Sie sind auf Seite 1von 5

UNIVERSIDADE CATLICA DE MOAMBIQUE

Faculdade de Cincias Sociais e Politicas

Mdulo: Gesto Financeira

Aula Pratica 1 Decises e Objectivos da Funo de Gesto Financeira Respostas

Quelimane, 3 de Junho de 2013

@2013 UCM FCSP Gesto Financeira, Aula Pratica 1 - Decises e Objectivos da Funo de Gesto Financeira Pagina 1

Questes traduzidas do livro Corporate Finance de Aswath Damodaram, pgs 39-40.

1. Qual a diferena entre a maximizao do valor da empresa e da riqueza do dos accionistas? Que pressupostos que tornam os dois objectivos equivalentes? a) Valor de uma empresa VE = somatrio dos FC actualizados = valor de mercada da divida + valor de mercado do capital prprio. Riqueza dos accionistas = dividendos + Preo. Uma vez que os dividendos dependem dos fluxos de caixa e o preo das aces depende do montante dos dividendos, a maximizao do valor da empresa conduz a maximizao da riqueza dos accionistas. Assim, no h nenhuma diferena entre a maximizao do valor da empresa com a maximizao da riqueza dos accionistas. b) Os pressupostos que tornam os dois objectivos equivalentes so: (i) Os accionistas devem controlar os gestores atravs do C.A. e da A.G. para que maximizem a riqueza dos accionistas (ii) Os credores cedem fundos aos gestores porque esto protegidos por contratos de emprstimos (iii) Os mercados financeiros tomam decises racionais sobre o valor da empresa porque so fornecidos informao honesta pelos gestores (iv) Os custos sociais so incorporados na estrutura de custos da empresa. 2. Qual a diferena entre a maximizao da riqueza dos accionistas e o preo das aces? Que pressupostos que tornam os dois objectivos equivalentes? a) Riqueza dos accionistas = dividendos + Preo. A maximizao do preo das aces possvel com um bom desempenho econmico financeiro da empresa, isto bons resultados liquidos e pagamento de dividendos. Estes factores so os mesmos que maximizam a riqueza dos accionistas. Pelo que, no existe diferena entre a MRA e MPA. b) (i) (ii) (iii) (iv) 3. Ser que a maximizao do valor da empresa pode beneficiar a sociedade? A maximizao do valor da empresa pode beneficiar a sociedade se os custos sociais forem includos na estrutura de custos da empresa. 4. Em qualquer empresa, o equilbrio de poderes entre accionistas e gestores depende de factores internos e externos. Mas, alguns acontecimentos podem provocar a mudana de poderes entre gestores e accionistas ou manter o equilbrio estvel. Avalie como os seguintes acontecimentos podem alterar o equilbrio de poderes? a) A empresa decide aumentar o nmero de administradores de 11 membros para 22 e autorizar o PCA a contratar mais administradores. b) Um investidor influente consegue eleger trs dos seus candidatos para o conselho de administrao em detrimento dos candidatos do conselho de administrao. @2013 UCM FCSP Gesto Financeira, Aula Pratica 1 - Decises e Objectivos da Funo de Gesto Financeira Pagina 2

c) Uma sociedade annima com nmero de scios limitado (onde os gestores detm 40% das 100 000 aces actualmente em circulao) vai emitir 500 000 novas aces sem direito de voto. d) O governo acaba de publicar uma lei que limita aquisies hostis.

Resposta: a) Neste acontecimento os gestores da empresa passam a ter mais poderes com o alargamento do numero de membros alm da possibilidade da indicao de administradores da sua confiana. b) Verifica-se domnio da empresa por parte dos accionistas com agravante de os gestores terem perdido a eleio dos seus candidatos. c) Este acontecimento mantm o domnio da empresa por parte dos gestores. Porque os novos accionistas no tem direito de voto. d) Este acontecimento reduz as ambies dos gestores que pretendem criar imprios empresariais com o intuito de aumentar os poderes. 5. Algumas empresas recorrem frequentemente ao mercado de capitais para obter fundos e outras poucas vezes o fazem. Qual o grupo de empresas que pode fornecer informao falaciosa ao mercado? Resposta O grupo de empresas que poucas vezes recorrem ao mercado porque ainda no so totalmente conhecidas.

Problemas 1. Existe conflito de interesse entre accionistas e gestores. Teoricamente, os accionistas controlam os gestores atravs da assembleia geral e do conselho de administrao. Mas, porqu que na prtica estes mecanismos disciplinares no funcionam? Resposta: Os accionistas podem no participar nas assembleias gerais ou serem facultados informao suficiente de controlarem os gestores nomeados. Alm disso, o direito comercial confere aos gestores poderes de deciso caso haja impasse na assembleia geral. Geralmente os membros do conselho de administrao so nomeados por gestores em exerccio, porque muitos accionistas possuem poucas aces e no tm competncias ou informao para colocar questes complexas aos gestores em exerccio.

@2013 UCM FCSP Gesto Financeira, Aula Pratica 1 - Decises e Objectivos da Funo de Gesto Financeira Pagina 3

2. Os accionistas podem retirar a riqueza dos credores atravs de vrias aces. Como as seguintes aces dos accionistas retiram a riqueza dos credores? Como os credores podem proteger-se contra estas aces? a) Um aumento de dividendos b) Recompra alavancada de aces c) Aquisio de uma empresa em risco Resposta a) O aumento de dividendos reduz o auto-financiamento da empresa. Se a empresa tiver projectos em carteira com um VAL positivo, ter que recorrer a banca, agravando assim o seu risco financeiro. Isto, significa sustentar altos dividendos a custo do capital alheio. b) A recompra alavancada das aces significa que a empresa contrai dividas para comprar as suas aces no mercado bolsista para induzir a procura e elevar o seu preo. Esta uma forma de transferir a riqueza dos credores para os accionistas. Aquisio de uma empresa em risco feita com a expectativa de impor uma boa gesto para a sua rendibilidade. A sua rendibilidade pode aumentar a riqueza dos accionistas. Mas a compra de empresas problemticas pode reduzir a capacidade financeira da empresa de pagar os seus encargos financeiros e dividas contradas. Isto pode atrasar ou anular o pagamento destas obrigaes financeiras com terceiros. Resposta Os Credores podem proteger-se destas aces impondo clausulas restritivas nos contratos de emprstimos.

3. A maximizao dos preos das aces no faz sentido porque os investidores preocupam-se com retornos a curto prazo e no pelas consequncias a longo prazo. Comente. 4. Nos ltimos anos, os gestores tm sido oferecidos grandes pacotes optativos concedendo-lhes o direito de adquirir aces a um preo fixo (pr-determinado). Ser que estes esquemas de compensao tornam os gestores mais responsveis para os accionistas? Porqu? Ou porqu no? Ser que os credores podem ser afectados por estes esquemas de compensao?

5. Na Alemanha, muitas das vezes, os grandes bancos so credores e accionistas ao mesmo tempo. Por exemplo, o Banco Deutsche o maior accionista da DaimlerChrysler, bem como o seu maior credor. Que potenciais conflitos se podem criar com esta dualidade de posies?

@2013 UCM FCSP Gesto Financeira, Aula Pratica 1 - Decises e Objectivos da Funo de Gesto Financeira Pagina 4

6. Costuma-se dizer que os gestores, quando so solicitados a maximizar o preo das aces, devem decidir entre responsabilidade social e responsabilidade puramente financeira? Concordas? Podes citar um exemplo em que a responsabilidade social coabita com a maximizao do valor. Resposta. Depende de duas coisas: a) O tamanho da empresa b) O estado o accionista maioritrio No primeiro caso, se o tamanho da empresa for grande claro que ignorar a responsabilidade social pode prejudicar o preo das aces por causa do boicote dos consumidores. No segundo caso, a questo da responsabilidade social alinha-se com os objectivos dos accionistas uma vez que o accionista maioritrio prprio estado e por via do escrutnio popular forado suportar os custos sociais. Por ultimo, se existir uma lei de responsabilidade social, as empresas tero que ser socialmente responsveis, caso contrario os custos legais sero maiores que os sociais.

7. Vamos assumir que tu estas a assessorar uma empresa Moambicana em matrias de finanas empresariais e que tu no acreditas que o mercado moambicano de aces no eficiente. Recomendarias a maximizao do preo das aces como objectivo? Caso no, o que recomendarias?

@2013 UCM FCSP Gesto Financeira, Aula Pratica 1 - Decises e Objectivos da Funo de Gesto Financeira Pagina 5

Das könnte Ihnen auch gefallen