Sie sind auf Seite 1von 26

1

FISP FACULDADES INTEGRADAS DE SO PAULO

MQUINAS TRMICAS E HIDRULICAS CICLOS MOTORES

FISP FACULDADES INTEGRADAS DE SO PAULO SO PAULO 2013

MQUINAS TRMICAS E HIDRULICAS CICLOS MOTORES

Augusto Nunes Joo Augusto Fernando Queiroz Marcelo lenk Felipe Matias Eder vanderson Roberto Lacerda

Ra:5586293 Ra:4689649 Ra:4640215 Ra:5703714 Ra:4651282 Ra:5824984 Ra:4543748

Trabalho apresentado disciplina Mquinas Trmicas e Hidrulicas do Curso de Engenharia de Produo Mecnica/FMU, sob orientao do Professor Marcos Gonzles.

SO PAULO 2013

'Die Energie der Welt ist constant; die Entropie strebt einem Maximum zu "O poder do mundo constante, a entropia tende para um mximo Clausius, Rudolf (1822-1888)

RESUMO SO PAULO 2013

Ciclo motor, ou motor de combusto interna, so motores onde os produtos da combusto constituem dos mesmos o fluido de trabalho, em outras palavras a mistura admitida para dentro do motor queimada e sua energia trmica transformada em energia mecnica.

So considerados motores de combusto interna aqueles que utilizam os prprios gases de combusto como fluido de trabalho. Ou seja, so estes gases que realizam os processos de compresso, aumento de temperatura (queima), expanso e finalmente exausto.

LISTA DE FIGURAS SO PAULO 2013

Figura 01........................................................................ 09 Figura 02........................................................................ 10 Figura 03........................................................................ 12 Figura 04........................................................................ 15 Figura 05........................................................................ 16 Figura 06........................................................................ 17 Figura 07........................................................................ 17 Figura 08........................................................................ 18 Figura 09........................................................................ 19 Figura 10........................................................................ 21

SUMRIO Pgina SO PAULO 2013

1. INTRODUO....................................................................... 7 2 .CICLO OTTO......................................................................... 9 2.1 DESCRIO TERICA....................................................... 9 2.2 CICLO MECNICO OTTO 4 TEMPOS............................ 10 2.3 CICLO MECNICO OTTO 2 TEMPOS............................ 13 3. CICLO DIESEL...................................................................... 14 3.1 DIFERENAS ENTRE UM MOTOR A GASOLINA E O MOTOR DIESEL........................................................................ 14 3.2 DESCRIO TERICA....................................................... 15 3.3 CICLO MECNICO DIESEL 4 TEMPOS.......................... 16 3.4 CICLO MECNICO DIESEL 2 TEMPOS.......................... 19 4. COMPARAO DOS CICLOS............................................. 21 5. CICLO DE BRAYTON........................................................... 22 5.1 DESCRIO TERICA....................................................... 22 6. CONCLUSO........................................................................ 24 7. REFERNCIAS..................................................................... 25

1. INTRODUO

SO PAULO 2013

Os motores de combusto interna so mquinas que transformam a energia qumica dos combustveis em energia mecnica entregue a outra mquina atravs dovolante. Os motores de combusto interna mais conhecidos so: Motores do ciclo Otto: Motores que normalmente so alimentados por gasolina, lcool, gs liquefeito do petrleo ou gs natural (metano) e que tem a ignio provocada por centelha em uma vela. Estes motores tambm so conhecidos por motor de ICE (ignio por centelha). O combustvel introduzido na corrente de ar que flui no coletor de admisso atravs do carburador ou do sistema de injeo eletrnico ou ainda atravs de vlvulas redutora de presso de gs. Estes motores tm o ciclo de operao realizado em quatro ou dois tempos. A maioria dos motores de automveis do ciclo Otto de quatro tempos. Os motores de dois tempos so mais usados em motocicletas, aparadores de grama, moto-serras e pequenas unidades de gerao de energia eltrica. Motores do ciclo Diesel: Motores que normalmente so alimentados por leo Diesel ou leos vegetais e que tem a combusto iniciada por auto-ignio do combustvel injetado no seio de uma massa de ar comprimida at ultrapassar a temperatura de ignio do combustvel usado. O combustvel injetado no interior da cmara de combusto por meio de uma bomba mecnica de alta presso. Esse motores so mais utilizados em caminhes, nibus e tratores. Motores do ciclo Brayton O ciclo de potncia a gs ideal o Ciclo Brayton, que composto por quatro processos reversveis:

Compresso isoentrpica num compressor SO PAULO 2013

Fornecimento de calor a presso constante num aquecedor Expanso isoentrpica numa turbina Rejeio de calor a presso constante

O fluido de trabalho o ar, que pode ser considerado gs perfeito.

SO PAULO 2013

2. CICLO OTTO O Ciclo de Otto um ciclo termodinmico, que idealiza o funcionamento de motores de combusto interna de ignio por centelha. Foi definido por Beau de Rochas em 1862 e implementado com sucesso pelo engenheiro alemo Nikolaus Otto em 1876, e posteriormente por tienne Lenoir e Rudolf Diesel. Motores baseados no ciclo Otto equipam a maioria dos automveis convencionais e usam combustveis leves como gasolina, lcool, gs natural.

Figura 01 Representao dos principais componentes

SO PAULO 2013

10

2.1 DESCRIO TERICA O ciclo ideal se constitui dos seguintes processos:

Admisso isobrica = 0-1, presso constante; Compresso adiabtica = 1-2, eleva a temperatura dos gases sem provocar a inflamao; Combusto isocrica = 2-3, contribuio de calor provocado pela centelha (vela). A volume constante. A presso eleva-se rapidamente; Expanso adiabtica = 3-4, parte do ciclo de transforma em trabalho; Abertura de vlvula de escape =4-5, cesso do calor residual ao ambiente a volume constante; Exausto isobrica = 5-0, esvaziamento da cmara. Baixa brutal de presso.

Figura 02 Diagrama Presso X Volume SO PAULO 2013

11

2.2 CICLO MECNICO OTTO 4 TEMPOS Considerando o uso de apenas duas vlvulas que so comandadas pelos ressaltos de rvore de cames, uma designada por vlvula de admisso ( esquerda da demostrao), que permite a introduo no cilindro de uma mistura gasosa composta por ar e combustvel e outra designada como vlvula de escape ( direita da demostrao), que permite a expulso para a atmosfera dos gases queimados, o ciclo de funcionamento de um motor de combusto a 4 tempos o seguinte: Primeiro tempo: ADMISSO Vlvula de admisso aberta Vlvula de escape fechada. O pisto se desloca do PMS (ponto morto superior) ao PMI (ponto morto inferior) admitindo para dentro do cilindro a mistura combustvel/ar.

Segundo tempo: COMPRESSO Vlvula de admisso fechada. Vlvula de escape fechada. O pisto se desloca do PMI ao PMS, comprimindo a mistura. Antes de o pisto atingir o PMS, ocorre a fasca, dando origem combusto.

Terceiro tempo: EXPLOSO SO PAULO 2013

12

Vlvula de admisso fechada. Vlvula de escape fechada. A combusto provoca a expanso dos gases que empurram o pisto, fazendo o se deslocar do PMS ao PMI.

Quarto tempo: EXPULSO OU ESPAPE Vlvula de admisso fechada. Vlvula de escape aberta. O pisto se desloca do PMI ao PMS, empurrando para fora os gases queimados.

Aps a expulso dos gases o motor fica nas condies iniciais permitindo que o ciclo se repita.

SO PAULO 2013

13

Figura 03 Demostrao do processo mecnico Aplicaes: Veculos de passeio, pequenos veculos de carga, pequenos avies e pequenas embarcaes.

Rendimento: O ciclo segue os tempos indicados anteriormente sendo que, no 1 tempo, admite-se uma mistura ar/combustvel. A combusto iniciada no interior do cilindro por uma centelha (vela de ignio). A mistura ar/combustvel, que feita pelo carburador ou pela injeo eletrnica, preparara aproximadamente nas seguintes propores: SO PAULO 2013

14

9: 1 - 9 partes de ar para 1 parte de gasolina e 12: 1 12 partes de ar para 1 parte de lcool. O rendimento de um motor de ciclo Otto chega a 22% a 38% 2.3 CICLO MECNICO OTTO 2 TEMPOS Quando o pisto se desloca do PMI ao PMS, simultaneamente, ele comprime a mistura (combustvel + ar + leo lubrificante) que est no cilindro, e admite nova quantidade de mistura no crter. Antes do pisto, atingir o PMS ocorre fasca que da origem combusto e conseqentemente a expanso. Com a expanso, o pisto se desloca do PMS para o PMI, liberando as janelas de escape. Ao mesmo tempo ele comprime a mistura que est no crter, fazendo com que a mesma, passe para o cilindro atravs da janela de transferncia. Esta nova mistura ao entrar no cilindro auxilia na expulso dos gases queimados. OBS. Para se completar um ciclo motor de 2 tempos necessria apenas uma volta completa da rvore de manivelas. O rendimento deste motor inferior com respeito ao motor de 4 tempos, j que tem um rendimento volumtrico menor e o escape de gases menos eficaz. Tambm so mais poluentes (devido queima de leo lubrificante que misturado ao combustvel no crter durante a pr-compresso). Por outro lado, costumam dar mais potncia cerca de 70 a 90% para a mesma cilindrada, j que este faz uma exploso na cada revoluo, enquanto o motor de 4 tempos faz uma exploso pela cada 2 revolues, e conta com mais partes mveis. Aplicaes: Motocicletas, cortadores de grama, pequenas bombas, pequenos motores de popa, etc.... 3. CICLO DIESEL SO PAULO 2013

15

O Motor Diesel ou motor de ignio por compresso um motor de combusto interna inventado pelo engenheiro alemo Rudolf Diesel (1858-1913) em que a combusto se faz pelo aumento da temperatura provocado pela compresso de ar. Rodolf Diesel chegou a esse mtodo quando aperfeioava mquinas a vapor. O combustvel utilizado pelos motores diesel tem normalmente uma alta nivel de octanagem, isto , a capacidade que o combustvel tem, em resistir a altas temperaturas na cmara de combusto, sem sofrer detonao. Esses combustveis so o biodiesel, hidrocarboneto, leo vegetal, lcool e o diesel.

3.1 DIFERENAS ENTRE UM MOTOR A GASOLINA E O MOTOR DIESEL: Enquanto o motor a gasolina funciona com a taxa de compresso que varia de 8:1 a 12:1, no motor diesel esta varia de 14:1 a 25:1. Dai a robustez entre um e outro. Enquanto o motor a gasolina aspira a mistura ar/combustvel para o cilindro o motor Diesel aspira apenas ar. A ignio dos motores a gasolina se d a partir de uma faisca eltrica fornecida pela vela de ignio antes da mxima compresso na camara de combusto. J no motor Diesel ocorre combusto do combustvel pelas elevadas temperaturas (500 C a 650C) do ar comprimido na camara de combusto.

3.2 DESCRIO TERICA SO PAULO 2013

16

Figura 04 Diagrama Presso X Volume 1-2 = compresso adiabtica do ar puro aspirado antes; 2-3 = combusto em presso constante; 3-4 = expanso adiabtica; 1-4 = baixa brutal da presso. Primeira fase: compresso adiabtica O ar puro aspirado anteriormente comprimido e atinge uma temperatura suficiente para provocar a inflamao do combustvel injetado. Segunda fase: compresso isobrica No comeo da distenso, a combusto efetua-se em presso constante, quando o volume aumenta e a expanso dos gases compensa a queda de presso devida ao aumento de volume. Terceira fase: expanso adiabtica A expanso efetua-se sem troca de calor com as paredes do cilindro.

Quarta fase: baixa de presso SO PAULO 2013

17

A abertura brutal do escapamento produz uma queda rpida da presso enquanto o pisto bscula em ponto morto (volume constante).

3.3 CICLO MECNICO DIESEL 4 TEMPOS Primeiro Tempo: ADMISSO

Figura05 - Admisso Vlvula de admisso aberta, para entrada do ar; Vlvula de escape fechada; O pisto se desloca do PMS ao PMI admitindo para dentro do cilindro apenas ar.

SO PAULO 2013

18

Segundo tempo: COMPRESSO

Figura 06 - Injeo de combustvel pelo bico injetor Vlvula de admisso fechada; Vlvula de escape fechada; O pisto se desloca do PMI ao PMS, comprimindo o ar. Antes do pisto, atingir o PMS ocorre a injeo do combustvel pelo bico injetor, que se mistura com o ar, que est aquecido devido compresso, dando origem combusto.

Terceiro tempo: EXPANSO

SO PAULO 2013

19

Figura 07 - Deslocamento do pisto pela fora de expanso dos gases transformando a energia trmica em mecnica Vlvula de admisso fechada. Vlvula de escape fechada. A combusto provoca a expanso dos gases que empurram o pisto, fazendo o se deslocar do PMS ao PMI. Quarto tempo: ESCAPAMENTO

Figura08 - Resduos da combusto so eliminados atravs da vlvula de descarga Vlvula de admisso fechada. Vlvula de escape aberta. O pisto se desloca do PMI ao PMS, empurrando para fora os gases queimados. Rendimento: Motores a diesel possuem eficincia mais alta que aqueles a gasolina (ciclo de Otto). A eficincia de um motor operando nesses ciclos depende somente da taxa de SO PAULO 2013

20

compresso. Como num motor a gasolina, a amostra a ser comprimida contm tanto gasolina quanto ar, as taxas de compresso nesses motores so limitadas a valores que no produzam a ignio espontnea da mistura. Nos motores a diesel, apenas ar comprimido e o diesel injetado posteriormente no cilindro, de modo que possvel atingir taxas de compresso mais altas. Taxas de compresso tpicas de motores a diesel variam de 14:1 a 25:1, ao passo que nos equivalentes a gasolina de 8:1 a 12:1. O motor Diesel tem um rendimento mecnico excelente, normalmente entre 38% e 47%.

Aplicaes: Veculos para transporte terrestre, embarcaes de mdio e pequeno porte e instalaes industriais.

3.4 CICLO MECNICO DIESEL 2 TEMPOS

SO PAULO 2013

21

Figura 09 Demonstrao de um ciclo Diesel de 2 tempos Quando o pisto se encontra no PMI, esto abertas as janelas de admisso e a vlvula de escape. Ar empurrado para dentro do cilindro por uma bomba, chamada de bomba de lavagem, auxiliando no escapamento dos gases queimados. Fecha-se a vlvula de escape e o ar fica retido no cilindro. O pisto se desloca do PMI ao PMS comprimindo o ar e antes dele atingir o PMS ocorrem injeo do combustvel, que da origem combusto e consequentemente a expanso, deslocando o pisto do PMS para o PMI, dando incio a um novo ciclo.

Aplicaes: Navios de grande porte e instalaes estacionrias de grande porte.

SO PAULO 2013

22

4. COMPARAO DOS CICLOS Ciclo Otto X Ciclo Diesel

Figura 10 Comparao dos ciclos Caso houvesse um combustvel capaz de alcanasse com o motor Otto a mesma taxa de compresso que se pode alcanar com o motor Diesel, sem detonao, o ciclo Otto seria mais eficiente. Isto se deve ao aumento brusco de presso na exploso do combustvel, atravs da fasca, que ocorre no mesmo, aumentando assim a rea dentro da curva do ciclo, aumentando consequentemente o rendimento.

SO PAULO 2013

23

5. CICLO DE BRAYTON O ciclo Brayton um ciclo termodinmico na qual a adio de calor ocorre a presso constante, utilizado no estudo das turbinas a gs. Ele um ciclo ideal, uma aproximao dos processos trmicos que ocorrem nas turbinas a gs, descrevendo variaes de estado (presso e temperatura) dos gases. O conceito utilizado como base didtica e para anlise dos ciclos reais, que se desviam do modelo ideal, devido a limitaes tecnolgicas e fenmenos de irreversibilidade, como o atrito.

5.1 DESCRIO TERICA O ciclo se constitui de quatro etapas. Primeiramente, o ar em condio ambiente passa pelo compressor, onde ocorre compresso adiabtica e isentrpica, com aumento de temperatura e conseqente aumento de entalpia. Comprimido, o ar direcionado s cmaras, onde mistura-se com o combustvel possibilitando queima e aquecimento, presso constante. Ao sair da cmara de combusto, os gases, alta presso e temperatura, se expandem conforme passam pela turbina, idealmente sem variao de entropia. Na medida em que o fluido exerce trabalho sobre as palhetas, reduzem-se a presso e temperatura dos gases, gerando-se potncia mecnica. A potncia extrada atravs do eixo da turbina usada para acionar o compressor e eventualmente para acionar outra mquina. A quarta etapa no ocorre fisicamente, se tratando de um ciclo termodinmico aberto. Conceitualmente, esta etapa representa a transferncia de calor do fluido para o ambiente. SO PAULO 2013

24

Desta forma, mesmo se tratando de um ciclo aberto, parte da energia proveniente da combusto rejeitada sob a forma de calor, contido nos gases quentes de escape. A rejeio de calor um limite fsico, intrnseco ao funcionamento de ciclos termodinmicos, mesmo nos casos ideais, como define a segunda lei da termodinmica. A perda de ciclo ideal pode ser quantificada pela potncia proveniente do combustvel, descontando-se a potncia de acionamento do compressor e a potncia lquida. Assim, diminui-se a perda medida que se reduz a temperatura de escape e se eleva a temperatura de entrada da turbina, o que faz da resistncia, a altas temperaturas, das partes da turbina um ponto extremamente crtico na tecnologia de construo destes equipamentos. Etapas do ciclo ideal Neste modelo de ciclo, o fluido de trabalho passa pelas seguintes etapas: 1 - 2 Compresso adiabtica e isentrpica. 2 - 3 Transferncia de calor isobrica da fonte quente (cmara de

combusto). 3 - 4 Expanso adiabtica e isentrpica. 4 - 1 Transferncia de calor isobrica para a fonte fria (ambiente).

SO PAULO 2013

25

6. CONCLUSO Conclumos que cada ciclos tem sua caracterstica: O ciclo Otto tem em sua caracterstica uma combusto de ar/combustvel provocada atravs de uma fasca da vela de ignio, este ciclo tem um rendimento menor comparado ao ciclo Diesel, mas se o combustvel tiver um nvel de octanagem maior o seu rendimento aumenta devido presso existe na cmara de combusto. Seu consumo em relao ao combustvel mais caro. Este ciclo mais comum em automveis utilitrios. O ciclo Diesel tem um melhor desempenho que o ciclo Otto, pois, este tem em sua caracterstica na exploso do combustvel que realizada atravs da presso do pisto do PMI at ao PMS e da temperatura elevada, com isso causa melhor rendimento deste. Normalmente os motores de ciclo diesel so mais robustos (ex: motores de caminho) e seu consumo em combustvel mais barato. O ciclo a gs ideal o Ciclo Brayton, que composto por quatro processos reversveis que j foram citados acima. O fluido de trabalho o ar, que pode ser considerado gs perfeito. Como podemos ver estes ciclos comentados aqui so muito importantes para um bom funcionamento de automveis, navios, motocicletas dentre outros.

SO PAULO 2013

26

7. REFERNCIAS:
http://www.if.ufrgs.br/fis183/textos/maquinas/maquinas.html http://omnis.if.ufrj.br/~emoura/cursos/fit122/2010_02/programa/termodinamica/ciclos.html http://www.fisica.ufs.br/CorpoDocente/egsantana/estadistica/carnot/carnot.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_de_Carnot http://laplace.us.es/wiki/index.php/Ciclo_Otto http://www.mspc.eng.br/termo/termod0520.shtml http://pt.wikilingue.com/es/Ciclo_Otto#Efici.C3.AAncia http://omnis.if.ufrj.br/~emoura/cursos/fit122/2010_02/programa/termodinamica/ciclos.html http://www.mspc.eng.br/termo/termod0525.shtml http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Diesel_cycle#Maximum_thermal_efficiency http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_a_diesel http://www.chargernet.com.br/produtos/html_index.asp?link=produtos&tipo=mip45 http://turbobr.pbworks.com/w/page/22531746/Diferen%C3%A7as-entre-%C3%81lcool-e-Gasolina

SO PAULO 2013

Das könnte Ihnen auch gefallen