldorado levou os espanhis a explorar os costas da Colmbia, diante de tal busca em 1523, o espanhol Pascual de Andagoya, voltou ferido de uma expedio ao sul, da Colmbia, trazendo informao sobre um grande imprio ao sul, onde o soberano se dizia filho do sol e possua muito ouro. Segundo Florival Cceres (1996 p. 212) os aventureiros do panam, ficaram agitados para conquistar essa imprio, trs aventureiros Francisco Pizarro, Diego de Almagro e Hermando de Luque , organizaram a conquista do Peru, no momento em

que o imprio inca passava por uma das constantes guerras civis, que ocorriam por ocasio da morte do imperador. Na criao desse mito, confluram vrios fatores entre os quais, a curiosidade e ambio associada, para impulsionaram as descobertas e os conquistadores espanhis, a procurar o eldorado, os grandes tesouros aprendidos no Mxico e no Peru, pelos expedies de Cortez. Segundo Antonio Carlos (1996 p. 212):
[...] acirraram a cobia ampliando cada vez mais o desejo de encontrar eldorado [...] a lenda alcanou vrios pases e regies da America do sul, atingindo inclusive, a rea Amaznia brasileira, as inmeras expedies organizadas nesse sentido, esbarram com mil dificuldades, sendo infrutferas as buscas, que redundaram em centenas de morte e enfermidades de todo tipo, no obstante ao longo do sculo XVIII , ainda perdeu a crena no eldorado.

Portanto analisa-se os fatores dessa cobia do ouro pelos conquistadores, apesar da lenda e do ritual no ser mais praticados h muitos anos desde a chegada dos espanhis, a historia foi passada pelos primeiros habitantes , os ndios, e assim nasceu a lenda do eldorado, com o passar do tempo, o termo eldorado, deixou de designar apenas um homem mtico e estendeu-se a toda uma regio, eldorado lugar onde o ouro abundante, e que inebria os homens atravs de cinco sculos ate os dias de hoje. Diante disso a lenda do eldorado, que se fundava, na crena de uma cidade repleta de ouro , cujo o termo significa Eldorado - o homem dourado, em espanhol. Segundo a lenda tamanha era a riqueza da cidade, o imperador tinha habito de se espojar de ouro em p, para ficar com a pele dourada, essa lenda foi ouvida pelos primeiros conquistadores espanhis, que se fixaram no sculo XVI e XVII nas costa da Colmbia. Esse mito do eldorado conquistou o imaginrio nos sculos XV e principalmente no XVI que arrastou os Europeus, em busca do tesouro, e para descobertas de novos terras dos ndios ocidentais, como designava na poca a America.

CONSIDERAES FINAIS

Uma avaliao de todo o impacto e importncia das cidades imaginrias durante a conquista e colonizao da Amrica se revela complexa e limitada. No podemos esquecer que todas essas simbolizaes e imagens estavam estreitamente relacionadas ao contexto mental predominante na poca - a maioria dos indivduos acreditavam na veracidade dessas representaes - portanto, vinculada a todas as instituies (polticas, sociais e econmicas). Mesmo que tenham sido fundamentadas em tradies indgenas, somente o fato de terem sido nomeadas pelos espanhis (como Cibola e o Eldorado) indica um carter acentuadamente eurocntrico e conquistador. No se procurou compreender a realidade autctone, mas sim super-la e mesmo adapt-la s necessidades europias.

Pode ser percebido na origem da tradicional representao do Eldorado: os europeus afirmaram compreender as descries indgenas, criando assim o mito. O que ocorreu, porm, foi uma adaptao improvisada (desconhecia-se a maioria dos dialetos da Amaznia) dos supostos dilogos - a conquista tambm est presente na troca de palavras. A formao do mito confirmou essa relao.

Um fator negligenciado, mas tambm fundamental, foi a perpetuao das cidades fantsticas pelo folclore popular. A relao fundamental para se compreender o mito das cidades fantsticas coloniais -incerteza, repetio e analogia de elementos simblicos familiares sobre o desconhecido - representa uma das facetas mais extraordinrias da capacidade humana, de imaginar e conceber imagens que possam libert-lo de sua priso que constitui o espao fsico. O homem, em sua eterna busca pelo ilimitado, acabou criando mitos que respondem ao seu desejo de poder e conquista, caractersticas inseparveis tanto das cidades fantsticas como da prpria sociedade moderna. Hoje em pleno sculo XXI ainda h estudiosos que buscam o Eldorado, assim como h aqueles que buscam por outros mitos ednicos, tais como Aztlan, Atlntida, por exemplo; contudo por serem lugares mticos, resta saber se o que realmente buscam por um espao fsico ou geogrfico.

REFERENCIAS

ACQUAVIVA,Marcus Cludio, Lendas e Tradies das Amricas: Arqueologia, etnologia e folclore dos povos latino-americanos. So Paulo SP: Humos,1988.

AZEVEDO, Antonio Carlos do

A.. Dicionrio de Nomes e termos e conceitos

Histricos. 2 ed. So Paulo: Nova Fronteira, 1999

BENJAMIM, Roberto Emerson Cmara. Folkcomunicao no contexto da massa. Joo Pessoa: Editora Universitria/UFPB, Editora Universitria/UFRN,Pg.11, 2001.

CCERES, Florival. Historia Geral. 4 ed. Ver. Ampli. So Paulo: Moderna, 1996

LAS CASAS, Bartolom de. Histria de las ndias (sculo XVI). Mxico, Fondo de Cultura Econmica, 1951

Das könnte Ihnen auch gefallen