Sie sind auf Seite 1von 51

Curso de Treinamento CAM Verso NX.7.

5
Mdulo 1 - Introduo ao Sistema Unigraphics NX 7.5 - Mdulo CAM
Editores: Prof. Dr.-Ing. Klaus Schtzer Prof. Dr. Andr Lus Helleno Prof. MSc. Renato L. Garrido Monaro

Laboratrio de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura Faculdade de Engenharia Arquitetura e Urbanismo Universidade Metodista de Piracicaba

1 Noes Bsicas
1.1 Interface do Usurio

Se voc usa o Microsoft Windows voc achar a interface do Sistema Unigraphics NX 7.5 confortvel e familiar. Sua interface contm uma Barra de Menu (Menu Bar), Barras de Ferramentas (Toolbars), Opes de Acesso Rpido e campos de interao com o usurio (Cue Line e Status Line), que tornam fcil o acesso a comandos e ajustes de opes. A Figura 1.1 ilustra a interface do sistema Unigraphics NX 7.5.

Figura 1.1: Interface do Unigraphics NX 3.

1.1.1 Barra de Menu A Barra de Menu (Menu Bar) do Unigraphics NX 7.5 contm os mesmos menus da maioria das outras aplicaes Windows. Quando voc clicar sobre algum nome do menu, o software apresenta menus pull down associados que permitem o acesso a reas especficas para o ambiente que voc escolheu para trabalhar.

2 Para selecionar um comando do menu, apenas clique em cima dele. Os comandos que esto disponveis para uso so mostrados com texto escuro, enquanto que os no ativos so mostrados de forma apagada. As opes do menu pull down que estiverem apagadas, no esto disponveis. Setas direita da lista pull down indicam que h outras opes em cascata disponveis. Estes recursos podem ser observados na Figura 1.2, onde os comandos Cut, Copy, Paste e Paste Special no esto disponveis e so mostrados como uma sombra mais clara do que os comandos disponveis. Os comandos Undo List, Selection e Blank apresentam outras opes em cascata e so mostrados com uma seta direita.

Figura 1.2: Interface da barra de Menu.

1.1.2 Barra de Ferramenta A Barra de Ferramenta (Toolbar) utilizada para agilizar o acesso maioria dos recursos disponveis no sistema. Para isso, a Barra de Ferramenta distribuda em grupos lgicos de recursos que so exibidos atravs de cones.

3 A exibio de cada uma das Barras de Ferramentas, bem como de cada um dos respectivos elementos personalizada pelo usurio. Este controle pode ser realizado atravs dos seguintes procedimentos: Selecionar no menu principal as opes Tools + Customize ou; Selecionar no menu principal as opes View + Toolbars ou; Usar o terceiro boto do mouse na janela do Unigraphics NX 7.5, fora da rea de trabalho. Para ativar ou desativar a exibio de uma barra de ferramenta, basta respectivamente, marcar ou desmarcar a caixa de seleo prxima ao nome da barra de ferramenta, conforme ilustrado na Figura 1.3.

Figura 1.3: Configurao da exibio da barra de ferramentas.

Para ativar ou desativar a exibio de um elemento na barra de ferramenta, escolha a guia Commands, conforme ilustrado na Figura 1.4. Na coluna da esquerda esto os nomes de cada barra de ferramenta existente. Selecionando a barra desejada, estaro disponveis na coluna da direita os cones relacionados quela determinada barra. Para que o cone seja exibido, clique sobre o cone desejado e arraste-o para um local na barra de ferramenta j existente.

Figura 1.4: Configurao da exibio de um elemento da barra de ferramenta.

1.1.3 Cue/Status Line A Cue Line e a Status line so exibidas na parte inferior da janela principal do aplicativo. A Cue Line tem como objetivo solicitar a interveno do usurio. J a Status line tem a finalidade de fornecer ao usurio informaes sobre a atividade do sistema. 1.1.4 Interface com o mouse O mouse pode ser usado para executar vrios tipos de ao, de acordo com a colocao e a posio dentro do ambiente Unigraphics NX 7.5. Para melhor descrever essas aes os botes do mouse so referidos como primeiro, segundo e terceiro, partindo da esquerda para a direita., conforme ilustrados na Figura 1.5.

Figura 1.5: Configurao dos botes do mouse.

O quadro a seguir mostra as vrias aes que podem ser executadas pelo mouse.

BOTO DO MOUSE
Primeiro boto do mouse MB1 Segundo boto do Mouse (Scroll Button) MB2 Terceiro boto do mouse MB3 na rea de trabalho Cursor do mouse sobre cone ou opo de menu em uma caixa de dilogo

AO
Seleciona ou arrasta objetos OK Exibe menu pop-up Exibe a descrio do cone ou a opo da guia

Conforme mencionado no quadro anterior, quando o cursor do mouse esta na rea de trabalho e o seu terceiro boto pressionado (MB3), o menu pop-up mostrado a seguir exibido. Este menu oferece um atalho a vrias funes freqentemente utilizadas, conforme ilustrado na Figura 1.6.

Figura 1.6: Menu pop-up.

O resumo das opes do menu pop-up descrito no quadro abaixo. OPO


Refresh Fit Zoom Rotate Pan True Shading Rendering Style

DESCRIO
Atualiza toda a janela de exibio de grficos e apaga objetos de exibio temporria. Ajusta toda a pea rea de trabalho. Modifica a escala de viso atravs de um retngulo especificado pelo usurio. Executa o comando de rotao da pea na rea de trabalho.. Movimenta a pea longitudinalmente na rea de trabalho. Especifica o mtodo de sombreamento no qual o modelo slido exibido Define o tipo de visualizao da pea a ser exibida na rea de trabalho. Re-exibe a viso atual em uma orientao de viso pr-estabelecida pelo sistema. Define um ponto a ser utilizado como referncia ao comando de rotao. Reverte o efeito da ltima operao individual executada. Qualquer operao de edio executada antes da ltima no ser afetada pela opo Undo.

Orient View Set Rotate Point Undo

7 1.2 Descrio dos Comandos Bsicos

1.2.1 Comandos de Gerenciamento de Arquivos Os cones New, Open e Save, demonstrado na Figura 1.7 so comandos do ambiente Microsoft Windows e permitem o gerenciamento dos arquivos no Unigraphics NX 7.5.

Figura 1.7: cones dos comando bsicos.

New: Este comando permite a criao de um novo arquivo dentro do ambiente Unigraphics NX 7.5 e diferentemente de outros softwares, as informaes do arquivo como nome e caminho do diretrio a ser gravado devem ser fornecidas no momento da criao do arquivo. O acesso a este comando pode ser efetuado das seguintes formas: Selecionar no menu principal as opes File + New ou; Selecionar na barra de ferramenta Standard o cone New .

A caixa de dilogos New Part File exibida conforme mostrado na Figura 1.8, assim como os passos a serem seguidos para a criao de um arquivo novo.

Figura 1.8: Caixa de dilogo New Part File.

Open: Este comando permite abrir um arquivo j existente dentro do ambiente Unigraphics NX 7.5. O acesso a este comando pode ser efetuado das seguintes formas: Selecionar no menu principal as opes File + Open; Selecionar na barra de ferramenta Standard o cone Open .

A caixa de dilogos Open Part File exibida conforme mostrado na Figura 1.9, assim como os passos a serem seguidos para abrir um arquivo existente.

Figura 1.9: Caixa de dilogo Open Part File.

Observe que na caixa de dilogos Open Part File no h a opo de escolher a unidade de medida do arquivo. Esta informao foi determinada na criao do arquivo e no pode ser modificada ao longo do processo. Caso o arquivo existente no faa parte dos tipos de arquivos reconhecidos pelo Unigraphics NX 7.5, este deve ser convertido em um formato neutro atravs de normas de converso de dados e importados como um arquivo novo. A importao de um arquivo realizada na Barra de Menu atravs dos comandos File + Import. Os tipos de arquivos que o Unigraphics permite importar so demonstrados na Figura 1.10.

10

Figura 1.10: Tipos de formatos neutros do UNIGRAPHICS.

Save: Este comando permite salvar o arquivo ativo na rea de trabalho. O acesso a este comando pode ser efetuado das seguintes formas: Selecionar no menu principal as opes File + Save; Selecionar na barra de ferramenta Standard o cone Save .

Como as informaes do arquivo foram fornecidas durante sua criao, este comando apenas salvar o arquivo, no tendo assim caixa de dilogo. Save as: Este comando permite salvar o arquivo ativo na rea de trabalho com um nome diferente. O acesso a este comando feito no menu principal, atravs das opes File + Save as. No existe um cone de atalho para este comando. A caixa de dilogos Save Part File As exibida conforme mostrado na Figura 1.11, assim como os passos a serem seguidos para salvar um arquivo com um nome diferente.

11

Figura 1.11: Caixa de dilogo Save Part File As.

1.2.2 Comandos de Visualizao Estes comandos permitem manipular a pea na rea de trabalho, assim como alterar o seu tipo de representao do modelo geomtrico. O acesso a estes comandos pode ser realizado atravs dos cones da barra de ferramenta View, conforme mostrado na Figura 1.12, ou pelo menu principal, atravs das opes View + Operation.

Figura 1.12: Barra de Ferramentas View.

12 Zoom :Permite voc clicar e desenhar um retngulo que define a janela de visualizao. O que est dentro do retngulo ser exibido na tela. usado tipicamente para aproximar uma regio pequena do desenho. Zoom In/Out : Permite voc afastar ou aproximar a vista com um nico clique do mouse. Esta ao executada atravs da movimentao do mouse para frente e para trs. Fit : Faz com que todo o desenho seja exibido na rea de trabalho. Este comando normalmente executado depois do comando Zoom. O comando Fit permite que todo o desenho fique visvel depois da aproximao de uma regio. Pan : Permite mover a pea na rea de trabalho. Isto feito posicionando o mouse sobre a pea, acionar o boto esquerdo (MB1) e mant-lo acionado. Ento mova o mouse a uma nova posio e solte o boto. Ir parecer que a pea moveu dentro da rea de trabalho, mas realmente a rea de trabalho visvel que se moveu. Rotate : Rotaciona a pea na rea de trabalho. Isto feito posicionando o mouse sobre a pea, acionar o boto esquerdo (MB1) e mant-lo acionado. Ento mova o mouse de acordo com a posio desejada da pea e solte o boto. View Orientation : Permite selecionar uma vista para a melhor visualizao da pea, atravs da caixa de dilogo demonstrada na Figura 1.13.

Figura 1.13: Caixa de dilogo do View Operation.

Shade : Altera o tipo da representao da pea para uma representao sombreada. Wireframe linha. : Altera o tipo da representao da pea para uma representao de

13 Visible : Permite a escolha do mtodo de visualizao das linhas de contorno da pea quando a opo Wireframe est ativa. Face Edges : Permite a visualizao das linhas de contorno da pea quando a opo Shade est ativa. Perspective : Permite a troca entre uma vista em perspectiva paralela para uma vista em perspectiva real de um modelo. usado para proporcionar uma melhor aparncia 3D para um modelo. 1.2.3 Comandos de Seleo Estes comandos permitem a seleo de um objeto para modificao ou extrao de seus dados. O acesso a estes comandos pode ser realizado atravs dos cones da barra de ferramenta Selection, conforme mostrado na Figura 1.14.

Figura 1.14: cones da barra de ferramentas Selection.

Para a seleo de um objeto, o usurio pode escolher entre diversas categorias de objetos, como por exemplo: General objects, Features e Components. As opes restantes da barra de ferramenta devem ser usadas para restringir ainda mais a seleo de objetos. Assim que um objeto for selecionado, o terceiro boto do mouse (MB3) pode ser usado para selecionar uma opo disponvel para este objeto. Alm disso, quando voc for selecionar um objeto localizado prximo a outro objeto, voc pode usar a Barra de Ferramentas do QuickPick, conforme na Figura 1.15. Mova o cursor do mouse sobre os objetos e pare. Quando trs pontos (reticncias) aparecerem ao lado do cursor do mouse, clique com o boto direito do mouse para exibir a barra de ferramentas do QuickPick. Com o movimento do cursor do mouse sobre cada boto desta Barra de Ferramentas, os objetos que voc pode selecionar com o QuickPick so destacados. Para selecionar um elemento destacado, clique no nmero correspondente da Barra de Ferramentas.

14

Figura 1.15: Exemplo do recurso QuickPick.

1.3

Introduo ao Unigraphics NX 7.5 - Mdulo CAM

O conceito de manufatura utilizado pelo Unigraphics NX 7.5, desde a introduo ao seu ambiente de trabalho at a elaborao do programa NC e o relatrio do processo esta baseado na seguinte seqncia: Select Machining Environment; Analyze/Create Geometry; Create/Modify Parent Groups; Create/Modify Operation Generate Tool Path Verify Post process Shop Documentation Esta seqncia tambm pode ser observada no fluxograma do processo de manufatura, ilustrada na Figura 1.16.

15

Figura 1.16: Fluxograma das etapas da manufatura no Unigraphics NX 7.5 - Mdulo CAM.

1.3.1 Select Machining Environment Ao iniciar o sistema Unigraphics NX 7.5 - Mdulo CAM, o usurio dever especificar a sesso e o modulo do sistema que deseja trabalhar, conforme ilustrado na Figura 1.17.

16

Figura 1.17: Caixa de dilogo Machine Environment.

O nmero de opes de sesso e mdulo do sistema depende diretamente da licena do usurio. 1.3.2 Analyze/Create Geometry Esta etapa consiste na concepo do modelo geomtrico tridimensional do produto. Este arquivo poder ser inserido no ambiente Unigraphics NX 7.5 - Mdulo CAM diretamente atravs do comando Open, ou atravs da importao deste arquivo em algum formato aceito pelo sistema. A importao feita na Barra de Menu atravs dos comandos File + Import. 1.3.3 Create/Modify Parent Groups responsvel pela criao e modificao de Grupos de origem que contm informaes a serem utilizadas por todas as fases seguintes do processo de manufatura. No Unigraphics NX 7.5 - Mdulo CAM, o grupo de origem formado por quatro subgrupos, sendo que cada um apresenta informaes especficas para o processo de manufatura, conforme indicado na tabela a seguir.

17
Grupos de Origem (Parent Group) Programa (Program) Ferramenta (Tool) Geometria (Geometry) Mtodo (Method) Informaes para o Processo de Manufatura Nome do programa; Tipo do programa, etc. Tipo da Ferramenta, Dimenses, Posio no magazine, etc. Geometria do produto, Geometria da matria prima, plano de segurana, etc. Quantidade de sobremetal, Avanos e Velocidades de usinagem, Tolerncia da trajetria da ferramenta, etc.

1.3.4 Create/Modify Operation responsvel pela criao e modificao de operaes de usinagem. Nesta etapa so especificados o tipo da operao e sua estratgia de usinagem. O nmero de opes do tipo da operao no Sistema Unigraphics NX 7.5 - Mdulo CAM depende diretamente da licena do usurio. 1.3.5 Generate Tool Nesta etapa, o usurio ir gerar a trajetria da ferramenta das operaes especificadas. Para isto, o sistema ir utilizar as informaes contidas no grupo de origem (Parent Group). Por enquanto, esta trajetria da ferramenta representada numa linguagem interna do sistema CAM (Cutter Location File). 1.3.6 Verify Aps a gerao da trajetria da ferramenta possvel executar sua simulao. Esta simulao pode ser realizada de forma dinmica (simulando a remoo de material) ou simplesmente atravs de linha que representam a trajetria da ferramenta. 1.3.7 Post process responsvel pela gerao do programa NC, ou seja, a trajetria da ferramenta em linguagem de mquina (CNC) para o comando numrico selecionado.

18 1.3.8 Shop Documentation responsvel pela gerao do Relatrio de Processo, no qual o usurio fornece as principais informaes da manufatura do produto. Estas informaes sero de extrema importncia para as fases seguintes do processo de manufatura. 1.4 Operation Navigator

O Operation Navigator responsvel pela manipulao e visualizao de todos os parmetros relacionados com as operaes de usinagem (Operation e o Parent Group) no ambiente do Unigraphics NX 7.5 - Mdulo CAM. A visualizao destes parmetros pode ser realizada atravs de quatro formas diferentes: Program Order View: Visualiza os parmetros relacionados com programa NC Machine Tool View: Visualiza os parmetros relacionados com a ferramenta de corte. Geometry View: Visualiza os parmetros relacionados com a geometria do produto Machining Method View: Visualiza os parmetros relacionados com o mtodo de usinagem. A seleo das diferentes opes feita com auxlio da Toolbar: Operation Navigator (Figura 1.18).

Figura 1.18: Toolbar: Operation Navigator

Para acessar a visualizao do Operation Navigator proceder da seguinte forma: Acessar nas opes de acesso rpido, o cone Operation navigator ;

Observe que a visualizao dos objetos somente ficar ativa enquanto o mouse estiver sobre esta rea de visualizao. Caso queira deixar ativa por mais tempo a visualizao do Operation navigator proceder da seguinte forma:

19 Ativar atravs do mouse (MB1), a trava de visualizao, conforme ilustrado na Figura 1.19.

Figura 1.19: Trava de Visualizao do Operation Navigator.

Para posicionar livremente a visualizao do Operation Navigator sobre a rea de trabalho, proceder da seguinte forma: Posicionar o mouse no cone Operation Navigator Acionar o boto direito do mouse (MB3); Acessar a funo Undock; Com o mouse (MB1), clicar sobre o nome Operation Navigator (manter acionado o mouse); Arrastar a janela de visualizao para posio desejada e soltar o boto do mouse. As formas de visualizao podem ser vistas atravs da janela Operation Navigator, como mostra a Figura 1.20. ;

20

Figura 1.20: Formas de Visualizao do Operation Navigator.

Nota-se que o Operation Navigator organiza os parmetros atravs da estrutura de rvore, o que possibilita uma fcil interpretao de suas interdependncias. Alm disso, cada objeto apresenta um smbolo de status, a fim de mostrar ao usurio de forma simples a situao atual de cada objeto. Para isto existem trs smbolos de status: Complete, Regenerate e Repost, conforme ilustrado a seguir: indica o status Complete, ou seja, que este objeto j passou por todas as etapas para a gerao da manufatura do produto, desde os parmetros de operao at a gerao do Programa NC (Ps-Processador); indica o status Regenerate, ou seja, falta para este objeto a gerao do caminho da ferramenta;

21 indica o status Repost, ou seja, falta para este objeto a gerao do Programa NC (Ps-Processador);

Observe que apesar de possuir quatro tipos de visualizao, o Operation Navigator visualiza apenas um de cada vez. O tipo de visualizao ativo definido pelo usurio atravs da barra de ferramenta Operation Navigator, conforme ilustrado na Figura 1.21.

Figura 1.21: Opo de visualizao do Operation Navigator.

Cada tipo de visualizao do Operation Navigator permite ao usurio configurar as colunas de informaes conforme a sua necessidade. Para configurar as colunas de informaes, o usurio deve proceder da seguinte forma: Posicionar o mouse sobre a janela de visualizao; Acionar o boto direito do mouse (MB3), aparecer a janela conforme ilustrado na Figura 1.22

22

Figura 1.22: Caixa de dilogo do Operation Navigator

Selecionar a opo Properties Selecionar a opo Columns (1), conforme ilustrado na Figura 1.23. Selecionar o tipo de visualizao (2) Habilitar e desabilitar as colunas de informao, conforme o desejado (3). Acionar OK (4)

23

Figura 1.23: Caixa de dilogo Columns do Operation Navigator.

Alm da funo de visualizao, o Operation Navigator permite acessar as funes de manipulao de um objeto especifico. Para isto deve-se proceder da seguinte forma: Posicionar o mouse sobre o objeto a ser manipulado; Acionar o boto direito do mouse (MB3) Selecionar a opo desejada, conforme ilustrado na Figura 1.24.

24

Figura 1.24: Funes de manipulao do Operation Navigator

A manipulao dos parmetros pode ser feita atravs das seguintes funes: Edit: Permite a edio e manipulao dos objetos do Parent Group ou do Operation; Cut: Permite cortar um objeto do Parent Group ou do Operation; Copy: Permite copiar um objeto do Parent Group ou do Operation; Paste: Permite colar um objeto que foi copiado ou cortado do Parent Group ou do Operation; Delete: Permite apagar um objeto do Parent Group ou do Operation; Rename: Permite renomear um objeto do Parent Group ou do Operation; Generate: Permite gerar a operao desejada; Replay: Permite refazer uma operao j realizada; Insert: Permite inserir um novo objeto no Parent Group ou at mesmo inserir um novo Parent Group;

25 Object: Permite alterar alguns parmetros dos objetos; Toolpath: Permite manipular e verificar o caminho da ferramenta; Workpiece: Permite visualizar a geometria de trabalho; Information: Permite visualizar as informaes sobre o objeto desejado; Properties: Permite visualizar as propriedades sobre o objeto desejado. 1.5 Visualizao (Toolpath Visualization)

O mdulo de visualizao do UG CAM NX 7.5 possibilita ao usurio visualizar a trajetria da ferramenta e mostrar de forma dinmica a remoo do material de qualquer operao de usinagem. Este recurso extremamente importante para a verificao da operao de usinagem. O acesso a este recurso realizado atravs do seguinte procedimento: Selecionar a operao de usinagem a ser visualizada e atravs do boto direito do mouse (MB3), selecionar as opes Toolpath + Verify, conforme ilustrado na Figura 1.25:

Figura 1.25: Caminho para Toolpath Visualization

26 Conforme pode ser visto na Figura 1.26, existem 3 tipos de visualizao.

Figura 1.26: Tipos de visualizao

Replay: Visualiza a ferramenta e/ou o conjunto suporte + ferramenta percorrendo o caminho da ferramenta. (Neste mtodo, o caminho da ferramenta representado por linhas). 3D Dynamic: Visualiza a ferramenta e/ou o conjunto suporte + ferramenta movendo ao longo da trajetria da ferramenta e removendo o material. Esta opo permite que o usurio interaja durante a simulao atravs de comandos como Zoom ou Rotate. 2D Dynamic: Visualiza a ferramenta e/ou o conjunto suporte + ferramenta movendo ao longo da trajetria da ferramenta e removendo o material. Esta opo no permite que o usurio interaja durante a simulao. A simulao realizada na vista inicial deixada pelo usurio. 1.5.1 Replay Este mtodo de visualizao resulta no mtodo mais rpido para a verificao da trajetria da ferramenta. Dentre suas opes, destacam-se: Visualizao de um ou mltiplos caminhos da ferramenta; Visualizao por nveis de corte (by cut levels); Visualizao da ferramenta ou conjunto suporte+ferramenta. A Figura 1.27 ilustra as opes do mtodo de visualizao Replay.

27

Figura 1.27: Opes do mtodo de visualizao Replay.

1.5.2 Dynamic Existem duas formas de representao dinmica no Unigraphics NX 3, que so: 3D Dynamic e 2D Dynamic. A principal diferena entre elas que no mtodo de visualizao 3D Dynamic o usurio tem a possibilidade de executar movimentos como Zoom, Pan e Rotate durante a simulao da usinagem. A Visualizao dinmica ir representar a operao de usinagem atravs do movimento da ferramenta com remoo de material. Alm de ser o mtodo de visualizao mais confivel para a verificao de usinagem, este mtodo pode tambm ser utilizado para a gerao de um modelo "facetado" do produto a partir de uma etapa do processo In Process Workpiece (IPW).

28 A Figura 1.28 ilustra as opes do mtodo de visualizao 3D Dynamic:

Figura 1.28: Opes do mtodo de visualizao 3D Dynamic.

A Figura 1.29 ilustra as opes do mtodo de visualizao 2D Dynamic:

29

Figura 1.29: Opes do mtodo de visualizao 2D Dynamic.

30

Atividade 1: Introduo ao Operation Navigator


Objetivo: Familiarizar os usurios nas funes de visualizao e manipulao dos parmetros de manufatura no Operation Navigator. Passo 1: Abrir o arquivo e acessar o mdulo CAM Abrir o arquivo Atividade_01_CAM.prt localizado na pasta UG_CAM_NX;

Na Barra de Menu, acessar Start + Manufacturing; Passo 2: Acessar o Operation Navigator Acessar nas opes de acesso rpido, o cone Operation Navigator ;

Observe que a visualizao dos objetos somente ficar ativa enquanto o mouse estiver sobre esta rea de visualizao. Caso queira deixa ativa por mais tempo a visualizao do Operation navigator proceder da seguinte forma: Acionar com o mouse (MB1), a trava de visualizao;

31

Ou para posicionar livremente a visualizao do Operation Navigator sobre a rea de trabalho, proceder da seguinte maneira: Posicionar o mouse no cone Operation Navigator Acionar o boto direito do mouse (MB3); Acessar a funo Undock; Com o mouse (MB1), clicar sobre o nome Operation Navigator (manter acionado o mouse); Arrastar a janela de visualizao para posio desejada e soltar o boto do mouse. Passo 3: Alterar o tipo de visualizao do Operation Navigator Como o Operation Navigator apresenta os tipos de visualizao individualmente, o usurio deve selecionar o tipo de visualizao conforme a Barra de Ferramenta Operation Navigator. Selecionar o cone desejado na Barra de Ferramenta Operation Navigator, conforme ilustrado a seguir; ;

Observar que as informaes ilustradas na janela de visualizao Operation Navigator variam conforme o tipo de visualizao selecionado.

32 Passo 4: Copiar e Colar Operaes Selecionar na Barra de Ferramenta Operation Navigator o cone Program Order View ;

Selecionar a operao CONTOUR_AREA1 e atravs do boto MB3 do mouse, selecionar a opo COPY, conforme ilustrado a seguir;

Selecionar a operao CONTOUR_AREA1 e atravs do boto MB3 do mouse, selecionar a opo PASTE, conforme ilustrado a seguir;

33

Observe que uma cpia da operao CONTOUR_AREA1 foi inserida aps a operao CONTOUR_AREA1. Esta nova operao criada com o status Regenerate, ou seja, a trajetria da ferramenta foi removida em decorrncia da alterao de parmetros.

34

Aps a alterao dos parmetros desta operao, o novo caminho da ferramenta dever ser gerado selecionando a operao CONTOUR_AREA1_COPY e atravs do boto MB3 do mouse, selecionar a opo Generate, conforme ilustrado a seguir;

Selecionar OK na janela Tool Path Generation; Passo 5: Gerando o caminho da ferramenta Selecionar na Barra de Ferramenta Operation Navigator o cone Machine

Tool View

35 Observe que a janela de visualizao do Operation Navigator alterou-se, mostrando agora informaes sobre as ferramentas utilizadas na manufatura, conforme ilustrado a seguir.

O sinal + indica que as ferramentas esto sendo utilizadas por uma ou mais operaes. Selecionar o sinal de + das ferramentas e verificar as operaes que esto utilizando cada ferramenta, conforme ilustrado a seguir.

Observe que a operao CONTOUR_AREA1_COPY esta sendo executada pela ferramenta FRESA_ESFERA_10MM. Selecionar, atravs do boto MB1 do mouse a operao CONTOUR_AREA1_COPY e arrastar para a ferramenta FRESA_ESFERA_6MM, conforme ilustrado a seguir;

36

Observe que a operao CONTOUR_AREA1_COPY esta sendo executada agora pela ferramenta FRESA_ESFERA_6MM. Selecionar a operao CONTOUR_AREA1_COPY e atravs do boto MB3 do mouse, selecionar a opo GENERATE, conforme ilustrado a seguir;

Selecionar OK na janela Tool Path Generation;

37 Observe, na figura a seguir, que o novo caminho da ferramenta ser gerado usando agora a ferramenta FRESA_ESFERA_6MM e o status da ferramenta ser alterado para Repost, indicando que a trajetria da ferramenta j foi calculada, mas ainda no foi gerado o Programa NC.

A trajetria da ferramenta ser visualizada graficamente, conforme ilustrado a seguir.

38

Atividade 2: Utilizando a Visualizao "Replay"


Objetivo: Nesta atividade o usurio conhecer os botes de visualizao: Passo a Passo (Single Step), Iniciar (Play) e Prxima operao (Next Operation). Estes botes so encontrados em todos os mtodos de visualizao. Passo 1: Abrir o arquivo Abrir o arquivo Atividade_02_CAM.prt localizado na pasta UG_CAM_NX;

Na Barra de Menu, acessar Start + Manufacturing. Passo 2: Acessar o Operation Navigator Acessar nas opes de acesso rpido, o cone Operation Navegador ;

Selecionar na Barra de Ferramenta Operation Navigator o cone Program

Order View

Passo 3: Acessar o Mdulo de Visualizao Replay Selecionar a operao Program; Selecionar na Barra de Ferramenta Manufacturing Operations o cone Verify

Toolpath

ou;

39 Atravs do boto esquerdo do mouse (MB3), selecionar as opes Toolpath + Verify.

Observe que neste momento ser visualizado o caminho da ferramenta da primeira operao pertencente ao grupo Program, sendo que o nome desta operao ser visualizado em vermelho, conforme ilustrado a seguir:

40 Dentro da janela Tool Path Visualization existem vrios botes de visualizao, sendo que cada um deles apresenta diferentes mtodos de visualizao, conforme ilustrado a seguir:

Passo 4: Utilizar o Boto Forward to Next Operation Selecionar o boto de Visualizao Forward to Next Operation Observe que neste momento ser visualizado o caminho da ferramenta da segunda operao pertencente ao grupo Program, sendo que o nome desta operao ser visualizado em vermelho. Passo 5: Controlar a Velocidade da Animao Mover o cursor da opo Animation Speed para o valor 8, conforme ilustrado a seguir.

Passo 6: Utilizar o Boto Step Selecionar o boto de Visualizao Step Observe que a animao executar apenas um movimento. Passo 7: Utilizar o Boto Play Selecionar o boto de Visualizao Play

41 Observe que ser visualizado o caminho da ferramenta de todas as operaes. Selecionar OK para finalizar a janela de visualizao. Passo 8: Utilizar as opes de visualizao de movimento (Motion Display) Selecionar a operao Program; Selecionar na Barra de Ferramenta Manufacturing Operations o cone Verify

Toolpath

ou;

Atravs do boto esquerdo do mouse (MB3), selecionar as opes Toolpath + Verify. Selecionar Current Level na opo Display, conforme ilustrado a seguir:

Selecionar o boto de Visualizao Play Como pode ser observado na figura abaixo, o caminho da ferramenta ser visualizado por nveis.

42

Selecionar o boto Stop

para parar a simulao.

Selecionar Next n Motions na opo Display, conforme ilustrado a seguir:

Observe que o nmero de movimentos a serem visualizados (Number of Motions) pode ser alterado. Utilize o valor padro de 10. Selecionar o boto de Visualizao Play Observe que durante a simulao do caminho da ferramenta, o sistema ir mostrar os prximos dez movimentos. Selecionar o boto Stop para parar a simulao.

43

Atividade 3: Utilizar a Visualizao Dinmica


Objetivo: Utilizar o mtodo de visualizao Dinmica Passo 1: Acessar a Visualizao Dynamic Na janela Operation Navigator, selecionar a operao CAVITY_MILL; Selecionar na Barra de Ferramenta Manufacturing Operations o cone Verify

Toolpath

ou;

Atravs do boto esquerdo do mouse (MB3), selecionar as opes Toolpath + Verify. Selecionar a opo 2D Dynamic, conforme ilustrado a seguir:

Selecionar o boto de Visualizao Play Observe que neste momento ser visualizado o caminho da ferramenta com remoo de material, e ser mostrada a janela Animation conforme mostrado a seguir:

44 Selecionar Stop na mensagem Animation para parar a simulao. Selecionar a opo Compare, conforme ilustrado a seguir.

Observe que ser comparado o material removido com a geometria final, o material em excesso ser visualizado na cor cinza. Selecionar a opo Display, para visualizar somente o material removido. Selecionar a opo Cancel. Passo 2: Gerar o modelo do IPW (In Process Workpiece) Selecionar na Barra de Menu as opes Preferences + Object; Alterar a cor para AZUL A alterao da cor tem como objetivo identificar o modelo IPW. Selecionar a operao CAVITY_MILL; Selecionar na Barra de Ferramenta Manufacturing Operations o cone Verify

Toolpath

ou;

Atravs do boto esquerdo do mouse (MB3), selecionar as opes Toolpath + Verify. Selecionar a opo 2D Dynamic: Selecionar a opo CoarseAST, no campo Generate IPW, conforme ilustrado a seguir:

45

Selecionar o boto de Visualizao Play Aps a visualizao, selecionar Create.

Selecionar OK para completar a criao; Observe que ser criado um slido a partir do material resultante chamado pelo sistema de Faceted Solid. Este slido poder ser utilizado como matria prima de outra operao.

Para apagar o modelo IPW proceder da seguinte forma: Selecionar na Barra de Ferramenta Standard o cone Delete ou;

46 Selecionar na Barra de Menu as opes Edit + Delete; Selecionar o slido Faceted Solid criado e ento selecionar OK para deletar o modelo IPW ou: Selecionar o slido IPW criado e apertar a tecla Delete do teclado; Fechar o arquivo sem salvar.

47

Atividade 4: Utilizar recursos adicionais de visualizao da trajetria da ferramenta


Objetivo: Familiarizar os usurios em alguns recursos de visualizao da trajetria da ferramenta. Passo 1: Abrir o arquivo Abrir o arquivo Atividade_04_CAM.prt localizado na pasta UG_CAM_NX;

Na Barra de Menu, acessar Start + Manufacturing; Passo 2: Editar a operao e alterar a Visualizao da Ferramenta Selecionar na Barra de Ferramenta Operation Navigator o cone Program

Order View

Acessar a operao FACE_MILLING atravs do duplo click do mouse. Selecionar o cone Edit Display ;

48 Alterar o campo Tool Display para 3D, conforme ilustrado a seguir:

Selecionar OK; Selecionar o cone Replay na janela FACE_MILLING

Observe que o caminho da ferramenta ser visualizado juntamente com a ferramenta, conforme ilustrado a seguir:

Passo 3: Alterar a velocidade da visualizao Selecionar o cone Edit Display ;

Alterar a velocidade de visualizao para 7 conforme ilustrado a seguir:

49

Confirmar com Ok para retornar a janela de dilogo da operao; Selecionar o cone Replay ;

Observe que a visualizao esta sendo executada com uma velocidade menor. Passo 4: Alterar as cores da visualizao Observe que o segmento que representa o parmetro Step Over (Passo lateral) esta sendo mostrado na cor Verde.

Selecionar o cone Edit Display

Selecionar a opo Specify Colors, conforme ilustrado a seguir:

A janela Path Display Colors, conforme ilustrado a seguir ser visualizada.

50

Alterar a cor do parmetro Step Over de verde para Pink; Confirmar com Ok duas vezes para retornar a janela de dilogo da operao; Selecionar o cone Replay ;

Observe que o segmento que representa o parmetro Step Over (Passo lateral) ser mostrado na cor Pink.

Confirmar com Ok para finalizar a edio da operao; Fechar o arquivo.

Das könnte Ihnen auch gefallen