Sie sind auf Seite 1von 66

CALIBRAO SIAB

SMS Goinia COESF

2012

FICHA A

Item
Segmento territorial

Definio
Nmero do distrito sanitrio (01, 02, 03, 04, 05, 06, 07)

rea/equipe

Os cdigos das reas/equipes so sequenciados em cada municpio, sendo cada cdigo um nmero de trs algarismos, definido pela Secretaria Municipal de Sade (nmero do distrito + nmero da equipe)

Microrea

Os cdigos das micro reas so sequenciados dentro de cada rea/equipe, sendo cada cdigo um nmero de dois algarismos (01, 02, 03, 04, 05, 06, 07...).

Famlia: um grupo de pessoas com laos consanguneos ou no que partilham o mesmo espao fsico e tm suas refeies feitas no mesmo fogo.

Os nmeros das famlias so sequenciados dentro de cada microrea, sendo cada cdigo um nmero de trs algarismos, definido pela equipe de sade (001, 002, 003).

Famlia
A numerao da famlia, no por casa. Assim, se excluem as casas vazias e os comrcios que no residem famlias, alm de outros equipamentos sociais. Se uma nova famlia ocupar a microrea, o nmero dela ser o prximo a ser sequenciado. Se uma famlia mudar e vir uma famlia nova, essa nova famlia receber o numero da famlia antiga.

alcoolismo chagas deficincia diabetes distrbio mental epilepsia gestao hipertenso arterial Hansenase Malria Tuberculose

Doena ou condio referida so os casos atuais das seguintes doenas ou condies referidas pela famlia. As perguntas devem ser abrangentes, no investigativas. Deve-se perguntar se existe algum problema de sade e/ou se algum utiliza alguma medicao na famlia. A condio referida. O ACS no deve solicitar comprovao do diagnstico. A finalidade no diagnosticar, e sim, saber o que a famlia considera como problema de sade. A condio de sade poder mudar apenas se a famlia referir. Os casos de gestao e deficincia podem ser identificados pelo ACS, na visita domiciliar, com ou sem referncia da famlia. Mas, se o ACS visualizar a deficincia ou gestao, e a famlia no referir ele deve anotar isso nas suas observaes e no no campo de condio referida. Deficincia o defeito ou condio fsica ou mental de durao longa ou permanente que, de alguma forma, dificulta ou impede uma pessoa da realizao de determinadas atividades cotidianas, escolares, de trabalho ou de lazer. Isto inclui desde situaes em que o indivduo consegue realizar sozinho todas as atividades que necessita, porm com dificuldade ou atravs de adaptaes, at aquelas em que o indivduo sempre precisa de ajuda nos cuidados pessoais e outras atividades (adaptado de WERNER, 1994).

Os campos de situao de moradia e saneamento devem Caracterizar a ser preenchidos com um X na alternativa correspondente. situao de moradia e saneamento e S dever ser assinalada uma nica alternativa para cada outras informaes campo. Em caso de dvida, optar pela alternativa que acerca da famlia corresponder situao mais frequente ou predominante.

outras informaes

Poder ser assinalada mais de uma alternativa referida pela famlia.

Observao

Este campo destina-se ao registro de outras informaes que o ACS considerar importante.

A famlia beneficiria do Programa Bolsa Famlia?

Perguntar se a famlia recebe ou no o benefcio do Programa Bolsa Famlia e escrever SIM ou NO de acordo com a resposta. O Programa Bolsa Famlia um dos principais programas sociais do Governo Federal, baseado na transferncia direta de renda para famlias em situao de pobreza e extrema pobreza, com o objetivo de assegurar o direito humano alimentao adequada e o acesso a direitos sociais bsicos como sade e educao. No campo da sade, os servios devem acompanhar o crescimento e desenvolvimento e manter o calendrio vacinal em dia para crianas menores de sete anos e promover o acesso ao pr-natal para as gestantes.

NIS do Responsvel

Anotar o NIS (Nmero de Identificao Social) do responsvel pela famlia, ou seja, a pessoa em cujo nome est emitido o Carto do P. bolsa Famlia ou outro programa social do governo ( importante lembrar que o NIS est impresso nesse carto e deve ser copiado dele, para evitar erros).

A famlia est inscrita no Cadastramento nico de Programas Sociais do Governo Federal (CAD nico)?

Perguntar se a famlia foi inscrita no Cadastramento nico de Programas Sociais do Governo Federal (CAD nico) e escrever SIM ou NO de acordo com a resposta. Este Cadastramento nico de Programas Sociais normalmente realizado pela secretaria de ao social ou equivalente, com ou sem o apoio das secretarias de sade e educao, e tem como finalidade identificar as famlias em situao de pobreza e de misria que so elegveis aos programas sociais, como o Programa Bolsa Famlia.

SSA2

Criana -

este bloco destina-se consolidao dos registros das informaes acerca das

crianas residentes em cada micro rea.

Nascidos vivos no ms

Registrar como nascidos vivos todas as crianas que se enquadrem na definio na pgina 23 (Ficha B-GES). Ao identificar um recm nascido que no possua a Declarao de Nascidos Vivos preenchida, a equipe deve providenciar a emisso da mesma

RN pesados ao nascer

Nmero de crianas nascidas vivas que foram pesadas no hospital ou maternidade onde nasceram e que o ACS conseguiu obter esta informao (o peso registrado no pronturio, na declarao de nascidos vivos ou no Carto da Criana). Observar que o peso ao nascer deve ser obtido at a 5 hora de vida, no devendo ser arredondado. Registrar o peso exato em gramas (com quatro algarismos).

RN pesados ao nascer (< 2500g)

Nmero de crianas nascidas vivas e cujo peso ao nascer foi menor que 2500 gramas.

Criana
0 a 3 meses e 29 dias
Somar todas as crianas que no ltimo dia do ms estiverem com idade at 3 meses e 29 dias. Nmero de crianas de 0 a 3 meses e 29 dias em regime de aleitamento exclusivo conforme definio especificada para o preenchimento da Ficha C.

Aleitamento exclusivo

Aleitamento exclusivo: uso diariamente o leite materno exclusivo; a criana no consome gua, ch ou qualquer outro lquido regularmente Considera-se tambm como aleitamento exclusivo os casos de consumo espordico de gua, ch e outros lquidos sem interromper a amamentao, por motivo especfico (doena, afastamento temporrio da me).

Aleitamento misto

Nmero de crianas de 0 a 3 meses e 29 dias em regime de aleitamento misto conforme definio especificada para o preenchimento da Ficha C.

Criana
0 a 11 meses e 29 dias
Somar todas as crianas que no ltimo dia do ms estiverem com idade at 11 meses e 29 dias. Somar todas as crianas com vacinas em dia, ou seja, aquelas que tenham recebido as doses das vacinas previstas para sua idade, segundo o esquema bsico de vacinao para o primeiro ano de vida A data de referncia a do dia da visita domiciliar. No dia do fechamento do consolidado.

Com vacinas em dia

Pesadas

Somar o nmero de crianas de 0 a 11 meses e 29 dias pesadas pelos ACS em visita domiciliar ou na unidade de sade durante o ms em curso. Incluir aquelas que esto no primeiro ms de vida (RN) e foram pesadas ao nascer
Registrar o total de crianas de 0 a 11 meses e 29 dias consideradas desnutridas

Desnutridas

Conceito de desnutrio: expresso biolgica da carncia prolongada da ingesto de nutrientes essenciais a manuteno, crescimento e ao desenvolvimento do organismo humano. Para meninos e meninas: abaixo do percentil de peso -2 (caderneta da criana)

Criana
12 a 23 meses e 29 dias
Somar todas as crianas que tm entre 12 meses completos e 23 meses e 29 dias (2 anos incompletos). As idades devem ser calculadas tendo como base o ltimo dia do ms de referncia Nmero de crianas de 12 a 23 meses e 29 dias que esto com o esquema bsico de vacinao completo para o primeiro ano de vida, no importando para esta definio se a criana tomou as doses de reforo recomendadas (importante as vacinas de at 1 ano). Nmero de crianas de 12 a 23 meses e 29 dias pesadas pelos ACS em visita domiciliar ou na unidade de sade durante o ms em curso. Quantidade de crianas de 12 a 23 meses e 29 dias consideradas desnutridas. Conceito de desnutrio: expresso biolgica da carncia prolongada da ingesto de nutrientes essenciais a manuteno, crescimento e ao desenvolvimento do organismo humano. Para meninos e meninas: abaixo do percentil de peso -2 (caderneta da criana)

Com vacinas em dia

Pesadas

Desnutridas

Criana
Menores de 2 anos
Anotar o nmero de crianas com idade at 23 meses e 29 dias.

Nmero de crianas com idade at 23 meses e 29 dias que tiveram um ou mais episdios de diarria nos 15 dias anteriores visita domiciliar

Que tiveram diarria


Conceito de diarria: eliminao sbita de fezes em contedo lquido acima do habitual, associado em geral ao aumento do nmero de evacuaes. Nmero de crianas com idade at 23 meses e 29 dias que tiveram um ou mais episdio de diarria nos 15 dias anteriores visita domiciliar e usaram soluo de reidratao oral (soro caseiro, CEME, ou de farmcia). Nmero de crianas com idade at 23 meses e 29 dias que tiveram infeco respiratria aguda nos 15 dias anteriores visita domiciliar. IRA: So infeces das vias areas, mais comum em crianas, e que se manifestam em mdia 1 semana.

Que tiveram diarria e usaram TRO

Que tiveram IRA

GESTANTES -

este bloco destina-se consolidao dos registros das informaes

acerca das gestantes residentes em cada micro rea. Os campos devem ser Preenchidos a partir dos dados das Fichas B-GES.

Cadastradas

Nmero de gestantes cadastradas em cada microrea (todas as cadastradas, independente dos cadastros novos, que se incluem)

Acompanhadas

Todas as gestantes cadastradas e que receberam pelo menos 1 (uma) visita domiciliar pelo ACS no ms de referncia.

GESTANTES
O instrutor/supervisor deve identificar na Ficha BGES o nmero de gestantes com vacinao em dia, incluindo como tais aquelas que se encontrem em uma das quatro situaes abaixo: a) vacinadas com 3 doses de toxide tetnico (TT) h menos de 5 anos; b) vacinadas com 3 doses de toxide tetnico (TT) h mais de 5 anos e menos de 10 anos e que j tomaram uma dose de reforo durante esta gravidez; c) tomaram 2 doses de toxide tetnico (TT) nesta gestao. d) com menos de 8 meses de gestao (at 7 meses) que tomaram a 1 dose e ainda no alcanaram a data agendada para a 2 dose; Qualquer gestante vacinada com 3 (trs) doses contra o ttano h mais de 5 anos e que ainda no tomou a 1 dose ou o reforo (conforme o caso), no est com a vacinao em dia, independente da idade gestacional ou do dia em que foram descobertas pelo agente, e no devem ser includas no total. A responsabilidade de verificar se a gestante est com a vacina em dia do supervisor (profissional de nvel superior da equipe). O ACS registra o dado. Incluir as vacinas recomendadas, mas o que considerar a dT.

Com vacina em dia

GESTANTES
O enfermeiro (instrutor/supervisor) deve identificar as gestantes que fizeram consulta de pr-natal no ms.

Fez consulta PN no ms

Gestante com consulta de pr-natal no ms aquela que no ms de referncia teve, pelo menos, um atendimento pr-natal com mdico ou enfermeiro em uma unidade de sade. Pode ser em outra unidade.

Com PN iniciado no 1 trimestre

O instrutor/supervisor deve observar quais das gestantes cadastradas iniciaram o pr-natal at o 3 ms de gravidez (durante o 1 trimestre de gestao) e anotar o total destas no local correspondente no Relatrio SSA2.

< 20 anos cadastradas

Quantidade de gestantes com idade inferior a 20 anos (at 19 anos 11 meses e 29 dias) cadastradas, tomando como referncia a idade da gestante na data da ltima menstruao.

Outros grupos prioritrios para acompanhamento


DM Cadastrados
Somar os dados das Fichas B-DIA de todos os diabticos Cadastrados

DM Acompanhados

Registrar o nmero de diabticos cadastrados e que receberam pelo menos 1 (uma) visita domiciliar do ACS no ms de referncia.

HAS Cadastrados

Registrar o nmero de hipertensos cadastrados e que receberam pelo menos 1 (uma) visita domiciliar do ACS no ms de referncia.

HAS Acompanhados

Registrar o nmero de hipertensos cadastrados e que receberam pelo menos 1 (uma) visita domiciliar do ACS no ms de referncia

Outros grupos prioritrios para acompanhamento


DM Cadastrados
Somar os dados das Fichas B-DIA de todos os diabticos Cadastrados

DM Acompanhados

Registrar o nmero de diabticos cadastrados e que receberam pelo menos 1 (uma) visita domiciliar do ACS no ms de referncia.

HAS Cadastrados

Registrar o nmero de hipertensos cadastrados e que receberam pelo menos 1 (uma) visita domiciliar do ACS no ms de referncia.

HAS Acompanhados

Registrar o nmero de hipertensos cadastrados e que receberam pelo menos 1 (uma) visita domiciliar do ACS no ms de referncia

Outros grupos prioritrios para acompanhamento


TB Cadastrados
Somar todas as pessoas com tuberculose cadastradas, a partir dos dados das Fichas B-TB.

TB Acompanhados

Anotar o nmero de pessoas com tuberculose e que receberam pelo menos 1 (uma) visita domiciliar do ACS no ms de referncia.

MH Cadastrados

Somar, a partir dos dados das Fichas BHAN, todas as pessoas com hansenase cadastradas

Anotar o nmero de pessoas com hansenase e que receberam pelo menos 1 (uma) visita domiciliar do ACS no ms de referncia.

MH Acompanhados
Se o ACS foi no domicilio, o paciente no est, mas ele consegue as informaes que a ficha B solicita por outra pessoa, considera-se acompanhado.

HOSPITALIZAES
Este bloco destina-se consolidao dos registros das informaes acerca das hospitalizaes iniciadas no ms de referncia de residentes em cada micro rea. Os campos devem ser preenchidos a partir dos dados das Fichas D de todos os profissionais. Inclui os casos de residentes da microrea hospitalizados fora do municpio.

Hospitalizaes

Os casos que iniciaram a hospitalizao antes do ms de referncia e que permaneceram hospitalizados no devem ser computados uma vez que j devem ter sido registrados no ms do incio da internao.

Se o paciente interna mais de 1 vez no ms considerado.

HOSPITALIZAES
< 5 anos por PNM
Nmero de crianas hospitalizadas por pneumonia com idade at 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Nmero de crianas hospitalizadas por desidratao com idade at 4 anos, 11 meses e 29 dias.

< de 5 desidratao

anos

por
O ACS deve identificar por meio de perguntas se a criana apresentou nos ltimos 15 dias: olhos fundos, muita sede, pouca saliva, choro sem lgrima, pele seca e pouca urina
Nmero de indivduos hospitalizados por abuso de lcool, independente da idade.

Por abuso de lcool

Por complicaes do DM

Nmero de indivduos hospitalizados por cetoacidose diabtica, hiperosmolaridade, macro angiopatias (aterosclerose de extremidades inferiores, corao e crebro) e micro angiopatias (retinopatia, nefro esclerose, monoradiculites, p diabticos etc.), independente da idade.

HOSPITALIZAES
Por outras causas
Nmero de indivduos hospitalizados por outras causas, independente da idade.

Total de hospitalizaes

Nmero total de casos de hospitalizaes iniciadas no ms de referncia por qualquer causa, de todas as idades

Hospital psiquitrico

Nmero de indivduos hospitalizados em hospital psiquitrico, que iniciaram internamento no ms de referncia. Anota-se o evento.

BITOS < 28 dias

este bloco destina-se consolidao dos registros das informaes acerca dos bitos de residentes

em cada micro rea, ocorridos no ms de referncia. Os campos devem ser preenchidos a partir dos dados das Fichas D de todos os profissionais. Inclui os casos de residentes da micro rea que foram a bito fora do municpio

Nmero de crianas com idade at 27 dias que foram a bito.

Diarria

Nmero de crianas com idade at 27 dias que foram a bito por diarria.

IRA

Nmero de crianas com idade at 27 dias que foram a bito por infeco respiratria aguda.

Outras causas

Nmero de crianas com idade at 27 dias que foram a bito por outras causas

BITOS
28 dias a 11 meses e 29 dias
Nmero de crianas com idade de 28 dias a 11 meses e 29 dias que foram a bito.

Diarria

Nmero de crianas com idade de 28 dias a 11 meses e 29 dias que foram a bito por diarria.

IRA

Nmero de crianas com idade de 28 dias a 11 meses e 29 dias que foram a bito por infeco respiratria aguda

Outras causas

Nmero de crianas com idade de 28 dias a 11 meses e 29 dias que foram a bito por outras causas

BITOS
< de 1 ano
Total de crianas com idade at 11 meses e 29 dias que foram a bito. Este total obtido atravs da somatria de bitos de menores de 28 dias e de bitos de 28 dias a 11 meses e 29 dias.

Diarria

Total de crianas com idade at 11 meses e 29 dias que foram a bito por diarria. Este total obtido atravs da somatria de bitos de menores de 28 dias por diarria e de bitos de 28 dias a 11 meses e 29 dias por diarria.

IRA

Total de crianas com idade at 11 meses e 29 dias que foram a bito por infeco respiratria aguda. Este total obtido atravs da somatria de bitos de menores de 28 dias por IRA e de bitos de 28 dias a 11 meses e 29 dias por IRA.

Outras causas

Total de crianas com idade at 11 meses e 29 dias que foram a bito por outras causas.

BITOS
Mulheres anos de 10 a 49
Total de mulheres com idade de 10 a 49 anos 11 meses e 29 dias que foram a bito.

10 a 14 anos

Nmero de mulheres com idade de 10 a 14 anos 11 meses e 29 dias que foram a bito.

15 a 49 anos

Nmero de mulheres com idade de 15 a 49 anos 11 meses e 29 dias que foram a bito.

BITOS

Outros bitos

Nmero de indivduos de ambos os sexos com idade de 1 a 9 anos 11 meses e 29 dias, de indivduos do sexo masculino com idade de 10 a 49 anos 11 meses e 29 dias e de ambos os sexos com idade de 50 ou mais anos que foram a bito.

Total de bitos

Total de indivduos que foram a bito.

BITOS
Nmero de indivduos de ambos os sexos com idade de 10 a 19 anos 11 meses e 29 dias, que foram bito decorrente de violncia domstica, institucional, externa ou auto-aplicada.

Violncia domstica: uso da fora fsica ou agresses atravs de instrumentos, armas, agentes qumicos ou fsicos, por parte dos pais ou por quem exerce autoridade no mbito familiar.

Adolescentes (10 - 19 anos) por violncia

Violncia institucional: uso da fora fsica ou agresses atravs de instrumentos, armas, agentes qumicos ou fsicos, por autoridades ou outro adolescente no mbito de uma instituio (escolas, abrigo de menores, abrigos com medidas scio educativas, hospitais, clubes e outros). Violncia externa: acidentes de trnsito, agresses fsicas ou atravs de armas, instrumentos, agentes fsicos ou qumicos, ocorridos em ambientes pblicos (ruas, praas, parques, bares etc.).

Violncia auto-aplicada: suicdios

FAMLIAS
Total de Cadastradas Famlias
Este dado deve ser atualizado a cada ms, com as sadas e/ou entradas de novas famlias, atravs da soma de todas as Fichas A de famlias sob o acompanhamento em uma mesma micro rea. Este nmero compreende o balano total das famlias e no somente as cadastradas no ms

Visitas ACS

Somar o nmero de visitas domiciliares s famlias cadastradas realizadas pelos ACS entre o dia 1 e 31 do ms. No computar as visitas domiciliares realizadas pelos outros profissionais da equipe.

FICHA D PMA4

Atividades/Produo
Total de consultas mdicas de pessoas residentes em reas fora da abrangncia da Equipe (PSF), sem discriminao de idade.

Residentes fora da reas de Marcar sim no campo Fora da rea de abrangncia na tela do atendimento abrangncia
ambulatorial e/ou urgncia

Considerar tambm como fora de rea o atendimento de usurios de outra equipe da mesma unidade.

Atividades/Produo
< 1 ano 1 - 4 anos 5 - 9 anos

10 - 14 anos
15 - 19 anos 20 - 39 anos 40 - 49 anos 50 - 59 anos 60 anos ou mais Total consultas Total geral consultas de

Consultas mdicas de residentes na rea de abrangncia da Equipe (PSF), registradas por faixa etria : < 1 ano, 1 a 4 anos, 5 a 9 anos, 10 a 14 anos, 15 a 19 anos, 20 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos e 60 anos ou mais.

Total de consultas mdicas por faixa etria

Somar as consultas mdicas de residentes na rea de abrangncia da equipe com as de residentes fora de sua rea de abrangncia.

Tipos de consulta Mdica

Demanda agendada (espontnea)

Entende-se por demanda agendada a consulta mdica para atendimento ao usurio que procura a unidade de sade em demanda espontnea que no constitua urgncia e, por meio do acolhimento e classificao de risco, verifica-se a data de agendamento do cuidado para o mais breve possvel, de acordo com a gravidade do caso e a disponibilidade de atendimento. Portanto, o que caracteriza esse tipo de consulta no o prazo de agendamento em si, mas a possibilidade de agend-lo para uma data futura por no constituir uma urgncia. O prazo de agendamento no deve ultrapassar 30 dias.

Tipos de consulta Mdica

Demanda (intercorrncias)

Entende-se por demanda imediata/urgncia a consulta mdica queles agravos sade que imediata apresentam risco de vida e, por isso, necessitam de assistncia imediata para recuperao do estado de sade ou estabilizao/suporte de vida e encaminhamento a outro ponto da rede.

Tipos de consulta Mdica


Entende-se por cuidado continuado a consulta mdica com aes programticas individuais, direcionadas para os ciclos de vida, doenas e agravos prioritrios e que necessitam de um acompanhamento contnuo. As aes programticas direcionadas para o acompanhamento dos ciclos de vida tm como principais objetivos: 1) a identificao precoce de alteraes que venham a comprometer o desenvolvimento normal e a qualidade de vida; 2) a preveno de agravos e 3) o estmulo adoo de hbitos que protejam a sade e promovam o bem estar. So exemplos: aes de crescimento e desenvolvimento da criana e do adolescente, ateno pr-natal, acompanhamento da sade do idoso; entre outros. Dentre as doenas que necessitam de cuidado continuado por meio de consultas mdicas bsicas, podemos citar: diabetes mellitus, hipertenso arterial sistmica, tuberculose, asma e outras afeces respiratrias crnicas, hansenase, doena falciforme, distrbios psicossociais, dentre outras.

Cuidado continuado (programas)

Tipos de consulta Mdica

Urgncia com observao

Entende-se por urgncia com observao a consulta mdica em que o usurio fica em observao na unidade bsica, com ou sem medicao, para recuperao do estado de sade ou estabilizao e encaminhamento seguro a outro ponto da rede.

Tipos de atendimento enfermeiro


Puericultura

de

mdico

Pr-natal COP DST /AIDS DM HAS Hansenase

Este bloco destina-se ao registro dirio de atendimentos mdicos e de enfermagem em residentes no municpio nas doenas e condies cujo acompanhamento deve se dar de forma sistemtica Considerar tambm como fora de rea o atendimento de usurios de outra equipe da mesma unidade.

Disponibilizar a tabela com o cdigo de procedimentos

Tuberculose

Tipos de atendimento enfermeiro


Usurio lcool de

de

mdico

Usurio drogas

de

Sade mental

Ateno em consulta programada ou espontnea a pessoa com problema de sade predominantemente relacionado ao uso de lcool/drogas/sade mental. Consiste no conjunto de atividades desenvolvidas individualmente ou por meio de uma abordagem familiar, tais como aes de acolhimento, preveno primria ao uso prejudicial do lcool, diagnstico precoce, reduo de danos, tratamento e acompanhamento dos casos, alm de referenciamento para a rede de assistncia quando necessrio. Inclui atendimentos realizados dentro e fora do espao fsico do servio de sade, como em visitas domiciliares, quando necessrio. Considerando que o acompanhamento continuado desses pacientes pode requerer visitas domiciliares, recomenda-se que, no registro de qualquer atendimento domiciliar de pacientes vinculados a atendimento continuado, como o de usurio de lcool, o profissional (mdico ou enfermeiro) faa o registro tanto no campo Visita Domiciliar como no campo Tipo de atendimento de mdico e enfermeiro: Usurio de lcool/drogas/sade mental; desse modo, quando esses atendimentos forem feitos no domiclio, tambm sero considerados na produo de aes para esse grupo especfico.

Solicitao mdica complementares

de

exames

Patologia clnica

Radiodiagnstico

Deve-se registrar os encaminhamentos mdicos para a realizao de exames complementares de qualquer natureza, agrupando-os em: patologia clnica, radiodiagnstico, citopatolgico crvico-vaginal, ultrasonografia obsttrica e outros.

Patologia clnica correspondem aos exames de bioqumica (laboratoriais). Registrar uma solicitao de exame por paciente, independente do nmero de exames bioqumicos.

Radiogrfico (exames de imagem): exames de USG, Ressonncia, RX)

COP USG obsttrica

Incluir os casos de encaminhamento para realizao de exames complementares na prpria unidade de sade.

Outros

Outros exames: ECG, EEG

Encaminhamentos mdicos
mdico (apenas o mdico) deve registrar o total de encaminhamentos que fez.

- neste bloco o

Atendimento especializado

Registrar o nmero de encaminhamentos para atendimento ou tratamento em qualquer especialidade. Inclui fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e todas especialidades mdicas.
Registrar o nmero de pacientes encaminhados para internao hospitalar. Considerar internao os casos que o mdico emitiu a AIH. No considera internao as seguintes situaes: 1- pacientes encaminhados para a urgncia, mesmo que posteriormente foi internado pelo CAIS. Neste caso a equipe registra encaminhamento para urgncia. 2- Pacientes em pendncia encaminhados para o CAIS com a AIH da unidade. Considera-se encaminhamento para urgncia.

Internao Hospitalar

Internao Domiciliar
Anotar o nmero de pacientes encaminhados para atendimento em servios de urgncia/emergncia.

Urgncia / Emergncia

No registrar os casos de urgncia atendidos na prpria unidade ou no domiclio do paciente, que no foram encaminhados para outros servios. Registrar o nmero de indivduos que iniciaram internamento domiciliar no dia de referncia. Este campo deve ser preenchido apenas pelo mdico. No confundir o nmero de internaes domiciliares com o nmero de dias que o paciente permanece sob internao domiciliar. Registrar pacientes com internao domiciliar, mesmo acompanhado pelo PAI ou Home care. Registrar a internao no dia eu foi internado. Internao domiciliar: conjunto de atividades prestadas no domiclio a pessoas clinicamente estveis que exijam intensidade de cuidados acima das modalidades ambulatoriais, mas que possam ser mantidas em casa, por equipe exclusiva para este fim. No considerar: paciente que recebe cuidados domiciliares, mas no mantido no regime de internao. Ex.: curativo domiciliar.

Internao Domiciliar

Procedimentos -

devem ser registrados os procedimentos realizados pela

equipe de sade, exceto as consultas mdicas. No campo referente a cada procedimento, o profissional deve registrar o total realizado no dia Registrar o nmero total de atendimentos especficos para acidente de trabalho. Neste campo s deve ser computado o atendimento em que for preenchido o laudo do exame mdico (LEM) constante do verso da Comunicao de Acidente do Trabalho (CAT). Os acidentes e doenas do trabalho so notificados pelas empresas ao INSS, atravs da CAT. Na falta de comunicao por parte da empresa, a notificao pode ser formalizada pelo Sindicato, pelos servios de sade, pelo prprio trabalhador ou seus dependentes. Disponibilizar o fluxo de atendimento de acidente de trabalho

Atendimento especfico para AT

Visita de inspeo sanitria

Registrar o nmero de visitas de inspeo sanitria realizada por profissional de nvel superior. Visita de inspeo sanitria um procedimento que busca levantar e avaliar in loco, os riscos sade da populao presentes na produo e circulao de mercadorias, na prestao de servios, intervindo sobre o meio ambiente, inclusive o ambiente de trabalho, identificando e notificando as medidas de correo conforme a legislao vigente. (SO PAULO, 1996).

Procedimentos
Nmero de atendimentos individuais por profissional enfermeiro

Atendimento individual do enfermeiro

Paciente definido pelo profissional e com atendimento individualizado. Preveno e coleta: registra uma consulta e coleta.

Atendimento Individual de outros prof. nvel superior

Consulta ou atendimento individual realizada psiclogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, fonoaudilogo, enfermeira obstetra e pedagoga em educao em sade . Exclui procedimentos realizados por mdicos, enfermeiros e odontlogos (BRASIL, 1994).

Procedimentos
Curativos Inalaes
Este bloco destina-se ao registro do total de procedimentos realizados pela equipe de sade, exceto as consultas mdicas devem ser registrados o nmero de procedimentos realizados. Comumente esses procedimentos so realizados profissional de sade de nvel mdio, entretanto na eventualidade de um profissional de nvel superior realizar um desses procedimentos, ele deve anotar em sua ficha.

Injees

Retirada de pontos

Terapia de Reidratao Oral

Sutura

Anotar o nmero de suturas realizadas

Procedimentos
Nmero de atendimentos em grupo para desenvolvimento de atividades de educao em sade.
Considera-se como grupo para a realizao de aes de educao em sade, aqueles que contam com, no mnimo, dez participantes e durao mnima de 30 minutos.

Atendimento Grupo Educao em Sade

Este procedimento pode ser realizado tanto por profissionais de nvel superior como por aqueles de nvel mdio.

No considere as atividades educativas realizadas pelos ACS.

Procedimentos
Os procedimentos diariamente. deste conjunto no devero ser registrados Ao final do ms deve ser informado na coluna total o nmero de pessoas cobertas ( nmero de crianas/ms).

Procedimentos Coletivos

Procedimento coletivo um conjunto de procedimentos de promoo e preveno em sade bucal, de baixa complexidade, dispensando equipamentos odontolgicos, desenvolvidos integralmente em grupos populacionais previamente identificados (BRASIL, 1994) e cujos componentes esto descritos abaixo:
Bochechos Fluorados - atividade realizada semanalmente, com soluo de fluoreto de sdio a 0,2%, ao longo do ano (mnimo de 25 aplicaes). Higiene Bucal Supervisionada - atividade realizada trimestralmente, envolvendo a evidenciao de placa bacteriana e escovao supervisionada com pasta fluoretada de 100 ou 90 gramas. Atividades Educativas em Sade Bucal - atividade realizada trimestralmente, com o objetivo de enfatizar os cuidados com a sade bucal (dieta, desenvolvimento orofacial, aleitamento materno etc.

Procedimentos

Reunies

Registrar o nmero de reunies realizadas pelo ACS, que contaram com a participao de 10 ou mais pessoas, com durao mnima de 30 minutos e com o objetivo de disseminar informaes, discutir estratgias de superao de problemas de sade ou de contribuir para a organizao comunitria.

Tipos de Atendimento do Cirurgio Dentista Este bloco consolida os tipos de atendimentos do cirurgio dentista realizados na populao residente da rea de abrangncia da equipe

1 Consulta Odontolgica Programtica

Avaliao das condies gerais de sade e realizao de exame clnico odontolgico com finalidade de diagnstico e, Necessariamente, elaborao de um plano preventivoteraputico. Implica registro das informaes em pronturio. Recomenda-se 01 (uma) consulta/ano por pessoa. Uma 1 Consulta Odontolgica Programtica s poder ser registrada novamente para a mesma pessoa, 12 meses aps a concluso do plano preventivo-teraputico ou caso o paciente abandone o tratamento, seis meses aps a ltima consulta. No devem ser considerados para clculo desse indicador os atendimentos eventuais, como os de urgncia/emergncia, que no tem seguimento previsto.

Tipos de Atendimento do Cirurgio Dentista

Escovao Dental Supervisionada

Escovao dental, com ou sem evidenciao de placas bacterianas, realizada com grupos populacionais sob orientao e superviso de um ou mais profissionais de sade. Deve ser registrado, a cada ms, o nmero de pessoas beneficiadas com essa ao, independente da frequncia com que a equipe a realiza em diferentes grupos populacionais (diria, semanal, quinzenal, mensal, ou duas, trs ou quatro vezes por ano). Para a efetividade dessa ao a concentrao por pessoa deve ser no mximo quatro vezes por ano e no mnimo uma vez ao ano. Portanto, durante o ano deve-se priorizar a expanso da cobertura dessa ao para diferentes grupos populacionais do que repetir a ao para os mesmos beneficirios.

Tipos de Atendimento do Cirurgio Dentista

Consulta que encerra um perodo de tratamento previsto no plano preventivo-teraputico.

Tratamento Concludo

So consideradas consultas com alta e correspondem ao denominado Tratamento Completado, ou seja, realizou todas as aes que se props a realizar no plano preventivoteraputico.

Tipos de Atendimento do Cirurgio Dentista

Urgncia

Atendimento prestado a pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizaes de patologias crnicas que so acolhidos nas Unidades Bsicas de Sade, sem agendamento prvio, onde recebem atendimento e tem sua necessidade assistencial atendida.

Tipos de Atendimento do Cirurgio Dentista

Atendimento a gestantes

Consiste no registro da primeira consulta odontolgica realizada em gestantes, visando proteo da sade, preveno de agravos, diagnstico, tratamento, reabilitao e manuteno da sade. O primeiro atendimento gestante, realizado pelo cirurgio-dentista, dever ser registrado uma nica vez, independente da quantidade de procedimentos realizados e da frequncia do atendimento (diria, semanal ou quinzenal) no ms. Ressalta-se que esta 1 consulta gestante tambm dever ser registrada em 1 Consulta Odontolgica Programtica. Lembrando que, ao final do tratamento, a concluso ser registrada no SIAB, por meio do Relatrio PMA-C, como Tratamento Concludo. Caso seja necessrio o acompanhamento mais frequente da gestante para algum tratamento, esses procedimentos, especficos da sade bucal, sero registrados apenas no Sistema de Informao Ambulatorial/SIASUS.

Tipos de Atendimento do Cirurgio Dentista

Instalaes de prteses dentrias

Consiste no procedimento de instalao do aparelho prottico (Prtese Total Maxilar, Prtese Total Mandibular, Prtese Parcial Maxilar Removvel e Prtese Parcial Mandibular Removvel). Deve ser registrado o nmero de instalaes de prteses dentrias, sejam elas prteses totais, parciais removveis ou fixas. No registrar os retornos de adaptao prtese no SIAB, realizar apenas no SIA-SUS.

Tipos de Atendimento do Cirurgio Dentista

Encaminhamento da sade bucal

Neste item o cirurgio dentista (apenas o CD) deve registrar o total de encaminhamentos que fez para ateno secundria em sade bucal. Encaminhamento para a Ateno Secundria em Sade Bucal - Consiste na realizao de encaminhamento, quando pertinente, para unidades de referncia da ateno especializada em sade bucal, como endodontia, periodontia, cirurgia oral, estomatologia, prtese dentria, implantodontia, ortodontia entre outros.

Tipos de Atendimento do Cirurgio Dentista

Neste item o cirurgio dentista (apenas o CD) deve registrar o total de diagnsticos que fez.

Marcador de sade bucal

Diagnstico de alterao na mucosa - Consiste em detectar alteraes na mucosa bucal encontradas durante exames bucais de rotina ou campanhas. Essas alteraes podem ser processos proliferativos no neoplsicos, neoplasias benignas, neoplasias malignas, doenas infecciosas (bacterianas, fngicas ou virais), doenas mucocutneas e manifestaes bucais de doenas sistmicas.

Deve ser registrado o nmero de indivduos com alteraes de mucosa bucal.

MARCADORES -

este bloco destina-se notificao diria de situaes ou eventos mrbidos que foram selecionados para acompanhamento contnuo Nmero de casos de Valvulopatias Reumticas em pessoas de 5 a 14 anos 11 meses e 29 dias. Mdico

Valvulopatias reumticas em pessoas de 5 - 14 anos

Registrar o numero de casos identificados valvulopatias aps fechar o diagnstico.

de

Disponibilizar cdigos de atendimento do enfermeiro.

AVC

Nmero de casos de acidente vascular cerebral. ao ser informado de caso suspeito de AVC, o mdico deve procurar confirmar o diagnstico e, em seguida, registrar o caso no dia correspondente sua confirmao

MARCADORES

IAM

Nmero de casos de infarto agudo do miocrdio. ao ser informado de caso suspeito de IAM, o mdico deve procurar confirmar o diagnstico e, em seguida, registrar o caso no dia correspondente sua confirmao

DHEG (forma grave)

Nmero de casos de doena hipertensiva especfica da gravidez. Doena hipertensiva especfica da gravidez. Ao ser informado de caso suspeito de DHEG, o mdico deve procurar confirmar o diagnstico e, em seguida, registrar no dia correspondente confirmao do caso.

MARCADORES

Doena Perinatal

Hemoltica

Nmero de casos de doena hemoltica perinatal. ao ser informado de caso suspeito de doena hemoltica perinatal, o enfermeiro deve procurar confirmao e notificar o caso.

Fraturas de colo de fmur em > 50 anos

Nmero de casos de fratura de colo de fmur de pessoas com mais de 50 anos. ao ser informado de caso suspeito de fratura de colo de fmur em > 50 anos, o enfermeiro deve procurar confirmao e notificar o caso.

MARCADORES
Nmero de casos de meningite tuberculosa em crianas com idade at 4 anos 11 meses e 29 dias. ao ser informado de caso suspeito de meningite tuberculosa em crianas com idade at 4 anos 11 meses e 29 dias, o enfermeiro deve realizar investigao do caso e, se confirmar a etiologia tuberculosa, anotar o caso na ficha, na data da confirmao

Meningite TB em < 5 anos

MH com incapacidade II e III

Nmero de casos de hansenase com grau de incapacidade II e III. todo caso de hansenase deve ter o grau de incapacidade estabelecido e aqueles que forem classificados como grau de incapacidade II ou III devem ser notificados.

MARCADORES
Registro mensal do nmero resultados de citologia onctica com NIC III - Carcinoma in situ. este campo destina-se ao registro de resultados de exames de citologia onctica que foram classificados como NIC-III/Carcinoma in situ, na data de recebimento do resultado do exame

COP NIC III

RN com 2500g

peso

<

Registro mensal do nmero de recm-nascidos com peso menor de 2.500 g

Gravidez em < 20 anos

Registro mensal do casos de gravidez de mulheres com idade at 19 anos 11 meses e 29 dias.

MARCADORES
Hospitalizaes em < 5 anos por pneumonia
Somar o nmero de crianas com idade at 4 anos 11 meses e 29 dias que tiveram pneumonia com diagnstico e notificao efetuados por mdico.

Hospitalizaes em < 5 anos por desidratao

Registro mensal do nmero de hospitalizaes por pneumonia de crianas de at 4 anos 11 meses e 29 dias, iniciadas no ms de referncia.

Hospitalizaes por abuso de lcool

Registro mensal do nmero de hospitalizaes por desidratao de crianas de at 4 anos 11 meses e 29 dias, iniciadas no ms de referncia.

MARCADORES
Hospitalizaes por complicao do Diabetes (cetoacidose diabtica, hiperosmolaridade, macroangiopatias ateroesclerose de extremidades inferiores, corao e crebro - e microangiopatias - retinopatia, nefroesclerose, monoradiculites, p diabtico etc.), iniciadas no ms de referncia.

Hospitalizaes complicaes Diabetes

por do

Hospitalizaes qualquer causa

por

Registro mensal do nmero de internaes.

Internaes em Hospital Psiquitrico

Registro mensal do nmero de internaes em hospital psiquitrico, iniciadas no ms de referncia .

MARCADORES
bito em < 1 ano por todas as causas
Registro mensal do nmero de bitos de crianas com idade at 11 meses e 29 dias, por toda as causas.

bito em < 1 ano por diarreia

Registro mensal do nmero de bitos de crianas com idade at 11 meses e 29 dias, por diarreia.

bito em < 1 ano por infeco respiratria

Registro mensal do nmero de bitos de crianas com idade at 11 meses e 29 dias, por infeco respiratria.

MARCADORES
bito de mulheres de 10 a 49 anos
Registro mensal do nmero de bitos de mulheres com idade de 10 a 49 anos 11 meses e 29 dias, por todas as causas.

bitos de adolescentes (10-19) por violncia

Registro mensal do nmero de bitos de pessoas com idade de 10 a 19 anos 11 meses e 29 dias, decorrentes de violncia domstica, institucional, externa ou auto-aplicada.

Visitas domiciliares

Registro mensal do nmero de visitas domiciliares realizadas pelos profissionais da equipe, de acordo com a categoria profissional (mdicos, enfermeiros, outros profissionais de nvel superior, profissional de nvel mdio, ACS e total).

Devem ser registradas neste campo todas as visitas domiciliares realizadas qualquer que seja a finalidade, exceto as de Inspeo Sanitria. As visitas domiciliares podem ser realizadas por: profissional de nvel superior, profissional de nvel mdio e por agente comunitrio de sade.

Das könnte Ihnen auch gefallen