Sie sind auf Seite 1von 5

Codec O QUE !

Primeiramente, til saber a definio tcnica dos Codecs. Eles so programas que codificam e decodificam arquivos de mdia, favorecendo compactao para armazenagem e descompactao para visualizao. Arquivos de Mdia Ao usarmos algum arquivo de mdia, usa-se algum codec, mesmo sem saber. Todo arquivo com extenso MP3 ou AVI, por exemplo, foi feito com um codec. Atualmente, para tocar alguma msica ou ver algum filme, precisa-se de um codec para leitura desses arquivos de mdia. Mas, por qu?

No incio da computao pessoal, os principais arquivos de mdia utilizados eram os udios em WAV e em MIDI. Os WAV gravavam o som ambiente e faziam pequenos clipes. Os MIDI eram sintetizadores de som, pois usavam a placa de som do computador para replicar a msica. O grande problema desses formatos era que os arquivos MIDI no eram a msica, somente uma reproduo computadorizada qualquer (atualmente, a tecnologia dos sons MIDI usada nos tons polifnicos dos celulares) e os WAV eram extremamente grandes. O problema com os WAV Mas, por que os arquivos WAV eram (e ainda so) muito grandes? Para entender isso, basta saber que o ouvido humano percebe somente uma faixa de som e no ouve todos os possveis. Entretanto, o WAV consegue perceber e grava esses sons inaudveis e transforma-os em informao junto com os perceptveis. Dessa forma, os arquivos de som WAV tm muita informao, desde a desnecessria at a que precisamos.

A maneira de resolver o excesso de informao foi desenvolver um programa que pegasse somente os trechos teis dos arquivos WAV. Dessa forma o MP3 foio criado, ou seja, um arquivo de som compactado somente com as informaes necessrias. Comeando com arquivos de vdeo

Tudo comeou no final da dcada de 1980, com o projeto MPEG, o Moving Picture Experts Group, ou o Grupo de Especialistas em Imagens Animadas (ou filmes). Esse grupo desenvolveu um sistema de compactao de arquivos de filme para armazenagem e reproduo em computadores, sem excesso de tamanho ou peso. Imagine que em um filme de 800x600, tela cheia em alta resoluo, existam 30 imagens diferentes por segundo e cada imagem feita em mdia com uns 500.000 pontos. Cada ponto um byte de informao, ento, cada segundo de filme teria uns 15 MB de informao. Dessa forma, em um CD com capacidade para 700 MB caberiam somente 50 segundos de filme! Esse grupo desenvolveu uma forma de codificar essas imagens do filme para que no ocupassem tanto espao. Apesar de ter perdido um pouco da qualidade, o filme era reproduzvel em qualquer computador, alm de propiciar a observao em detalhes. Esses arquivos eram os MPEGs, ou MPGs. O MP3 na verdade seria a terceira camada dos MPEGs, a camada de som (por isso se chama MP3). O formato MP4 seria uma quarta camada de MPEG, com vdeos em alta definio. Simplificando ainda mais os Codecs Imagine que voc quer enviar uma mensagem de texto via celular para algum via SMS. Caso seja escrito com todas as letras, o texto vai ficar muito grande para caber no espao de 100 caracteres permitidos na mensagem. Ento, voc e seu amigo resolvem criar um cdigo: escrever somente consoantes e retirar as vogais, alm de trocar outras coisinhas pr-combinadas. Como deixar em maiscula as consoantes de palavras que comecem ou terminem com consoantes e em minscula as consoantes de palavras que comecem ou terminem com vogais. Dessa forma, o texto ficaria bem menor e caberia no espao do celular.

Ento o texto: Infelizmente no poderei estar no horrio combinado porque apareceu uma situao de emergncia para resolver. Eu te ligo quando chegar em casa. Ficaria assim, depois de passar pelo seu cdigo: nflzmnt Pdr stR N Hrr Cmbnd Pq prc 1 St D mrgnc P RslvR. T Lg Qd ChgR m Cs.

Um texto de 143 caracteres ficou somente com 80, portanto pode ser enviado para seu amigo! Com essa codificao, a mensagem ficou bem menor, mas passa o mesmo recado. claro que nem todo mundo consegue decifrar esse cdigo se no souber como decodificar. Porm, voc e seu amigo conseguem se comunicar. Os codecs fazem exatamente isso que voc acabou de fazer: eles codificam para simplificar e permitem decodificar para receber a mensagem depois!

Entendendo como funciona O codec um pequeno programa para codificar e decodificar as informaes de um arquivo de mdia. Ele codifica o formato original em um tamanho menor

para armazenar e depois decodifica, transformando novamente em imagem e/ou som para que todos possam ver. Por isso preciso ter o codec instalado no seu computador para ver determinados arquivos de mdia. Um vdeo no formato AVI, por exemplo, pode ser compactado com diferentes codecs, como o XVID ou o DIVX. E para que o seu computador possa ler aquela informao, preciso ter aquele cdigo para decodificar o filme e assisti-lo. Principais codecs existentes Atualmente, utilizado um principal codec de udio, o MP3. Alm de alguns diferentes codecs de vdeo, como o XVID, o DIVX, o RMVB, o M4V, entre vrios outros. Felizmente, existe o K-Lite Codec Pack, um grande pacote com todos esses principais codecs e muitos outros, todos reproduzveis com o Media Player Classic. O importante que com o K-Lite Codec Pack instalado, dificilmente voc encontrar algum formato de arquivo que exija algum codec que no esteja em seu computador. Existem diferentes verses do K-Lite. Elas so: K-Lite Mega Codec Pack: Com este pacote oferece a grande maioria dos codecs necessrios e ainda a vantagem de trazer o Media Player Classic pronto para usar. K-Lite Codec Pack Full: Traz todos os codecs que voc vai precisar, sem o Media Player Classic. Outros Pacotes Possveis Se voc no est satisfeito com os pacotes do K-Lite Codec Pack, h outras opes de download no Baixaki. Algumas so: Windows Essencials Codec Pack: Permite a decodificao de outros formatos de arquivo como APE de udio e FLV de vdeo. Real Alternative: Um pacote com codecs para assistir a arquivos em Real Media, como RMA de udio e RMV e RMVB de vdeo.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/gravacao-de-disco/1989-o-que-saocodecs-.htm#ixzz2TTYkP25L

Das könnte Ihnen auch gefallen