Sie sind auf Seite 1von 5

FACULDADE TEOLGICA BATISTA EQUATORIAL-FATEBE DEPARTAMENTO DE TEOLOGIA CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA

ELIEZER VERAS DE MORAES

TEOLOGIA DA CULTURA

Trabalho exigncias

apresentado da

em

cumprimento

disciplina

TEOLOGIA

CONTEMPORNEA, do Curso de Bacharel em Teologia na orientao do professor: Dr. GUSTAVO SOLDATI REIS.

BELM-PAR 2013

TEOLOGIA DA CULTURA (Paul Tillich)

Influenciado fortemente pela I Guerra Mundial na Alemanha onde participou como capelo e influenciando o futuro da teologia americana para onde fugiu por causa da perseguio nazista aos telogos no conformistas, Paul Tillich (1886-1965) no decorrer da histria se torna fundamental para se compreender teologia contempornea de uma forma contextualizada a partir de um dilogo desta teologia com nossa realidade, procurando construir sua teologia existencialista e de fronteira de tal forma que fosse aplicvel a todas as fases da vida e da experincia, ele foi o chamado de apstolo dos intelectuais. admissvel que uma das contribuies mais original do pensamento de Paul Tillich para o contexto da teologia do sculo xx seja a teologia da cultura. Teologia da Cultura, na verdade , um sistema elaborado por Tillichi, onde a expresso foi usada como ttulo de uma coleo de ensaios sobre temas como cincia, moral, arte e educao. Miller e Grenz, dizem que isto revela a crena de Tillichi de que a vida poltica, cientfica e artstica de todas as culturas so reflexos de uma situao existencial e de uma preocupao ultima, seja ela digna ou idoltrica1. Paul Tillich diz que, a cultura uma expresso da revelao, pois ela expressa a experincia religiosa, o fato que, a finalidade da cultura singularmente explorar e exteriorizar o sentido dessa experincia, j que esta a forma da religio2. Para Tillich A religio, considerada preocupao suprema, a substncia que d sentido cultura e a cultura, por sua vez, a totalidade das formas que expressam as preocupaes bsicas da religio3. O autor ao falar de religio e cultura, diz que no h dualismo, pois um o resultado do outro, religio como substncia da cultura e por sua vez cultura sendo a forma da religio, onde cada expresso religiosa, sendo uma religio organizada ou no ser formada culturalmente.

GRENZ, Stanley J. & MILLER ED. L. Teologias Contemporneas. So Paulo. Vida Nova. 2011. p.70. 2 TILLICH Paul. Teologia da Cultura. So Paulo. Fonte Editorial. 2009. p. 83. 3 TILLICH Paul. Teologia da Cultura. So Paulo. Fonte Editorial. 2009. p. 83

Tillich utiliza como exemplo a linguagem como criao cultural bsica e como criao cultural no pode deixar de expressar preocupao suprema. Diz Gibelline que para Tillich religio uma dimenso necessria da vida espiritual do homem4. A cultura em sua essncia se manifesta por meio de trs conceitos que nomeia como sendo autonomia, heteronomia e teonomia que interpretam de maneira diferente a questo do nmos, ou seja, a lei da vida e de suas manifestaes. Por autonomia, entende-se que o homem, enquanto portador da razo universal, lei para si mesmo, a fonte e a medida de sua vida em todas as suas expresses, uma cultura totalmente imanente, secularizada; por heteronomia se reconhece que o homem enquanto incapaz de agir e refletir segundo a racionalidade universal, deve estar submetido a uma lei que lhe estranha e superior, mas por meio da qual se denota inequivocamente a sua superioridade, se submetendo a instncias eclesisticas ou polticas; enfim, por teonomia, entende-se que o homem est sim submetido a uma lei superior, mas que ao contrrio do que se d nas relaes heteronmicas, ele est inteiramente cnscio do que significa e representa essa lei superior e reconhece-se diretamente submetido a ela5. Tillich faz uma ligao entre teonomia e o conceito por ele denominado o princpio protestante, que por sua vez no se identifica ao protestantismo, onde o princpio protestante o princpio do protesto e da crtica, que vem se transformar no princpio da criao e de formao no interior da histria, este conceito para Tillich, deriva da doutrina da justificao pela f, excluindo tanto a heteronomia como a autonomia, onde uma incapaz de crtica e a outra exclui a f e tambm no h profundidade, diz ainda que este princpio protestante anda de mos dadas com a criatividade e a profundidade e faz tambm outra ligao com o conceito neotestamentrio de kairs. A reflexo que Tillich nos trs, coloca-nos diante de duas tarefas principais, que redefinir o conceito de religio, onde como filsofo que era emprega a filosofia da religio e tambm mostrar a interdependncia entre religio e a cultura, como fazem muitos de seus ensaios, entre os mais representativos se encontram inserido em Teologia da Cultura (1959).

4 5

GIBBELINI Rosino. A Teologia do Sculo XX. So Paulo. Edies Loyola. 2012. p. 86. GIBBELINI Rosino. A Teologia do Sculo XX,. So Paulo. Edies Loyola.2012.p. 90.

Paul Tillich em seu esforo, no decorrer de um trabalho teolgico rduo, onde correlaciona a mensagem crist com a cultura de seu tempo. Verificou que na circunstncia rotineira do dia-a-dia que se encontra aquilo que nos toca de forma incondicional. E focou seu olhar para a produo cultural humana, com olhar atento especificamente para a poltica e para as artes, com inteno de vislumbrar a religio que se apresenta em forma cultural para se tornar relevante, no s para o seu tempo, mas tambm para a mensagem crist. Tillich deixou-nos como herana o mtodo da correlao que constitui a teologia da cultura, e que nasce de uma percepo de que o problema teolgico e cultural consistia em resolver a desarmonia entre religio e cultura secular. E mantm diante de ns este desafio de continuarmos a lanar mos sobre o trabalho teolgico, livres dos laos dogmticos que nos apresentam respostas pr-fabricadas aos mltiplos e extraordinrios problemas da humanidade.
E para esta humanidade o que importa que exista uma teologia que responda circunstancia histrica, que faa sentido e que, dentro do que possvel, traga ao olhar

humano aquilo que nos toca de forma incondicional.

Referncias. GIBELLINI, R. A Teologia do sc. XX. So Paulo: Ed. Loyola, 2012. MILLER, E. L. & GRENZ, S. J. Teologias Contemporneas. So Paulo: Vida Nova, 2011. TILLICH, P. Teologia da Cultura. So Paulo: Fonte Editorial, 2009.

Das könnte Ihnen auch gefallen