Sie sind auf Seite 1von 25

NAARA LUNA

Pessoa e parentesco nas novas tecnologias reprodutivas


Resumo: O trabalho trata do universo de representaes das novas tecnologias reprodutivas, refletindo sobre as implicaes desses procedimentos para as noes ocidentais de pessoa e de parentesco. Tais tcnicas incidem no modo ocidental de pensar a reproduo e o domnio da natureza. A abordagem sobre pessoa se detm em textos relacionados figura do embrio extracorporal gerado por meio da fertilizao in vitro. A anlise do parentesco enfoca como as novas tecnologias reprodutivas reconfiguram as representaes de parentesco e, reciprocamente, de que forma as concepes ocidentais de parentesco constituem a compreenso das tecnologias, levando em conta crenas ocidentais sobre a natureza enquanto fundamento da realidade. A pesquisa utiliza como material para anlise matrias sobre novas tecnologias reprodutivas publicadas na grande imprensa brasileira entre os anos de 1994 e 2000. Palavras-chave: novas tecnologias reprodutivas, pessoa, parentesco, embrio, natureza.

1 A expresso novas tecnologias reprodutivas utilizada particularmente por estudiosos com interesse na rea de gnero, enfatizando o aspecto tcnico de interveno nas pessoas, enquanto reproduo assistida um termo empregado no meio mdico para auxlio procriao. As tcnicas mencionadas neste artigo so a inseminao artificial (IA), a fertilizao in vitro (FIV ou FIVETE, fertilizao in vitro e transferncia embrionria), conhecida popularmente como beb de proveta, e a ICSI (injeo intracitoplasmtica de espermatozide), alm de menes clonagem.

2 NOVAES e SALEM, 1995, p. 69.

O presente trabalho trata do universo de representaes das novas tecnologias reprodutivas ou reproduo assistida, tcnicas que viabilizam a concepo da vida humana por meio de procedimentos mdicos, dispensando o ato sexual.1 Este artigo pretende aprofundar alguns tpicos no tocante s implicaes desses procedimentos para as noes ocidentais de parentesco e pessoa. A transferncia do ato reprodutivo da esfera privada, da famlia, para o contexto de laboratrio a operao principal realizada pelas novas tecnologias reprodutivas.2 Tais tcnicas afetam a maneira de criar pessoas at ento considerada no Ocidente uma decorrncia da relao sexual. O parentesco o sistema scio-cultural responsvel pela regulao da formao de pessoas, unindo aspectos biolgicos e sociais da reproduo na cultura ocidental moderna. Os momentos da concepo e do parto seriam ocasies privilegiadas de criar relaes e lhes dar significado. Ao colocar o ser nascido na rede de relaes preexistente, a concepo e o nascimento tambm vo lhe conferir uma identidade especfica. Este trabalho aborda o impacto das novas tecnologias reprodutivas sobre as relaes sociais implicadas no parentesco e na aquisio da identidade de

ESTUDOS FEMINISTAS

389

2/2001

PESSO A E P ARENTESCO NAS NO VAS TECNOL OGIAS REPRODUTIV AS PESSOA PARENTESCO NOV TECNOLOGIAS REPRODUTIVAS

COLLIER e YANAGISAKO (1987) propem a abordagem conjunta desses temas, pois, embora os estudos de gnero estejam mais centrados na relao entre homens e mulheres, e os de parentesco na grade genealgica, ambos tm como base a concepo ocidental nativa dos fatos biolgicos da reproduo sexual. O deslocamento do ato reprodutivo da esfera privada para o contexto de laboratrio incide tanto sobre as relaes de gnero como sobre as de parentesco, afetando as oposies conceituais entre domstico e pblico, e entre natureza e cultura que tm orientado os campos de estudo de gnero e de parentesco.
3

EDWARDS et al., 1999b, p. 35.


4

Sobre a tarefa humana de submeter a natureza veja SCHNEIDER, 1968, p.107.


5

Em trabalho anterior (LUNA, 2000) fiz um mapeamento sistemtico de material de imprensa obtido de duas formas diferentes: 1) clipagem de notcias no tema inseminao artificial dos peridicos Folha de S. Paulo, Isto , Jornal do Brasil, O Dia, O Estado de S. Paulo e O Globo dos anos de 1994, 1995 e 1996 realizada pela Agncia JB de Notcias; 2) busca pelas palavras-chave inseminao e fertilizao no banco de dados das edies do Jornal do Brasil dos anos de 1997 e 1998. As matrias sob anlise aqui foram selecionadas desse conjunto maior acrescido de clipagem pessoal no jornal O Globo dos anos de 1999 e 2000.
6

pessoa. Questes acerca de gnero e famlia tambm esto conjugadas anlise sobre a formao do parentesco e condio de pessoa humana, a partir da compreenso de que gnero e parentesco se constituem mutuamente.3 A abordagem sobre pessoa deter-se- em textos relacionados figura do embrio gerado por meio da procriao assistida. A anlise do parentesco enfocar como as novas tecnologias reprodutivas reconfiguram as representaes de parentesco e, reciprocamente, de que forma as concepes ocidentais de parentesco constituem a compreenso das tecnologias. Nesse sentido, a reflexo sobre pessoa e parentesco no tocante s tecnologias de procriao abordar as crenas nativas sobre a natureza como fundamento da realidade passvel de ser afetado pelas tcnicas. A inspirao terica para as principais questes abordadas neste texto vem de Marilyn Strathern. Juntamente com um grupo de pesquisadores, essa autora adverte para a mudana acarretada pelas novas tecnologias reprodutivas no estudo do parentesco, ampliando-o para um domnio complexo de relaes humanas e tcnicas do qual participa o campo da medicina reprodutiva com instituies tcnicas, mercados e alianas profissionais. Em diversos domnios como o lar, a mdia, o poder legislativo, as clnicas encontram-se representaes do parentesco com respeito procriao assistida.4 A relevncia desses procedimentos mdicos no est apenas relacionada com as pessoas diretamente envolvidas no tratamento, visto seu alcance ir muito alm da esfera clnica. Seu impacto diz respeito forma pela qual o ser humano se pensa reproduzindo a si mesmo e dominando a natureza, um valor caracterstico do imaginrio ocidental.5 A importncia do estudo das representaes a respeito das tecnologias de procriao est em seu desafio ao modo de pensar sobre a reproduo. A pesquisa sobre representaes privilegiou como material para anlise matrias sobre novas tecnologias reprodutivas publicadas na grande imprensa brasileira entre os anos de 1994 e 2000. O recorte desse extenso universo de notcias foi temtico, detendo-se naquelas em que fossem encontradas representaes mais expressivas concernentes concepo de pessoa, e ao parentesco e sua formao.6 Tambm integram o material pesquisado algumas pginas da Internet e dois artigos jurdicos.

A Nova F igura de P essoa Figura Pessoa


Com o advento da FIVETE (fertilizao in vitro e transferncia do embrio para o tero), os gametas masculino e feminino so conjugados fora do corpo materno, obtendose o chamado embrio de laboratrio. Cria-se a situao

ANO 9

390

2 SEMESTRE 2001

NA ARA L UNA NAARA LUNA

Dumont o autor mais representativo para a anlise da categoria de pessoa humana no Ocidente. DUMONT, 1992, p. 13-30; DUMONT, 1997, p. 49-67, 30316.
7

para o debate sobre a condio desse ente: trata-se de um mero aglomerado de clulas ou deve-se encar-lo como um ser humano? Que atributos o definiriam ou no como uma pessoa humana dotada de direitos e dignidade? Com maior freqncia, foram encontrados indcios desse debate referindo-se a duas situaes prticas. A primeira diz respeito realizao de experimentos com embries. No segundo caso, so regulados juridicamente os direitos desse ser com referncia ao parentesco, tratando-se de questes de herana e tutela, em suma, de estabelecer sua relao com os doadores de material reprodutivo para sua formao, seus pais. Pretendo verificar quais tipos de representaes sobre o embrio no tocante sua condio de pessoa humana surgem no material analisado. Minha hiptese de que tal representao deva coincidir com a categoria de pessoa hegemnica no Ocidente moderno que a de indivduo.7 Para tanto, a anlise dos textos vai apreender que atributos mencionados confeririam ao embrio subjetividade e identidade individual. As notcias foram agrupadas conforme diferentes aspectos do debate sobre a condio do embrio: a regulamentao de seu estatuto, sua custdia, a tese do embrio como ser humano individual, alm de um estudo de caso: a polmica sobre a destruio de embries congelados na Inglaterra. Diferentes atores (os pais, representantes da Igreja Catlica, do aparato jurdico, da comunidade cientfica, dos mdicos e outros integrantes da sociedade civil) se posicionam constituindo o debate sobre a condio do embrio.

Para uma anlise detalhada do debate sobre a regulamentao da pesquisa com embries e dos servios de infertilidade na Inglaterra veja FRANKLIN, 1999, p. 127165. O estudo do debate legislativo permitiu autora o acesso a uma situao atual de negociao de laos e obrigaes de parentesco.
8

A regulamentao do estatuto do embrio8


Constata-se uma necessidade explcita de regulamentar legalmente no apenas as prticas envolvendo a reproduo assistida, mas tambm que tipo de ser o embrio, definindo-lhe o lugar social. A regulamentao das novas tecnologias reprodutivas na Frana em 1994 limitou a aplicao de tcnicas de reproduo assistida a maridos estreis casados com mulheres na idade de procriar. O cardeal de Paris diz que a existncia de embries excedentes conduz a experincias e manipulaes eugnicas, indignando-se com a existncia de uma populao fantasma de vrios milhes (sic) de embries congelados.9 Ainda na Frana, os embries no foram reconhecidos legalmente como seres humanos em potencial, a fim de impedir a reabertura do debate sobre o aborto no pas. A despeito de no serem considerados seres humanos, foram baixadas na Frana leis rigorosas sobre experimentos com embries. 10 No mesmo ano, outro artigo coloca a

Franceses no querem me de aluguel. Jornal do Brasil. 13 jan. 1994. Cincia, p. 9.


9

Embries no so seres humanos na Frana. Folha de S. Paulo . 21 jan. 1994. Atmosfera, p. 1,8.
10

ESTUDOS FEMINISTAS

391

2/2001

PESSO A E P ARENTESCO NAS NO VAS TECNOL OGIAS REPRODUTIV AS PESSOA PARENTESCO NOV TECNOLOGIAS REPRODUTIVAS

Embries tm direito a herana. Folha de S. Paulo. 5 jun. 1994. Cotidiano, p. 410.


11

CIMONS, Marlene. EUA criam regras para embries de laboratrio. Jornal do Brasil. 28 set. 1994. Cincia, p. 14.
12

preocupao de especialistas do mundo inteiro quanto ao destino a ser dado aos embries congelados. Enquanto a Igreja Catlica considera o embrio um ser humano, cuja eliminao corresponderia prtica do aborto, o texto afirma que em muitos pases confere-se ao embrio personalidade jurdica e direito herana.11 A regulamentao vira notcia mais uma vez em 1994, em debates dos Institutos Nacionais de Sade nos EUA, colocando-se a pergunta sobre a condio de um embrio humano do ponto de vista moral. Os aspectos prticos desse debate nos EUA referem-se possibilidade de realizar experimentos com embries, se lcito form-los para tanto ou se seria melhor usar os embries que sobram dos tratamentos de fertilidade.12 A primeira notcia trata de uma medida legal que incide sobre o acesso aos procedimentos mdicos e, portanto, restringe o tipo de pessoa que pode tornar-se pai ou me por meio do recurso reproduo assistida, limitando a possibilidade de criao de laos de parentesco por essa via. A definio do estatuto do embrio tem conseqncias prticas, no apenas para o parentesco, mas tambm para procedimentos cientficos e para a legalidade de prticas como o aborto. A ambigidade da condio desse ente perceptvel na soluo contraditria da legislao francesa que lhe nega o estatuto de pessoa, porm probe rigorosamente que seja material de experimentos. A anlise de uma situao prtica como a do caso seguinte pode revelar os termos e os atores desse debate em um contexto mais amplo do que o jurdico.

A polmica da destruio dos embries congelados na Inglaterra


No ano de 1996, a imprensa acompanha a polmica sobre a destruio de embries congelados na Inglaterra. O primeiro artigo apresenta o ttulo Destino de embries humanos mobiliza a Gr-Bretanha: ovos humanos congelados devem ser destrudos se pais no forem achados. 13 A situao decorre de uma lei britnica que institui a destruio de embries congelados por cinco anos, caso no seja solicitado o seu implante pelos pais, ou no haja a autorizao destes para adoo por outros casais ou para uso em pesquisa. Uma associao em defesa da tica na reproduo sugere que os abandonados sejam oferecidos aos casais sem filhos, mas a autoridade inglesa argumenta no haver adoo possvel sem a concordncia dos progenitores naturais, que quase nunca se lembram de seus filhos congelados . A concluso do artigo refere-se a questes mdicas e humanas suscitadas, pois um embrio cedido sem saber de quem filho pode querer descobrir,

Destino de embries mobiliza a Inglaterra: ovos humanos congelados devem ser destrudos se pais no forem achados. Jornal do Brasil. 3 fev. 1996. Cincia, p. 7.
13

ANO 9

392

2 SEMESTRE 2001

NA ARA L UNA NAARA LUNA

Vaticano contra inseminao. O Dia. 18 mai. 1996. Geral, p.3.


14

Embries humanos vo ser destrudos. Jornal do Brasil. 8 jul. 1996. Cincia, p. 12.
15

Catlicos condenam eliminao de embries: casais britnicos propem adoo e criam impasse tico. Jornal do Brasil. 23 jul. 1996. Cincia, p. 12.
16

Italianas vo adotar embries. Jornal do Brasil. 27 jul. 1996. Cincia, p. 12.


17

Embries humanos vo ser destrudos hoje: grupos prvida no conseguem adiar eliminao. Jornal do Brasil. 1 ago. 1996. Cincia, p. 12.
18

Italianos so contra. Jornal do Brasil. 1 ago. 1996. Cincia, p. 12. 20 Inglesa consegue adiar destruio de embries na Justia: caso o nico no pas e representa importante precedente jurdico. O Globo. Rio de Janeiro, 3 ago. 1996. Cincia, p. 32.
19

anos mais tarde, quem so seus pais. Embora o autor no entre explicitamente na discusso do estatuto de ser humano dos embries, percebe-se que o modo de referir-se a eles reporta aluses sua condio de sujeitos, de crianas, ao falar de seus pais, de adoo, de embries como filhos abandonados. Salienta-se o modo pelo qual o artigo se refere destruio dos embries: Sua execuo realizada despejando-os em lcool. Execuo um termo cunhado para pessoas condenadas morte mais uma vez os embries sendo representados como sujeito. Outro artigo reporta a posio do Vaticano sobre a possibilidade de destruio dos embries na Inglaterra um massacre pr-natal, assassinato em massa , incentivando voluntrias a adotarem os embries ingleses. Condenando a produo de embries in vitro e seu congelamento, a Igreja Catlica sugere aos casais infrteis a alternativa da adoo ou do trabalho com crianas abandonadas. 14 Notcias poucos dias antes do prazo final para a destruio relatam os esforos de hospitais e clnicas para contatar os pais de proveta. Enquanto grupos pressionam para que se permita a adoo dos embries por casais infrteis, especialistas consideram necessrio o consentimento dos pais verdadeiros. 15 Um artigo seguinte, recapitulando a polmica, reporta a opinio do diretor de uma clnica britnica pioneira em FIV de que os embries devem ser mantidos congelados enquanto a me estiver viva.16 Telogos do Vaticano apresentam uma opinio diferente em artigo posterior, elogiando o gesto das voluntrias adoo de embries, o que enfatiza o valor da vida, mas observando que tal opo no estaria prevista nos documentos oficiais da Igreja. Destaca-se a lista de proibies apresentada pelos telogos: produo de embries fora do processo natural, seu congelamento e implantao, a doao de vulos e o aluguel de teros.17 O assunto tambm foi destaque no dia previsto para a destruio. Os grupos pr-vida (anti-aborto) no conseguiram a permisso para que os embries fossem adotados sem o consentimento dos responsveis.18 Quanto aos casais italianos sem filhos voluntrios para a adoo dos embries, as clnicas de fertilidade alegaram s poder entreg-los aos pais legtimos. A posio do Vaticano foi de que, nesse caso, a adoo pr-natal seria lcita como soluo de emergncia, visto a Igreja Catlica se opor fertilizao artificial.19 O modo de evitar a destruio dos embries era o pedido por escrito de pai e me biolgicos, de modo que apenas uma mulher conseguiu adiar na Justia a eliminao dos seus embries sem ter o acordo do pai.20 A polmica inglesa repercute tambm entre os mdicos brasileiros, que apiam o procedimento britnico de dar aos pais a palavra final sobre o destino dos embries

ESTUDOS FEMINISTAS

393

2/2001

PESSO A E P ARENTESCO NAS NO VAS TECNOL OGIAS REPRODUTIV AS PESSOA PARENTESCO NOV TECNOLOGIAS REPRODUTIVAS

Pas no tem lei para embries: polmica de ovos. Jornal do Brasil. 28 jul. 1996. Sade, p. 24.
21

ZGARI, Maurcio; TEICH, Daniel Hessel. Polmica da destruio de embries chega ao Brasil. O Globo. 4 ago. 1996. O Mundo, p. 5-7.
22

congelados. O texto destaca a inexistncia de legislao especfica sobre o assunto no Brasil, havendo apenas diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM) proibindo a destruio dos embries.21 Outro artigo, refletindo sobre a polmica da destruio de embries no tocante situao brasileira, coloca que a deciso sobre o destino dos embries congelados tomada entre pais e mdicos, em contrato feito antes do procedimento de acordo com as normas do CFM. Um monge catlico esclarece que, para a Igreja Catlica, a fecundao artificial constitui violao da lei natural. Isso no justificaria eliminar os embries, pois, a partir do momento da fecundao, j existe um indivduo, que tem os mesmos direitos de um ser humano formado. Por fim, um mdico brasileiro especialista em reproduo humana destaca trs correntes propondo marcos distintos para o incio da vida: a fecundao, o trmino da fase inicial da reproduo celular e o momento em que o embrio est no tero materno. Segundo o especialista, o principal argumento para o descarte de embries diz respeito ao fato de que isoladamente, sem o tero da me, a medicina no pode fazer nada com eles.22 Trs pontos ficam claros na polmica acima: o tratamento dos embries como sujeitos em primeiro lugar. Segundo, enquanto sujeitos, esses embries esto envolvidos em uma trama de parentesco: eles tm pais e so os pais que exercem a autoridade mxima sobre eles como em situao de crianas dependentes. Finalmente, a relao desses embries com os pais constituda pelo vnculo gentico: no so quaisquer voluntrios a pais adotivos que contam no caso de embries congelados em laboratrio, mas os fornecedores do material gentico que gerou esses embries. Salienta-se o fato de que, em toda essa polmica, apenas um mdico lembrou explicitamente que embries isolados fora do tero materno no tm chance de se desenvolver como pessoa, colocando a qualidade de pessoa como algo construdo na relao, em lugar de um estatuto atribudo a um ente fora de contexto.

A custdia dos embries


Os embries so considerados entidades que no podem responder por si. O debate sobre custdia diz respeito a definir quem so os responsveis por eles. Um dos exemplos encontrado nos Estados Unidos, onde se levanta o problema do que fazer com os embries excedentes armazenados, conforme o artigo EUA tm 100 mil bebs congelados. A anteviso da pessoa no embrio j comea no ttulo que os designa como bebs. O enfoque do artigo est nas leis que obrigam os pais que procuraram mtodos de fertilizao

ANO 9

394

2 SEMESTRE 2001

NA ARA L UNA NAARA LUNA

23 WELTMAN, Wladimir. EUA tm 100 mil bebs congelados: americana gera dois filhos e no sabe o que fazer com outros sete embries congelados. O Dia. 19 fev. 1998. Cincia e Sade, p. 3.

24 Embries candidatos a adoo. Jornal do Brasil. 9 dez. 1998. Cincia, p. 12.

NOVAES e SALEM, 1995, p. 65-88.


25

artificial a decidir o que fazer com os bebs que no so gerados. Um casal que j gerou dois filhos com esses mtodos se pergunta o que fazer com os demais embries, afinal, foram gerados com nossos vulos e nosso esperma. Foi apresentado em Nova Iorque um projeto de lei com intuito de formalizar a custdia dos embries congelados em casos de morte, divrcio ou separao dos pais. No caso de morte do pais, os embries podem ser implantados na me, doados para pesquisa ou destrudos. Na morte da me, os pais tm permisso de implant-los em outra mulher.23 Est clara a importncia do vnculo dos embries com os pais, todavia a redao do artigo deixa confusa a soluo na morte da me. A dvida consiste em se apenas o pai pode autorizar o implante em outra mulher aps a morte da me, ou se feita referncia aos pais que planejaram a criana como detendo a autoridade para implantar o embrio em outra mulher quando morre a me doadora do vulo. De qualquer forma, existe a possibilidade de que embries gerados em vida dos fornecedores de material germinativo venham a ser implantados aps a morte de um desses fornecedores. Infelizmente, o artigo no esclarece de que modo se resolveria a filiao legal nesse caso. Ainda sobre os EUA, outro artigo de 1998 menciona a proposta feita por mdicos de lanar um programa de adoo de embries excedentes, evitando que os centros de reproduo humana tenham que destruir os estoques. Avalia-se que muitos casais estariam dispostos a doar seus embries armazenados, enquanto outros com dificuldade para ter filhos estariam interessados na adoo.24 De modo geral, a discusso sobre custdia visa a definir um lugar social para esse ente a fim de inseri-lo em uma rede de relaes, quer reconhecendo a preexistncia de um parentesco decorrente dos laos genticos com os doadores de material reprodutivo, quer criando tais relaes a partir de sua adoo. Tal esforo decorre do pressuposto de que os vulos fecundados so dotados de subjetividade, da cham-los de bebs congelados, reconhecendo-se sua condio humana. A definio do lugar social do embrio e de quem responsvel por ele uma situao complexa que nem sempre vai tomar o vnculo gentico com os fornecedores de material germinativo como atributo definidor do direito e guarda sobre vulos fecundados. Compreendendo as novas tecnologias reprodutivas em termos de medicalizao da fecundao, Novaes e Salem25 assinalam o incremento do nmero e do tipo de participantes implicados na concepo do embrio com destaque para os representantes da biomedicina (mdicos, bilogos). Analisam um caso ocorrido na Frana em que se negou a uma mulher que havia

ESTUDOS FEMINISTAS

395

2/2001

PESSO A E P ARENTESCO NAS NO VAS TECNOL OGIAS REPRODUTIV AS PESSOA PARENTESCO NOV TECNOLOGIAS REPRODUTIVAS

enviuvado durante o tratamento de fertilidade o direito de receber o implante dos embries, transferindo-se a guarda dos mesmos para o hospital. O embrio extracorporal estaria inserido em uma rede de relaes que relativiza a autoridade que sua genitora (fornecedora de material germinativo) teria sobre ele caso estivesse grvida, pois esta depende dos mdicos para a realizao da FIVETE.

O embrio como ser humano individual


J foi vista acima a preocupao de diversos setores sociais sobre a situao dos embries congelados. O debate sobre os procedimentos lcitos quanto ao embrio diz respeito afirmao ou negao de seu estatuto como ser humano dotado de direitos. Para a definio desse estatuto, posies so justificadas a partir de atributos existentes no embrio. Encontram-se diversas manifestaes de defesa do direito vida desses seres:
Reconhecem o resultado imediato da fecundao, o zigoto, como um ser que ir crescer e se desenvolver. Adentra-se o mais ntimo do ser humano, invade-se sua privacidade formal e alteram-se suas definies de vida e caractersticas genticas, por simples diletantismo ou exerccio do saber. Ao mesmo tempo, entretanto, so capazes de destru-lo, porque somente uma clula. Ser que a compreenso do ser humano sobre ele prprio no transcende forma ou ao invlucro em que ele apresentado? Ser, pois, necessrio que caractersticas secundrias sejam exteriorizadas, para que se diga: Este um ser humano, enquanto se reconhece que sua condio gentica j o qualifica em suas caractersticas fsicas e mentais futuras?26

BARBOSA, Paulo Roberto B. Direito vida. Jornal do Brasil. 14 nov. 1998. Opinio dos Leitores, p. 10.
26

CONKLIN e MORGAN, 1996, p. 657-694.


27

Essa carta de um leitor mostra a perplexidade com as mudanas propiciadas pela cincia, que alteram as definies de vida do ser humano. O leitor defende que uma clula, no caso o zigoto, j um ser humano com a compreenso de que este transcende forma ou ao invlucro em que apresentado. Na viso desse leitor a centralidade do estatuto de ser humano, estaria em sua condio gentica (que) j o qualifica em suas caractersticas fsicas e mentais futuras ele critica a postura de que caractersticas secundrias sejam exteriorizadas antes que se defina um ente como ser humano. Nota-se aqui a viso de natureza humana sediada no cdigo gentico, base para a definio de pessoa humana a partir do momento em que se forma o zigoto, tendo ento o direito vida. As observaes do leitor coincidem com pesquisa feita por Conklin e Morgan sobre a construo social da pessoa do feto. 27 Na representao ocidental, os critrios para o estabelecimento da condio de pessoa residem na

ANO 9

396

2 SEMESTRE 2001

NA ARA L UNA NAARA LUNA

Vaticano defende que a cincia aceite o embrio como ser humano. Notcias do Vaticano http:// w w w. s m . c o n e x . c o m . b r / bispado/tela 28.htm.
28

Denomina-se de prembrio a fase do desenvolvimento embrionrio anterior ao surgimento da linha primitiva por volta do dcimo quarto dia a contar da concepo, o que configuraria o incio de sua individualizao com o surgimento dos primrdios do sistema nervoso.
29

CONKLIN e MORGAN, 1996, p. 664.


30

SPOLIDORO, Luiz Cludio Amerise; MARTINS, Ives Gandra da Silva. Doutrina nacional: posicionamento jurdico no crime de aborto. ITE Revista Jurdica , n. 16. http:// w w w. i t e . c o m . b r / r e v i s t a / rev_16/rev_16_4.htm.
31

biologia, sendo atribudos a fatores no-sociais. Uma pessoa seria criada a partir de interao social mnima no ato sexual, este tornando-se at dispensvel com o advento das novas tecnologias reprodutivas. Os genes so considerados marco da identidade biolgica e singularidade do indivduo. Posio semelhante adotada pelo leitor acima a manifestada pelo Vaticano conforme declarao da assemblia geral da Pontfica Academia pela Vida, da qual participam bilogos, mdicos, filsofos e juristas de vrios pases, veiculada na pgina da Internet Notcias do Vaticano.28 A dignidade pessoal do embrio humano e, portanto, seu direito vida e integridade se depreendem da evidncia do dado biolgico e no exclusivamente de uma posio de f, sendo tal posio tomada aps contnua pesquisa cientfica. A Igreja Catlica descarta concepes da teologia medieval, considerando que, do ponto de vista biolgico, a formao e o desenvolvimento humano aparecem em um processo contnuo, coordenado e gradual desde a fertilizao, com o que se constitui um novo organismo dotado de capacidade intrnseca de desenvolverse autonomamente em um adulto . A partir dessas concluses, rechaa-se a noo de pr-embrio29 como uma etapa de desenvolvimento em que o ser humano ainda no seria reconhecvel, justificativa para autorizar experincias com embries nesta fase. Pelo contrrio, a Igreja prope o reconhecimento da presena do ser humano com uma capacidade ativa e intrnseca de desenvolvimento desde a fertilizao do vulo. Autonomia e capacidade de desenvolvimento ativo so os pontos-chave da concepo de pessoa veiculada nesse pronunciamento. Tanto a carta do leitor acima como esse pronunciamento ligado Igreja Catlica explicitam aspectos da ideologia ocidental da pessoa, com nfase no individualismo, no self egocentrado, na autonomia social, no autocontrole e na responsabilidade sobre si prprio.30 J a noo de pessoa encontrada no artigo Posicionamento jurdico no crime de aborto veiculado pela Internet 31 apresenta referenciais distintos da posio do Vaticano. Os autores estabelecem a diviso entre gravidez, perodo que vai da fecundao at o nascimento, e vida, perodo comeado no nascimento e que vai at a morte. Antes do parto, o feto um estado potencial de vida, ganhando a vida a partir do nascimento quando ocorre a autonomia biolgica de me e filho, com dois corpos independentes. O artigo defende que, perante a lei, o produto da concepo apenas um estado potencial, sendo o nascimento com vida a conexo que permite o ganho do atributo personalidade pelo produto da concepo. Ao feto sem vida no se reconhece

ESTUDOS FEMINISTAS

397

2/2001

PESSO A E P ARENTESCO NAS NO VAS TECNOL OGIAS REPRODUTIV AS PESSOA PARENTESCO NOV TECNOLOGIAS REPRODUTIVAS

CONKLIN e MORGAN, 1996, p. 671.


32

personalidade jurdica, um atributo da pessoa capaz de fazer gerar sua condio de sujeito de direitos. Se o nascimento com vida o que confere o carter civil de pessoa, o aborto no pode ser um crime contra a pessoa, apenas um crime impeditivo do nascimento. Segundo esse raciocnio, a tese jurdica de que a vida se inicia com a fecundao est equivocada, mesmo no caso de a concepo ocorrer fora do corpo da mulher, um raciocnio vlido para a FIV e o congelamento de embries. Assim, os autores desse texto instituem outros marcos biolgicos para a emergncia da condio de pessoa, em particular, o nascimento, em vez da concepo, contrapondo-se posio da Igreja. O respeito vida humana o valor universalista que fundamenta a discusso tica sobre o aborto, sobre a condio de pessoa de vulos fecundados dentro ou fora do corpo materno, sobre os parmetros a serem estabelecidos no trato de fetos e embries humanos que no chegaram a nascer. A maior parte dos argumentos envolvendo o estabelecimento de um estatuto para esses seres se baseia na fisicalidade, em sua natureza biolgica. A discusso tenta definir um marco para a emergncia da condio de pessoa em funo de caractersticas biolgicas: a base gentica, a fertilizao dos gametas, a emergncia da linha primitiva ou outro ponto qualquer no desenvolvimento embrionrio, o nascimento. A partir desse limite o estatuto de pessoa seria considerado inerente a esses seres, uma caracterstica em si que no depende da relao desses seres com outros. Esse pensamento seria decorrente da concepo biomdica ocidental de corpo que considera o desenvolvimento do feto um processo biolgico automtico desencadeado no encontro dos gametas.32 Assim, a representao oculta de tal modo as relaes a ponto de obscurecer a impossibilidade concreta de que, do vulo fertilizado ao beb, o desenvolvimento ocorra isoladamente, sem que relaes envolvam os seres. A imagem apresentada para tal concepo de pessoa a de indivduo em interao com o meio, em lugar de outras concepes de pessoa segundo as quais as relaes constituem as pessoas, as constroem. Embora a tnica de vrios textos analisados nesse item diga respeito aos direitos individuais do embrio, em expresses acima que o dotavam de subjetividade, estava clara a existncia de laos de parentesco envolvendo este ser (embries rfos, embries abandonados pelos pais, pais de proveta, filhos congelados, consentimento dos pais verdadeiros). Ambos os tipos de registro assinalariam o que Strathern chama de contraste

ANO 9

398

2 SEMESTRE 2001

NA ARA L UNA NAARA LUNA

STRATHERN, 1999b, p. 193198.


33

entre a representao do indivduo abstrato em termos de uma entidade sem relaes, flutuante solta (free floating), caracterstica do discurso universalizante, e a representao de indivduos reais constituintes de uma rede de relaes. Esse contraste seria prprio dos construtos de parentesco ocidentais nos quais a pessoa pode ser imaginada ora em termos de uma ente individual ora como um ente emaranhado em relaes sociais. H uma nfase dual na singularidade da pessoa e em sua insero em um campo de relacionamentos. O parentesco ocidental teria maneiras relacionais e no-relacionais de pensar as pessoas.33 As vrias referncias aos laos de parentesco no debate sobre a condio do embrio sinalizam a importncia do parentesco para a construo da pessoa mesmo em sua representao mais atomizada que a de indivduo.

Parentesco e Natureza
Aps um perodo de menor nfase em estudos sobre as relaes de parentesco do Ocidente atual, o debate sobre as novas tecnologias reprodutivas estimulou o aumento da reflexo e pesquisa antropolgica nessa rea.34 Conforme se percebe pelas matrias da imprensa analisadas, no somente entre cientistas sociais que as tecnologias de procriao provocam debate, sendo um tema presente na mdia que tem provocado diversos tipos de resposta entre leigos. 35 Tamanho interesse seria decorrente da representao nativa de parentesco presente entre os ocidentais. As concluses da anlise simblica do parentesco nos Estados Unidos feita por Schneider foram adotadas na Antropologia mais recente para compreender alguns traos gerais do parentesco ocidental. 36 Tal concepo caracteriza-se por dois aspectos bsicos: o primeiro consiste na conexo entre parentes por meio de substncia biogentica comum, os laos de sangue irrevogveis. O segundo aspecto o vnculo estabelecido pelo cdigo de conduta, o complexo de atitudes que caracteriza a relao de intimidade entre os parentes. Nas relaes entre parentes mais prximos ambos os aspectos estariam presentes. Entre pais e filhos seriam encontrados os laos de sangue e a conduta caracterstica que rege o relacionamento de pais e filhos. J os parentes por afinidade seriam ligados apenas pelo cdigo de conduta. Dessa forma, o parentesco como conexo de substncia consistiria em um vnculo material e irrevogvel, enquanto o parentesco na qualidade de cdigo de conduta seria um lao subjetivo decorrente de convenes sociais, portanto mais sujeito a alteraes. Pai e me contribuem igualmente em termos de substncia para

34 Como exemplos da reflexo antropolgica sobre teorias de parentesco em funo das novas tecnologias reprodutivas veja: STRATHERN, 1992; EDWARDS et al., 1999a.

LUNA (2000) descreve como o campo da medicina de reproduo humana constitudo por um debate de diversos segmentos sociais com variados tipos de discurso incluindo os menos formais ou srios (fofocas, humor).
35 36

SCHNEIDER, 1968, p. 21-54.

ESTUDOS FEMINISTAS

399

2/2001

PESSO A E P ARENTESCO NAS NO VAS TECNOL OGIAS REPRODUTIV AS PESSOA PARENTESCO NOV TECNOLOGIAS REPRODUTIVAS

37

STRATHERN, 1992, p. 18-20.

38

STRATHERN, 1992.

a formao dos filhos. O amor seria o smbolo de unidade do parentesco, relacionando os aspectos de comunho de substncia e de cdigo de conduta. A relao sexual dos cnjuges assinala o amor entre eles. Essa dimenso ertica deve estar ausente no amor existente entre os cognatos, isto , entre pais e filhos, bem como entre irmos. Schneider arrisca a hiptese de que a descoberta pela cincia de novos fatos quanto relao biogentica pode propiciar mudanas na concepo ocidental de parentesco. As duas dimenses de parentesco correspondem na cosmologia ocidental oposio entre natureza, fundamento da realidade, e cultura, criao humana a partir da base natural. A anlise de Schneider j apontaria para o impacto das novas tecnologias reprodutivas na concepo ocidental de parentesco por promoverem a reproduo sem a relao sexual, smbolo de amor, bem como por tais procedimentos interferirem no processo de formao dos vnculos de substncia. Segundo Strathern, o lao de substncia, tido como proveniente da natureza, foi biologizado no decorrer do sculo XX. Com o recurso s novas tecnologias reprodutivas, veio a se introduzir ambigidade no parentesco. Este deixa de ser considerado um domnio distinto quando as tcnicas mdicas interferem na natureza, e a legislao afeta os arranjos sociais, desestabilizando os laos naturais, antes considerados irrevogveis.37 As tecnologias de procriao propiciam a fragmentao do papel materno, como no exemplo da me substituta, evidenciando a descontinuidade entre a construo social do papel materno e o fato natural. O processo reprodutivo tambm fragmentado em sries de etapas descontnuas, desmontando o processo nico e contnuo de ser me no caso da maternidade substituta. A me uma combinao assimtrica de funes naturais e sociais referentes aos papis desdobrados em: formao, dar luz e cuidado com a criana. Com o advento das novas tecnologias reprodutivas, falta clareza na definio da relao social a partir do nexo biolgico, porque nenhum dos fatos, como a doao de material reprodutivo, a disponibilizao do tero para a gestao e o aleitamento, por si mesmo garante a conexo enquanto relacionamento. Parte do papel da gestao antes considerado biolgico passou a ser visto como social.38 O recurso fertilizao in vitro possibilita duas formas de corporificao, implicando dois tipos de maternidade: a da me gestacional ou substituta, que leva a gravidez a termo, e a da me gentica, participante da identidade gentica do filho, tal diferena sendo comparvel existente entre pai e me. Alm dessa diferena na corporificao da maternidade, deve-se ter em mente o papel da conveno social em estabelecer

ANO 9

400

2 SEMESTRE 2001

NA ARA L UNA NAARA LUNA

39

STRATHERN, 1991, p. 25-43.

STRATHERN, 1998, p. 182209.


40

41

CALLIOLI, 1988, p. 73.

42

RIZZARDO, 1991, p. 74.

STRATHERN, 1992, p. 122125.


43

TEICH, Daniel Hessel. A reinveno da vida: mdicos realizam o sonho de paternidade para homens que no produzem espermatozides. O Globo. 24 dez. 1995. Jornal da Famlia, p. 1.
44

que vnculos biolgicos contam para definir a me. Convenciona-se que uma mulher a me se um embrio for implantado nela para solucionar sua prpria infertilidade, mas no ser considerada me se sua gestao for em favor de outra.39 As novas tecnologias reprodutivas salientaram o componente biolgico do parentesco ocidental, impondo uma compreenso de biologia mediada tecnologicamente.40 As novas tecnologias reprodutivas, em particular a fertilizao in vitro, implicam a representao de afastamento do embrio em relao sua me conforme se evidencia em dois artigos jurdicos debatendo a reproduo assistida: O zigoto uma vida humana (...) independente do meio que o rodeia e com a potencialidade necessria para dar lugar a um ser humano adulto.41 A nova vida humana que surge constitui um indivduo humano separado e distinto do pai e da me (...) que possui todo o necessrio para organizar o prprio desenvolvimento, seu crescimento e sua diferenciao, num ambiente apropriado. A ambientao biolgica num lugar natural ou artificial uma circunstncia acidental.42 Sendo o embrio extracorporal equiparado a um indivduo, apaga-se cada vez mais a figura da me durante a gestao, encarada como um meio, um ambiente, um lugar circunstancial, em vez de um outro ser humano com quem se estabelecem relaes. Segundo Strathern, o fato de a sociedade ser igualada a um ambiente na representao ocidental permite que se pensem as pessoas estando em relao com a sociedade em vez de se relacionarem com outras pessoas. As relaes no seriam integrais condio de pessoa, mas formam-se depois desta.43 A micromanipulao de gametas tem sido uma grande inovao das novas tecnologias reprodutivas, em particular a ICSI ou injeo intracitoplasmtica de espermatozide. A tcnica indicada para os casos de baixa produo ou m qualidade do esperma, quando os espermatozides no conseguem penetrar no vulo, injetando-se um deles diretamente no citoplasma. Muitos homens que estariam na faixa da infertilidade podem fertilizar vulos por meio do mtodo, dispensando a doao de esperma. Nesse sentido, vem a expresso na matria descrevendo esse procedimento: nada de pai desconhecido.44 Esse tipo de tratamento refora o aspecto gentico da parentalidade, a comunho de substncia no parentesco. O outro aspecto do parentesco que se contrape e complementa este o cdigo de conduta. Existe a possibilidade de que nenhum dos pais tenha vnculo gentico ou de substncia qualquer com a criana, o vnculo se dando pelo planejamento do filho. A parentalidade volta-

ESTUDOS FEMINISTAS

401

2/2001

PESSO A E P ARENTESCO NAS NO VAS TECNOL OGIAS REPRODUTIV AS PESSOA PARENTESCO NOV TECNOLOGIAS REPRODUTIVAS

Bebs de proveta tm pais melhores. Jornal do Brasil. 3 abr. 1995. Cincia, p. 6.


45

As normas aprovadas pelo Colgio Italiano de Medicina em 1995 para regulamentar a reproduo assistida proibiram todas essas alternativas mencionadas. Veja: Itlia limita fecundao ar tificial; Lsbicas e mulheres com mais de 50 anos sofreram restries. O Globo. 14 abr. 1995. Cincia, p. 17. Outros exemplos escandalosos: Nunca tarde: britnicos criticam mdico que fez mulher de 59 anos dar luz. Isto . 5 jan. 1994. p. 18; Gerao reprovada: Papa condena inseminao em lsbicas. Isto . 29 jun. 1994. p. 18; Inglesa pode usar esperma de morto. Jornal do Brasil. 7 fev. 1997. Cincia. p. 5; Banco de smen ajuda solteiros de Israel a ter filhos: gays e mulheres heterossexuais formam pblico-alvo de centro. O Globo. 16 fev. 1996. Mundo, p. 26.
46 47

HIRSCH, 1999, p. 93. SCHNEIDER, 1968, p. 50.

48

se para a intencionalidade, tendo por referente a inteno de paternidade em detrimento da existncia de vnculos genticos. Enfatizando esse aspecto percebido como construdo do parentesco, um estudo realizado em Londres mostra que casais que tiveram seus filhos por meio da FIV so pais melhores, pois se dedicam mais aos filhos. O resultado mostraria que laos genticos teriam menos importncia do que o forte desejo pela paternidade.45 As novas tecnologias reprodutivas, por meio da doao de gametas e da maternidade substituta, tanto podem reforar os dados ditos naturais de parentesco como relativiz-los, evidenciando seu o carter construdo. A possibilidade de interferir no modo dito natural de realizar a reproduo humana, constituindo o parentesco, nem sempre encontra aceitao social. Percebe-se reticncia em facultar o acesso reproduo assistida no contexto de casos considerados escandalosos: mulheres sem parceiro, mulheres na menopausa (mes-avs), casais de lsbicas, pessoas que querem usar os gametas de parceiro j morto (IA e FIV pstumas).46 Essa reticncia pode ter dois aspectos: o primeiro uma tentativa de pautar os tratamentos oferecidos em regras ou leis existentes na prpria natureza, isto , a tecnologia pode aperfeioar a natureza, desde que as mudanas sejam fiis a princpios pressupostos da natureza.47 Mulheres no se reproduzem sozinhas, tampouco as que atingiram a menopausa, pois param de ovular; uma mulher no engravida outra; pessoas mortas no tm mais capacidade reprodutiva. A disponibilizao dos gametas fora do corpo, as tcnicas para sua conservao, bem como o acesso a clulas germinativas de doadores, possibilitariam tecnicamente a reproduo em todos os casos acima. A violao de leis da natureza, contudo, no o nico aspecto que causa mal-estar nessas possibilidades. Os casos polmicos acima tm como ponto comum ameaarem a existncia das relaes. O uso das tcnicas de reproduo assistida costuma ser bem visto quando o casal heterossexual no consegue engravidar por meio da via natural das relaes sexuais. O ato sexual no considerado apenas uma atividade procriativa, mas tambm consiste em smbolo de relao. A famlia no iderio ocidental paradigma do modo de conduzir as relaes de parentesco, tratando-se de relaes de amor, de solidariedade difusa e duradoura.48 Os casos acima colocariam em risco a existncia dessa famlia. No exemplo do casal de lsbicas, o risco estaria dado no novo arranjo familiar com o par homossexual. J nos demais casos, percebe-se a prpria relao como posta em xeque. Mulheres que buscam a gravidez na menopausa, aps o trmino de seu perodo frtil, so constantemente acusadas de irresponsabilidade, uma vez que o filho gerado

ANO 9

402

2 SEMESTRE 2001

NA ARA L UNA NAARA LUNA

STRATHERN, Marilyn, 1995a, p. 303-329.


49

corre risco de cedo tornar-se rfo dada a idade avanada de sua me, com a relao mefilho logo se extinguindo. Por fim, no caso da mulher inseminada com o esperma do parceiro j morto ou de embrio implantado em outra mulher aps a morte da me gentica, a morte j representa o trmino das relaes do casal. A mulher que deseja engravidar sem parceiro usando o tratamento mdico em lugar da relao sexual seria mais um exemplo de se negar a relao de parceria do casal. Strathern analisa um fenmeno semelhante que pode auxiliar a refletir sobre a importncia da relao para efetivar o parentesco. 49 Na Inglaterra, o caso de mulheres sem experincia sexual nem inteno de t-la que procuravam clnicas de fertilidade com o intuito de receberem o tratamento de inseminao artificial por doador e engravidarem foi designado pelos meios de comunicao de sndrome do nascimento virgem. A atitude dessas mulheres foi encarada com reservas por alguns mdicos, colocando-se em pauta que tipo de pessoa seria apta ao tratamento. O tratamento visava a substituir a relao sexual em vez de simplesmente contornar um estado estril, superando dificuldades da natureza. O especialista em reproduo humana acabaria por ser o nico parceiro da mulher no ato reprodutivo, embora realizado em laboratrio. A presena do pai seria intencionalmente excluda da concepo da criana. Tal postura contraria os papis de gnero estabelecidos, segundo os quais as mulheres seriam as guardis do ideal de que filhos nascem de relaes de parceria, relaes essas constituindo o alicerce da vida familiar. De fato, at o advento dos exames de DNA, o pai de uma criana s era identificvel a partir do seu relacionamento com a me. Este um dos motivos para se perceber a procura intencional de concepo sem o ato sexual em termos de recusa de relacionamentos. A sndrome do nascimento virgem indicaria que no basta ter um embrio implantado em si para tornar uma mulher me, sendo importante tambm o ato sexual para defini-la. Essa percepo seria decorrente das idias ocidentais de parentesco que colocam uma fisiologia da reproduo anterior s relaes entre as pessoas. Nesse sistema, enquanto a reproduo biolgica se desenrola automaticamente, os relacionamentos teriam que ser construdos posteriormente. O filho nasce em forma de indivduo, necessitando depois ser dotado de relacionamentos. A atitude das candidatas virgens maternidade por meio da reproduo assistida gera tanta controvrsia por ser percebida como a negao dos relacionamentos necessrios para a constituio do parentesco e da famlia dessa criana.

ESTUDOS FEMINISTAS

403

2/2001

PESSO A E P ARENTESCO NAS NO VAS TECNOL OGIAS REPRODUTIV AS PESSOA PARENTESCO NOV TECNOLOGIAS REPRODUTIVAS

50

Me americana gera gmeos de seu prprio filho. O Globo . 23 fev. 1996. O Mundo, p. 25.

51

A inspirao para falar de incesto nesses termos veio da pesquisa etnogrfica de Janette Edwards sobre as representaes do impacto das tecnologias reprodutivas. Ela constata o surgimento de idias referentes a incesto na eventualidade de haver doao de gametas de filha para me ou unio de gametas de irmo e irm no caso de doao annima. EDWARDS, 1999, p. 73.
52

STRATHERN, 1999b, p. 177.

O recurso aos procedimentos das tecnologias de procriao pode gerar situaes de confuso nas relaes de parentesco. Um exemplo nos Estados Unidos est no caso da mulher que serve de me substituta para a nora, gestando os filhos do prprio filho, isto , seus netos. Ao nascerem os gmeos, o nome da mulher que deu luz dever constar na certido de nascimento; por outro lado, o filho dela, pai gentico dos bebs, no poder registr-los como seus. O filho e a nora da gestante, pai e me genticos, tero que entrar em processo de adoo das crianas. Finalmente, o prprio texto faz a ressalva de que os pais genticos dos bebs no so parentes, por isso as crianas no correm risco de sofrer deformaes genticas, que podem acometer crianas geradas de relaes incestuosas ou entre parentes prximos.50 Embora o texto noticie sobre outras mulheres dando luz bebs gerados com vulos de suas filhas, o fato de o pai gentico ser filho da gestante sugere mais claramente um carter incestuoso nesses vnculos.51 Da a necessidade de ressalva no prprio texto jornalstico, reduzindo incesto unio do material gentico de parentes muito prximos. No caso, o incesto no se configuraria na existncia de ato sexual entre parentes consangneos de primeiro grau, mas pela confuso das relaes de filiao, como fica explcito pela impossibilidade legal de o pai gentico registrar como seus os filhos nascidos da prpria me. Strathern adverte para essa representao de incesto referente s conseqncias da combinao de substncias que posiciona doadores de material reprodutivo tal qual parceiros sexuais incestuosos.52 Compreendo aqui o incesto nesse sentido mais amplo, envolvendo a transgresso de limites nas relaes de parentesco e no somente o ato sexual. Creio que diversas polmicas nas quais se apresentam as novas tecnologias reprodutivas na qualidade de ruptura de limites ditos naturais assumem o carter de escndalo por insinuarem relaes incestuosas de parentesco, a falta de nitidez nos papis e a mistura de elementos proibidos, at mesmo de espcies animais diferentes. A seguir, sero analisados trs grupos de notcias destacadas a partir do grau de escndalo despertado pela violao do que se concebe por regras da natureza, isto , da confuso, mistura e transgresso de limites que implicam.

Trocas e misturas de substncia


No primeiro grupo, as polmicas surgem a partir da revelao de trocas e misturas indevidas de material reprodutivo. Uma matria denuncia a implantao de embries trocados em mulheres na Inglaterra. Desta forma, muitas mulheres haviam educado o filho de outra sem saber.

ANO 9

404

2 SEMESTRE 2001

NA ARA L UNA NAARA LUNA

Jornal ingls denuncia troca de embries em laboratrio. O Globo. 21 nov. 1994 b. O Mundo, p. 15.
53

Centros fazem troca de smen na Itlia. O Globo. 23 jan. 1995. 1o Caderno, p 12.
54

BOURRIER, Any Pais de gmeos temem a discriminao social. Jornal do Brasil . 19 jun. 1995. Cincia, p. 4.
55

BOURRIER, Any. Holandesa d luz gmeos de duas raas: erro mdico na fecundao in vitro deixa pais abalados e causa confuso na Frana. Jornal do Brasil . 18 abr. 1996. Cincia, p. 12.
56 57 Negra ser fecundada por vulo de branca. Jornal do Brasil. 26 jan. 1994. Cincia, p.12

Uma das mulheres, quando informada de que lhe haviam implantado o embrio de outro casal, pediu que o retirassem imediatamente porque no suportava a idia de ter dentro de mim (si) o filho de outra. O testemunho dessa mulher revela tambm a importncia do vnculo criado pela gestao contraposto idia de filhos trocados sugerida pelo texto.53 Na Itlia, teria ocorrido uma situao semelhante em que centros de inseminao artificial, a fim de conseguir bons resultados, trocavam o smen de homens com problemas de fertilidade pelo de doadores a fim de permitir a fecundao, sem que os primeiros tivessem conhecimento. A notcia destaca que muitos esto criando filhos que acreditam ser do casal, mas que so, na verdade, de um estranho.54 Outro escndalo ocorreu quando uma mulher submetida a tratamento de FIV gerou gmeos de raas diferentes devido negligncia na esterilizao do material, o que permitiu que o smen do marido se misturasse ao de outro paciente.55 A mulher teria afirmado que dar luz o filho de um homem que no era seu marido provocava-lhe a sensao de ter sido estuprada. 56 O ltimo caso que provocou polmica foi a implantao de vulo de mulher branca em uma negra. Justificou-se o procedimento porque a mulher esperava h quatro anos uma doadora negra sem conseguir. Alm disso, sendo a paciente casada com um mulato que forneceu o esperma, a criana gerada seria de raa mista de qualquer modo. Comparou-se tambm este fato com a deciso de uma mulher negra casada com um branco na Itlia de usar vulo de doadora branca na FIV a fim de evitar que seu filho sofresse racismo.57 Relaes raciais fazem parte do quadro das notcias de mulheres negras recebendo vulos de doadoras brancas como tambm da gerao de gmeos de raas diferentes em uma mesma mulher por causa da mistura de esperma. A diferena est no conhecimento e consentimento para que as operaes se realizassem. Da mesma forma, a troca de embries, a troca de smen e a mistura do smen ocorreram sem o conhecimento nem o consentimento dos pacientes de reproduo assistida. Nesses trs casos, erros mdicos implicaram a interferncia na constituio do parentesco gentico do casal, envolvendo um terceiro elemento na comunho de substncia. No exemplo da troca de embries, o prprio embrio era estranho, j na troca e na mistura de smen um genitor masculino desconhecido inter feria na relao do casal e particularmente na comunho de substncia do pai com o filho. Interessante a nfase no relato jornalstico das trs notcias de que os casais estariam criando filhos de outros. A interferncia na comunho de substncia entre pais e filhos s deveria ser

ESTUDOS FEMINISTAS

405

2/2001

PESSO A E P ARENTESCO NAS NO VAS TECNOL OGIAS REPRODUTIV AS PESSOA PARENTESCO NOV TECNOLOGIAS REPRODUTIVAS

58

SALEM, 1995, p. 33-68.

permitida com o conhecimento e consentimento de ambos os pais, como na doao de gametas. O dilema das referidas mulheres negras no o de receberem a doao de vulos, mas o fato de a doadora ser incompatvel com sua aparncia, desrespeitando a regra na doao de gametas de proporcionar doadores parecidos fisicamente com os pais 58 a fim de que o tratamento mdico, na construo desse parentesco, se assemelhe a resultados que seriam obtidos naturalmente. Salem chama de manipulao social das origens genticas a tentativa de compatibilizar as caractersticas do doador com as do casal infrtil, tentando naturalizar os laos socialmente estabelecidos por meio da mimetizao do biolgico. Esse tipo de procedimento facilita o segredo muitas vezes envolvido nos tratamentos de reproduo assistida e na adoo.

Reproduo pstuma
A inseminao artificial e a fertilizao in vitro pstumas tambm despertam bastante polmica. Um exemplo clssico diz respeito retirada de esperma de homens mortos a pedido de suas famlias nos EUA. Tal debate tico estaria relacionado ao campo da fertilidade e da morte. O centro do debate seria a necessidade de consentimento prvio do doador para a retirada, contraposta autoridade da famlia. A dvida consiste em se a retirada de esperma pode ser tratada como um caso de doao de rgos.59 Em contraste com rgos doados de pessoas falecidas, o material germinativo tem a potencialidade de gerar novas pessoas, uma faculdade inexistente para mortos. As reaes despertadas em situaes com a formao de parentesco com vnculo de substncia biogentica aps a morte de um genitor (doador de material reprodutivo) merecem mais reflexo. Um dos casos mais controversos ocorreu na Itlia com uma menina nascida a partir de um embrio implantado em sua tia, irm de sua me gentica, dois anos aps a morte desta me. O embrio foi implantado a pedido do pai gentico da menina.60 Um terceiro artigo ressalta que, do ponto de vista legal, a menina filha de sua tia (me substituta) e de seu tio, todavia, segundo a lei italiana, o pai legal tem o prazo de um ano para retirar a paternidade, enquanto a me legal tem o prazo de seis meses. Por fim, o pai biolgico pode pedir a impugnao do reconhecimento da paternidade legal a qualquer momento. Uma psicanalista prev dificuldades para a menina quando for revelada a verdade sobre a sua origem. 61 As representaes de parentesco mencionadas nesse exemplo confirmam a tipologia apresentada por Schneider, opondo o lao

SILVA, Mrio Andrada e. Pais pstumos nos EUA causam polmica. Jornal do Brasil . 31 mai. 1997. Internacional, p. 10.
59

60

Menina italiana nasceu dois anos aps a morte da me. O Globo. 11 jan. 1995. O Mundo, p. 20. Nascimento de Elisabetta cria polmica. Jornal do Brasil. 14 jan. 1995. Cincia, p. 6.

61

Beb de me morta escandaliza Vaticano. Folha de S. Paulo . 12 jan. 1995. Cincia, p. 1,16.

ANO 9

406

2 SEMESTRE 2001

NA ARA L UNA NAARA LUNA

62

FRANKLIN, 1999, p. 134.

Inseminao de vulo de feto abortado gera discusso tica: crticos denunciam enfoque consumista da criao da vida. Jornal do Brasil. 4 jan. 1994. p. 7.
63

Governo britnico probe uso de vulos de fetos abortados: controle das clnicas que realizam o tratamento ser severo. Jornal do Brasil. 5 jan. 1994. p. 7. Barreira tica: Londres probe o uso de vulos extrados de fetos abortados. Isto . 12 jan. 1994. p. 16.
64

fundamental de comunho de substncia biogentica ao lao socialmente construdo da lei. As diferenas entre parentesco legal e gentico ficam bem explcitas, no estando evidente ainda qual prevalecer. De qualquer forma, a base do parentesco, considerada gentica, pode fazer revogar seu aspecto legal. O texto mostra ainda que o parentesco tem um aspecto de origem a ser revelada, no sentido de uma verdade essencial sobre si que a pessoa necessita conhecer. Essa questo est presente no debate gerado no parlamento ingls quanto regra do anonimato do doador de gametas. O anonimato cercearia o direito de a criana conhecer suas origens genticas, considerado essencial para seu desenvolvimento bem-sucedido e aquisio de uma identidade completa.62 Uma teia de parentesco to ambgua conforme a da menina italiana parece dificultar esse reconhecimento de si. No ano de 1994, outras polmicas se sucederam na Inglaterra no contexto da dificuldade de conseguir doadoras de vulos para os tratamentos de infertilidade. A primeira polmica se referiu aprovao do mtodo de uso de vulos de fetos abortados na fertilizao in vitro, o que geraria filhos de mulheres que no chegaram a nascer.63 Militantes de organizaes anti-aborto questionaram o que uma criana iria pensar ao saber que sua me nem sequer nascera. A justificativa do procedimento estava em atender o desespero de casais infrteis, mas um jornal britnico previu que a adoo do mtodo fomentaria o surgimento de uma fazenda de fetos, onde mulheres iriam engravidar, abortar e vender os fetos. Em funo da polmica, logo em seguida o governo britnico tomou a iniciativa de proibir o uso de vulos de fetos abortados, prometendo controle rigoroso sobre as clnicas. 64 Os trs artigos que noticiaram o fato apontaram para questes ticas como sendo o principal obstculo para o tratamento, todos repetindo expresses do gnero gerar filhos de mulheres que no chegaram a nascer. O primeiro aspecto da objeo levantada a identificao da me de crianas nascidas por meio de tal tratamento com os fornecedores de material gentico, no caso, os fetos abortados. Tal nexo de substncia gentica teria mais peso do que a relao com a me que gestaria o beb. O segundo ponto que tal interpretao confere o estatuto de sujeito ao feto abortado. Mesmo sem ter nascido, sem ter alcanado plenamente a condio de pessoa viva, o feto poderia tornar-se me, na qualidade de fornecedor de substncia germinativa. Seis meses depois surge, na Associao Mdica Britnica, a proposta do uso de vulos retirados dos ovrios de doadoras mortas. A matria tem o sugestivo ttulo de Reanimator II, evocando um filme de terror. A opinio

ESTUDOS FEMINISTAS

407

2/2001

PESSO A E P ARENTESCO NAS NO VAS TECNOL OGIAS REPRODUTIV AS PESSOA PARENTESCO NOV TECNOLOGIAS REPRODUTIVAS

65

Reanimator II: britnicos querem inseminar vulos de mulheres mortas. Isto . 13 jul. 1994.

Ingls no pode utilizar vulo de feto abortado. Jornal do Brasil. 21 jul. 1994. Cincia, p. 9.
66

pblica britnica estaria indignada com a possibilidade de uma criana ser concebida com os genes de uma mulher morta. 65 Logo em seguida, a autoridade britnica responsvel por fertilidade e embriologia humanas restringe o uso de vulos e tecidos ovarianos de fetos abortados e de cadveres pesquisa. Nos tratamentos de infertilidade, devero ser usados apenas vulos provenientes de doadoras vivas. Um dos motivos para a restrio so as conseqncias para as crianas geradas por esse tratamento caso venham a conhecer a sua origem.66 Est implcito o raciocnio da pequena importncia da procedncia dos vulos destinados pesquisa, uma vez que estes no geraro seres humanos, em contraste com a preocupao manifesta quanto origem dos vulos que geraro bebs. Seria um direito ou necessidade humana o conhecimento dessa origem referente tambm ao parentesco. Volto aqui ao problema do incesto, ou melhor, das origens esprias: vulos provenientes de no-seres, isto , de cadveres annimos ou de criaturas que no chegaram a nascer.

Identidade e mistura
O ltimo grupo de textos aborda questes de mistura e identidade. A primeira notcia trata de um novo tratamento para a esterilidade masculina. Clulas produtoras de espermatozides poderiam ser transplantadas de um macho de determinada espcie para um macho de outra espcie, sendo cultivadas e multiplicadas naquele organismo, e posteriormente reimplantadas no macho da espcie original. A experincia teve resultados positivos no transplante de ratos para camundongos, mas na espcie humana a aplicao poder permitir que um dia animais sejam usados para perpetuar a produo de espermatozides de homens. Possibilitaria inclusive a reproduo aps a morte, com o implante de clulas produtoras de espermatozides de um homem j morto para cultivo em animais. Ao contrrio do esperma congelado, que se esgota com o uso, a produo de esperma a partir dessas clulas poderia ser talvez inesgotvel. O artigo traz a interpretao de que a experincia quebrou uma das barreiras da biologia, mostrando que possvel superar algumas das diferenas entre as espcies.67 Posteriormente, uma revista cientfica publicou a proposta de transplante das clulas produtoras de espermatozides de homens estreis para ratos. Uma reflexo de ttulo Homem ou rato? foi veiculada em 1998 na Internet pela agncia de notcias do jornal O Estado de S. Paulo , reportando alguns pontos da proposta e levantando questionamentos ticos.68 Segundo o texto, a prpria publicao cientfica reconhecia como problemas

KOLATA, Gina. Transplante de espermatozide possvel. O Globo. 31 maio 1996. O Mundo, p. 34.
67

Homem ou rato? 05/fev/98 So Paulo. Programe-se na virada do sculo http:// www1.agestado.com.br/ 2000/ratos.htm.
68

ANO 9

408

2 SEMESTRE 2001

NA ARA L UNA NAARA LUNA

69

DOUGLAS, 1976.

Embora a clonagem de adultos humanos a princpio no fizesse parte de meu recorte quanto s novas tecnologias reprodutivas, a postura de especialistas em infertilidade de aplic-la a pessoas estreis para que se reproduzam imps sua incluso neste trabalho. WEISS, Rick. Americano quer clonar humanos: pesquisador de Chicago afirmou que j tem equipe pronta e casais voluntrios para realizar operao, permitida pela lei americana. Jornal do Brasil. 8 jan. 1998. Cincia, p. 10.
70

WEISS, Rick. Tcnica cria embrio que tem duas mes: procedimento similar clonagem combina vulos de mulheres diferentes. Jornal do Brasil. 10 out. 1998. Cincia, p. 14.
71

para o procedimento o chamado fator nojo, a averso instantnea provocada pela idia. Outros problemas seriam a possibilidade de contaminao do esperma humano com vrus existentes no camundongo e possveis alteraes no esperma humano devido ao ambiente de sua produo. A principal objeo levantada pelo autor do segundo artigo seria a perspectiva da biotecnologia de tratar seres vivos como verdadeiras usinas e mquinas qumicas. Esse autor critica o uso instrumental que a biotecnologia faria dos seres vivos, sem respeitar sua integridade. Todavia o principal elemento para escndalo em tal experincia seria violar a lei da natureza pressuposta que impede a mistura das espcies. Compreende-se desta forma o chamado fator nojo que a proposta desperta. Tanto as idias sobre contaminao quanto o nojo remetem anlise de Mary Douglas sobre pureza e poluio, envolvendo um sistema de ordenao e classificao das coisas.69 A obteno de ordem relaciona-se rejeio de elementos inapropriados. A experincia de cultivar tecidos produtores de espermatozides humanos em ratos, ao realizar a mistura, implica no apenas a desordem da classificao sistemtica de espcies animais, mas tambm um desequilbrio da ordem cara cosmoviso ocidental que ope estes aos seres humanos. O caso seguinte a proposta de clonagem de seres humanos adultos por um pesquisador na rea de fertilizao artificial. Os primeiros voluntrios para o procedimento so estreis, de forma que a clonagem constitui a nica maneira que eles tm para perpetuar seus genes segundo o pesquisador.70 Destaca-se a justificativa apresentada para a clonagem de adultos como meio possvel para transmisso de genes. A transmisso de genes tambm o intuito da tcnica de transferncia nuclear. O ncleo do vulo de uma mulher transferido para o vulo de outra cujo ncleo foi retirado previamente. O vulo resultante dessa fuso submetido fertilizao in vitro. O tratamento beneficiaria mulheres que produzem vulos com citoplasma defeituoso, podendo ento transmitir seu material gentico. O problema tico no caso a existncia de DNA residual no citoplasma do vulo, especificamente nas mitocndrias, de modo que o embrio gerado teria duas mes genticas. Um especialista em biotica comenta que essa possibilidade levanta questes sobre laos de sangue e o significado do parentesco para a criana gerada e a famlia.71 Nas trs tcnicas apresentadas acima, a justificativa reside na transmisso do material gentico de uma pessoa estril, reduzindo a isso o parentesco e a reproduo humana. Se o cultivo de espermatozides humanos em outra espcie sugere mistura, a clonagem de seres humanos adultos alude

ESTUDOS FEMINISTAS

409

2/2001

PESSO A E P ARENTESCO NAS NO VAS TECNOL OGIAS REPRODUTIV AS PESSOA PARENTESCO NOV TECNOLOGIAS REPRODUTIVAS

Este artigo j havia sido submetido para publicao quando surgiram notcias sobre o nascimento de crianas com duas mes genticas a partir da tcnica de transferncia ooplsmica. Nesta tcnica, transfere-se 10% do citoplasma do vulo de uma doadora para o vulo de uma mulher infrtil. Testes genticos constataram que as crianas nascidas herdaram genes do DNA mitocondrial da doadora. Nascem os primeiros bebs com DNA alterado: crianas geradas por um pai e duas mes biolgicas rompem limites da modificao gentica do ser humano. O Globo. 5 mai. 2001. O Mundo/ Cincia e Vida, p. 35.
72

perpetuao da identidade, enquanto a combinao de vulos de duas mulheres diferentes resultaria em maternidade gentica dupla, mistura gentica das mes e incerteza da identidade para a criana que nascesse.72 Uma crnica de Lus Fernando Verssimo retrata a perplexidade existente diante da interferncia nos processos da natureza. Na estria, cinco homens esto na ante-sala de uma maternidade aguardando suas mulheres darem luz, quando um alerta que o filho de um deles nasceria chins, segundo a estatstica que de cada 5 bebs nascidos um era chins. Quando algum tenta replicar sobre a impossibilidade gentica de tal fato, o que levantou a questo coloca que a gentica tradicional estaria ultrapassada:
Mas explicar o qu? O presumvel adultrio da sua mulher com um oriental? Isso tambm no existe mais! Com a nova engenharia gentica, fertilizao artificial, stuplos nascendo a trs por quatro, clonagem, et cetera, quem mais pensa nisso? Se a sua mulher desse luz sete ovelhas seria um fato jornalstico, mas no um fato moral. A cara do beb no prova mais nada.73

VERSSIMO, Lus Fernando. O chins. Jornal do Brasil. 11 jan. 1998. Revista de Domingo, s.p.
73

74

STRATHERN, 1999b, p. 212

Diante da nova engenharia gentica, isto , das tecnologias que afetam a reproduo humana, questes morais perderiam a importncia. A falta de semelhana fsica entre pai e filho no seria indcio de adultrio, porque o adultrio deixaria de existir, no merecendo mais ateno diante das inovaes. A gerao de ovelhas por uma mulher no teria significado moral, embora guardasse interesse jornalstico. A mistura de espcies no teria peso moral. O trecho da crnica acima relata a perplexidade diante das mudanas permitidas na reproduo humana e animal a partir da interveno da cincia, mostrando um certo encantamento quanto ao progresso tecnolgico. Em contraste com uma perspectiva em que a cincia, vista como exterior sociedade, molda esta ltima, tentou-se considerar no presente texto a cincia enquanto criao da sociedade e integrante da cultura. Segundo Strathern, reivindicaes de interveno da sociedade na tecnologia como se fossem esferas separadas ocultam o fato de que a tecnologia um processo social, enquanto a sociedade seria tecnologia em forma durvel. 74 Os procedimentos biomdicos dessas tcnicas no apagam as relaes sociais existentes. Pelo contrrio, nas representaes das novas tecnologias reprodutivas aqui discutidas, percebe-se que sua compreenso mediada por concepes j existentes no tocante condio de pessoa, s relaes de gnero e de parentesco, evocando questes presentes em temas como o aborto, o incesto, a adoo, o adultrio, a legitimidade dos filhos.

ANO 9

410

2 SEMESTRE 2001

NA ARA L UNA NAARA LUNA

75

FRANKLIN, 1999, p. 162-163.

NOVAES e SALEM, 1995, p. 74s.


76

FRANKLIN, 1999, p. 134-136, 159-165.


77

Em funo desses valores j existentes, compreendese a polmica que cerca o embrio. Este produto discursivo da embriologia, considerado um fato cientfico, emergiu como indivduo e sujeito civil no final do sculo XX.75 Aps ser colocado como centro do debate sobre a legalizao do aborto que opunha os direitos da me aos direitos do feto, o surgimento do embrio concebido fora do corpo da me na fertilizao in vitro reacende o debate sobre a pertinncia de lhe atribuir condio de pessoa humana dotada de direitos individuais. Conforme demonstrado por Novaes e Salem, a complexificao da rede relacional que envolve um embrio concebido in vitro ocultada por sua representao como unidade fisicamente independente, isto , uma entidade flutuante solta (free floating).76 O embrio extracorporal poderia ser considerado um smbolo do ideal de indivduo desprovido de relaes. Parentesco reproduo no sentido de produzir gente inserida em uma rede social, dizendo respeito a gnero porque implica os papis sexuais envolvidos na gerao e na parentalidade. O aspecto tcnico instrumental das novas tecnologias reprodutivas vem transformar o campo da reproduo humana, ampliando possibilidades, mas tambm confirmando tendncias j existentes. No contexto da concepo assistida, evidencia-se o quanto os limites entre fato natural e fato social so indistintos. Franklin observa que, sendo a natureza assistida, o pressuposto ocidental da preeminncia dos fatos biolgicos relativizado. A aquisio de identidade e a definio de parentalidade, temas considerados relacionais pela antropologia, so debatidas no discurso a-social e no-relacional dos fatos biolgicos, paradoxalmente representando vulos, esperma, zigotos e o concepto em termos sociais e relacionais, conforme se viu nos exemplos acima dos embries dotados de subjetividade. Este novo parentesco corporifica (embody) o progresso cientfico e tecnolgico, sendo percebido como se acrescentasse a ordem da cincia s ordens dos fatos naturais e dos sociais. A natureza, alm de culturalmente construda, estaria sendo fisicamente reconstruda, com o embrio corporificando natureza e progresso cientfico. O parentesco ento tecnologizado, geneticizado, com as fronteiras erguendo-se entre o ser humano e outras espcies. O parentesco tambm individualizado, tornando-se a identidade gentica essencial ao indivduo.77 Os estudos de gnero e de parentesco devem levar em considerao a existncia incorporada (embodied) das pessoas. A discusso sobre as novas tecnologias reprodutivas inclui o carter incorporado da formao do ser humano, analisando processos sociais com respeito interveno humana na reproduo mediada por recursos da biomedicina.

ESTUDOS FEMINISTAS

411

2/2001

PESSO A E P ARENTESCO NAS NO VAS TECNOL OGIAS REPRODUTIV AS PESSOA PARENTESCO NOV TECNOLOGIAS REPRODUTIVAS

Referncias bibliogrficas
CALLIOLI, Eugnio Carlos. Aspectos da fecundao artificial in vitro. Revista de Direito Civil, Imobilirio, Agrrio e Empresarial. v. 12, n. 44, p. 71-95, abr./jun. 1988. COLLIER, Jane Fishburne; YANAGISAKO, Sylvia Junko. Introduction. In: ______. Gender and Kinship: Essays Towards a Unified Analysis. Stanford: Stanford University Press, 1987. p. 1-13. CONKLIN, Beth A.; MORGAN, Lynn M. Babies Bodies and Production of Personhood in North America and in a Native Amazonian Society. Ethos, v. 24, n. 4, p. 657-694, 1996. DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. So Paulo: Perspectiva, 1976. DUMONT, Louis. Ensaios sobre o individualismo: uma perspectiva antropolgica sobre a ideologia moderna. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-30 _____. Homo hierarchicus: o sistema de castas e suas implicaes. 2. ed. So Paulo: Edusp, 1997. EDWARDS, Jeanette. Explicit Connections: Ethnographic Enquiry in Northwest England. In: EDWARDS, J. et al. Technologies of Procreation: Kinship in the Age of Assisted Conception. 2. ed. New York: Routledge, 1999. p. 60-85. EDWARDS, J. et al. Technologies of Procreation: Kinship in the Age of Assisted Conception. 2. ed. New York, Routledge: 1999a. EDWARDS J. et al. Introduction to the Second edition. In: EDWARDS, J. et al. Technologies of Procreation: Kinship in the Age of Assisted Conception . 2. . ed. New York: Routledge, 1999b. p. 1-8. 2. FRANKLIN, Sarah. Making Representations: The Parliamentary Debate on the Human Fertilisation and Embriology Act. In: EDWARDS, J. et al. Technologies of Procreation: Kinship in the Age of Assisted Conception . 2. ed. New York: Routledge, 1999. p. 127-165. HIRSCH, Eric. Negotiated Limits: Interviews in South-East England. In: EDWARDS, J. et al. Technologies of Procreation: Kinship in the Age of Assisted Conception. 2. ed. New York, Routledge, 1999. p. 91-121. LUNA, Naara Lcia de Albuquerque. Beb de proveta, barriga de aluguel, embries de laboratrio: as representaes sociais das novas tecnologias reprodutivas. 2000. Dissertao (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Ps-Graduao em Antropologia Social, UFRJ, Rio de Janeiro. NOVAES, Simone; SALEM, Tania. Recontextualizando o embrio. Estudos Feministas, n. 3, v. 1, p. 65-88, 1995. RIZZARDO, Arnaldo. Fecundao artificial. Ajuris, v. 18, n. 52, p. 62-78, jul. 1991.

ANO 9

412

2 SEMESTRE 2001

NA ARA L UNA NAARA LUNA

SALEM, Tania. O princpio do anonimato na Inseminao Artificial com Doador (IAD). Physis Revista de Sade Coletiva, v. 5, n. 1, p. 33-68, 1995. SCHNEIDER, David. American Kinship: A Cultural Account. New Jersey: Prentice-Hall, 1968. STRATHERN, Marilyn. Disparities of Embodiment: Gender Models in the Context of the New Reproductive Technologies. Cambridge Anthropology, v. 15, n. 2, p. 25-43, 1991. _____. Reproducing the Future: Essays on Anthropology, Kinship and the New Reproductive Technologies. Manchester: Manchester University Press, 1992. _____. New Knowledge for Old? Reflections Following Foxs Reproduction and Succession. Social Anthropology, v. 2, n. 3, p. 263-279, 1994. _____. Necessidade de pais, necessidade de mes. Estudos Feministas, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 303-329, 1995a. _____. New families for Old? In: Ulanowsky, Carole (Ed.). The Family in the Age of Biotechnology. Aldershot: Avebury, 1995b. p. 27-45. _____. Enabling Identity? Biology, Choice and the New Reproductive Technologies. In: HALL, S. and GAY, P . (Eds.). Questions of Cultural Identity. London: Sage, 1996. p. 3752. _____. Surrogates and Substitutes: New Practices for Old?. In: GOOD, James and VELODY, Irving (Eds.). The Politics of Postmodernity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998. p. 182-209. _____. A Question of Context. In: EDWARDS, J. et al. Technologies of Procreation: Kinship in the Age of Assisted Conception. 2. . ed. New York: Routledge, 1999a. p. 9-28. _____. Regulation, Substitution and Possibility. In: EDWARDS, J. et al. Technologies of Procreation: Kinship in the Age of Assisted Conception. 2. ed. New York: Routledge, 1999b. p. 171-216. [Recebido para publicao em novembro de 2000]
Personhood and Kinship in the New R eproductive T echnologies Reproductive Technologies Abstract Abstract: This article deals with the universe of representations of new reproductive technologies and analyzes the consequences of those procedures for Western notions of personhood and kinship. These techniques affect Western ways of thinking about reproduction and human control over nature. Reports of embryos created outside the maternal body by in vitro fertilization are examined to consider notions of personhood. The understanding of new reproductive technologies informs and is informed by representations of kinship. The analysis of the relation between technologies of procreation, kinship and personhood takes into account Western beliefs on nature as a foundation for reality. The research draws on articles published in the Brazilian press between 1994 and 2000. Keywords: new reproductive technologies, personhood, kinship, embryo, nature.

ESTUDOS FEMINISTAS

413

2/2001

Das könnte Ihnen auch gefallen