Sie sind auf Seite 1von 19

Ministrio das Crianas

Diviso Sul-Americana

um boletim auxiliar publicado pelo departamento Ministerio das Crianas da DSA para ajudar a todas as pessoas que trabalham com este ministerio, provendo-lhes afirmao e artigos relacionados com informaes, ideais para programas, trabalhos manuais, etc. e responde a perguntas de acordo com a perspectiva crist dos Adventistas do Stimo Dia.
Os artigos so traduzidos da revista Kids Ministry Idias. Publicao oficial da Associao Adventista do Ministrio das Crianas (ACMA).

TUDO PELA GRAA


Por: Patricia Fritz

Como professor(a) o que o (a) entusiasma e renova neste primeiro trimestre do ano? A alegria de ver um grupo de criana feliz? A oportunidade de ministrar a quem se ama no lar e na igreja? O otimismo renovado de que a nova aprendizagem se sobrepe ao passado?

O que me preocupa e faz-me pensar e prestar aten Este material deve ser o : Um currculo completamente novo para as classes de Rol e Jardim o mesmo que se requer de um trabalho artstico, apropriado para esta idade e um enfoque profundo sobre as verdades eternas da Bblia. No o inquieta querer absorver tudo de uma vez e partilhar com alegria o amor de Jesus a este grupo seleto?

alcanado por todas as diretoras, coordenadoras e pessoal que trabalha com o ministerio das Crianas das Unies, Associaes/Misses e Igrejas em geral.

Perguntas? Comentrios?

Sugestes? Escreva para: Miriam Berg Caixa Postal 2600 CEP 70279-970 Brasilia DF Brasil

O Elo da graa em funcionamento


Por: Noelene Johnsson

O
1.

programa do elo da graa da Escola Sabatina oferece muitas vantagens que no

devemos perder de vista. Entendo que as razes destas vantagens podem ser de grande ajuda igreja em diferentes formas, mas talvez ainda no estejamos conscientes delas. Revise as sugestes prticas que apresentamos, as mesmas que lhe ajudaro a encontrar as necessidades de sua igreja. As lies so ensinadas primeiro.

No sei se isto acontece em suas igrejas, mas geralmente a maioria das crianas da Escola Sabatina no estudam a lio em casa, portanto no sabem quase nada da lio da semana; por isso precisam ouvir a histria no sbado. H ocasies que pelo fato de j conhecerem a histria no querem ouvi-la de novo. O novo currculo Elo da Graa evita este problema ao ensinar primeiro a lio na igreja, pois assim nova para todos. Alm disso, nos colgios no so designadas tarefas antes que os professores ensinem na classe, por isso to pouco devemos faz-lo. Devemos explicar isto aos pais para que no pensem que seus filhos esto estudando uma lio atrasada. Os professores podem fazer o seguinte:

Dizer s crianas: Este sbado estudaremos a lio # 2, quando vocs forem para casa, durante a semana, tambm estudaro a lio # 2 e vejam quanto mais podem aprender das coisas que estudamos hoje. Isto pode ser repetido cada semana at que fique bem gravado nas mentes das crianas. Ponha um aviso recordando no boletim da Igreja: Pais, durante a semana as crianas devem estudar a lio que foi apresentada no Sbado. Relembre as crianas que forem sua casa e leiam a histria bblica de novo e escutem a mensagem pessoal de Deus para elas. Anime as crianas a partilharem no culto familiar as atividades que elas preparam na Escola Sabatina.

2. Motivando o estudo da lio.


Se as crianas de sua classe no estiverem estudando, o que deves fazer? Geralmente os professores respondem que os pais .... O desafio para motivar o estudo da lio requer o trabalho de todos juntos. Aqui esto os que podem ajudar e como:

O escritrio da Igreja informando no boletim as dinmicas que cada diviso est estudando durante o ms (graa, adorao, comunidade ou servio). O pastor apelando aos pais que tomem tempo cada dia para estudar com seus filhos e talvez possa mostrar aos pais como estudar as passagens bblicas, 4

perguntando o que Deus est querendo dizer-lhes atravs da histria.

O diretor pedindo que as crianas repitam o verso-ureo de memria da semana e que mostrem ou digam algo que eles aprenderam disso. princpio as crianas se esquecero de se preparar, mas se voc continuar perguntando, entusiasmando e motivando-as quando elas partilham algo, comearo a lembrar que devem estudar. Depois de algum tempo isto se tornar um hbito. O professor ajudando uma criana a estudar junto com um amigo, ou seja em casa ou usando o telefone. O professor supervisionar como esto indo ao ser perguntado o que aprenderam com seu amigo. As crianas ensinando a um amigo o verso de memria e as lies que esto aprendendo diariamente em casa. As crianas maiores podem ensinar as menores como obra missionria.

3. Faa que a lio fique gravada.


Recordem que antes usvamos um tema e depois ensinvamos a lio? E ao final da Escola Sabatina as crianas saiam sem lembrar nem o tema, nem a lio. A vantagem com o Elo da Graa que agora passamos todo o tempo em um s tema, que por sua vez a lio. Ao concluir cada atividade ou a histria, o professor relaciona tudo o que foi feito com o verso de memria, e volta a expor a mensagem do tema; ento no final da classe, as crianas sabem o que aprenderam e o versculo de memria est quase gravado pela constante repetio. Alm disso, ser mais fcil para as crianas que estiveram na classe continuar repassando o versculo de memria durante a semana. No comeo talvez os professores se perguntem se sero capazes de apresentar a lio em uma hora. Mas os professores que j fizeram o teste nos dizem que h atividades suficientes para preencher o tempo de maneira que as crianas no se cansem.

O QUE DEVEM E NO DEVEM FAZER AO SE ENSINAR O ELO DA GRAA

DEVEM
1. Dar uma olhada na lio o mais breve possvel durante a semana. Pense e ore sobre isto cada dia. 2. Entusiasmar-nos quando ler a Bblia, dizendo: Olhem o que diz a Bblia! 3. Perguntar, que luz o texto lana na atividade que eles fizeram. 4. Seguir as sugestes para uma histria interativa ou leitura bblica como sugerida no auxiliar do professor. 5. Desafiar as crianas a partilhar com outros o que aprenderam, seja com palavras ou fatos especficos. 6. Ajudar os pais a orientar seus filhos espiritualmente e partilhar com eles o amor pelas crianas.

NO DEVEM
1. Deixar para sexta noite a preparao da lio. 2. Saltar a parte do interrogatrio da leitura bblica, pensando que as crianas podem se aborrecer. 2. Ensinar na igreja a lio exatamente como est na lio, deixe que as crianas explorem algo em seus prprios lares. 3.Esquecer de mostrar s crianas as mudanas que so produzidas na segunda de manh como resultado da lio. 4. Atuar com responsabilidade visando conduzir as crianas a Jesus. 5. Assumir muitas responsabilidades para guiar as crianas a Jesus.

Construindo a Autoestima

cantante Dolly Parton nunca esqueceu o dia que todos riram dela quando era uma adolescente. Isto ocorreu durante a cerimnia de graduao do Colgio Secundrio. Os graduandos foram convidados a colocar-se de p e expor seus planos para o futuro. Eu irei universidade anunciou um dos jovenzinhos. Eu vou me casar disse uma das moas. Quando foi a vez de Dolly, ela caminhou para o microfone e disse simplesmente: Eu irei a Nashville porque quero ser artista .Todo o auditrio comeou a rir, Fiquei atordoada recorda Dolly. De algum modo, essa risada do pblico inculcou em mim uma determinao ainda maior para realizar meu sonho. Se no tivesse sido pela resposta da multido desse dia, talvez, poderia ter-me derrubado sob o peso das adversidades que estavam por vir. A resposta de Dolly a este evento vergonhoso e que resultou em um xito, um exemplo excelente de algum com uma autoestima muito alta. Uma autoestima no bom sentido ajuda a determinar o xito na vida. Isto d confiana s pessoas para atingir suas metas apesar do escrnio e a coragem para sobrepor-se na adversidade. As pessoas com uma autoestima saudvel tm uma voz interna que lhes dizem serem valiosas, contribuem com algo e fazem a diferena. Construir uma autoestima nas crianas vital, porque reflete at que ponto elas acreditam serem capazes, significantes, afortunados e dignos. Depende do nvel de autoestima que as crianas possuem para que elas cresam como Jesus em sabedoria, estatura e em graa para com Deus e os homens (Luc. 2:52). Aqu apresentamos algumas formas para construir a autoestima nas crianas: Fomente as atitudes compassivas O chamado bblico compaixo aplica-se tanto s crianas como aos adultos. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo (Glatas 6:2) Lembrai-vos dos que sofrem maus tratos, como se, com efeito, vs mesmos em pessoa fsseis os maltratados (Hebreus 13:3). As crianas com uma autoestima saudvel esto conectadas com o mundo ao seu redor. Elas so compassivas e podem ajudar os que esto feridos com sua bondade e amor. Como exemplo, temos a Christopher Harris, uma criana de 8 anos. Quando Harris chegou sua casa (depois da escola) em 1 de abril de 1996 ligou a TV para ver um partido de beisebol, de repente viu como o rbitro de 51 anos chamado John McSherry sofreu um ataque do corao a 18 metros, atrs da rea central e morreu diante de 50 torcedores apaixonados. Chris, perturbou-se ao ver como os torcedores da equipe protestavam quando o jogo foi cancelado. No outro dia em sua escola explicou sua classe o que tinha se passado, ento as crianas prepararam 23 cartas de condolncia adornadas com algum trabalho de arte. A me de Chris juntou as cartas e entregou-as no escritrio do Clube para que as entregassem famlia do Sr. McSherry. O pacote chegou s mos de Marion Doyle, noiva do rbitro, justamente no dia mais difcil como ela o chamou. Eu estava comovida e emocionada com as palavras de profunda considerao, assim se expressou.

Expresse amor e admirao. Com freqncia estamos to ocupados em proteger as crianas dos danos fsicos e em corrigir seus maus comportamentos que descuidamos expressar amor e admirao para com elas. Para corrigir este desequilbrio, permita que as crianas escrevam uma nota onde expresse amor e admirao. Minimize a crtica. Quando estava educando os meus filhos por volta dos anos de 1970, meu estilo paterno tinha sido como um sargento em exerccio Recordo Nancy Samalin, fundadora e diretora do Seminrio de Orientao para Pais em Nova Iorque. Hoje ela insiste com as pessoas a minimizar a crtica e lembra de destacar mais a parte correta que as crianas fazem que o que fazem de errado. Agora penso que no importa se espalham os brinquedos, porque as crianas aprendem com seus erros especialmente se no atacamos esses erros. Deixe que as crianas faam decises. Se queremos que nossas crianas acreditem em si mesmas, devemos primeiro demonstrar que acreditamos nelas. Deixando-as que faam suas prprias decises uma forma de demonstrar que confiamos nelas. As crianas com alta estima so aquelas a quem so dadas a oportunidade de fazer suas decises apropriadas desde o incio de suas vidas, diz o Dr. Wayne W. Dyer em seu livro What do you really want for your children. As crianas que cedo aprendem a fazer suas decises recolher suas prprias roupas, decidir o que querem comer, brincar com o que eles escolhem e serem responsveis sem colocar-se em perigo aprendem muito cedo a se amarem e sentir-se seguros do que so. Escute as crianas. A autoestima nas crianas cresce quando as pessoas escutam atentamente o que elas querem dizer. Quando uma criana fala, escutem cuidadosa e completamente. Faam perguntas acerca de suas realizaes e interesses, cheguem a ser aprendizes de suas vidas. Nunca mude o enfoque da conversao ou o assunto porque pode ferir os sentimentos e transmitir falta de interesse de sua parte. Enquanto a escuta assegure-se de:

Olhar diretamente para as criana enquanto estiver falando. Demonstrar pela expresso facial e corporal que est interessado e atento ao que ela est dizendo. Separe qualquer coisa que estiver fazendo lendo o jornal, assistindo TV. Esteja alerta aos indcios no verbais enquanto a criana est falando. Por exemplo, se voc v uma lgrima, pea mais esclarecimento do que est perturbando a criana. Transmita um sentimento de que tem bastante tempo para ouvir a criana, embora esteja muito ocupado.

Estimule a qualidade, mas no a perfeio. Esta exortao bblica um bom conselho para todos: E vs, pais, no provoqueis a vossos filhos ira,mas criai-os na disciplina e admoestao do Senhor ( Efsios 6:4). Aspersoas maduras e sbias evitaro as artimanhas da crtica spera e a demanda por 8

perfeio. Quando elas criticam fazem de maneira gentil e construtiva. Estimulam a qualidade, mas no a perfeio. Termine com todas as auto-humilhaes. As crianas facilmente se frustram e se consideram derrotadas. Estas so algumas das declaraes de fracasso comuns que as crianas fazem. No consigo fazer nada certo. Sou a pior de todas para escrever. Sou feio e no bonito como os outros. No sou bom nos esportes. Considere as declaraes onde as crianas do um indcio de algo, para que possa ajudar a elevar sua autoestima. Termine com todas essas auto humilhaes, utilize declaraes equilibradas, tais como: voc pode fazer algo daquilo que coloca em sua mente. Voc simptico, justo e correto. Voc pode pensar alto, isto um salto para crescer cada vez mais. Finalmente, pense que construir a autoestima nas crianas significa prover-lhes constantemente de boas razes e asas. As razes penetram em forma de amor incondicional. Estas razes do s crianas um sentido profundo de posse e segurana. As asas se originam na forma de independncia e de uma liberdade razovel. As asas facultam a criana para que se aventure confiantemente no mundo e possa assumir algum risco, em vez de sempre tomar o caminho seguro.

Caractersticas de uma alta e baixa autoestima


Kris Lishner um professor associado de Cuidados e Sade da Criana e Judy Myers diretora de um Centro de Msica em Spokane, Washington, estudou a autoestima nas crianas e citam as seguintes caractersticas: Crianas com autoestima... Demonstram iniciativa, independncia, curiosidade, confiana. Mostram-se orgulhosas de seus trabalhos. Confiam em suas idias. Estabelecem metas independentemente. Exploram e fazem perguntas. Iniciam suas atividades com confiana. Adaptam-se mudana ou tenso. Administram as brincadeiras e a crtica. Toleram a frustrao. Sentem-se cmodos com as transies. Descrevem-se em termos positivos. Tm uma disposio alegre. Crianas com baixa autoestima ... No demonstram iniciativa, nem independncia, nem curiosidade, nem confiana. No confiam em suas idias. No demonstram orgulho por seus trabalhos. Falta-lhes confiana para iniciar suas atividades. Ficam atrs, distanciam-se, sentam-se parte. Tm dificuldade para relacionar-se com as mudanas e tenses. Desistem facilmente quando esto frustradas. Descrevem-se em termos negativos. Demonstram um estado de nimo depressivo. Se voc descobrir uma criana que est sofrendo de baixa autoestima, fale com seus pais, seu professor ou diretor para providenciar mais adiante um encaminhamento. Tambm poder pedir ajuda de um conselheiro profissional para que ajude a criana.

Dar as boas-vindas s visitas


uma oportunidade para deixar a primeira impresso
As visitas so uma parte essencial da Escola Sabatina da Igreja. Cada visita um novo membro da classe em potencial. Inclusive os pais que j no assistem Igreja algumas vezes permitem que seus filhos assistam pelo menos a Escola Sabatina, assim eles 10

podem sentir que seus filhos esto se beneficiando nas classes e sobretudo porque eles sentem prazer em assisti-la. Se uma visita cumprimentada porta, se indicada onde deve sentar-se e depois ignorada pelo resto do tempo na classe, possvel que j no queira retornar outra vez. Sentir-se seguro e cmodo no novo ambiente geralmente a mais alta prioridade para as crianas e no tanto para os adultos. Com isto em mente, apresentamos uma lista para sua classe melhorar a meta de dar as boas-vindas s visitas.

A sala da classe fcil de utilizar? Tem cores luminosas, cartazes atraentes e chamativos? As cadeiras so cmodas e apropriadas para a idade das crianas? Esto arrumadas para que as crianas vejam distintamente a professora? H uma pessoa oficial cumprimentando e dando as boas-vindas s visitas e mostrando onde devem se sentar? Alm de cumprimentar, dar as boas-vindas e indicar um assento visita, designe um amigo para que sente ao seu lado. Se houver tempo, antes de iniciar a classe, o amigo pode mostrar a classe e falar-lhe acerca dos projetos da classe. A estrutura do programa fcil de seguir? As visitas sabem qual o tempo de cantar, escutar a histria ou de orar? As pessoas adultas podem receber um programa impresso, mas no entregue isto s crianas, porque comearo a brincar e no escutaro a professora. Tente colocar o programa em letras grandes no quadro de anncios. Se parte do programa fazer um trabalho manual ou memorizar os versculos da Bblia, fcil para as visitas unir-se e participar? No exclua as visitas de participar nos projetos da classe, s porque eles no estiveram desde o primeiro dia. Por exemplo, se voc tem prmios para os que memorizam os versculos, estimule as visitas tambm a participarem e d prmios a elas tambm, do contrrio podem sentir-se excludas. Se estiver narrando uma historia continuada (de semana em semana) faa uma breve recapitulao desde o incio, no somente para as visitas, mas tambm para ajudar a recordar os membros regulares da classe. Os cnticos cantados na classe so fceis para que as visitas tambm aprendam? Muitas crianas no lem msica tornando-se difcil unir-se em tons no familiares. Tente cantar um s estrofe dos cnticos, ou somente o coro, repetindo-os vrias vezes. Os cnticos com os movimentos das mos so divertidos e fceis para as visitas participarem. Usa crachs com os nomes das crianas? Os distintivos em papel adesivo so geis para que os professores recordem o nome das visitas, especialmente em uma classe com muitos membros. Permita que todos usem os crachs na classe, alunos e professores, assim os visitantes no se sentiro diferentes, nem sem graa de no conhecer as pessoas. Se no acostumaram a usar os distintivos com os nomes leve as visitas por toda a sala e diga seus nomes aos membros. Levar as visitas 11

frente da classe, apresent-las e pedir que digam algo, pode ser angustiante para uma criana tmida. Para tais crianas melhor envolver-se com o grupo que est frente da classe.

Faz um esforo de encontrar os pais das crianas? Se os pais recolhem seu filho na porta da sala encarregue uma professora para cumpriment-los e responder as perguntas que fizerem. Se a visita foi convidada por um membro da classe, fale com os pais do membro e demonstre interesse que a visita volte outra vez. Finalmente, tem pronto os prximos programas para entregar s visitas para que se sintam bem-vindas e desejosas de voltar? Deixe que as crianas escrevam seus nomes e endereos para que voc possa enviar um carto postal de agradecimento por sua visita, com um convite para voltar. Guarde os endereos no arquivo, para enviar um convite quando houver um programa especial.

Em resumo
Esteja segura que cada pessoa ser reconhecida e atendida no incio, durante e final da Escola Sabatina. Ningum gosta de ser convidado para sentar e ser esquecido.Tambm assegure que os pais foram cumprimentados e agradea-lhes por ter trazido seu filho (a) Escola Sabatina, estimule-os a voltar outra vez na semana seguinte.

12

Criando um Sentimento com o cntico


Aprendam os novos cnticos juntos

e voc uma diretora da classe de Rol ou de Jardim em sua igreja, pode sintonizar o sentimento de ser uma solista em meio ao caos. No s voc a nica que canta, mas Kelly decidiu devorar o coelhinho de feltro, Nat est querendo sair pela porta com o coelhinho e Betty quer trocar seu coelhinho com Kathy. Mas Kathy no est interessada em trocar, ento v e tire o coelhinho da boca de Kelly, detenha Natn para que no saia e solucione o problema de Betty e Kathy. Depois de um momento, voc consegue respirar rapidamente e continuar com Quando a mame chama, venham, venham ... ou qualquer outro cantico que est entoando. O canto uma parte integral do programa das crianas e um privilgio para as diretoras e professoras proverem msica que leve s crianas a Jesus. As crianas devem saber que o cantico tanto uma parte do culto como qualquer outra forma de religio. A repetio semanal das melodias chegaro no futuro a ser familiares, o impacto se fortalece quando os pais se UNEM ao esforo dos professores para cantar junto com as crianas. Um grande nmero de melodias familiares, tais como Q uando a mame chama tem muitos anos de uso e continuam sendo includas nos programas, mas com a tecnologia de fcil manejo de hoje, uma nova e maravilhosa msica est surgindo que enriquecer todas as formas do Ministrio das Crianas. Um novo hinrio (em Enches) tem sido editado com cnticos novos e alguns j conhecidos. Inclusive algumas melodias novas sobre a graa, assim como tambm mmicas e gestos que as crianas devem fazer ao cantar. Sendo que os pais ou as pessoas que trazem as crianas nem sempre esto familiarizadas com as melodias novas, as diretoras devem providenciar um mtodo como este para que os adultos possam aprender os cnticos e participar do coro.

13

de grande benefcio para as crianas que os pais aprendam a msica e cantem estas melodias nos cultos e em outras ocasies durante a semana. Quanto melhor for incrementado o bem-estar daqueles que trazem suas crianas de semana em semana, muito melhor ser o programa geral. Tenha sempre aberta a comunicao com os pais ou pessoas encarregadas das crianas. Desta maneira voc tambm ajudar a incrementar a linha dos futuros voluntrios para o departamento dos Ministrios das Crianas. Ensine os cnticos e cantem em Coro Tente uma ou mais destas idias: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. Prepare um programa em Power Point para usar com o computador, ou prepare transparncias. D uma folha com os cnticos aos pais quando entrarem na classe, ou Prepare caderninhos com os cnticos e coloque-os nas cadeiras dos adultos a fim de que eles participem, ou Pea a uma pessoa que escreva bem que copie a letra dos cnticos no quadro de giz. Use mmicas ou gestos para realizar a aprendizagem. Grave os cnticos em um cassete. Aprenda uma estrofe por vez. Cante a princpio lentamente. Use smbolos para o fcil reconhecimento. Destaque as frases chaves. Tenha um diapaso para dar o tom (se no tiver instrumento para acompanhar). Repita, repita, repita.

Em resumo
Felicite aqueles que cantam com voc. Fale pessoalmente com os pais ou encarregados e diga o quanto aprecia sua participao. Talvez assim eles cantem mais alto e os outros o imitem.

14

Descrio de trabalho para os voluntrios


Evitando os mal entendidos comuns

s confuses podem ser prevenidas no trabalho da igreja, mas depender de um pouco de esforo de sua parte. Os rudos e bagunas geralmente aparecem nas atividades que so organizadas relaxadamente. Isto algo que usam os voluntrios marcadamente. As confuses somam um toque de emoo vida da Igreja, pois ningum sabe o que esperam. Mas as pessoas novas postergam desempenhar um trabalho que parece demasiado aberto ou desconcertado. Por esta razo, til uma ferramenta usada comumente em organizaes formais e que mui raramente se usa com os voluntrios a descrio do trabalho ordinrio. Evite ms interpretaes Entende-se que numa descrio de trabalho expe-se s o que a pessoa pode assumir.Ali deve dizer exatamente o que a pessoa deve ou no fazer. Uma vez uma diretora disse: quero detalhar os trabalhos para as pessoas em minha igreja, mas temo que isto venha atemoriz-las. Bem, aqui est o que voc pode fazer. H trs opes: 1. Pea s pessoas que faam um trabalho e no determine no que pode implicar. 2. Pea s pessoas que faam um trabalho e confie na tradio para defini-lo. 3. Explique tudo de modo muito simples no papel. Somente a ltima lhe d um controle sobre a direo futura do progresso de sua igreja. Quando as pessoas sabem o que o trabalho envolve, provavelmente cada uma assumir mais alm da conta. Confiar no impulso da tradio lhe garante um desempenho tradicional que dificilmente o tipo de direo e qualidade que voc quer em um ministrio crescente e progressista. Por isso, os deveres mais simples, escreva-os em um papel. 15

Faa uma descrio do trabalho No o chame por este nome, somente mostre s pessoas a lista de responsabilidades e chame, por exemplo oportunidades. Assim cada um pe seu interesse onde quiser e minimiza a imagem de carga que atrai uma descrio de trabalho. As pessoas especializadas podem ajudar a fazer uma descrio de trabalho prtico para os voluntrios. So recomendados os seguintes elementos chaves:

Ttulo. Relao (a pessoa trabalha sob a direo de algum, de alguma comisso ou de um grupo de pessoas). Funo do trabalho (como se ajusta a posio no esquema geral das coisas). Responsabilidades (O que farei?) A funo dar-lhe- oportunidade de definir o fundamento para a posio e tambm apelar motivao espiritual no servio prestado. Aqui h um exemplo da apresentao de uma descrio de trabalho a um diretor da Escola Sabatina: A Escola uma estrutura primordial da Igreja local, a mesma que d instruo formal sobre a Bblia e as doutrinas de nossa f. Um programa de qualidade tem efeitos amplos na vida da Igreja. A descrio prossegue com algumas metas especficas da Escola Sabatina e uma transio aos deveres da pessoa: O diretor prov liderana administrativa nas seguintes reas... Cada descrio de servios mencionada comea com um texto bblico de Efsios 4:12, 13. Em seguida uma lista de responsabilidades (no mais que 12) e um pacto igual para todas as posies. Diz assim, com um sentido forte do chamado de Deus e um profundo desejo para servir a Ele e seu povo que agora me comprometo pessoalmente a servir com as responsabilidades antes mencionadas em ................ (mencionar a rea especfica). Tomo esta responsabilidade e esta oportunidade mui seriamente e me comprometo a cumpri-las como uma prioridade em minha vida. Aes especficas Ao definir as responsabilidades de uma posio, as pessoas com experincia que escrevem esses documentos devem se basear em verbos ativos que descrevam o funcionamento atual e no as metas. Por exemplo, as responsabilidades do Diretor da Escola Sabatina (exemplo anterior) so trs: Proteger o contedo do programa, manter o pessoal e promover a Escola Sabatina na igreja e na comunidade. Pode ser uma tentao abrigar esperanas e desejos - Promover a Escola Sabatina para registrar uma elevada assistncia, trazer crianas e adultos para que firme sua f cada semana... estes so desejos no tarefas que possam comear na prxima semana. Identifique a responsabilidade As linhas de responsabilidade definem a autoridade que a pessoa tem sob seu trabalho. Se o trabalho est sob a responsabilidade do pastor, a comisso da igreja, os ancios ou 16

os diconos, explique-o de maneira clara. Se voc define a autoridade, despertar um sentido de responsabilidade em ambos lados. Tambm pode somar outro elemento nas descries: cargo especfico ou perodo de servio. Muito raramente as pessoas vem seu trabalho voluntrio como se fosse o ltimo. Tambm devemos dizer-lhes o tempo em que o trabalho deve ser renovado, em dois anos, um ano ou nove meses. Isto ajudar a substituir e salvar o servio de nossos veteranos.

Em resumo

Entende-se que uma descrio de trabalho expe o que voc somente pode assumir.

Ao definir as responsabilidades da posio, use verbos ativos que descrevam o funcionamento atual e no as metas. Especifique quem o responsvel.

17

PROMOO DAS CRIANAS


s vezes uma deciso difcil
Por: Celeste Ferino Walker O que devemos fazer quando uma criana precisa realmente ser promovida?

esde que nascem, parece que nossos filhos esto sujeitos a exames para saber como esto. duro deixar de lado a avaliao do estado fsico do recm nascido, as provas pr-escolares e outras referncias que influem em como pensamos e sentimos acerca do progresso de nossos filhos. Esta atitude tambm se arrasta dentro da Escola Sabatina. Embora, tradicionalmente, as crianas sejam promovidas baseadas somente em sua idade, de vez em quando necessrio promover as crianas por seu avano intelectual. Tambm h crianas que deveriam ser conservadas na mesma classe. De quando em vez so feitas estas excees. A chave no deixar que outros fatores interfiram na deciso de promover uma criana antes do tempo ou em mant-las mais tempos. A idade no uma prova verdadeira de atitude e entendimento. Todas as crianas aprendem em seu prprio ritmo, mas tente aceitar aqueles que esto a um lado ou outro da linha normal, isto um desafio. Os pais sempre querem o melhor para seus filhos. Se uma criana no rene certos critrios em uma determinada idade, no significa, necessariamente, que a criana seja lenta ou atrasada em sua aprendizagem, nem to pouco pode deter as crianas que j esto mental e emocionalmente capazes de avanar e que simplesmente ainda no alcanaram a idade requerida. A maioria dos pais tm o impulso de empurrar seus filhos aos limites da habilidade, isto bom, contanto que no incorram no excesso. O apoio e o alento dos pais motivam as crianas e asseguram-lhes um teste de prova para que eles examinem suas prprias habilidades. Ao avaliar uma criana para promov-la, o professor ou a professora deve dar-se conta se a criana est desejando ser promovida ou se os pais que a esto pressionando. Isto pode ser uma situao difcil que requer muita orao e um bom trabalho de preveno. Aqui onde as regras de promoo podem ser teis. H crianas que crescem em um crculo de amigos, familiares ou irmos, e quando estes crescem, adiantam antecipadamente a criana, despertando o desejo de uma promoo prematura. Sendo difcil negar este tipo de situao, a responsabilidade do professor para com a criana. Promover uma criana por esta razo no fazer-lhe um favor, nem para criar possveis maus sentimentos entre os pais, mas porque a criana est 18

verdadeiramente pronta para ser promovida. H vrias razes, a criana, os pais , ou a professora que esto desejando a promoo? Assim como nem todas as crianas esto prontas para comear a escola na mesma idade, nem todas chegam lendo da mesma maneira ao final do primeiro grau; assim tambm acontece com as crianas na Escola Sabatina, elas podem avanar ou permanecer em suas classes. Deixe-as enfrentar a situao, h muita repetio nas classes mais avanadas e isto bom porque ajuda as crianas a aprender muito; em geral os aprendizes velozes chegam muitas vezes a se aborrecer rapidamente. Se uma criana j compreende as lies espirituais que lhe foram ensinadas e no estimulado ou desafiado com as atividades de sua classe, tempo de promov-la classe seguinte. Algumas igrejas tm regras restritas com respeito promoo e no promovem s crianas at que tenham alcanado a idade especfica para ela. No so ms regras, pois proporcionam pautas boas e slidas, mas como na maioria das regras s vezes temos que fazer excees, quando apresentada a necessidade. Cada caso deve ser julgado individualmente. Quando voc determina finalmente que a criana est pronta para ser promovida, a idade deve ser um impedimento. Se for possvel, faa as mudanas de preferncia no final do ano. Quando no for possvel, poder faz-lo no final dos trimestres, para ter um comeo natural e familiarizar-se melhor com o programa. Pode ser que os companheiros, antigos ou novos, perguntem por que uma promoo diferente do habitual, porm geralmente so os adultos os que mais causam problemas. Se lhe perguntarem o porqu disso, simplesmente explique as razes. Contanto que as crianas sejam atendidas em todas as suas necessidades, voc no ter porque preocupar-se com o restante. Com o fluxo e reflexo natural da aprendizagem, poucas crianas tero alguma vez a necessidade de passar rapidamente de uma classe para outra na Escola Sabatina, mas se a criana precisar a opo dever estar sempre disponvel..

19

Das könnte Ihnen auch gefallen