Sie sind auf Seite 1von 3

MINISTRIO DA EDUCAO

SECRETARIA DE EDUCAO CONTINUADA, ALFABETIZAO E DIVERSIDADE DIRETORIA DE POLTICAS DE EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG INCUBADORA UNIVERSITRIA DE EMPREENDIMENTOS ECONMICOS SOLIDRIOS CAMPUS I CAMPINA GRANDE-PB POLO VI SOUSA

RELAO ENTRE EJA, EDUCAO E ECONOMIA SOLIDRIAS

Damio Xavier de Sousa

A Educao de Jovens e Adultos (EJA) tem um histrico muito grande e igualmente rico em nosso pas. Durante a sua trajetria que remota os tempos do descobrimento, teve grandes conquistas, sobretudo no que diz respeito aos aspectos legislativos nestes ltimos 25 anos. Mesmo com os muitos avanos dessa modalidade de ensino, este segmento ainda sofre discriminaes no somente por parte da sociedade, mas tambm pelos gestores polticos desse pas. Prova disso so os nmeros alarmantes de analfabetos acima de 15 anos e outros milhes taxados de analfabetos funcionais que apresentam dificuldade para compreender um simples texto. Vale ressaltar que a maioria das pessoas que freqentam a Educao de Jovens e Adultos comprometida com a aprendizagem e entendem a importncia da educao. Portanto, esto l por que desejam e precisam aprender por algum motivo, muitas vezes por exigncia do mercado de trabalho ou em busca de uma melhor qualificao atravs de um curso superior, almejando assim, um futuro melhor e promissor. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB 9394/96), em seu artigo 37 1 diz que:
Os sistemas de ensino asseguraro gratuitamente aos jovens e aos adultos, que no puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as caractersticas do alunado, seus interesses, condies de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

A Educao de Jovens e Adultos pode ser entendida como um componente estruturante do processo de desenvolvimento atual e igualmente capaz de fazer frente s desigualdades e discriminao que fazem parte da herana histrica brasileira. Para tanto, h uma necessidade da criao de polticas pblicas que possam contemplar a Educao Popular e segmentos da Economia Solidria, fortalecendo assim, esta modalidade de ensino e resgatando princpios scio-culturais da economia familiar. Quando se trata em relacionar EJA que no deixa de ter aspectos de educao solidria e a Economia Solidria, imprescindvel que os governantes tomem a iniciativa de desenvolver polticas pblicas que possam abranger vrias vertentes a exemplo de:

Fomentar a produo de materiais pedaggico-formativos e de apoio didtico para a EJA que contemplem necessariamente a Economia Solidria; Formao de educadores, coordenadores e gestores da EJA com nfase na Economia Solidria; Publicao de experincias de EJA integradas ao desenvolvimento da Economia Solidria.

A partir desses pontos, o atual modo de produo capitalista, cujo princpio acumular riquezas atravs do capital e da propriedade privada, poderia dividir espao e uma boa fatia do mercado com projetos voltados para o cooperativismo com base na economia solidria de pequenos grupos empreendedores.

Isto comea a aparecer nas prticas organizativas d economia solidria popular que transcende as dimenses econmicas, pois atuam nas relaes de colaborao, entre as pessoas, educandoas em outros valores culturais. O humano passa a exercitar-se no papel de sujeito de sua prpria histria, ao invs de mera engrenagem do sistema. [...] (Educao Popular em Economia Solidria, p. 2)

Neste contexto, a EJA atua como um canal de orientao e preparo intelectual para outras funes ligadas aos diversos segmentos da sociedade. A educao Popular caractersticas de movimentos que lutam constantemente buscando alternativas para o problema do desemprego e gerao de renda valorizando os saberes de cada sujeito. Assim, importante dizer que:
A socioeconomia solidria (nova alternativa de renda) possibilita aos sujeitos envolvidos melhorar a qualidade de vida e insere um efeito positivo sobre a comunidade. Pois caracterstica desta economia estabelecer relaes de cooperao, de solidariedade e relaes educativas, na qual as relaes comunitrias iro se perpetuando e possibilitando o desenvolvimento do sistema de compra e venda. (A relao entre socioeconomia solidria e educao popular, p. 3)

A partir do ano de 2003 esse tipo de economia ganhou notoriedade, foi quando o governo criou a Secretaria Nacional de Economia Solidria (SENES) e o Conselho Nacional de Economia Solidria (CONAES), rgos que passaram a favorecer esta modalidade. A economia solidria uma alternativa para favorecer a vrios nichos de mercado, enquanto o papel da Educao de Jovens e Adultos (EJA) mostrar o caminho no sentido de orientar, conscientizar as pessoas de seus direitos e integrando-as em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido.

Referncias Bibliogrficas

ECONOMIA POPULAR EM ECONOMIA SOLIDRIA. Disponvel em: <http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT06-2211Int.pdf.>. Acesso em 14 de junho de 2013. LDB. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em 14 de junho de 2013. RELAO ENTRE SOCIOECONOMIA SOLIDRIA E EDUCAO POPULAR. Disponvel em: http://www.catedraunescoeja.org/GT02/POS/POS005.pdf.> Acesso em 14 de junho de 2013.

Das könnte Ihnen auch gefallen