Sie sind auf Seite 1von 9

Revista da SPAGESP - <b>A importncia dos grupos hoje</b>

http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29...

Revista da SPAGESP
ISSN 1677-2970 verso impressa

Rev. SPAGESP v.4 n.4 Ribeiro Preto dez. 2003

Como citar este artigo ARTIGOS

A importncia dos grupos hoje

The importance of groups today

La importancia de los grupos de hoy

Waldemar Jos Fernandes

Ncleo de Estudos em Sade Mental e Psicanlise das Configuraes Vinculares - NESME Endereo para correspondncia

RESUMO O autor expe questes introdutrias - sobre os grupos, os vnculos e a psicanlise vincular e faz uma classificao do trabalho grupal - enfatizando as abordagens com finalidades operativas e com abordagens teraputicas. A seguir, explicita diferenas bsicas entre os grupos de discusso e grupos de reflexo, duas importantes modalidades de grupos operativos. Finaliza mostrando a viso geral dos grupos hoje e qual sua importncia futura. Palavras-chave: Grupos-conceito e importncia; Agrupamentos; Vnculos; Diferentes objetivos

1 de 9

26/7/2010 16:53

Revista da SPAGESP - <b>A importncia dos grupos hoje</b>

http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29...

dos grupos.

ABSTRACT The author shows introductory questions & about the groups, the links and the link psychoanalysis, and he makes a classification of the group work. He emphasizes the approaches with operative objectives and with therapeutic approaches. Next, he points out basic differences between the discussion groups and the reflection groups, two important kinds of operative groups. To conclude, the author gives a general view of the present groups and their future importance. Keywords: Concept groups and importance; Groupings; Links; The groups different goals.

RESUMEN El autor expone cuestiones introductorias & sobre los grupos, los vnculos y el psicoanlisis vincular y hace una clasificacin del trabajo grupal & enfatizando los abordajes con finalidades operativas y con abordajes teraputicos. A seguir, explicita diferencias bsicas entre los grupos de discusin y grupos de reflexin, dos importantes modalidades de grupos operativos. Finaliza mostrando la visin general de los grupos de hoy y cul es su importancia futura. Palabras clave: Grupos; Concepto e importancia; Agrupamientos; Vnculos; Diferentes objetivos de los grupos.

INTRODUO - GRUPO E AGRUPAMENTO


Aprender a conviver com o outro - com as diferentes formas de pensar e de sentir - o desafio que temos de enfrentar nos dias de hoje, j que, cada vez mais, ningum poder sobreviver individualmente. So tempos de agrupamento. Eu disse agrupamento? Agrupamento ou grupo? Consideramos que h um agrupamento, quando existe um conjunto de pessoas que compartilham do mesmo espao, com objetivos comuns, como as que aguardam em fila chegada de um nibus. Apesar delas no manterem qualquer vnculo, basta que exista um incidente qualquer, como um pneu furado ou assalto, para transformar esse agrupamento em um grupo, pois haver interao & uma experincia emocional compartilhada. Esse grupo ir trabalhar junto para realizar o que for preciso para sanar o problema. Assim, fazendo vnculos - na interao afetiva e comunicacional - que se configura o grupo. Conclumos que Grupo uma forma especifica de agrupamento em que ocorrem interaes vinculares.

2 de 9

26/7/2010 16:53

Revista da SPAGESP - <b>A importncia dos grupos hoje</b>

http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29...

O PROCESSO COMUNICATIVO VINCULAR E A PSICANLISE DOS VNCULOS


A Psicanlise dos Vnculos uma forma de organizar conhecimentos existentes e abrir um campo de estudo amplo a respeito da Psicanlise, abrangendo os grupos em geral, famlias, casais e instituies. A Psicanlise Vincular pode ser a base do estudo dos grupos tanto com finalidades teraputicas quanto com finalidades no teraputicas, pois, pode-se ter uma compreenso psicanaltica dos fenmenos grupais, e, posteriormente, tomar a deciso, enquanto coordenadores, de atuar afinados com as finalidades propostas.

CONCEITO DE VNCULO
H divergncias que alguns autores deixam explcitas e outros, apenas implicitamente, causando certa confuso conceitual, mas, para mim vnculo uma estrutura relacional entre duas ou mais pessoas e tambm entre partes da mesma pessoa, situao onde ocorre uma experincia emocional. H sempre trs dimenses nessas inter-relaes, mas pode predominar qualquer uma delas, dependendo do momento: intra-subjetiva, intersubjetiva e transubjetiva. 1. A dimenso intra-subjetiva abrange a inter-relao dos objetos internalizados, como se vinculam consciente, pr-consciente e inconsciente, os pensamentos com os sentimentos, id, ego e superego, os grupos internos entre si e assim por diante. 2. A intersubjetiva se refere s diferentes formas de como cada um de ns se relaciona com os outros. 3. J a dimenso transubjetiva tem a ver com as diversas modalidades de vinculao com as regras, leis e valores, com a sociedade e a cultura de cada regio e com as fantasias inconscientes que todos compartilhamos, contidas nos mitos, lendas, e demais narrativas de origem e produo grupal. Na psicanlise dos vnculos damos muita importncia presena do outro real externo, que fortalece o ego e nos esclarece concretamente sobre a presena do outro, que diferente de ns, e com quem teremos de conviver, tanto com relao s partes desconhecidas que temos dentro de ns, como tambm alteridade que encontramos na cultura, nas instituies e na sociedade. Poderamos dizer ento, que essa a maior caracterstica do trabalho com o dispositivo vincular: trabalhar com as diferenas o tempo todo; por isso, a presena do outro tem um peso especial. No grupo, quando algum tem uma fantasia sobre outro participante, alm de uma investigao sobre as questes transferenciais pode-se confrontar a informao com a realidade. De fato, raramente algum deixa passar em branco algo a seu respeito que no lhe parea real, logo corrigindo e esclarecendo o mal-entendido. Esclarecer mal-entendidos uma das coisas mais necessrias na vida, e tem no grupo um dispositivo muito favorecedor.

COMO TRABALHAR O VNCULO?


Na relao grupanaltica, os vnculos entre os diversos participantes e com o coordenador ocorrem principalmente atravs da comunicao verbal, mas so muito importantes tambm as outras formas de comunicao. atravs da comunicao que podemos iniciar a pesquisa, que nos levar a associaes importantes. Por exemplo, atravs de uma comunicao em tom de voz queixoso poderemos investigar o motivo desse tom e chegar a esclarecer, eventualmente, sobre

3 de 9

26/7/2010 16:53

Revista da SPAGESP - <b>A importncia dos grupos hoje</b>

http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29...

alguma fantasia de perseguio em que o sujeito sente-se vtima de outro. Um olhar mais agressivo ou um jeito de sentar na poltrona sem relaxar poderia sugerir tambm algo importante para se pesquisar, assim como um ato falho ou um lapso cometido durante um relato.

CONTRIBUIES DE FREUD PARA OS GRUPOS


Se percorrermos a obra do criador da psicanlise, veremos que deu valiosas contribuies para o estudo da grupalidade, tema a que deu grande importncia. Freud trouxe tais contribuies para a psicologia dos grupos humanos principalmente em cinco trabalhos: As perspectivas futuras da teraputica psicanaltica (1910); Totem e tabu (1913); Psicologia das massas e anlise do ego (1921); O futuro de uma iluso (1927); O Mal-estar na civilizao (1930). Em 1910 Freud diz: ...o xito que a terapia passa a ter no indivduo haver de obt-la igualmente na coletividade. Em 1913, em Totem e tabu, ele mostra que transmitimos as leis sociais, por intermdio do inconsciente. Essas leis sociais que produzem a cultura. Em 1921, em Psicologia de grupo e anlise do Ego, Freud faz uma reviso sobre a psicologia das massas e dos grandes grupos artificiais (Igreja e Exrcito), discorrendo sobre os processos identificatrios, as lideranas e as foras de coeso e de desagregao grupal. Diz ento que a psicologia individual e a social no diferem em sua essncia. Quanto s foras de coeso e desagregao grupal, Freud ilustrou com uma metfora de Schopenhauer, que se refere a um grupo de porcos-espinhos que habitam as estepes geladas dos pases nrdicos In (Freud, 1921. p.128): Um grupo de porcos-espinhos apinhou-se apertadamente em certo dia frio de inverno, de maneira a aproveitarem o calor uns dos outros e assim salvarem-se da morte por congelamento. Logo, porm, sentiram os espinhos uns dos outros, coisa que os levou a se separarem novamente. E depois, quando a necessidade de aquecimento os aproximou mais uma vez, o segundo mal surgiu novamente. Dessa maneira foram impulsionados, para trs e para a frente, de um problema para o outro, at descobrirem uma distncia intermediria, na qual podiam mais toleravelmente coexistir. O contnuo movimento de aproximao e afastamento, Freud relaciona com a natureza das relaes emocionais que existem entre os homens em geral: De acordo com o famoso smile schopenhaueriano dos porcos-espinhos que se congelam, nenhum deles pode tolerar uma aproximao demasiado ntima com o prximo (Freud, 1921, p. 128).

CLASSIFICAO DO TRABALHO GRUPAL


No importa se conhecemos ou no as teorias grupais e se gostamos ou no de grupos; o fato que eles existem dentro e fora de ns o tempo todo. Em qualquer grupo os nveis conscientes e inconscientes de funcionamento grupal so os mesmos, e os participantes tm as mesmas aflies e pedidos bsicos. O que deve variar a atitude do coordenador do grupo, que, de acordo com os diversos objetivos ir reagir ao grupo diferentemente, desde que esse coordenador tenha clareza dos objetivos almejados e

4 de 9

26/7/2010 16:53

Revista da SPAGESP - <b>A importncia dos grupos hoje</b>

http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29...

capacidade de se manter dentro dos limites pertinentes aos mesmos (Fernandes; Svartman; Fernandes, 2003). H muitas possibilidades de classificao. A classificao principal para ns a seguinte: Grupos com Finalidades Operativas e Grupos com Finalidades Teraputicas.

GRUPOS COM FINALIDADES OPERATIVAS


So os grupos realizados com objetivo de esclarecer temas, situaes, tarefas e vicissitudes em sua realizao, proporcionando assim algum aprendizado que favorea o progresso daquelas pessoas, individualmente ou como equipe. claro, que - em certa medida - sempre sero teraputicos tambm, apesar de no terem essa finalidade precpua. Da mesma forma, os grupos teraputicos proporcionam alto grau de aprendizagem. Nos grupos com finalidades operativas em princpio no faremos interpretaes individuais e evitaremos tocar nas transferncias (embora estejam sendo percebidas por ns). O que poderemos interpretar, se necessrio, sero as questes relacionadas com a tarefa proposta ou com a instituio onde ocorre o grupo. Veremos agora um pouco sobre os principais grupos com finalidades operativas, comeando pelo modelo bsico, o chamado Grupo Operativo.

GRUPOS OPERATIVOS
Pode-se conceituar o Grupo Operativo como um conjunto de pessoas com objetivos comuns, que, trabalhando como equipe, fazem um treinamento para encontrar os empecilhos na realizao de suas tarefas. Na Argentina, Enrique Pichon-Rivire, estimulado pelos conhecimentos de Kurt Lewin, Bion e Foulkes, elaborou, a partir de 1958, teorias e tcnicas dos Grupos Operativos, combinando algumas contribuies de coordenao dinmica e da psicanlise, sempre com o objetivo de apoiar e manter uma tarefa - o aprendizado. Possumos um esquema referencial - um conjunto de conhecimentos e de atitudes utilizados nas vinculaes. Cada integrante tem um esquema de referncia, mas com o trabalho grupal vai se configurando um ECRO (Esquema Conceitual Referencial Operativo) grupal comum. A tarefa prioritria no Grupo Operativo a elaborao de um esquema referencial comum, sendo que, normalmente, o grupo passa de estereotipado para uma estrutura com maior mobilidade de papis. A grande indicao dos Grupos Operativos at os dias de hoje investigar o que facilita ou emperra a aprendizagem.

OS GRUPOS PSICANALTICOS DE REFLEXO


Alguns colegas argentinos procuraram adaptar, na dcada de 1970, experincia anterior, de sucesso, para uso na formao de grupoterapeutas, como relatado no livro Grupos de Reflexin (Dellarossa, 1979).

5 de 9

26/7/2010 16:53

Revista da SPAGESP - <b>A importncia dos grupos hoje</b>

http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29...

O Grupo de Reflexo uma modalidade dos Grupos Operativos. O fato de no existir um tema pr-fixado deixa um espao pouco definido, que facilita projees e a construo do tema pelos prprios participantes. Tais grupos preferencialmente so usados na formao de profissionais de Sade Mental, sendo que a tarefa bem ampla: mostrar os temas manifestos; explicitar os conflitos que dificultam o trabalho; explicitar as leis do funcionamento dos grupos - implcitas em suas dramatizaes inconscientes; relacionar essas leis com os acontecimentos vivenciados e com o curso terico. Uma das vantagens de se incluir na formao os GR permitir aos alunos viverem a experincia de participar como membros de um grupo na instituio, sem que isso seja levado em conta na avaliao dos mesmos (s a presena mnima). Atualmente se usa os Grupos de Reflexo nas universidades e nos institutos de formao para terapeutas e coordenadores de grupo. Temos utilizado tambm esse dispositivo de trabalho grupal para intervenes em instituies formadoras e como vivncias em congressos. Um aspecto que deve ser ressaltado que no existe um Grupo de Reflexo sobre alguma coisa, tipo AIDS, Hipertenso, etc. Conceitualmente, os Grupos de Reflexo no tm um tema predeterminado; quando h um tema predeterminado, trabalhamos com Grupos de Discusso.

OS GRUPOS PSICANALTICOS DE DISCUSSO


O GD uma modalidade de Grupo Operativo, com tarefa restrita discusso de tema(s) e do contexto em que ocorrem. O objetivo fazer circular o saber, o pensar de cada participante, despertar associaes e formar conhecimento, procurando horizontalizar o saber e a prtica de cada um (Fernandes; Fernandes, 1998). Na prtica, aps algumas apresentaes em mesa redonda ou conferncia, passamos discusso dos temas, em grupo, coordenado se possvel em duplas. Com isso, procuramos quebrar, pelo menos parcialmente, o nvel de funcionamento grupal de dependncia, tradicional nos congressos, partindo para uma discusso horizontal e criativa. O coordenador tem de estar muito atento frente s dificuldades inerentes a essa modalidade de grupo, procurando esclarecer, facilitar a circulao dos temas e dos participantes, evitando polmicas interminveis e monopolizaes, procurando atingir, ento, a discusso horizontal esperada. Para tanto importante situar e comprometer o grupo, reforando quais os objetivos e limites do Grupo de Discusso - uma tarefa compartilhada. Frente insistncia do grupo em obter respostas dos palestrantes presentes, o coordenador pode sugerir que primeiramente os demais participantes discutam, para posteriormente os palestrantes opinarem. Apesar de todos esses cuidados, por vezes, palestrantes de renome no suportam o trabalho grupal, que evidentemente implica em certo altrusmo, e se recusam ou no conseguem se adaptar ao esquema democrtico de discusso. Em outras ocasies, h um conluio entre expositores e parte do pblico, mantendo o esquema tradicional de perguntas e respostas, inibindo a parcela do grupo que deseja discutir mais amplamente, e no respeitando a coordenao. Isso vale tambm para o trabalho com a grupalidade em geral: para trabalhar com grupos preciso que o narcisismo d lugar a um certo altrusmo, como Freud j afirmara em Psicologia das Massas: ...E, no desenvolvimento da humanidade como um todo, do mesmo modo que nos indivduos, s o amor atua como fator civilizador, no sentido de ocasionar a modificao do

6 de 9

26/7/2010 16:53

Revista da SPAGESP - <b>A importncia dos grupos hoje</b>

http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29...

egosmo em altrusmo (Freud, S., 1921. p. 130). Algumas das indicaes dos Grupos de Discusso ocorrem no trabalho no teraputico com mes, diabticos, tabagistas, hipertensos, assim como no ensino, etc...

GRUPOS COM FINALIDADES TERAPUTICAS


So as formas de psicoterapia grupal em que, alm da meta teraputica, como alvio ou eliminao de sintomas, desenvolvimento de comportamentos mais saudveis, etc., existe tambm a procura do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal. As principais teorias que apiam esse tipo de trabalho so de inspirao psicanaltica, havendo atualmente uma preocupao mundial em pesquisar e procurar elaborar teorias prprias de grupo. H outras correntes importantes, como o Psicodrama de Moreno, por exemplo, que no podem ser deixadas de lado. Podemos ter objetivos mais especficos ou de maior abrangncia, assim como com relao ao tempo, limitado ou no, como ocorre nas terapias breves grupais. No Brasil, atravs do trabalho em Comunidades Teraputicas, consideramos Grupos Operativos tambm a atividade grupal realizada com pacientes internados, com pautas predeterminadas. Assim, reconhecemos que os grupos operativos, como ideologia, podem ser vistos tambm como teraputicos, dependendo da tarefa. Podemos ainda considerar como grupos teraputicos os grupos de auto-ajuda, para alcoolistas, drogadictos, pacientes com distrbios alimentares, cardacos, ps-cirurgizados, etc.

IMPORTNCIA GERAL DOS GRUPOS HOJE


Lembrando de Fernando Pessoa (Navegar e preciso), Osorio (2003) enfatiza que aprender a trabalhar com grupos preciso, em dois sentidos, no sentido de que necessrio, mas tambm ...de algo que cada vez se faz com mais preciso e menos empiricamente.... Cada vez mais so usados os grupos no ensino, privilegiando a discusso em vez de apenas se oferecer informao. Da mesma forma, no campo da sade, grupos preventivos em que se discutem condutas e hbitos alimentares, cuidados com determinadas doenas, etc., vo ganhando terreno, deixando de lado a mera orientao, situao em que algum que sabe ensina os que no sabem. Grupos de espera, grupos em hospital-geral, grupos de familiares, grupos de doentes especficos, grupos de dor crnica, e poderamos citar muitos mais - tais so as possibilidades que existem hoje e que vo abrindo novos caminhos para o futuro. Finalizando, poderamos dizer que o trabalho grupal psicanaltico, quando com finalidades teraputicas, visa proporcionar elaborao mental e desenvolvimento do pensamento grupal. J o trabalho grupal psicanaltico com finalidades operativas pode facilitar esclarecimentos importantes, assim como aprender com o relato das experincias dos outros, alm de auxiliar as equipes em sua organizao e os grupos de aprendizagem a aprenderem a aprender. funo do coordenador do grupo oferecer condies para que cada um desses objetivos e possibilidades possa ocorrer, sendo fundamental, portanto, que esse coordenador esteja preparado para essa importante tarefa. Como a maioria dos participantes de grupos, mesmo em se tratando de grupos teraputicos, no est em busca de esclarecer o passado, mas sim de melhorar a qualidade de vida presente e futura, pode-se concluir que o grupo o espao continente e facilitador da busca de condies

7 de 9

26/7/2010 16:53

Revista da SPAGESP - <b>A importncia dos grupos hoje</b>

http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29...

para um futuro melhor.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
DELLAROSSA, A. Grupos de reflexin. Buenos Aires: Editorial Paids, 1979. 172p. FERNANDES, B. S.; FERNANDES, W. J. (1998) Comunidade teraputica. In BETARELLO, S. V. (org.). Perspectivas psicodinmicas em psiquiatria. So Paulo: Lemos Editorial, 1998. p.333-345. FERNANDES, W. J.; SVARTMAN, B.; FERNANDES, W. J. Grupos e configuraes vinculares. Porto Alegre: Artmed, 2003. 300p. FREUD, S. (1921) Psicologia de grupo e anlise do ego. Edio Standard Brasileira das Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1974. v XVIII. p.89-179. OSORIO, L. C. Entendendo e atendendo Sistemas humanos. In FERNANDES; W. J.; SVARTMAN, B.; FERNANDES, B.S. Grupos e configuraes vinculares. Porto Alegre: Artmed, 2003. PICHON-RIVIRE, E. O processo grupal. So Paulo: Livraria Martins Fontes, 1983. 181p. SARTRE, J. P. (1960) Del grupo a la historia. In Crtica de la razn dialctica. Buenos Aires, Paids, 1973. ZIMERMAN, D. E. Fundamentos bsicos das grupoterapias. Porto Alegre: Artmed, 2000. p.58, 72, 171. ZIMERMAN, D. E. Grupos de Reflexo. Rev. GrupAL 01. So Paulo: p.47-51, 1991.

Endereo para correspondncia Waldemar Jos Fernandes E-mail: wb.fernandes@terra.com.br Recebido em 22/01/2003. 1 Reviso em 28/01/2003. Aceite Final em 13/02/2003.

Mdico especialista em psiquiatria pela ABP, grupanalista, membro fundador e docente do NESME - Ncleo de Estudos em Sade Mental e Psicanlise das Configuraes Vinculares e da SPAGESP - Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo. 2010 Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo Rua Piracicaba, 616 14090-230 Ribeiro Preto - SP Te.: +55 16 3618-7119

8 de 9

26/7/2010 16:53

Revista da SPAGESP - <b>A importncia dos grupos hoje</b>

http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29...

spagesp2003@ig.com.br

9 de 9

26/7/2010 16:53

Das könnte Ihnen auch gefallen